martins em pauta

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Na contramão de decisões do ex-presidiário, pesquisa aponta população favorável a privatizações

 Quinta, 13 de Abril de 2023

A pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha, foi feita entre os dias 3 e 5 de abril, em 65 municípios do estado de São Paulo, com 1.806 pessoas, acima de 16 anos, presencialmente.

A questão principal tratava das estradas e 70% dos que responderam se mostraram favoráveis às rodovias privatizadas, que cobram pedágios, considerando essas estradas como ‘melhores e mais seguras para trafegar’.

A aprovação é ainda maior no segmento de entrevistados que afirmam utilizar essas estradas com maior frequência, chegando a 77%.

“De acordo com o Datafolha, a minoria (6%) diz que a privatização das rodovias não mudou a situação em relação ao que era antes, enquanto 15% afirmam que a qualidade piorou. Outros 10% não sabem.”, diz a reportagem da Folha de SP

E conclui:

"Os dados refletem a percepção medida pela pesquisa de que é melhor uma estrada com pedágio, com mais recursos para asfalto de qualidade e boa sinalização do que o contrário. A grande maioria (89%) concorda com a afirmação".

O instituto também questionou os entrevistados que costumam utilizar os aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e de Viracopos, em Campinas, que tiveram suas concessões à iniciativa privada renovadas durante a gestão de Jair Bolsonaro na presidência da República

"Para a maioria dos entrevistados que costumam pegar voo em Cumbica (53%), a concessão para a iniciativa privada foi ótima ou boa. Outros 26% avaliam como regular, e 12% como ruim ou péssima.
Entre os usuários de Viracopos, 56% dizem que a privatização foi positiva. Um em cada quatro (25%) acha que foi regular, e 10% avaliam negativamente".

O Datafolha foi além e pediu aos entrevistados que avaliassem as empresas de energia como CPFL, Eletropaulo e Cesp, que foram privatizadas pelo estado de São Paulo na década de 1990.

"E para 39%, a privatização foi ótima ou boa, 29% veem como regular, e outros 24% como ruim ou péssima. Apenas 8% não souberam responder".

O resultado da pesquisa vai na contramão de decisões anunciadas semana passada pelo desgoverno do ex-presidiário Lula, que retirou 7 estatais de um programa nacional de privatizações iniciados por Bolsonaro, como noticiado aqui no JCO.

Não resta dúvida de que o povo sabe exatamente o que quer… e não é o mesmo que Lula.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643