martins em pauta

sábado, 15 de julho de 2023

URGENTE: Atirador mata ao menos quatro pessoas e segue solto

Sábado, 15 de Julho de 2023

Um atirador matou ao menos quatro pessoas na cidade de Atlanta, no estado americano da Geórgia, neste sábado (15).

A polícia ainda não conseguiu localizar o criminoso, mas já se sabe que se trata de um homem na faixa dos 50 anos.

A polícia local já confirmou as mortes e pede para que a população não circule na região, a cerca de 60 km do centro da cidade.

O caso teria acontecido às 11 horas da manhã (meio-dia, no horário de Brasília). 

A região metropolitana, uma das maiores do país, é reduto de brasileiros que imigram para os Estados Unidos.

A polícia está oferecendo uma recompensa de $10.000 por informações que levem à prisão do suspeito.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Ao vivo: Emocionado, senador reage à situação de ‘presos políticos’ do 8 de janeiro e cobra o STF (veja o vídeo)

Sábado, 15 de Julho de 2023

A cena protagonizada pelo senador Rogério Marinho (PL/RN) ocorreu durante audiência da Comissão de Segurança Pública do Senado e levou outros parlamentares às lágrimas.

"Não é fácil ouvir o que a gente ouve aqui";

Explicou, dirigindo-se a membros de uma associação que representa presos políticos, após ouvir alguns depoimentos de parentes de pessoas encarceradas à revelia do devido processo legal.

E prosseguiu, em uma fala dura sobre as responsabilidades de cada um:

“Acho que a palavra de ordem é relativização. Nós estamos relativizando a democracia, a inviabilidade dos mandatos, a Constituição, os direitos humanos, o ordenamento jurídico e os valores. Há uma politica de cancelamento das pessoa que ousam desafiar o sistema”

Marinho criticou ainda a falta de critérios para as prisões, apontando perseguições e tratamento dos presos ‘como gados’, sem diferenciação entre os que praticaram atos de vandalismo e os que se manifestavam pacificamente ou que sequer estiveram nos atos, mas seguem encarcerados.

O parlamentar encerrou com uma dura crítica à fala do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que em um ato da União Nacional dos Estudantes (UNE) disse que havia ‘enfrentado e derrotado a ditadura e o bolsonarismo’

“Mas pior não foi a fala, foi a nota emitida para justificar a fala. Que diz que a condição individual ou pessoal não pode ser confundida com a institucional. Ora, quem guarda a Constituição brasileira, atenta contra ela no sentido de que a magistratura não pode ter ação político-partidária, é necessário que haja uma retratação do senhor ministro do STF. E a OAB não pode ficar impávida”

No momento em que chorava, Marinho foi consolado pelo próprio pai, o ex-senador Valério Djalma Cavalcanti Marinho.

Um desabafo contra a ‘ditadura’ que estende seus tentáculos sobre o país

Confira o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

De novo, Joice baixa o nível em busca de likes e faz graves ataques com xingamentos a Zambelli (veja o vídeo)

Sábado, 15 de Julho de 2023

A ex-deputada federal Joice Hasselmann segue em sua rotina de vídeos e afirmações polêmicas, em um ato desesperado por engajamento e busca de seguidores nas redes sociais, depois de ter levado um tremendo pé na bunda nas últimas eleições.

Seu mais recente alvo foi a deputada federal Carla Zambelli, citada ao longo da semana pela velha mídia, após matéria requentada da Globo News, sobre ter intermediado um encontro entre o hacker Walter Delgati Neto (o Vermelho) e o ex-presidente Jair Bolsonaro, em agosto do ano passado.

Hasselmann resolveu reviver os tempos de ‘jornalista’ e analisar a notícia. Mas, para tanto, voltou a deixar a ética profissional de lado e abusou de narrativas e distorções, partindo ainda para a baixaria, com xingamentos pessoais:

“Carla Zambelli está em maus lençóis, ela segue a passos largos rumo à cassação de seu mandato. A figura é um personagem folclórico, risível e digna de deboche dos deputados da câmara que não escondem o desprezo por tamanha estupidez em forma de gente. Carla Zambelli é a perfeita oligofrênica, no bom popular, burra mesmo”, disse a ex-parlamentar.

Sem apresentar provas, Joice faz novos ataques ao narrar a denúncia feita por Delgatti, de que Carla teria pedido a ele que invadisse as urnas eletrônicas e a conta e-mail do ministro do Supremo, Alexandre de Moraes:

“Ele contou a história para toda à Polícia Federal e por medo de ser morto em queima de arquivo. A moça já provou que é biruta e que é bandida”.

Sem o cargo de deputada, Joice Hasselmann parece não se dar conta de que, apesar do direito garantido à liberdade de expressão, e também por isso, ela agora deve responder pelas próprias opiniões na justiça comum.

Informações de bastidores, aliás, dão conta de que os advogados de Zambelli já estão em posse do material e a moça que até dias atrás não conseguia explicar os hematomas de uma suposta queda, agora terá um novo processo para responder.

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Senador mostra o caminho para a direita voltar ao poder e aposta em vitória esmagadora (veja o vídeo)

Sábado, 15 de Julho de 2023

A oposição tem nomes fortes e vai ‘massacrar’ a esquerda em 2026, essa é a aposta do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos – MG), que faz uma forte convocação a políticos e apoiadores da direita:

“Esperamos que Bolsonaro possa se candidatar. Se ele não puder, o Zema é um grande nome, assim como o Tarcísio. A direita tem que estar unida para voltar ao poder”, afirmou em entrevista à jornalista Berenice Leite.

O senador Cleitinho desengavetou a PEC do Voto Impresso e está colhendo assinaturas.

O parlamentar destacou que não está questionando as urnas, mas sim pedindo mais segurança no processo eleitoral. 

Veja o vídeo:

Falando em Voto Impresso, pouca gente lembra todos os detalhes do que ocorreu antes do pleito de 2022, mas um livro documentou tudo e está revelando ao Brasil o que aconteceu nesse período sombrio. As informações são impactantes e vão desde a libertação do ex-presidiário Lula até a estranha derrota de Bolsonaro em 2022.

Fonte: Jornal da cidade Online

Famílias endividadas aumentam no Brasil e atingem o maior patamar desde 2010

Sábado, 15 de Julho de 2023

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer avançou 0,2 ponto percentual (pp) em junho, atingindo 78,5% das famílias no país. As que se consideram muito endividadas são 18,5% desse total.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que divulgou os números na terça-feira (11), este é o maior volume da série histórica, iniciada em janeiro de 2010. Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela CNC.

A pesquisa mostrou que, mesmo com o aumento do endividamento em junho, um mês antes do que a CNC estimava, a parcela média da renda comprometida com dívidas registrou o menor percentual desde setembro de 2020, ao atingir 29,6%.

O volume da inadimplência seguiu o movimento de avanço do endividamento em junho.

O total de famílias com dívidas atrasadas chegou a 29,2%, o que significa alta de 0,1 pp. Do total de consumidores com dívidas atrasadas, 4 em cada 10 entraram em junho sem condições de pagar os compromissos de meses anteriores, maior proporção desde agosto de 2021.

Também cresceu o número de consumidores com atrasos há mais de 90 dias, que, em junho, atingiu 46% do total de inadimplentes.

As regiões Sul e a Sudeste foram as que tiveram maior número de famílias endividadas. A população de Minas Gerais é a mais endividada entre os estados. São 94,9% do total. Na sequência, ficaram o Paraná, com 94,7%; e o Rio Grande do Sul, com 93,9%. Mato Grosso do Sul teve o menor índice de endividamento do país (59,1%), seguido por Pará (62%) e Piauí (65%).

Tudo isso acontece ante sob total silêncio do presidente Lula e do ministro da Fazendo Fernando Haddad.

Situação econômica do Brasil é triste!

Fonte: Jornal da Cidade Online

Ministério da Defesa não dará aval a fim de escolas cívico-militares

Sábado, 15 de Julho de 2023

Foto: SEED / Minas Gerais

O Ministério da Defesa decidiu não assinar o decreto que o governo Lula prepara para encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim).

Segundo integrantes da pasta, a decisão de acabar com o programa foi exclusiva de “política educacional” e, portanto, de responsabilidade apenas do Ministério da Educação (MEC).

Membros da Defesa afirmam que, quando foram procurados para ajudar na elaboração do decreto, a decisão já havia sido tomada pela pasta comandada por Camilo Santana.

Nas tratativas, além de pedir para retirar a assinatura do ministro José Múcio, a Secretaria-Geral do Ministério da Defesa pediu ao MEC que retirasse menções aos militares no texto do documento.

Igor Gadelha – Metrópoles

Lula tem mais pedidos de impeachment que Bolsonaro em início de governo

Sábado, 15 de Julho de 2023

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de 10 pedidos de impeachment apresentados na Câmara dos Deputados nos primeiros 6 meses de seu 3º mandato. Levantamento do Poder360 mostra que o número supera o início dos mandatos anteriores do petista e o começo da gestão de Jair Bolsonaro (PL).

O ex-presidente foi alvo de só 3 requerimentos do tipo no 1º semestre de sua gestão. O número é igual ao do 2º mandato de Lula. No 1º, não foram apresentados pedidos contra o petista nos 6 meses iniciais de governo.

Poder360

Voa Brasil: Programa de passagens a R$ 200 começará por aposentados

Sábado, 15 de Julho de 2023

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O programa Voa Brasil, de venda de passagens aéreas por até R$ 200, começará por aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), segundo o ministério dos Portos e Aeroportos. O sistema de descontos deve começar a valer em agosto.

Em entrevista à Folha, o ministro Márcio França afirmou que o governo também negocia com aeroportos a criação de um sistema de cashback para as taxas de embarque com o objetivo de incentivar participantes do novo programa. Taxas como as de pouso e de conexão não entrariam nessa modalidade em que é feita a devolução do valor pago em forma de créditos.

“Apesar de não podermos forçar os aeroportos a fornecerem esse tipo de incentivo para os passageiros, estamos ressaltando que esse dinheiro da taxa [de embarque] hoje não entra nem no aeroporto”, diz o ministro.

Cada passageiro poderá comprar no máximo quatro bilhetes pelo valor de até R$ 200. Para acompanhar essa cota máxima de utilização, haverá um sistema de verificação por CPF.

Folha de S. Paulo

SAIBA MAIS: Programa ‘Voa Brasil’ vai oferecer 1,5 milhão de passagens a R$ 200 por mês, diz ministro

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Quem não vê o problema com isso não entende mesmo de economia. A classe média não vai mais conseguir pagar voos pq vai ficar mais caro. Aí esse programa vai tirar dinheiro de onde. Só cegos que não entendem de economia não vêem o obvio. Dar dinheiro e benefícios aumenta a inflação. Ficando mais caro, serviços não essências perdem clientes. No fim é insustentável. Qual vai ser a primeira empresa a falir por causa disso?

  2. SO NAO ENXERGA OS CEGOS E SURDOS QUE O MELHOR GOVERNO E AQUELE QUE TRABALHA PELO POBRE, PARABÉNS LULA NOSSO PRESIDENTE DO BRASIL . Que a GOVERNADORA FÁTIMA ADOTE POLITICAS PÚBLICAS NO RN. NAO SE VE UMA ACAO FAVORAVEL AO PEQUENO NESSE GOVERNO. EXISTE UMA SECRETARIA DE ESPORTES QUE NAO DA UMA BOLA, ACAO SOCIAL NAO DA UMA CESTA BASICA, ESSA GOVERNADORA E DIFERENTE DO NOSSO LULA

[VÍDEO] ENQUADROU: Juiz repreende PM que invadiu casa: “acabou a paciência, faça concurso para civil”

Sábado, 15 de Julho de 2023

O juiz de Direito Paulo Afonso Correia Lima Siqueira, do DF, perdeu a paciência com um policial militar durante audiência. Segundo o magistrado, o agente teria forjado situação para entrar em residência que havia drogas.

“O senhor não é policial civil, o senhor é policial militar. Cabe ao senhor passar para a Polícia Civil as informações para investigar. Se o senhor quer ser investigador, faça concurso para investigador.”

Ainda, o juiz diz que não é a primeira vez que o policial faz isso e que “acabou a paciência”. Disse que não daria voz de prisão, mas que comunicaria à corregedoria da Polícia Militar para que o agente fosse responsabilizado.

Justiça Potiguar com informações de Migalhas

Fonte: Blog do BG

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. O juiz pontuou corretamente.
    Polícia militar não pode fazer papel de investigação, isso é de atribuição da cívil.

  2. De fato a prerrogativa é do policial civil, porém a forma da comunicação do excelentíssimo Sr. JUÍZ DE DIREITO, foi abusiva.

  3. Se for esperar a investigação… talvez fosse o caso de criar uma polícia investigadora dentro da militar com atribuições bem específicas.. e deixar outras atribuições pra polícia civil.. talvez o Brasil suba no índice de resultados.

  4. Por isso que o Brasil tá essa bagunça. Juiz repreende polícia por investigar bandido. Caminhamos pro abismo narcosocialista.

    1. Santa paciência… Pra quê PF, CPRF, P. CIVIL. Eita Ignorância 🤦‍♂️ Lei é pra ser comprida. Cada um com sua obrigações e deveres.

  5. Qualquer cidadão presenciando uma situação de crime (flagrante),pode dar voz de prisão ao suspeito e entregá-lo a polícia.

Servidores do Ipern anunciam paralisação por 48h a partir de segunda-feira (17)

Sábado, 15 de Julho de 2023

Foto: José Aldenir / Agora RN

Servidores do  Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais do Rio Grande do Norte (Ipern) anunciaram que vão promover uma “paralisação de advertência”, na segunda (17) e terça-feira (18), a partir das 8h.

Na ocasião, os servidores vão avaliar se entrarão em greve por tempo indeterminado. A categoria pretende cruzar os braços por 48 horas para reivindicar do Governo do Estado a reestruturação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e a realização Concurso público, entre outras demandas, diz o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI-RN). Eles também alegam o descumprimento da Lei nº 573/2016 que prevê que 50% dos cargos de chefia devem ser ocupados por trabalhadores efetivos.

“A categoria está indignada e quer entrar em greve”, explica Santino Arruda, que é coordenador geral substituto do SINAI-RN.

Juiz manda pagar aposentadoria de R$ 1,3 milhão a ‘Pablo Escobar brasileiro’

 Sábado, 15 de Julho de 2023

Sergio Roberto de Carvalho, conhecido como ‘Pablo Escobar brasileiro’, foi preso em Budapeste | Foto: GERGELY BESENYEI/AFP

O juiz Marcelo Andrade Campos Silva, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Campo Grande (MS), determinou o pagamento de R$ 1,3 milhão ao major PM aposentado Sérgio Roberto de Carvalho, conhecido na Europa como ‘Pablo Escobar brasileiro’ por sua proeminência no narcotráfico internacional.

Em publicação da última segunda-feira, 10, no Diário Oficial da Justiça de MS, o juiz confirmou o pagamento, mas indicou também a necessidade do sequestro dos bens e valores segundo determinação da 14ª Vara Federal de Curitiba.

Em 2015, ‘Pablo’ entrou com uma ação contra a Agência do INSS de Mato Grosso do Sul (Ageprev), pedindo revisão dos benefícios do período e pagamento de R$ 516.695,00.

A ação tramitou de 2015 a 2022. Depois de o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal negarem recurso da Previdência, o juiz Marcelo Andrade determinou o pagamento do valor ao traficante, atualizado para R$ 1.313.732,01.

No entanto, simultaneamente, um pedido do Ministério Público Federal no Paraná, levou a Justiça Federal no Estado a decretar o sequestro do montante devido ‘às atividades criminosas do ex-policial’.

‘Major’ Carvalho recebe aposentadoria da PM

Apesar de não ter acesso ao valor milionário referente às aposentadorias de seu período tido como morto, ‘Pablo Escobar brasileiro’ voltou a receber como servidor aposentado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul neste ano.

Mesmo preso na Bélgica, o ex-major recebeu R$ 89.983,79 desde março. Esse montante representa sua aposentadoria mensal de R$ 13.503,78 de março a junho, além de R$ 49.299,59 retroativos.

Com múltiplas identidades, ‘Pablo Escobar brasileiro’ era caçado pela Interpol

Carvalho é um ex-policial militar, que foi para a reserva da PM de Mato Grosso do Sul em 1997.

Já em 1998, foi condenado no Brasil a 15 anos de prisão pelo tráfico de 230 quilos de cocaína. Em 2019 foi condenado em novo julgamento a mais 15 anos de reclusão por movimentar R$ 60 milhões entre 2002 e 2007 usando ‘laranjas’.

Ele coleciona também condenações internacionais, assim como diferentes identidades usadas para fugir da lei – inclusive da Interpol, a Organização Internacional de Polícia Criminal que investiga crimes que transcendem fronteiras.

O ex-PM chamou a atenção do mundo e ganhou a alcunha de ‘Pablo Escobar brasileiro’ em referência ao narcotraficante colombiano Pablo Escobar – morto em 1993 -, depois de enviar 45 toneladas de cocaína da América do Sul para a Europa entre 2017 e 2019.

Ele foi preso na Hungria em junho de 2022 em um hotel de Budapeste, onde se hospedou como Guilhermo Diaz Flores e um passaporte mexicano. Foi extraditado para a Bélgica, onde está preso por tráfico. Há também pedidos de extradição contra ele pelo Brasil e pelos Estados Unidos, onde responde pelo crime de lavagem de dinheiro.

‘Pablo’ continuou seguindo sua trilha de crimes mesmo depois da prisão. Em fevereiro deste ano, uma operação da PF mirou tráfico de cocaína para a Europa em cargas de granito em um esquema operado pelo próprio ‘Pablo Escobar brasileiro’. Quatro mandados de prisão preventiva foram cumpridos no Espírito Santo, Paraná, São Paulo e Pernambuco. Um quinto mandado foi expedido contra um integrante da organização na Hungria.

Estadão Conteúdo

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Sei não, o cara é tão gente fina que é chamado de Pablo Escobar Brasileiro. É justo, justíssimo todos os R$? Qtos estão esperando anos por um benefício ou aposentadoria e nada, quantos estão presos por furtar comida no supermercado por fome?

Governo Lula ainda guarda quase 30 cargos na Esplanada para negociações

Sábado, 15 de Julho de 2023

Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Passada a primeira metade do primeiro ano de governo, a Esplanada montada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda tem 29 cargos de segundo e terceiro escalão vagos. São diretorias, departamentos e entidades vinculadas (tais como empresas públicas, autarquias e outros). Não há hoje nenhuma secretaria sem comando nos 37 ministérios. Esses postos usualmente são ocupados por políticos ou nomes indicados por partidos da base do governo.

Os números se avolumam quando são consideradas representações nos estados. No levantamento em que o Metrópoles se baseou, produzido pela consultoria Ética Inteligência Política, não há esse detalhamento.

Alvo de partidos do Centrão, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome tem hoje quatro departamentos esperando preenchimento. O titular da pasta, o petista Wellington Dias, entrou na mira e sua substituição já é aventada nos bastidores, apesar da proximidade com o mandatário.

Na Saúde, a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) é alvo da maior cobiça. A medida provisória que extinguia a Funasa (MP 1.156/2023) perdeu validade e, após um limbo, o órgão deverá ser reerguido nos próximos dias, havendo grande expectativa sobre ele.

No comando da Saúde, a socióloga e ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Nísia Trindade tem sido bombardeada, mas Lula disse que não irá tirá-la do posto.

Por outro lado, ministérios com sede no Palácio do Planalto – como Casa Civil, Secretaria-Geral e Gabinete de Segurança Institucional (GSI) – estão totalmente preenchidos. É também o caso dos ministérios da Cultura, do Esporte, das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

A medida provisória que reestruturou a Esplanada (MP 1.154/2023) só foi votada pelo Congresso no último dia do prazo de vigência, em junho. A votação ocorreu num momento em que a articulação política do governo mostrava fragilidade.

Tendo problemas na relação com o Congresso, segmentos importantes da estrutura proposta por Lula foram modificados. No Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, a ministra Marina Silva perdeu a gestão sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Também a inédita pasta dos Povos Indígenas, de Sonia Guajajara, perdeu a competência de reconhecer e demarcar terras indígenas.

Centrão no governo

Nos últimos dias, partidos do Centrão avançaram na negociação de cargos no terceiro governo Lula. A entrada do bloco formado pelas legendas Republicanos e PP já é considerada “certa” por interlocutores do Palácio do Planalto.

As conversas se intensificaram após a semana de esforço concentrado na Câmara dos Deputados, de 3 a 7 de julho, que levou à aprovação de pautas importantes para o Executivo, como a reforma tributária e o retorno do voto de qualidade que beneficia o governo no Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf).

As tratativas caminham no sentido de selar acordos que possam garantir mais tranquilidade a Lula em votações no restante do ano.

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Sem reformas políticas e administrativas sérias , honestas , com estado brasileiro enxuto sem cargos de confiança , com funcionários de carreira concursados ,sem mordomias ,excessos de ministérios , secretarias e similares , jamais vamos nos livrar deste mercadão corrupto com nosso suado dinheiro.Banir reeleição , e imunidade, a constituição já é clara somos todos iguais perante as leis !

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643