martins em pauta

domingo, 26 de outubro de 2025

Em poucas palavras, Fux dá lição em Barroso

Domingo, 26 de outubro de 2025




O ministro Luiz Fux apresentou um voto enfático contra a liminar, considerando “um contrassenso” permitir que enfermeiros realizem abortos, uma vez que possuem restrições legais até mesmo no parto. 

Para ele, “a pretensão das requerentes de criar um direito constitucional ao aborto pela via judicial é inegavelmente antidemocrática”.

Fux também criticou o alcance da liminar, que dispensava o registro policial em casos de estupro para autorizar o procedimento. Segundo o ministro, a decisão “transforma as limitações legais ao abortamento em um nada jurídico”.

Uma lição no agora aposentado Barroso.

Com a derrubada da medida, o entendimento anterior volta a valer: apenas médicos, e nas condições já previstas em lei, podem realizar abortos sem risco de responsabilização penal.

Fonte: Jornal da Cidade Online

A nova denúncia grave contra Moraes que precisa ser investigada (veja o vídeo)

Domingo, 26 de outubro de 2025

Tudo começou quando a juíza exilada Ludmila Lins Grilo publicou em suas redes sociais:

"Ontem, no TV Injustiça, aconteceu um furo inesperado na entrevista com a Elisa Robson, a única jornalista a entrevistar Hugo Carvajal.
Ela, que está exilada nos EUA, disse que conhecidos seus do Brasil foram levados até a Polícia Federal de Brasília, por ordem de Alexandre de Moraes, e foram insistentemente perguntados sobre as investigações dela sobre Carvajal, e também sobre o endereço dela nos EUA. Ela ainda disse que uma dessas pessoas foi torturada, ficando mais de 8 horas prestando depoimento e sem água na Polícia Federal.
Que interesse o STF teria no caso do narcotraficante sancionado Hugo Carvajal, que justifique tamanha truculência?", escreveu a magistrada.

De fato, Elisa Robson afirmou que Moraes "torturou" uma pessoa próxima a ela para descobrir informações sobre a própria jornalista e sua investigação do caso Hugo Carvajal.

"Ele diziam: 'Se você não falar, você vai ser presa!' 
Elas ameaçavam o tempo todo!", denunciou a jornalista.

O deputado Gustavo Gayer prometeu acionar a PGR para investigar as denúncias de Carvajal sobre o petista Lula. Agora, com essa nova denúncia, resta saber qual o interesse de Moraes no caso... Eis a questão.

Assista: 

Fonte: Jornal da Cidade Online

A assombrosa realidade por trás da “pérola” de Lula sobre os traficantes revela o modo de pensar da esquerda

Domingo, 26 de outubro de 2025

É claro que dá para entender o que ele quis dizer, do seu jeito tosco. Se não houvesse usuário de drogas não haveria traficantes. Usuários fazem parte do ecossistema da droga, como o capitão Nascimento lembra em uma das cenas antológicas do Tropa de Elite: “é você que financia essa merda aqui, seu maconheiro!”.

Mas Lula não quis dizer somente isso. Sua fala é muito mais profunda, e revela, como poucas, o modo de pensar das esquerdas: todos são vítimas de um “sistema”. Por exemplo: o ladrão, quando rouba alguém da classe média, é também vítima dessa pessoa roubada, que se beneficia de um sistema opressor.

No mundo das esquerdas não há responsabilização pessoal. Todos são vítimas do sistema capitalista. Tudo é sempre muito complexo, e a culpa acaba sendo dessa coisa que nos envolve a todos, e cujas cordas são puxadas por um punhado de bilionários, os únicos realmente culpados.

Assim, a conclusão é que não adianta combater os traficantes, que são tão vítimas como os usuários ou as pessoas que vivem em territórios tomados pelo tráfico. É preciso acabar com esse “sistema” que nos envolve a todos, e substituir por um que forneça educação, saúde e lazer de primeira para todos, de modo que o crime simplesmente desapareça por inanição. Enquanto isso não acontece, tratamos todos como vítimas.

Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Revelada a origem do bilhete publicado por ex-assessor de Bolsonaro

Domingo, 26 de outubro de 2025



A publicação rapidamente gerou especulações sobre a autoria da mensagem. Muitos internautas sugeriram que o recado poderia ter sido escrito pelo próprio ex-presidente Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto.

O bilhete, redigido de forma pessoal e emotiva, dizia:

“Bom dia, meu amigo. Por aqui sigo superando as dificuldades do isolamento com atividade física, visita de familiares, leitura e orações. Estamos chegando ao fim desse processo judicial. Um dia isso irá acabar, nesse momento podemos voltar às atividades normais. Saudades de vocês. Mande um grande abraço para toda família e amigos. Que Deus proteja e guie a todos. Grande abraço”, escreveu o amigo a Wajngarten.

Após a repercussão, segundo informações apuradas, foi revelado que a carta foi enviada pelo coronel do Exército Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro. O militar está preso preventivamente desde junho, em Brasília.

Câmara foi detido sob a acusação de tentar, junto com seu advogado, Eduardo Kuntz, obter informações sigilosas sobre a delação premiada de Mauro Cid.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Petro comete exatamente o mesmo erro de Maduro

 Domingo, 26 de outubro de 2025



Esse foi exatamente o caminho adotado por Nicolas Maduro, que agora está alucinado implorando por um recuo americano.

Tudo indica, que não haverá trégua. Maduro parece que está com os dias contados.

Trump tem o seu lado conciliador, mas é implacável com os inimigos.

Depois de Maduro e Petro, o próximo da fila pode ser Lula.

Gonçalo Mendes Neto. Jornalista.

Fonte: Jornal da Cidade Online

A mais dura resposta de Donald Trump ao narcoterrorismo

 Domingo, 26 de outubro de 2025



O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, autorizou a operação que inclui, além do porta-aviões, embarcações de guerra, esquadrões de caças F/A-18 e helicópteros de ataque nas proximidades da Venezuela.

O USS Gerald R. Ford possui 333 metros de comprimento e desloca 100 mil toneladas. A embarcação transporta cerca de 5 mil marinheiros e tem capacidade para operar com até 90 aeronaves ao mesmo tempo. O porta-aviões utiliza propulsão nuclear e dispõe de sistemas de armamentos modernos, incluindo mísseis antiaéreos e metralhadoras pesadas.

O porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, explicou a operação em publicação na rede social X:

"A presença reforçada das forças americanas na área de responsabilidade (AOR) do Comando Sul dos EUA (USSOUTHCOM) reforçará a capacidade dos EUA de detectar, monitorar e desmantelar atores e atividades ilícitas que comprometam a segurança e a prosperidade do território nacional dos Estados Unidos e nossa segurança no Hemisfério Ocidental".

Entre as tecnologias do porta-aviões destaca-se um sistema de lançamento eletromagnético para aeronaves de combate, que representa um avanço em relação aos sistemas usados em embarcações mais antigas da marinha americana.

A movimentação militar acontece após os EUA intensificarem operações contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas no Caribe. Dados divulgados pelo governo americano indicam que dez operações recentes resultaram em 43 mortes.

Segundo informações do governo Trump, as operações têm como alvo embarcações ligadas a organizações criminosas sul-americanas, incluindo o Tren de Aragua e grupos com conexões na Venezuela e Colômbia.

O presidente Donald Trump, em entrevista na quinta-feira (23), defendeu o aumento das operações militares na região. O presidente classificou as organizações de tráfico como praticantes de "narcoterrorismo", comparando os cartéis de drogas a grupos terroristas internacionais como a Al-Qaeda e o Estado Islâmico.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Presidente do PT ataca Gleisi e faz acusação seríssima

Domingo, 26 de outubro de 2025


Washington Quaquá, presidente do PT no Rio de Janeiro, acusa a ministra de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, de utilizar a estrutura do governo federal para interesses pessoais. A crítica foi feita em mensagem enviada a um grupo de contatos neste sábado (25).

"Ministra Gleisi, pare de usar a máquina do governo federal para fazer política particular! Não vamos tolerar isso!", afirmou o dirigente petista fluminense na mensagem.

Quaquá estendeu as críticas a outros nomes ligados à ministra.

"Aqui no Rio, o uso da máquina federal por Lindbergh e Ceciliano serve só a eles! Não falam sequer do Lula! Não organizam nada para fazer campanha para o presidente Lula e Eduardo Paes!", declarou o presidente do PT no Rio de Janeiro.

As acusações envolvem o deputado federal Lindbergh Farias, que mantém relacionamento com Gleisi Hoffmann, e André Ceciliano, secretário especial de Assuntos Parlamentares na pasta comandada pela ministra. Eduardo Paes, atual prefeito do Rio de Janeiro e filiado ao PSD, é mencionado por ser candidato ao governo do estado nas eleições de 2026.

O cerne das críticas de Quaquá está na alegação de que a ministra estaria favorecendo um grupo específico em vez de priorizar um projeto político mais amplo do partido.

As informações são do jornalista Paulo Cappelli, do site Metrópoles.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nova petição de Tagliaferro encurrala Moraes

Domingo, 26 de outubro de 2025





A defesa de Tagliaferro argumenta que Moraes não possui a imparcialidade necessária para conduzir o caso. O ex-assessor trabalhava no setor de combate à desinformação do TSE, área diretamente subordinada à Presidência da corte eleitoral, cargo que foi ocupado por Moraes entre agosto de 2022 e maio de 2024.

No documento apresentado ao Supremo, os advogados classificam o ministro como "3º interessado" e potencial "vítima" no processo, já que parte das mensagens supostamente vazadas envolve decisões tomadas pelo próprio magistrado.

"Partindo-se da consagrada premissa de que a imparcialidade é da essência da função jurisdicional, à toda evidência, este Eminente Relator, figurando claramente como parte no caso, não reúne as condições mínimas de imparcialidade para presidir e julgar a presente ação penal", afirmam os advogados na petição.

Além do pedido de impedimento, a defesa solicita a redistribuição do processo para outro ministro do STF. Os advogados também pedem a anulação das provas obtidas do celular de Tagliaferro, alegando quebra na cadeia de custódia do aparelho apreendido em 2023.

A equipe jurídica sustenta que o telefone foi manuseado irregularmente pela Polícia Civil de São Paulo antes de ser devolvido, o que tornaria os dados "inidôneos" para fins processuais. Segundo a defesa, essa irregularidade contaminaria todas as evidências derivadas da análise do dispositivo.

"Sem o veneno da prova originária, não haveria frutos a serem colhidos. Portanto, todas as provas subsequentes, incluindo o relatório final da Polícia Federal e os elementos que embasam a denúncia da PGR, estão irremediavelmente contaminadas e devem ser declaradas inadmissíveis e, por consequência lógica, declarada a falta de justa causa para o exercício da ação penal", declara a defesa.

A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou Tagliaferro em 22 de agosto de 2025 por quatro crimes: violação de sigilo funcional, coação durante processo judicial, obstrução de investigação e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Após receber a denúncia, Moraes determinou a notificação do ex-servidor para apresentar resposta.

Em sua defesa, Tagliaferro se posiciona como "a 1ª vítima" dos fatos investigados e nega ter divulgado informações sigilosas.

URGENTE: Trump surpreende, admite reduzir tarifas ao Brasil, mas impõe condições

 

Domingo, 26 de outubro de 2025




Durante conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, Trump afirmou estar aberto a reduzir as tarifas de até 50% aplicadas aos produtos brasileiros, desde que certas condições sejam atendidas. Trata-se da primeira sinalização pública do republicano de que poderia flexibilizar o chamado “tarifaço” imposto contra o Brasil.

“Eu acredito que vamos nos encontrar de novo, nos encontramos na [Assembleia Geral das] Nações Unidas, brevemente”, declarou Trump, em áudio divulgado pela Casa Branca.

Questionado sobre uma possível revisão das tarifas, o presidente norte-americano respondeu:

“Sim, sob as circunstâncias certas, seguramente.”

O republicano recordou o breve contato que teve com Lula nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em setembro, e indicou que espera “um diálogo produtivo” durante o encontro na Ásia.

Lula, por sua vez, confirmou que a reunião ocorrerá em clima de abertura e sem imposições prévias.

“Não tem exigência dele (Trump) e não tem exigência minha ainda. Vamos colocar na mesa os problemas e tentar encontrar uma solução. Pode ficar certo que vai ter uma solução”, afirmou o presidente brasileiro em declaração à imprensa na Malásia.

Na véspera, Lula havia admitido que um acordo final pode não ser alcançado durante o encontro de domingo, mas ressaltou que as negociações continuarão nas próximas semanas. O petista disse estar disposto a dialogar “sem vetos e sobre qualquer tema”, mas destacou que o entendimento entre os dois países dependerá de “tempo e boa vontade mútua”.

O que vai acontecer? Só o tempo dirá!

Fonte: Jornal da Cidade Online

Dirigente do PT critica Gleisi Hoffmann e acusa ministra de usar governo para “política particular”

Domingo, 26 de outubro de 2025

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A crise interna no PT ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira (24). O presidente do partido no Rio de Janeiro, Washington Quaquá, acusou a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, de utilizar a estrutura do governo federal para favorecer aliados e fazer “política particular”. A crítica foi feita em uma mensagem enviada a um grupo de contatos e obtida por jornalistas. A informação é da coluna do Paulo Cappelli, do Metrópoles.

“Ministra Gleisi, pare de usar a máquina do governo federal para fazer política particular! Não vamos tolerar isso!”, afirmou Quaquá, em tom de desabafo. Ele também direcionou críticas ao deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) — namorado de Gleisi — e ao secretário especial de Assuntos Parlamentares, André Ceciliano (PT). Segundo o dirigente, ambos estariam usando cargos e influência política para fortalecer seus próprios projetos no estado.

“Aqui no Rio, o uso da máquina federal por Lindbergh e Ceciliano serve só a eles! Não falam sequer do Lula! Não organizam nada para fazer campanha para o presidente Lula e Eduardo Paes!”, escreveu Quaquá. O petista cobra mais articulação em torno do presidente e do prefeito carioca, que deve disputar o governo do estado em 2026.

As declarações de Quaquá escancaram o clima de tensão dentro do PT fluminense, que há meses enfrenta divergências sobre alianças e estratégias para as próximas eleições. Enquanto Gleisi e seu grupo defendem uma linha mais centralizada de atuação política, lideranças locais, como Quaquá, pedem maior autonomia e criticam o que chamam de “personalização do poder” dentro da sigla.

Com informações do Metrópoles

Fux defende que Judiciário ‘se aproxime do sentimento constitucional do povo’ e critica ‘fetiche’ por levar casos ao STF

Domingo, 26 de outubro de 2025

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro do STF, Luiz Fux, afirmou nesta sexta-feira (24) que o Poder Judiciário precisa estar mais próximo da sociedade para fortalecer a legitimidade de suas decisões.

“O Judiciário também deve prestar contas à sociedade, e quanto mais ele se aproxima do sentimento constitucional do povo, mais uma decisão se torna democraticamente legítima e mais ela será respeitada”, disse Fux durante um seminário da Fenalaw, em São Paulo.

Ele destacou que não se trata de seguir pesquisas de opinião, mas de compreender o que chamou de “sentimento constitucional do povo”.

Fux relembrou sua gestão como presidente do STF (2020–2022), quando implantou sistemas de inteligência artificial na Corte. O evento ocorreu poucos dias após o ministro pedir transferência da Primeira para a Segunda Turma do Supremo — mudança aprovada pelo presidente da Corte, Edson Fachin.

Na Primeira Turma, Fux foi o único a votar pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. O ministro divergiu de suas decisões anteriores em casos semelhantes, quando votou pela condenação de outros envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Durante o evento, Fux também defendeu custos mais altos para o acesso à Justiça, como forma de reduzir o número de ações judiciais.

“Nos países onde as defesas judiciais são caras, as pessoas não se lançam em aventuras judiciais. As pessoas têm um fetiche sobre ‘quando a minha causa vai para o Supremo?’. Só não sabem quando volta. Somos 11 ministros fazendo o trabalho de 18 mil”, brincou.

A fala ocorre na mesma semana em que o Senado aprovou o remanejamento de orçamento do Judiciário para a criação de 200 novos cargos no STF, sendo 160 funções comissionadas (FC-6) destinadas aos gabinetes dos ministros.

Segundo o Supremo, as novas funções serão ocupadas por servidores concursados, responsáveis por lidar com temas de alta complexidade e responsabilidade, e devem ajudar a reduzir a sobrecarga de processos na Corte.

Com informações de R7

MAIS UMA VEZ: Polícia Federal ameaça suspender emissão de passaportes por falta de verba

Domingo, 26 de outubro de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A PF (Polícia Federal) ameaçou suspender novamente a emissão de passaportes por falta de recursos orçamentários a partir de novembro. A corporação enviou ofício ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e ao MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento) alertando para o risco de paralisação do serviço.

Em nota, o MJSP informou que “atua de forma ativa e coordenada para assegurar a continuidade das emissões de passaportes pela Polícia Federal” e que mantém diálogo com a área econômica do governo para viabilizar os recursos necessários.

A pasta destacou ainda que o serviço é “essencial ao cidadão brasileiro” e que “todas as medidas estão sendo adotadas para evitar qualquer interrupção”.

Problema se repete

Em abril deste ano, a PF já havia sinalizado a possibilidade de suspensão das emissões após o Ministério do Planejamento anunciar um contingenciamento de verbas que bloqueou cerca de R$ 133 milhões do orçamento da corporação. Na ocasião, o impasse foi resolvido e o serviço manteve-se em funcionamento.

Em 2022, porém, a falta de recursos levou de fato à interrupção do serviço. Em novembro daquele ano, a PF suspendeu as emissões de passaporte por falta de verba destinada ao controle migratório e à confecção dos documentos de viagem.

CNN Brasil

Conselho Norueguês da Paz cancela cerimônia do Nobel de María Corina; medida não interfere na nomeação como ganhadora

Domingo, 26 de outubro de 2025

Foto: REUTERS/Maxwell Briceno

O Conselho de Paz da Noruega anunciou que não realizará a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz 2025, concedido à líder da oposição venezuelana María Corina Machado. A medida não interfere na nomeação de Corina como ganhadora do prêmio

O órgão, formado por 17 organizações independentes e sem vínculo com o Comitê do Nobel, afirmou que a decisão foi tomada por considerar que o prêmio “não está alinhado com os valores da instituição”.

“Esta é uma decisão difícil, mas necessária”, disse Eline H. Lorentzen, presidente do Conselho. Ela ressaltou o respeito ao Comitê do Nobel, mas afirmou que o grupo precisa manter fidelidade aos próprios princípios e ao movimento pela paz que representa.

O Conselho reforçou que seguirá atuando em prol da paz, do desarmamento e do diálogo.

María Corina Machado foi anunciada como vencedora do Nobel da Paz em 10 de outubro, reconhecida por seu trabalho em defesa dos direitos democráticos e pela luta por uma transição pacífica para a democracia na Venezuela.

Com informações de CNN Brasil

Planalto aposta em encontro com Trump para superar fala de Lula sobre traficantes

Domingo, 26 de outubro de 2025

Foto: Ludovic MARIN, Evaristo Sa/AFP

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconhecem que a derrapada do petista ao afirmar que “traficantes são vítimas dos usuários de drogas” repercutiu nas redes sociais e foi bem explorada pela oposição, mas acreditam que o revés pode ser superado caso o mandatário alcance resultados positivos em sua agenda na Ásia, especialmente em seu encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A avaliação dentro do governo é que, se a reunião com Trump, prevista para domingo, tiver avanços em relação ao tarifaço, a declaração polêmica perderá espaço e o assunto se tornará página virada com mais facilidade.

Interlocutores de Lula não escondem o entusiasmo com a conversa do presidente com Trump e os mais otimistas apostam que o norte-americano pode aceitar suspender os efeitos do tarifaço para que representantes dos dois países avancem nas negociações.

Ainda sobre as declarações polêmicas do petista, fontes governistas pontuam que a reação foi rápida e acreditam que admitir o erro diminui potencialmente os danos.

Radar – Veja

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643