martins em pauta

sábado, 15 de abril de 2023

GSI se nega a enviar para a Câmara imagens dos atos de 8 de janeiro

Sábado, 15 de Abril de 2023

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o órgão do governo brasileiro responsável pela assistência direta e imediata ao Presidente da República em assuntos de segurança, se negou a enviar para a Câmara a íntegra com as imagens gravadas pelas câmeras do Planalto na invasão do dia 8 de janeiro.

O pedido foi feito por deputados do Novo dentro da Lei de Acesso à Informação. Mas, o ministro do GSI, general Gonçalves Dias, simplesmente se negou a entregar as gravações em virtude de um suposto "sigilo".

As imagens seriam importantíssimas para identificar quem realmente depredou os três prédios públicos no domingo, 8 de janeiro. Além disso, revelariam responsabilidades e possíveis omissões do Governo Lula em conter o protesto.

No dia seguinte aos atos, 1.406 pessoas que estavam acampadas em Brasília foram presas. Quase 300 continuam encarceradas. Boa parte dos detidos garante que não esteve envolvido nas depredações e, para se livrarem da pena, também solicitam as imagens de segurança.

Os parlamentares tentam levar adiante a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). O colegiado seria a última alternativa para os acusados se defenderem e anularem as penas.

Quem não deve não teme.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643