martins em pauta

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Assinado decreto que levará energia elétrica para áreas remotas da Amazônia

Sábado, 08 de Fevereiro de 2020


O presidente da República Jair Messias Bolsonaro, assinou um decreto na última quinta-feira, 06, para o projeto ‘Mais Luz para a Amazônia’. O projeto levará energia elétrica para as localidades remotas que ainda não despõem de energia elétrica.

Como a maioria das áreas são de difícil acesso, o texto propõe a energia solar como solução.

A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A proposta terá vigência a princípio até 2022, porém existe a possibilidade de prorrogação "até a conclusão da universalização" dos serviços de eletricidade nessas regiões.

Recentemente, Bolsonaro criou o Conselho da Amazônia que será comandado pelo vice-presidente, general Hamilton Mourão.

O Mais Luz para a Amazônia irá priorizar famílias de baixa renda e beneficiárias de programas federais. Assentamentos rurais, comunidades indígenas e territórios quilombolas também serão priorizados.

Escolas, postos de saúde e famílias residentes em unidades de conservação também terão atendimentos com prioridade, e serão custeados pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), de acordo com DOU.

da Redação / Jornal da Cidade Online

Coronavírus: Número de mortes pelo chega a 722 na China

Sábado, 08 de Fevereiro de 2020 

Foto: Divulgação

A Comissão Nacional de Saúde chinesa anunciou neste sábado que o número de mortes provocadas pelo surto do coronavírus aumento para 722. Já são 3.399 casos de pessoas contaminadas com o vírus. Na sexta-feira (7), o número registrado era de 3.143 novas infeções, após vários dias em que o número de casos estava caindo.

As autoridades de saúde estão tratando 6.101 pacientes em estado grave e já deram alta a 2.050 pessoas que contraíram a pneumonia provocada pelo novo coronavírus, detectado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan, na província central de Hubei. Desde o começo do surto, já foram acompanhadas 345.498 pessoas por suspeita de infecção, 189.660 das quais continuam sob observação.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há outros casos de infeção confirmados em mais de 20 países. A Organização Mundial da Saúde declarou, em 30 de janeiro, situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação conforme escala mundial.

A doença foi identificada como um novo tipo de coronavírus, semelhante à pneumonia atípica, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars na sigla em inglês), que entre 2002 e 2003 matou 650 pessoas na China continental e em Hong Kong. As pessoas infectadas podem transmitir a doença durante o período de incubação, que varia entre um dia e duas semanas, sem que o vírus seja detectado.

Primeira Superlua do ano acontece neste domingo

Sábado, 09 de Fevereiro de 2020 

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A lua estará mais próxima da terra neste domingo (9). O fenômeno, conhecido como Superlua, acontece pela primeira vez em 2020, de acordo com a Agência Brasil. Neste momento, a lua está na fase e cheia e ainda mais luminosa.

A distância média entre a Lua e a Terra é de cerca de 384 mil km. No entanto, por se tratar de uma órbita oval, essa distância pode variar de 400 mil km, quando mais distante, até cerca de 360 mil km, nos períodos de maior proximidade.

Coordenador do projeto Astro&Física do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e doutor em física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Marcelo Schappo explica o fenômeno. “A Superlua é um evento decorrente da coincidência de dois fatos astronômicos. O primeiro é que a Lua não gira em torno da Terra em formato de circunferência, mas em uma órbita um pouquinho achatada. Então, ela tem de estar no ponto mais próximo da Terra, que chamamos de perigeu e, ao mesmo tempo, na fase cheia”, diz.

Ainda segundo o pesquisador, por conta da divergência, outros observatórios não consideram o dia 9 de fevereiro como a primeira Superlua do ano.“Para outros observatórios, a Superlua ocorrerá [em algum momento] entre os dias 7 e 8 de abril, dependendo do horário da observação. Há ainda os que apontam o 7 de maio”, acrescenta.

Já o observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considera Superluas apenas as que ocorrerão nos dias 9 de março e 7 de maio.

Homem é executado a tiros na frente da mãe em Mossoró

Sábado, 08 de Fevereiro de 2020


Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca

Um homem de 25 anos foi executado a tiros na frente da mãe na noite desta sexta-feira (7) em Mossoró, Oeste potiguar. João Batista Silva dos Santos tinha 25 anos e, segundo a polícia, era suspeito de ter participado do assalto que resultou na morte do consultor financeiro Everton Pinto Tomaz, em 2018.

De acordo com a Polícia Militar, João Batista seguia em um Corolla com a mãe e a irmã de sete anos, quando dois homens se aproximaram em uma moto e começaram a atirar. Ele foi atingido e ainda tentou fugir correndo, mas foi alcançado pelos criminosos, que dispararam mais vezes depois que João caiu na calçada. A mãe e a irmã dele não foram baleadas.

G1

PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína em Alagoas que seria entregue no RN

Sábado, 08 de Fevereiro de 2020


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de meia tonelada de cocaína na noite desta sexta-feira (07), na BR 423 em Canapi. Droga era transportada em veículo de carga e seria entregue no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Um homem de 35 anos foi preso pelo crime de tráfico de entorpecentes.

Por volta das 21h30, os policiais rodoviários federais receberam uma denúncia de que o motorista de uma carreta branca trafegava próximo a Unidade Operacional de Polícia do Carié e apresentava sinais de nervosismo. O informante estava desconfiado de que o veículo havia sido roubado.

Já no local o homem começou a mostrar nervosismo. Ele afirmou que trabalhava há algum tempo com fretes, que o veículo pertencia a sua esposa e que estava carregando madeira, apresentando assim notas fiscais do produto. No entanto, ao vistoriar a carga, os agentes descobriram caixas de papelão entre a carga. Dentro delas foram encontrados 520 tabletes de cocaína, totalizando 560 quilos da droga. O material apreendido seria entregue em Campina Grande, na Paraíba, e em Natal, no Rio Grande do Norte.

Com o traficante os PRFs encontraram uma quantia aproximada de R$3.800, e entre as cédulas de dinheiro haviam sete notas falsas. Ele e toda cocaína apreendida foram entregues na Polícia Federal, em Maceió. O crime de tráfico de drogas tem pena prevista de cinco a 15 anos de prisão.

Depois da repercussão, Gleisi Hoffmann nega que PT autorizou alianças com PSDB e DEM

Sábado, 08 de Fevereiro de 2020


A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, negou através de suas redes sociais na noite dessa sexta-feira, 7, que a sigla tenha autorizado alianças com PSDB e DEM para as eleições municipais deste ano. “Nossa decisão é contra alianças com PSDB, DEM e partidos da extrema direita”, escreveu a deputada federal.

Anteriormente, a assessoria do PT havia previsto alianças pontuais às siglas citadas acima. O objetivo, segundo dirigentes, seria sair do isolamento em que o partido se encontra desde o impeachment de Dilma, em 2016.

No plano aprovado e divulgado nests sexta, a prioridade do partidos seria parcerias com outras siglas de esquerda (PSB, PDT, PCdoB, PSOL e PCO), além de coligações “táticas” com opositores ao governo de Jair Bolsonaro e ao “lavajatismo”, incluindo o chamado Centrão, bloco formado por PL, PP, DEM, PRB e Solidariedade. Os únicos vetos previstos eram PSL, Novo, Aliança pelo Brasil e setores que tenham hostilizado os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o texto original, desmentido nesta madrugada por Gleisi, os adversários históricos, PSDB e DEM, não se encaixariam no espectro bolsonarista proibido pelo Partido dos Trabalhadores.

Estadão Conteúdo
OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Humilde Iconoclasta
    Essa chifreira ainda solta porque? Prendam essa corrupta e faladora de merda urgente, faz favor.
  2. Ricardo Carvalho
    A presidente do partido quer virou quadrilha, conhecida pelo codinome de amante nas planilhas de propinas da Odebrecht, continua mentindo com a cara mais lisa do mundo, me causa ânsia de vômito.

[VÍDEO] Procuradores da República são despreparados para o cargo, diz Lula

Sábado, 08 de Fevereiro de 2020


Concursos públicos mostram que o candidato a um cargo sabe passar em concursos, mas não afere a aptidão para um representante do Ministério Público decidir o destino de pessoas. Muito menos confere autoridade para o agente violar o direito das pessoas para satisfazer interesses mesquinhos, pessoais. Essa é a conclusão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à TV ConJur. A pergunta foi sobre a qualificação dos procuradores da República de Curitiba, que o acusaram sem provas, segundo o petista.

O ex-presidente fala da necessidade de controle, o que fez do Conselho Nacional do Ministério Público uma oportunidade perdida, já que a maioria dos seus membros é do próprio MP. Lula diz que vai discutir com a sociedade brasileira esse tipo de distorção, inclusive nas próximas campanhas eleitorais.

Veja o vídeo completo aqui no Justiça Potiguar.

Fonte: Blog do BG

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Zanoni
    Idiota comprovado. Rei dos ignorantes e dos mamadores que não querem perder privilégios. PENSAR QUE JÁ ACREDITEI NESSE CABRA DE PEIA.
  2. Luis
    Tá sabendo! preparado era seu governo. Seu ministério deu descaminho em mais de trilhões de reais das contas pública, desses, com intervenção do MP já foram recuperados uns 40 Bilhões de reais. Talvez você queira dizer que o MP precisa está preparado pra ficar imobilizado pra esse luladrão roubar trilhões e ficar por isso mesmo. Agente ver cada uma.
  3. lampejao
    Pense num cidadão inocente,isso nunca roubou…….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  4. Joaquim
    E essa bosta era preparado para ser presidente
  5. Lorena Galvão
    E Você vagabundo é o quê
  6. Alessandro
    Essa "criancinha" é tão inocente.
    C* não tem cabelo, ms se tivesse, se escondia de vergonha desse BANDIDO
  7. djailson
    Lula seria mais fácil você confessar e pedir perdão ao seus eleitores PELO ROUBOS DA FAMIGLIA LULA e seus comparsas, simples assim. DEIXE DE LATIR A CARAVANA JÁ PASSOU!
  8. djailson
    Lula seria mais fácil você confessar e pedir perdão ao seus eleitores PELO ROUBOS DA FAMIGLIA LULA e seus comparsas, simples assim. DEIXE DE LATIR A CARAVANA JÁ PASSOU.
  9. Ricardo
    Ave Maria

Fátima parabeniza Rogério Marinho pela nomeação como ministro

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. natalsofrida
    Essa imbecil vende até a mãe pra conseguir dinheiro, quando chegar a campanha, ela cria um motivo banal, se afasta e começa a falar da reforma trabalhista e outros feitos que os petralhas não aprovaram. Se liga Rogério, vai muito vagabundo atrás de você.
  2. Lobo
    Ela não é mais petralhas, vi aqui os esquerdopatas prevendo um desastre de proporções gigantesca pra o país e o estado com a posse de RM, ela disse que foi uma ótima escolha e que é um importante parceiro. Entendi errado?
  3. Ricardo
    Bela atitude da Governadora.
  4. Amo os Minions
    Parabéns pela cordialidade.
  5. Pedro
    Covardia vai se confirmando como comportamento de rotina, só depois de criticada e de ter visto a insensatez, veio a midia.

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055