Sábado, 03 de Dezembro de 2022
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de
Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o levantamento, o contingente de pessoas ocupadas chegou a 99,7 milhões, aumento de 1% no trimestre, batendo novamente o recorde na série histórica, iniciada em 2012.
“Este momento de crescimento de ocupação já vem em curso desde o segundo semestre de 2021. Com a aproximação dos últimos meses do ano, período em que historicamente há aumento de geração de emprego, a tendência se mantém”, afirmou, em nota, a coordenadora da Pnad Adriana Beringuy.
Já a população desocupada alcançou 9 milhões de pessoas, o que representa recuo de 8,7% em comparação com o trimestre encerrado em julho.
É o menor nível desde julho de 2015.
Em relação ao nível da ocupação, ou seja, o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, houve aumento de 0,4 p.p., chegando a 57,4%.
“Já a taxa composta de subutilização caiu para 19,5%, uma queda de 1,4 p.p. no trimestre e 6,7 p.p. no confronto contra o mesmo trimestre do ano passado. A população subutilizada também caiu (6,7%) e chegou 22,7 milhões de pessoas”, diz o IBGE.
A Pnad Contínua para o trimestre encerrado em outubro também demonstra a tendência de crescimento para o número de empregados com carteira de trabalho assinada. Em relação ao trimestre anterior, o aumento foi de 2,3% (822 mil pessoas), chegando a 36,6 milhões.
"Esse índice segue em alta há mais de um ano, o que mostra não apenas que o mercado de trabalho está em expansão numérica de ocupados, mas também apresentando algum crescimento na formalização da população ocupada", avaliou Adriana Beringuy.
Fonte: Jornal da Cidade Online
OPINIÃO DOS LEITORES
Nós, os manés, perdemos. Agora é ladeira abaixo, com alguém anunciando que vai mandar o valor de compra do real pro esgoto, mediante impressão de moeda ou endividamento (também conhecido com estouro do teto de gastos). Resta ao bom senso aceitar pq dói menos. A turma que fez o ‘L’ ganhou (a não ser que vc tenha um cargo na futura nomenklatura, é de se perguntar: ganhou o que mesmo?). Quer só mais um exemplo do descalabro que se anuncia? Com o marco do saneamento, estão previsto centenas de bilhões de reais para tirar, literalmente, gente da m…. Boulos, já disse que quer botar areia nos contratos. Tudo para devolver as estatais para a horda de companheiros. Mas que bom que vc tiraram o grosseirão, bruto, feio e do Bozo, né?