martins em pauta

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

VEJA QUEM SÃO OS FUGITIVOS DE ALCAÇUZ

Sexta, 03  de janeiro de 2017



O Governo do Estado divulgou nesta quarta-feira (1º), a lista com os nomes dos 54 fugitivos da Penitenciária de Alcaçuz. Os detentos fugiram da unidade prisional durante a rebelião iniciada em 14 de janeiro e que resultou na morte de 26 internos, além da destruição do presídio. A fuga foi a maior da história do sistema prisional potiguar. Inicialmente, o número de fugitivos repassados pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) era de 56 detentos. No entanto, a lista foi atualizada após dois internos de Alcaçuz serem recapturados.

Adeilson Nunes da Silva
Alan Dantas Marques
Alef Marrone da Silva
Antonio Ezequiel da Silva
Bonfim Tarcísio da Silva
Caio Victor da França Silva
César da Silva Costa
Douglas Winnes Silva de Jesus
Eclesiastes Alves de Carvalho
Edivanildo Souza de Oliveira
Edson Corsino de Oliveira
Estefanio Silva Caetano
Etifanio Sheridan Lucas
Fabio Luiz de Oliveira
Francisco Alex Silva Câmara
Francisco Cleanto da Silva Barbosa
Francisco Danilo Nunes Aquino
Francisco das Chagas Barbosa dos Santos
Francisco Job de Oliveira
Francisco Rodrigues da Silva
Gilberto Lopes de Moura
Gilvan Rocha da Costa
Igor Alves do Nascimento
Iraclan Nascimento Queiroz
Iranilson dos Santos Silva
Izaquiel Ramos da Silva
Jeferson Santos da Silva
Jesus Alisson Cavalcanti Pereira
Joalison Bruno Cabral
Jobson Luiz de Carvalho
José Batista de Souza
José Carlos Firmino sa Silva
José Francisco Xavier Neto
José Ivanildo Pinheiro de Lima
José Lindemberg Dantas Nascimento
Josenaldo Vilela Araújo
Kelvin Nascimento da Silva
Kleber Cordeiro de Morais
Laerte Ambrosio de Oliveira
Natécio de Lima
Pedro Bezerra de Oliveira
Rafael Silva de Souza
Reinaldo da Silva Xavier
Renato Berg Lopes da Silva
Rodrigo Leandro Santos
Ruliklebson Nascimento de Souza
Rumascelli Afonso de Oliveira
Shakespeare Costa de França
Thiago Balbino da Fonseca
Thiago de Souza Vilarinho
Thiago Batista Coelho
Valdemir Gomes de Oliveira
Walter Valério Tenório de Araujo
Willame Albano da Silva


Fonte: Passando na Hora

22º Homicídio em Mossoró 2017: Jovem é morto a tiros em via pública na Favela do Velho

Sexta, 03 de Fevereiro de 2017


A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, registra neste noite de quinta feira 03 de fevereiro de 2017, mais um homicídio provocado por disparos de arma de fogo. 

O crime aconteceu na Rua Dionísio Justino na Favela do Velho, área das Malvinas e teve como vítima Edigleyson da Costa Moura conhecido como Guegueu de 21 anos de idade. Ele foi morto em via pública com dois disparos de arma de fogo. 

A Polícia Militar foi acionada para o local, mas não conseguiu informações sobre o crime, uma vez que ninguem quis dar qualquer informação. 

A motivação do crime e seus autores ainda são desconhecidos. A vítima respondia na justiça a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por ameaça. 

Após os trabalhos de perícia por parte da equipe do ITEP, o corpo do jovem foi removido do local, para a sede do órgão onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento. 

Em novembro de 2015,Guegueu teve uma irmã assassinada no bairro Malvinas. Maria Suliene da Costa Moura, foi morta a tiros dentro de uma oficina mecânica na Avenida Antônio Bento naquele bairro.

Edigleyson da Costa, foi a primeira vítima de homicídio do mês de fevereiro e a vigésima segunda do ano de 2017 em Mossoró. O caso será investigado pela de Divisão de homicídios de Mossoró.




Fonte: Fim da Linha

Rogério Marinho será relator da reforma trabalhista na Câmara dos Deputados

Sexta, 03 de fevereiro de 2017


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), anunciou nesta quinta-feira (02), minutos após ser reeleito para o cargo, o nome do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) como relator da reforma trabalhista.

Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE), considerada uma das maiores do Congresso Nacional, Rogério agradeceu a confiança do deputado Rodrigo Maia e disse que está pronto para colaborar com o desenvolvimento do Brasil.

"Vamos nos empenhar ao máximo e trabalhar bastante com o objetivo de modernizar essa legislação atrasada que emperra a produtividade e a competitividade do nosso país", disse Rogério Marinho.

Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a comissão especial que analisará a reforma trabalhista deverá ser formada na próxima semana e a expectativa do presidente da Casa é que o projeto seja analisado em plenário ainda neste primeiro semestre.

Além de comandar a Frente CSE, Rogério Marinho tem na sua história política ações e projetos a favor do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico no Rio Grande do Norte. O parlamentar é criador do Metrópole Digital, que colocou Natal no mapa da tecnologia da informação e tem capacitado centenas de jovens na produção de softwares, mercado de trabalho que mais cresce no mundo.

Rogério também é o criador do Programa de Industrialização do Interior, o Pró-Sertão, que instalou quase 90 pequenas empresas voltadas para a produção têxtil, gerando cerca de 1,5 mil empregos diretos. Todos em municípios do interior potiguar.

Fonte: J.Belmont

Temer é hostilizado ao visitar Lula em hospital onde está Dona Marisa

Sexta, 03 de fevereiro de 2017

Grupo, que incluía senadores e ministros, foi xingado de “golpistas” por apoiadores do PT




SÃO PAULO — A chegada do presidente Michel Temer e sua comitiva ao Hospital Sírio-Libanês, por volta das 22h30 desta quinta-feira, foi marcada pro tumulto. Um grupo de manifestantes xingava ministros e senadores, enquanto eles deixavam a van e seguiam para dentro do prédio. Além de Temer, também estavam o ex-senador José Sarney, o recém-eleito presidente do Senado, Eunício Oliveira, o senador Romero Jucá, os ministros José Serra, Henrique Meirelles e Eliseu Padilha, e Moreira Franco, que assumirá a Secretaria Geral da Presidência.

Os manifestantes, muitos ligados a sindicatos apoiados pelo PT, xingavam o grupo de “golpistas, vagabundos e assassinos”. O cardiologista Roberto Kalil Filho, que cuida da ex-primeira-dama Marisa Letícia, foi quem recebeu a comitiva do lado de fora do hospital.

Todos deverão ser recebidos pelo ex-presidente Lula, que permanece no hospital acompanhando sua mulher. Ela permanece numa UTI, respirando com ajuda de aparelhos. Na tarde desta quinta-feira, Lula recebeu o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.



G-1/J.Belmont

Facções em Presídio Federal de Mossoró causam preocupação

Sexta, 03 de janeiro de 2017

Recomendação


O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró enviou uma recomendação ao Ministério da Justiça e ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para que seja providenciada a total separação dos presos pertencentes às diferentes facções criminosas, dentro da Penitenciária Federal localizada naquele município.

Presídio Federal de Mossoró é um dos cinco do país (Foto: arquivo)

Em uma inspeção realizada na terça-feira (31), o procurador da República Emanuel Ferreira (autor da recomendação) conversou com diretores e chefes administrativos da penitenciária e ouviu relatos quanto ao temor dos agentes de que, devido ao aumento do número de presos, não seja mais possível efetuar a devida separação das facções, de modo a evitar possíveis confrontos.


MPF fará audiência sobre tráfego urbano na BR-304

Está definida audiência do Ministério Público Federal (MPF) sobre o tráfego urbano da BR-304, em Mossoró. Ocorrerá nesta segunda-feira (6), na sede Procuradoria da República. Das 9h às 11h da manhã, o procurador da República Emanuel Ferreira irá reunir informações da comunidade, sobretudo dos moradores do bairro Dom Jaime Câmara, e de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Polícia Rodoviária Federal e Prefeitura, entre outros órgãos.

O objetivo é discutir a necessidade de construção de passarelas, instalação de redutores de velocidade e outros itens de segurança na BR-304, como a iluminação, principalmente nos trechos duplicados dentro da zona urbana de Mossoró. A ausência desses itens tem representado risco à vida das pessoas que atravessam ou trafegam pela rodovia diariamente.

Com informações do MPF/RN.

Fonte: Carlos Santos

Ministro da Justiça lança Plano Nacional de Segurança no RN

Sexta, 03 de Fevereiro de 2017


O Rio Grande do Norte foi o estado brasileiro escolhido pelo Ministério da Justiça e Cidadania para receber o lançamento do Plano Nacional de Segurança, idealizado pelo governo federal com foco no combate a criminalidade. O titular da pasta, ministro Alexandre de Moraes participou de solenidade, nesta quinta-feira (2), na sede da governadoria. O evento contou, ainda, com a presença do governador do estado, Robinson Faria, o vice-governador Fábio Dantas, representantes da segurança pública, dos Poderes, classe política e sociedade civil organizada.

Após uma coletiva à imprensa, os participantes se reuniram para o detalhamento da forma de atuação do plano. Logo no início o ministro Alexandre de Moraes recebeu o título de Cidadão Honorífico de Cidadão Norte-Rio-grandense. O título foi entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza e foi proposto pelo deputado, Gustavo Fernandes. Antes, porém, foi assinado um Pacto Federativo pela Segurança Pública entre o governador e o representante da presidência da República. O RN é o décimo estado da Federação a aderir à iniciativa também voltada para a segurança pública.

Na sequência, o governador fez um breve retrospecto dos últimos acontecimentos no sistema penitenciário nacional e local e reforçou o apoio integral do Poder Judiciário e Executivo, além da assistência permanente do governo federal. “Tivemos uma união da sociedade jamais vista na nossa história e agora, hoje, uma nova história no Brasil começa a ser construída e evidenciada no nosso estado com a escolha do RN para o pontapé na transformação da segurança nacional. Então meu discurso é tão somente de agradecimento porque nosso estado não ficou só, o RN não ficou abandonado. O governo foi solidário ao povo do Rio Grande do Norte”, afirmou o governador.

Voltado para o Plano Nacional de Segurança, o ministro Alexandre de Moraes, por detalhou as principais ações que serão feitas em Natal e no interior do estado. Segundo ele, após mapeamento das necessidades de cada região, o plano vai focar no policiamento preventivo em áreas de criminalidade com incremento de 360 homens, sendo 120 da Força Nacional e 240 da Polícia Militar do RN que atuarão em operações conjuntas com diárias pagas pelo governo federal.

Além disso, o ministro confirmou auxílio à Polícia Civil na investigação especializada de feminicídios, homicídios e perícias com uma força-tarefa de 90 homens, sendo 30 da Força Nacional e 60 da Polícia Civil do RN; cursos de atualização de profissionais, capacitação para sociedade, doação de 4.423 coletes à prova de balas; reaparelhamento das delegacias especializadas, mutirão de defensores públicos; intervenção penitenciária; ampliação do policiamento preventivo da Polícia Rodoviária Federal entre outras ações.

“O nosso objetivo é mostrar que com um trabalho em conjunto entre União e estados podemos ser mais organizados, mais eficientes e eficazes que o crime organizado. Não é possível que com a parceria de todos, dando o melhor pelo seu estado, não consigamos obter um resultado melhor que os criminosos. E vamos dar uma resposta à sociedade que hoje clama por mais segurança”, destacou.

O Plano Nacional de Segurança entra em operação já no próximo dia 15 de fevereiro com três pilares básicos: integração, colaboração e cooperação, baseado-se no combate e redução do número de homicídios dolosos, feminicídios e crimes de violência contra a mulher; modernizar e racionalizar o sistema penitenciário; e dar combate integrado à criminalidade organizada transnacional.

Entrega de carros-cela

Antes da solenidade para formalização e assinatura do Plano Nacional de Segurança, o governador e o ministro fizeram a entrega de seis carros-cela tipo Renault que integrarão o Grupo de Escolta Penal (GEP), da Secretário de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc). Os veículos serão usados em Natal, Caicó, Mossoró e Caraúbas, municípios que têm base do GEP. Os furgões foram doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

Cada viatura tem capacidade para 10 presos e 5 agentes penitenciários e tem o valor de R$ 178.387,00. Além dos seis carros-cela, mais nove do mesmo modelo já estão em circulação pelo Rio Grande do Norte também pelo GEP, além dos 20 carros-cela do tipo Palio Weekend, utilizados para transferências, transporte para audiências e atendimentos médicos.

Confira abaixo as principais declarações do ministro Alexandre de Moraes sobre a gestão penitenciária.

Investimento

“A partir de hoje nós começamos na prática o Plano Nacional de Segurança. O Plano foi discutido durante oito meses e tratado com todos os secretários de segurança, todos os secretários de Justiça, de assuntos penitenciários, dos procuradores de justiça, comandantes da PM, chefes da Polícia Civil, para que pudéssemos iniciar como estamos iniciando hoje, o combate aos homicídios, feminicídios, violência contra a mulher, a questão penitenciária, que já era a nossa preocupação desde o início da gestão do presidente Michel Temer”.

Unidades prisionais

“O Rio Grande do Norte também recebeu o repasse para poder investir em construção de presídios como em equipamentos e armamentos. Nós estamos a partir de agora liberando mais um valor significativo para todos os estados. O valor, que chega a R$ 150 milhões, em relação a bloqueadores de celular, R$ 80 milhões para a aquisição de scanners para impedir a entrada de instrumentos, armas e drogas nos presídios, e mais R$ 78 milhões para tornozeleiras eletrônicas”.

Operações de inteligência

“O plano, além dos investimentos, tem a questão de atividade operacional policial. Os nossos agentes de inteligência estão desde dezembro em Natal, e a inteligência da Polícia Civil e da Polícia Militar, atuando em conjunto, estão mapeando as primeiras operações que passarão a ocorrer a partir do dia 15 de fevereiro. Nós teremos mais agentes da Força Nacional sem a necessidade de retirar ninguém dos estados, o que é uma novidade”.

Força Nacional

“Tradicionalmente, a Força Nacional é composta de 1000 homens da ativa da Polícia Militar dos estados e isso sempre acaba desfalcando as federações. Desde o ano passado, o presidente editou uma medida provisória permitindo que tanto policiais militares com cinco anos de inatividade quanto os militares temporários de cinco, oito ou dez anos possam integrar o grupo. Com isso nós vamos chegar a 7 mil homens e também vamos ampliar o efetivo dos estados”.

Rebelião de Alcaçuz

“Nós estávamos trabalhando em conjunto com os estados na racionalização e modernização do sistema penitenciário, mesmo antes das rebeliões. O Fundo Penitenciário foi descontingenciado via medida provisória, assim como a transferência fundo a fundo, que é muito mais rápida. Foram transferidos R$ 1,2 bilhão para os estados no dia 29 de dezembro, portanto, antes da crise”.

Presos provisórios

“Temos que trabalhar motivando os policiais, os agentes penitenciários, construindo presídios que são necessários. Não que só isso revolve a crise penitenciária, mas agrava muito se eles não foram construídos”.

Plano Nacional de Segurança

“Temos recursos para manter o Plano o ano todo e repetindo no ano que vem sem precisar aumentar o orçamento. Estamos inaugurando agora essa parceria histórica entre governo federal e os governos estaduais, atuando contra a criminalidade. Depois do Rio Grande do Norte vamos lançar o Plano em Sergipe, depois em Porto Alegre, e aí vamos começar a instalar nos outros estados da fronteira, começando em Roraima e descendo até o Mato Grosso do Sul para combater também o crime transnacional”.

Verba para construção de presídios

“O repasse da verba já foi transferido dia 29 de dezembro. O que nós estamos fazendo, inclusive, em comum com todos os estados, é verificando os modelos. Na semana que vem vamos ter quatro modelos juridicamente possíveis de construção rápida. Essa é outra questão importante. Um levantamento feito com a construção dos últimos nove presídios construídos pelos estados com verba federal, da assinatura do convênio até a entrega das chaves, é de seis anos e meio. Não é possível isso. Por isso, estamos atuando em conjunto para criar entre 25 mil e 30 mil vagas”.


Fonte: Robson Pires

Decisão judicial na Califórnia suspende veto a viajantes de sete países

Sexta, 03 de Fevereiro de 2017

Foto: Bryan R. Smith
O juiz federal Andre Birotte Jr, de Los Angeles, na Califórnia, suspendeu na noite desta quarta-feira (1º), temporariamente, o veto aos viajantes de sete países de maioria muçulmana, em vigor desde a semana passada nos Estados Unidos. A demanda judicial contempla o caso de 28 pessoas de uma mesma família, nascidas no Iêmen, todos eles têm visto de imigrante, mas se encontram no país asiático. Segundo a Agência Brasil, na decisão liminar, o juiz conclui que o governo dos Estados Unidos não pode cancelar um visto válido de um imigrante e também não deve confiscar ou reter passaportes de viajantes que desembarquem no aeroporto internacional de Los Angeles. No texto, ele profere que agentes de imigração "não removam, detenham, ou bloqueiem a entrada do grupo demandante da ação, ou de qualquer outra pessoa com um visto de imigrante válido". A ordem é temporária e tem efeito até o dia 10 de fevereiro. A cidade de Los Angeles é uma das cidades-santuário - que protegem imigrantes e se recusam a cumprir as ordens executivas do presidente Donald Trump. Além disso, o prefeito da cidade, Eric Garcetti, disse que oferecerá todo apoio à comunidade muçulmana. A decisão do juiz tem a mesma base legal e segue a linha acatada por juízes federais de outros estados, como Massachusetts, Virgínia, Washington e Nova York, que nos últimos dias proferiram decisões liminares para proteger viajantes e imigrantes provenientes de sete países de maioria muçulmana listados na ordem executiva: Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen. Não estão contempladas pessoas que tenham vistos de entrada válidos de não imigrantes, como de estudantes, turistas ou negócios. A Casa Branca não comentou a decisão, mas informou nesta quinta-feira (2) que atualizou o decreto sobre o veto extremo e esclareceu que os residentes permanentes - portadores do Green Card - não precisam de licença para entrada nos Estados Unidos.

Moro determina soltura de ex-tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, preso na Lava Jato

Sexta, 03 de Fevereiro de 2017 

Foto: Alexandra Martins/Câmara dos Deputados

Sérgio Moro, juiz federal responsável pela Lava Jato na primeira instância, autorizou que o ex-tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, seja solto. Ferreira foi preso em junho de 2016 durante a Operação Custo Brasil e permaneceu preso após Moro determinar uma nova prisão na Lava Jato. A fiança havia sido estipulada em R$ 1 milhão e foi reconsiderada para R$ 200 mil. Ferreira é réu em um processo que investiga irregularidades no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, no Rio de Janeiro. O advogado de defesa afirmou ao G1 que a ordem de soltura deverá ser cumprida nas próximas horas. O ex-tesoureiro está preso na unidade de Tremembé, em São Paulo.

Eunápolis: Presos tentam motim para conseguir transferência de presídio

Sexta, 02 de Fevereiro de 2017 

por Francis Juliano
Foto: Reprodução / Bahia no Ar

Dezenas de presos do Conjunto Penal de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, sul baiano, provocaram um motim na noite desta quarta-feira (1°). Conforme informações preliminares, os detentos tentaram quebrar as grades da ala reservada a presos considerados de alta periculosidade. Segundo o site Radar 64, em torno de 63 custodiados reivindicam transferência para outras unidades. Para conter o tumulto, policiais militares foram acionados para o local, onde negociaram uma solução para o conflito. Até às 11h40 desta quinta-feira (2), o Bahia Notícias foi informado de que não havia ainda confirmação do deslocamento dos insurgentes.

Bahia tem aumento em número de casos notificados de febre amarela

Sexta, 03 de Fevereiro de 2017

Foto: Divulgação
A Bahia registrou um aumento no número de casos suspeitos de febre amarela. De acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, foram notificados 10 casos, dos quais nove estão em investigação e um foi descartado. No total, foram 857 casos notificados da doença no Brasil. Destes, 667 casos permanecem em investigação, 149 foram confirmados e 41 descartados. Foram registrados ainda 135 óbitos com suspeita da doença: 52 foram confirmados, 80 ainda são investigados e três foram descartados. Além da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Tocantins continuam com casos investigados e/ou confirmados.

Cor de pacientes será coletada obrigatoriamente pelo SUS

Sexta, 03 de Fevereiro de 2017 

Foto: Reprodução / Pixabay

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (2) determina que os profissionais que trabalham nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão coletar informações sobre cor ou etnia dos pacientes. Tal medida deverá ser coletada para realizar um estudo do perfil epidemiológico dos diferentes grupos populacionais do Brasil e serão levadas em conta no planejamento de políticas públicas. Os funcionários deverão perguntar ao usuário se ele se declara amarelo, branco, preto, pardo ou indígena. Caso o paciente não possa responder, os familiares e responsáveis deverão declarar. No impedimento dos familiares, os profissionais deverão preencher esse campo. De acordo com o Ministério da Saúde, a medida faz parte do esforço para implementar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Um relatório sobre a situação da saúde da população negra no Brasil será realizada anualmente pela pasta.

SMS comemora 15 dias sem registros de novos casos da doença misteriosa

Sexta, 03 de Fevereiro de 2017 

Foto: IStock
A Secretaria Municipal de Salvador (SMS) comemorou que a capital baiana está há 15 dias sem registrar novos casos de mialgia aguda, doença que deixa a urina do paciente escura. Até agora, desde o primeiro aparecimento no dia 14 de dezembro do último ano, 60 ocorrências foram notificadas, com 59 casos de cura. “O caso suspeito é quando o indivíduo apresenta dor muscular intensa, de início súbito. A dor concentra-se principalmente na região cervical e trapézio, podendo estar presente nos braços, dorso, coxas e panturrilha sem causa aparente, além da elevação dos exames das enzimas musculares”, afirmou a gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Salvador, Cristiane Cardoso. Amostras de pacientes estão sendo encaminhadas para o laboratório da Fiocruz, no Rio, e amostras de peixes foram enviadas ao Alabama, nos Estados Unidos e para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

ANP: Produção de petróleo em dezembro foi 7,8% superior à de igual mês de 2015

Sexta, 03 de Fevereiro de 2017 

por Fernanda Nunes | Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução / Marília Campos

A produção de petróleo e de gás natural no Brasil foi recorde em dezembro de 2016, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Apenas a produção de petróleo fechou em 2,73 milhões de barris por dia (bpd), 4,7% maior do que em novembro e 7,8% superior à de igual mês do ano anterior. Já a produção de gás natural foi de 111,8 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), alta de 0,6% ante novembro e de 11,3% comparado a dezembro de 2015. A produção total de petróleo e gás no País foi de 3,43 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia. O campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás natural, com a média de 710,9 mil bpd de petróleo e 30,8 milhões de m³/d de gás natural. A produção de petróleo de Lula é a maior já registrada por um campo no Brasil, superando o recorde anterior do próprio campo anotado em novembro de 2016, de 663,2 mil bpd. No pré-sal, a produção alcançou 1,262 milhão de bpd de petróleo e 49 milhões de m³/d de gás, totalizando 1,57 milhão de boe/d, alta de 8,4% ante novembro. A produção do pré-sal correspondeu a 46% do total produzido no Brasil. A ANP informou ainda que o aproveitamento de gás natural no mês alcançou 96,1%. A queima foi de 4,3 milhões de m³/d, um aumento de 13,5% se comparada ao mês anterior e de 28,3% em relação ao mesmo mês em 2015. "O principal motivo do aumento na queima de gás nesse mês foi a realização de teste no campo de Búzios, por meio da Plataforma Dynamic Producer. O ano de 2016 teve recorde no aproveitamento do gás natural produzido no Brasil, com cerca de 96,1%", trouxe o comunicado da agência.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

BANDIDOS ROUBAM BANCO, LOJAS E CARROS NA CIDADE DE UMARIZAL-RN

Quinta, 02 de fevereiro de 2017

Cerca de 10 homens armados levaram pânico para moradores na madrugada desta quinta-feira. 

Uma quadrilha levou medo e pânico para a população da cidade de Umarizal, na região Oeste do Estado, durante a madrugada desta quinta-feira (2). Cerca de dez homens fortemente armados invadiram o município e roubaram o banco, lojas e carros.

De acordo com a Polícia Militar, os bandidos armados até mesmo com fuzil invadiram a agência do Banco do Brasil e explodiu terminais de autoatendimento. Além do roubo aos caixas eletrônicos, os criminosos também arrombaram duas lojas, atirando nas fachadas e levando roupas e calçados.
Durante a fuga, o bando também tomou de assalto dois carros de moradores. Um dos veículos levados, uma caminhonete, foi incendiado sobre uma ponte para bloquear o acesso e impedir qualquer perseguição policial. Grampos também foram despejados na estrada para furar os pneus das viaturas. A ação teve início por volta da meia-noite e durou cerca de uma hora.

Após o ataque, pelas ruas da cidade foi possível encontrar cápsulas de munições de diversos calibres, incluindo o de fuzil 5.56, de uso exclusivo das forças de segurança pública.
Equipes da Polícia Militar de cidades vizinhas realizaram diligências pela região na tentativa de localizar os acusados, mas até o momento ninguém foi preso. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.



Fonte: Passando na Hora

Mecânico sofre atentado a tiros nesta manhã de quinta feira no bairro Santo Antônio em Mossoró-RN

Quinta, 02 de Fevereiro de 2017


A Polícia Militar registrou no início desta manhã de quinta feira 02 de fevereiro, uma tentativa de homicídio na Rua Juvenal Lamartine no bairro Santo Antônio em Mossoró RN. 

O mecânico José Carlos Feliciano de 45 anos de idade, foi alvejado com um tiro nas costas, por um indivíduo que ocupava uma moto roubada. A vítima que trafegava em um ciclomotor, após ser baleada soltou a motoneta correu e se refugiou dentro de uma casa que estava com a porta aberta. 

O suspeito do atentado, fugiu após disparar contra a vítima e abandonou a moto com queixa de roubo, a cerca de 200 metros do local onde tentou matar o mecânico. 

A vítima relatou aos policiais da VTR 235 (Cabo Ocimar e o Sd Santos Neto) que o acusado atirou quatro vezes em sua direção, mas somente um disparo lhe atingiu a região das costas. 

José Carlos disse ainda, que a motivação do crime foi porque há alguns dias atrás, ele teria tido uma discursão com uma pessoa por causa de um acidente de trânsito e que esta pessoa, ele não mencionou o nome, teria dito que acertaria as contas com ele depois. 

A vítima foi socorrida por uma ambulância de suporte avançado (ALFA) do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia e aparentemente não corre risco de morrer. 

A Moto roubada usada na ação criminosa foi conduzida à Delegacia de Plantão para os procedimentos cabíveis.

Moto usada no atentado tem queixa de roubo


Fonte: Fim da Linha

UMARIZAL-RN: Quadrilha explode cofre do Banco do Brasil

Quinta, 02 de fevereiro de 2017



Por quase uma hora a população de Umarizal ficou trancada em casa ouvindo tiros e explosões. 

A quadrilha chegou na cidade por volta de 00h:50min, e foram embora por volta de 01h:45min. 


Mais detalhes daqui a pouco...


Fonte: Umarizal News

JAMAIS JOGUE SEU FILHO PARA CIMA: ISSO PODE SER MORTAL!

Quinta, 02 de fevereiro de 2017

Se você tem criança pequena em casa e gosta de brincar com elas, este post lhe será de grande valia.
Há quem goste de sacudir os bebês bruscamente durante as brincadeiras, ignorando a delicadeza do corpinho delas, e as consequências disso podem ser gravíssimas:

1. Hemorragia cerebral

2. Convulsão

3. Sequelas para toda a vida

Entenda: pegar no colo e balançar não é um problema.

O balanço do carrinho, do bercinho e dos braços de quem dá carinho é inofensivo. No entanto, sacudir bruscamente o bebê para cima pode trazer hemorragias cerebrais, convulsões e sequelas para a vida toda. Quem nunca viu uma cena dessas e ainda por cima o bebê morrendo de rir?

Infelizmente, as sacudidas/chacoalhadas também são comuns na hora da repreensão.

O adulto balança os ombros da criança para frente e para trás, e a cabeça, que fica sem apoio, movimenta-se com bastante agilidade, correndo graves riscos. Se esse movimento for feito em bebês, é ainda pior. O bebê pequeno tem a cabeça grande, desproporcional ao corpo. O pescoço, por sua vez, ainda é mole e a musculatura é pouco desenvolvida. Por isso, essas brincadeiras causam lesões cerebrais.

Quem explica isso é Márcia Sanae Kodaira, pediatra do Hospital Santa Catarina (SP).

Mesmo que você esteja se defendendo, dizendo que jamais brincaria com um bebê assim, saiba que essa atitude pode acontecer involuntariamente.

Por exemplo, quando um bebê se engasga.

Em momento de desespero, os pais sacodem o filho para que ele volte a respirar.

A dica para que a criança libere o leite preso é virá-la de lado ou colocá-la de bruços por cima do antebraço, levemente inclinada para baixo. Portanto, nunca sacuda um bebê!

As consequências tanto podem ser temporárias, como definitivas, e ninguém quer arriscar, não é?

Há casos até de que crianças que desenvolveram retardo, surdez, lesões oftomalógicas...

Pior é que o diagnóstico não identifica que o problema foi resultado de uma brusca sacudida. E em 30% dos casos o bebê pode até morrer.

Mas não faça confusão.

Vamos repetir: a síndrome do bebê sacudido não tem nada a ver com as brincadeiras que você faz com seu filho, como balançar nos braços, num balancinho para bebês ou as chacoalhadas que o carrinho faz ao caminhar pelas ruas.

O que causa a síndrome são movimentos bruscos, como as fortes sacudidas para cima.

Consulte sempre seu médico.

Via curapelanatureza

Casal passeia 16 dias com corpo de bebê falecida para registrar últimos momentos

Quinta, 02 de fevereiro de 2017


O casal Charlotte Szakacs, de 21 anos e Attila, de 28, ficaram devastados após receber a notícia, durante a vigésima semana de gestação, que sua primeira filha tinha uma anomalia cromossômica. Quando nasceu, no começo de dezembro de 2016, a pequena Evlyn pesava pouco mais de dois quilos e embora tenha lutado por quatro semanas, não resistiu e faleceu no dia 10 de janeiro. 

Após ser mantida por 12 dias no refrigerador mortuário do hospital, os pais receberam a permissão de ficar com o corpo da recém-nascida até seu funeral, marcado para o dia 26 de janeiro. Durante esse tempo, os dois registraram os últimos momentos ao lado da única filha e compartilharam as imagens nas redes sociais, comovendo muitos internautas. 

"Tantas pessoas nunca ouviram de pais que puderam passar esse tempo com seus bebês e outras mães chegaram a mim e disseram que isso teria ajudado [com a perda]. Eu sei que essa talvez não seja a melhor opção para todo mundo, mas para nós é tão importante ter a possibilidade de ter esse tempo em família e apenas curtir propriamente nossa garotinha", escreveu a mãe. 

"Eu acho que ter esse tempo com ela fez uma grande diferença. Ser capaz de fazer as coisas que você tanto imaginou como passear com ela na praça, isso realmente ajudou emocionalmente. Eu estava muito nervosa em trazer ela para casa porque eu não sabia se sentiria que isso é certo, mas foi tão legal ter ela lá. E não foi apenas por nós, mas por Evlyn que pode estar em casa", completou.


Fonte: Rede TV Uol

Pelotão da PM em Arez-RN é alvo de ataque e viatura é incendiada


Quinta, 02 de fevereiro de 2017

Criminosos atearam fogo no prédio, na madrugada desta quarta-feira.



Bandidos atacaram o prédio onde funciona o Pelotão Destacado da Polícia Militar na cidade de Arez. Na madrugada desta quarta-feira (1º), criminosos atearam fogo no prédio e também queimaram uma viatura.

Os criminosos, de acordo com a polícia, utilizaram coquetel molotov para atear fogo no prédio. As chamas atingiram parte das instalações do Pelotão e queimaram a viatura por completo. Após o atentado, dois suspeitos foram presos.

Eles foram levados para a delegacia de Goianinha, onde serão ouvidos e possivelmente autuados, caso se confirme a participação deles no crime.


*Portal BO /Umarizal News

Perito criminal Jader Viana assume a direção da Unidade Regional do ITEP em Mossoró-RN

Quinta, 02 de Fevereiro de 2017



A Unidade Regional do do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) em Mossoró tem novo diretor. O perito criminal Jáder Viana assume a coordenação do órgão em substituição a Ediberto Medeiros. 

Agente da Polícia Federal aposentado, Ediberto Medeiros comandou o ITEP de Mossoró, por quase dois anos e agora deixa o cargo para um funcionário de carreira do Instituto. 

Uma das medidas que serão adotadas pelo novo diretor do ITEP diz respeito a tornar a unidade de Mossoró, interligada com a de Natal na questão de perícia técnica e científica. 

Para Jáder Viana a Unidade do ITEP de Mossoró trabalha quase que isolada das demais do estado. Um dos grandes problemas enfrentados pelo órgão em Mossoró, diz respeito a falta de médicos legista.

Arrastões em diversos bairros movimenta a Delegacia de Plantão nesta noite de quarta feira em Mossoró-RN


Quinta, 02 de Fevereiro de 2017


A Delegacia de Plantão no Alto São Manoel em Mossoró, ficou lotada no início da noite desta quarta feira 01 de fevereiro, de vítimas de assaltos praticados por criminosos em diversas área da cidade. 

Os arrastões foram registrados em diversos bairros da cidade,onde bandidos armados espalhando terror aos cidadão de bem. 

Segundo as vítimas que procuraram a DP de Plantão para registrar o BO, os bandidos, armados e ocupando motocicleta,agiam com violência.

A População está amedrontada e não sabia mais a quem pedir socorro. muitas pessoas estão ficando presas em suas casas porque tem medo de sair as ruas e serem assaltadas.


Fonte: Fim da Linha

Para Moro, ser o mais votado por juízes para o STF é apoio à Lava Jato

Quinta, 02 de fevereiro de 2017


Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters

O juiz Sérgio Moro disse nesta quarta-feira (1º) que a eleição interna da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), que o colocou em primeiro lugar na lista tríplice para a cadeira do ministro Teori Zavascki, indica o incentivo de seus pares à Lava Jato.

“Reflete o apoio dos magistrados federais aos trabalhos na Operação Lava Jato, o que é importante para se possa prosseguir”, declarou Moro, que recebeu 319 votos na consulta interna da principal entidade da toga federal.

Em segundo lugar na lista ficou o ministro Reynaldo Fonseca, com 318 votos. Em terceiro, o desembargador federal Fausto De Sanctis (165 votos).

A Associação dos Juízes Federais pretende entregar a relação dos mais votados ao presidente Michel Temer, a quem cabe escolher o sucessor de Teori, que morreu no dia 19 de janeiro em acidente aéreo no mar de Paraty (RJ).

“Foi uma grande honra figurar na lista tríplice ao lado de tão ilustres magistrados federais, como o ministro Reynaldo Fonseca e o desembargador Fausto de Sanctis, além de todos os demais previamente selecionados. Mais relevante, reflete o apoio dos magistrados federais aos trabalhos na Operação Lava Jato, o que é importante para que se possa prosseguir.”


UOL, com Estadão

Ortopedia para plantão e cirurgias eletivas têm longa espera


Quinta, 02 de fevereiro de 2017

A Saúde é área nevrálgica na administração Rosalba Ciarlini (PP). O médico ortopedista Manoel Fernandes atesta isso, em depoimento ao Blog Carlos Santos.

Faz relato da realidade de hoje no setor, em Mossoró, início do segundo mês da administração da prefeita e médica Rosalba:

O Governo Rosalba pega a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do bairro Belo Horizonte sem Plantão da ortopedia em fevereiro!

Há quatro meses de atraso. Os médicos pararam hoje!

No PAM do Bom Jardim (Centro Clinico Professor Vingt-un Rosado) também não há atendimentos nessa especialidade! As cirurgias eletivas têm uma lista de espera de mais de 300 pacientes (já sequelados, ou aleijados!).

O Secretário de Saúde, enfermeiro Benjamim Bento, tomou conhecimento desses fatos! Mas, ele diz que não há recursos para dar continuidade a esses serviços!

Segue a fábrica de sequelados “made in Mossoró”, onde por dia ocorre cerca de 30 acidentes envolvendo motocicletas!

No Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) há internados 30 pacientes! Desses, dez idosos com fraturas de fêmur. Aguardam cirurgias há 40 dias!

Uns pedem para aguardar em casa! Mas os que ficam, estão entregues…

Pedir a Deus uma luz! É o que nos resta!

Manoel Fernandes – Ortopedista.

Fonte: Carlos Santos

UFRN realiza cadastramento de aprovados do Sisu a partir desta sexta-feira

Quinta, 02 de fevereiro de 2017

Resultado de imagem para imagens da UFRN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, a partir desta sexta-feira, 3, o cadastramento dos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As datas de atendimento variam de acordo com o campus para o qual seja destinada a vaga, distribuídas da seguinte forma: campi Natal e Macaíba nos dias 3, 6, 7 e 8; campus Caicó ou curso multicampi de Medicina (Caicó, Currais Novos e Santa Cruz) nos dias 6, 7 e 8; campi de Currais Novos e Santa Cruz nos dias 7 e 8.

A pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá, recomenda aos estudantes acessar o edital, no qual poderão consultar dia e local do cadastramento, além das declarações e dos documentos necessários. O horário de atendimento será das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h em todos os pontos de cadastramento.

Fonte: Robson Pires

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055