martins em pauta

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Com ‘medo’ do povo a quem iludiu a vida inteira, Lula revive ‘fábula do arame farpado’ (veja o vídeo)

 Quarta, 12 de Abril de 2023

Um vídeo que viraliza nas redes mostra a cena deprimente do ex-presidiário Lula em ‘encontro’ com vítimas das fortes chuvas que assolaram o Maranhão, neste final de semana.

Fingindo ‘estar ao lado do povo’, ele se deixa ‘filmar’ cumprimentando alguns poucos apoiadores, em uma ‘imagem fechada’ propositalmente para fazer parecer que há mais gente ali.

Mas tudo não dura mais do que 15 a 20 segundos, afinal a fila não era longa e o molusco sequer estava próximo do povo, como tentaram fazer parecer, pois havia uma cerca de arame farpado separando.

Este mesmo arame farpado, aliás, se tornou símbolo de uma outra visita que ele fez ao nordeste, esta durante o mandato de 2005. 

Na fotografia, ainda mais deprimente, centenas de crianças magérrimas e maltrapilhas estavam do outro lado da cerca. Lula se mantinha um pouco mais afastado e não havia sorrisos ou festa, mas olhares desolados e de desespero.

Lula prometeu matar a fome dessa gente e, em um primeiro momento, até demonstrava estar decidido a isso. Mas parece que, para ele, o mundo deu bem ‘mais voltas do que o normal’ e passou do ponto.

O Janjo se iludiu e, pior, iludiu aquele que dizia ser o seu povo.

Hoje, muitas daquelas crianças de 2005, agora adultos, ainda seguem do outro lado, separados pelo mesmo arame que ‘fere' quem tenta se aproximar ou abusa do aperto de mão. 

A cena, absurdamente, parece se repetir, como em uma fábula com começo, meio e fim. Agora com promessas renovadas, mas também não cumpridas, como a tal ‘picanha com cervejinha’, fala de campanha que foi levada a sério até por ele mesmo.

Mas o vídeo não viraliza só por esse motivo.

Há na edição a continuação, em um corte seco em que surge a imagem de Jair Bolsonaro, também em visita a uma pequena cidade do Maranhão, meses atrás, durante o mandato de presidente.

E o contraste é simplesmente avassalador, pois não há cercas.

Muito pelo contrário, o capitão manda abrir os portões, recebe e abraça pessoas emocionadas e segue para o meio do povo, que logo se transforma em um mar de gente.

É impossível, ao assistir este vídeo, não vir à cabeça aquela ‘pergunta proibida’.

Como explicar, com imagens tão claras, a ‘saída’ de um, com a ‘entrada’ do outro.

Será que o ilusionista é tão bom assim, que estamos em hipnose coletiva?

Talvez seja hora de forçar a ponta do dedo na ‘farpa do arame’ para, quem sabe, acordar do pesadelo!

Assista:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643