martins em pauta

sábado, 3 de dezembro de 2016

Epidemias de zika e chikungunya serão ainda piores em 2017, diz Fiocruz

Sábado, 03 de novembro de 2016


O diretor regional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio, disse nesta quinta (1) que epidemias das doenças zika e chikungunya, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, serão ainda maiores no verão de 2016/2017 do que foram na última temporada. 

Segundo o pesquisador, que é especialista em medicina tropical, o número de casos este ano já subiu significativamente em relação ao ano passado. 

“Em 2015, foram identificados 38 mil casos de zika e de chikunguya. Neste ano, o número subiu impressionantemente para 255 mil. Só o estado do Rio já teve mais de 15 mil casos da doença até o mês de outubro. Claro que durante os meses em que o calor foi menor e com menos chuvas, a velocidade da transmissão diminuiu, mas agora estamos prestes a entrar no verão. E com ele, voltam as altas temperaturas e as chuvas intensas, que são condições mais do que ideais para a proliferação da doença. Como ainda não combatemos esses vírus da maneira adequada, uma epidemia ainda maior se anuncia para os próximos meses”, disse. 

O objetivo do encontro é discutir uma proposta para capacitação de profissionais da área de saúde na abordagem das três doenças. Venâncio disse que os profissionais de saúde, embora sejam capacitados, precisam de uma atualização em seus conhecimentos para saber lidar melhor com este cenário de novas doenças. 

De acordo com Venâncio, a transmissão da febre do Mayaro, doença infecciosa aguda causada por vírus, que provoca sintomas semelhantes aos da chikungunya, pelo Aedes aegypti ainda não pode ser confirmada. O pesquisador explicou que o vírus é transmitido majoritariamente por mosquitos silvestres, conhecidos como Haemagogus. 

“Isto é, de áreas rurais, de matas e etc. O que houve foi que, em estudos preliminares, foi constatado um potencial do Aedes como vetor do vírus. Esses estudos ainda precisam passar por aprofundamento. A preocupação é com o que chamamos de tríplice epidemia: dengue, zika e chikungunya. Claro que o Rio de Janeiro, por ter a peculiaridade de possuir uma fatia da Mata Atlântica, misturada ao seu espaço urbano, poderia apresentar a presença do Haemagogus, mas isso é algo que também precisa ser analisado com maior cuidado”, afirmou o diretor. 

“Nem o sistema público e o privado estão preparados para essa epidemia. Especialmente a zika e a chikungunya que, diferentemente da dengue, exigem uma abordagem multiprofissional. Claro que temos profissionais altamente capacitados, mas há a necessidade da atualização de seus conhecimentos para o manejo clínico, seja com cursos de capacitação na área ou alguma outra ideia. Isso que será discutido aqui ao longo de hoje e amanhã”. 

As declarações foram feitas no 2 º Seminário Dengue, Chikungunya e Zika: Desafios na Atenção à Saúde na Chikungunya, no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), em Manguinhos, no Rio, nesta quinta-feira (1). 

www.metrojornal.com.br

ADOLESCENTE INFRATOR QUE MATOU JUIZ ESCAPA APÓS LIBERTAR-SE DE ALGEMAS

Sábado, 03 de Dezembro de 2016

O infrator de 17 anos, suspeito de assassinar o juiz aposentado Edvaldo Florêncio Marques Batista, de 77 anos, durante uma tentativa de assalto no dia 8 de março deste ano, fugiu do complexo para adolescentes em conflito com a lei no último dia 24 de novembro.

O adolescente e outro interno do sistema socioeducativo teriam tentado assassinar um colega e foram levados para fazer exames na Perícia Forense. Durante o retorno, os dois conseguiram abrir as algemas e fugiram quando o carro parou.

De acordo com a Justiça, o adolescente envolvido na morto do juiz possui 19 passagens pela polícia, por casos de latrocínio, roubo e tráfico de drogas, além de várias fugas e comando de rebeliões.

Fonte: Tribuna do Ceará

209º Homicidio em Mossoró 2016: Comerciante e ex-candidata a vereadora é executada a tiros na Cobal

Sábado, 03 de Dezembro de 2016



A Comerciante da Cobal e ex-candidata a vereadora em Mossoró, Claudete Benicio de Souza, a "Lôba" de 52 anos de idade, foi executada com vário tiros de escopeta 12 e Pistola. 

O crime aconteceu por volta das 05h00min deste sábado 03 de dezembro de 2016 na Rua Marechal Floriano ao Lado da Cobal no bairro Paredões. Segundo a Polícia os criminosos estavam em um veículo tipo Sandero de cor prata e que fugiram após o crime. 

Populares relataram para a Polícia, que possivelmente um dos atiradores siu baleado, provavelmente por um popular que estava no local e reagiu a ação criminosa. 

A vítima foi atingida com tiros de escopeta 12 na região da cabeça. A PM isola o local do crime aguardando a chegada das equipes do ITEP e da Delegacia de Plantão. 

Já já mais informações


Fonte: Fim da Linha

Mossoroense e outros dois suspeitos são presos com armamento pesado e explosivos no estado de Goiás.

Sábado, 03 de Dezembro de 2016

DO POLÍCIA DE AÇO/GOIÁS


Thiago Henrique, mossoroense

Na manhã desta quinta feira 01 de dezembro de 2016, o Serviço de Inteligência do 28° BPM, recebeu uma denúncia anônima que indicava que um criminoso conhecido como Vei Lourenço, estava em Anápolis no estado de Goiás, se reunindo com outros criminosos para juntos explodirem a agência da CEF da cidade de Silvania/GO. 

Assim, foi realizado o monitoramento do criminoso, que se dirigiu para a cidade de Goiânia/GO, sendo acompanhado por Equipe de Inteligência e Equipe do TÁTICO do 28° BPM, sendo acionado o apoio das Equipes do GRAer. 

Quando na cidade de Goiânia/GO, o criminoso se encontrou com um comparsa na praça de alimentação de um Hipermercado, momento em que foi procedida a abordagem policial. 

Foram realizadas diligências, sendo encontrando e aprendido um Fuzil, Cal 556, com seis carregadores e 180 munições Cal 556 intactas, uma Escopeta Cal 12, Boito, com 154 munições Cal 12 intactas, duas Emulsões (dinamites) prontas para serem utilizadas, luvas, bala clava, redes de selva e materiais para acampamento. 

Durante as entrevistas, os detidos confessaram que estavam usando documento falso, tendo como nomes verdadeiros, Laurencio Francisco da Silva, vulgo: Veio Lourenço, 48 anos, Edvan Esteves, 43 anos e Thiago Henrique Souza Silva, 26 anos este residente na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte, já com passagem pela Polícia.

Os três foram conduzidos para a Sede da Polícia Federal,em Goiânia/GO, onde estão sendo autuados em flagrante delito. Os Policiais do 28º BPM e do Graer, evitam mais crimes de explosões de caixas eletrônicos que ocorreriam no estado.


Edvan Esteves e Laurencio Francisco planejavam explodir a agência bancária em Goiás



VEJA TRECHO DA ENTREVISTA CONCEDIDA PELOS SUSPEITOS PRESOS A TV DE GOIÁS


Fonte: Fim da Linha

Duas mulheres foram presas na tarde de hoje em Mossoró pela equipe da Denarc

Sábado, 03 de Dezembro de 2016



















Agentes da Delegacia de Narcóticos “Denarc” de Mossoró prenderam na tarde de hoje, 02 de dezembro de 2016, duas mulheres por motivos e em bairros e diferentes da cidade. 

Alexandra Pereira Rego, foi presa em casa na Ilha de Santa Luzia, portando ilegalmente um revólver calibre 38, com a numeração raspada e Sheila Caline da Costa, de 40 anos de idade foi presa também em casa, mas no bairro Santo Antônio, acusada por tráfico e associação ao tráfico de drogas. 

Alexandra, foi autuada e seu caso não pode ser afiançável por que a arma estava com a numeração alterada e Sheila, segundo o Delegado Teixeira Júnior, aguardava a decisão da Justiça em liberdade, mas teve sua prisão decretada na tarde de hoje. 

As duas mulheres foram encaminhadas ao Pavilhão feminino da Penitenciária Mário Negócio.

Fonte: O Câmera

Temer irá a aeroporto, mas não ao estádio para funeral da Chapecoense

Sábado, 03 de dezembro de 2016

Segundo assessoria da presidência, haverá cerimônia com honras militares. 
Chegada dos corpos em aviões da FAB está prevista para as 8h de sábado.



Caixões com os corpos das vítimas brasileiras do acidente com o avião da Chapecoense embarcam em aviões da FAB na base aérea de Rionegro, na Colômbia, rumo a Chapecó (SC) (Foto: Reprodução/Globo News)

O presidente Michel Temer não participará neste sábado (3) da homenagem às vítimas do acidente aéreo da Colômbia na Arena Condá, informou a assessoria de imprensa da Presidência da República. Temer deve recepcionar os corpos das vítimas e participar de uma cerimônia com honras militares no aeroporto de Chapecó, no Oeste catarinense.

O avião que levará o presidente a Chapecó deverá decolar de Brasília antes das 6h da manhã deste sábado (3), em uma viagem que deve durar 1h45. A previsão é de que ele esteja em solo 40 minutos antes do horário previsto para a chegada dos corpos, estimada para as 8h no aeroporto de Chapecó. Três aeronaves da FAB partiriam da Colômbia na noite desta sexta-feira (2) levando as vítimas brasileiras da tragédia.

A presidência não confirmou quais autoridades devem acompanhar Temer.

Veja íntegra da nota da presidência

O presidente Michel Temer participa, na manhã deste sábado, no aeroporto de Chapecó, da Cerimônia de Honras Fúnebres em homenagem às vítimas do acidente com o avião que transportava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol e jornalistas para a partida contra a equipe do Atlético Nacional de Medellin.

Durante a cerimônia, o Presidente da República vai entregar às famílias a Medalha da Ordem do Mérito Desportivo como reconhecimento do governo federal e do povo brasileiro pelos serviços prestados ao País por todos os que estavam naquele vôo.

Recusa a suposto convite

O pai de um dos jogadores mortos no acidente aéreo com o time da Chapecoense disse ter recusado um suposto convite para participar de uma homenagem às vítimas na manhã deste sábado (3), na chegada dos corpos ao aeroporto de Chapecó, com a presença do presidente Michel Temer. Segundo Osmar Machado, de 66 anos, a cerimônia acontece antes do velório coletivo na Arena Condá, estádio do time.

O pai havia entendido que deveria ir ao aeroporto recepcionar Temer enquanto os corpos ficariam na Arena Condá --mas o procedimento não será esse.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou nesta sexta-feira que Temer recepcionará os 50 corpos da delegação da Chapecoense no aeroporto da cidade.

Segundo o ministro, o presidente chegaria ao local por volta das 7h45 deste sábado. A informação não foi confirmada pelo Palácio do Planalto. O primeiro dos três aviões com os corpos das vítimas está previsto para pousar na cidade catarinense às 8h. 

A reportagem também procurou a Chapecoense, que também participa da organização das homenagens, mas o clube afirmou não ter informações sobre o caso.

Medalha do Mérito Desportivo
O governo federal concedeu nesta sexta-feira (2) a Medalha do Mérito Desportivo à Chapecoense e às vítimas do acidente aéreo do último dia 29, em Medellín (Colômbia).

A medida foi publicada em uma edição extra do "Diário Oficial da União" e é assinada pelo presidente Michel Temer e pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani.

O avião que levava a Chapecoense a Medellín caiu na madrugada de terça-feira. Ao todo, 71 pessoas, entre atletas, jornalistas e tripulação, morreram, e seis sobreviveram.



GLOBO.COM

Governador tenta tranquilizar servidor quanto ao 13º Salário

Sábado, 03 de dezembro de 2016


Promessa

Se acalme, servidor público estadual.

Você não vai ficar sem o 13º Salário.

A promessa é do próprio governador Robinson Faria (PSD).


Teclando agora ao final da tarde nas redes sociais, assegura que o dinheiro está quase ouvindo a conversa. Mas que será pago, não precisando quando.

- A divulgação das datas do pagamento será feita na próxima terça. Estamos aguardando algumas definições para fechar o calendário – disse ele.

- Fiquem tranquilos que o décimo terceiro salário irá ser pago.

Nota do Blog - Como diria minha santa mãezinha…”Que os anjos da boca mole digam amém!


Amém!

Fonte: Carlos Santos

VIDA DE BANDIDO NÃO ESTÁ FÁCIL: DEPUTADO FEDERAL É CHAMADO DE LADRÃO E CORRUPTO


CAPANGA DE ANÍBAL GOMES ATACA POPULAR ENQUANTO PARLAMENTAR ENFRENTA PROTESTO

A vida dos políticos ladrões e corruptos que embolsam dinheiro público e votam em defesa do crime não está nada fácil.

A população começa a se rebelar contra parlamentares corruptos nos aeroportos.

Um exemplo é o que aconteceu em Fortaleza (CE).

Um protesto contra o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB) na madrugada desta sexta-feira, 2, no Aeroporto Pinto Martins, terminou em confusão e até em agressão física. Grupo de manifestantes xingaram o político de “ladrão”, “corrupto” e “vagabundo”, e um deles chegou a ser agredido pelo motorista de Aníbal. Um dos presentes gravou a confusão:

Fonte: O Povo

TOMA JOAQUIM BARBOSA: REINALDO AZEVEDO HUMILHA O EX-PRESIDENTE DO STF


O PETRALHA DO MINISTRO APOSENTADO ACHA QUE É BRABO E LEVA BOTINA NOS FUNDILHOS

Fonte: Carlos Skarlack

Vacina contra Aedes aegypti pode prevenir contra Zika, dengue e chikungunya

Sábado, 03 de dezembro de 2016


Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais estão produzindo o que pode ser a primeira vacina no mundo diretamente contra o Aedes aegypti. O projeto é um dos aprovados pelo Ministério da Saúde na Chamada Pública para apoiar projetos de pesquisa no combate ao vírus Zika e no enfrentamento ao Aedes aegypti.

“A gente conseguiu, nesse trabalho, interferir no inseto que é o transmissor de várias arborviroses, como Zika, Dengue e Chikungunya. E por essa razão essa vacina é particularmente importante para o Brasil, já que os virologistas apontam para o risco iminente de chegar aqui novas arboviroses que são também transmitidas por este mosquito”, afirma o pesquisador do projeto, Rodolfo Giunchetti.

Aviões da FAB chegam à Colômbia para buscar corpos de vítimas de acidente

Sábado, 03 de dezembro de 2016


Os aviões cargueiros da Força Aérea Brasileira (FAB) que foram ajudar no traslado dos corpos de vítimas do acidente aéreo com a equipe da Chapecoense já estão em solo colombiano, na Base Aérea de Rionegro, perto de Medellín. As três aeronaves devem ficar cerca de duas horas na Colômbia para o embarque de 56 corpos, segundo a assessoria de imprensa da FAB.

Em seguida, os aviões seguem para Manaus, aonde devem chegar ainda hoje (2). A previsão é que as três aeronaves C-130 Hércules da FAB cheguem à cidade de Chapecó, em Santa Catarina, por volta das 8h de amanhã. Um acidente aéreo na madrugada do dia 29 matou 71 pessoas, entre as quais jogadores e dirigentes da Chapecoense, jornalistas e tripulantes. Seis sobreviventes continuam internados em hospitais da Colômbia. O velório será neste sábado (3), na Arena Condá, estádio da Chapecoense.

Municípios potiguares recebem Selo da Unicef

Sábado, 03 de dezembro de 2016


Quarenta e nove municípios potiguares receberam, nesta sexta-feira (02), o Selo Unicef- Município Aprovado (2013-2016). O evento aconteceu na Escola de Governo, e contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN). A cerimônia teve a presença dos prefeitos dos 49 municípios premiados por implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.

Estiverem presentes na cerimônia, também, a secretária adjunta da Sethas-RN, Maira Oliveira, o secretário de Relações Institucionais, Getúlio Ribeiro, representantes da Unicef e do Ministério Público. A secretária adjunta da Sethas, Maira Almeida, ressaltou a importância do Selo Unicef. “ É uma premiação muito importante para o município, pois significa que ele pensa e executa políticas para a criança e do adolescente e também mostra que houve um avanço nessa política e que existe um retorno da comunidade”. 

O Selo Unicef- Município Aprovado é uma premiação que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da gestão municipal no cumprimento do seu papel constitucional, alcançando resultados por meio de políticas públicas efetivas para promover a proteção integral da população de até 17 anos. 308 municípios do Semiárido Brasileiro receberam o selo Unicef este ano.

Municípios Premiados

Acari
Afonso Bezerra
Alto do Rodrigues
Antônio Martins
Apodi
Baía Formosa
Bento Fernandes
Brejinho
Cerro Corá
Coronel João Pessoa
Currais Novos
Doutor Severiano
Parnamirim
Extremoz
Florânia
Guamaré
Ipueira
Itaú
Janduís
Jucurutu
Lajes
Lucrécia
Macaíba
Major Sales
Martins
Messias Targino
Nova Cruz
Olho-d’Água do Borges
Ouro Branco
Parazinho
Parelhas
Rio do Fogo
Passa e Fica
Pau dos Ferros
Portalegre
Serra Caiada
Riacho da Cruz
Rodolfo Fernandes
Santa Cruz
Santana do Seridó
São João do Sabugi
São Paulo do Potengi
São Tomé Severiano Melo
Tenente Laurentino Cruz
Timbaúba dos Batistas
Venha-Ver
Vera Cruz Viçosa

Fonte: Robson Pires

RN é o Estado do Nordeste escolhido para apresentar situação das arboviroses

Sábado, 03 de dezembro de 2016


O Rio Grande do Norte foi o Estado da Região Nordeste escolhido pelo Governo Federal para apresentar a situação epidemiológica e as atividades que estão sendo realizadas e previstas para o combate ao vetor responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

A reunião tem início às 8h30, por videoconferência, com a Presidência da República, no 1° andar da Secretaria de Estado da Saúde Pública. Além de representantes do Governo do Estado, estarão presentes os secretários de Saúde de Natal e da Sesap, e autoridades da Marinha, Exército e Aeronáutica.

A agenda local da Mobilização Nacional coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios foi definida em reunião na Sala Estadual de Situação na sede da Sesap. Estiveram presentes técnicos da pasta, representantes da Marinha do Brasil, da Secretaria de Saúde de Natal e do Ministério da Saúde.

E para finalizar a agenda do dia, às 9h30 haverá uma solenidade onde o Ministério da Saúde vai entregar cinco veículos tipo Doblô para os municípios de Caicó, Extremoz, Nísia Floresta, Assu e Natal. Para atuar nas ações de controle do mosquito e durante o período do Carnatal, técnicos da Sesap estarão desenvolvendo atividades educativas para prevenção ao Aedes aegypt.

20 presos tentam fugir do CDP de Currais Novos

Sábado, 03 de dezembro de 2016


190 RN – Uma tentativa de fuga foi registrada por volta das 17h desta sexta-feira (2) no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Currais Novos.

Segundo informações dos agentes penitenciários, os apenados tentaram fugir cavando um buraco na parede do banheiro de uma das celas, mas os Agentes, com a ajuda da Polícia Militar, conseguiram abortar a fuga.

No momento da tentativa de fuga, 20 detentos estavam na cela, ,mas nenhum conseguiu fugir, graças a ação rápida dos agentes de segurança.


Fonte: Robson Pires

Líder da principal facção do Recôncavo Baiano é morto em megaoperação

Sábado, 03 de Dezembro de 2016 

Foto: Divulgação / SSP-BA

Uma megaoperação deflagrada nesta sexta-feira (2) desarticulou a principal facção criminosa do Recôncavo Baiano. Seis foram mortos na ação, e 11 mandados de prisão cumpridos contra a quadrilha responsável pelo tráfico de drogas na região. O líder do grupo, conhecido como Leo Gado, foi flagrado na comunidade São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe. Os bandidos estavam escondidos em uma casa de difícil acesso, em meio a uma mata, quando perceberam a presença da polícia reagiram atirando. Durante o confronto, seis deles foram atingidos, levados a hospitais da região, mas não resistiram aos ferimentos. Os corpos de Leo Gado, Piel, Dal e Zoio foram identificados, enquanto outros dois seguem sem identificação no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Outros quatro acusados foram presos e encaminhados à DT de Maragogipe. Com os criminosos foram apreendidos duas submetralhadoras nove milímetros, duas espingardas calibre 12, uma pistola calibre 45, uma pistola e três carregadores nove milímetros, um revólver calibre 38, um revólver calibre 22, além de aproximadamente cinco mil pedras de crack, cinco mil pinos de cocaína, 34 tabletes de maconha e R$ 4,710 mil. A ação foi comandada pela Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA) e unidades do Batalhão de Operações Policiais Especiais, Grupamento Aéreo da Polícia Militar, do Departamento de Polícia do Interior, através da Delegacia Territorial de Maragogipe, e da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal (CAOP). A operação contou com cerca de 130 policiais, e o auxílio de lanchas e aeronaves devido ao difícil acesso aos locais onde os suspeitos estavam escondidos. A quadrilha é acusada de ser a responsável pelo tráfico de drogas em parte dos municípios do recôncavo e de ter participado de vários assaltos a banco.

OAB-BA reajusta anuidade para R$ 800 em 2017; medida provoca protesto de advogados

Sábado, 02 de Dezembro de 2016 

por Cláudia Cardozo / Bruno Luiz
Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados da Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) anunciou nesta sexta-feira (2) que a anuidade paga por advogados será reajustada dos atuais R$ 600 para R$ 800 a partir do próximo ano. De acordo com a instituição, o aumento segue determinação do Conselho Federal da Ordem, e a proposta foi aprovada por unanimidade durante a 10ª Sessão do Conselho Pleno da seccional. Sob protestos de parte da categoria, que iniciou um abaixo-assinado para tentar reverter a decisão, a OAB-BA justifica que o valor proposto é o menor entre todas as regiões do país e que, desde 2013, a anuidade não sofre reajuste, apesar do crescimento da inflação e das reposições salariais de funcionários. “Deste modo, ao decidir não aplicar a atualização monetária no valor da anuidade entre 2014 e 2015, a OAB-BA proporcionou aos advogados e advogadas uma economia real durante os três últimos anos”, justificou a entidade dos advogados em nota. Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, os valores subiram para R$ 900 e R$ 1 mil, respectivamente. A instituição decidiu também ampliar de 10 para 12 o número de parcelas para pagamento da anuidade no boleto, reduzindo para R$ 66,67 o valor de cada uma. Os advogados ainda poderão utilizar cartão de crédito para fazer o pagamento on-line de anuidades, taxas e débitos pendentes junto à OAB-BA. As condições de pagamento são de 10% de desconto à vista no boleto ou 5% de desconto em quatro parcelas no cartão, ou quitação integral das 12 parcelas. A instituição ressaltou também que, desde 2014, vigora a tabela de redução da taxa paga por profissionais com até cinco anos de inscrição. “Os advogados enquadrados nessa categoria tinham 25% de redução na anuidade, mas, desde 2014, o desconto passou a ser progressivo, beneficiando os advogados com menos tempo de inscrição. Assim, os jovens profissionais passaram a ter descontos de 50% para até um ano de inscrição; de 40% para até dois anos de inscrição; de 30% para até três anos de inscrição; e de 25% para quatro e cinco anos de inscrição”, afirmou. A medida, entretanto, não foi bem aceita pelos advogados. Na comunidade jurídica no Facebook, manifestações de revolta se seguiram aos boatos correntes deste a quinta (1º) de que a anuidade sofreria reajuste. “Não compreendem que, neste momento de crise, aumentar a anuidade é uma ofensa à nossa dignidade”, criticou um advogado. Ele ainda estimou que a atual taxa de inadimplência de 40% entre os causídicos pode passar dos 60% com o novo valor. A OAB-BA já havia anunciado em outubro deste ano que vai passar a negativar os advogados inadimplentes

Aécio tenta emplacar Imbassahy em ex-ministério de Geddel, diz coluna

Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

O lugar deixado por Geddel Vieira Lima (PMDB) na Secretaria de Governo pode ser ocupado por outro político baiano. De acordo com a coluna Radar Online, da revista Veja, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) tenta garantir mais espaço para os tucanos no governo de Michel Temer (PMDB). Com a saída de Geddel do ministério, após a polêmica que envolveu o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, Aécio tenta emplacar um correligionário: o deputado federal Antônio Imbassahy.

'Fizeram da corrupção um meio de vida’, diz ministro do STF ao criticar impunidade

Sábado, 03 de Dezembro de 2016

por Júlia Vigné / Guilherme Ferreira
Foto: Júlia Vigné / BN

Parte da palestra de Luís Roberto Barroso em Salvador foi dedica a críticas ao combate à corrupção no Brasil. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) classificou a questão como um grave problema do país e apontou a impunidade como maior causa do entrave. “Nós criamos um país em que as pessoas fizeram da corrupção um modelo de negócio e outros fizeram da corrupção um meio de vida”, reclamou durante palestra no Hotel Deville Prime, em Salvador, na tarde desta sexta-feira (2). Barroso ainda citou a própria legislação brasileira como um dos obstáculos para o combate à corrupção. “O direito penal no Brasil não é capaz de pegar ninguém que esteja em uma faixa de renda acima de cinco salários”, afirmou. A corrupção generalizou-se de alto a baixo em todos os espaços e menos de 1% da população carcerária está presa por esse fato. E 30% da população carcerária está presa por delitos associados a drogas. Boa parte dessas pessoas são réus primários que foram presos por tráfico de pequenas quantidades de drogas”. Ele também fez referência ao pedido de desculpa da empreiteira Odebrecht por conta do esquema de corrupção revelado pela Operação Lava Jato. Para o ministro, a prática deveria ser norma no Brasil. “No Mensalão nenhum dos condenados veio a pública para dizer 'desculpas à sociedade brasileira'. O sentimento deles é 'todo mundo fez e eu que fui punido’”, comparou.

Ilhéus: Justiça determina que Banco do Brasil proíba saques irregulares de recursos da União

Sábado, 03 de Dezembro de 2016 

Foto: Divulgação

A Justiça Federal em Ilhéus determinou que o Banco do Brasil proíba os chamados “saques na boca do caixa”, aqueles não feitos diretamente nos caixas eletrônicos, com verbas de repasses federais para fins específicos. O banco deve ainda, em um prazo de 15 dias a partir da data da decisão, proibir a transferência de valores para outras contas públicas dos municípios abrangidos pela Subseção Judiciária de Ilhéus. De acordo com a determinação, o Banco do Brasil precisa assegurar, ainda, que os repasses federais sejam mantidos em suas contas específicas e retirados, exclusivamente, mediante créditos nas contas dos fornecedores/prestadores destinatários dos valores. Os nomes, conta bancária e CPF/CNPJ devem ser identificados pela empresa, inclusive nos extratos bancários. Também foi determinado que o Banco proibisse, no prazo de 30 dias, transferências com destino desconhecido ou quaisquer movimentações com indicações genéricas, como “pagamentos a fornecedores” e “pagamentos diversos”. A decisão, do último dia 11 de novembro, acatou a pedido liminar feito pelo Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus, de autoria do procurador Tiago Modesto Rabelo. Segundo Rabelo, as transferências ocorrem, geralmente, para aplicação em ações e programas de destinação vinculada, a exemplo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), dos convênios federais e dos programas do FNDE. De acordo com ele, atos fraudulentos de prefeitos são facilitados por saques “na boca do caixa” e transferências ilícitas para contas do município ou de destinatários não identificados. A Justiça Federal fixou, ainda, multa no valor de R$ 30 mil para cada descumprimento da liminar –por qualquer das partes – e de R$ 1 mil para cada dia de atraso nos prazos fixados.

Serra confirma suspensão da Venezuela do Mercosul

Dábado, 03 de Dezembro de 2016

Foto: Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, confirmou nesta sexta-feira (2) a suspensão da Venezuela do Mercosul. Ele disse que o país tinha sido advertido quanto a essa possibilidade. “Já tinha sido anunciado [que a Venezuela seria suspensa do bloco econômico] se não cumprisse certos requisitos, e foi”, ressaltou o ministro, que evitou comentar ou dar detalhes sobre o assunto. Serra participou, nesta sexta, do lançamento da campanha contra a dengue em uma escola na zona oeste de São Paulo. Segundo a Agência Brasil, a decisão sobre a Venezuela está relacionada ao vencimento do último prazo acordado em setembro para que Caracas cumprisse suas obrigações de adesão ao Mercosul. Os chanceleres dos países fundadores bloco – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – elaboraram um comunicado no qual explicam que a Venezuela não cumpriu seus acordos. As informações são da Rádio França Internacional. A marginalização da Venezuela se desenhava desde que os demais sócios bloquearam, em julho passado, o acesso do país à presidência semestral do Mercosul. O governo venezuelano, contudo, negou a informação e garantiu que vai continuar a participar das reuniões

ANS suspende a comercialização de 69 planos de saúde por três meses

Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Foto: Agência Brasil
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou a suspensão da comercialização de 69 planos de saúde de 11 operadoras a partir desta sexta-feira (2). Entre as operadoras suspensas estão a Unimed Norte/Nordeste e a Caixa Seguradora. A punição acontece por conta de reclamações relativas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento, recebidas ao longo do terceiro trimestre de 2016. Os planos suspensos possuem, juntos, cerca de 692 mil beneficiários. Para a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Karla Santa Cruz Coelho, a medida ajuda a preservar "o consumidor que já está nesses planos, que tendem a ter o atendimento normalizado. Com a redução das queixas, as operadoras poderão ter a venda liberada no próximo ciclo, daqui a três meses”. Entre o início de julho e o final de setembro, a ANS recebeu 16.043 reclamações de natureza assistencial em seus canais de atendimento. Clique aqui e confira a lista completa de planos de saúde suspensos.

Percentual de negros em universidades dobra, mas é inferior ao de brancos

Sábado, 03 de Dezembro de 2016 

Foto: Reprodução / Novo Jornal

O percentual de negros no nível superior deu um salto e quase dobrou entre 2005 e 2015. Em 2005, um ano após a implementação de ações afirmativas, como as cotas, apenas 5,5% dos jovens pretos ou pardos na classificação do IBGE e em idade universitária frequentavam uma faculdade. Em 2015, 12,8% dos negros entre 18 e 24 anos chegaram ao nível superior, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Comparado com os brancos, no entanto, o número equivale a menos da metade dos jovens brancos com a mesma oportunidade, que eram 26,5% em 2015 e 17,8% em 2005. Segundo a Agência Brasil, os dados foram constatados pela Síntese de Indicadores Sociais - uma análise das condições de vida da população brasileira. A pesquisa também mostra que os anos de ensino influenciam no salário: quanto maior a escolaridade, maior o rendimento do trabalhador. De acordo com o IBGE, a dificuldade de acesso dos estudantes negros ao diploma universitário reflete o atraso escolar, maior neste grupo do que no de alunos brancos. Na idade que deveriam estar na faculdade, 53,2% dos negros estão cursando nível fundamental ou médio, ante 29,1% dos brancos. Na última década, o Brasil conseguiu aumentar o número de estudantes entre 15 e 17 anos no Ensino Médio de 81,6% para 85%. No entanto, o IBGE avalia que o crescimento foi tímido e destaca o impacto da "pedagogia da repetência" na evasão escolar entre os mais pobres.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Família acredita que jovem foi morto por engano em Areia Branca-RN na tarde de ontem

Sexta, 02 de dezembro de 2016


No inicio da tarde de ontem, 01 de dezembro, o jovem Luiz Pedro de Araújo Junior, de 26 anos de idade, foi baleado com um disparo de arma de fogo na cabeça e morreu a caminho do hospital da cidade de Areia Branca. O Jovem que residia na Rua Natal, trafegava de motocicleta, quando foi baleado em frente à creche, na Rua Fortaleza, no bairro Nordeste, em Areia Branca. Ele ainda chegou a ser socorrido por populares, mas não resistiu. A família acredita que Juninho tenha sido morto por engano e não tem informações sobre a motivação e nem sobre os possíveis acusados.

Fonte: O Câmera

MPF pedirá suspensão das provas do Enem 2016 realizadas em novembro

Sexta, 02 de dezembro de 2016


O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) pedirá a suspensão da validade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, aplicadas nos dias 5 e 6 novembro. A decisão foi divulgada na tarde desta quinta-feira, 1º, após a investigação da Polícia Federal concluir que houve vazamento das provas para, pelo menos, dois candidatos. O recurso não interfere nas provas que serão realizadas neste fim de semana de dezembro.

De acordo com o procurador da República Oscar Costa Filho, o pedido será uma extensão da suspensão da redação para todas as provas objetivas. No entanto, esse novo recurso será protocolado depois do julgamento das duas ações civis públicas relativas ao Enem e solicitadas anteriormente.

Em coletiva de imprensa, que ocorre nesta tarde, o procurador da República Oscar Costa Filho disse que o inquérito comprova que não se trata de um caso pontual, e sim ''de uma rede de fraude que tem atuação nacional''.

Batalha judicial

No início de novembro, Oscar Costa Filho pediu a suspensão do exame por “quebra da igualdade da aplicação”. A ação civil foi motivada pela aplicação do teste em dois períodos distintos, o que quebrava a isonomia do teste, na avaliação do MPF.

Um dia após a realização do Enem, o procurador pediu o cancelamento da prova de Redação, sob a suspeita de que o tema havia sido vazado. O procurador sustentou que um dos presos no exame, o secretário de Alto Santo Antônio Diego Lima Rodrigues, estava com o texto pronto antes do início da prova. Ele também citou a repetição do tema da Redação, que teria sido usado de maneira similar em uma prova falsa que circulou na Internet no ano passado.

O procurador quer que as ações sejam julgadas pelo menos juiz, pois são questões da mesma natureza.


Redação O POVO Online com informações da repórter Domitila Andrade

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL EM PATU-RN

Sexta, 02 de dezembro de 2016


O acidente que terminou, na tarde de hoje, 01 de dezembro, com a morte de Sebastião Vieira de Brito Filho de 41 anos de idade, residente na cidade de Messias Targino aconteceu por volta de 15 horas, em frente ao Posto de Combustível Esperança II e próximo ao trevo de acesso a cidade de Rafael Godeiro, na RN 117 no município de Patu. 

Segundo consta nos registros de policia, Sebastião trafegava de motocicleta pela RN, quando foi surpreendido por outro motoqueiro que saiu do posto e invadiu a pista. Com a leve batida das motos, ele caiu e morreu no local. O outro condutor fugiu do local antes da chegada da policia. 

Depois dos procedimentos realizados pela equipe de plantão no Itep em Mossoró, o corpo de Sebastião Vieira foi removido e será necropsiado na sede da Unidade Regional do Itep em Mossoró.


O Câmera

Fonte:Passando na Hora

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055