martins em pauta

sábado, 30 de maio de 2015

62ª Mortes violentas em Mossoró/RN

Sábado, 30 de maio de 2015

Um crime de homicídio foi registrado na noite de sábado 30 de Maio de 2015, na favela do Fio no conjunto ProMorar Bairro Santa Delmira em Mossoró Rio Grande do Norte.

Segundo informações, indivíduos em um veiculo tipo Siena de cor azul efetuaram vários disparos contra Jailson de Paiva Vieira de 27 anos de idade, natural de Catolé do Rocha, morador da Rua José Malaquias. O mesmo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

Uma viatura da Policia Militar esta no local realizando o isolamento até a chegada do Instituto Técnico e Cientifico de Policia que fara a remoção do corpo para sede do órgão.



Fonte: Câmara




Professor é executado por abusar de 26 alunas na China

Sábado, 30 de maio de 2015

Foto: Reprodução

Um professor chinês foi executado após o Supremo Tribunal Popular da China condená-lo por abusar sexualmente de 26 alunas. Li Jishun estuprou 21 crianças e abusou de outras cinco em salas de aula, dormitórios e na floresta em torno de uma vila na província de Gansu, entre 2011 e 2012, com alunas de 4 a 11 anos de idade, de acordo com O Globo. O alvo do agressor eram meninas “jovens e tímidas” e houve casos em que uma mesma criança foi abusada mais de uma vez. De acordo com o comunicado divulgado pelo tribunal, a pena foi aplicada porque Jishun, que cometeu todos os crimes em apenas um ano, representava “uma grave ameaça para a sociedade”. “O Supremo Tribunal Popular acredita que a execução de Li Jishun foi apropriada”, diz a nota. O Tribunal informou que foram cerca de 7.145 casos de abuso sexual relatados entre 2012 e 2014. O número representa um aumento de 40% nos casos nesse período.

Agricultor pode ter sido espancado até a morte na cidade de Caicó

Sábado, 30 de maio de 2015


Francisco das Chagas Pereira de Araújo, de 38 anos, que morava na Rua Luzia Maria do Nascimento, no Bairro João Paulo II em Caicó, foi encontrado morto nas primeiras horas da manhã de hoje, sábado 30 de maio, no mesmo bairro onde morava. 

De acordo com informações, seu rosto estava desfigurado o que confirma que ele foi espancado brutalmente com o uso de objeto contundente. 

O corpo de Francisco da Chagas, foi removido do local onde foi encontrado pelos técnicos do Itep. 

Ele será necropsiado na sede Regional da Unidade do Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep em Mossoró e em seguida liberado para ser sepultado. 


As informações de Sidney Silva foram alteradas



Fonte: O Câmera

ENCANTO: A SAIA RODARÁ OU NÃO.


sábado, 30 de maio de 2015

Imagem do Googgle
Uma fonte me confidenciou, que o prefeito Alberone Neri, da pequena e aconchegante Encanto, havia dito tempos atrás, que em 2016 a "surra" seria de saias. Assim sendo, fico imaginando com quem saia. Ou melhor, com a saia de quem... Evidentemente seria uma mulher, a postulante a sucessão municipal. Não estamos na Escócia. Aqui, homem não usa saias. De início, muitos podem pensar, de forma totalmente enganosa, claro, que seria Yria Queiroz, a candidata. Mas Yria, esposa de Alberone, não poderia disputar. Sabemos, a lei é contrária. Destarte, surgem nomes e mais nomes. Pautado nisso, terei a petulância de arriscar um nome que aparentemente pouco tem a ver com o município, por residir na capital: a psicóloga Lídia Guedes.
Hoje, ocupando a sub-secretaria da SEARA, Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária do governo Robinson Faria, Lídia é notoriamente um dos basilares do sucesso da campanha de Galeno Torquato e até mesmo do atual governador. Trabalhou muito durante todo o período eleitoral. Percorreu o estado de ponta a ponta. Tornou-se essencial para os interesses dos políticos com mandato da região. Digamos, figurinha carimbada, quando pensamos na construção de novos nomes para 2016. Filha natural do Encanto, apesar de ter vivido muito tempo em outras cidades, como a vizinha São Miguel e Natal, onde estudou, Lídia tem pavimentado seu caminho de lutas, com a maestria dos grandes ícones da arte de politicar. Calada, ouve mais do que fala. A menina de olhos verdes está nitidamente na boca de membros dos blocos políticos oestanos. Principalmente e por que não dizer especificamente, dos grupos partidários que fazem parte da ponta da tromba do elefante.
Na última quinta-feira, estando no município de Encanto, tive o prazer de reencontrar um amigo no centro da cidade. Conversas, claro, regalas ao instante que atravessa o governo municipal e os prováveis pré-postulantes para 2016. Dentre 6 nomes elencados pelo informante, minha grata surpresa foi, de forma espontânea, ouvi o nome de Lídia Guedes.
Evidentemente, argumentei que o pouco tempo de convivência da menina no governo e militando efetivamente na política, poderia ser um obstáculo intransponível para a psicóloga. Maior surpresa foi saber que alguns vereadores poderiam abraçar a causa. Edis pertencentes aos partidos PSB (2); PT e PP. Totalizando 4 dos atuais ocupantes de cadeira no parlamento encantense, caso venham defender o nome da sub-secretária estadual da SEARA, criarão uma nova fase na política do município. Lídia, também é vice-presidente estadual do PSD jovem, ou seja, tem o partido na mão, sob as bençãos do deputado estadual Galeno Torquato; do federal Fábio Faria e do próprio chefe do executivo potiguar, Robinson Faria. Na sigla da estrela vermelha, tem grande aproximação com a senadora Fátima Bezerra, que tem tudo para direcionar seus comandados no Encanto, em um virtual apoio a candidatura da jovem pedeessista. A vaga do partido, por mais que tentem, dificilmente tirarão. O problema será mostrar aos caciques municipais a "menina dos olhos" da nova política que pode tornar-se Lídia Guedes. A unificação de partidos diante da salada de letrinhas que podem alavancar o nome de Lídia é o X da questão. Mas que opção não faltará, isso já começa a ser desenhado.



Fonte: RN POLITICA EM DIA

Operação Acrônimo: PF cumpre mandado em casa já ocupada pela mulher de Pimentel

Sábado, 30 de Maio de 2015 

Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG/Divulgação

A Polícia Federal cumpriu nessa sexta-feira (29) mandado de busca e apreensão em um imóvel em Brasília, que até o ano passado, era ocupado por Carolina Oliveira, mulher do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT). Segundo informações da revista Veja, a ação integra o cumprimento de 75 mandados da Operação Acrônimo, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro que envolve pessoas ligadas ao governador e à campanha para chegada ao Palácio Tiradentes. Um dos presos nesta sexta foi o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, dono de uma gráfica em Brasília. Ele já havia sido interrogado pela Polícia Federal por conta da denúncia de que um grupo de inteligência da campanha de Dilma Rousseff (PT) teria feito um dossiê contra o ex-governador José Serra (PSDB), que na época era seu concorrente pela Presidência da República. Durante a campanha deste ano, um avião em seu nome foi apreendido com R$ 116 mil.

Operação conjunta das Policias de Caraúbas visando combater o trafico de droga e outros delitos na cidade

 Sábado, 30 de maio de 2015


Polícia Civil de Caraúbas, sob a coordenação do Delegado Erick Gomes, desencadeou no dia de ontem, 29 de maio, operação policial destinada a coibir o tráfico de drogas, furtos e roubos a motocicletas e residências. 

A operação em parceria com a Policia Militar, conseguiu estourar mais uma boca de fumo. Foram flagrados dois menores e uma maior exercendo a traficância, não obstante este tenha se evadido do local antes da abordagem, que teve como resultado a apreensão de cerca de 10 papelotes de cocaína, 80 gramas de maconha, 60 reais em dinheiro fracionado, dois cigarros de maconha, cachimbo, tesoura, fita adesiva, saquinhos de dim dim, duas motocicletas e dois aparelhos celulares. 


Foram apreendidos 04 menores com idade entre 17 e 16 anos, os quais atuam tanto vendendo drogas, quanto roubando motocicletas.

Foi autuado também a pessoa de Maquesejane Miranda de Oliveira, armado com uma foice e tentando matar seu tio, primo e demais familiares. O mesmo já tem passagem por delegacia acusado de incendiar a casa de uma vizinha. Foi apreendido também um menor, com várias passagens acusado de tráfico de droga na cidade. 

Ainda no dia de ontem, agentes comandados pelo Bacharel Erick Gomes, prenderam dois irmãos acusados de maus tratos a seus pais. Francisco Antônio de Freitas de 29 anos de idade e João Paulo de Souza Freitas de 24. Os dois foram autuados, segundo o delegado.


No dia de ontem também foi cumprido mandado de internação provisória em desfavor de um menor de 17 anos que responde a diversos atos infracionais análogos ao tráfico, roubo, receptação e homicídio. 

Com esse tipo de trabalho investigativo e operacional se pretende minimizar os ilícitos penais que tanto afligem a comunidade local, ressaltando que os policiais civis estão de parabéns pela dedicação e comprometimento não só para com a população, mas também para com a instituição.

As Informações da Assessoria da Policia Civil foram alteradas


Fonte: O Câmera

Apurações sobre a Fifa podem revelar irregularidades na Copa, diz coluna

Sábado, 30 de Maio de 2015

Foto: Divulgação

Integrantes do governo federal já admitem a possibilidade de as apurações sobre a corrupção na Fifa comprovar irregularidades em contratos referentes à Copa do Mundo 2014 firmados com o poder público. Segundo informações da coluna Painel, um auxiliar da presidente Dilma Rousseff lembrou os desdobramentos da Operação Lava Jato. “Todo mundo pensou que era só a investigação sobre um posto de gasolina”, afirmou. Ainda segundo Painel, o senador Aécio Neves (PSDB) aproveitou o escândalo recém-descoberto para fazer críticas à petista. “Dessa vez tenho de concordar com a afirmação da presidente: seu governo é mesmo padrão Fifa, pelo menos no que se refere a corrupção”.

Terremoto de 8,5 graus na escala Richter atinge Japão

Sábado, 30 de Maio de 2015 

    Imagem ilustrativa
Resultado de imagem para imagens de terremoto no japão

Um terremoto de 8,5 graus na escala Richter ocorreu neste sábado (30) em quase todo território do Japão, de acordo com a agência meteorológica do país. O comunicado informa, no entanto, que ainda não há alerta de tsunami. O tremor aconteceu às 20h24 (8h24, no horário de Brasília), com hipocentro no mar a 590 quilômetros de profundidade nas ilhas Ogasawara, distantes da costa, pertencentes à prefeitura de Tóquio. Segundo informações da companhia elétrica local, Tokyo Eletric Power Co., afirma que ainda não foram registradas anormalidades em Fukushima, província que abriga uma central nuclear. Em 2011, três reatores nucleares da usina sofreram derretimento após um tsunami após um terremoto de magnitude 9.0.

Doação de empresa para campanha eleitoral pode ser barrada, diz ministro

Sábado, 30 de Maio de 2015

por Suzana Inhesta, colaborou Clarissa Thomé | Estadão Conteúdo
Foto: Agência Brasil

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, disse nesta sexta-feira (29) haver uma expectativa de reversão da posição favorável da Câmara dos Deputados ao financiamento privado de campanha na segunda votação da proposta de emenda constitucional (PEC). A medida foi aprovada nesta semana, em primeiro turno, por 330 dos 513 parlamentares da Casa. "Estamos acompanhando a agenda do Congresso. Há uma expectativa de revisão no segundo turno, de derrotar essa medida, e vamos aguardar inclusive o debate no Senado", afirmou Rossetto, antes de participar pela manhã de um debate com a sociedade civil sobre o Plano Plurianual 2016-2019, em Belo Horizonte. À tarde, já na capital federal, o ministro disse que suas declarações sobre o assunto são opiniões pessoais, e não uma posição do governo Dilma Rousseff. No dia anterior, em Porto Alegre, Rossetto já havia manifestado contrariedade com o texto aprovado pela Câmara na noite de quarta-feira (27). A emenda, sugerida pelo líder do PRB, Celso Russomanno (SP), inclui na Constituição o financiamento de empresas a partidos políticos e doações de pessoas físicas a candidatos. O texto foi proposto um dia depois de uma iniciativa semelhante ter sido rejeitada por não ter atingido o mínimo para aprovação de uma mudança constitucional - 308 votos, ou 60% da Câmara. "Esse é um dos temas que mais nos tem preocupado mais e que deve centralizar o debate (sobre a reforma política)", disse Rossetto, que integra no PT a corrente Democracia Socialista, à esquerda da direção partidária. Para o ministro, a sociedade "muito fortemente" rejeita o financiamento de campanhas por empresas, "porque a experiência que acumulamos no Brasil não é uma experiência positiva". "Os financiamentos empresariais se tornaram instrumento de corrupção política, fazem com que a representação política se subordine ao interesse privado. O que é muito ruim para a democracia e para o País", afirmou Rossetto. O ministro, homem de confiança de Dilma que foi coordenador da campanha à reeleição, lembrou que a presidente já se manifestou publicamente contrária à doação privada. Em 2014, a campanha petista arrecadou R$ 337 milhões em contribuições vindas de empresas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

VÍDEO MOSTRA ASSALTO EM LANCHONETE EM MOSSORÓ/RN.


Sábado, 30 de maio de 2015


A bandidagem não dá trégua na cidade de Mossoró,nem lanchar em paz as pessoas podem mais,os malévolos estão sempre a espreita para levar das pessoas de bem aquilo que lutaram e trabalharam para possuir.Imagens de câmera de segurança mostra um jovem sentado na mesa as 18:39hs desta sexta-feira 29 de maio de 2015 em uma lanchonete que fica localizada na Rua Melo Franco no Bairro Santo Antônio.Enquanto o jovem faz sua boquinha distraído duas almas sebosas passam e visualizam o seuaparelho de telefone celular.Já imaginou o que aconteceu? Veja o vídeo.


Fonte: O Câmera

Um dos homens encontrados mortos na estrada da Granja em Mossoró era foragido da Justiça condenado a 21 anos de prisão

Sábado, 30 de Maio de 2015



A Polícia Civil,constatou que um dos homens encontrados mortos,na estrada da Granja,na noite de quinta feira 28 de maio em Mossoró, no Rio Grande do Norte, já havia cumprido pena na Penitenciária de Alcaçuz e no Presídio de Pau dos Ferros. 

Carlos José da Silva Costa, 28 anos de idade, era foragido da Justiça, e estava com mandado de prisão em aberto,expedido pela Comarca de Pau dos Ferros. Ele foi condenado há 21 anos de prisão, pelos crimes, de Tentativa de latrocínio, assaltos e tráfico de drogas. 

Segundo a Polícia, a última vez que ele foi preso, foi em janeiro de 2014, em um sítio na zona rural de Riacho de Santana,no Oeste Potiguar. A Polícia Militar,cumpriu um mandado de prisão contra ele que era fugitivo de Alcaçuz. 

De acordo com a Polícia Militar,Carlos José,foi levado para o presídio de Pau dos Ferros,de onde fugiu,posteriormente do Semi-aberto e estava morando em Mossoró,no loteamento Pousada dos Thermas. 

Aqui na cidade,segundo a PM, ele vinha praticando assaltos, o que leva a polícia acreditar que sua morte esteja relacionada com a sua conduta.


Mandado de prisão expeido pela Justiça de Pau dos Ferros


Prisão realizada pela Polícia Militar em Janeiro de 2014 na zona rural de Riacho de Santana. (vídeo divulgação PM/RN)





Clique no link abaixo,para ver os processos contra Carlos José da Silva Costa na justiça do RN:





Fonte: Fim da Linha

Em cinco meses, Grande Natal registra 253 assaltos a ônibus


Sábado, 30 de maio de 2015

Em cinco meses, foram contabilizados 253 assaltos a ônibus na Região Metropolitana de Natal, sendo 205 na capital potiguar. Os números são do Sindicato dos Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro), que representa os cobradores e motoristas que atuam nas linhas de ônibus da cidade. Apesar de considerar a situação preocupante, o sindicato elogia atuação da Secretaria de Segurança do Estado.



Ações de segurança são consideradas satisfatórias pelo Sintro


Após os dois assaltos que ocorreram na noite de ontem (28), em Natal, onde uma mulher chegou a ser ferida com uma faca, o presidente do Sintro, Nastagnam Batista, afirmou que o número de crimes teve queda com relação ao mesmo período do ano passado.

"Nesse mesmo período do ano passado já tínhamos registrado mais de 300 assaltos", disse.

Mesmo com a baixa no número de assaltos, a média de crimes contra motoristas, cobradores e passageiros ainda é superior a 1,6 por dia. Para coibir a ação dos bandidos, Nastagnam Batista disse que o Sintro vai continuar buscando soluções conjuntas junto ao Poder Público e que paralisações, até o momento, seguem descartadas.




Fonte: J.Belmont

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Sábado, 30 de maio de 2015



NOTA OFICIAL


A respeito das reivindicações salariais dos servidores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), o Governo do Estado reitera os seguintes esclarecimentos:

- É desejo do governador Robinson Faria conceder o aumento pleiteado pelos servidores desta instituição, conforme externado nas reuniões com representantes da UERN. Com este objetivo, mesmo diante da difícil situação econômica do Estado, o governador determinou às áreas jurídicas e financeiras da administração que realizassem os estudos necessários;

- Após os levantamentos, foi constatada a impossibilidade de concessão do aumento por questões financeiras e, principalmente, legais. Parecer da Consultoria Geral do Estado aponta para o impedimento em função do Estado encontrar-se acima do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Qualquer aumento de despesa, neste momento, implicará em responsabilização do Governador Robinson Faria por improbidade administrativa;

- O Estado do Rio Grande do Norte enfrenta hoje sérias dificuldades financeiras, resultantes não somente da herança de um déficit de caixa superior aos R$ 800 milhões, mas da frustração de receitas que se aproxima dos R$ 100 milhões, comparando-se ao que foi orçado. Diante disso, foi feito o contingenciamento de 30% do Orçamento Geral do Estado (OGE) e estão sendo empreendidos esforços e traçadas estratégias para o crescimento da arrecadação e a redução dos custos; 

- O Governo do Estado repudia qualquer ilação que tente denegrir a imagem da UERN, e a reconhece como patrimônio dos potiguares e instituição de suma importância para a formação superior do nosso povo, especialmente no interior do RN. Esta administração não se coaduna com qualquer movimento contrário à preservação da Universidade Estadual e de seus servidores;

- O Governador Robinson Faria renova, de público, o apelo já dirigido aos servidores, e pede que retornem ao trabalho, evitando prejuízos irreparáveis aos milhares de alunos e seus familiares. O Governo do Estado convida o corpo de servidores altamente capacitado da UERN a atuar em conjunto na construção de alternativas à crise econômica do Estado, para que, de mãos dadas, prossigam no trabalho pelo Rio Grande do Norte que todos queremos.


Governo do Estado do Rio Grande do Norte



Fonte: J.Belmont

Ministro promete São Francisco pronto em 20 meses e no RN

Sábado, 30 de maio de 2015


Gilberto Occhi


O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, esteve em Natal e Mossoró nesta sexta-feira (29). Fechou sua programação já à tarde em Mossoró. Garantiu que em 20 meses a Transposição do Rio São Francisco estará concluída e houve promessa de que recursos da ordem de R$ 200 milhões irriguem obras hídricas no estado.

Em Natal, o ministro e o governador Robinson Faria (PSD), assinaram, no final da manhã desta sexta-feira (29), um convênio que garante o valor de R$ 4 milhões a ser aplicado em obras emergenciais de convivência com a seca. O Ministério assegurou para o Rio Grande do Norte recursos da ordem de R$ 200 milhões.


Robinson e ministro em evento na capital (Foto: Demis Roussos)

O montante será aplicado na conclusão do Sistema Alto Oeste, na Adutora de Engate Rápido Currais Novos-Acari, na barragem de Oiticica e no reforço da operação com carros-pipa.

“A soma ultrapassa até os R$ 200 milhões. Das obras mais emergenciais, talvez apenas a barragem de Oiticica fique para os próximos exercícios. Em relação às demais obras, nossa intenção com o governo do estado, é concluí-las ainda este ano. Fora o apoio que o Governo Federal vai continuar dando, através do Exército, e este apoio mais emergencial que é o carro-pipa para a área urbana”, assinalou o ministro, que também participou do Seminário Regional “Nordeste 60 anos depois – mudanças e permanências”, realizado na Escola de Governo Cardeal Eugênio Sales, no Centro Administrativo, em Natal.

Mossoró

No auditório do Hotel VillaOeste em Mossoró, o ministro chegou acompanhado do deputado federal Beto Rosado (PP). Também teve a companhia de outras autoridades, como o senador Garibaldi Filho (PMDB). Pegou um auditório superlotado e atento à sua exposição sobre obras de Transposição do Rio São Francisco.

Estimou que no ritmo atual da obra, em 20 meses ela estará pronta. Até brincou, falando de um fato histórico real. Lembrou que começou em 1847, com Dom Pedro II, a ideia de transposição. “Se quiserem culpar alguém pelo atraso, culpem Dom Pedro”, gracejou.

Aluízio Alves

O ministro não citou, talvez por desconhecimento, que no início dos anos 90, o então ministro da Integração, Aluízio Alves, na gestão Itamar Franco, chegou a se emocionar e até chorar, ao instalar escritório regional para o empreendimento, em Mossoró.

Passados tantos anos, o “Velho Chico”, como o chamado Rio da Integração Nacional também é conhecido, continua sendo mexido e revolvido para irrigar o semiárido.

Em sua apresentação, o ministro usou recurso audivisual para dar explicações sobre o investimento.

As obras devem chegar ao Rio Grande do Norte no próximo ano, sem o risco de sofrer falta de verba federal em função do ajuste financeiro e fiscal que o governo está adotando. Ao menos, uma etapa importante foi vencida no estado, a regulamentação fundiária que possibilita as desapropriações.

Pelo menos 500 mil potiguares vão ser beneficiados após o fim da transposição, em torno de 35 cidades.


Auditório ficou superlotado para acompanhar seminário à tarde de hoje (Foto: Carlos Costa)

No Rio Grande do Norte, a obra que vai possibilitar a chegada das águas é conhecida como ”Eixo Norte”, isto é, pela região oestana, com o Canal do Apodi com 115 quilômetros de extensão total.

O projeto executivo do Canal do Apodi está 90% concluído e deve ficar pronto no segundo semestre deste ano.

Presenças

Estiveram presentes ao seminário, além de Beto Rosado e Garibaldi, o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Mairton França; deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), o “Souza”, que representou a Assembleia Legislativa; vice-prefeito mossoroense Luiz Carlos Martins (PT), representando o prefeito Francisco José Júnior (PSD); deputados estaduais Jacó Jácome (PMN) e George Soares; deputado federal Antônio Jácome, ex-governadora Rosalba Ciarlini, ex-prefeita Fafá Rosado, ex-deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado; reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do RN, respectivamente Pedro Fernandes Neto e Aldo Gondim; reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Arimatéa de Matos; ex-deputado federal Betinho Rosado (PP); Jório Nogueira (PSD), presidente da Câmara Municipal de Mossoró, cerca de 30 prefeitos e vice-prefeitos, incontáveis vereadores da região Oeste, salineira e Vale do Açu.

Ainda participaram da solenidade o deputado federal paraibano Romulo Gouveia, o secretário nacional de Infraestrutura Hídrica, Osvaldo Garcia, o recém empossado presidente da Companhia para o Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF), Felipe Mendes, e o Diretor Geral do DNOCS, Walter Gomes.

O prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, não esteve presente por motivos de saúde, mas telefonou para o deputado Beto Rosado, antes do evento, justificando sua ausência e desejando boa sorte.



Fonte: Carlos Santos

Zenaide Maia participa do Seminário Regional Nordeste 60 anos

Sábado, 30 de maio de 2015


Na manhã desta sexta-feira (29), a deputada Zenaide Maia (PR) participou do Seminário Regional Nordeste 60 anos depois: Mudanças e Permanências realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal. Na oportunidade, a deputada acompanhou a apresentação do ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, sobre a infraestrutura hídrica do Nordeste e as obras de transposição do Rio São Francisco.

O ministro Gilberto Occhi fez explicações de como estão às obras de transposição e garantiu que a obra do Alto Oeste deve ser finalizada até o final do ano. “O Eixo Norte da transposição é que irá abastecer o RN. Até setembro esperamos que chegue água aqui no Estado. A Barragem de Oiticica também está recebendo recursos do ministério. A obra que custa aproximadamente R$ 300 milhões já teve R$ 70 milhões liberados”, disse o ministro.



Fonte: Marcos Dantas

José Dias não quer aproximação com Robinson, mas mantém DNA no governo

Sábado, 30 de maio de 2015


O deputado estadual José Dias diz que não quer aproximação com o governador do estado, Robinson Faria, e ameaça deixar o PSD. Contudo, o parlamentar mantém seu DNA na secretaria estadual de Agricultura. Dias indicou o ex-prefeito de Umarizal, Adson Luís, para o cargo de secretário-adjunto da pasta.



Fonte: Robson Pires

Transposição: Ministério da Integração deve licitar Ramal Apodi no segundo semestre

Sábado, 30 de maio de 2015


Um dos objetivos do seminário sobre as obras de transposição do rio São Francisco, organizado em Mossoró, foi debater o projeto do ramal Apodi. O ramal vai levar água para a região do Alto e Médio Oeste do Estado, beneficiando municípios como Pau dos Ferros, que sofre com a falta de chuvas, passando pela barragem de Santa Cruz, em Apodi, e pelo rio Mossoró, até desembocar no mar, em Areia Branca.

O ministro da Integração, Gilberto Occhi, falou pela primeira vez que o projeto executivo do ramal ficará pronto em um mês e que a sua intenção é licitar a obra no segundo semestre deste ano. “Vamos buscar incluir o ramal entre as obras do PAC 3, para que a sua construção seja iniciada em 2016 com prazo de 36 meses para conclusão”, afirmou Occhi.

O ramal Apodi beneficiará cerca de 500 mil potiguares ao longo dos municípios por onde passará o canal. Já o ramal do rio Piranhas-Açu, que já estava garantido nas obras da transposição, deverá beneficiar aproximadamente 300 mil pessoas da região do Seridó.



Fonte: Robson Pires

Centrais sindicais prometem greve geral em 30 dias se governo não recuar em ajuste fiscal

Sábado, 30  de Maio de 2015 


por Estela Marques

Foto: Aymée Francine 

As centrais sindicais do estado se reúnem em caminhada na tarde desta sexta-feira (28) contra o Projeto de Lei 4330, que regulariza as terceirizações, e as Medidas Provisórias 664, que modifica as regras dos benefícios de pensão por morte e auxílio-doença, e 665, que impõe novas regras ao abono salarial e ao seguro-desemprego. "Esse movimento é apenas chamada que ou o governo volta atrás nas MPs 664 e 665 e o Senado vota contrário ao PL 4330 ou paramos o país em 30 dias", bradou Marcelo Carvalho, secretário de Organização da União Geral dos Trabalhadores (UGT). A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Nova Central também estiveram presentes no ato, que tem como destino a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 600 pessoas seguem em marcha na manifestação. O ato pede também a saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e uma Constituinte para tirar do parlamento brasileiro deputados como Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados.

Lava Jato: Justiça bloqueia R$ 137 milhões da empreiteira Mendes Júnior

Sábado, 30 de maio de 2015

Resultado de imagem para imagens operação lava jato

A Justiça Federal determinou ontem (29) o bloqueio de bens da Construtora Mendes Júnior no valor de R$ 137,5 milhões. O bloqueio foi requerido pelo Ministério Público Federal (MPF), com base nas investigações da Operação Lava Jato. A decisão também atinge o ex-vice presidente da empreiteira Sergio Mendes e quatro ex-funcionários da empresa. O cálculo dos valores é baseado em depoimentos de delação premiada de investigados. Segundo os delatores, o pagamento de propina correspondia a 1% dos contratos assinados com a Petrobras.

Ontem (28), a Justiça Federal em Curitiba abriu ação contra a empreiteira Engevix e seis investigados na Lava Jato por improbidade administrativa. A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal para cobrar R$ 38,4 milhões por supostos desvios de recursos em contratos da Petrobras. É a primeira ação civil aberta contra empresas investigadas.



Fonte: Robson Pires

Empresário ligado ao PT preso em flagrante tem raízes em Acari/RN

Sábado, 30 de maio de 2015


Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené

Ao menos quatro pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira, por associação criminosa. Entre eles está o dono da gráfica Brasil e empresário ligado ao PT Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, e o ex-assessor do ministério das Cidades, Marcier Trombiere. As prisões ocorreram durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão da Operação Acrônimo, deflagrada nesta sexta-feira pela PF no Distrito Federal, em Goiás, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul com objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro.

Com um deles foi encontrada uma arma sem registro. Além da aeronave, foram apreendidos cerca de 10 carros de luxo e R$ 100 mil em espécie.Bené e Marcier haviam sido detidos pela PF em outubro do ano passado quando agentes apreenderam R$ 113 mil em uma aeronave que chegava ao Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitscheck. A ação deu início a Operação Acrônimo. No ano passado, Bené atuou na campanha do então candidato e atual governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. A PF também fez buscas no apartamento da primeira-dama de Minas, Carolina Pimentel, na Asa Sul, em Brasília.

Do blogue: O empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, é filho de uma seridoense de Acari, já falecida. Quando os pais de Bené, Romeu e Gracinha, fizeram bodas de prata comemoraram com show de Chitãozinho e Xororó para convidados na mansão da família, em Brasília. Romeu inclusive imprimia gratuitamente os folhetos de divulgação da festa da padroeira de Acari, Nossa Senhora da Guia.

Recessão marca o fim do ciclo de consumo de gestão do PT

Sábado, 30 de maio de 2015

Segundo análise da Folha de São Paulo, uma das principais marcas da administração petista, a expansão do consumo das famílias sofreu neste ano sua interrupção mais explícita. No primeiro trimestre, as compras caíram 1,5% e ficaram 0,9% abaixo do patamar de um ano atrás –foi a primeira queda nessa base de comparação desde 2003, primeiro ano do governo Lula.O crescimento iniciado na década passada foi impulsionado por ascensão social, programas de transferência de renda e ampliação do crédito; a queda de agora resulta de inflação, desemprego e juros mais elevados.

Recuo do PIB mostra gravidade do quadro econômico no Brasil, diz Aécio

Sábado, 30 de Maio de 2015 


por Daiene Cardoso e Ricardo Brito
Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou nesta sexta-feira (29) que o recuo do PIB no primeiro trimestre, de 0,2% ante o último trimestre de 2014, demonstra a gravidade do quadro econômico no Brasil. Os resultados confirmam, conforme o tucano, que o País infelizmente não atravessa apenas um momento difícil, como o governo do PT tenta fazer crer, mas sim uma recessão que não se sabe por quanto tempo vai durar. Para Aécio, as previsões para o resto do ano, "que até outro dia pareciam assustadoras, agora já soam otimistas". "O que já está ruim, infelizmente, deve piorar", disse em nota o senador, derrotado nas eleições presidenciais de outubro. O tucano afirmou ainda que "o governo petista simplesmente assiste ao mundo avançar, deitado em berço esplêndido". "São 12 anos sem ocorrer ao menos uma das reformas importantes para economia e sem qualquer providência para dinamizar a economia, exceto os remendos feitos. Esses sim, com efeitos passageiros", destacou. O presidente do PSDB afirmou que não se muda tal situação buscando culpados imaginários, inventando subterfúgios, nem insistindo em estratégias equivocadas. Aécio disse que é isso que o governo do PT oferece a todos. "Vivemos hoje um retrocesso econômico, inflação alta, desemprego em ascensão e crise moral, sufocados pela corrupção e pela ineficácia do Estado na vida da população", criticou. Aécio disse que o PSDB se mantém vigilante e atuante para fazer prosperar iniciativas que ajudem a modernizar o País. Também afirmou que, ao mesmo tempo, protagoniza "firme resistência a medidas que dificultam ainda mais a vida dos brasileiros, como as que compõem o arrocho recessivo ora em discussão no Congresso". "O Brasil precisa sair do buraco em que foi colocado pelas gestões temerárias do PT. Não há mais tempo a desperdiçar", concluiu.

Dilma é política mais lembrada entre brasileiros, diz pesquisa; 67% não têm político preferido

Sábado, 30 de Maio de 2015

Foto: Jose Cruz / Agência Brasil

Os brasileiros parecem cada vez mais insatisfeitos com a política brasileiro, conforme aponta uma pesquisa realizada pela agência Hello Research. Quando perguntados sobre quais políticos seriam os preferidos na atualidade, 67% dos brasileiros disseram não ter nenhum. O grupo jovem, entre 16 e 24 anos da região Sul é o que menos tem preferência. De acordo com Terra, apenas 1% dos entrevistados não souberam responder. Dentre os políticos citados, a presidente Dilma Rousseff (PT) foi a mais lembrada, com 7% de preferência. O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva aparece na segunda posição, com 6%. Marina Silva, candidata derrotada nas últimas duas eleições presidenciais, é a terceira, com 5%. Aécio Neves, senador pelo PSDB-MG, é o quarto político mais lembrado, com 2%. O diretor-executivo da Hello Research, Davi Bertoncello, disse que é natural Dilma aparecer à frente, pois está no cargo mais importante do país e em evidência constante. "O que a pesquisa mostra é que, em números absolutos, não existe um político que esteja com uma preferência boa. Como não há uma polarização, nem alguém que desponte, as duas figuras em maior evidência, a presidente e o ex, acabam aparecendo na frente. Mas, ao final, a diferença entre os mencionados é baixa, pouco significativa", explicou. A pesquisa mostrou ainda que 64% dos entrevistados não têm simpatia por nenhum partido político. Outros 5% não sabem e mais 5% não responderam à questão. O PT possui 14% de simpatizantes entre os entrevistados, seguido de PMDB, com 4%; PSDB, com 3%; e PSB, com 3%. Quatro em cada dez pessoas não possuem uma posição ideológica - principalmente na faixa etária entre 45 e 59 anos, nas classes D e E e no Sudeste. Outros 30% se consideram como centro - mais comum no Norte, Centro-Oeste e Sul - e 9% são de direita e outros 9% de esquerda - mais presente no Nordeste. Pessoas que se definem como centro-direita correspondem a 4% e são provenientes da classe B. Os adeptos da centro-esquerda são 3%. "Extrema esquerda" e "extrema direita" são 2% cada. A empresa ouviu mil pessoas de 70 cidades das cinco regiões do país. A margem de erro é de três pontos percentuais, mas o índice de confiança é de 95%.

Reformar a reforma

Sábado, 30 de maio de 2015 


As votações da chamada “reforma política” no Congresso acontecem num ambiente restrito e restritivo e o resultado pode ser um sistema político ainda pior do que o que temos hoje. Os partidos tem hoje o monopólio da política, a sociedade não participa das decisões e suas manifestações e protestos não são consideradas pelos que detém o poder. Havia um ensaio de debate sobre a reforma, com uma comissão encarregada de receber e encaminhar para análise do Congresso propostas como da OAB e da CNBB, mas até o trabalho dessa comissão foi desprezado agora no início das votações. Dessa forma, não estão sendo debatidas propostas de reforma para qualificar e atualizar o sistema político, mas pontos isolados (distritão, reeleição, financiamento etc), que podem ser aprovados ou não dependendo das negociações e disputas de interesses dos grupos que comandam os partidos. O resultado pode ser um novo monstro de Frankenstein, um arranjo na indústria eleitoral para garantir os privilégios de quem já tem poder.

O Brasil precisa de uma reforma política de verdade, que democratize o funcionamento das instituições e a escolha de seus dirigentes. A mudança no financiamento de campanha é necessária para impedir o abuso do poder econômico, mas o que está prevalecendo é a continuidade de um tipo de financiamento que propicia esse abuso. Como bem notou Aldo Fornazieri, com o financiamento compulsório do contribuinte via fundo partidário, os partidos estão se transformando em verdadeiras autarquias. A possibilidade de candidaturas independentes, de pessoas que defendem um programa mesmo não sendo filiadas a partidos, poderia abrir as portas do Congresso à sociedade, mas o que está prevalecendo é o monopólio das atuais oligarquias partidárias. No momento em que a sociedade mais rejeita os partidos, querem dar mais poder a eles.

Na verdade, o que estamos vivendo é resultado do vale-tudo eleitoral, da ruptura de todos os limites éticos por parte daqueles que queria ganhar – e ganharam – as eleições a qualquer custo. Foi criado um ambiente que é ao mesmo tempo de intolerância e permissividade. Intolerância contra quem propõe mudanças, permissividade para quem faz barganhas fisiológicas. A montagem dos governos com distribuição de cargos por critérios partidários e eleitorais é apenas a aplicação, no Poder Executivo, de uma postura política anti-republicana em todos os níveis. É essa postura que a sociedade rejeita cada vez mais e que precisa ser mudada.

Esse debate ético é necessário. Afinal, ninguém precisa de uma lei para saber que não deve usar dinheiro ilícito, que não deve mentir e caluniar os adversários, que não deve defender interesses privados fingindo defender o interesse público. Esses preceitos não são de uma ética pessoal, eles são a base do contrato social. Sem sustentabilidade ética, a sociedade naufraga na crise generalizada e a política é rombo no casco que a faz afundar. As reais lideranças políticas do país tem nas mãos a responsabilidade de chamar a atenção de seus correligionários, amigos e aliados e incentivá-los a uma mudança de postura, sem a qual, jamais conseguirmos reformar as leis e as estruturas.

Cuba sai da lista de terrorismo dos EUA

Sábado, 30 de Maio de 2015 

Foto: Pete Souza/White House

Os Estados Unidos retiraram formalmente Cuba da lista de Estados que financiam e apoiam o terrorismo. Segundo a Reuters, a medida tomada nesta sexta-feira (29) elimina um dos obstáculos para a retomada de relações diplomáticas entre os americanos e a ilha. A aproximação começou em dezembro de 2014, quando Barack Obama e Raúl Castro anunciaram a decisão de reestabelecer os vínculos rompidos em 1961, durante a Guerra Fria. Segundo o G1, a proposta de retirada de Cuba da lista foi enviada ao Congresso por Obama em abril. A medida era uma exigência de Castro, que não queria permanecer ao lado do Irã, Sudão e Síria.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Casagrande sofre infarto e é internado em São Paulo; filho afirma que quadro é estável

Sexta, 29 de Maio de 2015 

Foto: Reprodução / Sportv

Comentarista esportivo da Tv Globo, Walter Casagrande Júnior, de 52 anos, sofreu um infarto na manhã desta sexta-feira (29) e está internado da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital TotalCor, em São Paulo. O ex-jogador sentiu fortes dores no peito e foi levado para o hospital. Em entrevista ao canal por assinatura ESPN Brasil, o filho do comentarista, Ugo Casagrande, afirmou que o quadro é estável.

Consumo das famílias reduz 1,5%; índice é o menor desde 2008

Sexta, 29 de Maio de 2015 


O consumo das famílias brasileiras caiu 1,5% no primeiro trimestre deste ano em comparação aos últimos três meses do ano passado, quando o índice cresceu 1,1%. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a queda está ligada à piora do mercado do trabalho, do rendimento e a alta do desemprego. A restrição do crédito também influencia no resultado, o pior desde o quarto trimestre de 2008, quando o recuo no consumo das famílias foi de 2,1%.

Corpos encontrados na estrada da Granja em Mossoró/RN foram identificados no Itep

Sexta, 29 de Maio de 2015



Mateus Adriano da Silva 16 anos 

Os dois corpos encontrados na noite de quinta feira 28 de maio de 2015,em uma estrada carroçável,que dar acesso a comunidade de Rancho da Caça,na zona rural de Mossoró RN,foram identificados. 

Familiares compareceram à Delegacia de Homicídios,onde solicitaram a documentação para liberação dos corpos e depois foram ao ITEP ,onde fizeram o reconhecimento dos cadáveres. 

A família dos dois jovens,informou,com apresentação de documentos,que os corpos são de,Mateus Adriano da Silva Teles, tinha 16 anos de idade,era natural de Mossoró e Carlos José da Silva de 28 anos de idade, natural de Pau dos Ferros. 

Segundo os familiares,Mateus morava com a tia,no loteamento Pousada dos Thermas em Mossoró. Ela estava casada com Carlos José há pouco mais de três meses. O pai de Mateus mora no estado do Amapá e a mãe dele reside em Marcelino Vieira no RN. 

Os familiares informaram ainda que Carlos José já esteve preso,mas não souberam informar,qual teria sido o motivo de sua prisão. 

Ainda segundo informações, os dois saíram de casa no final da tarde de ontem, 28, dizendo que iriam na casa de amigos,no bairro Santo Antônio e não mais retornaram.



Obs: Foto cedida pela família



Fonte: Fim da Linha

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055