martins em pauta

sábado, 8 de março de 2014

MARTINS,LÍDER DA PREFEITA LANÇA CHAPA PARA DISPUTA MUNICIPAL EM 2016



VEREADOR FRANCISCO UILAME  PP

Martins RN  o pleito  de 2016 para disputa da prefeitura pode ser meio nebuloso no grupo da atual prefeita Olga Fernandes, é que após a posse da prefeita eleita em 2012 e de sua vice Flavia Fernandes, a ex prefeita Maria José de Oliveira Gurgel Costa que andava meio esquecida pela sua sucessora, o que se comentava na cidade é que poderia estar havendo um desentendimento político, hoje ao que parece voltaram a fumar o cachimbo da paz, nesse carnaval foram fotografadas juntas na  folia da  praça Almino Afonso onde a prefeitura realizou os festejos carnavalescos, até ai tudo normal, coisa de política e do poder que muda o comportamento de algumas  pessoas.

O caso é que a chapa vencedora em 2012 Olga Fernandes prefeita e Flavia Fernandes vice prefeita, que é esposa do ex-prefeito de Martins, Marcos Fernandes com três mandatos, e que foi peça fundamental na campanha da sua irmã Olga Fernandes, que tinha tudo para repetir a dobradinha no pleito de 2016 começa a tomar outros contornos, a vice prefeita pelo que parece esta em baixa dentro do seu grupo político e isso pode ser notado visivelmente por parte de alguns vereadores do seu grupo na Câmara Municipal, será porque a vice prefeita mora no estado do Pará e pouco aparece na cidade que a elegeu? O caso é que seu peso eleitoral é grande principalmente por causa de se esposo ex-prefeito Marcos Fernandes que também parece estar com pouco prestígio na atual administração.


Na SESSÃO realizada na sede da câmara municipal nesta sexta feira, 07 de março, com transmissão ao vivo pela “radio liberdade FM 104.9” o vereador do PP de sete mandatos FRANCISCO UILAME DA SILVA atual líder da prefeita Olga Fernandes na câmara municipal de Martins lançou a chapa Para disputar a prefeitura em 2016 "OLGA e MAZÉ", segundo o edil, "FORROZEIRA” OLGA e a “MULHER CHORONA” MAZÉ, (Palavras dele) escanteando assim, definitivamente a atual vice prefeita FLÁVIA FERNANDES esposa do ex-prefeito Marcos Fernandes de concorrer como candidata a uma futura reeleição do cargo de vice prefeita,  vamos ver o comportamento do grupo liderado pelo ex- prefeito MARCOS FERNANDES diante lançamento do líder da prefeita na Câmara.Municipal.

Leonardo Nogueira revela que Henrique Alves anuncia dificuldade de apoiar um nome do PSB para prefeito de Mossoró

sábado, 8 de março de 2014



Sem pressa nem açodamento.

É assim que o deputado estadual, Leonardo Nogueira, DEM, e sua mulher, a ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, PMDB, acompanham o processo de definição para realização de eleições suplementares em Mossoró.

É o que externa o próprio Leonardo Nogueira, ao afirmar que tanto ele, quanto Fafá, aguardam a orientação de suas lideranças estaduais.

Por isso, a partir da próxima semana, as conversas devem se intensificar.

- Estamos pedindo e esperando a orientação de nossas lideranças estaduais, eu aguardando uma decisão do senador José Agripino e Fátima (Fafá Rosado) esperando os encaminhamentos de Henrique Alves e Garibaldi Filho -, declara.

A única certeza que Leonardo diz ter, é que “nós (ele, Fafá e seus amigos) vamos continuar fazendo o melhor por Mossoró, como sempre fizemos”.

Leonardo Nogueira lembra que as eleições suplementares devem ser uma prévia do pleito de outubro.
Porém, mesmo diante da falta de definições, o parlamentar revela que alguns encaminhamentos já podem ser antecipados.

E como esposo de Fafá Rosado, tem participado de algumas conversas dela com os líderes do PMDB no Estado.

E revela: “Na última conversa que teve comigo e com Fátima, ele disse duas ou três coisas importantes”.

De acordo com Leonardo, Henrique Alves antecipou que não fica com o candidato da governadora Rosalba Ciarlini, pois, isso é impossível já que o PMDB tomou a posição de romper com a governadora e não teria como, agora, vir a e coligar com o partido da mesma.

Outra exposição antecipada por Henrique é quanto a uma coligação do PMDB com o PSB.

“Acharia muito difícil, para não dizer impossível, apoiar um candidato ao PSB, pois, se na última eleição o PMDB de Mossoró apoio Cláudia Regina, indicando o candidato a vice, como é que agora, um ano depois ele e seu partido vão chegar e dizer que o melhor para Mossoró é um candidato do PSB?”, revela Leonardo.



Fonte: Carlos Skcarlack

Resolução confirma eleições para dia 4 de maio em Mossoró

Sábado - 08/03/2014 - 07:01h
TRE
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) oficializou resolução que define e estabelece normas para as eleições suplementares de Mossoró, confirmadas  para o dia 4 de maio. A decisão administrativa foi publicada no Diário Oficial da Justiça, à noite dessa sexta-feira (7).
A matéria foi aprovada por unanimidade pelo plenário do TRE no dia 25 de fevereiro.
Em primeira mão, este Blog anunciou a decisão e ainda antecipou o conteúdo da resolução (veja AQUI).
As convenções partidárias vão acontecer entre os dias 2 e 6 de abril.
Comícios
A campanha (com direito a comícios e material na Internet) terá início no dia 12 de abril, sendo concluída em 1º de maio. Serão 21 dias ao todo.
A propaganda em rádio e televisão será apresentada entre os dias 24 de abril e 1º de maio. São nove dias ao todo.
Deve ser destacado ainda, que os candidatos poderão fazer movimentação na véspera das eleições, dia 3 de maio, conforme a mesma resolução, mediante alto falantes ou amplificadores de som entre às 8 e 22 horas.
No mesmo dia, também será permitida a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som e distribuição de material gráfico de propaganda política, inclusive volantes e outros impressos.

Fonte: Carlos Santos

Propaganda e realidade batem de frente em Governo Rosalba

Sábado - 08/03/2014 
RN Sem Sorte


Numa longa peça de propaganda que começou a ser divulgada em emissoras de televisão, o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) faz balanço de três anos de gestão e garante, que o RN “está no rumo certo”, com suas contas equilibradas.
Na contramão do que divulga à melhoria de sua imagem, os números do Demonstrativo da Despesa com Pessoal, 3º quadrimestre de 2013, que o próprio Executivo relatou, revela que o Estado ultrapassou o limite prudencial imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Atingiu R$ 3.298.767.266,91 em despesa com pessoal para fins de apuração do limite, com Receita Corrente Líquida de R$ 6.868.758.196,78.
Isso representa um percentual de 48,03%. A LRF estabelece limite prudencial de 46,55% e um limite legal de 49%.
A propaganda do Governo é farta em informações conflitantes e inverídicas, como chegar a ponto de listar o Hospital do Câncer de Mossoró, obra da iniciativa privada, como empreendimento seu.
Na Saúde e na Segurança Pública, os exemplos de excelência causam torpor e indignação a quem precisa dos serviços e se deparar com outra realidade.
Um leque de obras tocadas pela União também são apresentadas como iniciativas do Estado.
Mas não para por aí o surrealismo.
É um Rio Grande do Norte para inglês ver.

Fonte: Carlos santos

Dupla armada assalta agência dos Correios da cidade de Itaú no interior do RN


 
Dois elementos assaltaram na tarde desta sexta-feira (07/03) a agência dos Correios do município de Itaú, localizado na região oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações, os criminosos entraram na agência passando-se por clientes e, em seguida, anunciaram o assalto. De acordo com clientes que presenciaram o crime, a dupla aguardou cerca de 30 minutos até que o cofre-forte fosse aberto.

Após pegar uma grande quantia em dinheiro, os criminosos fugiram em uma motocicleta de cor escura pela BR - 405 no sentido da cidade de Umarizal. Diversas guarnições das cidades circunvizinhas foram acionadas e fizeram um cerco, objetivando a localização e prisão dos assaltantes, mas ninguém foi encontrado.

Em conversa com o Portal SOS Notícias do RN por telefone, a PM informou que não possui suspeitos pela realização do assalto. O crime é o primeiro contra os Correios da cidade durante o ano de 2014. O caso será investigado pela Polícia Federal.
 
Fonte: SOS RN

Motorista de ônibus reage e prende assaltante nas Quintas em Natal/RN



Um motorista de ônibus da empresa Via Sul reagiu a um assalto, na noite desta sexta-feira (7), e conseguiu prender o suspeito que usou uma faca par ameaçar as vítimas. O fato aconteceu na avenida Bernardo Vieira, no bairro das Quintas, zona Leste da capital. O homem identificado como Gustavo Henrique Silva de Macedo, de 18 anos, acabou sendo espancado por populares logo depois de rendido.

De acordo com o motorista vítima do assalto, que terá sua identidade preservada, o criminoso subiu no ônibus e imediatamente anunciou o assalto, apontando uma faca peixeira em direção às pessoas que estavam no veículo e, em seguida, começou a recolher os pertences.

"Ele recolheu alguns produtos, dinheiro e quando desceu eu fui atrás, me armei com um pedaço de madeira e alcancei ele perto de uma estação de trem. Ele ainda tentou me furar, mas consegui rendê-lo", relatou o motorista.A Polícia Militar foi chamada para o local e conduziu o suspeito para a delegacia de plantão zona Sul onde foi autuado por roubo.

Fonte: Portal BO

ITEP do Rio Grande do Norte recebe apoio da Força Nacional de Segurança

sábado, 8 de março de 2014


A Força Nacional autorizou o apoio solicitado para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) e os quatro peritos que vem para o Rio Grande do Norte devem se apresentar prontos entre os dias 11 e 14 deste mês. Eles permanecem no estado por tempo indeterminado.

Quando assumiu a direção do órgão, em dezembro passado, Raquel Taveira encontrou quase quatro mil laudos ainda em aberto e, por isso, o apoio da Força Nacional vai possibilitar a criação de um mutirão para conclusão dessas perícias.

“Os peritos da Força Nacional vão assumir o trabalho em locais de crimes, de rotina, enquanto os 27 daqui do ITEP Natal se concentram nos laudos que estão em aberto”, explicou Taveira.

Ainda no final do ano passado, Governo e Ministério Público firmaram um TAC prevendo a contratação de novos peritos e técnico. De acordo com um estudo interno, realizado em 2011, são necessários 183 peritos para atender a demanda no estado.

Fonte: Portal BO

Teste que mede nível do hormônio cortisol pode indicar depressão


Análises clínicas feitas por psiquiatras chancelam a existência da depressão, mal que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pode afetar uma em cada seis pessoas em algum momento da vida. Em busca de formas de detectar indícios da doença antes disso, pesquisadores do Reino Unido analisam a concentração do hormônio do estresse em adolescentes. Altas taxas de cortisol combinadas com comportamentos depressivos podem ser o primeiro marcador biológico da doença.
“Isso vai nos ajudar a criar estratégias voltadas para a prevenção e a intervenção nesses indivíduos na esperança de reduzir os graves riscos causados pela depressão e suas consequências na vida adulta”, aposta Ian Goodyer, líder do estudo e professor da Universidade de Cambridge. Os resultados foram divulgados na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Entre as constatações, os cientistas concluíram que a depressão é mais frequente em meninos e que os participantes com sintomas da doença e nível alto de cortisol tinham predisposição 14 vezes maior de desenvolver o distúrbio do que aqueles que não apresentavam nenhuma das duas características.

Fonte: Robson Pires

Agiota diz que R$ 1,3 milhão abandonado em carro é seu


8 mar 2014
dinheiro_sacosUm agiota de Ituiutaba, Minas Gerais, se apresentou à Polícia Federal em Goiás alegando que é dono do pacote com mais de R$ 1,3 milhão, entre dólares e reais, encontrado dentro de um carro estacionada no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, na terça-feira, 3. O homem se apresentou espontaneamente e foi liberado após depoimento. O dinheiro permanece retido na PF.
O suspeito é um condenado que cumpre pena em liberdade. Ele já havia sido detido pela polícia em operações em Minas, cujos alvos eram quadrilhas de tráfico de drogas, em 2007 e 2009. Ficou preso por 13 meses. Também possui passagens por receptação de cargas e estelionato. Foi o que revelou neste sábado, 8, reportagem do jornal O Popular.
A PF ainda investiga se a história contada põe mesmo fim no mistério que ronda o caso. O carro em que estava o dinheiro, uma Fiat Strada vermelha, foi estacionado no dia 26 de fevereiro. Destrancado, com vidros abertos, ele foi encontrado com as chaves e documento dentro de um envelope, e o dinheiro em uma sacola azul, no banco traseiro. Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar ao local e esta acionou a PF.


Fonte: Robson pires

Apesar de dizer que se sente bem posicionada, Fátima Bezerra admite na 98 FM que não tem nada fechado com Robinson

Rio Grande do Norte
13296
“Não tem nada fechado. Nada fechado ainda. Mas as perspectivas são muito boas. Numa escala de zero a dez digo que estamos bem posicionados”, essa foi a resposta da deputada federal Fátima Bezerra ao falar sobre o acordo entre PT e o PSD do vice-governador Robinson Faria.
A entrevista foi à Rádio 98 FM e teve trechos repercutidos pelo Blog Thaisa Galvão. Os dois percorreram vários carnavais pelo interior juntos, na semana passada. Fátima terminou a semana da quarta-feira de cinzas com essa frase surpreendente. Foto: Márlio Forte.

Fonte: Marcos Dantas

Sonhando com o Senado, Fátima não descarta Wilma

Rio Grande do Norte
13294
Ainda na entrevista à Rádio 98FM, repercutido pelo Blog Thaisa Galvão, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) repetiu o que tem dito: que o PT só não conversa com o PSDB e o DEM e que está aberto a conversar até com o PSB da vice-prefeita Wilma de Faria, mesmo sabendo que ela tem um palanque presidencial que não é o da presidente Dilma Rousseff, referindo-se ao candidato Eduardo Campos.
Disse ainda que o PT não fecha portas para o PMDB. “O PMDB é aliado nacional, é bom lembrar que a chapa é Dilma e Temer. A expectativa era formar uma chapa aqui com o PMDB, mas o PMDB de forma unilateral fez outra escolha que nós respeitamos”, comentou. Foto: Márlio Forte.

Fonte: Marcos Dantas

A beleza de uma mulher .


A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela usa, 
na imagem que ela carrega, 
ou na maneira que ela penteia os cabelos.
A beleza da mulher tem que ser vista a partir dos seus olhos, 
porque essa é a porta para o seu coração, 
o lugar onde o amor reside.
A beleza da mulher não está nas marcas do seu rosto.
Mas a verdadeira beleza numa mulher está refletida na sua alma, 
está no cuidado que ela amorosamente tem (pelos outros), 
a paixão que ela demonstra.
E a beleza de uma mulher com o passar dos anos, apenas cresce!
Parabéns para você mulher, nesse seu Dia Internacional da Mulher!

Senador do PMDB recusa ministério do Turismo



Vital do Rêgo
Vital do Rêgo
Josias de Souza revelou que o vice-presidente Michel Temer telefonou para o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB)nesta sexta-feira (7). Disse-lhe que Dilma Rousseff deseja acomodá-lo na poltrona de ministro do Turismo, emsubstituição ao deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA). Para desassossego de Temer, o senador recusou a oferta.
Vital apresentou duas razões. Primeiro, acha que se trata de uma pasta de pouca relevância (ele se refere ao Turismo com um vocábulo de calão rasteiro). Em segundo lugar, o senador declarou que não cogita passar por“traidor” da bancada do PMDB na Câmara, que lhe foi“muito leal”.
O Turismo já está na cota de cinco ministérios que Dilma destinou ao PMDB. Na divisão interna do partido, a pasta compõe a subcota do PMDB da Câmara. Em setembro do ano passado, Vital recebera o aval de senadores e deputados da legenda para ocupar o endinheirado ministério da Integração Nacional.

Fonte: Robson Pires

Ministro da Saúde levou mulher em jato da FAB para carnaval



chioro
Com um mês à frente do ministério da Saúde, o ministro Arthur Chioro levou sua mulher, Roseli Regis dos Reis, para o carnaval de três capitais utilizando avião da Força Aérea Brasileira. O ministro se deslocou de São Paulo para Recife, Salvador e Rio de Janeiro nesta semana para participar de ações do ministério de mobilização e promoção do uso da camisinha durante as festas.
“Fiz uma maratona de quatro dias a serviço do ministério em prol da prevenção da AIDS, percorrendo os quatro maiores Carnavais do país. Fiz questão de ter minha esposa ao meu lado para evitar qualquer situação de exposição indevida”, disse o ministro à Folha de São Paulo.

Fonte: Robson Pires

VANANA TUR : AGORA MAIS OPÇÃO PARA SUA VIAGEM



Foto de Pedro Augusto Renoir.

Torcedores de time gaúcho colocam bananas dentro do veículo do árbitro da partida


13282
O episódio de racismo contra Márcio Chagas da Silva (foto) pode fazer com que o Esportivo perca três pontos no Campeonato Gaúcho, além do pagamento de multa. A ideia do procurador Alberto Franco é que o clube seja responsabilizado pelos atos de seus torcedores, que colocaram bananas no carro do árbitro. "Vamos oferecer denúncia contra o Esportivo ainda hoje (sexta-feira). O clube será enquadrado no artigo 243-G, parágrafos 1º e 2 º de Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê pena de multa e perda de pontos. Foram vários torcedores envolvidos", afirmou Franco ao site ‘Globoesporte.com'.
Na quinta-feira, o Esportivo se manifestou através de seu site oficial e se colocou à disposição das investigações para identificar os responsáveis pelas ofensas ao árbitro, que apitou a vitória da equipe sobre o Veranópolis, por 3 a 2, na quarta. O presidente do clube também repudiou o acontecido. "Em momentos como esse devemos ter cautela e não podemos transformar um em todos. A infeliz voz que supostamente gritou palavras de ofensas ao árbitro não é a voz da nossa torcida, do nosso clube, da nossa comunidade", afirmou Luis Delano Lucchese Oselame, dizendo-se contrário à punição na tabela.

Fonte Marcos Dantas

Quase três mil mortos receberam Garantia-Safra em 2013

13283

Relatório do TCU aponta irregularidades no Garantia Safra


13285
Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o Garantia-Safra, uma espécie de bolsa paga pelo governo quando há problemas climáticos que impedem a colheita, apontou que políticos e até donos de carros de luxo receberam essa verba em 2013. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. Para receber o benefício, o agricultor tem que ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo, além de preencher outros requisitos como, por exemplo, um tamanho máximo da propriedade. Os técnicos do TCU cruzaram as listas de beneficiários do programa entre 2012 e 2013 com outras bases de dados do governo federal e encontraram cerca de 35 mil cadastros com irregularidades em 2012 e outros 31 mil em 2013.  Segundo o TCU, em 2012, cerca de 7,1 mil pessoas que ganhavam mais de 1,5 salário receberam o benefício.
Outras 11,4 mil pessoas que tem algum vínculo com o poder público, entre eles um prefeito, um vice-prefeito e cinco vereadores, também receberam. Ao todo, foram entregues R$ 66 milhões para pessoas com cadastros irregulares. O ministério do Desenvolvimento Agrário informou que União, Estados e municípios têm responsabilidades no programa e que "auditorias externas e os acompanhamentos internos são razão de aperfeiçoamento de procedimentos e melhora na gestão, com mais eficiência e transparência".
Fonte Marcos Dantas

Para estimular consumo da carne de jumento, Promotor de Apodi fará almoço para autoridades

13286Promotor quer inserir carne de jumento no sistema prisional - Foto: Marcio Morais
Na próxima quinta-feira (13) a cidade de Apodi sediará um almoço diferente, talvez jamais realizado no Rio Grande do Norte. O prato principal para os cerca de 200 convidados será carne de jumento. A ideia surgiu do promotor de Justiça, Silvio Brito que fundou uma Entidade de Proteção, responsável pelo recolhimento de mais de 600 animais, em parceria com as Policiais Rodoviárias Federal e Estadual. Os jumentos são mantidos numa fazenda na Zona Rural de Apodi.
O churrasco surgiu como forma de estimular o consumo da carne. Em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, Dr. Silvio Brito explicou que estudos foram feitos por pesquisadores da Universidade Federal do Semi-Arido (UFERSA), que atestaram a carne ser própria para o consumo humano. “Ela é perfeita para o consumo humano, apenas barreiras culturais impedem esse consumo. A ideia do almoço é quebrar essa barreira e mostrar para as pessoas que a carne de jumento é própria para o consumo humano. Muito parecida com carne de boi, difícil de distinguir uma da outra”, garantiu o promotor.
Antes, já foi realizado um almoço para uma quantidade menor de convidados, e o promotor garante que todos gostaram do sabor da carne de jumento. Para o da quinta-feira, dia 13 serão convidados prefeitos, criadores, promotores, professores, médicos, veterinários e diretores de presídios. “A partir dai vamos divulgar este almoço para que as pessoas fiquem sabendo e se arrisquem a experimentar a carne. A nossa ideia inicial é inserir no cardápio do sistema penitenciário, e se tudo der certo, na merenda escolar também”. E para quem for prestigiar o primeiro churrasco a base de carne de jumento do RN, na quinta-feira (13) em Apodi, o próprio promotor Silvio Brito antecipa o cardápio que será servido. “Na forma de churrasco ela fica muito gostosa, e também teremos guisado e a molho madeira”.
Ouça a entrevista do Promotor Silvio Brito ao Blog:


Fonte: Marcos Dantas

Advogados de Cláudia Regina ainda não sabem se tentarão impedir pleito suplementar

Advogados de Cláudia ainda não sabem se tentam impedir eleiçãoAdvogados de Cláudia ainda não sabem se tentam impedir eleiçãoA equipe de advogados da prefeita afastada Cláudia Regina (DEM) aguarda a ordem para entrar com um mandado de segurança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que marcou as eleições suplementares de 4 de maio.
De acordo com o advogado Kennedy Diógenes, a ação já está pronta, mas depende da ordem dos líderes políticos. "Até agora a situação é a que está posta. Nós estamos prontos e dispostos a tudo, mas depende do posicionamento das lideranças", frisou.
De acordo com o causídico, entrar com o mandado de segurança é uma questão política. "Está sendo levado em conta o que é melhor para Mossoró. É uma avaliação política", frisou.
Ele disse ainda que se Cláudia quiser disputar as eleições, há saída jurídica para garanti-la no pleito suplementar. "Tentaremos viabilizar porque não tem trânsito em julgado", frisou.
O causídico acrescentou ainda que não descarta o retorno de Cláudia antes disso. "A Justiça pode rever a situação de Cláudia. Ninguém jogou a toalha. Cláudia está preocupada com o melhor para Mossoró", acrescentou.
A prefeita afastada tem muito tempo para entrar com o mandado de segurança para impedir o pleito suplementar. Conforme o jornal O Mossoroense apurou com fontes do meio jurídico, isso pode ocorrer até um dia antes da eleição.
Na próxima segunda-feira, será publicada a resolução do TRE que marca para 4 de maio as eleições suplementares de Mossoró. O calendário já havia vazado e prevê convenções para o período entre 2 e 6 de abril, e a campanha de rua começará dia 11.
CassaçÕes
Ao analisar as cassações, Kennedy Diógenes considerou um exagero a postura da Justiça Eleitoral no Rio Grande do Norte. "Desde o começo a gente vem dizendo que em nenhuma dessas cassações tem participação de Cláudia Regina nos fatos. São atos da governadora, que agiu como correligionária. A avaliação do TRE tem sido muito rigorosa não só em relação a Mossoró, mas nos demais municípios do Estado. Muitos prefeitos já foram punidos", destacou.
Bruno Barreto
Editor de Política de Omosoroense.


Polícia Civil prende quadrilha acusada de extorquir comerciantes

Material apreendido pela DeicorMaterial apreendido pela DeicorPoliciais civis da Divisão Especial de Investigação e de Combate ao Crime Organizado (Deicor), comandados pelas delegadas Sheila Freitas e Danielle Filgueira, deflagraram na sexta-feira (7), a "Operação Kidnap" (do inglês, que significa raptar), com o objetivo de prender uma quadrilha que vinha praticando extorsão mediante sequestro de comerciantes em Natal. Ao todo cinco pessoas foram presas, dentre eles três policiais militares.
Segundo a Delegacia-Geral de Polícia Civil (Degepol), os presos são os soldados Marcelo Galdino Galvão e Daniel Elias da Costa Júnior, além do cabo reserva Umbelino Francisco Filho, o taxista Edson Lima dos Santos, o "Edson Tubarão", e o entregador André Luís Fernandes.
As investigações apontam que Edson dava apoio à quadrilha e André Luís escolhia os alvos, bem como se passava por delegado durante a abordagem às vítimas. Eles estão sendo autuados por extorsão mediante sequestro, roubo, usurpação da função pública, porte ilegal de armas e munições e formação de quadrilha. Marcelo Galdino já respondeu na Justiça por extorsão.
Mandados
Ontem, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Criminal de Natal. Os mandados foram cumpridos em Natal e São Gonçalo do Amarante. Umbelino foi preso na sexta-feira (28) em flagrante extorquindo dinheiro e André Luís foi preso na quinta-feira (6). Com eles foram apreendidos vários potes de suplementos alimentares para atletas, além de uma vasta quantia em dinheiro, nove armas de fogo, munições, capuzes e um distintivo da Polícia Civil.
“ModUs
operanDI”
A delegada Sheila Freitas explicou que os acusados abordavam comerciantes, geralmente donos de lojas de suplementos alimentares, se passavam por policiais civis usando distintivo e armas de grosso calibre e alegavam que as vítimas estavam vendendo produtos ilegais. Os bandidos detinham as pessoas, colocavam-nas em um carro e no caminho faziam ameaças e extorquiam pedindo altas quantias em dinheiro para que não fossem presas. Eles agiam com agressividade na maioria dos casos e perseguiam as vítimas. "Os alvos eram escolhidos a dedo pela quadrilha, eles investigavam a vida dessas pessoas para saber se elas tinham algum poder aquisitivo", explicou.
As investigações em torno desses crimes já duram quatro meses. A titular da Deicor acredita que a quadrilha vinha agindo há muito tempo, devido a quantidade de bens que ostentavam, como carros de luxo, joias e objetos de grande valor. Ela também afirmou que ainda há outros envolvidos a serem presos.


Fonte Omossoroense

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055