martins em pauta

sábado, 28 de julho de 2012

Carta Capita: senador Agripino Maia na lista do valerioduto

Carta Capital publica na edição que chega às bancas em São Paulo nesta sexta-feira, 27, uma lista inédita de beneficiários do caixa 2 da campanha à reeleição do então governador Eduardo Azeredo em 1998. O esquema foi operado pelo publicitário Marcos Valério de Souza, que assina a lista, registrada em cartório. O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN), aparece entre os beneficiários. Ele teria recebido 70 mil reais.
Há ainda governadores, deputados e outros senadores na lista. Entre os doadores, empresas públicas e prefeituras proibidas de fazer doações de campanha. O banqueiro Daniel Dantas também aparece como repassador de dinheiro ao caixa 2.
A documentação foi entregue à Polícia Federal pelo advogado Dino Miraglia Filho, de Belo Horizonte. Ele defende a família da modelo Cristiana Aparecida Ferreira, assassinada em 2000. Segundo Miraglia, a morte foi “queima de arquivo”, pois a modelo participava do esquema e era escalada para transportar malas de dinheiro. Na lista, Cristiana aparece como destinatária de 1,8 milhão de reais.


via Robson Pires

Juízes eleitorais pedem reforço de tropas federais para 105 municípios

 Entre os pedidos esta 38ª ZE (Serrinha dos Pintos e Antônio Martins)

Com a intenção de garantir a ordem e a segurança do pleito municipal deste ano, até o momento, 43 zonas eleitorais do Rio Grande do Norte pediram reforço de tropas federais para guarnecer os locais de votação.

Isso representa um total de 105 municípios, nos quais a Justiça Eleitoral, representada pelos juízes eleitorais, entendeu que não há como garantir a segurança do pleito apenas com a polícia local.

Nesta manhã (27), foi entregue à governadora do Estado do RN um ofício da Presidência do TRE, consultando sobre a possibilidade de que a segurança do pleito nesses municípios seja garantida, exclusivamente, pela Polícia Militar do Estado. A resposta da governadora deverá subsidiar eventuais pedidos de tropas federais que serão analisados pela Corte Eleitoral e, posteriormente, encaminhados para deliberação definitiva pelo Tribunal Superior Eleitoral. Somente com a aprovação do TSE, e depois de percorridas as etapas de consulta ao Governo do Estado e aprovação da Corte local, é que as tropas federais serão encaminhadas para os municípios solicitantes.

Os juízes que pediram reforço federal são das seguintes zonas Eleitorais: 5ªZE (Bom Jesus, Ielmo Marinho e Macaíba), 6ªZE (Ceará-Mirim e Extremoz), 7ªZE (São José de Mipibu), 8ªZE (São Paulo do Potengi, São Pedro, Santa Maria e Riachuelo), 9ªZE (Goianinha, Tibau do Sul e Espírito Santo), 11ªZE (Baía Formosa, Canguaretama e Vila Flor), 12ªZE (Nova Cruz e Lagoa d’Anta), 13ªZE (Santo Antônio, Jundiá, Lagoa de Pedras, Passagem, Serrinha e Várzea), 15ª ZE (Monte das Gameleiras, São José do Campestre e Serra de São Bento), 17ªZE (Caiçara do Rio do Vento, Lajes e Pedra Preta), 18ªZE (Angicos e Fernando Pedroza), 19ªZE (São Tomé, Lagoa de Velhos, Barcelona e Ruy Barbosa), 20ªZE (Currais Novos, Cerro Corá e Lagoa Nova), 22ªZE (Acari), 25ª ZE (Caicó), 27ª ZE (Jucurutu), 29ªZE (Assu, Itajá, Ipanguaçu, Carnaubais e Porto do Mangue), 30ªZE (Macau e Guamaré), 32ªZE (Areia Branca, Grossos e Tibau), 33ª ZE (Mossoró e Baraúna), 34ª ZE (Mossoró e Serra do Mel), 35ª ZE (Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes), 36ªZE (Caraúbas), 38ªZE (Serrinha dos Pintos e Antônio Martins), 39ª ZE (Umarizal e Olho d’Água dos Borges) e 40ªZE (Pau dos Ferros, Rafael Fernandes e São Francisco do Oeste), 41ªZE (Alexandria, Pilões e João Dias), 42ªZE (Luís Gomes e José da Penha), 44ª ZE (Brejinho, Lagoa Salgada e Monte Alegre), 45ªZE (Timbaúba dos Batistas e São Fernando), 47ªZE (Pendências e Alto do Rodrigues), 48ªZE (Pedro Avelino, 50ª ZE (Parnamirim), 53ªZE (Boa Saúde, Serra Caiada, Sítio Novo e Tangará), 54ªZE (Afonso Bezerra), 55ª ZE (Almino Afonso, Lucrécia, Frutuoso Gomes e Rafael Godeiro), 57ªZE (Governador Dix-Sept Rosado), 58ªZE (Janduís), 59ªZE (Jardim de Piranhas), 60ª ZE (Marcelino Vieira e Tenente Ananias),  62ªZE (Poço Branco), 66ª ZE (Arez e Senador Georgino Avelino), 68ªZE (Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Lajes Pintadas e São Bento do Trairi).
Informações: TRE-RN

Veja aqui a lista dos 944 professores convocados pelo Estado

A edição deste sábado (28) do Diário Oficial do Estado publica a lista dos 944 professores concursados nomeados pelo Governo do Estado. Na área que compreende a 12a Diretoria Regional de Educação (DIRED), com sede em Mossoró, foram convocados 94 professores nas disciplinas de Arte, Educação Física, Geografia, História, Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Lígua Portuguesa.
Veja a lista completa clicando aqui.




Via ODB em Dia

sexta-feira, 27 de julho de 2012

LOGO APOS SEPULTAMENTO POPULARES ATEAM FOGO NA CASA DO ASSASSINO DA MENINA CÍNTHIA LÍVIA EM TIBAU.

POPULARES ATEAM FOGO NA CASA DO ASSASSINO DA MENINA CÍNTHIA LÍVIA EM TIBAU.

Populares de Tibau revoltados atearam fogo na tarde de ontem (27/07/12),  na casa do assassino de Cínthia Lívia, 12 anos que estava desaparecida desde o último sábado dia (21/07) na cidade de Tibau-RN, logo após o enterro da garota.
De acordo com informações a casa de Poliano Cantarele Fernandes Lacerda, 35 anos que confessou ter matado Cinthia, estava sobre a proteção da viatura de Tibau e a ROCAM-02 Cabo Almeida, Patrick e Clementino foram em apoio na manhã de hoje para conter a euforia dos populares que tentavam atear fogo na residência que fica a poucos metros da casa da adolescente.
Os policiais ficaram lá até 15:00hs e depois do enterro da pequena Cinthia receberam ordens para retornar para Mossoró. Quando os policiais da ROCAM-02 saíram, a população cerca de 50 pessoas  invadiram a casa e depedraram em seguida derrubaram tudo, colocaram gasolina em toda a parte já no chão e atearam fogo aos gritos de justiça, justiça, justiça. 
A ROCAM-02 foi novamente chamada para Tibau, para dar apoio a viatura da cidade, assim como também uma equipe do Corpo de Bombeiros para controlar as chamas, mais nada poderam fazer.

Abaixo fotos da casa de Poliano como era antes, fotos do enterro da menor e fotos da invasão.
 Foto: 4DZ Patrulha (Casa de Poliano antes de tudo)
FOTO: Wilson Moreno
FOTO: Wilson Moreno

FOTO: Wilson Moreno

FOTO: Wilson Moreno

FOTO: Wilson Moreno


FOTO: Wilson Moreno

FOTO: Wilson Moreno

FOTO: Wilson Moreno

FOTO: Wilson Moreno


  Fonte Passando na Hora com informações Sayonara Amorim. (Gazeta do Oeste)

Tibau: Sepultamento do corpo da menina Cintia.



  Foi realizado Hoje na cidade de Tibau o sepultamento do corpo da menina Cintia.
Muitos familiares, amigos e moradores compareceram  com muita tristeza e sentimento de revolta.
O corpo foi sepultado no cemitério São Sebastião.

Fotos Blog do Ronaldo Grossos











Adolescente ameaça pular de torre de telefonia em Riacho de Santana/RN

*Fotos::Nossa Riacho de Santana
Na noite desta quinta-feira(26/07), por volta das 20h:00min, um adolescente de 16 anos de idade, subiu até o topo da torre de telefonia fixa que fica localizada no centro da cidade de Riacho de Santana/RN, e passou a ameaçar que iria se jogar.

O fato chamou a atenção de vários curiosos. A polícia militar de várias cidades vizinhas se deslocaram à Riacho de Santana juntamente com uma Equipe do Corpo de Bombeiros de Pau dos Ferros/RN.

Após aproximadamente quatro horas de negociação, a equipe do Corpo de Bombeiros conseguiu convencer o adolescente a descer da torre.


O adolescente foi conduzido ao Hospital Regional de Pau dos Ferros para realização de exames, e será encaminhado para o órgão competente. 

Disputas políticas inusitados em algumas cidades do RN

Jardim de Angicos: Sogro contra nora

 
Um fato curioso acontece na política de Jardim de Angicos. No município a disputa é entre sogro e nora.
Suely Bezerra Lima(PMDB) enfrentará o pleito de outubro próximo contra o seu sogro Paulo Amaro (DEM).

Rodolfo Fernandes: irmão contra irmão

Outro fato curioso na política potiguar acontece no município de Rodolfo Fernandes. Lá a disputa é entre irmãos.

Cícero Monteiro Neto (PR) “duelará nas urnas” com o irmão Francisco Wilton Monteiro(PSD).

Devedor da Previdência pode parcelar dívida pela internet


Os devedores da Previdência Social poderão parcelar contribuições em atraso pela internet. A renegociação pode ser feita no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal (e-CAC). Até agora, os contribuintes só conseguiam fazer o parcelamento de contribuições previdenciárias nas unidades de atendimento da Receita Federal. O parcelamento simplificado pode ser feito de qualquer computador conectado à internet, sem agendamento prévio nem espera.
O procedimento está disponível para pessoas físicas e jurídicas e dispensa a apresentação prévia de documentos. De acordo com a Receita, cada negociação não poderá ultrapassar R$ 500 mil. O contribuinte, no entanto, pode requerer mais de um parcelamento nessa modalidade. Com o parcelamento ordinário, o contribuinte pode dividir em até 60 meses (cinco anos), as dívidas com a União. O único benefício, porém, é o alongamento do prazo. Isso porque a renegociação não prevê desconto nas multas nem nos juros.

DETALHES DA MORTE DE CÍNTHIA LÍVIA E FOTOS DO CRIMINOSO.

FOTO: TIBAU NOTÍCIA (Assassino de Cinthia Poliano Cantarele)
DIVIPOE apresentou na noite de hoje (26/07), por volta das 19:30hs, Poliano Cantarelle Fernandes Lacerda, 35 anos acusado confesso do crime brutal contra a pequena Cinthia Lívia, 12 anos de idade, que estava desaparecida desde o último sábado em Tibau-RN.
Em uma coletiva de imprensa realizada na sede da DIVIPOE, no bairro Nova Betânia os delegados, Dr. Renato Batista, Dr. Odilon Teodósio, Dr. Clayton Pinho, Dra. Daniele Filgueira e Dra. Carla Viviane, apresentaram o acusado e os detalhes do crime e da investigação.
De acordo com Dr. Renato Batista, as investigações começaram no domingo (22/07), pela manhã, logo que a polícia tomou conhecimento do desaparecimento da garotinha Cinthia Lívia. Ele revelou detalhes e disse que vários boatos surgiram e todos foram averiguados, mas nada de concreto. Então resolveram ouvir funcionários de um Mercadinho de onde a menina foi vista pela última vez. Daí várias pessoas eram ouvidas e simultaneamente outros delegados o ajudavam em colher provas até chegar a Cinthia.
Com o corpo localizado, e com a chegada da Polícia Civil no local, os caseiros que encontraram o corpo e outras pessoas foram ouvidas,  e perguntadas quem costumeiramente andava e ou circulava por aquela região. E dentre nomes surgiu o de Poliano Cantarelle. De imediato fomos a sua residência próximo a casa da vitima, e seu filho de 14 anos nos informou que a pelo menos dez minutos ele teria saído de casa para pegar um taxi e ir para Mossoró.
Como ficou difícil a nossa equipe acompanhar o taxi, já que seríamos mais de dez minutos atrasados, nós contactamos uma equipe de Mossoró que interceptou o carro na entrada da cidade e logramos êxito. De imediato foi dado voz de prisão a ele e ele em seguida confessou o crime. Ele disse que a menina tinha pedido R$ 5,00 reais a ele e ele disse que não tinha. Como ele tinha amizade com toda a família já que no ano 2010 teria terminado um relacionamento com a irmã de Cinthia, a chamou para ir em sua moto com ele para uma casa onde ele iria limpar uma piscina. E ela consentiu e subiu em sua moto sem ser pressionada.
Após alguns minutos ele sentiu um desejo em fazer sexo com a garota. Foi ai que ele resolveu agir e ela tentou escapar dele, mas não conseguiu. Ele disse que ela o azunhou no braço, e ele imobilizou a garota ao ponto de ela desfalecer e defecar. Depois ele escutou o coração dela e disse que batia lentamente, daí, ele achando que ela tava morrendo tirou as veste da garota uma calcinha preta suja de fezes, jogou fora junto com a chinela dela e em seguida deu banho na menina e vestiu uma calcinha branca nela antes de jogá-la no poço. “Ele disse que vestiu a menina para preservar o corpo dela”.
Dr. Odilon foi enfático em falar que muitos comentários surgiam a respeito de que no caso de Popó Porcino toda polícia tinha sido mobilizada e no caso da garota isso não estava acontecendo. Ele afirmou que desde que souberam do desaparecimento todos os esforços e trabalhos foram intensos no intuito de dar uma resposta à população a respeito do caso Cinthia Lívia, que lamentavelmente não teve o mesmo fim do Popó Porcino.
Junto com o assassino um vasto material erótico, como filmes pornôs, revistas, a roupa que ele usava no dia do crime, e fotos de crianças nuas que não foram mostradas foram recolhidas como prova para fortalecer apesar da confissão do acusado o inquérito policial. De acordo com a polícia ele se manteve calmo e pelas provas foi visível perceber que ele tinha um desejo grande por sexo com menores. Sua prisão preventiva foi decretada pela Juíza a  Dra. Kátia Cristina da comarca de Areia Branca. Poliano trabalhava em uma casa em frente onde a menina foi morta.
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA (Material erótico apreendido na casa que o acusado trabalhava)

PASSANDO NA HORA (Material erótico apreendido na casa que o acusado trabalhava)

PASSANDO NA HORA (Toda a imprensa de Mossoró acompanhou a coletiva)

119 professores convocados para as Dired's regionais de Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros

O Governo do Estado reuniu a imprensa na manhã desta quinta-feira (26) para apresentar um balanço da gestão na Educação do Rio Grande do Norte. Ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho detalhou as ações realizadas nos 17 meses de governo e anunciou uma série de medidas para suprir as necessidades das escolas, que estão com falta de professor. Entre as ações, a secretária destacou a convocação, em segunda chamada, de 944 professores aprovados no último concurso, que deve ser publicada no Diário Oficial do Estado até este o próximo sábado (28).

Serão convocados 372 professores para 1ª e 2ª Dired´s, regionais Natal e Parnamirim, que juntas englobam 16 municípios; 255 para 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 16ª Dired´s, regionais Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau e João Câmara, que juntas agregam 54 municípios; 101 para 7ª, 9ª e 10ª Dired´s, regionais Santa Cruz, Currais Novos e Caicó, que juntas totalizam 31 municípios; 97 serão convocados para 8ª, 11ª e 12ª Dired´s, regionais Angicos, Assú e Mossoró, que juntas possuem 24 municípios; e 119 para 13ª, 14ª e 15ª Dired, regionais Apodi,Umarizal e Pau dos Ferros, que englobam 42 municípios.

Do DN Online

A POLÍCIA MILITAR ESTARÁ RECEBENDO 164 SANDEROS 1.6

 
Enquanto a Polícia Militar do Rio Grande do Norte irá receber o modelo popular da Reneult, outros estados investem pesados na aquisição de viaturas pensando na durabilidade, potência e agilidade.
Como sempre digo: “Qualidade é muito diferente de quantidade”.

Confira as fotos das viaturas policiais dos outros estados:




Vejam todas as fotos AQUI.

Fonte: Cabo Heronides

Polícia divulga foto de mais um sequestrador de Porcino Segundo


A Juíza da Comarca de Ceará-Mirim já decretou a prisão preventiva do suspeito de ter participado do seqüestro. Luiz Eduardo confirmou participação no crime.
Luiz Eduardo Lima Magalhães Filho foi preso na tarde de ontem, depois que apareceu nas imagens feitas pelo pessoal da InterTV Cabugi na casa que serviu de cativeiro em Parnamirim. Ele confirmou que tinha a função transportar o negociador o vulgo cabeça que foi morto no dia da operação que soltou Popó, entre Natal e Fortaleza e que teria feito esse roteiro três vezes.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Governo faz balanço do PAC 2

Via Robson Pires

 

O Governo Federal informou nesta quinta-feira (26) que 29,8% das ações previstas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) foram concluídas até junho, após um ano e meio do início do programa, segundo o G1. Segundo o Governo, as obras concluídas representam 211 bilhões de reais.
No balanço anterior do PAC 2, feito em março deste ano, o Governo informava que 17,9% das obras previstas até 2014 haviam sido concluídas entre janeiro e setembro de 2011. De acordo com o balanço divulgado, foram executados 324 bilhões de reais via PAC 2, o que representa 34% do investimento previsto até 2014: 955 bilhões de reais. A expectativa é de que, deste valor total de 955 bilhões de reais, 708 bilhões de reais representem obras concluídas ate 2014 – ou seja, ainda no mandato da presidente Dilma Rousseff.
“O crescimento da execução em 2012 evidencia que o PAC 2 entra em um ciclo mais acelerado das obras, após a fase de preparação de ações, entre planejamento, licenciamentos, licitações e contratações, ocorrida em 2011″, informou o Governo Federal no balanço do PAC 2.

ASSASSINO CONFESSO DE CINTHIA LÍVIA, É PRESO E FAZ REVELAÇÕES COM DETALHES DO CRIME.

Vizinho confessa ter matado a menina Cinthia em depoimento a Polícia em Mossoró.

O delegado Dr. Renato Batista, concedeu uma entrevista breve na tarde de hoje (26/07), a respeito da morte e da prisão do assassino confesso da pequena Cinthia Lívia, que estava desaparecida desde sábado na cidade de Tibau-RN.
Segundo o delegado Dr. Renato,  o assassino de nome Poliano Cantareli Fernandes Lacerda, 35 anos casado, natural de Mossoró, residente vizinho à casa da menina Cinthia. Na Rua Pe. João Vitorino confessou o crime com riquezas de detalhes.
 Ele teria dito em seu depoimento que mantinha um relacionamento amoroso extra-conjugal com a mãe da menina, e tinha acesso à casa de Cinthia, com isso teria levado a menina sem intenção de cometer qualquer ato. Ele informou que no sábado ás 19:30h levou a menina para essa casa onde ele iria fazer limpeza na piscina e por volta das 20:00hs meia hora depois, resolveu fazer sexo com a garota. 
Ainda de acordo com o delegado Dr. Renato, Poliano disse que quando começou a tentar o estrupo a menina resistiu mordendo e azunhou seu braço, foi quando ele teria dado uma gravata(Golpe usado em  luta profissional) sufocando a menina até que ela desfaleceu. Daí ele tentou o ato sexual, mas como ela não tinha corpo, ele teria desistido e jogado a menina no poço. 
Em seguida como nada tivesse acontecido ele teria ido a outra casa, limpou outra piscina e depois foi para sua residência, jantou e foi para um comício. Na manhã de hoje, quando ouviu rumores de um corpo encontrado, ele foi até a casa olhou e em seguida pegou um taxi em direção a Mossoró.
De posse de informações sobre o taxi que trazia o acusado para Mossoró. Os policiais Civis,  Hosana e Mário foram até a saída para Tibau e próximo ao trevo do Santa Delmira encontraram o taxi. Mandaram o motorista parar e dentro dele estava Poliano.
Quando a policial Hosana perguntou o nome dele ele disse é Poli. Foi quando ela disse Poli nada seu nome é Poliano e você esta preso.
Poliano vai ser levado para o ITEP, onde depois de exames ficará provisoriamente detido na DIVIPOE aguardando a decisão da justiça. O delegado Dr. Renato já foi até a cidade de Areia Branca conseguir com a comarca de lá, que seja expedida a prisão preventiva do acusado.

Esperamos agora que a polícia apresente o acusado a toda sociedade se tratando de um crime que chocou não só a população de Tibau, mais como toda Mossoró.

PASSANDO NA HORA (Dr. Renato Batista)
PASSANDO NA HORA (Hosana efetuou a prisão de Poliano)

Veja vídeo feito no momento da invasão da Policia ao cativeiro de Porcino Segundo



Para assistir o vídeo clique AQUI!!

Ministério da Saúde registra 210 mortes causadas pelo vírus Influenza H1N1

Via Robson Pires


 

O Ministério da Saúde registrou este ano 210 mortes de pacientes com o vírus Influenza H1N1 em todo o país. O dado se refere ao período de janeiro até o último dia 21 de julho.
O maior número de vítimas fatais da doença se concentra nas regiões Sul (134) e Sudeste (57). Juntas, as duas regiões, cujo clima mais frio facilita a transmissão do vírus, concentram 91% das mortes. O Centro-Oeste registra nove óbitos. As regiões Norte e Nordeste, cinco cada.
De acordo com o Ministério da Saúde, já é possível detectar que o pico do número de mortes em 2012 teria sido ultrapassado. Ele teria ocorrido na 25ª semana do ano, entre os dias 17 e 23 de junho, quando foram notificadas 41 mortes. Nas três semanas seguintes, esse total caiu para 30, 17 e 12 mortes. Como ainda há óbitos em fase de investigação, os dados devem sofrer alterações nos próximos dias.
“É possível que o pico tenha mesmo ficado para trás, mas ainda seria preciso avaliar se a doença não irá apresentar curvas diferenciadas de ocorrências em cada região do país”, afirmou à Agência Brasil a médica infectologista Nancy Bellei, da Universidade Federal de São Paulo e do Comitê de Influenza e Virulogia Clínica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). “Em 2009, durante a pandemia, o pico foi registrado no mês de agosto. A volta às aulas pode vir a ser um complicador nas regiões mais frias.”

Corpo é encontrado dentro de poço em Tibau RN

As especulações sobre o fato de uma criança esta desaparecida  em Tibau, aumenta a espectativa de que possa ser o corpo dessa criança.

 

Multidão se aglomera em frente a casa onde corpo foi encontrado (foto: Ismael Sousa)

Uma notícia muito triste nesta manhã de quinta-feira (26/07), um corpo possivelmente de uma  criança em Alto estado de decomposição  foi encontrado na Praia das Emanoelas em um cacimbão (poço) Tibau RN.


O corpo foi encontrado por um popular que trabalha como caseiros ele tinha ido ligar a bomba de água para realizar os serviços de manutenção da casa ao chegar ao cacimbão (poço) sentiu um forte odor e uma grande quantidade de moscas. Em seguida o mesmo ligou a Delegacia de Tibau e informou o caso.

A polícia já se encontra no local e uma grande multidão de curiosos. 



Mais detalhes em instantes:
   
 Para ver As fotos que foram feitas pelo colaborador: Carlos Valtemilson (Bambam) para o blog Tibau Noticias clique abaixo 

Mãe de 71 anos impede que jovem mate seu filho na zona rural de Portalegre/RN

Na noite desta terça-feira (24) por volta das 21h20min, o jovem  Marcos Fagundes Pereira, 22 anos,  de posse de uma faca invadiu a residência  de seu vizinho localizada no Sítio Alexandre Pinto, zona rural do município, o  Agricultor José Hugo Franco, 44 anos, com um qual tem uma rixa, para tentar mata-lo, mas foi  impedido  pela genitora de José que tomou a frente do jovem e segurou a faca ,  a mãe que sai em defesa do filho teve os dedos de uma das mãos cortados,    ao perceber que a anciã estava ferida o agressor evadiu-se do local e tomou destino ignorado e a Senhora foi socorrida para o HRCCA em Pau dos Ferros/RN. 


PMs do Destacamento Policial de Portalegre/RN, sob o comando do Sargento Herculano ao tomar conhecimento do fato passou a realizar diligencias  durante toda noite e por volta das 04:50 horas dessa quarta-feira(25), conseguiram prender Marcos  quando se aproximava de sua residência, com o mesmo ainda foi apreendida a faca(foto) usada no delito, em seguida foi encaminhado a 4ª DRPC em Pau dos Ferros/RN para as medidas cabíveis.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Governo do RN e Consórcio expõem maquete da Arena das Dunas

Via Robson Pires

 

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Consórcio Arena das Dunas iniciam nesta quinta-feira (26), às 10h30, a exibição das maquetes física e eletrônica da Arena das Dunas, na loja 312 do terceiro piso do Midway Mall (entre as lojas Riachuelo e Renner).
A governadora Rosalba Ciarlini participará da abertura da exposição, que ficará no local até o dia 31 de julho, quando seguirá para exibição na Feira do Empreendedor do Sebrae, no Centro de Convenções. No dia 10 de agosto, a maquete retornará para o Midway Mall, onde ficará por mais 20 dias ininterruptos.
A maquete física tem 2.22 x 1.55 metros, 60 centímetros de altura e foi produzida em escala de 1/250, em São Paulo. Os visitantes também poderão conferir a versão eletrônica da maquete, que apresenta os detalhes deste moderno equipamento de entretenimento, idealizado para ser um grande espaço flexível a vários tipos de eventos.

Esta no portal da transparência...

Gestão Rosalba recebe mais de R$ 23 milhões por dia

 

O Governo do Estado não tem dinheiro e a Lei de Responsabilidade Fiscal impede que novos compromissos sejam assumidos. Quem é servidor público estadual, já cansou de ouvir isso nos últimos 18 meses, afinal, essas são as principais justificativas da gestão Rosalba Ciarlini para não atender aos pleitos dos trabalhadores. Contudo, se realmente não tem dinheiro, o motivo não é porque a volume de recursos que entra no Estado é pequeno. Afinal, com base no Portal da Transparência do Governo do Estado, em 18 meses de administração, Rosalba teve uma receita realizada superior aos R$ 12 bilhões, o que representa uma média de R$ 700 milhões por mês ou R$ 23 milhões por dia.
Para deixar claro, a receita realizada é o recurso “arrecadado previsto em legislação pelo poder público com a finalidade de realizar gastos que atendam as necessidades ou demandas da sociedade”. Neste ano, a receita realizada já está em cerca de 48% do total previsto, que são os “recursos previstos em legislação a serem arrecadados pelo poder público com a finalidade de realizar gastos que atendam as necessidades ou demandas da sociedade”. No ano passado, o total previsto foi de R$ 9,4 bilhões e o realizado foi de R$ 7,7 bilhões, segundo o Portal da Transparência.
 
Somados os R$ 7,7 bilhões do ano passado com os R$ 4,5 bilhões deste ano, a quantia arrecadada chegou aos R$ 12 bilhões. Com o valor, o Governo do Estado poderia construir quase 300 mil casas populares no valor de R$ 42 mil cada uma. Ou então 1,2 mil hospitais infantis como o “São Cosme e Damião”, inaugurado no mês passado, em Porto Velho, que tem 95 leitos, três unidades intermediárias, 16 para observação, dois para isolamento e outros dois destinados a casos de emergência, e que custou R$ 9,7 milhões.
 
O Governo também poderia pagar, à vista, 30 estádios Arena das Dunas, no valor de R$ 400 milhões, e teria evitado de pagar um financiamento que custará aos cofres públicos mais de R$ 1 bilhão. Ou então construir 60 pontes como a Newton Navarro, que custou R$ 200 milhões, e foi considerada a maior obra da gestão Wilma de Faria, com indícios de superfaturamento, em tramitação na Justiça.
 
Se quisesse investir só na saúde pública, os R$ 12 bilhões permitiriam que o Governo Estadual injetasse 375 vezes, na Urgência e Emergência, os R$ 32 milhões anunciados quando a gestão decretou a “Situação de Calamidade”. E isso, vale lembrar, com recursos próprios, sem a ajuda do Governo Federal.
 
Se investisse só em saúde e educação, consideradas a base de tudo para muitos especialistas e sociólogos, o Governo do Estado poderia aumentar em quatro vezes o que foi gasto pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura (R$ 573.575.013,24) e, ainda, cinco vezes o que foi pago pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (R$ 476.406.549,64), em 2012.
 
Na realidade, as possibilidades são muitas. Afinal, com 18 meses de gestão – estamos no 19º, mas os valores referentes a julho ainda não foram publicados – o Governo do Estado teve uma receita média de quase R$ 700 milhões por mês. Dividido pelo número de dias do mês, é o mesmo que dizer que Rosalba teve R$ 23 milhões a cada 24 horas.
 
Vale lembrar que parte dessa receita divulgada no Portal da Transparência é decorrente dos repasses federais e da arrecadação do ICMS. Com a gestão da presidente Dilma Rousseff, a administração Rosalba Ciarlini recebeu mais de R$ 1,3 bilhão até maio, mais de R$ 100 milhões que o recebido em 2011. Com o ICMS – e o trabalho dos auditores fiscais – o valor foi de R$ 1,7 bilhão até junho, mais de R$ 200 milhões que o arrecadado no mesmo período do ano passado.
 
FONTE DE RECURSOS
A principal fonte de receita do Governo do Estado tem sido o “recurso ordinário”, que são aquelas sem vinculação específica, podendo ser inclusive repasses ou transferências do Governo Federal. Só com isso, a gestão Rosalba Ciarlini arrecadou R$ 3,1 bilhões, de um total de R$ 5,7 bilhões previstos.
 
A segunda maior fonte de recursos estadual, segundo o Portal da Transparência, é o previdenciário, que já levou para os cofres públicos cerca de R$ 442 milhões. O Fundeb aparece como “terceira fonte”, com aproximadamente R$ 398 milhões, ou seja, mais de 62% do previsto para 2012.
 

Martins: EMPARN participa de pesquisa para produzir vinhos finos no RN

Serra de Martins esta entre as cidades com o potencial para a produção...

 

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) vem participando de pesquisa para introdução de cultivares para produção de vinhos finos em microclimas do Nordeste. No Rio Grande do Norte as regiões escolhidas são Mossoró, Serra de Martins e Monte das Gameleiras. Segundo o pesquisador da EMPARN, Amilton Gurgel Guerra, o objetivo é identificar cultivares viníferas com potencial para produção de vinhos finos inicialmente na região da Serra de Martins, onde a vitivinicultura ainda não é uma atividade tradicional.
A Serra de Martins, com altitudes superiores a 700m, apresenta clima mais ameno em região vizinha à do semiárido do Rio Grande do Norte, divisa com o Ceará, podendo representar um espaço importante para produção de vinhos de qualidade, a partir de variedades testadas e selecionadas nessa área.
Ao analisar os impactos potenciais, os pesquisadores concluíram que Embora a região esteja inserida num contexto de certa forma privilegiado, por sua localização e pelas características de seu clima, não dispõe de boas alternativas para incremento da renda dos produtores rurais. A atividade de produção de uvas para vinho pode trazer, como consequência, o estímulo necessário para a própria produção de vinhos artesanais, a qual faz parte de esforços usuais na exploração de turismo rural.

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055