martins em pauta

sábado, 26 de maio de 2012

Discriminação contra gênero, opção sexual e procedência regional poderão fazer parte do Código Penal


Discriminar uma pessoa por ser mulher, homossexual ou nordestina pode virar crime inafiançável. A Comissão Especial de Juristas encarregada de elaborar proposta para um novo Código Penal aprovou nesta sexta-feira (25) a alteração do artigo 1º da Lei 7.716/1989, conhecida como Lei do Racismo, para proibir a discriminação também por gênero, opção sexual e procedência regional. O texto já prevê a punição para “discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.
A proposta leva para o anteprojeto de revisão do Código Penal a criminalização da homofobia, prevendo para este tipo de prática as mesmas penas já existentes para a discriminação de raça ou de cor. Se a proposta for aprovada pelo Congresso Nacional, passa ser prática criminosa, por exemplo, impedir um travesti de entrar em um estabelecimento comercial ou  um aluno transexual de frequentar uma escola.
Também ficam proibidas as incitações ao preconceito e as manifestações ofensivas através de meios de comunicação, como a internet. A proposta tornaria claro o que fazer em relação a casos como o da estudante Mayara Petruso, condenada este mês a um ano e meio de prisão por ter divulgado ofensas contra nordestinos em redes sociais. As penas previstas para esses crimes continuam as mesmas expressas na lei, variando de um a cinco anos de prisão.
 
Via Robson Pires

Estudante do curso de Direito, cometeu suicídio em Pau dos Ferros



Mais uma tragédia familiar aconteceu em Pau dos Ferros. Desta feita, uma jovem, também de futuro promissor, resolveu dar cabo à própria vida.
Anathália Cristina Queiroga, 22, estudante do curso do curso de Direito da UNP, em Natal, por motivos ainda desconhecidos, atentou contra sua integridade física, usando punhos de rede como arma, e abreviou a permanência no Planeta Terra. Ela é filha do Casal Júlinho (da Serigrafia)/Edilza.
Segundo informações preliminares, Anathália cometeu o fatídico ato no seu quarto, por volta das 21h30, desta sexta-feira, 25, na residência de seus pais, localizada na rua Quintino Bocaiúva, onde passava o fim de semana.
Como já chegou morta ao Hospital Regional Cleodom Carlos, os médicos plantonistas que a atenderam, não emitiram o atestado de óbito. Em razão disso, o corpo foi trasladado para o ITEP de Mossoró.
Poderemos voltar, a qualquer momento, com informações adicionais.
O blog lamenta o triste episódio e estende votos de pesar à família enlutada!

Fonte: blog do capote
 via NPRN

ROSALBA É VAIADA EM PAU DOS FERROS E PROMETE CORTAR SALÁRIOS DE GREVISTAS DA UERN


Nesta sexta (25), a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), participou da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para a conclusão do Sistema Adutor do Alto Oeste. Mas a solenidade não foi um "Mar de Rosas" para a gestora potiguar.

Em meio a uma Câmara de vereadores lotada, vários estudantes e professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), protestaram com faixas pedindo apoio à instituição. E entre a fala das autoridades, principalmente a da governadora, se escutaram vaias e pedidos de apoio a UERN.

Ao som de várias pessoas que gritavam "UERN na rua, Rosalba a culpa é sua",a chefe do executivo estadual deu um resposta aos protestantes. Ela afirmou que se os alunos querem aula eles vão ter aula, pois na próxima terça-feira seria o pagamento dos professores e não vai ter dinheiro já que eles não trabalharam, ou seja, os salários dos grevistas da UERN deve ser suspenso pelo Governo do Estado segundo a própria governadora.

Fonte: Blog Caraúbas HotNews
Via: Cidadão Consciente

sexta-feira, 25 de maio de 2012

TCE determina a anulação do contrato de locação de veículos da Secretaria de Segurança Pública

 
A sessão plenária da Corte de Contas analisou, nesta quinta-feira, em caráter seletivo, o processo de dispensa de licitação realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social para locação de 300 (trezentos) veículos a fim de atender às necessidades da Polícia Militar e Polícia Civil.
 
A Sesed tinha por objetivo a renovação do contrato de locação de veículos com a empresa Locavel. O primeiro contrato com a empresa foi assinado no ano de 2009 e renovado em 2010 e 2011.

O voto do relator, conselheiro Renato Costa Dias, apontou ilegalidade na dispensa da licitação e na execução contratual. Para evitar grave dano ao erário, a Corte de Contas deferiu medida cautelar procedendo à anulação do contrato realizado, no prazo de 120 (cento e vinte) dias. 
 
Nesse tempo, deverá ser realizada nova licitação. A Corte determinou ainda a abertura de procedimento para apuração de responsabilidade referente à sanção dos gestores responsáveis.

Confira a íntegra do voto aqui.

TRE abre ciclo de palestras para partidos políticos


O Tribunal Regional do Rio Grande do Norte promoverá o Ciclo de Palestras da Justiça Eleitoral, evento que tem como objetivo esclarecer as regras eleitorais das Eleições 2012 aos dirigentes de partidos políticos, assessores, candidatos e interessados sobre as normas que regem uma eleição. 

As palestras buscam orientar representantes dos partidos e candidatos sobre o Registro de Candidatura, como fazer corretamente a Prestação de Contas de campanha e o que as regras eleitorais permitem ou proíbem para o pleito vindouro. 
O Ciclo acontecerá em três pólos distintos do Estado, no horário de 08h às 18h.

O primeiro será realizado em 29 de maio, em Natal, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE); no dia 04 de junho, será a vez de Currais Novos, onde as palestras ocorrerão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN; e, finalmente, em 11 de junho, a cidade de Mossoró é que receberá o evento, que irá ocorrer no auditório do SESI.

Fonte: Fator RRH

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Inscrições para o Enem 2012 serão abertas na segunda-feira

Estudantes interessados deverão se inscrever até 15 de junho. Taxa de inscrição permanece em R$ 35.


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições já poderão ser feitas a partir de segunda-feira (28), exclusivamente pela internet. Os detalhes sobre a edição do Enem deste ano foram apresentados hoje (24) pelo Ministério da Educação (MEC). Haverá mudanças nos critérios de correção da redação.

Os estudantes interessados deverão se inscrever até 15 de junho. A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. O edital da prova será publicado na edição de sexta-feira (25) do Diário Oficial da União.

No primeiro dia do exame, que cairá em um sábado (4 de novembro), os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Em 2011, mais de 6 milhões de estudantes se inscreveram para participar da prova. Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.
Fonte: NoMinuto.com 

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA » Mulher é assassinada por companheiro dentro de casa no Seridó


Via: William Felix de Andrade/Gardenia Oliveira

Jardim do Seridó (RN) - Um crime brutal foi registrado no final da noite dessa, quarta-feira (23/05), dentro de uma residência situada no bairro Bela Vista, em Jardim do Seridó. 

Na ocasião, lda Azevedo de Souza, conhecida como “Alda de Chico de Nêgo”, de 39 anos, foi assassinada com quatro tiros à queima roupa no sofá de casa. O acusado do crime é o seu próprio companheiro, conhecido como “Francielio de Maria Gorda”


A Polícia Militar foi acionada por vizinhos que ouviram os tiros, e ao chegar ao local ainda encontrou a vítima com vida. Ela então foi socorrida para Currais Novos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu próximo à cidade de Acari.



O acusado fugiu logo após o crime em uma motocicleta Honda de cor verde, por uma estrada de barro que liga Jardim do Seridó ao município de Cruzeta. Diligências estão sendo realizadas na região em busca de Francielio.

ATENÇÃO IMAGENS FORTES: 


Câmara aprova projeto que libera candidatos com contas rejeitada

Via: nossoparanarn 


Proposta contraria decisão do TSE e ainda será votada pelo Senado. Para autor, veto do tribunal eleitoral foi além do que a lei determina.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22/05) projeto de lei que autoriza a candidatura de políticos que tiveram as contas rejeitadas em eleições passadas. A proposta contraria interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, em março deste ano,vetou o registro de candidatos que não tiveram a prestação de contas aprovadas nas eleições de 2010. > A proposta segue agora para análise do Senado e, se for aprovada sem alterações, vai para sanção ou veto da Presidência. Ainda que a proposta fosse transformada em lei neste ano, a aplicação poderia ficar somente para as eleições de 2014. Isso porque, de acordo com a Constituição, alterações no processo eleitoral não podem ser aplicadas na eleição subsequente se tiver entrado em vigor menos de um ano antes do pleito. Desse modo, se o projeto for aprovado, caberá ao TSE interpretar se a nova lei altera ou não o processo eleitoral e assim decidir se ela será aplicada nas eleições de outubro. Enquanto isso, permanece a decisão do TSE, válida para as eleições deste ano, que veta quem teve contas desaprovadas. Vários partidos, entretanto, já entraram com recurso para derrubar a decisão do TSE. O projeto aprovado nesta terça foi apresentado no início de maio e seguiu direto para apreciação em plenário, onde foi aprovado em votação simbólica (sem contagem nominal de votos). Durante a votação, apenas o PSOL orientou a bancada a votar contra.

Para o autor da proposta, Roberto Balestra (PP-GO), a decisão do TSE neste ano de vetar candidatos com contas rejeitadas foi além do que determina a lei eleitoral, que exige, como um dos critérios para a emissão da certidão de quitação eleitoral, apenas a apresentação das contas, sem menção à rejeição.
Ao final de cada eleição, os políticos que participaram da disputa são obrigados a entregar à Justiça Eleitoral um relatório do que foi gasto e arrecadado pelo candidato, pelo partido e pelo comitê financeiro. A reprovaçao acontece quando são identificadas irregularidades nessa prestação de contas. A proposta aprovada pela Câmara explicita que a apresentação de contas de campanha por parte dos candidatos é suficiente para a expedição da certidão de quitação eleitoral. O texto inclui artigo segundo o qual serão considerados "quites aqueles que apresentarem à Justiça Eleitoral a prestação de contas de campanha eleitoral nos termos desta lei, ainda que as contas sejam desaprovadas". Em março deste ano o Tribunal Superior Eleitoral mudou a interpretação da lei eleitoral feita para as eleições de 2010, quando a corte apenas exigia que o político apresentasse as contas para ter liberado o registro de candidato.

A maioria dos ministros entendeu que a intenção da Lei das Eleições foi também verificar o conteúdo das contas. "Aquele que apresente contas, mas foram rejeitas não pode obter a certidão de quitação eleitoral. Devemos avançar, visando a correção de rumos, dando ao preceito uma interpretação integrativa e de concretude maior", argumentou na ocasião o ministro Marco Aurélio.

"O candidato que foi negligente não pode ter o mesmo tratamento daquele zeloso, que cumpriu, com seus deveres. Assim, a provação das contas não pode ter a mesma consequência da desaprovação", afirmou a ministra Nancy Andrighi ao proferir seu voto. Pela decisão do TSE ficariam de fora das eleições municipais deste ano apenas os políticos com contas rejeitadas em 2010. Reprovações em anos anteriores seriam analisadas caso a caso. Segundo balanço da ministra Nancy Andrighi, existem hoje no país 21 mil pessoas com contas reprovadas. Vários partidos já entraram com recurso para derrubar a decisão do TSE. O assunto permanece na pauta do tribunal, mas ainda sem previsão de novo julgamento.

*Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília/DF

Ministério da Integração Nacional libera R$ 10 milhões para combate à seca no RN


O Ministério da Integração Nacional liberou R$ 10 milhões para execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais devido à seca que atinge o Rio Grande do Norte. A portaria que autoriza o empenho e o repasse do montante foi publicada na edição desta quinta-feira (24) do Diário Oficial da União (DOU).

Além do RN, foram beneficiados com repasses iguais os Estados da Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Minas Gerais e Ceará.

Os recursos financeiros serão empenhados a título de transferência obrigatória, devendo ser assinada pelo gestor financeiro e pelo ordenador de despesa, para prosseguimento do processo. O repasse do recurso será executado em parcela única.

Um dos artigos da portaria frisa que "considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas, o prazo de execução das obras e serviços é de 365 dias, a partir da liberação dos recursos".

O dinheiro liberado só poderá ser utilizado pelo Governo do Rio Grande do Norte exclusivamente na execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. 

A portaria é assinada pelo ministro Fernando Bezerra de Souza Coelho e prevê, ainda, que os Estados beneficiados deverão prestar contas no prazo de 30 dias a partir do término da execução das ações.

Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 22 de maio de 2012

ACIDENTE COM UMA VÍTIMA FATAL NA BR-304 EM MOSSORÓ.

BLOG PASSANDO NA HORA
  Por volta das 18h desta terça-feira (22/05), foi registrado um grave acidente na BR-304 em Mossoró, em frente ao terminal Rodoviário aonde uma senhora veio a óbito no local vítima de atropelamento. 
  Uma mulher conhecida apenas pelo apelido de indinha, aproximadamente 60 anos, foi atropelada por um caminhão baú de cor branca, placas JIG-6197 Brasília/DF após tentar atravessar a BR a pé.
    Segundo informações de populares a vítima que era natural de Santa Luzia da Paraíba era alcoólatra, não tinha onde morar e vivia andando a pé nas proximidades do terminal rodoviário ao bairro Ouro Negro.
    O condutor do caminhão conhecido como Jairo Abreu contou que estava fazendo entregas em Mossoró e estava indo para Natal. Ele ainda informou que quando viu a senhora ainda tentou frear, mas foi tarde de mais. No local foi possível ver as marcas de frenagem.
    Uma ambulância do SAMU ainda foi acionada, mas sem tempo de reanimar a vítima e Uma viatura da PRF foi ao local e fez o controle do trânsito que ficou bastante congestionado.


BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

TRE cassa o mandato do prefeito de Caraúbas

 
 
 
 
 
 
 
 
O Tribunal Regional Eleitoral acaba de cassar o mandato do prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira da Silva, por desfiliação partidária. Ademar deixou o PSB e se filiou ao PMDB, sem justa causa.

O vice-prefeito Francisco Alcivan Viana assume o cargo. Mesmo que Ademar recorra da decisão ao TSE, ele não poderá permanecer no cargo, já que a decisão não terá efeito suspensivo.

Deu no Blog Folha regional

Vereador Fulgêncio fala sobre possível candidatura em Martins !

Vereador diz estar esperando o desenrolar dos fatos
O presidente da câmara municipal e ex-prefeito da cidade de Martins Fulgêncio Teixeira falou a este blog a respeito da composição da chapa de oposição para as eleições desse ano. 
Ele disse que houve algumas conversas a esse respeito, mas que nada foi decidido ainda, e que espera as definições de situação e oposição. “me dou bem com os dois grupos, tenho grandes amigos, nós estamos esperando o desenrolar dos fatos, saber quem é quem, para poder se pronunciar” afirmou. 
A respeito da chapa formada por Olga e Flávia ele disse não acreditar que o povo de Martins abrace essa ideia, pois se trata de colocar o poder nas mãos de uma única família. “não acredito que se consolide uma chapa familiar em Martins” 
Fulgêncio foi prefeito da cidade por três meses, é presidente do PSDB e foi um dos candidatos mais bem votados na última eleição.
 
via toque esportivo

Em novo pacote Governo reduz IPI para carros


O Ministério da Fazenda anunciou nesta segunda-feira um pacote de medidas para aquecer o consumo e combater os efeitos da crise financeira internacional. Entre as medidas, que beneficiam o setor automotivo e a produção de bens de capital, está uma redução de até sete pontos porcentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)para a venda de carros. As medidas valem até 31 de agosto.

Como continua valendo o regime automotivo especial, que beneficia a maior parte dos veículos fabricados no país com um corte de 30 pontos percentuais no IPI, um carro 1.0 nacional, que tinha IPI de 7%, passa a ter isenção da taxa.
O pacote foi discutido com os bancos e com as montadoras. As fábricas se comprometeram a reduzir o preço dos automóveis. Para veículos de até 1.000 cilindradas, haverá redução de 2,5%. Os carros entre 1.000 e 2.000 cilindradas terão o preço cortado em 1,5%. Para os utilitários, redução será de 1%. As companhias também devem realizar promoções especiais no período.

“O resultado esperado para essas medidas é a redução do custo do investimento. Em segundo lugar, a redução do preço dos veículos ao consumidor. É mais uma medida para garantir a continuação do crescimento econômico num momento de crise na economia internacional, onde o governo tem que tomar mais medidas de estímulo para rebater a influência dos problemas”, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante entrevista coletiva.

Crédito – De acordo com Mantega, os bancos públicos e privados se comprometeram a aumentar o volume de crédito para o financiamento de veículos, além de elevar o número de parcelas e reduzir o valor da entrada e dos juros dos empréstimos. Como contrapartida, Banco Central vai liberar parte do valor compulsório recolhido pelos bancos, o que deve facilitar a concessão de crédito. Essa medida não tem prazo de encerramento.

“As medidas são o resultado de um compromisso assumido entre o setor privado, o setor produtor e o setor financeiro. Cada um deles se juntou e nos unimos para estabelecer medidas para que cada um desse a sua contribuição no sentido de reduzir o custo dos produtos”, disse Mantega.

PIB - Apesar do pacote, o ministro Mantega admitiu que o Produto Interno Bruto (PIB) dificilmente crescerá em 2012 os 4,5% previstos pelo governo. “É mais difícil agora crescer 4,5% no ano como um todo. Porém, a aceleração da economia virá, porque nós tomamos várias medidas que demoram a fazer efeito”, disse ele.

Fonte: Veja

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O meu sertão agradece as chuvas que Deus mandar

O nordeste está sofrendo
Seco sem água e sem planta
O campina já nem canta
O gado não está comendo
As plantas estão morrendo
Dá vontade de chorar
Só deus pra nos ajudar
E ouvir a nossa prece
O meu sertão agradece
As chuvas que deus mandar.

A terra fica doente
Fica a vida ameaçada
Gado morto na estrada
Chega dá pena na gente
O sertanejo carente
Vê a seca arrochar
Quem come do que plantar
Baixa a cabeça e faz prece
O meu sertão agradece
As chuvas que deus mandar.

Quem só vive do roçado
É triste a situação
Se não plantar não tem pão
Pra dar ao filho coitado
O cabra fica apertado
Vendo seu filho chorar
Sem nada ter pra lhe dar
O sertanejo padece
O meu sertão agradece
As chuvas que deus mandar.

Porém a seca obriga
O camponês apelar
Resolve então viajar
Pra se salvar ele briga
Sua família ele abriga
Bem longe do seu lugar
Mas se a chuva voltar
Diz ele à família a prece
O meu sertão agradece
As chuvas que deus mandar.

Mesmo estando na cidade
Quando escuta alguém dizer
Que já começou chover
Lhe bate logo a vontade
Já lhe aumenta a saudade
E resolve então voltar
Pensando logo em plantar
Diz deus ouviu minha prece
O meu sertão agradece
As chuvas que deus mandar.

Vem na primeira viagem
Era o que ele mais queria
A família com alegria
Ele cheio de coragem
Chega e ver outra paisagem
A asa branca a cantar
O verde, o gado a pastar
Com água tudo enriquece
O meu sertão agradece
As chuvas que deus mandar.

Ver os rios transbordando
A mata verde e frondosa
Ho! Que paisagem mimosa
O gado gordo pastando
A passarada cantando
O milho a pendoar
Já tem feijão pra apanhar
O sertanejo envaidece
O meu sertão agradece
As chuvas que deus mandar.

É esta a maior riqueza 
Que se vê no meu sertão
Pois a maior ambição
Não é jóia e nem nobreza
Apenas que a natureza
Viva pra nos ajudar
Que deus possa abençoar
E da gente não se esqueça
Pra que o sertão agradeça
Autor: Professor Francisco Rariosvaldo (Rari)
Olho D'água do Borges-RN
Fonte: Jatão 
via ODB em Dia

Governo cobra empresas por internet mais rápida a preço justo'

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que o governo está cobrando das empresas privadas que o acesso à internet seja mais rápido e que seja vendido a um preço justo. Em seu programa semanal de rádio "Café com a Presidenta", Dilma disse que a ampliação do acesso à banda larga vai gerar "inúmeras oportunidades para mais brasileiros e para mais brasileiras".

"Banda larga, não é essa capacidade que estão vendendo ainda no Brasil. Nosso país tem necessidade de caminhar para valores acima de 5 Mb. Temos cobrado das empresas privadas que elas aumentem o investimento para permitir que, a cada dia, o acesso à internet seja mais rápido e vendido a um preço justo, aquele que a população possa pagar e que, também, remunere o investidor", afirmou a presidente.


Segundo os dados apresentados no programa "Café com a Presidenta", o acesso à internet em banda larga quase dobrou desde o início do ano passado e hoje já supera 72 milhões de conexões. A presidente prometeu turbinar os investimentos do governo federal, por meio da Telebrás, na tentativa de ampliar as redes que levam a internet a todas as regiões do país.
"Outro dado muito importante é que as conexões à internet também estão chegando às casas das famílias brasileiras. Cerca de 6 milhões de famílias que não acessavam a internet em casa passaram a contar com esse serviço, com o Plano Nacional de Banda Larga", explicou a presidente.

ESCOLAS
A presidente Dilma afirmou que hoje 95% das escolas públicas urbanas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio possuem conexão de internet banda larga, beneficiando 32 milhões de estudantes e 1,5 milhões de professores.

"O acesso à internet nas escolas ajuda os professores de duas maneiras: permite que eles melhorem sua formação profissional, e serve de apoio também para as aulas que eles vão dar para os estudantes, o que é, de fato, algo extremamente relevante. Levar a internet para as escolas da rede pública é garantir igualdade de condições de desenvolvimento e aprendizado a todas as crianças brasileiras desde o início da vida escolar", afirmou Dilma.
Em relação à internet nas universidades e escolas técnicas, Dilma adiantou que o governo pretende investir na Rede Nacional de Educação e Pesquisa, "uma rede de altíssima velocidade" e que "vai chegar a todos os 735 campus do interior e das capitais, até 2014".

COMPUTADORES

A presidente Dilma Rousseff também comentou a posição do Brasil no mercado mundial de computadores. Segundo a presidente, o Brasil é hoje o terceiro maior mercado de computadores do mundo.

"Graças a uma série de medidas do governo federal, como o corte de impostos, os computadores e os notebooks, e até mesmo alguns modelos de tablets, estão cada vez mais baratos. Isso também ajuda a movimentar nossa indústria, gerando cada vez mais empregos de qualidade", afirmou.

Da Folha.com / cidade news

 

Vacinação contra gripe acaba esta semana em todo o país

vacinao-contra-a-gripe-2012
Brasília – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será encerrada sexta-feira (25) em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, não há previsão de que o prazo seja prorrogado. Idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde devem procurar os postos de saúde das 8h às 17h.

A dose protege contra os três tipos de vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2011, inclusive o causador da influenza A (H1N1) – gripe suína. A meta do governo é imunizar 24,1 milhões de pessoas em todo o país, o equivalente a 80% do público-alvo. O último balanço indica que 13,4 milhões de pessoas já foram vacinadas (44,7% do público-alvo).
O maior alcance, de acordo com o Ministério da Saúde, foi verificado entre o público infantil: 2,2 milhões de crianças vacinadas (51,9% do público-alvo). Mais de 1 milhão de trabalhadores de saúde também foram imunizados (43,5%), além de 888,3 mil gestantes (41,1%), quase 9,1 milhões de idosos (44,3%) e 193,3 mil indígenas (32,9%).
Os grupos foram escolhidos para tomar a vacina depois que estudos demonstraram que eles são mais suscetíveis a doenças respiratórias. Crianças que serão imunizadas pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado devem receber apenas uma este ano. Os demais grupos devem tomar dose única.
A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo ou apresentou reações adversas às doses anteriores. Pacientes com doenças agudas, neurológicas ou febre devem consultar um médico antes de tomar a vacina. O Ministério da Saúde garante que a dose não provoca efeitos colaterais. A pessoa pode sentir apenas dor leve ou sensibilidade no local da injeção.
Em 2011, de acordo com dados da pasta, 25,134 milhões de pessoas foram vacinadas – 84% do público-alvo definido. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocadas pelo vírus InfluenzaH1N1. Ao todo, 53 mortes foram confirmadas. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230.
Fonte: Agência Brasil 
VIA O MOSSOROENSE

Homem foi encontrado morto apos sofrer acidente de moto na cidade de Jucurutu


                      
   Joel Silvino da Silva, de 27 anos natural de Jucurutu


 
 
Na manhã desta segunda-feira, 21/05, a Polícia Militar de Jucurutu foi acionada por populares, que davam conta de que havia um corpo de um homem em uma rua na Vila do Velame. Policiais do GTO foram acionados e, ao chegarem no local, constataram a veracidade da denúncia e, de imediato, isolaram a área e fizeram contato com o ITEP para fazer a remoção do corpo para perícia.

O que intriga a Polícia é que o homem morto é a pessoa de JOEL SILVINO DA SILVA, 27 anos que, na noite do domingo, 20/05, teria se apropriado, indevidamente, de uma moto Pop 100 de um conhecido dele e teria colidido com outra moto, próximo ao bar de Carlinho do Leite, na BR 226, tendo sofrido algumas escoriações, mas, ao ser socorrido para o Hospital, teria se recusado a tomar uma medicação. 
 
A atitude de Joel, de ter pegado a moto e se envolvido nesse acidente, revoltou tanto o proprietário da Pop 100, que ficou parcialmente destruída, como o outro envolvido no acidente, que também teve sua moto danificada. 
 
Agora a Polícia Civil espera o resultado da Perícia para saber se o caso se trata de morte natural, por consequência do acidente ou se Joel Silvino foi assassinado.
 
Por SD Walter
via Eduardo Dantas

Em Caraúbas (RN), Homem é morto a Pauladas na Manhã desta Segunda-Feira


Caraúbas (RN) - Por volta das 06h00min desta segunda-feira, (21/05) aconteceu um crime de homicídio na cidade de Caraúbas.

Francisco das Chagas, conhecido por “Dondom” foi morto à pauladas, por volta das 6 horas e 30 minutos. A policia Não se sabe ainda quem praticou o crime. familiares aguardam a chegada da equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep para a remoção do cadáver.

Existe a informação, ainda não confirmada, que os responsáveis pelo crime teria sido a ex amante da vitima e um filho dela, conhecido apenas como Joãozinho.
Ontem a noite a vitima discutiu com o acusado e preferiu não dormir em casa, quando estava retornando hoje pela manhã foi recebido a golpes de cacete. A policia está em diligencia.

Os suspeitos pela morte de Dondom foram presos quando estavam chegando em Casa no Bairro Lenadro Bezerra, a policia já o levou para a delegacia.
Por GILMAR MARQUES DE SOUZA
Foto; Chavier Costa
O Câmera

domingo, 20 de maio de 2012

Publicação de cartas secretas do Papa gera escândalo na Itália

 

A publicação de uma série de cartas confidenciais do papa Bento XVI sobre temas quentes, como as intrigas do Vaticano e os escândalos sexuais do padre mexicano Macial Maciel, provocou desconforto na Itália diante de um vazamento de informações sem precedentes.
Um resumo do livro, que estará a venda no sábado em toda a Itália com o título “Sua Santidade, cartas secretas do Papa”, escrito por Gianluigi Nuzzi, foi publicado nesta sexta-feira pelo jornal Il Corriere della Sera.
Baseado em cartas confidenciais destinadas ao papa Bento XVI e ao seu secretário pessoal, Gerog Gaenswein, o livro descreve manobras e confabulações dentro do Vaticano e inclui relatórios internos enviados para o Papa sobre políticos italianos como Silvio Berlusconi e o presidente da República Giorgio Napolitano.
Também relata os confrontos com a chanceler alemã Angela Merkel sobre aqueles que negam o Holocausto, e as confissões do secretário do fundador da Congregação Mexicana Legionários de Cristo, Marcial Maciel, acusado de abusar de crianças e de ter uma vida dupla com duas esposas e filhos.
Nuzzi teve acesso, possivelmente através de funcionários da Secretaria de Estado, a centenas de documentos, incluindo alguns que levam o selo “Reservado”, que foram elaborados pelo mesmo secretariado.
Este é o maior vazamento de documentos na história recente do Vaticano, que até agora não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Arma Taser utilizada pela Polícia evita suicídio em Patos. Assista o video no final da Matéria!


O COPOM da PM de Patos foi solicitado por vizinhos de um homem identificado como sendo Milton Dias, 55 anos, residente no bairro do jatobá, que estaria completamente transtornado tentando se matar com uma faca, tipo, de mesa, sentado numa cadeira em frente de casa.
A ocorrência foi registrada nesta sexta-feira (18) (horário não divulgado) e depois de muita negociação com a vítima, graças à ação emergente da polícia, a tragédia foi literalmente evitada. O homem, visivelmente irritado e aparentemente com algum distúrbio psicológico, tentava a todo custo encravar a faca na barriga.
Muitas pessoas tentaram ajudar, negociando através de conversa com ele, porém a vítima estava irredutível e ameaçava a todo instante se cortar, caso alguém se aproximasse.
Como não houve acordo, policiais há pouco tempo, treinados em Patos, para a utilização da arma não letal conhecida por Taser, entraram rapidamente em ação e imobilizaram a vítima com um tiro disparado.
A Taser “é uma arma de baixa letalidade, que dispara choques de 50 mil Wolts e de amperagem equivalente a 3,5 miliampéres, que não causam riscos à vida da pessoa.”
Depois disso os policiais conseguiram conversar com ele e a equipe do SAMU iniciou os primeiros procedimentos ambulatoriais para depois levá-lo até o HRP (Hospital Regional de Patos).
Veja o vídeo:
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/jQZvPYoZokM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
 
PortalPatos
 

50ª Morte violenta em Mossoro em 2012



            Wendel Daniel de Lima Costa morava no bairro João 23 em Assu.




Um assalto termina com o assaltante morto no inicio da noite de sábado 19 de Maio de 2012, no Projeto de Assentamento Novo Espinheirinho, localizado no Km 84, as margens da BR 304 saída para Natal Zona Rural de Mossoró.

Um individuo chegou em um bar onde varias pessoas assistiam um jogo de futebol na TV, efetuou um disparo e anunciou o assalto. Ele que todas as pessoas que estavam no estabelecimento, se deitassem.

O elemento chegou ao local sozinho, entrou no estabelecimento e fez um verdadeiro rapa. Na saída ele tomou a chave de uma motocicleta que estava estacionada em frente ao bar.

O individuo nem chegou a da partida na moto. Ele foi alvejado com vários disparos de arma de fogo, todos na cabeça e morreu no local ainda com a arma engatilhada, na mão. O revolver estava municiado e apenas uma munição deflagrada.

No bolso do short foram localizados vários celulares e objetos das pessoas que se encontravam no local no momento do assalto. O responsável pelo estabelecimento disse a policia que não viu quem teria reagido, matando o elemento, que não portava documento de identificação.

Uma guarnição da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicleta, Rocam, comandada pelo Cb. Renixon esteve no local colhendo as primeiras informações e fazendo o isolamento do ambiente do crime.

Segundo informações do Doutor “Renildo Marcelino”, Perito do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep, o individuo foi morto com disparos de pelo menos dois tipos de armas de fogo. Ele disse que a quantidade de disparos, só era possível identificar após os procedimentos no órgão em Mossoró.

Os delegados Kleiton Pinho, Regional e Ruberio Pinto, de Plantão, estiveram no assentamento, para os procedimentos de investigação. Duas pessoas, responsáveis pelo estabelecimento foram conduzidas para a delegacia de plantão em Mossoró, para prestarem esclarecimentos.

A ação de indivíduos assaltando nos assentamentos rurais é muito comum na região. O que não é muito comum é a reação de populares.
Clique abaixo em mais informações para ver as imagens....

49ª Morte violenta em Mossoró em 2012



A Central de Operações da Policia Militar registrou mais uma morte de forma violenta em Mossoró. Uma tentativa de homicidio aconteceu por volta de 13 horas de sábado 19 de Maio de 2012, na Rua Flavio Paula, ao lado de uma praça, no conjunto Zé Agripino no Bairro santo Antonio.


Vitor Diogo de Oliveira Lima, 17 anos de idade, foi alvejado com vários disparos de arma de fogo, por dois indivíduos que chegaram ao local de motocicleta.

Segundo informações colhidas pela Policia, Diogo chegou ao local correndo, sendo perseguido por dois indivíduos em uma motocicleta tipo trax. Ele foi alvejado ao lado da praça entre os conjuntos Zé Agripino e Resistência.

Segundo Informações de um familiar, Diogo vinha sofrendo ameaças de morte, mas não disse os motivos das ameaças. Dentro da Viatura do Samu, a vitima chegou a revelar os nomes dos acusados.

Diogo recebeu os primeiros socorros por uma equipe comandada pelo Dr. Antonio Ney e os Técnicos Fernanda, Ailla e Cleverton, da Viatura de Suporte Avançado "Alfa" do Samu. Ele foi levado para o Hospital Regional Tarcisio Maia, onde deu entrada em estado de choque.

O jovem não resistiu a gravidade dos disparos e faleceu na sala de cirurgia, por volta de 15 horas.

O Câmera

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055