martins em pauta

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Sábado, 02 de Fevereiro de 2019


O senador Davi Alcolumbre foi eleito presidente do Senado Federal com 42 votos após a segunda votação realizada na tarde deste sábado (2). Eram necessários 41 para que não houvesse um segundo turno e a primeira votação foi cancelada por fraude, quando foram contabilizados 82 votos de 81 senadores.

Os demais candidatos conquistaram: Esperidião Amin teve 13 votos; Ângelo Coronel teve 8; José Reguffe teve 6; Renan Calheiros teve 5; Fernando Collor teve 3; e ainda foram registraras 4 abstenções.

Alcolumbre é próximo do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, do DEM, que, nos bastidores, articulava apoio para ele. Embora seja de um partido posicionado mais à direita no espectro político, Alcolumbre tem entre seus principais conselheiros o senador Randolfe Rodrigues, da Rede, que é de esquerda. Os dois, inclusive, apoiaram a candidatura do prefeito de Macapá, Clécio Luis, em 2016. Em 2018, Randolfe apoiou a candidatura de Alcolumbre ao Governo do Amapá.

O, agora presidente do Senado, ficou conhecido nesta sexta-feira (1) por assumir a presidência da Mesa Diretora da sessão preparatória, ficando sete horas sem deixar a cadeira, conduzindo a votação que pedia o voto aberto na eleição do Senado e por tecer severas críticas conta Renan Calheiros, que tinha uma grande base de apoio.

Ele também é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostas fraudes cometidas nas eleições de 2014.

Perfil

Alcolumbre nasceu em 1977, em Macapá, e é empresário. Começou na política no PDT, partido pelo qual se elegeu vereador de Macapá em 2000. Também foi secretário de Obras do município. Em 2002 foi eleito deputado federal, sendo reeleito em 2006 e em 2010. Desde 2006 é filiado ao DEM e faz parte do diretório nacional e também do conselho político do movimento jovem da legenda. É o 2º vice-líder do Bloco Social Democrata.

Em 2014 foi eleito senador, com 36,26% dos votos válidos. No Senado, presidiu a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e participou de colegiados como a Comissão Temporária para Reforma do Código Comercial e da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. Em 2018, foi candidato ao governo do Amapá, mas não se elegeu. Os suplentes são José Samuel Alcolumbre Tobelem (DEM) e Marco Jeovano Soares Ribas (DEM).

Médicos colocam sonda em Bolsonaro após presidente apresentar náuseas e vômito

Sábado, 02 de Janeiro de 2019 

O presidente Jair Bolsonaro teve náuseas e vômito neste sábado (2) e os médicos precisaram colocar uma sonda nasogástrica para melhorar o quadro clínico dele, que está no quinto dia de internação após cirurgia realizada no Hospital Israelita Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo.

Segundo o boletim médico “o excelentíssimo Presidente da República, Jair Bolsonaro, permanece internado no Hospital Israelita Albert Einstein. Mantém-se sem dor, afebril e com exames laboratoriais normais. Encontra-se com sonda nasogástrica devido a episódio de náuseas e vômito. Continua em jejum e nutrição parenteral exclusiva.”

De acordo com o documento, “por ordem médica, o paciente segue com visitas restritas”, diz o boletim assinado pelos médicos Antônio Luiz Macedo, cirurgião; Leandro Echenique, clínico e cardiologista; e Miguel Cendoroglo, Diretor Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein.

O presidente passou por uma cirurgia para a retirada de uma bolsa de colostomia e a ligação entre o intestino delgado e parte do intestino grosso na segunda-feira (28).

Quatro dias após cirurgia realizada no Hospital Israelita Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) mantém boa evolução clínica, segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira (1º).

De acordo com o boletim, ele “já apresenta sinais de início dos movimentos intestinais”. “Segue com dieta parenteral (endovenosa) exclusiva, sem infecção ou outras complicações. Realiza fisioterapia respiratória e períodos de caminhada fora do quarto. Por ordem médica, o paciente segue com visitas restritas.”

Ainda nesta sexta-feira, Bolsonaro divulgou um vídeo, em sua conta no Twitter, em que aparece chorando ao assistir a uma dupla cantando “Evidências”, de Chitãozinho e Chororó.

Também nesta sexta, o presidente fez sua primeira vídeoconferência no gabinete provisório montado no hospital. A reunião foi com o ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Heleno.

G1

SUSPEITO DE BALEAR PM EM TENTATIVA DE ASSALTO NO RN É RETIRADO DE AMBULÂNCIA E ASSASSINADO

Sábado, 02 de Janeiro de 2019

Viatura da PM que fazia escolta quebrou momentos antes de um veículo se aproximar e interceptar a ambulância. Mais cedo, outros dois assaltantes baleados pelo PM foram presos.

De acordo com a PM, os criminosos tiraram o suspeito da ambulância e o executaram — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Um homem suspeito de ter participado de uma tentativa de assalto – crime que terminou com um sargento baleado e dois bandidos feridos e presos nesta sexta-feira (1º) na Grande Natal – foi retirado de dentro de uma ambulância e assassinado a tiros. O veículo, que pertence ao hospital de Brejinho, fazia o transporte do paciente para a capital potiguar. Uma viatura da PM, que fazia a escolta, quebrou momento antes de um carro se aproximar e interceptar a ambulância.

Segundo informações do hospital de Brejinho, o suspeito e um outro homem interceptaram uma ambulância que estava a caminho de Brejinho, momento em que obrigaram os pacientes a saírem do veículo. O motorista, então, foi forçado a prestar socorro ao suspeito, que estava ferido. O segundo homem não seguiu com a ambulância e ainda é procurado.

Já no hospital de Brejinho, o suspeito foi atendido e seu estado de saúde estabilizado. Porém, ele precisou ser transferido para Natal e foi colocado em uma outra ambulância. Uma viatura da Polícia Militar foi acionada para fazer a escolta do paciente até a capital.

No meio do caminho, porém, a viatura quebrou, e a ambulância seguiu para Natal sem a escolta. Pouco tempo depois, após passar pela cidade de Monte Alegre, a ambulância foi interceptada. De dentro de um carro, homens armados atiraram na ambulância, que parou.

De acordo com a PM, os criminosos tiraram o suspeito da ambulância e o executaram. O motorista ficou em estado de choque, mas não foi ferido. Os bandidos, quatro homens em um carro de cor preta, fugiram em seguida.

A assessoria de comunicação da PM disse que o comando da corporação deve se pronunciar até o final do dia, mas já adiantou que um procedimento administrativo será aberto para apurar as circunstâncias do problema apresentado pela viatura.

G1-RN

Delegacias de Mossoró passam por mudanças de comando. Veja quem entra e quem sai

Sábado, 02 de Janeiro de 2019


Fonte: Fim da Linha
Imagem
Luiz Fernando (Regional/Divipoe), Alex Wagner (Denarc) Valtair Camilo (2ª Distrital) e Dênis Carval (DEA)
As delegacias da Polícia Civil em Mossoró, passam por mudanças de comando a partir da próxima segunda a feira, dia 04 de fevereiro. Portarias neste sentido já foram publicadas no Diário Oficial do Estado, edição de quinta feira (31). Veja agora quem entra e quem sai na dança das cadeiras das delegacias.
Delegacia Regional sai Dênys Carvalho e entra Luiz Fernando. Delegacia de Narcóticos, sai Texeira Juníor e entra Alex Wagner, que deixa a delegacia de Parelhas para assumir a Denarc em Mossoró. Na Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), sai o Dr. Renato Oliveira e entra Luiz Fernando que vai acumular o cargo de delegado.
Na Delegacia do Menor (DEA), sai Valtair Camilo de Paiva e entra Dênys Carvalho. Na Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR), sai Luiz Fernando e André Albuquerque que era adjunto, assume a delegacia como titular. Na 2ª Delegacia de Polícia Civil, com sede no Bairro Nova Betânia, sai o Dr. Caetano Bauman e entra o Dr. Valtair Camilo de Paiva.
Imagem
Edivan Queroz 1ª Distrital
Na equipe da Delegacia de Plantão, sai o Dr. Antônio Fernando e entra o Dr. Texeira Júnior. As demais delegacias não sofrerão mudanças de comando. Na Delegacia de Homicídios (DHM), permanecem os delegados Rafael Arraes e Liana Aragão. Na Delegacia de Defraudações continua o Dr. José Vieira; Na Delegacia da Mulher permanece a Dra. Christiane Magalhães e na 1ª DP o Dr. Edivan de Queiroz continua no comando.
Delegacias da Região:
As delegacias da região, jurisdicionadas à Delegacia Regional em Mossoró, também passarão por mudanças de comando. As delegacias de Areia Branca Tibau e Porto do Mangue, serão comandadas pelo Dr. Renato Oliveira. A Delegacia de Serra do Mel terá o comando do Dr. Alex Wagner.
Já a Delegacia de Baraúna o atual delegado, Dr. Paulo Pereira permanece no cargo. Em Governador Dix Sept Rosado a Dra. Liana Aragão vai acumular o cargo de delegada e em  Upanema o Dr. Caetano Bauman vai comandar a delegacia da cidade
Imagem
Rafael Arraes e Liana Aragão (Delegacia de Homicídios), José Vieira (Delegacia de Defraudações) e Crhistiane Magalhães (Delegacia da Mulher)
Imagem
Evandro Luiz, Rafael do Monte, Texeira Júnior e Roberto Moura compõem a Delegacia de Plantão

VÍDEO MOSTRA MOMENTO EM QUE CONDUTOR DE MOTO "VOA" EM COLISÃO MOTO COM CARRO EM MOSSORÓ-RN.

Sábado, 02 de Janeiro de 2019


Imagens de câmera de segurança registraram as 10:36hs da manhã desta sexta feira 01 de fevereiro de 2019, um impressionante acidente tipo colisão carro e moto na Avenida João da Escóssia, próximo ao estádio Nogueirão em Mossoró no Rio Grande do Norte.
Um veículo tipo Gol,faz o retorno sem a devida atenção invadindo a preferencial.O condutor da moto que seguia sentido Centro, não tem tempo de reagir para frear o veículo a acaba batendo violentamente no carro.
Não temos a identificação nem o estado de saúde do mesmo.




Fonte: Passando na Hora

VÍDEO MOSTRA FAMÍLIA E MOTORISTA DE APLICATIVO SENDO ROUBADOS NA FRENTE DE CONDOMÍNIO NO RN


Sábado, 02 de Janeiro de 2019


Dupla que realizou o assalto chegou em uma motocicleta, interceptou a família e roubou apenas o veículo. O motorista correu e não foi ferido


Foto/Reprodução


Uma família e um motorista de aplicativo foram surpreendidos por uma dupla de assaltantes enquanto chegavam no condomínio em que moram. Os criminosos roubaram o carro de modelo Ônix, em Nova Parnamirim, na noite da quinta-feira (31), na Rua Adail Pamplona de Menezes. Assista ao vídeo do momento do assalto.

A ação aconteceu enquanto a família descia do veículo, depois que a corrida tinha acabado, eles foram surpreendidos com a abordagem do assalto. O motorista do Ônix saiu correndo no sentindo oposto, enquanto a família entrou no condomínio rapidamente. A investida dura cerca de 15 segundos.

Na sequência, um dos criminosos entra no veículo e foge, enquanto o outro segue na motocicleta. Eles ainda não foram localizados, mas o carro roubado foi encontrado na BR-226, em Macaíba, Região Metropolitana de Natal. A Polícia Militar acredita que o crime tenha relação com a tentativa de assalto ao PM do Comando De Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), que aconteceu na manhã desta sexta-feira (01), em São José de Mipibu.

Os outros moradores do condomínio estão assustados com o que aconteceu na entrada do local, mesmo com guarita, os vigilantes não puderam evitar a ação. A Polícia Civil irá investigar o caso.


OP9 /Passando na Hora

FOTO: Polícia Civil prende suspeito de matar em Mossoró um homem usando uma tesoura de jardinagem

Sábado, 02 de Fevereiro de 2019



                Foto: Divulgação Polícia Civil

Policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios (DEHOM) cumpriram, nesta sexta-feira (01), um mandado de prisão preventiva contra Ronnie Von Antônio da Silva. O homem é suspeito de ser o autor do homicídio que vitimou Paulo Marcelo Dias Fernandes, no dia 10 de outubro de 2018, em Mossoró. Segundo investigações, o crime foi praticado com uma tesoura de jardinagem.


Fonte: Blog do BG

Sobe para 115 número de mortos na tragédia de Brumadinho

Sábado, 02 de Fevereiro de 2019


A Defesa Civil de Minas Gerais informou hoje (1º) que aumentou o número de mortos e desaparecidos entre as vítimas do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte. O balanço revelou 115 mortos, 248 desaparecidos e 395 localizados. Dos mortos, 71 foram identificados.

Segundo a Defesa Civil, aumentou o número de desaparecidos a partir de informações transmitidas ao serviço de ouvidoria da empresa Vale. Por isso, foram incluídos mais dez nomes na relação de desaparecidos.

A Polícia Militar informou que 950 homens fazem os trabalhos de segurança da região de Brumadinho. Pela manhã, foi encerrado o trabalho de varredura da área rural. De acorco com o porta-voz da corporação, Jamor Flávio Santiago, um homem foi preso em Belo Horizonte ao tentar dar um golpe nos comerciantes fazendo-se passar por agente federal atuando nos resgates.

O porta-voz da PM acrescentou que é analisada a hipótese de pedir reforço policial para equipes que atuam no interior de Minas Gerais. De acordo com ele, a integração das forças de segurança será mantido por tempo indeterminado.

O delegado da Polícia Civil, Arlen Bahia, afirmou que a delegacia de Brumadinho vai funcionar de 8h à meia-noite todos os dias, incluindo o fim de semana, para atender as pessoas que precisam fazer carteira de identidade. Segundo ele, uma equipe de agentes vai se deslocar para Parque da Cachoeira para atender os atingidos pela tragédia.

Segundo o delegado, foram coletadas amostras para buscar a identificação de 20 corpos. Até o momento, há 71 corpos identificados e restam 19 pré-identificados – quando ainda falta a última conferência feita pelo Instituto Médico Legal.

Agência Brasil

Vídeo mostra o momento exato em que barragem da Vale se rompe em Brumadinho


Sábado, 02 de Janeiro de 2019 


Uma câmera de segurança registrou o momento exato em que a Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, da Vale, se rompeu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As imagens a que a TV Globo teve acesso foram cedidas pela mineradora a autoridades que investigam a tragédia.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (1º), a Vale informa que disponibilizou as imagens às autoridades um dia depois do rompimento da barragem – o que aconteceu em 25 de janeiro – e que não divulga vídeos da ocorrência "para não prejudicar as investigações e, sobretudo, em respeito aos atingidos e familiares" (leia a íntegra abaixo).

Eram 12h28min25s de sexta-feira (25) quando a parte inferior do reservatório começou a ceder e liberou uma avalanche devastadora de rejeitos de mineração.

Em três minutos, tudo que estava abaixo da barragem foi completamente engolido pela lama, ao longo de uma distância de quilômetros.

Rapidamente, o "tsunami" destruiu parte do centro administrativo e do refeitório da Vale, máquinas de mineração, trem, uma ponte, casas, pousadas e currais. A vegetação e rios foram atingidos.

O mar de lama causou uma tragédia humana.

Números da tragédia

115 mortos confirmados – 71 identificados
248 desaparecidos
192 resgatados
395 localizados
108 desalojados ou desabrigados


Com informações do G1

Fonte: Sobral 24 Horas

Toffoli defende pacto entre os poderes para aprovação de reformas


Sábado, 02 de Janeiro de 2019

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, defendeu nesta sexta-feira(1º) um pacto entre os três poderes para aprovação das reformas da Previdência, fiscal e tributária. Segundo Toffoli, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem se unir para retomar o desenvolvimento do pais.

O discurso do ministro foi proferido na cerimônia de instalação do Ano Judiciário, evento que abre os trabalhos no Supremo após o período de 40 dias de recesso.

Para Toffoli, a retomada do desenvolvimento objetiva o bem-estar da população e a redução das desigualdades. “Esse pacto envolve reformas fundamentais, como a previdenciária, fiscal e tributária, e abrange, necessariamente, uma repactuação federativa, evitando que estados e municípios cheguem a um quadro insustentável de inadimplência”, disse.

O presidente do STF também defendeu a atuação dos juízes de todo o país e afirmou que ataques sofridos por magistrados em razão de discordâncias de suas decisões ferem a democracia.

“O debate crítico é próprio das democracias. Pode-se concordar ou discordar de uma decisão judicial. Já afrontar, agredir e agravar o Judiciário e seus juízes é atacar a democracia, é incentivar a conflitualidade social, é aniquilar a segurança jurídica”, afirmou.

Toffoli também voltou a expressar condolências aos parentes de vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) e reconheceu que a Justiça deve ser mais rápida para julgar casos envolvendo tragédias.

“A Nação brasileira espera rigor e celeridade das autoridades competentes na apuração das responsabilidades, para que se realize efetiva justiça”, disse.

Além de autoridades do Judiciário, participaram da cerimônia o vice-presidente, Hamilton Mourão, e o ministro da Justiça, Sergio Moro.

Agência Brasil

Irmão de Lula pede “mobilização popular”, mas esquece que o PT acabou… (Veja o Vídeo)

Sábado, 02 de fevereiro de 2019



Lamentando a ausência de Lula no sepultamento do irmão Vavá, o outro irmão, o Frei Chico, discursou nesta quinta-feira (31) no acampamento Lula Livre, em Curitiba.

Para um público reduzidíssimo, Frei Chico pediu mobilização popular para pressionar pela saída de Lula da prisão.

A fala é totalmente desajustada e descomprometida com a realidade.

Lula está condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Tem que cumprir a pena.

Ademais, um fato expressivo, demonstração inequívoca da vida tortuosa que Lula e o PT escolheram após a chegada ao poder, é justamente a absoluta desconstrução do partido, com a perda total da capacidade de mobilização e o absoluto afastamento das massas populares.

O máximo que o PT consegue hoje é reunir meia dúzia de desocupados em Curitiba para gritar “bom dia” e “boa noite”.
Veja o vídeo:

Via: Jornal da Cidade Oline

Por que certos artistas fazem show para pedir ‘Lula Livre’ mas não fazem para ajudar vítimas de Brumadinho?

Sábado, 02 de fevereiro de 2019


‘Por que certos artistas fazem show para pedir ‘Lula Livre’ mas não fazem para ajudar vítimas de Brumadinho?’ é uma pergunta bastante pertinente nos dias atuais.

Durante as eleições, diversos artistas se engajaram em campanhas esquerdistas que pediam ‘Lula Livre’ e ‘Ele Não’. Alguns artistas, inclusive, foram perseguidos para que suas posições fossem abertas em relação a em quem pretendiam votar, como foi o caso da cantora Anitta, perseguida pela militância esquerdista e desafiada publicamente por Daniela Mercury a se posicionar de maneira contrária a Jair Bolsonaro.

Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil também estiveram sempre tão engajados e marcando presença, não só tocando, mas também, convidando as pessoas para irem aos eventos que tinham como pauta principal ‘Lula Livre’.

Onde estão eles agora, quando Brumadinho precisa de ajuda? centenas de mortos e desaparecidos, mais uma grande parcela desabrigada e faminta. Cadê aqueles que dizem se importar com o bem dos brasileiros? Viraram as costas ao descobrir que Brumadinho elegeu com mais de 60% Jair Bolsonaro?

Via: republicadecuritiba.net

Sul do país registra caso de febre amarela e preocupa autoridades

Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 


por Estelita Hass Carazzai | Folhapress
Foto: Reprodução / EBC


Um ano depois da epidemia de febre amarela que deixou quase 200 mortos em São Paulo, o vírus se expande para o Sul e preocupa as autoridades de saúde da região.

No Paraná, o primeiro caso autóctone da doença em dez anos foi confirmado nesta semana: um jovem de 21 anos, morador da cidade litorânea de Antonina (PR), que nunca havia se vacinado. 

Macacos infectados com o vírus foram encontrados mortos no litoral do estado, em áreas de floresta -região por onde o vírus se dispersa. 

Outros casos de primatas com suspeita de febre amarela são investigados em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, mas ainda sem confirmação. 

Ainda assim, a possibilidade de dispersão do vírus preocupa as autoridades, e reforça a necessidade de vacinação na região.

"É um vírus que está descendo para o Sul", afirma a virologista Cláudia Nunes Duarte dos Santos, pesquisadora da Fiocruz Paraná. 

Por enquanto, foram registradas apenas suspeitas de febre amarela silvestre, com transmissão em áreas rurais ou de mata. É por esses corredores verdes que o vírus se dispersa, e foi assim que chegou até o estado de São Paulo no ano passado.

No Paraná, o litoral, com uma grande faixa de Mata Atlântica, é o local de maior risco. Parques e áreas de preservação da região estão fechados por tempo indeterminado, para combater a circulação do vírus.

Mas há casos suspeitos sendo investigados em todo o estado.

No estado vizinho de Santa Catarina, apenas 10,6% da população que deveria se vacinar procurou os postos de saúde até este mês, uma meta "muito abaixo da esperada", segundo o governo estadual. 

Esse é o índice de cobertura nos municípios do leste catarinense, que se tornaram área recomendada para vacinação em setembro do ano passado.

No Rio Grande do Sul, um caso suspeito de febre amarela ainda está sob investigação.

"É imprescindível que as pessoas se vacinem. [A ocorrência do vírus] é em uma região turística, muito visitada, em pleno verão", diz Santos. 

A principal preocupação é evitar que o vírus chegue às áreas urbanas, e passe a ser transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Isso não acontece no Brasil desde a década de 1940, quando a febre amarela urbana foi erradicada no país.

Os estados destacam que não está faltando vacina, pelo contrário: houve distribuição de doses extras pelo Ministério da Saúde desde o ano passado, quando eles se tornaram áreas recomendadas para vacinação. 

"Temos uma vacina supereficiente, gratuita e disponível, que vem sendo aplicada com sucesso há quase cem anos", comenta a virologista da Fiocruz.

Ela é recomendada para todos aqueles que tenham entre nove meses e 59 anos, e nunca tenham sido vacinados. Uma única dose é suficiente para a proteção por toda a vida.

Os pesquisadores também alertam para a matança desnecessária de animais: os macacos que aparecem mortos por febre amarela, segundo Santos, são vítimas da doença, e não vetores. Quem transmite o vírus são os mosquitos. 

"A gente chama de macaco sentinela: quando ele morre, é o sinal que o vírus está circulando, e serve para alertar a vigilância. Isso é chave."

Nesta semana, o laboratório da Fiocruz recebeu um macaco morto no Paraná com um tiro na testa. "Nós ficamos muito chateados. O bicho não tem culpa nenhuma", comenta a virologista.

Lewandowski determina suspensão de queixa contra Bolsonaro sobre 'fuzilar petralhada'

Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 

Foto: Divulgação / STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, suspendeu nesta sexta-feira (1) uma queixa do PT contra o presidente Jair Bolsonaro. A ação se referia à fala em que o então candidato do PSL afirmou que ia "fuzilar a petralhada". 

Segundo o G1, Lewandowski entendeu que, por já estar exercendo o mandato, Bolsonaro não pode responder por atos anteriores. O pedido de providências, de acordo com a decisão, ficará suspenso. Durante sua passagem pelo Acre na campanha eleitoral do ano passado, Bolsonaro declarou: "Vamos fuzilar a petralhada toda aqui do Acre".

O PT então entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal, pedindo que o atual presidente respondesse por injúria eleitoral, incitação ao crime e ameaça. No entanto, com a decisão de hoje tomada por Lewandowski, o caso fica suspenso e, durante o mandato, os prazos de prescrição não contam.

Jucurutu, no sertão potiguar, tem o janeiro mais chuvoso desde 1911; volume acumulado de 355,7 milímetros

Sábado, 02 de Fevereiro de 2019



Jucurutu, na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi o município potiguar onde mais choveu em janeiro de 2019. O volume acumulado durante todo o mês, foi de 355,7 milímetros, volume bem acima da média que é de 79,3mm, choveu 348,5% acima da média mensal. O segundo município mais chuvoso foi Janduís, também na região Oeste, onde choveu 243,5mm. Esses volumes de chuva em Jucurutu e Janduís, contribuíram de forma significativa para o aumento da média do mês na região Oeste, que foi de 25,3% acima da média de janeiro. Na região Oeste esse aumento do volume médio de janeiro foi ainda maior, choveu 34,3% a mais que o normal para o período. Como mostra o quadro abaixo:

Chuvas janeiro


Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, “as chuvas ocorridas em janeiro de 2019 no Estado, foram devido a atuação do sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCANS), e em alguns momentos, juntamente com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)”. A atuação desses dois sistemas juntos favoreceu a ocorrência de chuvas nas regiões Oeste e Central, mas atuou com menos intensidade nas regiões Agreste e Litoral, onde o volume de chuva registrado ficou abaixo da média, principalmente no Litoral onde choveu 60% a menos do que normalmente chove no mês de janeiro. Mesmo tendo chovido bem no sertão potiguar, a falta de chuva no litoral puxou a média do Estado para baixo, o volume de chuva no mês de janeiro em todo o Estado ficou 7% abaixo da média. Ao todo no mês de janeiro, em 39 municípios o volume acumulado ficou acima dos 100 milímetros. Em dois deles, Jucurutu (355,7mm) e Janduís (243,5mm), o acumulado ficou acima dos 200 e 300 milímetros, respectivamente.

Análise climática e previsão de chuva para fevereiro de 2019

As atuais condições oceânicas/atmosféricas mostram presença do Fenômeno EL NIÑO fraco a moderado no Oceano Pacífico, e com tendência de apresentar uma diminuição na sua intensidade nos próximos meses. Esse comportamento, El Niño Fraco, é favorável a ocorrência de chuvas na região Nordeste do Brasil para o período de fevereiro a maio de 2019, quando associado às boas condições apresentadas pelo Oceano Atlântico, onde a bacia norte deste oceano está mais frio do que a bacia sul.

Para fevereiro, as previsões indicam que as chuvas deverão continuar, mas com uma melhor distribuição espacial, quando comparado à janeiro de 2019, pois a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá atuar com mais frequência, associada à presença de Frentes Frias e Vórtices Ciclônicos de Ar Superior (VCANS).

Fonte: Blog do BG

Toffoli defende pacto entre os poderes para aprovação de reformas

Sábado, 02 de Fevereiro de 2019

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, defendeu nesta sexta-feira(1º) um pacto entre os três poderes para aprovação das reformas da Previdência, fiscal e tributária. Segundo Toffoli, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem se unir para retomar o desenvolvimento do pais.

O discurso do ministro foi proferido na cerimônia de instalação do Ano Judiciário, evento que abre os trabalhos no Supremo após o período de 40 dias de recesso.

Para Toffoli, a retomada do desenvolvimento objetiva o bem-estar da população e a redução das desigualdades. “Esse pacto envolve reformas fundamentais, como a previdenciária, fiscal e tributária, e abrange, necessariamente, uma repactuação federativa, evitando que estados e municípios cheguem a um quadro insustentável de inadimplência”, disse.

O presidente do STF também defendeu a atuação dos juízes de todo o país e afirmou que ataques sofridos por magistrados em razão de discordâncias de suas decisões ferem a democracia.

“O debate crítico é próprio das democracias. Pode-se concordar ou discordar de uma decisão judicial. Já afrontar, agredir e agravar o Judiciário e seus juízes é atacar a democracia, é incentivar a conflitualidade social, é aniquilar a segurança jurídica”, afirmou.

Toffoli também voltou a expressar condolências aos parentes de vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) e reconheceu que a Justiça deve ser mais rápida para julgar casos envolvendo tragédias.

“A Nação brasileira espera rigor e celeridade das autoridades competentes na apuração das responsabilidades, para que se realize efetiva justiça”, disse.

Além de autoridades do Judiciário, participaram da cerimônia o vice-presidente, Hamilton Mourão, e o ministro da Justiça, Sergio Moro.

Agência Brasil

Telescópio Hubble descobre sem querer nova galáxia ‘vizinha’ do Sistema Solar

Sábado, 02 de Fevereiro de 2019


GALÁXIA BEDIN 1 (FOTO: ESA/HUBBLE, NASA, BEDIN ET AL.)

Enquanto usavam o Telescópio Espacial Hubble, da NASA, para estudar a idade de antigas e fracas estrelas no aglomerado globular NGC 6752, astrônomos encontraram algo inesperado: uma nova galáxia anã a apenas 30 milhões de anos-luz de distância, no quintal cósmico do Sistema Solar.

Nomeada de Bedin 1, a galáxia é alongada e tem tamanho modesto: mede cerca de 3 mil anos-luz em sua maior extensão – uma fração do tamanho da Via Láctea. Também é considerada fraca, sendo classificada como uma galáxia anã esferoidal, segundo o relatório da pesquisa, publicado na revista Monthly Notices da Royal Astronomical Society: Letters.

As galáxias anãs esferoidais são definidas pelo seu pequeno tamanho, baixa luminosidade, falta de poeira e antigas populações estelares. Sabe-se que existem 36 galáxias deste tipo no Grupo Local de Galáxias, 22 das quais são galáxias satélites da Via Láctea.

Embora elas não sejam incomuns, Bedin 1 tem algumas características notáveis. Não só é uma das poucas esferoidais anões que têm uma distância bem estabelecida, mas também é extremamente isolada. Fica a cerca de 30 milhões de anos-luz da Via Láctea e a 2 milhões de anos-luz da mais próxima grande hospedeira de galáxias plausíveis, a NGC 6744. Isto torna-a possivelmente a mais pequena galáxia anã identificada até hoje.

A descoberta aconteceu por meio da Advanced Camera for Surveys do Hubble, a qual tinha observado uma área de compacta de estrelas. Após uma análise cuidadosa de seus brilhos e temperaturas, os cientistas concluíram que elas não pertenciam ao aglomerado NGC 6752 – que faz parte da Via Láctea –, mas que estão a anos-luz mais distantes.

Das propriedades de suas estrelas, os astrônomos foram capazes de definir que a galáxia tem 13 bilhões de anos – quase tão antiga quanto o próprio Universo. Por causa de sua idade e isolamento, que resultou em quase nenhuma interação com outras galáxias, Bedin 1 é o equivalente cósmico a um fóssil vivo do Universo primordial.

Galileu

Expectativa é alta do presidente semana que vem, diz porta-voz

Sábado, 02 de Fevereiro de 2019

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, manifestou hoje (1º) a expectativa de que o presidente Jair Bolsonaro volte a Brasília na próxima semana. “A alta dar-se-á quando ele estiver plenamente apto a fazer seu retorno a Brasília. Mas a evolução é muito boa. Nossa expectativa é que seja na semana que vem”, disse. Ele evitou, no entanto, especificar um dia para o retorno, já que dependerá da recuperação de Bolsonaro.

O porta-voz disse que o presidente está acompanhando o primeiro dia de atividades no Congresso Nacional, quando deputados e senadores tomaram posse e haverá a eleições das Mesas da Câmara e do Senado. Assim que os resultados forem confirmados, Bolsonaro parabenizará os eleitos, por meio de nota. Segundo o porta-voz, ele provavelmente usará também o Twitter para cumprimentar os presidentes das duas casas legislativas.

Rêgo Barros mostrou otimismo com a evolução na recuperação do presidente. Ele leu o boletim médico emitido pelo Hospital Albert Einstein, onde foi relatada a estabilidade do quadro clínico de Bolsonaro. Ele já está falando, ainda que por períodos curtos. Hoje (1º), reuniu-se, por videoconferência, com o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.

“Ele ainda tem restrição, sob o ponto de vista médico, de falar. Mas naturalmente, à medida que ele vai melhorando e o corpo vai se adaptando a essas questões referentes à cavidade abdominal, ele vai iniciando um processo natural de conversação. Ele ligou para os senadores, conversou com o Heleno. Vem estabelecendo contatos com algumas pessoas, ainda que por períodos, mas vem, sim, falando”, disse Rêgo Barros.

Rêgo Barros também adiantou que existe uma previsão de que Bolsonaro visite os Estados Unidos em março. “[Visita para] Estados Unidos: previsão é para março e [visita a] outros países ainda em programação. Mesmo [em relação aos] Estados Unidos, ainda está sendo costurada essa visita”. O porta-voz confirmou que há um planejamento para Bolsonaro visitar Israel, mas o mês ainda não está definido.

O presidente Jair Bolsonaro recebeu hoje um grupo de musicoterapia e pediu para que tocassem uma música sertaneja da dupla Chitãozinho e Xororó. “O presidente pediu que tocassem a música Evidências, que ele gosta bastante. Se emocionou muito e agradeceu o grupo”, disse o porta-voz.

O próprio Bolsonaro divulgou no Twitter o momento em que recebeu os músicos em seu quarto.

Agência Brasil

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

URGENTE: RODRIGO MAIA ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA

Sexta, 01 de Janeiro de 2019

SALVARBrasil 

Como previsto, Rodrigo Maia foi eleito presidente da Câmara para os próximos dois anos. Ele obteve 334 votos.

Fábio Ramalho ficou com 66 votos, seguido de Marcelo Freixo com 50 votos.




Fonte: O Antagonista

Senadores decidem por votação aberta no Senado; decisão prejudica Renan Calheiros

Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 

Foto: Reprodução / EBC

Por 50 votos a 2, o senadores da República empossados nesta sexta-feira (1°) em Brasília decidiram pelo voto aberto e nominal na eleição da nova mesa diretora do Senado. A escolha, considerada uma vitória para o candidato Davi Alcolumbre (DEM), prejudica o senador Renan Calheiros (MDB). 

Na sessão tumultuada, os senadores Renan Calheiros e Tasso Jereissati (PSDB) bateram boca. A discussão inflamou Kátia Abreu (PDT) que foi até a mesa para tentar impedir Alcolumbre de prosseguir com a sessão. Ela questiona o exercício do democrata como presidente interino. 

De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, mesmo sendo a favor do voto aberto, o líder do PSD no Senado, Otto Alencar (BA), cobrou a saída de Alcolumbre da Presidência. "Candidato não pode presidir sessão", criticou o senador Humberto Costa (PT). Baiano, Angelo Coronel (PSD) pediu adiamento da eleição para segunda-feira.

OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS NO RN APREENDE MAIS DE R$ 100 MIL

Sexta, 01 de Fevereiro de 2019

Operação 'Sal da Terra' foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (31) na Grande Natal e municípios da região salineira.
Operação Sal da Terra apreendeu mais de R$ 100 mil — Foto: Polícia Civil do RN/Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou nesta quinta-feira (31) uma operação denominada 'Sal da Terra', cujo objetivo foi o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de uma facção criminosa que atuam no tráfico de drogas no estado. Mais de R$ 100 mil foram apreendidos e pelo menos 21 pessoas foram presas.

Os mandados foram cumpridos na Grande Natal, e em quatro cidades da região salineira do estado: Pendências, Alto do Rodrigues, Macau e Guamaré.

Cerca de 200 policiais civis e militares participaram da ação, que também contou com o apoio de agentes penitenciários.
Além do dinheiro, armas e drogas também foram apreendidas.

G1-RN / Passando na Hora

Pai, mãe e filho são executados em casa; criança e jovem são poupados por criminosos

Sexta, 01  de Fevereiro de 2019

Polícia suspeita que o crime esteja associado a briga de facções e a outro homicídio ocorrido na Barra do Ceará.

Três pessoas de uma mesma família foram executadas dentro de casa no Bairro Jacarecanga, em Fortaleza, na madrugada desta quinta-feira (31). Por volta das 4h, homens em três carros pararam em frente ao local, um conjunto de quitinetes na Rua Tirol, invadiram o imóvel e executaram pai, mãe e filho, que estavam no terceiro andar do prédio, segundo a polícia.

Uma criança de 11 anos e um adolescente de 14, filhos de Janaína, estavam na casa. Os dois foram deixados em um quarto e "poupados" pelos criminosos. 

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), as vítimas foram identificadas como Francisco Adriano do Nascimento Gregório (37), Janaína Carneiro da Silva (32) e Anderson Mendes do Nascimento (18), pai, mãe e filho, respectivamente.

Francisco Adriano tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, roubo e receptação, de acordo com a SSPDS-CE. De acordo com policiais que atenderam a ocorrência, ele havia deixado a prisão há três semanas e estava usando uma tornozeleira eletrônica. 

Pai e filho morreram no local. Janaína chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

De acordo com investigadores, o Francisco Adriano é ligado ao tráfico de drogas e o crime estaria relacionado a briga entre facções. Na parede da casa foi pichado "GDE 745", referência ao grupo criminoso Guardiões do Estado. A área onde houve o triplo homicídio é dominado pelo Comando Vermelho (CV), ainda conforme e polícia. Os assassinos também escreveram que iriam voltar.

Antes de deixar o local, os executores ainda arrastaram os corpos para o segundo andar do imóvel.

Os casos estão sendo investigados pela 4ª delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.(DHPP).
Triplo homicídio pode estar relacionado a outro assassinato na Barra do Ceará

O triplo homicídio na Jacarecanga pode estar relacionado a outro assassinato ocorrido minutos depois na Barra do Ceará. Um homem e uma mulher foram as vítimas. A polícia informou que os criminosos atuaram da mesma forma nos dois casos, chegando à residência em carros e invadindo o local para executar as vítimas.

Conforme a SSPDS-CE, a vítima foi identificada como Adenilton Gadelha dos Santos (22), conhecido como "Natalino". Ele tem antecedentes criminais por homicídio, roubo e corrupção de menores.

Neste caso, "três homens usando balaclavas entraram em uma casa situada na Rua do Leme, e efetuaram os disparos contra Adenilton, que veio a óbito no local", informou a secretaria. Equipes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e do DHPP foram local realizar os primeiros levantamentos. A investigações estão com a 8ª delegacia do DHPP.


(Diário do Nordeste)

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055