martins em pauta

sábado, 25 de janeiro de 2014

"Rolezinho" é contra a Copa


Em Natal tem prisões, incêndio, tenda da Arena das Dunas queimada, ação policial e muitos mais.

Tudo contra os investimentos milionários feitos pelo governo Rosalba Ciarlini, na construção da Arena da Dunas e contra a Copa do Mundo.

Fonte: Carlos Skcarlack

Em São Paulo: Com 'black blocs', ato contra a Copa tem quebradeira no centro de SP


Rogério Cassimiro/Folhapress
Imagem: Folha.com.br
CIDA ALVES
DE SÃO PAULO

Após interditar as avenidas Paulista e Brigadeiro Luís Antônio, um protesto contra a realização da Copa do Mundo no Brasil conduzido por "black blocs" chega ao centro de São Paulo, gerando quebradeira e corre-corre.

Na rua 7 de Abril, mascarados atearam fogo em uma lixeira e a jogaram contra uma agência bancária da Caixa Econômica, quebrando seus vidros. Na alameda Barão de Itapetininga, uma agência do Bradesco e um Mc Donald's sofreram depredações.

A polícia tenta reprimir os manifestantes com o uso de bombas de gás lacrimogêneo.

INÍCIO

O ato começou pacífico na tarde deste sábado (25) no vão-livre do Masp, de onde os manifestantes se aglomeraram para depois começar a se deslocar pela Paulista, às 18h. Pouco antes das 19h, eles desceram pela avenida Brigadeiro Luís Antônio, no sentido centro.

Segundo o major da PM Larry Saraiva, havia mil manifestantes e 2.000 policiais monitorando o protesto no local, incluindo oficiais da Tropa de Choque, da Força Tática e um helicóptero Águia.

Entre os integrantes do ato, que não se identificam e afirmam não ter liderança, há movimentos como a Anel (Assembleia Nacional de Estudantes - Livre) e Conlutas (Central Sindical e Popular).

Comerciantes da região fecharam as lojas com receio de depredações. "Já tivemos problemas em outras manifestações. Vamos fechar as portas até o tumulto passar", diz a vendedora Carolina Ferreira.

Pedestres que transitavam pela Brigadeiro no início da noite se assustaram com os manifestantes e procuraram abrigo em um supermercado, que também fecharam as portas.

Por volta das 19h45, os manifestantes chegaram à sede da Prefeitura, já em número bem maior, com pelo menos 200 mascarados no grupo. Eles se dissiparam pelas ruas do centro, onde começaram os primeiros confrontos.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), às 18h45, a avenida Paulista estava interditada no sentido Paraíso, na altura da praça Oswaldo Cruz, enquanto a Brigadeiro tinha a pista sentido centro bloqueada pelos integrantes do ato.

Eles gritavam frases como "Não vai ter Copa" e "Dilma, vê se escuta, na Copa vai ter luta".

Protesto violento contra a Copa do Mundo em Natal


Manifestantes fecharam a BR-101 em frente à Arena das Dunas (Foto: Lamonier Araújo)
Imagem: g1.com.br/rn
Um grupo de manifestantes ocupou a BR-101 em protesto contra a Copa do Mundo 2014. O movimento se reuniu em frente a Arena das Dunas, onde jogaram futebol e gritaram palavras de ordem contra a realização do evento, como ocorreu em outras cidades-sedes no país. A via foi bloqueada. Uma viatura da Polícia Rodoviária federal (PRF) acompanhou à distância.

Os funcionários da Arena instalaram grades de contenção para tentar afastar os manifestantes. Entretanto, a estrutura foi removida pelo grupo e atirada no meio da BR. Além disso, objetos foram incendiados e pedras foram atiradas na imprensa. Seguranças do estádio deram tiros para o alto na tentativa de dispersar o movimento.

Centenas de pessoas, em sua maioria jovens, vestidos de preto e alguns mascarados, se concentraram em frente ao Shopping Via Direta, próximo às 17h. Após se reunirem, caminhanharam pela faixa principal da BR em direção à Arena das Dunas. No caminho, algumas luminárias foram quebradas e alguns muros foram pichados.

Depois de atear fogo, atirar pedras e depredar estruturas próximas a Arena, o grupo começou a dispersar e pôr fim ao ato. O BPChoque foi acionado durante o protesto, entretanto, chegou na parte final do movimento. De acordo com o Coronel Araújo, pelo menos dez manifestantes foram presos e encaminhados à Delegacia de Plantão Zon Sul.

Fonte: www.tribunadonorte.com.br

Bandidos invadem casa, matam dois irmãos e deixam mãe baleada


Criminosos armados invadiram uma residência no loteamento Aliança, bairro Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal, e mataram dois irmãos que estavam no local.

Jailson Carvalho Ferreira, de 19 anos, e Gederson Carvalho de Ferreira, de 18 anos, foram mortos a tiros na madrugada deste sábado (25).


A mãe deles, Maria da Conceição Carvalho da Costa, de 40 anos, foi atingida por um tiro no pé e levada para o hospital Santa Catarina por uma viatura do (SAMU).
Segundo informações repassadas pela polícia, os bandidos chegaram na porta da casa e se identificaram como sendo policiais e pediram para que abrissem a porta.
As vítimas não abriram e os homens arrombaram a porta.


Na casa, além da mãe e os dois jovens, estavam outro irmão menor de idade e o pai das vítimas. No entanto, eles não foram feridos.
Jailson e Gederson foram mortos com disparos de revólver calibre 32 e espingarda calibre 12.
A polícia encontrou na residência dinheiro fracionado, o que levantou a suspeita de envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas.

Portal BO - Fotos: Daniel Morais / Portal BO

Trio elétrico colide em rede de alta tensão e deixa uma pessoa morta e cinco feridas na Paraíba


Pelos menos uma pessoa morreu e outras cinco ficaram gravemente feridas após um choque elétrico e posterior incêndio envolvendo um trio elétrico, que seguia com destino a cidade de Triunfo, a 590 km de João Pessoa, no Sertão da Paraíba, no início da noite desta sexta-feira (24).  


De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o veículo estava nas proximidades do município de Santa Helena, a 498 quilômetros de João Pessoa, quando teria mantido contato com uma rede de alta tensão.

O atrito entre o trio elétrico e a rede teria provocado um curto circuito que gerou incêndio ao veículo.  

Daniel Ferreira de Sousa, de 18 anos, que  trabalhava como assistente técnico e estava no veículo, sofreu uma descarga elétrica no momento do acidente e morreu antes das chamas iniciarem.


Com o choque, seu corpo foi arremessado a pelo menos 10 metros do veículo.

As informações preliminares são de que uma pessoa teria morrido e outras seis teriam ficado feridas no local da ocorrência, sendo socorridas ao Hospital Regional de Cajazeiras.

Pollyana Sorrentino – Portal Correio

Luz misteriosa aparece nos céus de Acari e assusta população


A noite de ontem sexta feira (24) em Acari-RN foi marcada por um grande mistério. Um objeto voador não identificado (OVNI) sobrevoou o centro da cidade por volta de cinco minutos. O objeto não emitia som e sua luz, azul, impressionava pela intensidade. Muitas pessoas correram assustada por não saberem do que se tratava. Populares que estavam na praça Cipriano Pereira, relataram que a “luz” desceu e pairou por minutos numa altura muito baixa, depois se deslocou do local até desaparecer. Várias pessoas registraram o fato por aparelhos celulares, em vários pontos da cidade.

 informações: Nelder Medeiros via Eduardo Silva

Ventania derruba antena e destelha casas no interior do RN


vv
Uma ventania provocou prejuízos em duas cidades da Grande Natal na manhã deste sábado (25). Em Sâo José de Mipibu, uma antena de internet caiu sobre casas. Em Parnamirim, casas foram destelhadas e uma árvore caiu. Ninguém ficou ferido.
A  antena, segundo moradores de São José de Mipubu, é de um provedor de internet. Ao cair, ela atingiu três casas da rua Bela Vista. Ninguém ficou ferido. Um dos imóveis estava vazio e teve o telhado comprometido com a queda da antena. Nas outras duas casas, a antena também atingiu o telhado e as caixas d’água. Essas duas casas ficaram alagadas e os moradores tiveram móveis e eletrodomésticos danificados. O dono da antena nõa foi localizado pela equipe da Inter TV Cabugi que foi ao local.
O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte registrou ainda danos em Parnamirim. Em um condomínio, casas foram destelhadas pelo vento. No bairro de Nova Parnamirim, uma árvore caiu.

Fonte: Cardoso Silva

Motivo de afastamento de Rosalba, poço segue sem água potável no RN


poço rosalba
G1/RN – O poço que motivou o afastamento da governadora do Rio Grande do Norte, aberto durante a campanha eleitoral de 2012, continua sem fornecer água potável aos moradores do assentamento Terra Nossa, na zona rural de Mossoró. Na quinta-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral determinou o afastamento de Rosalba Ciarlini (DEM) por abuso de poder econômico. Na sexta (24), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, concedeu liminar (decisão provisória) para mantê-la no cargo.
Na decisão pelo afastamento, o juiz José Herval Sampaio ressaltou que a perfuração do poço não estava programada. “Mas, tudo bem, o poço foi cavado, e a comunidade agora tem água de qualidade advinda daquela obra. Não! Na verdade, após o pleito e a suposta conclusão da perfuração, o poço foi ‘tampado’, e pelo menos, até 10 de agosto de 2013, não derramou sequer uma gota d’água em benefício daquele povo tão sofrido”, relatou no processo. Para o ministro Marco Aurélio Mello, o TRE não pode executar o afastamento definitivo da governadora porque ela ainda tem direito de apresentar um tipo de recurso – os chamados embargos de declaração.
Na manhã deste sábado (25), o G1 foi ao assentamento Terra Nossa, que fica a 10 quilômetros da zona urbana de Mossoró. Mesmo com dois poços na comunidade, os moradores do local continuam tendo que comprar água para beber e cozinhar. Isso porque os poços só fornecem água salobra. Após a obra de perfuração do poço em 2012, segundo os moradores, o governo do estado prometeu instalar um dessalinizador. Mas até hoje esse equipamento não foi instalado.

Henrique já analisa possibilidade de oferecer a vice ao PT


A vaga de Senado na chapa que será encabeçada pelo PMDB caminha para não ficar com o PT. A exclusão de partidos como o DEM de José Agripino, o PSB da ex-governadora Wilma de Faria, o PSDB do ex-deputado Rogério Marinho... Não agrada os planos do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves de unir uma ampla aliança em prol do Rio Grande do Norte.
Henrique tem uma saída para o PT: oferecer a vaga de vice-governador, alegando que o PT não lidera as pesquisas para o Senado, como a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que ainda aparece como ameaça ao Governo do Estado. O PT não teria o cacife eleitoral de Wilma no interior, nem na capital para “forçar uma aliança” e desprezar siglas. Partidos como DEM, PSDB, PPS e PV poderiam formar uma segunda aliança proporcional, dentro da coligação com o PMDB, mas separados do PT, por exemplo. 

PM reforça segurança nos shoppings de Natal


A Polícia Militar já está ciente do encontro marcado para este final de semana dos integrantes do famoso "rolezinho". A PM recebeu um ofício da gerência de segurança do Midway Mall solicitando o apoio na parte externa do shopping, por estar programado um encontro com grande quantidade de pessoas. Os policiais estarão na área externa do estabelecimento, fazendo a prevenção e o policiamento. 
 
A PM orienta aos clientes que caso haja tumulto, as pessoas devem ficar calmas, evitar correr, não ficar no meio da multidão, se posicionar nas laterais das lojas e procurar o segurança do shopping, pois eles estarão orientados a ajudá-los.

Fonte: Marcos dantas

Bandidos que assaltaram Casa Lotérica de Caraúbas abandonaram moto após perseguição policial


 Após assalto a Casa Lotérica de Caraúbas, os meliantes saíram em disparada, com destino ao Alto São Severino, a polícia militar de Caraúbas, no comando do Cap. Carvalho, saíram em perseguição dos assaltantes, que estavam em uma Moto Honda Bros, de cor vermelha, que foi tomada de assalto recentemente. 
 Os dois meliantes fugiram na moto em alta velocidade, os policiais militares saíram em perseguição, com o apoio do Delegado de Polícia Civil de Caraúbas, Anderson Tebaldi, e o de Campo Grande, Rysklyft Factore. Em um determinado momento quando os bandidos perceberam que iriam ser alcançados pelos PMs, abanaram a moto e entraram no matagal de onde desapareceram em seguida. 
 Os policiais fizeram a apreensão da moto e após uma consulta, constataram que a motocicleta teria sido tomada de assalto, no dia 04 de janeiro, na cidade de Campo Grande/RN.
 
Icém Caraúbas

Sintomático

Nenhum vírgula, nenhuma foto, nenhum registro...


A deputada federal, Fátima Bezerra, do PT, simplesmente, silenciou, sobre o encontro que teve com o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves e com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho.

No Twitter da parlamentar registro, muitos, com direito a imagens, de declarações do presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Que claro, defendeu sua candidatura ao Senado.

Assaltante é morto ao tentar assaltar a casa de uma capitão da PM na praia de Manibu


Objetos encontrados com assaltante morto - Foto: Blog Icapuí Patrulha
Um elemento foi morto e outros dois conseguiram fugir, na noite desta sexta-feira (24), após tentarem invadir uma residência na comunidade de Manibú, litoral do Ceará, que faz divisa com o Rio Grande do Norte.

Segundo informações, por volta das 20hs, três elementos em motocicletas chegaram até uma residência de verão para realizar o assalto. Para azar da quadrilha, a casa pertencia a um Capitão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Um dos indivíduos foi baleado e os outros dois conseguiram fugir.

O criminoso chegou a ser levado para o Hospital Municipal Maria Idalina de Oliveira, no município de Icapuí-CE, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A polícia acredita que ele é natural de Mossoró, e estaria praticando assaltos no litoral. Foi encontrado com o assaltante um revólver calibre 38, celulares e dinheiro em espécie.  Viaturas da Polícia do Rio Grande do Norte e Ceará realizaram diligências na tentativa de capturar outros criminosos.

Fotos: www.ismaelsousa.com.br

Fonte:Carlos karlack

GTO PRENDE ELEMENTO EM FLAGRANTE DELITO DURANTE ASSALTO EM MOSSORÓ

Durante um patrulhamento de rotina por volta das 22:00hs da noite dessa sexta-feira 25 de janeiro de 2014 Policiais Militares do G.T.O (Grupo Tatico Operacional) prenderam em flagrante delito um elemento que estava praticando um assalto próximo a COBAL em Mossoró. 

Um moto-taxista (nome preservado) estava com uma passageira com destino ao bairro Barrocas,quando parou no semáforo um elemento identificado como Breno Bruno da Silva 18 anos residente na Serra do Mel,saiu de trás de uma lixeira armado com um revolver 38 e anunciou o assalto. Para o azar do meliante e sorte do moto-taxista,naquele exato momento Policiais do GTO iam passando e presenciaram a ação criminosa,e durante uma rapida perseguição conseguiram prender o bandido. O meliante foi conduzido juntamente com o revolver calibre 38 com duas munições intactas para a DP de plantão para ser apresentado a autoridade policial e deverá ser autuado por assalto a mão armada e em seguida encaminhado para a cadeia pública.
BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA
FONTE:PASSANDO NA HORA

Cláudia Regina explica motivo de ter evitado aparições públicas por algum tempo



Depois de ser afastada da Prefeitura Municipal de Mossoró, pela Justiça Eleitoral, a prefeita cassada, Cláudia Regina (DEM), se manteve ausente do cenário político local por algum tempo.

Reapareceu esta semana e, durante sua estada na casa de praia da ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado e do deputado estadual, Leonardo Nogueira, Cláudia explicou o que teria condicionado o 'mergulho' temporário.

"Nós temos muito respeito pelas instituições; temos muito respeito pelas pessoas e o que eu estava fazendo nesse momento todo era acompanhando os processos, junto com Wellington (Filho), com a força política, o apoio político importante, que temos tido", declarou.

Cláudia Regina revela que tem tido o apoio, tanto de seu partido, o DEM, quanto do PMDB e do PR: "Quero ressaltar aqui, além da participação do meu partido (DEM), através da liderança do senador José Agripino; a participação do PMDB, do PR e todos os partidos que tem nos ajudado nessa trajetória. Então, o que eu estava era tratando dessas questões".

Sobre a retomada do contato com a população ela disse que "o retorno, eu retornei ao contato nas ruas voltei como uma cidadã comum. A ausência se deu até pelo respeito que nós temos pela população".
Fonte: Carlos Skcarlack

Sandra Rosado afirma que Mossoró deverá ter eleições complementares o mais rápido possível


Sandra Rosado diz que espera eleições complementares em Mossoró 
Diante das novas cassações impostas pelo TRE, na última quinta-feira, aos nomes da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini e prefeita afastada, Cláudia Regina, a deputada federal, Sandra Rosado (PSB), só vislumbra um cenário: o de eleições complementares em Mossoró.

"Pelo estamos assistindo teremos eleições complementares em Mossoró e dentro do mais breve espaço de tempo", declarou Sandra Rosado.

Na opinião da parlamentar, ao voltar a condenar Rosalba e Cláudia, Sandra considera que o TRE só confirma que houve crime eleitoral no último processo eleitoral em Mossoró.

Ela afirma que seu grupo político está preparado para uma nova disputa eleitoral no município de Mossoró.

Fonte Carlos Scarlack

O isolamento político da Rosa

Por: Neto Queiroz

Ninguém se solidarizou com Rosalba

O isolamento político da governadora Rosalba Ciarlini fica mais evidente num momento em que ela é afastada do Governo, numa decisão que à unanimidade dos juristas é esdrúxula, mas não aparece um único político para lhe prestar solidariedade. Nem mesmo o presidente do seu partido, o senador José Agripino, manifestou apoio e solidariedade à governadora. O que se observa é uma quase comemoração nos bastidores da política pela decretação do afastamento de Rosalba. Isso é o que eu chamo de isolamento político completo. Rosalba está sozinha no poder. Não tem sequer seu partido ao seu lado.


Colhe o fruto que plantou

Não se pode creditar o isolamento político da governadora senão a ela própria e ao marido, Carlos Augusto Rosado. A semente colhida é justamente a mesma semente que foi plantada. Rosalba isolou todas as lideranças, todos os partidos, todos os que de alguma forma poderiam lhe oferecer parceria política. A quem saiu, desdenhou, acusando-os de chantagearem o Governo em busca de cargos. Rosalba nunca ouviu ninguém sobre decisão nenhuma. O conselho político, formado em momento de crise, para oferecer o suporte político necessário, foi motivo de chacota diante do desdém com que foram tratados os pedidos públicos de líderes como Henrique Alves, João Maia e José Agripino para que ela reunisse seu conselho político. Portanto, o isolamento não transforma Rosalba em vítima coisa nenhuma. Ela quis assim. Não quis ninguém do seu lado.

 Gazeta do Oeste

Reflexão

“Jesus – Verdadeira Religião”
Michele Fonseca 
Religião no sentido denominacional (católica, evangélica, budista, espírita, etc) não nos leva a Deus. O máximo que ela faz é nos ligar a algo ou alguém que julgamos estar em um nível mais elevado que o nosso. Como, por exemplo, a um deus ou deuses(as) com “d” minúsculo. Assim sendo, a religião, seja ela qual for, jamais poderá levá-lo (a) ao único e verdadeiro Deus, Criador do céu, da terra, do mar e de tudo que neles há inclusive você! Esse Deus que não está preso a dogmas ou correntes filosóficas; que antes da fundação do mundo já existia, afinal, Ele mesmo foi o fundador; o Único que não “está”, mas “é”, e por isso, chamado “Eu Sou” (Êxodo 3:14). Aquele que é o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim (Apocalipse 22:13), ou seja; “Aquele que era, que é e que há de vir” (Apocalipse 1:8). Esse Deus que não habita em templos ou santuários feitos por mãos humanas (Atos 17:24) e tão pouco é semelhante ao ouro, a prata ou a pedra, trabalhados (esculpidos) pela arte e imaginação do homem (Atos 17:29). A esse Deus, só quem pode nos levar é Jesus Cristo, que habitou em nosso meio, com a missão de morrer por nós, para que somente assim, fôssemos religados a Deus! E a sua voz ecoa até hoje através do livro do Apóstolo João, no capítulo 14 e versículo 6: “ ... ninguém vem ao Pai senão por mim”. Logo, Só Cristo Salva!

Fonte: Coluna Só Cristo Salva da Gazeta do Oeste - AQUI

PMDB deseja aliança ampla e PT não aceita palanque com PSDB, DEM e PSB


Líderes do PMDB e do PT se reuniram ontem (24) para superar divergências na corrida eleitoral do Estado.
wilma_henrique_370
Wilma de Faria e Henrique Alves caminham para aliança do PSB com o PMDB
Por: Diógenes Dantas

O PMDB do Rio Grande do Norte costura uma aliança ampla para as eleições deste ano. O PT potiguar quer um palanque restrito aos partidos que formam a base de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff. A divergência parece intransponível depois de uma rodada de conversas ontem (24) na sede do PMDB em Natal. A reunião durou mais de duas horas.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, falaram em nome dos peemedebistas. O PT esteve representado pelos deputados Fernando Mineiro, Fátima Bezerra e pelo presidente estadual da legenda, Eraldo Paiva.

Henrique Alves disse que o PMDB iniciou uma série de conversas com os partidos políticos. A legenda está aberta a uma ampla coalização de forças que deve juntar o PR, PSB, PDT, PV, PSC, PROS, PPS, Solriedade, PSDB e setores do DEM ligados ao senador José Agripino Maia. O PMDB ainda tem encontros marcados para negociar com o PSD e com o PMN. "Não vamos fechar porta para ninguém. Precisamos formar uma frente em favor do desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte, que vive uma crise sem precedentes", declarou o deputado Henrique.

Já os petistas pensam diferente. Segundo Fernando Mineiro, o partido não vai subir no palanque com a presença de políticos do PSDB, do DEM e do PSB, este último com a candidatura presidencial do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Ao PT interesse apenas repetir a aliança nacional em favor do projeto de reeleição da presidente Dilma.

wilma_henrique_370Mineiro também deixou claro que o PT não vai aceitar ser excluído da chapa majoritária, como parece estar se desenhando numa aliança do PMDB com o PSB. Fala-se numa chapa que terá o candidato do PMDB para o governo e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, para o Senado. "O PT tem um projeto claro que é a candidatura da companheira Fátima Bezerra para o Senado", pontuou Mineiro.

Diante da divergência em torno de uma aliança mais ampla e outra mais restrita, os dirigentes do PT e do PMDB se dispuseram a marcar novas reuniões.

Puro sangue

A possibilidade de exclusão do PT numa eventual chapa majoritária promovida pelo PMDB tem levantado a hipótese de lançamento de chapa "puro sangue" dos petistas na eleição estadual. Isolado, o PT pode anunciar Fernando Mineiro para o governo e Fátima Bezerra à vaga do Senado. A discussão está numa fase inicial, mas ganha corpo na base do partido.

Fonte: www.nominuto.com

Presidente do PT reforça nome de Fátima ao Senado

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, esteve reunido nesta sexta-feira (24) com membros do Diretório Estadual do PT no RN. Reafirmou que a candidatura da deputada Fátima Bezerra ao Senado está entre as prioridades do PT Nacional.
Atividade contou com a participação do deputado estadual Fernando Mineiro; do presidente do PT-RN, Eraldo Paiva; além de prefeitos, vereadores, demais dirigentes e militância petista.
Na ocasião, Rui Falcão fez uma panorama sobre conjuntura política nacional e eleições 2014. Presidente do PT ressaltou que a meta do partido para as eleições deste ano, além da reeleição da presidenta Dilma, é aumentar o número de cadeiras que a sigla ocupa no Senado Federal.
Rui Falcão fez questão de ponderar que, apesar dos planos e metas a nível nacional, o PT vai trabalhar para o crescimento do partido nos estados. No RN, a meta do PT é, além da vaga para o Senado, manter a vaga na Câmara dos Deputados e ampliar a presença na Assembleia.
Fonte: Carlos Santos

Promoções e saldões de início de ano oferecem descontos de até 70%


A temporada de liquidações segue em ritmo acelerado no comércio mossoroense. Desde o início de janeiro, lojas dos mais diversos setores da economia apostam em promoções para renovar estoques e aquecer a economia no período. Em alguns casos, os descontos chegam a 70%.As decorações das vitrines anunciam os descontos e são um atrativo para os consumidores. Os chamados "saldões" atingem lojas de móveis e eletrodomésticos, artigos de beleza e, principalmente, setor de vestuário, tornando o período extremamente atrativo para os consumidores que sempre buscam uma liquidação.
Todos os anos, a vendedora Maria Aparecida Nunes espera o mês de janeiro para fazer compras, especialmente de roupas e calçados. "Faço a festa, pois consigo comprar muita coisa boa e com preço justo. Não compro nada no final de ano, pois está tudo muito caro. Sempre aproveito as promoções que, na maioria dos casos, valem muito a pena", detalha.
O estudante Marcos Alves comenta que este período permite que desejos que ficaram pendentes no fim de ano possam ser concretizados. Ele afirma que só entre dezembro e janeiro comprou televisão e guarda-roupa novos e que aguarda uma boa promoção para comprar uma cama de casal.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró, Alexandrino Lima, o mês de janeiro é marcado por uma ligeira baixa nas vendas, o que faz com que as promoções sejam necessárias, pois ajudam a alavancar as vendas no período.
"Janeiro é um mês de férias, e muitos mossoroenses se deslocam para o litoral. Essa baixa nas vendas já é esperada pelos lojistas, que apostam nas liquidações para melhorar os resultados no período", avalia o dirigente.
A expectativa é de que o comércio mossoroense volte a estar aquecido em fevereiro, com as vendas para o Carnaval, que neste ano acontecerá em março.
Cuidados na hora de comprar produtos em liquidação são fundamentais
De acordo com especialistas em direito do consumidor, comprar produtos em regime de liquidação ou nos famosos saldões pode ser uma grande dor de cabeça, caso o comprador não assegure todos os seus direitos e tenha realmente certeza do que está comprando.
Um dos alertas é para as chamadas ''compras em mostruário'', em que o cliente leva o produto de sua escolha que se encontra no mostruário e não no estoque e, portanto, podem estar com algum defeito.
Outra dica dos especialistas é comprar somente produtos que possam ter algum uso. Eles afirmam que não adianta adquirir produtos em liquidação pelo simples fato de o valor do produto estar abaixo do habitual. Ou seja, comprar roupas de inverno, jaquetas ou botas em Mossoró não são um grande negócio.
Independente de qualquer liquidação, se o produto comprado apresentar defeito de fabricação, a empresa é obrigada a trocar. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a garantia é de 90 dias. A exceção são os casos em que a nota fiscal indica que o item apresenta um problema específico, sobre o qual o consumidor não poderá reclamar.
Antes de realizar qualquer compra, em especial na época das extraordinárias liquidações de início do ano, o ideal é ter conhecimento do CDC, para se preservar de maiores transtornos e evitar que uma simples compra se torne uma grande dor de cabeça.

O mossoroense

Sandra Rosado propõe adicional ao policiais que trabalham em serviço de inteligência


Iniciativa de Sandra beneficia policiaisIniciativa de Sandra beneficia policiaisProfissionais que atuam em atividades de inteligência policial poderão contar com um aditivo financeiro. A proposta foi apresentada pela deputada federal Sandra Rosado (PSB-RN), através da Indicação 5540/2013, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, que já encaminhou o assunto para que fosse adotada as devidas providências.
A ideia de Sandra Rosado é que seja criado um incentivo financeiro para que os policiais que desempenham tarefas na área da inteligência tivessem o seu trabalho reconhecido e algum incentivo para que se fixassem na atividade. Ela sugere que o Ministério da Justiça viabilize um estudo de medidas para a criação de uma parcela remuneratória que valorize o contingente policial que trabalha na inteligência.
"Nesse campo de atuação policial, são exigidos grandes sacrifícios dos policiais. Lidar com informantes não é fácil. Sempre expostos a mentiras e desinformação, esses policiais sofrem em silêncio. Além disso, participam de operações encobertas e ações controladas que envolvem elevado risco às suas vidas", enfatiza.
A parlamentar justifica que devido a sua óbvia importância, é desnecessário destacar o papel relevante que as atividades de inteligência policial desempenham na desarticulação de quadrilhas e de organizações criminosas. "Quanto mais sofisticadas são essas organizações, mais necessário se faz que seja realizado um excelente trabalho de inteligência", frisa.
Fonte o Mossoroense

MPF/CE denuncia rombo de R$1,2 bi no Banco do Nordeste


Em  por Ricardo Rosado
Atualizado em 25 de janeiro às 04:42


logo_BNB1
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) denunciou o ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith, atual secretário de Desenvolvimento do governo estadual, e mais dez dirigentes da instituição financeira pela prática de gestão fraudulenta.
Segundo a denúncia do procurador da República Edmac Trigueiro, os ex-gestores praticaram irregularidades na administração dos recursos do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE), provocando um desfalque superior a R$ 1,2 bilhão.
O rombo aconteceu do começo dos anos 80 até 2008. Smith presidiu o banco entre 2003 e 2008.
No período foram autorizados pelo menos 52 mil empréstimos, dentre eles repasses milionários a empresários. Uma vez consumados, os empréstimos não eram cobrados.
Entre os denunciados estão João Alves de Melo, atual secretário da Controladoria do governo do Ceará;  Paulo Sérgio Rebouças Ferraro, ligado ao governador Jaques Wagner (PT), da Bahia; e Luiz Carlos Everton de Farias, ligado ao senador Wellington Dias (PT-PI).
Relatório de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou a existência de clientes com dezenas e até centenas de operações baixadas em prejuízo, sem que tenha sido feita ação de cobrança judicial por parte do BNB, em detrimento das normas do banco.
De 55.051 operações auditadas, somente 2.385 possuíam Autorização de Cobrança Judicial (ACJ).
Na ação penal ajuizada, o MPF pede ao TCU um laudo pericial que especifique o montante que estaria perdido dos cofres públicos devido à prescrição de possibilidade do banco exigir judicialmente o crédito.
“Em alguns casos, o dinheiro pode não ser mais recuperado. A dívida não some, mas o banco não pode mais cobrar judicialmente o valor devido”, explica o procurar Edmac Trigueiro.
O MPF, segundo sua assessoria de imprensa, ainda investiga se há relação entre os inadimplentes beneficiários dos empréstimos com os gestores do BNB réus na ação.
Valor total envolvido: R$ 1.274.095.377,97
Os demais denunciados: Luiz Henrique Mascarenhas Correia Silva; Oswaldo Serrano de Oliveira; Pedro Rafael Lapa; João Francisco de Freitas Peixoto; Jefferson Cavalcante Albuquerque; José Andrade Costa; e Dimas Tadeu Fernandes Madeira.
Portal noar

Lei para punir o corruptor

A corrupção – já foi dito aqui – é uma via de mão dupla e, finalmente, o Brasil agora (02/02/2014) terá um instrumento para punir o corruptor. Há quem nem pisque diante da nova regra. São os mesmos, os que apostam na impunidade.

Trata-se de uma nova frente para que o País vença uma de suas maiores mazelas. E os empresários terão papel fundamental nessa batalha. Mais uma batalha dessa guerra sem fim.
“Pegue qualquer pesquisa sobre criminalidade e você verá que a presunção da impunidade é sempre um fator motivador para o criminoso. Quando essa motivação se dá na esfera dos crimes que envolvem práticas como suborno a agentes públicos, para a obtenção de vantagens de qualquer natureza, a quase certeza de que a punição – se e quando vier a acontecer, será branda, leva uma quantidade considerável de pessoas a avaliar que a relação custo x benefício de corromper, ou se deixar corromper por um agente público, vale muito à pena”, diz o advogado Bruno Maeda, coordenador do comitê de compliance do IBRADEMP, o Instituto Brasileiro de Direito Empresarial.
Mas o Ministerio Público está lambendo a rapadura. Em todos os níveis da federação o fiscal da lei já promoveu seminários e amplia o debate. Ponteio teve acesso a um desses estudos preliminares e transcreve as seguintes conclusões:
1) O artigo 25 da Lei 12.846/2013 deve ser interpretado à luz do artigo 37, par. 5o, da Constituição Federal, não podendo a prescrição quinquenal ser aplicada para impedir a reparação integral dos danos causados, mas incidir apenas sobre as demais sanções às pessoas jurídicas infratoras, contidas no artigo 19 da Lei Anticorrupção.
2) A Lei n. 12.846/2013, por orientação de seu artigo 30, deve ser interpretada sistematicamente com a Lei 8.429/92, podendo a pessoa jurídica ficar sujeita, no que couber, as sanções previstas no artigo 12 da Lei de Improbidade Administrativa, desde que comprovado o dolo ou a culpa de seus dirigentes ou administradores, e, cumulativamente, as penalidades da Lei Anticorrupção; esta legislação, por contemplar a responsabilização objetiva (administrativa e civil), torna menos complexa a atuação do Ministério Público, a quem cabe apenas a demonstração da prática do ato ilícito e do seu nexo de causalidade com os prejuízos causados, ao passo que compete à pessoa jurídica demandada o ônus da prova das causas excludentes do nexo causal .
3) A Lei 12.846/2013, nos termos de seu artigo 30, também, deve ser compatibilizada com a Lei 8.666/93 e as demais regras que versem sobrelicitações e contratos administrativos para que o valor da multa imposta observe os parâmetros dos artigos 6o, inc. I, e 7o da Lei 12.846/2013, nunca sendo inferior à vantagem auferida, mas também que incida outras sanções, em especial o impedimento para licitar e contratar com o Poder Público, por prazo determinado, (arts. 87-88 da Lei de Licitações e 47 da Lei 12.462/2011), embora a harmonização das sanções deva respeitar o critério adotado em cada legislação sobre a forma de responsabilização, objetiva ou subjetiva.
4) A não previsão pela Lei 12.846/2013 do impedimento de licitar e contratar com o poder público, por prazo determinado, ou da declaração de idoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública não pode conduzir a imposição destas sanções no processo administrativo de responsabilização objetiva das pessoas jurídicas infratoras, em razão do princípio da tipicidade, que exige que a sanção administrativa conste previamente em lei (exegese dos artigos 5o, inc. XXXIX, e par. 2o, e 37, caput,CF). Tal como asseverado nas conclusões 2 e 3 supra, contudo, como a aplicação das sanções previstas na Lei 12.846/2013 não afeta os processos de responsabilização e aplicação das penalidades contidas nas Leis 8.666/93 (arts. 87-88) e 12.462/2011 (art. 47), a autoridade administrativa deve impô-las às pessoas jurídicas infratoras que praticarem os atos ilícitos ali descritos, embora tal responsabilização dependa da comprovação do dolo ou da culpa.
5) Constatada omissão – total ou parcial – da autoridade administrativa na imposição plena das sanções administrativas previstas em lei, caberá ao Ministério Público ajuizar ação civil pública para promover a responsabilização administrativa integral da pessoa jurídica infratora (interpretação conjunta dos arts. 20 e 30 da Lei 12.846/2013).
6) O rol dos atos lesivos à Administração Pública, contido no artigo 5o da Lei 12.846/2013, é exemplificativo, devendo tal regra ser interpretada teleologicamente, para punir todo ato, praticado por pessoa jurídica, que atentar contra o patrimônio público nacional ou estrangeiro, ou contra os princípios da administração pública, ou, ainda, contra os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.
7) Não é indispensável a existência de dano efetivo para a responsabilização objetiva da pessoa jurídica, devendo cada hipótese ser analisada à luz do tipo descrito no artigo 5o da Lei 12.846/2013, a fortiori a obtenção, ou não, da vantagem, e a consumação, ou não, da infração são critérios para a aplicação das sanções (arts. 7o, inc. II e III, e 19, par. 4o, da Lei Anticorrupção).
8) São passíveis de responsabilização civil objetiva as ações das pessoas jurídicas que dificultarem as atividades de investigação ou de fiscalização do Ministério Público, no inquérito civil e na ação civil pública, como a sonegação indevida de informações, a destruição de elementos de provas, a criação de obstáculos ao exame de documentos ou a realização de perícias (exegese do artigo 5o, inc. V, combinado com o artigo 19 da Lei 12.846/2013). Nesta hipótese, se a pessoa jurídica infratora for condenada em danos morais coletivos, os valores deverão ser revertidos em benefício do próprio Ministério Público (art. 24 da Lei 12.846/2013).
9) O Ministério Público, apesar de não participar dos acordos de leniência (arts. 16-17 da Lei 12.846/2013), deve ter acesso aos termos do acordo – ainda que sigilosos1 – para que possa desenvolver investigações, em conjunto ou em paralelo com os órgãos da administração (arts. 129, incs. VI e VIII, CF, art. 26, inc. I, “c”, da Lei 8.625/93 e 8o, inc. II, da Lei Complementar 75/93), verificar a legalidade, a moralidade e a efetividade dos acordos celebrados e, se constatar a omissão das autoridades competentes, ajuizar ação civil pública para promover a integral responsabilização da pessoa jurídica infratora ou, caso os acordos de leniência estiverem em desacordo com o ordenamento jurídico, buscar a sua anulação judicial.
10) Embora não exista previsão expressa, por força da interpretação teleológica do artigo 21 da Lei Anticorrupção, que remete ao rito da Lei 7.347/85, é cabível o compromisso de ajustamento de conduta (art. 5o, par. 6o, da Lei de Ação Civil Pública), por iniciativa do Ministério Público, para a reparação integral dos danos causados pela pessoa jurídica infratora, tornando, para este fim, prescindível o ajuizamento da ação prevista no artigo 19 da Lei 12.846/20132.

A lei é dura

O poder público não precisa mais provar que uma empresa que factualmente se envolveu em um ato de corrupção com agentes governamentais, se beneficiou desse ato. Basta a prova de que a corrupção existiu. E não adianta transferir a responsabilidade para um funcionário da empresa – o que costumava acontecer na grande maioria dos casos de escândalos de corrupção, e deixar que ele seja o único a arcar com as consequências do problema.
Confira o inteiro teor da lei anticorrupção clicando AQUI.
Portal noar Aluisio Lacerda

Comissão Nacional da Verdade vai surpreender a todos, diz advogada


Na audiência, foram ouvidas vítimas de torturas e testemunhas de mortes ocorridas na época da ditadura entre 1969 e 1973


Por Flávia Villela / Agência Brasil
A Comissão Nacional da Verdade vai surpreender a todos, disse nesta sexta-feira (24) a advogada Rosa Cardoso, que integra o colegiado, ao final de audiência pública no Arquivo Nacional. Na audiência, foram ouvidas vítimas de torturas e testemunhas de mortes ocorridas na Vila Militar de Deodoro, na época da ditadura, entre 1969 e 1973. De acordo com a advogada, a comissão começou “recolhida, voltada pra si própria, para seu umbigo”, mas, com a participação da sociedade e dos militantes, mudou sua postura. “E mudará bem mais”, disse ela.
Rosa Cardoso pediu atenção aos trabalhos e disse que todos vão se surpreender com o relatório final, que deve ser elaborado no fim deste ano, quando a discussão será ainda mais aberta, com participação da sociedade. A advogada lamentou, porém, que a maioria dos violadores de direitos humanos durante a ditadura militar não compareça às audiências e lembrou que muitos já morreram, visto que os casos investigados aconteceram há cerca de 50 anos.
Na parte da manhã, um dos convocados para a audiência, o médico aposentado do Exército Hargreaves Figueiredo Rocha, de 82 anos, negou participação na necrópsia do preso político Severino Viana Colou, que, segundo depoimentos, foi torturado e morto pela Polícia do Exército em 1969. Rosa Cardoso considerou polêmica a declaração do médico de que o documento é uma fraude e duvidosa a afirmação dele de que nunca colaborou com os torturadores. “Vamos tentar ver se há outros laudos assinados por ele ou se este é um laudo isolado e rever as rubricas e ver se identificamos ali uma rubrica dele”, disse ela. Dois agentes do regime militar foram convocados para depor, mas não compareceram.
O presidente da comissão estadual do Rio de Janeiro, Wadih Damous, classificou de covarde a atitude daqueles que torturaram no passado e hoje se esquivam dos depoimentos. “Os que combateram a ditadura não se envergonham do que fizeram, mostram sua cara e fazem questão de vir contar suas histórias. E os valentões que torturaram, mataram e desapareceram [com pessoas], esses se escondem como ratos, não aparecem e, quando vêm, não abrem a boca”, disse o advogado. “Escudam-se de uma garantia da democracia que eles negaram às suas vítimas.”
Além dos obstáculos causados pela falta de testemunho dos acusados, Damous criticou a falta de uma postura mais rígida por parte do Estado brasileiro em relação aos chefes militares. “Sinto-me envergonhado defronte de um argentino e um chileno, quando me indagam se algum torturador foi punido no Brasil e tenho que responder: nenhum. E sem ter a certeza de que um dia o serão”, afirmou.
À tarde, em depoimento contundente, a professora Rosalina Santa Cruz relatou em detalhes diferentes formas de tortura que sofreu durante 52 dias seguidos. Emocionada, Rosalina contou sobre o dia em que a esmurraram na barriga diversas vezes quando souberam que estava grávida. Após sofrer um aborto, Rosalina ouviu de um dos torturadores que comunista não tinha direito de ter filho.
Todas as testemunhas ouvidas à tarde disseram que não querem vingança, nem revanche e sim, justiça. “O que foi feito conosco – éramos pessoas de classe média – é feito neste momento com uma jovem, uma mulher, um menino em uma delegacia de bairro. São torturados, pendurados em pau-de-arara. Sei o que é levar tapa na cara, pontapé, porque o arcabouço da ditadura não acabou e não podemos compactuar com isso”, completou.
Fonte portalnoar

Portal Dados Abertos teve 210 mil acessos em 2013


Site do Ministério do Planejamento divulga os indicadores de educação e os gastos governamentais


Por Mariana Branco / Agência Brasil
O Portal Brasileiro de Dados Abertos, que disponibiliza informações públicas variadas como indicadores de educação e gastos governamentais, recebeu cerca de 210 mil acessos em 2013. O número foi divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Ministério do Planejamento, que gerencia a página. De acordo com o órgão, as visitas superaram em 90% as registradas em 2012. O portal foi lançado em maio daquele ano.
De acordo com o ministério, o conjunto de dados mais acessado foi o Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv), que mostra as transferências voluntárias da União para estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. As informações desse sistema específico foram baixadas 49.502 vezes em 2013. Os dados relativos ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ficaram em segundo lugar, com cerca de 22 mil acessos. Em terceiro, veio a malha geométrica dos municípios brasileiros, mapa elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 15 mil visitas.
De acordo com o Planejamento, também se destacaram os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), inflação oficial medida pelo IBGE, e a destinação do lixo domiciliar, dados sobre distorção entre idade e série na educação básica e informações sobre população economicamente ativa por sexo.
As informações do portal estão disponíveis para todos utilizarem e distribuírem, sem restrições de licenças e patentes. A diferença entre o site e os portais de transparência é que os primeiros dão acesso somente aos gastos de órgãos públicos, enquanto as informações disponíveis no Dados Abertos abrangem qualquer assunto ou categoria.

FMI reduz para 2,3% previsão de crescimento do Brasil neste ano


De acordo com o FMI, a economia brasileira enfrenta um momento oposto em relação ao restante do mundo


O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu de 2,5% para 2,3% a previsão de crescimento para a economia brasileira neste ano. Para 2015, a estimativa foi reduzida de 3,2% para 2,8%. As projeções foram divulgadas em nova edição da publicação Perspectiva Econômica Mundial (World Economic Outlook, em inglês), divulgada hoje (21) pelo FMI.
De acordo com o FMI, a economia brasileira enfrenta um momento oposto em relação ao restante do mundo. O Fundo elevou de 3,6% para 3,7% a previsão de crescimento da economia global em 2014. Para o próximo ano, a perspectiva de expansão da economia do planeta foi mantida em 3,9%.
Na avaliação do Fundo Monetário Internacional, o aperto no crédito, que reduz o consumo, os gargalos na economia e a incerteza política, que reduz os investimentos, contribuíram para que a estimativa de crescimento fosse revisada para baixo não apenas no Brasil, mas nos países emergentes de forma geral. O fim dos estímulos na economia norte-americana, ressaltou o relatório, tornará países com rombos nas contas externas, como o Brasil, ainda mais vulneráveis a riscos em 2014.
“Economias com fraquezas internas e déficit nas contas externas estão particularmente expostas. As taxas de câmbio devem ser depreciadas [aumentando o valor do dólar em relação ao real] em resposta à deterioração das condições de financiamento externas”, destacou o FMI.
O relatório recomenda que os países emergentes aumentem o rigor fiscal e melhorem o ambiente regulatório para estimular melhorias na infraestrutura. Segundo o FMI, somente essas medidas serão capazes de manter a confiança dos investidores internacionais e impedir a fuga de capital desses países.
De acordo com o FMI, a aceleração da economia mundial deve-se principalmente à recuperação dos países desenvolvidos, cujos mercados internos voltaram a crescer depois de anos de crise. O organismo, no entanto, recomenda que os Estados Unidos e a União Europeia não retirem rapidamente os estímulos concedidos nos últimos anos.
“Um crescimento mais forte é necessário para fazer o balanço de pagamentos ser reparado depois da crise e para reduzir riscos relacionados à crise. Na zona do euro, o Banco Central Europeu precisará levar em consideração medidas adicionais para esse fim”, ressalta o documento.
Fonte: Agencia Brasil

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055