martins em pauta

sábado, 5 de março de 2011


DICAS PARA UM CARNAVAL MAIS SEGURO

Se dirigir, não beba. Se beber, deixe o carro em casa, e vá de táxi. Respeite as Leis de Trânsito. Lembrem-se, durante o período carnavalesco, os agentes de trânsito;

Não aceite bebidas de pessoas estranhas. Criminosos se aproveitam do clima carnavalesco para praticar o golpe denominado “Boa Noite Cinderela”;

Modere no uso da bebida alcoólica. Fique sóbrio e tenha um carnaval mais feliz e lúcido;

Leve um documento com foto e dinheiro apenas o suficiente para suprir suas necessidades, guardando-os em lugar seguro;

Saia de perto de tumultos, brigas, confusão – Muitas vezes os curiosos que ficam próximos as ações violentas acabam envolvidas. Afaste-se de pessoas que demonstrem comportamentos suspeitos;

Se for sair com crianças, é importante colocar pulseiras, crachás com identificação contendo endereço e fone para contato com os responsáveis. Caso encontre alguma criança perdida, encaminhe até um policial militar que ele adotará todas as providências necessárias.

3º PELOTÃO PARTICIPA DE MEGA OPERAÇÃO DE APREENSÃO DE PÁSSAROS SILVESTRES COM APOIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E IBAMA

Durante uma operação realizada pelo 3º Pelotão de Proteção Ambiental em conjunto com o Ministério Público do RN e o IBAMA, mais de 400 pássaros silvestres foram apreendidos nas cidades de Mossoró e Serrinha dos Pintos.

A Operação Sicalis, como foi denominada em referência ao nome científico do Canário da Terra, haja vista o principal alvo da operação ser o combate as rinhas de Canários, foi resultado de uma investigação da Promotoria do Meio Ambiente de Mossoró que há mais de um ano vinha monitorando o grupo surpreendido.

A investigação do Ministério Público foi iniciada a partir de uma apreensão de materiais e aves que davam conta de uma rinha de canários ainda no ano de 2010 pelo 3º Pelotão de Proteção Ambiental realizada no bairro Urick Graff, em Mossoró. Segundo a investigação do MPRN, as pessoas surpreendidas nesta Operação utilizavam indevidamente de licenças concedidas pelo IBAMA, alegando fazerem parte de uma Associação de Criadores de Pássaros, no intuito de burlar a Lei e praticar todo tipo de ilegalidade com os pássaros.

A Operação contou com 20 policiais ambientais, os quais foram divididos em cinco equipes sob o Comando do 1º Tenente João José de Souza Almeida, comandante do 3º Pelotão de Proteção Ambiental, além de cinco agentes do IBAMA e três promotores do MPRN. A referida operação deu cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, os quais foram cumpridos simultaneamente a partir das 5h30min da manhã desta sexta-feira (04) nos municípios de Serrinha dos Pintos e Mossoró, prosseguindo até às 17 horas do mesmo dia.

O resultado da Operação Sicalis foi tido como satisfatório no combate ao tráfico de animais silvestres, bem como à prática de rinhas de canários. Ao todo foram apreendidas 400 (quatrocentas) aves silvestres, sendo 300 (trezentos) Canários, além de medicamentos utilizados para tratar dos animais após as rinhas e materiais diversos que indicam a prática de rinhas pelos acusados. Ainda foram apreendidas seis armas irregulares, bem como munições de diversos calibres.




Os policiais ambientais classificaram a Operação como um sucesso absoluto, uma vez que os acusados foram autuados por crimes tipificados na Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e os animais serão libertados em seu habitat natural.
Fonte: Policia Ambiental de Mossoró


A Polícia militar de Martins considerou o Primeiro dia de Carnaval tranquilo

O primeiro dia de carnaval foi considerado tranquilo pelo comando da Polícia Militar de Martins-RN. Foram registradas as seguintes ocorrências:

- 01 prisão por embriaguez e desordem;
- 01 prisão por ato obsceno;
- 01 acidente de trânsito com danos materiais;

Foto dos estelionatários que agiram em Martins

A Polícia procura o paradeiro do casal (foto) de estelionatários que agiram em Martins na semana passada, ambos vestidos de preto e se passando por funcionários do governo, prometendo aumento de salário às vítimas. Diante da falta promessa, pegaram diversos dados e o cartão do banco das vítimas.

Quem reconhecer através das fotos ligar imediatamente para PM de Martins (9652-8689) ou fazer uma denuncia via e-mail (pmmartins@rn.gov.br).


sexta-feira, 4 de março de 2011


Carnaval de Alexandria é interditado pelos Bombeiros
No fim da tarde de ontem, dia 3, os técnicos do Serviço de Engenharia do Corpo de Bombeiros, do 2º Grupamento de Mossoró, expediram o auto de interdição do Alefolia, carnaval tradicional do município de Alexandria, que fica situado na região Oeste do estado, distante 369 Km de Natal. A interdição do evento foi provocada pelo fato dos organizadores não apresentarem a documentação em tempo hábil junto ao setor de análise da corporação, conforme dita o parecer nº 004/10 do Corpo de Bombeiros Militar do RN.

O projeto do carnaval de Alexandria deveria conter informações referentes ao palco, percurso, camarotes, declarações de ambulância e Cosern, Anotação de Responsabilidade Técnicas das estruturas fixas (Art´s), Grupo Gerador e estruturas de Combate à Incêndio e Controle de Pânico. O não cumprimento da interdição poderá caracterizar crime de desobediência capitulado no artigo 330 do Código Penal Brasileiro.

O Corpo de Bombeiros está com uma equipe de plantão fiscalizando os pontos de carnavais do estado para coibir qualquer infração, por parte dos organizadores, afim de garantir a segurança dos foliões potiguares e turistas que visitam o RN. De acordo com o Major Franklin Araújo, Comandante do 2º Grupamento de Bombeiros, a interdição visa garantir um carnaval seguro e sem surpresas desagradáveis tanto para o público quanto para o organizador.

Providência

O Coodernador da Secretaria de Tributação e Finanças, José Jolião, confirmou que o prefeito do município Alberto Patrício, junto com o Engenheiro Técnico do evento, estão na cidade de Mossoró onde apresentam algumas modificações exigidas pelo Corpo de Bombeiros no objetivo da regularização da situação até o início desta tarde.

*DNonline

JUIZ PROÍBE PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CARNAVAL EM APODI/RN

O juiz da Vara Civil da Comarca de Apodi, Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros, baixou portaria no dia 01 de março, proibindo a participação de crianças menores de idade no carnaval 2011 em Apodi.

De acordo com a Portaria Nº 01/2011, amparada no art. 227 da Constituição Federal e ainda nos artigos 4º. 6º 149 e 194 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA fica vedada a participação de adolescentes entre 12 e 14 anos de idade, no local da realização do tradicional Carnaval de Apodi, especialmente nos camarotes, bares, barracas, restaurantes e estabelecimentos similares que se situem nas proximidades do Calçadão da Lagoa do Apodi.

A decisão do juiz, Vagnos Kelly, permitiu apenas a participação de adolescentes com idade a partir de 14 ate 16 anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis legais, e ate as 24: h00min.

O magistrado deixou bem claro que em qualquer circunstância é proibido vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, à criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida, sob pensa de incorrer em crime cuja pena varia de dois a quatro anos de detenção e multa.

No artigo 7º da Portaria, o juiz Vagnos Kelly deixa bem claro que impedir ou embaraçara ação de autoridades judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público no exercício de função prevista em lei, é crime, cuja pena é detenção de seis meses a dois anos, conforme o artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Por determinação da justiça a Prefeitura do Apodi ficara responsável em prestar apoio que for necessário aos membros do Conselho Tutelar e Agentes de Proteção, durante todo o período carnavalesco que será iniciado nessa sexta-feira.

O juiz Vagnos Kelly já encaminhou copias da Portaria para o Conselho Tutelar, Policia Civil, Policia Militar e todos os órgãos de comunicação da Comarca de Apodi.

A justiça entende que há a necessidade de disciplinar o acesso e a participação de crianças e adolescentes no carnaval, devido à venda de bebidas alcoólicas e de produtos que posam causar dependência física ou química em crianças e adolescentes, e uma vez que a festa destina-se a adultos.


Com informações do DN

Operação do Ministério Público, IBAMA e Polícia Ambiental em Serrinha dos Pintos

Grande movimentação policial na cidade de Serrinha dos Pintos. Operação do Ministério Público, IBAMA e CIPAM de Mossoró apreenderam diversas gaiolas com pássaros silvestres e armas de fogo.

Várias pessoas estão sendo autuadas em flagrante delito neste momento.

Em breve mais informações.

Carnaval de Martins Começa Hoje


Hoje começa o CARNAVAL EM MARTINS "Sou Cidadão Consciente".O ponto de partida é a Lagoa Nova, local onde se concentrarão todos os foliões, curiosos e visitantes para um grande arrastão até o centro da cidade, todo o trajeto será acompanhado por um TRIO Elétrico e vários Carros paredões.
O Arrastão que será realizado nessa sexta - feira dia 04 de Março de 2011
,sairá da Lagoa Nova a partir das 18h, Logo apos no clube clem haverá a previa Carnavalesca com a banda PEGADA METALIZADO.
Esperamos que tudo ocorra em paz e um otimo carnaval para todos...


quinta-feira, 3 de março de 2011

PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA PODERÁ FAZER CURSO SUPERIOR E PAGAR COM AULAS

Cerca de 381 mil professores da educação básica – 16% dos que atuam em sala de aula – estão matriculados em cursos superiores, seja para conseguir o primeiro diploma ou complementar a formação. O Ministério da Educação (MEC) quer incrementar esse número e decidiu ampliar benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para profissionais que já atuam na rede pública.

Desde o ano passado, o programa permite a estudantes de cursos de licenciatura pagar o financiamento atuando em escolas da rede pública após a formatura. Cada mês trabalhado em regime de 20 horas semanais abate 1% da dívida – o que permite quitar o valor em oito anos e quatro meses sem custo financeiro.

A partir de uma portaria que deve ser publicada hoje (3) no Diário Oficial da União, a medida será estendida a professores que já atuam na rede pública e querem cursar alguma licenciatura. Para aqueles que já estão na carreira, o tempo em que estiver fazendo o novo curso e trabalhando em escola pública passa a contar para o abatimento da dívida.

Levantamento feito pelo MEC em 2009 identificou que 600 mil professores que atuavam na educação básica não tinham a formação mínima adequada – ou não tinham diploma em nível superior ou eram formados em outra áreas que não as licenciaturas.

O cruzamento feito entre os dados dos censos da Educação Básica e Superior, que identificou 381 mil professores em busca do diploma, mostra que a maioria – 192 mil – está matriculada em cursos de pedagogia. Em seguida aparecem as licenciaturas em letras (44 mil), matemática (19 mil), história (14 mil), biologia (14 mil) e geografia (10 mil). Do total, 67% estão em instituições privadas.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, não é possível indicar se esses profissionais estão em busca de uma primeira ou de uma nova graduação. O MEC pretende depurar os dados para conhecer melhor esse público. “Mas os números nos surpreenderam positivamente. Nos dois casos [de o professor ter ou não nível superior], a busca pela formação é positiva”, disse.

Há ainda docentes matriculados em cursos que não são diretamente relacionados à prática pedagógica como direito (8 mil), administração (5 mil) e engenharia (3 mil).

Agência Brasil

PAU DOS FERROS: FALTA POLICIAMENTO NA CIDADE SEGUNDO MINISTÉRIO PÚBLICO

Imagem retirada do Google Image: Autor desconhecido


FICHA INFORMATIVA
Reproduzido de: Portal No Minuto
Autor: Por Redação, com informações do MPRN
Publicação: 02/03/2011 às 10h45
Link para a Matéria: Clique Aqui


Promotora de Justiça Patrícia Antunes alerta para o problema de segurança pública na região“É fato público e notório a deficiência da quantidade de policiais militares nas unidades militares do municípios que integram a Comarca de Pau dos Ferros, o que vem a ser corroborado pelos altos índices de criminalidade, principalmente em determinados bairros, comprovados pelo inúmeros inquéritos policiais e ações penais, notadamente por crimes contra o patrimônio e de tráfico de drogas, que ocorrem diariamente nesta cidade"”.

Com essa afirmação a Promotora de Justiça Patrícia Antunes Martins alerta para o grave problema de segurança pública na região, os quais poderiam ser reduzidos com um trabalho ostensivo, eficiente e preventivo da polícia militar.

Para tentar identificar as causas e apontar soluções ela instaurou um inquérito civil que pretende colher informações sobre o reduzido número de policiais militares lotados no 7º Batalhão de Polícia Militar. O pouco efetivo tem impossibilitado o funcionamento das quatro guaritas do Complexo Penal de Pau dos Ferros, situação esta que tem prejudicado a segurança dos apenados, dos profissionais que trabalham no estabelecimento penal e dos moradores das proximidades.

“Em alguns destacamentos policiais da comarca, quando se faz necessária rondas e diligências por parte dos policiais militares, o destacamento policial fica fechado, mesmo com a existência de presos em seu interior”, lembra Patrícia Antunes.

Ela fixou o prazo de dez dias para que o Comando Geral da Polícia Militar prestes os seguintes esclarecimentos: o número de efetivo da Polícia Militar vinculado ao 7º BPM de Pau dos Ferros com atuação nos Municípios da Comarca de Pau dos Ferros com os respectivos nomes e patentes, relacionados por unidade de lotação (destacamento, pelotão).

Também a relação dos policiais militares lotados no 7º BPM cedidos a outros órgãos, indicando quais são esse órgãos; cópia de norma estadual ou diretriz, porventura existente, a respeito do número mínimo de policiais militares de acordo com o tipo de unidade militar ) ou quantidade populacional; o número total do atual efetivo da Polícia Militar do RN e sua distribuição, em números, nos Municípios; e relação dos policiais militares lotados no 7º Batalhão de Polícia Militar afastados por licença médica.

Entre outras diligências iniciais a Promotora de Justiça solicitou aos responsáveis pelas unidades militares das cidades de Pau dos Ferros, Riacho de Santana, Francisco Dantas, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Água Nova e Encanto, no prazo de dez dias, informações sobre o número total de ocorrências encaminhadas pela Polícia Militar e à Polícia Civil, nos últimos doze meses (mês a mês), bem como o número de policiais militares lotados nos respectivos destacamentos.

SEGURANÇA PÚBLICA DO RN DISCUTE AÇÕES SOBRE A COPA DO MUNDO DE 2014

Autor desconhecido

FICHA INFORMATIVA
Reproduzido de: Blog Santana Notícias
Autor: João Ricardo Correia – Assessor de Imprensa Sesed
Fonte Original: Assessoria de Imprensa da SESED RN
Link para a Matéria: Clique Aqui

Representantes de órgãos que compõem a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), se reuniram na manhã desta quarta-feira, 2, no gabinete do secretário Aldair da Rocha, para tratar assuntos referentes às ações de segurança pública visando a Copa de 2014.

Esta planilha deverá conter informações como: realidade de atuação de cada órgão nos dias atuais, principais necessidades e vulnerabilidades desses órgãos, possíveis riscos de cada área relacionada à Copa e suas consequências, além das ações a serem feitas nas áreas de fronteiras, zonas turísticas, regiões hoteleiras, áreas de treinamentos, de traslados de autoridades, equipes esportivas e patrocinadores, aeroportos, portos e vias de acesso e nos locais de eventos que ocorrerão em paralelo aos jogos, dentre outros itens.

BOMBEIROS
O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, coronel Elizeu Lisboa Dantas, apresentou a minuta dos seus onze principais projetos que, se executados como planejados pela instituição, tornará o RN uma referência nas ações de Bombeiros Militares no país.

O projeto orçado em cerca de R$ 35 mil reais foi apresentado pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros ao secretário Aldair da Rocha. Para a execução da obra, será necessária a aquisição do terreno, que será pleiteado junto aos municípios da região metropolitana do Natal.
Via: Toxina

Homem se joga em frente a carreta e morre em Assu/RN

José Antônio da silva, 34 anos
CENAS FORTES NO FINAL DA MATÉRIA

Na noite de ontem(02/03) por volta das 23:30hs, um homem identificado por José Antônio da silva, 34 anos natural de Moreno- PE jogou-se na frente de um veiculo na BR-304 proximo ao posto florestal em Assu.

Segundo informações colhidas no local é que o José Antônio teria se jogado na frente de um veiculo ate o momento não identificado.

Os policiais do NORE e a viatura 1007 esteve no local fazendo os procedimentos cabiveis aguardando os peritos do itep.


CENAS FORTES AQUI!
Fonte: Focoelho

Foragido da Justiça de Goiás é preso em Martins



Grande movimentação Policial na cidade de Martins-RN no final da manhã de hoje. Policiais Militares sob o comando do Tenente Daniel, comandante de Martins, realizaram uma abordagem em três homens em atitude suspeita que rondavam a cidade. Um dos abordados foi identificado como Aldo José Ribeiro de Lima, foragido da Justiça do Estado de Goiás.

Populares ligaram para o Telecidadão da PM de Martins (9652-8689/8683) e informaram que três homens estranhos à cidade estavam vendendo capas para bancos de veículos. Diante das informações colhidas, as guarnições locais iniciaram diligências no sentido de localizar os suspeitos. O veículo foi encontrado na saída pra cidade de Serrinha dos Pintos-RN , onde ali mesmo foram verificadas as documentações, seguidos de uma revista pessoal e no veículo.

Dos três ocupantes, apenas um apresentava documentação. Todos foram encaminhados até a sede do Pelotão da PM de Martins para uma averiguação minuciosa. Todos diziam ser de Patos/PB. Em contato com a Polícia Federal de Patos, foi constatado que um deles era foragido da justiça de Goiás/GO. Foi dada voz de prisão e a polícia aguarda decisão da justiça.

"Mais uma vez ressaltamos a importância da população na participação da segurança pública local. Um popular notou uma movimentação suspeita e ligou imediatamente para a Polícia informando dos três homens em atitude suspeita, afirmando serem pessoas estranhas à cidade. Diante disso resolvemos abordar e verificar. Retiramos mais uma pessoa com débito na justiça de circulação", afirmou o Tenente Daniel, comandante da PM de Martins.

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055