martins em pauta

sábado, 4 de janeiro de 2014

Acidente envolvendo Ministra do STF causa a morte de quatro paraibanos

Fonte: Portal Sabugi Destaque - O acidente envolvendo o veículo Hilux onde havia três pessoas, dentre elas a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Fátima Nancy Andrighi, 61 anos, bateu com um S 10 que pegou fogo, causando a morte dos quatro ocupantes, os quais tiveram os corpos completamente carbonizados. 

A colisão aconteceu na manhã desta sexta-feira, 03, na BR 349, há 17 quilômetros da cidade de Correntina, região Oeste da Bahia. Sotiros Mantzos, Margarida Martins Mantzos, o garoto Fernando Morais Mantzos, 11 anos e Maria das Graças de Morais estavam no S 10. 

A ministra com os demais feridos foram socorridos e encaminhados para uma unidade de saúde em Correntina - BA e mais tarde para Brasília - DF numa ambulância aérea do Senado Federal. 

Os nomes das vítimas fatais foram confirmados por telefone, por um senhor de pré-nome Alfredo localizado por meio da carteira estudantil do menor, encontrada no local do desastre. 

Alfredo é Casado com Irene de Chico Marcelino conterrâneos da cidade de São José do Sabugi que eram os pais de Maria das Graças (vitima), genro de Sotiros (vitima), avô de Fernando (vitima) e amigo de Margarida (vitima). 

As informações estão em relatório do delegado Marcelo Ribeiro dos Reis, encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica da cidade de Barreiras, onde os corpos deram entrada para realização de exames por volta das 20 h 00 de ontem. Até o fechamento desta matéria não conseguimos informações sobre as causas do acidente. O veiculo onde se encontrava à ministra, seguia para Porto Seguro e o outro estava no sentido Correntina – BA.

Morre estudante que teria sido atirada do terraço
mm
A estudante de Direito tinha 24 anos (Foto: Reprodução/ Facebook)
A Polícia Civil do Rio investiga a morte da estudante de Direito Nívea Araújo, de 24 anos, que supostamente foi atirada do terraço pelo ex-noivo Leonardo Carvalho Oliveira, de 25 anos, na quarta-feira, 1.
O caso ocorreu no bairro Rocha, em São Gonçalo, região metropolitana. Por causa da queda, Nívea teve traumatismo craniano e foi encaminhada para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, onde foi operada. Ela morreu no começo da tarde desta sexta-feira, 3.
O delegado titular da 73ª Delegacia de Polícia (Neves), Jorge Luiz da Silva Veloso, pediu a prisão temporária de Oliveira por 30 dias. O ex-noivo está sendo procurado. Ele tem duas passagens pela polícia por agressão a uma ex-namorada.
Categoria:
Brasil, Policial

Aposentada foi assassinada a golpes de faca peixeira no município de Patu no interior do RN

 
Um crime de homicídio foi registrado neste sábado (04/01) pela Central de Operações no município de Patu. A aposentada Albaniza Bento de Oliveira Santos de 56 anos foi esfaqueada em frente a sua residência por volta das 10 horas da manhã.

De acordo com a Polícia Militar, o acusado de nome Allyson Lourenço, de 20 anos e natural de Patu, desferiu sete facadas na vítima enquanto a mesma chegava em sua casa no centro da cidade. O motivo do crime teria sido as constantes acusações que a aposentada fazia contra o jovem, alegando que o mesmo teria roubado uma quantia em dinheiro e um notebook a alguns meses atrás.

Após o crime, Allyson empreendeu fuga com destino ignorado e segue procurado pela polícia. A vítima ainda foi socorrida ao Hospital Municipal Henderson Josino Bandeira Moura e transferida ao Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, mas veio a óbito ao dar entrada naquela unidade.

Ainda segundo informações, o acusado possui diversas passagens pela polícia por furtos e roubos. Albaniza Santos residia na rua Braz Sirino de Moura, no bairro Nova Brasília, centro da cidade. A mesma trabalhava como crediarista de forma autônoma. O crime de homicídio contabilizado como o primeiro do município será investigado em inquérito policial conduzido pela 7ª Delegacia Regional de Polícia de Patu.

Fonte: SOS Notícias do RN

Garibaldi Filho teria usado dez vezes os jatos da FAB, segundo jornal

Matéria do jornal Zero Hora aponta que quatro ministros de Dilma Rousseff cotados para concorrer a governador em outubro aproveitaram o último trimestre de 2013 para intensificar as idas em voos oficiais aos Estados que pretendem comandar. O movimento coincide com a proximidade da saída obrigatória dos ministros candidatos de suas pastas, prevista para ocorrer até abril.
A alta consta em levantamento feito pelo Grupo RBS, com base nos registros da Força Aérea Brasileira (FAB). A informação passou a ser divulgada em julho, após polêmica envolvendo caronas em jatos. Segundo a lista apresentada na reportagem, o potiguar Garibaldi Filho (Previdência) teria usado aviões oficiais dez vezes, tedo principal rota o percurso Natal/Brasília.
ministros fab

Tags:

Projeto de candidatura do PTao governo seria ariscada para Mineiro

Projeto de candidatura do PT ao governo seria arriscada para Mineiro

mineiro discurso
Uma candidatura do PT ao governo pode até se viabilizar, mas coloca o futuro político de um dos seus expoentes em risco: o deputado estadual Fernando Mineiro. Ele pode até alcançar boa votação, como aconteceu na disputa para a prefeitura de Natal, mas uma derrota nesse caso o deixaria sem mandato. Por sinal, o único representante petista na Assembleia Legislativa.
Tags:

Acidente entre carro e moto deixa dois feridos na via de acesso à praia de Upanema

Vítimas foram socorridas em Areia Branca e transportadas com urgência para Mossoró.
Vítimas foram socorridas em Areia Branca e transportadas com urgência para Mossoró. (Fotos: Carlos Júnior)
Dois jovens que se envolveram em um acidente com uma motocicleta entre via de acesso à praia de Upanema e a Rodovia BR 110  por volta das 18h40 da noite deste sábado (04), e ficaram gravemente feridos. De acordo com o que foi colhido, informações extra-oficiais apontam que a motocicleta ocupada pela dupla se chocou contra um veículo Mitsubishi.
O motorista do carro nada sofreu, prestou socorro aos feridos Reinaldo Nicolau de Alencar, 16 anos e Francisco Geilton de Freitas, 15 anos, ambos moradores da comunidade de Casqueira que sofreram várias escoriações no acidente.
As vítimas foram atendidas no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e por uma ambulância da unidade hospitalar local. Os pacientes foram levados até o Hospital Sara Kubitschek, em Areia Branca onde receberam atendimento, sendo encaminhados minutos depois para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

Candidatos e eleitores devem ficar atentos às regras da Justiça Eleitoral

O ano eleitoral começou e, com ele, um calendário voltado para o pleito que ocorrerá em outubro deve começar a ser observado por candidatos e eleitores. Desde o dia 1º, por exemplo, diversas regras da Justiça Eleitoral já estão valendo, fixando prazos e proibições para quem for disputar as próximas eleições.
É o caso, por exemplo, da obrigatoriedade de registro das pesquisas eleitorais a partir deste mês. No caso de pesquisas sobre a eleição presidencial, elas devem ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já os demais levantamentos devem ser registrados nos tribunais regionais eleitorais. Isso deve ser feito exclusivamente por meio eletrônico do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle).
Desde o dia 1º a Administração Pública está proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente, exceto em casos de calamidade pública, situações de emergência ou programas sociais cuja execução orçamentária já esteja prevista. Esses programas, inclusive, não podem ser executados por entidades nominalmente ligadas a candidatos, mesmo que já estejam em andamento.
Já as doações aos partidos políticos devem ser feitas em contas bancárias específicas. A medida passou a valer desde o dia 2. Os tesoureiros das agremiações partidárias devem solicitar a abertura desse tipo de conta no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e passar a utilizar apenas ela para arrecadar os recursos da campanha. Eles também precisam emitir o recibo eleitoral para cada doação recebida pelo partido. O objetivo é evitar fraudes e facilitar a fiscalização da Justiça Eleitoral sobre as contas de campanhas dos partidos.
Tags:

PMDB tem que voltar da praia com candidatura pronta de Fernando Bezerra

Na próxima segunda-feira (06) é feriado de Santos Reis Natal. Uma esticadinha na agenda de final de semana para o PMDB, que terá mais tempo para acertar os últimos detalhes da candidatura de Fernando Bezerra ao governo.
Terão que aproveitar o “entusiasmo” do ex-senador, para também convencer os correligionários de mergulhar de cabeça no projeto. Dizem que o aparente desinteresse anterior de Bezerra soou mal.
Tags:
Santana do Seridó

Enquanto bandidos fazem a festa em Santana do Seridó, vítimas ainda não conseguiram registrar BO

Na madrugada deste sábado (04) um arrastão foi realizado por bandidos, em Santana do Seridó. Homens ainda não identificados arrombaram lojas comercias e realizaram furtos no comércio. Primeiro arrombaram um frigorífico de propriedade do Senhor José Francisco Palmeira, mas conhecido por Zezinho do Frigorifico. Depois, uma loja de roupas de Bruna Palmeira, esposa do assessor da prefeitura, Rafael Fágner.
 
Ainda foi arrombado o posto de combustíveis da cidade, de onde levaram 12 botijões de gás, tudo isso aconteceu sem que o vigia noturno da cidade percebesse nada, e nem que a policia Militar fosse acionada, nem boletim de ocorrência, os prejudicados ainda puderam fazer, já que a delegacia de policia civil mais próxima, em Parelhas não tem plantão no fim de Semana. O Frigorifico e a Loja de Roupas ficam a menos de 50 metros da Delegacia de policia Militar.
Mundo

Papa Francisco quer padres fora da "zona de conforto" e cada vez mais próximos dos pobres

O papa Francisco disse a padres católicos que eles devem deixar a zona de conforto e trabalharem junto às pessoas que estão à margem da sociedade, caso contrário correriam o risco de se tornarem "ideólogos abstratos".
 
O jornal católico Civiltà Cattolica publicou nesta sexta-feira um texto exclusivo sobre um encontro privado de três horas que o Papa argentino teve em novembro com líderes das ordens de padres do mundo inteiro. O Papa disse que os padres precisavam ter "contato real com os pobres" e marginalizados.
 
"Isso é realmente muito importante para mim: a necessidade de se tornar conhecedor da realidade pela experiência, passar tempo andando pela periferia para realmente começar a conhecer a realidade e as experiências de vida das pessoas", disse o papa na reunião. "Sem isso, nós corremos o risco de nos tornarmos ideólogos abstratos ou fundamentalistas, o que não é saudável."
 
Francisco, que era conhecido como o "bispo das favelas" na Argentina por conta do seu trabalho entre os pobres, afirmou que estar junto com aqueles à margem da sociedade era "a forma mais concreta de imitar Jesus". Um comitê de oito cardeais ao redor do mundo que ele nomeou para aconselhá-lo sobre reformas na administração central do Vaticano, a Cúria, deve submeter as suas recomendações ao papa em fevereiro.
 
 Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora ficou ilhada
Ruas da comunidade ficaram alagadas com as agua da maré alta
A maré alta dos últimos dias invadiu a comunidade de Barra que pertence ao município de Grossos, segundo  os  pescadores, a maré já "quebrou", mas mesmo assim ainda  esta  alta.  Muitos veranistas que ocupam residências entre Grossos e Tibau  se surpreenderam com o volume de água que alagou  as ruas da Barra, . os próprios nativos ficaram impressionados com a "altura" da lâmina do rio, a água chegou a escola e a praça da comunidade e mais uma vez invadiu o bar de Fernando. As marés de janeiro e fevereiro, são consideradas as mais "altas" do ano.
TIBAU VERANEIOVeraneio na cidade-praia de Tibau é conhecido nacionalmente, chegando a atrair cerca de 100 mil pessoas entre o final do ano e o Caranval (Foto: Reprodução)  
Já era grande a movimentação na zona urbana e na orla marítima de Tibau por conta do veraneio e aumentou com as festividades de fim e início do Ano Novo. O prefeito Josinaldo Marcos de Souza, “Naldinho” (PSD), realizou uma verdadeira operação que mobilizou todos os setores da administração municipal, deixando cidade pronta para receber milhares de pessoas que optaram pelas comemorações do réveillon e Ano Novo no município.
De acordo com o gestor, a limpeza pública foi organizada para realizar a coleta do lixo diariamente. Na unidade de saúde as equipes foram reforçadas com a contratação de novos médicos para os plantões. Além de atendimento, a unidade está munida de medicamentos, para atender qualquer necessidade.
Ainda na área da saúde, o setor conta com um reforço importante. O prefeito “Naldinho” conseguiu trazer para o município, para atender durante o período de intensa movimentação, uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) numa parceria com a Prefeitura de Mossoró. Na área da segurança foi direcionado efetivo para realização do policiamento ostensivo sob o comando do tenente PM Júlio César. Outra providência adotada foi quanto ao abastecimento de água da cidade, que melhorou substancialmente com a reativação do Poço II, pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
Já a Secretaria Municipal de Tributação, está realizando plantão de atendimento para emissão das guia de arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a liberação dos alvarás de licença para funcionamento e comercialização de produtos pelos vendedores ambulantes.
Réveillon
02681 ESSAPrefeito de Tibau, “Naldinho”, tem a administração bem avaliada pela população (Foto: Reprodução) 
Dia 31, a Prefeitura de Tibau realizou o réveillon da virada do ano na praia. A festa que reuniu milhares de pessoas, foi animada pelas bandas Forró de Bacana, Forró do Styllus e André Luví. A estrutura foi montada na entrada de Tibau, no popular “Gancho”. Houve ainda, a queima de fogos homenageando o ano que se inicia.
A Comunidade Católica Shalom, de Mossoró, também realizou o seu tradicional “Réveillon da Paz”. O evento, que contou com o apoio da Prefeitura de Tibau, aconteceu na Praia do Ceará, com celebração da missa às 22h, adoração e shows musicais.

Marina Silva deve ser confirmada como vice de Eduardo Campos ainda este mês

Marina Silva deve ser confirmada como vice de Eduardo Campos ainda este mês

As primeiras notícias do veraneio dão conta que Marina Silva aceitou ser vice de Eduardo Campos na chapa presidencial do PSB. A oficialização deverá ocorrer na segunda quinzena deste mês.


Fala-se que Marina, recém filiada ao PSB depois que a Rede naufragou no TSE, antecipou a decisão para evitar que Campos se comprometa com a reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo.


Esse negócio está um balaio de gato danado. Eduardo Campos, governador de Pernambuco, acabou de abrigar políticos tucanos em seu governo. PSB e PSDB vão fazer dobradinha em vários estados brasileiros.


Marina terá de conviver com os tucanos.


Nominuto

DEFESA ACREDITA NA VOLTA DE CLAÚDIA REGINA

Defesa acredita que Cláudia volta à Prefeitura sem novas cassações



Defesa acredita que Cláudia volta à Prefeitura sem novas cassações
Cláudia Regina pode voltar ao cargo ainda em janeiro. Ela foi afastada em novembro. Foto: Divulgação

Conseguindo a "liminar" no TSE, é bem provável que ela fique 2014 sem maiores ameaças de afastamento do cargo


Dona de um histórico que lhe rendeu o título de “prefeita mais cassada do RN”, Cláudia Regina, do DEM, está a uma cautelar de retornar a Prefeitura de Mossoró. No próximo dia 7 de janeiro, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) volta de recesso, a defesa espera conseguir emplacar o julgamento da matéria e, assim, suspender as três sentenças que ainda estão mantendo-a afastada do cargo.


E essa não é a única boa notícia para a própria Cláudia Regina, para o vice-prefeito Wellington Filho (PMDB), também afetado pelas condenações da prefeita. Conseguindo a “liminar” no TSE, é bem provável que ela fique 2014 sem maiores ameaças de ser novamente afastada do cargo. Isso porque em ano de eleição, a Justiça Eleitoral se concentra quase que exclusivamente no julgamento de registros de candidaturas e ações semelhantes. Adiando o mérito dos recursos interpostos por ela para o próximo ano.


“Acredito que ela termina o ano no cargo”, analisou o advogado de Cláudia Regina, Kennedy Diógenes, ressaltando que a defesa também espera que, no TSE, seja provada a inocência dela. “Conseguiremos a absolvição dela nesses processos. É essa nossa meta”, acrescentou.


Porém, é bem verdade que para ter um ano tranqüilo na Prefeitura, Cláudia Regina precisa, primeiro, voltar para lá. E, para isso, a defesa da prefeita estuda o que é melhor: esperar o retorno das férias da ministra Laurita Vaz, relatora do processo e que já concedeu outras duas cautelares para a prefeita, ou pedir o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, que já anulou a eleição suplementar de Mossoró na semana passada, para julgar logo a matéria.  “Estamos estudando o que faremos, mas ainda está indefinido”, afirmou o advogado de Cláudia Regina, Kennedy Diógenes.


Segundo o advogado, o pedido de cautelar que ainda aguarda o julgamento tem efeito para os três recursos que a prefeita ainda precisa para voltar ao cargo. Cláudia Regina já conseguiu a suspensão de dois, deferidos pela própria ministra. Conseguiu também a suspensão da eleição suplementar, marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o dia 2 de fevereiro.


“A jurisprudência do TSE é essa, só afastar o prefeito depois do trânsito em julgado do processo, quando não couber mais recurso. O pedido de suspensão da eleição também foi baseado em uma jurisprudência do Tribunal, de só realizar a eleição quando não couber mais recurso, até para evitar o gasto desnecessário de recurso financeiro com um pleito que pode ser anulado”, explicou Kennedy Diógenes.


HISTÓRICO


Cláudia Regina, do DEM, sofreu 10 condenações no primeiro grau da Justiça Eleitoral e teve, até o momento, cinco dessas decisões confirmadas no Tribunal Regional Eleitoral. Já recorreu de todas e conseguiu tornar duas sem efeito até o julgamento do mérito. A expectativa é que, por meio de uma única cautelar, ela consiga tornar as outras três também sem efeito. Aguardando os julgamentos dos méritos “no cargo”.


Portal JH

Francisco José Júnior mantém estabilidade administrativa, mesmo enfrentando boicotes

Foi para o ralo o discurso segundo o qual, quem não queria que Francisco José Júnior, assumisse o comando da Prefeitura de Mossoró, era por defender a estabilidade político-administrativa do município.
Sábado, em uma entrevista ao grupo de rádios de sua propriedade, a governadora Rosalba Ciarlini, cobrou a volta da prefeita cassada, Cláudia Regina. Pasmem, em nome da estabilidade.

Todavia, se realmente, estivesse pensando na estabilidade administrativa de Mossoró, a Rosa não teria determinado que um filho e um sobrinho, entregassem os cargos que ocupavam – e com competência, diga-se -, na Prefeitura Municipal.
Ora, se acredita que Cláudia vai voltar, então, seria mais lógico, Rosalba manter seus parentes ajudando ao prefeito em exercício...
Neste sábado, três dos mais conceituados jornalistas de Mossoró, no caso César Santos (De Fato), Neto Queiroz (Gazeta do Oeste) e Thurbay Rodrigues (Blog), simplesmente, desnudam os bastidores, até então, ocultos, da Prefeitura Municipal.
Pelo que se sabe, agora, tinha – ou tem – de tudo, contra o prefeito Francisco José Júnior.
Tinha secretário contra avanço de sua própria pasta – exemplo concreto na Saúde, a ex-secretária não queria abertura de uma obra como a UPA do Belo Horizonte...
A sorte de Mossoró, é que mesmo contra todas as tramas de bastidores - reveladas por César Santos, Neto Queiroz e Thurbay Rodrigues - que estaria enfrentando, o prefeito Francisco José Júnior, antecipou pagamento dos salários do funcionalismo público, em dezembro; quitou débitos de empresas terceirizadas; pagou dívida do Hospital do Câncer; aumentou patrocínio de Potiguar e Baraúnas e se prepara para fazer funcionar a UPA do BH.

Essas e outras ações, parece, tem revoltado uma turma que só pensa em estabilidade administrativa – no discurso. 

PMDB TEM REUNIÃO AGENDADA PARA JACUMÃ

PMDB tem reunião agendada para Jacumã

Fernando Bezerra na casa em Jacumã: Entusiasmo na disputa pelo Governo do RN. Foto: Divulgação
Fernando Bezerra na casa em Jacumã: Entusiasmo na disputa pelo Governo do RN. Foto: Divulgação

O deputado federal (e aliado histórico), João Maia, do PR, cobrou e o PMDB, ao que parece, atendeu. Neste veraneio, o partido quer viabilizar o nome do empresário Fernando Bezerra para o Governo do Estado e já começa neste final de semana a por o plano em prática.

No sábado, por exemplo, o partido se reúne em Jacumã para discutir os próximos passos do trabalho. A necessidade é, primeiro, mostrar que Bezerra é viável dentro do partido para, depois, lançá-lo oficialmente. Uma etapa depende, diretamente, da outra.

Isso porque o nome de Fernando Bezerra não é unanimidade dentro da sigla. Alguns têm desconfiança dele pelo período que ficou afastado da política e o “espaço” perdido, sobretudo, diante de uma disputa contra a ex-governadora Wilma de Faria, do PSB, que cresce nas pesquisas de intenção de voto. Para esses, o PMDB, por meio de Henrique Eduardo Alves, estaria trabalhando para convencer Wilma a ser candidata ao Senado, apoiando o nome de Fernando Bezerra para o Governo.
Há outra desconfiança no que diz respeito ao interesse. Em diversas entrevistas concedidas desde começou a ser cogitado para o cargo, Fernando Bezerra deu declarações que dão a entender um eventual “desinteresse”. “Você há de convir que estou afastado há seis, sete anos da política, e não tenho tido convivência política com ninguém. Tenho tido convivência social com os políticos. Eu também não estou disposto para me viabilizar em busca de uma candidatura… Não sou eu que estou buscando. Se o partido me quer candidato, é o partido que deve buscar condições políticas”, afirmou Fernando Bezerra em entrevista ao próprio JH neste ano.

Agora, a situação que o PMDB passa é outra. Fernando Bezerra estaria interessado na disputa. Alias, mais que isso: entusiasmado. Na coluna Radar On-line, da Veja, assinada pelo jornalista Lauro Jardim, conta-se que, em Jacumã (onde Henrique e Bezerra têm casas), “entre um brinde e outro durante a festa da virada de ano, na casa de Bezerra, Henrique Alves (presidente da Câmara dos Deputados e líder estadual do PMDB) ouviu do anfitrião que não falta-lhe entusiasmo para concorrer à cadeira”, escreveu o jornalista.

Entre os críticos internos do PMDB está o prefeito de Caicó, Roberto Germano. Nesta semana, o gestor afirmou que o partido “pecou por não ter lançado logo uma candidatura ao governo do estado, não ter definido um nome e ter preparado um nome para ser candidato a governador. Teve a avaliação de Rosalba. Wilma viu esse espaço aberto e ocupou. No inicio tímida, mas ela começou a ter receptividade positiva e se jogou de cara e com um projeto. Inicialmente a deputada federal, depois a senadora e agora até a governadora. É inegável que ela é bem avaliada, mas faltam dez meses para as eleições. Na minha opinião, ela se elege ao que quiser, já que deixaram ela muito solta”.

A postura crítica vai de encontro, justamente, ao que pregou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. Na semana passada, ao defender que o nome do partido em 2014, na opinião dele, deveria ser Fernando Bezerra, Garibaldi cobrou a união da sigla, para não repetir o que aconteceu em 2010, quando o PMDB se dividiu e um lado foi apoiar Rosalba Ciarlini (o lado de Garibaldi) e o outro foi para Iberê Ferreira (o de Henrique).

Fonte: http://jornaldehoje.com.br/fernando-bezerra-se-diz-entusiasmado-em-disputar-o-governo/

sábado, 4 de janeiro de 2014

Vítimas do radicalismo

Não são poucos os que estão se identificando como vítimas dos radicais, xiitas...

É, pelo visto, o complô contra o prefeito Francisco José Júnior, denunciado pelos jornalistas César Santos, Turbay Rodrigues e o interino de Neto Queiroz, é mais sério do que se podia avaliar.

MEC garante formação para professor do ensino medio

MEC garante formação para professor do ensino médio


Comentários 0


O Ministério da Educação  agiliza formalização com a Secretaria Estadual de Educação e instituições públicas de ensino superior o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Com o pacto, o ministério vai oferecer, neste ano letivo, formação continuada a 495,6 mil professores do ensino médio que trabalham em 20 mil escolas públicas no país todo. A expectativa é ter a adesão das 27 unidades da Federação, de 40 universidades e institutos federais. Agora em janeiro, todos os estados serão procurados para adesão ao Pacto.
Júnior SantosUm terço da jornada de trabalho do educador será para capacitação e aperfeiçoamentoUm terço da jornada de trabalho do educador será para capacitação e aperfeiçoamento

A realização do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio pelo governo federal é uma iniciativa de larga escala – atender quase 500 mil professores do ensino médio – que depende da adesão das secretarias estaduais de educação e de instituições públicas de ensino superior. A meta é oferecer formação de 200 horas por ano a esses educadores e também aos coordenadores pedagógicos das escolas.

De acordo com o secretário de educação básica do MEC, Romeu Caputo, o pacto é uma ação que está fortemente ligada à Lei do Piso Salarial dos Professores (Lei n° 11.738/2008), que destina um terço da jornada de trabalho do educador para sua capacitação e aperfeiçoamento. O Ministério da Educação, diz Caputo, oferece uma bolsa mensal aos educadores que aderirem ao pacto para que eles utilizem essas horas para estudar de forma individual e coletiva no espaço da escola.

O secretário de educação básica explica que os conteúdos, desenvolvidos por 15 universidades federais, devem ser inseridos nos tablets que foram enviados pelo MEC para as 26 secretarias de educação dos estados e ao Distrito Federal. Os conteúdos se dividem em duas partes: a primeira, que corresponde ao primeiro semestre de 2014, trata da formação comum a todos os professores, organizada em seis núcleos: sujeitos do ensino médio, ensino médio, currículo, organização e gestão do trabalho pedagógico, avaliação e áreas de conhecimento, integração curricular. No segundo semestre, serão abordados conteúdos das áreas do conhecimento: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática.

Outro ganho esperado com a realização do Pacto diz respeito às universidades. “É uma oportunidade das universidades públicas de encontrar os egressos formados em seus cursos de licenciatura e pedagogia e avaliar o desempenho deles nas escolas onde lecionam”, explica Romeu Caputo.

Bolsas
Todos os educadores – das instituições de ensino superior, das secretarias de educação e os professores cursistas – que fazem parte do pacto receberão bolsas mensais durante todo o período de formação. As bolsas, que serão pagas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), se dividem em sete tipos, conforme as atribuições dos educadores: R$ 2 mil para o coordenador-geral da instituição de ensino superior; R$ 1,4 mil para o coordenador-adjunto da instituição de ensino superior; R$ 1,2 mil para o supervisor; R$ 1,1 mil para o formador da instituição de ensino superior; R$ 1,1 mil para o professor formador regional do pacto nos estados e Distrito Federal; R$ 765 para o orientador de estudo; R$ 200 para o professor cursista e para o coordenador pedagógico.

Tarefas

Cabe à instituição de ensino superior que aderir ao pacto diversas atribuições, entre as quais, selecionar o coordenador geral, que deve ser professor efetivo da instituição, com experiência na área de formação continuada de profissionais da educação básica e possuir título de mestre ou doutor; o coordenador adjunto, que deve ser professor efetivo, ter experiência na área de formação de educadores do ensino básico, ser mestre ou doutor; professor formador, pertencente ao quadro da instituição, possuir experiência na educação básica, ser graduado em pedagogia ou licenciatura, possuir mestrado ou doutorado ou estar cursando pós-graduação em educação.



DILMA TOMA BANHO DE MAR EM PRAIA DE SALVADOR




Dilma toma banho de mar em praia de Salvador

Capital da Bahia registrou calor de 30º C neste sábado (4).
Presidente está em recesso desde o fim de dezembro na Bahia.

Do G1, em Brasília
49 comentários
A presidente Dilma Rousseff toma banho de mar em praia de Salvador (Foto: Ed Ferreira/Estadão Conteúdo)A presidente Dilma Rousseff toma banho de mar em praia de Salvador (Foto: Ed Ferreira/Estadão Conteúdo)
Num de seus últimos dias de recesso, a presidente Dilma Rousseff foi à praia neste sábado (4) para um banho de mar. Ela foi vista com a família na praia da Viração, na Ilha dos Frades, em Salvador. Num dia de forte calor em todo o país, a capital baiana registrou 30º C entre a manhã e a tarde deste sábado.
Dilma deixou Brasília para o descanso na passagem de ano no último dia 26 de dezembro, acompanhada da mãe, da filha, do genro e do neto. O destino foi a Base Naval de Aratu, onde está hospedada em uma casa no interior da Vila Militar, a cerca de 3 km da praia. É uma residência estilo anos 1960, que foi reformada no início de seu mandato.
A presidente chegou a interromper o período de folga no dia 27, para visitar áreas atingidas por enchentes em Minas Gerais. Depois, retornou à Bahia, onde passou o réveillon. No dia 29, também foi vista em passeio de lancha com a família.
O retorno da presidente para Brasília está previsto para este domingo (5) à tarde.
A presidente Dilma Rousseff toma banho de mar em praia de Salvador (Foto: Ed Ferreira/Estadão Conteúdo)A presidente está hospedada na Base Naval de Aratu desde 26 de dezembro (Foto: Ed Ferreira/Estadão Conteúdo)


Sensação da passagem do tempo é determinada também pela idade

Outro fator é a quantidade de informações que recebemos.
Entenda por que sentimos que o tempo está passando mais rápido.

Neide Duarte
4 comentários
Estamos na primeira semana de janeiro de 2014, mas até parece que o tempo está passando mais rápido. Segundo os físicos, isso é só aparência mesmo. Tudo ficou muito rápido, em pouco tempo.
Na Guerra do Vietnã, nos anos 70, as imagens iam de avião para serem exibidas no dia seguinte. As cartas demoravam para chegar. Para telefonar era preciso estar em casa ou no trabalho. As notícias, os filmes de Hollywood, tudo demorava a nos alcançar.
Hoje a vida é transmitida ao vivo, temos acesso às informações no exato momento em que elas acontecem. Tanta rapidez e ainda assim nos falta tempo. Ou será que estamos muito acelerados?
A idade é um dos fatores que determinam a sensação da passagem do tempo. Um ano na vida de uma criança de 10 anos significa 10% da sua vida. Para quem tem 40 anos, representa apenas 2,5%. Por isso um ano para um adulto é pouco tempo, comparado com um ano para uma criança.
Além da idade, o físico da USP Claudio Furukawa diz que outras questões aceleram nossa percepção do tempo. “A quantidade de informações que a gente tem é internet, é celular, é televisão, é rádio e são muitas informações ao mesmo tempo e muitas atividades ao mesmo tempo, então muitas vezes não dá conta de fazer todas as atividades que você queria fazer durante o dia, então pra você falta tempo. Então a questão de faltar tempo é como se o tempo ficasse mais curto”, explica.
Passar um tempo num parque, contemplando a natureza é como voltar para casa, é pulsar no ritmo natural do ciclo da vida. Passar o mesmo tempo dentro de um carro, conversando com 2 ou 3 amigos pela rede social, ouvindo música e prestando atenção no trânsito para não bater o carro são experiências de tempo completamente diferentes. No parque, o tempo passa mais devagar, quem faz várias coisas todas juntas, sente que o tempo voa.
“O homem é capaz de modificar sua relação com o tempo, ele é capaz de encompridar ou diminuir sua sensação de tempo, se você for pro meio da mata sem celular, o tempo vai mudar, você começa a viver o tempo da natureza, um dia será um dia diferentemente do dia numa cidade como São Paulo", comenta Ari Rehfeld, psicólogo.
Apesar de toda rapidez do mundo moderno as sementes ainda caem no chão, brotam, crescem, dão frutos, geram novas sementes e cada etapa precisa de um tempo certo para que o ciclo da vida continue.
Brasil

Índice oficial sugere queda de eficiência em ações da Polícia Federal

A produtividade da Polícia Federal caiu entre 2010 e 2012. Dados das 27 superintendências do país encaminhados à direção geral da instituição mostram que houve redução nas apreensões de cocaína e inquéritos concluídos nesse período.
 
E as informações foram publicadas em um boletim de serviço da PF em 3 de dezembro passado. O documento, que foi obtido pela Folha de São Paulo, circula apenas na rede interna da instituição.Nele, o diretor de investigação e combate ao crime organizado, delegado Oslain Santana, detalha estatísticas das superintendências entre 2008 e 2012, e traz a classificação no IPO (Índice de Produtividade Operacional).
 
12072
Brasília

Henrique deixa de cumprir promessa que ia economizar R$ 24 milhões da Câmara dos Deputados

12073
A promessa do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de economizar cerca de R$ 24 milhões com a instalação de pontos biométricos na Casa chegou ao final do ano de 2013 sem previsão de ser cumprida. A matéria foi publicada no jornal O Estado de S. Paulo. O anúncio do novo sistema de registro de frequência destinado aos servidores e funcionários com indicação política foi feito em março com objetivo de reduzir o impacto negativo junto à opinião pública com aumento realizado no mesmo período da verba de gabinete dos deputados e da criação de novas estruturas.
 
No caso do "cotão", como são chamados os benefícios dados aos deputados com passagens, telefonia, entre outros, o aumento foi de 12,7%, o que gerou um impacto de R$ 22,6 milhões. Já os projetos que criaram os novos órgãos e funções comissionadas representaram um desembolso de R$ 7 milhões em 2013 e de R$ 8,9 milhões em 2014. Foto: Agência Câmara.

Jornalista Thurbay Rodrigues também denuncia "complô" contra o prefeito Francisco José Júnior, na Prefeitura de Mossoró

Tenho passado

Por: Thurbay Rodrigues
As últimas 72 horas em consultórios médicos, clínicas e hospitais, acompanhando tratamento de saúde que faz minha mulher, Dorineide, mas tenho acompanhado - a curta distancia - o que se vivencia em Mossoró. Tenho lido e ouvido algumas queixas do prefeito em exercício, Silveira Junior. De antemão, declaro que nenhum eleitor da prefeita Cláudia Regina quer o seu retorno mais do que eu, e isso tenho comprovado em postagens aqui no blog, em inserções no twitter e compartilhamentos no Face, o que continuarei a faze-lo na firme convicção de seu retorno. Que desejo e torço. No entanto, não é correto que se crie obstáculos à interinidade do prefeito Silveira Junior - que não pediu o cargo - pois isso se constitui, com certeza, um desserviço a Mossoró, que não pode parar, nem continuar nessa sangria desatada de perda e prejuízos. Silveira tem a obrigação, o dever, de fazer a cidade continuar pulsando. É uma asnice querer responsabilizar o prefeito Silveira Junior pela frustação que a cassação (imerecida, injusta e precipitada) de Cláudia, causou a enorme maioria dos mossoroenses. A responsabilidade por isso e por suas nocivas consequencias à cidade, é o grupo político - leia-se "sandrismo"- tradicionalmente perdedor em eleições e que agora, via tapetão, contra a avassaladora maioria dos mossoroenses, quer alcançar o poder que o povo nunca lhe delegou. Grupo esse que tem criado, inclusive, dificuldades à interinidade administrativa hora vivenciada, causada por uma flagrante, notória e irrefutável, precipitação judicial. Tem feito isso da maneira torpe que o caracteriza, através de "requentamentos" jornalisticos de "notícias" defasadas, inconsequentes, sem provimento legal, consistencia ou provas. Esse é o fato. Cabe a todos nós, vencedores, vitoriosos na eleição, atropelados que fomos por decisões precipitadas e inconsequentes, lutarmos pelo respeito e cumprimento da nossa vontade, já expressa nas urnas, dispensando - pois injusto - o ato de Pilatos. Não lavemos as mãos a condenação de Silveira Junior.Ele não é o Barrabás dessa história. Mais tarde, de acordo com a progressão( (se Deus quiser) do estado de saúde de Dorineide, volto a esse assunto.

Fonte: http://www.thurbay.com/site/post/11413

1º HOMICÍDIO DE 2014 EM UMARIZAL: Agricultor é atocaiado e executado com tiros de vários calibres

@ Kaio Carneiro | 04/01/2014 às 10:44 | 3 comentários

Por volta das 6h30min da manhã de hoje (04), foi registrado o primeiro crime de homicídio do ano de 2014 na cidade de Umarizal.

O crime aconteceu no sítio Campos, zona rural de Umarizal e teve como vítima a pessoa de João Maria Martins da Silva, 46 anos, agricultor, residente e domiciliado na Rua Almáquio Dias N° 703, centro de Umarizal. João Maria, como era conhecido, era natural da cidade de Cerro Corá-RN, mas residia em Umarizal a muitos anos.

Informações dão conta de que aproximadamente dois homens fortemente armados fizeram uma ''tocaia'' em frente à fazenda em que João Maria trabalhava e esperaram a vítima chegar. No momento em que João Maria chegou à fazenda, os assassinos se aproximaram e efetuaram vários disparos de armas de fogo de grosso calibre, tais como Fuzil 762, espingarda calibre 12 e pistola 380.

  


Lugar onde os assassinos fizeram a ''tocaia'' - Destacado em vermelho
Mato quebrado pelos assassinos.
Campo de visão que os assassinos tiveram do lugar em que ficaram escondidos.
Cerca de arame farpado que foi cortada pelos meliantes.

Umarizal contabiliza seu 1° crime homicídio do ano de 2014

Na manhã de hoje (04), Umarizal contabilizou seu primeiro crime de homicídio de 2014, tendo vitimado a pessoa de João Maria Martins da Silva, 46 anos, natural de Cerro Corá-RN.
As primeiras informações dão conta de que homens fortemente armados fizeram uma ''tocaia'' em frente à fazenda que João Maria, como era conhecido, trabalhava e o executaram na porteira da fazenda.
Mais informações em instantes...

Suspeito de jogar ex-namorada de terraço tem prisão decretada

Ver galeria completa
Suspeito de jogar ex-namorada de terraço tem prisão decretada

De acordo com a família da vítima, exame em hospital público de São Gonçalo, no Rio, apontou morte cerebral; rapaz é considerado foragido



A Justiça decretou a prisão temporária de Leonardo Carvalho de Oliveira, de 25 anos, suspeito de empurrar a ex-namorada do terraço da casa dela, no bairro do Rocha, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. O jovem é considerado foragido e está sendo procurado pelos agentes da delegacia de Neves (73ª DP). De acordo com o delegado Jorge Veloso, há fortes indícios de que o rapaz empurrou a estudante Nívia de Araújo, de 25 anos. 'Há sinais de arrombamento na cena do crime e vestígios de sangue. Há também histórico de mensagens ameaçadoras', afirmou.


O crime aconteceu na madrugada do dia 1º de janeiro. Nívia foi surpreendida na porta de casa após passar o réveillon com as amigas em Niterói, também na Região Metropolitana. De acordo com as investigações, Leonardo não aceitava o fim do relacionamento. 'O Leonardo era muito ciumento, agressivo e explosivo', afirmou Angelita Machado, prima da vítima. Após a jovem despencar de uma altura de dez metros, o ex-namorado chamou o Corpo de Bombeiros e contou que foi um acidente. O rapaz disse que houve uma briga, e disse também que Nívia se desequilibrou e caiu quando colocava roupas no varal.


A estudante sofreu traumatismo craniano. Um laudo divulgado na noite desta sexta-feira confirmou a morte cerebral. De acordo com o delegado Jorge Veloso, Leonardo será indiciado por homicídio qualificado (por motivo fútil). Ele espera concluir o inquérito nos próximos dias. A prisão temporária tem duração de 30 dias.


Dias antes de ser jogada do terraço, Nívia publicou mensagens na internet em tom de desabafo: 'Quando você tem a capacidade de não falar, não ligar e não se importar, está aprendendo o que é ser forte', escreveu a jovem no Facebook, no dia 30 de dezembro.

Ganhadora da Mega é mãe de 10 e muito pobre


Ver galeria completa
Ganhadora da Mega é mãe de 10 e muito pobre
Globo.com

RIO, CURITIBA E SALVADOR — Três dias depois de divulgado o segundo maior prêmio desde que a Mega-Sena da Virada começou, em 2009, apostadores começaram a retirar a bolada, enquanto outros, menos afortunados, lamentaram por pouco não terem entrado no seleto grupo dos novos milionários. O rateio foi de R$ 224.677.860. Quatro apostas acertaram as seis dezenas da Mega-Sena da Virada 2013, sendo duas no Paraná, uma em Alagoas e uma na Bahia.


Em Teofilândia (BA), o primeiro dia útil de 2014 foi marcado por um misto de alegria, arrependimento, sonho, medo e clamor por mais segurança. Tudo por conta do bilhete premiado, que foi pago a um grupo de 22 pessoas que trabalha no Hospital Municipal Waldemar Ferreira de Araújo e investiu R$ 100 no bolão. Agora, cada um deve receber pouco mais de R$ 2 milhões. Os vencedores são duas cozinheiras, quatro funcionárias da limpeza, cinco motoristas, cinco técnicas de enfermagem, três vigilantes, uma enfermeira, uma recepcionista e um diretor.


Um dos amigos dos ganhadores disse que seu nome era um dos primeiros da lista do bolão, mas acabou excluído por não ter pago sua parte no dia da aposta.

G-1

DOMINGO NO FANTÁSTICO AO VIVO DE NATAL



Por JBelmont às 00h59

Ver galeria completa
DOMINGO NO FANTÁSTICO AO VIVO DE NATAL

O empresário Alexandre Azevedo teme pela própria segurança. Hoje, o empresário que ficou conhecido no país após discussão com o desembargador Dilermando Motta na padaria Mercatto, concedeu entrevistas, mostrou o rosto publicamente e disse que os advogados pretendem levar o caso ao conhecimento do Conselho Nacional de Justiça.

Em entrevista à Tribuna do Norte, Alexandre Azevedo comentou a repercussão que o caso tomou e sobre como sua rotina poderá mudar após ter seu rosto exposto. Sobre o apelido, ele garantiu: não se incomoda em ser chamado de Gordinho da Mercatto.

Ele deverá aparecer em rede nacional, no programa Fantástico, ao vivo, direto de Natal.

Coluna de Neto Queiroz, da Gazeta, revela conflito entre auxiliares de Cláudia Regina

Da coluna Neto Queiroz, assinada por interino, deste sábado, 4, no jornal Gazeta do Oeste:
NOTAS GERAIS

Responsabilidade

A prefeita afastada Cláudia Regina, na condição de comandante de um bloco político, tem por dever conter a  idiossincrasia de alguns de seus liderados que, sabe lá por quais razões, tratam com desdém muitos daqueles que foram às ruas defender e lutar pela sua eleição em 2012.


Bom Senso

Cláudia Regina é e sempre será conhecida em Mossoró por ser uma pessoa de bom senso. Ela é uma pessoa extremamente sensata, no entanto, esses seus seguidores estão agindo semelhantemente aos militantes do grupo derrotado nas eleições de 2012. E isso é péssimo, por isso o interino aqui sabe que imitação só vale se for de coisas boas. Imitar coisas sem futuro é um erro grave que estão cometendo por aqui.


Inimigos Velados

Os ‘claudistas xiitas’ estão tratando os leais aliados da prefeita afastada como inimigos velados, sem que haja qualquer justificativa para tal e isso nos leva a pensar em inúmeras coisas, dentre elas que esse povo bobinho está com sérias dificuldades de raciocinar. Falta serenidade mesmo e esses ‘insensatos’ deveriam escutar Cláudia Regina. Tenho plena certeza que essa seria uma das atitudes mais acertadas. Melhor do que radicalizar e se isolar do mundo.


Inimigos Velados Ii

Com exceção de dois ou três abnegados, não se observa os ‘claudistas xiitas’ se queixando da falta de ações nas redes sociais. Nem mesmo aqueles que fizeram parte da comunicação do governo Cláudia Regina postam ou publicam qualquer coisa alusiva à prefeita afastada. Nada. Esses, de posições questionáveis, deveriam ser tratados como inmigos, pois no momento em que a prefeita afastada precisa de apoio, “eles” e “elas” postam foto do pôr-do-sol, foto do mar de Tibau. Menos da prefeita afastada Cláudia Regina.

 Fonte: http://www.gazetadooeste.com.br/detalhe_coluna.php?c=22

Governo investirá quase R$ 70 bilhões em Assistência Social

O Ministério do Desenvolvimento Social investirá R$ 68 bilhões em assistência social em 2014.Os recursos representam aumento de quase 10% em relação ao orçamento da área em 2013 e é quase três vezes maior do que o investimento feito em 2005, quando o Governo Federal criou o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Um terço do planeta está obeso ou com sobrepeso, diz novo relatório

download
O número de pessoas obesas ou com excesso de peso no mundo em desenvolvimento quase quadruplicou de 250 a 904 milhões entre 1980 e 2008, de acordo com um estudo publicado este mês pelo Reino Unido.
Durante o mesmo período, índice de obesidade em países de alta renda aumentou 1,7 vezes.
Um terço de todos os adultos em todo o mundo – 1460000000 – está acima do peso ou obeso, diz o relatório do Instituto de Desenvolvimento Ultramarino. Mas, até 2008, haviam mais pessoas com sobrepeso e obesos nos países em desenvolvimento (904 milhões) do que nos países mais ricos (557 milhões).

MEC divulga resultado do Enem 2013

Inscrições-Enem-2012-Online-FOTO1Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 já podem consultar o resultado do exame. O Ministério da Educação (MEC) divulgou no fim da noite dessa sexta-feira (3) as notas na internet. Para consultar o resultado, o estudante deve usar a senha do Enem e o número de inscrição ou o CPF. Quem perdeu a senha pode recuperá-la no próprio site. No ano passado, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem.
A correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item em que grande número dos candidatos acertaram será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item. Dessa forma, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Renegociação de dívidas de produtores rurais somou R$ 1,3 bilhão em 2013

dinheiro 3A renegociação de dívidas de agricultores familiares e empresariais dos estados do semiárido brasileiro encerrou o ano com R$ 1,3 bilhão em débitos liquidados e 114,9 mil operações renegociadas. A Bahia foi a responsável pela maior parte desse volume, com R$ 250 milhões renegociados. Em segundo lugar ficou o Piauí, com R$ 217 milhões, seguido de Minas Gerais, com R$ 211 milhões. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Integração Nacional.
A renegociação a que se refere o balanço foi instituída pela Lei n° 12.844/2013, especificamente para ajudar agricultores afetados pela estiagem. A oportunidade é válida para débitos contraídos até dezembro de 2006. Na última segunda-feira (30), o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, ainda, condições especiais de renegociação para produtores rurais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste que queiram liquidar débitos contraídos até 2010.
Além de possibilidade de liquidar débitos, o governo instituiu, desde maio de 2012, linhas de crédito emergenciais para auxiliar a população atingida pela seca. O prazo para contratação desses empréstimos encerrou-se em 30 de dezembro de 2013. Por enquanto, não houve prorrogação.

Rosalba na berlinda: OAB decidirá se provoca Assembleia para pedir impeachment de Rosalba Ciarlini

Ordem dos Advogados entende que inelegibilidade da governadora está definida, mas resta saber se cabe processo de afastamento definitivo.
Governadora pode ser alvo de impeachment (Foto: Wellington Rocha)

Por Dinarte Assunção

A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Norte estuda provocar a Assembleia Legislativa para a abertura de um processo de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini, informou o vice-presidente da Ordem, Marcos Guerra.

Até agora, uma reunião com a diretoria da OAB e os presidentes das comissões de Direito Eleitoral, Pablo Pinto, e Direito Constitucional, Daniel Pessoa, resultou no entendimento, já pacificado pelo Tribunal Regional Eleitoral, de que a inelegibilidade de Rosalba é algo posto e definido.

“O que resta saber agora é se cabe afastamento pela conduta. O TRE entendeu que sim, mas o Tribunal Superior Eleitoral, não. Vamos analisar o assunto”, comentou Guerra, que fez questão de destacar: “Temos uma democracia reconquistada. Vamos respeitar as urnas, mas se acontecer alguma coisa que justifique [o impeachment], pode-se pensar em alguma coisa”.

Os desdobramentos do assunto devem ocorrer a partir da próxima semana. A OAB espera do TRE o acórdão do julgamento que resultou na cassação da governadora. A análise sobre um processo de impeachment será iniciada a partir desse texto.

Se a OAB entender que a conduta da governadora é passível de processo de afastamento definitivo, a Assembleia Legislativa, a quem compete deflagrar o processo, será provocada.

A governadora foi afastada, no entendimento do TRE, por abuso de poder econômico, político e uso inadequado de aeronave estatal para campanha de Mossoró. O TSE, em liminar, suspendeu a decisão local.

Fonte: http://portalnoar.com/oab-decidira-se-provoca-assembleia-para-pedir-impeachment-de-rosalba/

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055