martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

sábado, 8 de agosto de 2020

Motoboy humilhado em SP ganha 1,4 milhão de seguidores, moto nova e vaquinha chega a R$ 112 mil

Sábado, 08 de Agosto de 2020

Foto: reprodução

O motoboy Matheus Pires Barbosa que foi humilhado por um homem num condomínio em Valinhos, São Paulo, tem recebnido grande apoio nas redes sociais. Desde que o vídeo em que aparece sofrendo racismo viralizou nas redes, o entregador de 19 anos, já acumula mais de 1,4 milhão de pessoas no Instagram. Uma vaquinha online criada para ajudar o profissional autônomo também já conseguiu arrecadar mais de R$ 112 mil.

O entregador também foi presenteado pelo humorista Matheus Ceará, do SBT, que se comoveu com a história, e deu uma motocicleta nova para o rapaz.

“Essa ajuda vai me ajudar bastante. Minha moto estava ferrada no mecânico. E, como eu estou recebendo ajuda de todos os lugares, vou doar a minha para outra pessoa”, disse o rapaz nos stories do Matheus Ceará: “Tudo isso já mudou a minha vida. Mas a gente fica achando que as coisas acontecem longe da gente, mas o racismo e o preconceito está perto da gente. No meu caso se não tivesse ninguém gravando, talvez seria mais um caso que ninguém saberia de nada”.

O caso aconteceu n 31 de julho. Mas o vídeo com ofensas racistas ao entregador de aplicativo viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira. Nas imagens, um homem branco, contabilista, de 31 anos, morador de um condomínio de casas no bairro Chácara Silvânia, chama o trabalhador de “lixo”, diz que ele é semi-analfabeto, não tem onde morar e pergunta várias vezes quanto ele ganha por mês. Além de afirmar que o rapaz tem inveja dele e de seus vizinhos por suas posses, ele diz “você tem inveja disso aqui”, apontando para a própria pele, de cor branca.

Extra

Morre a atriz Chica Xavier, aos 88 anos, no Rio de Janeiro

Sábado, 08 de Agosto de 2020


Foto: Reprodução/Instagram Luana Xavier

A atriz Chica Xavier, conhecida por papéis marcantes em novelas como “Sinhá Moça” e “Renascer”, morreu na madrugada deste sábado (8) aos 88 anos, vítima de câncer de pulmão. Ela estava internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e tinha câncer. A morte foi confirmada pelo neto Ernesto Xavier.

Ela atuou em mais de 40 papéis nas últimas cinco décadas na televisão brasileira.

Chica Xavier era casada há 64 anos com o também ator Clementino Kelé, 94, ambos nascidos em Salvador. Ela deixa, a neta Luana Xavier, que apresenta o programa “Viagem a Qualquer Custo”, no Multishow, e o neto Ernesto Xavier, ator e jornalista.

FolhaPress

VÍDEOS: Bandidos invadem live de loja e anunciam assalto enquanto proprietária divulgava produtos

Sábado, 08 de Agosto de 2020

Um assalto com reféns acabou dando errado para o bandido nesta sexta-feira (7) em Curitiba. A dona da loja fazia uma live no Facebook bem na hora em que o assaltante chegou. Tudo foi filmado, as pessoas que acompanhavam a live chamaram a polícia e os bandidos, que amarraram funcionários e fez a dona da loja refém, acabaram presos.

A ação aconteceu por volta das 15h, na loja que fica na Rua Augusto Stresser, no bairro Juvevê. A dona da loja de patchwork fazia uma live mostrando os produtos em promoção quando os bandidos chegaram. Eles deram voz de assalto e ela ainda o avisou: “estou em live, deixa eu desligar“.

Bandidos fizeram a dona da loja refém

Na loja, os bandidos amarraram as funcionárias e levaram a dona do estabelecimento refém. Eles disseram às vítimas que levariam a mulher até a casa dela para que pegassem dinheiro e outros objetos de valor.

Quem acompanhava a live chamou a polícia. As equipes da Polícia Militar chegaram antes que os bandidos conseguissem chegar até a casa da dona da loja. Os policiais encontraram o carro da mulher próximo ao local do sequestro e conseguiram parar o veículo.

Bandido usou vítima como escudo em abordagem mas foi preso

A dupla, ao perceber que tinha sido flagrada pela PM, tentou escapar. Um dos bandidos usou a mulher como escudo durante a abordagem. Depois de alguns minutos, ele desceu do carro, libertou a vítima e deitou no chão. O outro bandido não reagiu.

Os dois assaltantes foram presos. Com eles, os policiais encontraram uma arma que pode ser roubada da PM e três carregadores com 36 munições. A dupla presa foi levada à Central de Flagrantes.

R7

Coronavírus: Brasil ultrapassa os 100 mil óbitos e 3 milhões de infectados com o registro de 905 mortes e quase 50 mil casos nas últimas 24h

Sábado, 08 de Agosto de 2020


Imagem: reprodução

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (8):

– Registro de 905 óbitos nas últimas 24h, totalizando 100.477 mortes;

– Foram 49.970 novos casos de coronavírus registrados, no total 3.012.412 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 2.094.293, com o registro de mais 25.899 pacientes curados. Outros 817.642 pacientes estão em acompanhamento.

“Não se trata de números”: Ministro da Saúde lamenta 100 mil mortes por Covid-19

Sábado, 08 de Agosto de 2020


Foto: reprodução

O ministro da Saúde interino, Eduardo Pazuello, emitiu nota na tarde deste sábado (8), em que lamenta as mortes provocadas pela Covid-19 no Brasil.

No dia em que o número de vítimas fatais chegou a 100 mil pessoas, Pazuello disse que “lamenta profundamente por cada vida perdida na pandemia”.

Segundo ele “não se trata de números, planilhas ou estatísticas, mas de vidas perdidas que afetam famílias, amigos e atingem o entorno do convívio social”.

Na nota, o ministro interino também afirma que “o Ministério da Saúde permanece trabalhando 24 horas por dia em parceria com estados e municípios para garantir que não faltem recursos, leitos, medicamentos e apoio às equipes de saúde”, garante.

Pazuello também orienta as pessoas para que, “a qualquer sinal ou sintoma da doença, procurem imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. A ida ao médico, o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento, com a prescrição do medicamento mais adequado a cada caso, é o que pode sim fazer a diferença”, concluiu.

CNN Brasil

Wajngarten sobre reação a assalto: “Saquei a arma e apontei para a cabeça dele” (veja o vídeo)

Sábado, 08 de Agosto de 2020

Wajngarten, que estava armado quando foi abordado, contou que na hora em que o assaltante pediu o seu relógio, ele sacou a arma, apontou para a cabeça do criminoso e pediu para que ele se rendesse.

“Ele não fez isso [se render], e começou a correr contra o tráfego na Alameda Franca e virou na Bela Cintra. Eu saí correndo atrás dele gritando ‘pega ladrão’. Foi aquele tumulto nas ruas, um popular tentou dar uma rasteira nele. Quando eu já estava bem perto, ele se desequilibrou e caiu rolando no chão. Conseguimos rendê-lo e eu chamei a Polícia Militar”, disse.

Segundo o chefe da Secom, a primeira preocupação após o bandido cair no chão foi imobilizá-lo, pois havia a possibilidade dele estar armado.

“Até o momento em que a polícia chega, você ainda tem a sensação do imprevisível. Mas assim que a polícia chegou, todos os protocolos de costume foram feitos. Menos um bandido nas ruas. A sensação de êxito [que o bandido tinha] era tamanha que ele ficou em estado de choque mais do que eu quando eu saquei a arma”, destacou.

E prosseguiu:

“Eu estava fora do carro quando ele nos abordou. Olhei para o lado e consegui afastar um pouco meu pai e minha mãe”.

Fábio Wajngarten disse que faz aulas de tiro e passa por “vários treinamentos”, porém, reiterou que “não dá para falar para a população reagir a todos os assaltos”.

“Eu nunca tive arma, mas sou testemunha do quanto as bandeiras do governo Bolsonaro trabalham isso com racionalidade e liberalidade, para quem quiser ter, passar por treinamento”, afirmou.

Confira:

da Redação


Fonte: Jornal da Cidade Online

Finalmente o PayPal mostra as garras: Quem viveu na escuridão não aguenta a luz do dia

 Sábado, 08 de agosto de 2020

Ao contrário da revolta de todos, achei “excelente” o que o PayPal fez com o Olavo.

Óbvio que não acho legal que o Olavo de Carvalho seja desmonetizado.

Mas quando isso acontece com alguém de visibilidade, fica muito mais fácil combater.

Toda essa perseguição promovida pelo Sleep Giants sempre aconteceu.

Não de maneira tão explícita e estruturada, mas sempre aconteceu.

O advogado Emerson Grigollette luta contra isso desde 2016.

É só agora, depois de 4 anos, é que vemos que o assunto está preocupando a todos!!

E qual a diferença?

Em 2016 não sabíamos de onde vinha o inimigo.

Sabíamos que ele existia, mas não sabíamos seu tamanho, cor e forma.

É como se você estivesse em uma floresta recebendo disparos de todos os lados sem saber quem atirava.

Hoje, através de grupos Sleep Giants, Pay Pal, etc, sabemos exatamente quem são os inimigos.

E sabendo quem são, onde estão e o seu tamanho é muito mais fácil escolher as armas certas para lutar.

Obrigada Sleep Giants! Obrigada Pay Pal!!

Obrigada por saírem das trevas!!

Porque quem viveu na escuridão não aguenta a luz do dia!!

Flavia Ferronato. Advogada. Coordenadora Nacional do Movimento Advogados do Brasil.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Bolsonaro repudia racista e se solidariza com entregador: “Deus o abençoe!”


Sábado, 08 de Agosto de 2020


O presidente da república Jair Bolsonaro repudiou veementemente o ato de racismo contra um entregador em um condomínio em Valinhos (São Paulo) depois que um vídeo que mostra o motoboy de 19 anos sendo agredido verbalmente por um homem que mora no local se espalhou pelas redes sociais. Ele defendeu que a miscigenação é uma marca do país e pediu que indignação dos brasileiros sirva para que atos como esse não se repitam.

“Independentemente das circunstâncias que levaram ao ocorrido, atitudes como esta devem ser totalmente repudiadas. A miscigenação é uma marca do Brasil. Ninguém é melhor do que ninguém por conta de sua cor, crença, classe social ou opção sexual”, escreveu o mandatário brasileiro.

“Que a indignação dos brasileiros sirva de lição para que atos como esse não se repitam. Todos somos iguais! Embora alguns trabalhem para nos dividir, somos um só povo! – Meus votos de solidariedade e sucesso ao entregador Matheus, bem como a toda sua família. Deus os abençoe!”, complementou o chefe brasileiro.

A gravação tem 1 minuto e 36 segundos e se tornou o assunto mais comentado do Twitter nesta sexta. As imagens foram postadas no perfil do Facebook da mãe do jovem agredido que, indignada, se disse interessada em “deixar famoso” o homem de camisa azul que “xingou e humilhou um trabalhador, se achando melhor que ele porque mora em um condomínio de luxo”.

Fonte: Globo

MATANÇA EM SOBRAL: 61º HOMICÍDIO É REGISTRADO NO BAIRRO EXPECTATIVA!

Sábado, 08 de Agosto de 2020


Por volta das 23h00 desta quinta-feira, dia 6, aconteceu um crime de homicídio nas proximidades da praça do Carneiro, no bairro Expectativa. 

A vítima foi identificada como Jander de Lima Vieira, 36 anos, natural de Sobral, conhecido pela alcunha de "Ganaba". Jander foi assassinado com vários tiros.


A vítima tinha várias passagens pela polícia.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar a autoria e a motivação do crime.


Os autores do crime fugiram em rumo ignorado.

Sikêra Júnior é condenado por chamar transexual com fantasia de Jesus de “raça desgraçada”

 Sábado, 08 de Agosto de 2020

Sikêra Jr., apresentador conservador fenômeno de Audiência da RedeTV!, foi condenado a pagar R$ 30 mil de indenização à transexual Viviany Beleboni, que gerou forte indignação em 2015 ao representar Jesus Cristo crucificado em encenação feita durante a Parada do Orgulho LGBT.

O apresentador do Alerta Nacional utilizou a imagem da transexual ao tratar de um crime cometido por um casal de mulheres lésbicas que matou o filho Rhuan. Sikêra afirmou “isto é um lixo, uma bosta, uma raça desgraçada”, em seu programa.

No processo, Sikêra defendeu-se dizendo que em momento algum quis compará-la às assassinas e que “apenas emitiu opinião sobre movimentos que, como a Parada Gay e seus adeptos, tratam com chacota os símbolos do Cristianismo”.

“Ao sair desfilando vestida de Jesus Cristo, deveria ter previsto que tal manifestação chocaria a sociedade”, disse a advogada de Sikêra.

Fonte: News Atual

Em novo revés, Globo rescinde contrato e não transmitirá a Libertadores

 Sábado, 08 de Agosto de 2020

A Rede Globo não irá mais transmitir a Copa Libertadores. Forçosamente teve que rescindir o contrato que iria até 2022.

A crise econômica tem pesado sobre a emissora.

Assim, com a pandemia de coronavírus e a queda na receita, decisões drásticas são inevitáveis.

Após pedir um “desconto” no contrato com a Conmebol para a transmissão da Libertadores, justificando a desvalorização do real e a pandemia do coronavírus, a emissora teve um ‘não’ como resposta e sem ter pra onde correr, optou pela rescisão.

Segundo informações, o valor do contrato era de US$ 65 milhões (R$ 346 milhões).

A perda da competição é um duro golpe, pois a Libertadores tinha um valor substancial no pacote esportivo da Rede Globo.

A bem da verdade, a Globo segue a passos largos para a sua mais absoluta derrocada.

É só uma questão de tempo...

Fonte: Uol

da Redação / Jornal da Cidade Online

"Mídia do Ódio" agora quer saber como Bolsonaro obteve a hidroxicloroquina, um “remédio controlado”

Sábado, 08 de Agosto de 2020

Uma certa imprensa, possivelmente movida pelo ódio, agora quer saber como o presidente Jair Bolsonaro adquiriu a hidroxicloroquina, utilizada durante o seu tratamento da Covid-19.

Para tanto, valeu-se da “Lei de Acesso a Informação” para fazer o questionamento.

Justificaram o fato dizendo que desde 20 de março, a cloroquina e a hidroxicloroquina estão sujeitas à Receita de Controle Especial em duas vias, “sendo a 1ª via retida no estabelecimento farmacêutico e a 2ª via devolvida ao Paciente”, conforme resolução da Anvisa.

A Secretaria Especial de Comunicação Social da Secretaria de Governo já respondeu. Alegou que as informações pedidas “dizem respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas”.

Resta saber agora se esse veículo irá ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) para que Bolsonaro diga como adquiriu o remédio.

Não se ativeram para o fato de que a hidroxicloroquina utilizada pelo presidente pode perfeitamente ter sido adquirida antes de 20 de março.

Algo, aliás, bastante provável.

da Redação / Jornal da Cidade Online

O Santo protetor dos bandidos: Favela no Rio, um lugar onde a PM não entra

Sábado, 08 de Agosto de 2020

Como resposta a um pedido de mais um daqueles partidos que defendem facções criminosas - o Partido Socialista Brasileiro - no dia 05 de junho passado o Ministro do Supremo Tribunal Federal, com uma decisão monocrática estúpida, atrapalhada, sem qualquer amparo em Lei e proferida a partir de um gabinete em Nárnia e longe da realidade, LEGISLOU contra a população do Rio de Janeiro ao conceder uma liminar proibindo as operações policiais em favelas do Rio de Janeiro.

Não há novidade nisso. Foi apenas mais uma na coleção de constantes aberrações de uma Corte que se viu acima da Lei, da Constituição e dos interesses do povo brasileiro, e que enquanto houver um Senado composto por uma maioria de bandidos e liderado pelo pior deles, vai continuar a produzir absurdos e a fazer um governo paralelo e ilegítimo.

A desculpa para a tal decisão foi a "pandemia". Ou seja, enquanto estivermos sob o risco do coronavírus.

Todos nós sabemos que as favelas são redutos de facções criminosas e de lá movimentam o tráfico de drogas e de armas, e até impõem as suas suas Leis. Isso fora que após os crimes contra cidadãos nunca são cometidos dentro das favelas, e sim fora. Com tal proibição, basta os bandidos fugirem para dentro das favelas que estarão livres e protegidos pela liminar, enquanto a polícia fica de mãos atadas.

A decisão é mundialmente histórica, já que é a primeira vez na história que uma Corte de Justiça protege abertamente os criminosos que traficam e assaltam, enquanto a mesma Corte prende quem a critica.

E tudo isso patrocinado pelo dinheiro do contribuinte que - ainda segundo aquela Corte - só tem o dever de pagar e o direito de ficar calado e suportar os desmandos que estão acontecendo.

Marcelo Rates Quaranta

Articulista

Fonte: Jornal da Cidade Online

Receita Federal retoma cerco a celebridades da Rede Globo

Sábado, 08 de Agosto de 2020

A Receita Federal acaba de retomar uma ofensiva, que havia iniciado antes da pandemia, sobre celebridades da Rede Globo.

O objetivo do órgão é identificar supostas fraudes havidas na relação de trabalho entre a emissora e inúmeros ‘famosos’.

Os globais estão sendo intimados a dar explicação sobre a opção pelo contrato com a emissora na condição de Pessoa Jurídica, o que para a Receita é uma tentativa de burlar a relação de emprego. Uma fraude.

Assim, o objetivo do fisco é cobrar dos globais o imposto de renda de pessoa física (27,5%), uma vez que o imposto de pessoa jurídica é menor (de 6% a 15%), mais multa (até 150%) e juros dos últimos 5 anos de contrato.

Na intimação que está sendo enviada para diversas celebridades globais, duas ordens são dadas: “Explicar de forma detalhada, apresentando a base legal utilizada, a motivação para que a contratação tenha ocorrido entre a Globo e a (empresa do artista) e não entre a Globo e o contribuinte”

É o cenário de fim de festa.

E de fim da farra...

Fonte: Revista Veja

Fonte: Jornal da Cidade Online

100 milhões de doses gratuitas da vacina de Oxford, a partir de janeiro, anuncia Bolsonaro

Sábado, 08 de Agosto de 2020

A sexta-feira (7) começa com uma notícia maravilhosa.

Ainda durante a madrugada, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a publicação da Medida Provisória que cria crédito de R$ 1,9 bilhão para a pesquisa, produção e aquisição da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford.

A parceria visa também toda a transferência de tecnologia para o Brasil.

Isso significa que a vacina poderá ser produzida aqui, sem custos outros.

Assim, anunciou o presidente, “comprovada sua eficácia contaremos com 100 milhões de doses a serem distribuídas gratuitamente a partir de janeiro de 2021”.

Precisamos aplaudir.

Resta saber o que dirá logo mais a “mídia do ódio”.

Confira.

da Redação / Jornal da Cidade Online

Foro de São Paulo vence no STF

Sábado, 08 de Agosto de 2020

O colunista do jornal comunista Granma, Raúl Antônio Capote, relembrou nesta quinta-feira (6) as palavras do atual ditador cubano Miguel Díaz-Canel, ditas no encerramento do 25° Encontro do Foro de São Paulo em julho de 2019, em Caracas:

“Lula, preso sob falsas acusações e escandalosas armadilhas judiciais, é o exemplo de até onde podem chegar os inimigos da esquerda”.

Naquela ocasião o Foro de São Paulo estabeleceu as seguintes resoluções para a libertação do Lula:

“Propomos a todos os países que estão organizados neste Foro de São Paulo a promover comitês em prol da liberdade de Lula”.

Em julho de 2019, Luíz Inácio Lula da Silva estava preso em Curitiba condenado por corrupção.

No dia 8 de novembro do mesmo ano, o Supremo Tribunal Federal por 6 votos a 5 determinou que um condenado só pode ser preso após esgotado todos os recursos nas instancias judiciais superiores.

Resultado: Lula solto. Vitória do Foro.

No item 6, da resolução 4.3 “Foro de São Paulo está com Lula”, ficou estabelecido entre os participantes do Foro que seria feita uma articulação político-jurídica com a realização de atos de denúncia envolvendo juristas brasileiros e de renome internacional, claro, para no fim anular o julgamento.

Por isso o colunista do jornal cubano Granma está comemorando a retirada da delação de Antônio Palocci do processo da Lava Jato contra Luiz Inácio Lula da Silva.

Essa anulação é um passo para a anulação do julgamento do condenado Lula.

Na ocasião da anulação da delação de Palocci, o Ministro do STF, Gilmar Mendes, disse que homologar a delação de Palocci nas proximidades da eleição de primeiro turno foi um fato político protagonizado pelo Sérgio Moro.

Enquanto o Ministro Ricardo Lewandowski se resumiu apenas em dizer que foi uma “inequívoca quebra de imparcialidade” arrolar as denúncias de Palocci na véspera da Eleição Presidencial.

É como está escrito nas resoluções do Foro de São Paulo, a liberdade do Lula e a sua total anulação de julgamento consiste numa articulação político-jurídica.

A estratégia do Foro é simples: implementar uma narrativa que confunde o condenado com o político.

Claro que a extrema-imprensa brasileira compra essa narrativa de graça.

Por isso o UOL expôs a manchete “Com críticas a Moro, STF exclui delação de Palocci”. “Supremo exclui delação de Palocci”, Valor Econômico. “STF atende pedido da defesa de Lula”, Band News.

Bom, quem leva a melhor é o Foro de São Paulo que segue a passos largos para conseguir uma vitória maiúscula no Brasil. Eleger a Presidência o seu fundador Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas jornalistas da Folha, Estadão, Globo e seus amigos dirão que tudo isso é Teoria da Conspiração.

E o Foro segue levando a melhor...

Daniel Souza Júnior

Editor do blog Teoritica. Aluno do Programa de Mestrado em Administração da ESAG/UDESC.

Jornal da Cidade Online

Casos graves de Covid-19 não resultam em resposta imunológica mais forte

Sábado, 08 de Agosto de 2020


Casos graves de Covid-19 não resultam em resposta imunológica mais forte
Foto: Reprodução/CDC

Cientistas alemães constataram em um estudo sobre o coronavírus que um quadro severo da Covid-19 não está necessariamente relacionado a uma reação mais forte do sistema imunológico. As informações são de reportagem da revista Galileu.

 

A pesquisa foi realizada por seis centros de pesquisa na Alemanha. Os resultados serão publicados ainda em agosto no periódico especializado Cell.

 

Durante o estudo os pesquisadores relizaram análises em amostras de sangue de 53 voluntários com Covid-19 e que tiveram a infecção infecção classificada como leve ou grave. Para o grupo controle, foram consideradas amostras sanguíneas de pacientes com outras infecções virais do trato respiratório e de indivíduos saudáveis.

 

De acordo com a reportagem, os cientistas analiasaram a atividade gênica e a quantidade de proteínas no nível celular, o que possibilitou aos pesquisadores caracterizar os glóbulos brancos que circulam no sangue e têm papel importante no sistema imune. "Combinando com a observação de proteínas importantes na superfície das células imunológicas, conseguimos decifrar as alterações no sistema imunológico de pacientes com Covid-19", relatou Birgit Sawitzki, coautora do estudo, em comunicado.

 

"Descobrimos que essas células imunológicas estão ativadas, ou seja, prontas para defender o paciente contra a Covid-19 no caso de cursos leves de doenças e também estão programadas para ativar o restante do sistema imunológico", relatou Antoine-Emmanuel Saliba, membro da equipe de pesquisa. "Em última análise, isso leva a uma resposta imune eficaz contra o vírus."

Tradicional desfile de Sete de Setembro de Brasília é cancelado em meio à pandemia

 Sábado, 08 de Agosto de 2020 


por Folhapress | Gustavo Uribe

Tradicional desfile de Sete de Setembro de Brasília é cancelado em meio à pandemia
Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Ministério da Defesa cancelou a realização neste ano do tradicional desfile de Sete de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Em portaria, publicada nesta sexta-feira (7) no "Diário Oficial da União", o ministro Fernando Azevedo orientou as Forças Armadas a se absterem de participar de "quaisquer eventos comemorativos" como desfiles e paradas.

O objetivo é evitar aglomerações tanto de militares na cerimônia como de civis nas arquibancadas em meio à pandemia do novo coronavírus.

Segundo assessores da pasta, será a primeira vez que o evento não será realizado na capital federal desde a ditadura militar.

Nos últimos anos, o desfile se tornou um teste de popularidade para mandatários do Palácio do Planalto. Em momentos de baixa popularidade, presidentes evitavam o público geral para fugir de eventuais protestos.

No ano passado, mesmo diante de uma crise fiscal, o presidente Jair Bolsonaro aumentou o desembolso para promover a cerimônia cívica.

O contrato assinado pela gestão pública para a montagem e organização da cerimônia militar previa um custo de R$ 971,5 mil, 15% mais do que no ano anterior, em valores corrigidos pela inflação (IPCA).

Neste final de semana, o Brasil poderá chegar à triste marca de 100 mil mortos pelo novo coronavírus.

Nesta quinta-feira (6), o país registrou 1.226 novas mortes pela doença e 53.511 novos casos. O total de óbitos chegou a 98.644.

Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus.

Pesquisadores desenvolvem tecido capaz de matar o vírus da covid-19

Sábado, 08 de Agosto de 2020

Divulgação

Dentro de dois meses, pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) vão apresentar um tecido antiviral para máscaras que oferece maior proteção aos profissionais da área de saúde contra a covid-19. A informação foi dada hoje (7) à Agência Brasil pela professora Renata Simão, dos Programas de Engenharia de Nanotecnologia e de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe. O tecido está sendo produzido no Laboratório de Engenharia de Superfícies da Coppe/UFRJ.

Renata esclareceu que, no momento, os pesquisadores estão desenvolvendo, na verdade, produtos que vão ser colocados em um tecido normal de algodão, para fazer com que esse tecido comum tenha propriedades aprimoradas e atinja, até, o nível de uma máscara similar à N95. “O que a gente está fazendo não é desenvolver o tecido e, sim, estamos modificando o tecido para garantir que ele tenha propriedades aprimoradas pelas modificações que fazemos nele”, explicou. As pesquisas envolvem também a inclusão de papel entre esses produtos. “A gente inclui também partículas que são antivirais, que vão matar o vírus”.

Para Renata, a grande vantagem é que, por se tratar de um algodão comum, que é biodegradável, o material que for descoberto não vai fazer mal à natureza. Além de ser descartável, ele poderá ser reutilizável e, mesmo quando for descartado, é biodegradável, ou seja, ainda assim não gera lixo.

Agência Brasil

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055