martins em pauta

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Larissa Rosado receberá apoio oficial de cinco partidos no próximo sábado



A pré-candidatura a prefeito de Mossoró da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) continua ganhando novos apoios. Depois do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), agora é a vez de mais cinco legendas confirmarem apoio ao projeto.
Partido Popular Socialista (PPS), Partido Progressista (PP), Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Partido Republicano Brasileiro (PRB) e Partido Trabalhista Cristão (PTC) anunciarão a aliança sábado (28), às 10h, no Requinte Buffet.
O ato político reunirá presidentes municipais, estaduais e nacionais dos partidos, e ainda, outras lideranças partidárias, deputados estaduais e federais, como o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP).
Para o presidente estadual do PPS, ex-deputado estadual Wober Júnior, o momento consolidará o projeto do partido de caminhar ao lado da pré- candidata Larissa Rosado.
“Temos certeza que esse é um projeto vitorioso. Acompanhamos o trabalho da deputada Larissa Rosado há vários anos, fomos colegas de Assembleia, e, confiamos na sua capacidade e disposição de luta por melhorias na qualidade de vida da população”, assegura.
Com o anúncio do PPS, PP, PHS, PRB e PTC, somando-se ao PTB, agora já são seis partidos componentes da aliança em torno da pré-candidatura de Larissa, que continua dialogando com outras legendas, as quais deverão confirmar apoio em breve.
Do Nominuto.com

Professores da UERN aprovam indicativo de greve




Reunidos em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, 26, na sede da ADUERN, os professores aprovaram indicativo de greve para o dia 02 de maio. No mesmo dia, às 9h, será realizada outra assembleia para avaliação.


A decisão da categoria foi tomada em virtude do não cumprimento, por parte do Governo do Estado, do acordo firmado com a ADUERN, em setembro do ano passado, e que pôs fim à greve de 106 dias na UERN. O acordo previa um reajuste de 10,65% para abril de 2012; 7,43% para abril de 2013; e 7,43% para abril de 2014.


A categoria docente estranhou a postura do Governo considerando que em inúmeras ocasiões foi confirmado o cumprimento do acordo (leia aqui), inclusive pela própria governadora que garantiu o reajuste para abril (veja aqui). E agora, como ficará a palavra da governadora diante do exposto?


O Governo do Estado convidou a ADUERN para uma reunião que será realizada amanhã, 27, em Natal.
Para o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, em diversas ocasiões o governo confirmou o acordo, mas depois voltou atrás, negando o reajuste. “Por isso, a greve se tornou um caminho inevitável, pois é inaceitável e desumano o que o governo está fazendo com os professores da UERN. Queremos que o governo cumpra sua palavra”, afirma.
Fonte: ADUERN

Estudante Umarizalense conquista bolsa para estudar no exterior


Djania Xavier Leandro foi a 9º colocada na lista de classificação do processo seletivo do Programa de Licenciatura Internacional (PLI) da UERN, o que lhe garantiu direito a uma bolsa integral de estudo na Universidade de Coimbra em Portugal por um período de dois anos.

Aos 27 anos, a estudante comemora a aprovação que segundo ela trará grandes benefícios em seu currículo estudantil e para sua vida profissional. “A oportunidade de cursar o ensino superior em outro país, vivenciando outra cultura e tendo dois diplomas um nacional e um internacional, é um grande diferencial para o concorrido mercado de trabalho dos dias de hoje” Destaca.

Djania estudou o ensino fundamental na Escola Estadual Professor Pedro Alexandrino (São Pedro-RN) e o ensino médio na Escola Estadual 11 de Agosto. Atualmente a universitária cursa letras/português pela UERN em Umarizal, mesmo curso que irá estudar na Europa. Ela atribui à educação que teve nessas escolas no passado, a oportunidade que está tendo hoje de estudar fora do país. “Pela formação base e aos meus docentes que me garantiram um ensino de qualidade”.

As aulas na Universidade de Coimbra estão previstas para se iniciar em Outubro. Os classificados têm como benefício principal, as passagens aéreas internacionais garantidas pela bolsa.

Programa de Licenciamento Internacional

O PLI tem como objetivo elevar a qualidade da graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores, por meio da ampliação e dinamização as ações voltadas à formação inicial e implementação de novas diretrizes curriculares para a formação de professores, com ênfase no ensino fundamental e no ensino médio.

Acesse a lista dos classificados clicando Aqui.

Fonte: UZL em Fotos

46° CRIME DE HOMICÍDIO EM MOSSORÓ EM 2012

BLOG PASSANDO NA HORA
Um homem foi vítima de vários disparos de arma de fogo na tarde de quinta-feira, 26 de Abril de 2012 por volta das 15:30hs, na 1ª etapa do bairro Vingt Rosado, próximo a praça onde esta armado um circo.A vítima identificada pelo nome de Raimundo Nonato Salviano, 27 anos natural de Umarizal-RN foi alvejado com vários disparos de arma de fogo pistola . no tórax, abdômen e cabeça e veio a óbito no local.   Segundo as primeiras informações ele estaria em uma parada de ônibus com capacete na mão, quando vários elementos em uma caminhoneta pick-up tipo estrada, e dois que estaria na carroceria começaram a disparar conta o mesmo. Vários tiros de pistola .40 e 380 atingiram a vítima pelo menos 18 cápsulas foram encontradas no local e cerca de dez perfurações foi constatado no corpo. O homem que ainda  tentou correr,  caiu sem vida na Rua José Lins de Oliveira.  Uma equipe ALFA-01 do SAMU foi ao local mas o mesmo já estava em óbito. A Polícia Militar fez o isolamento do local do crime, e os peritos do ITEP removeram o corpo para a sede do órgão. Não se sabe ainda o que teria motivado esse brutal assassinato.

Fonte: Passando na Hora

Homicídio na cidade de Umarizal-RN.


 
Foi registrado um homicídio hoje 26 de Abril de 2012 pela manhã na cidade de Umarizal-RN. Trata-se de Janildo Lima da Silva, 22 anos de idade, comerciário, natural de Umarizal.

O corpo do jovem foi encontrado na rampa de acesso a casa de um homem conhecido como “Antonio Gordo”, a casa fica em um sitio localizado as margens da RN 117. Não foi encontrado ninguém na casa para esclarecimentos.

Não se tem informações da motivação do crime, Janildo estava com cinco celulares de marcas e modelos diferentes, quatro próximos ao corpo e um em seu bolso traseiro.

Informações e fotos: Umarizal News- www.umarizalnews.com.br
 
Mais fotos:















Equipe do ITEP/RN no local
Pericia no corpo em local de crime
Os dentes da vítima ficaram misturados ao sangue
ITEP/RN fazendo a pericia no corpo ainda no local


Cena triste: Mãe se debruça sobre o corpo do filho morto

Polícia Civil esclarece homicídio através de Pericia Podoscópica(Marcas dos Pés)

O Delegado da 4ª Delegacia Regional com sede em Pau dos Ferros, Inácio Rodrigues, apresentou a imprensa o resultado da investigação que esclareceu o brutal assassinato de Solano Jean do Nascimento, encontrado morto a facadas, no dia 21.10.2010, por volta das 20h30min, no interior de uma funerária onde trabalhava, localizada a Avenida da Independência. O crime estava envolto em mistério, já que ninguém teria visto o autor. Iniciada a investigação, ainda no local de crime os peritos perceberam que o assassino havia deixado pegadas gravadas no grande volume de sangue que se espalhou pelo chão, decorrente dos ferimentos da vítima. As pegadas foram fotografadas, e o trabalho pericial foi concluído. Nos dias seguintes os Policiais descobriram que um vigia havia visto um homem saindo da cena do crime, de bermuda e com uma camisa de cor amarela enrolada no braço. Apesar de ter visto o homem de costas e a razoável distância, o vigia lembrou bem desses detalhes. Seguindo os trabalhos, chegou ao conhecimento dos investigadores que FRANCISCO JOSIVAN MARTINS PINTO, conhecido como JOSA DE BIRÉ, havia sido visto logo após o crime, em um bar, de bermudas, sujo de sangue e com uma camisa amarela amarrada no braço. Várias testemunhas, em depoimentos, confirmaram a informação. As investigações continuaram, até que no início do presente ano, Josa de Biré foi preso na cidade de Encanto, pela guarnição comandada pelo Cabo De Souza, após realizar um furto com arrombamento a um órgão público. Foram colhidas as impressões plantares de Josa de Biré ( marcas dos pés), e o ITEP comparou-as com as pegadas encontradas no local da morte de Solano. O exame, feito cientificamente com o uso de computação gráfica, não deixou margens a dúvidas: as marcas dos pés encontradas na funerária pertenciam a Josa de Biré. O inquérito foi remetido ao Ministério Público, que reconhecendo o peso da prova colhida, no dia 24.04.2012 denunciou Josa de Biré por homicídio qualificado. Ficou apurado que uma briga havida entre vítima e acusado, dias antes, fora o que motivou o crime. Josa segue preso na cadeia pública de Caraúbas, e responderá na justiça pelo assassinato.  

O Delegado da 4ª DRP e equipe continuam as investigações sobre outros homicídios, e vários outros crimes. Segundo Inácio Rodrigues, muitas operações estão em andamento e em breve aparecerão mais resultados.
*Assecom

Via NPRN

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ELEITORES tem ATÉ 09 de MAIO para REGULARIZAR seu TÍTULO ELEITORAL.

Novas eleições para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores vão ocorrer este ano, e os votantes dos 5.563 Municípios devem regularizar o título até o dia 9 de maio. O processo está agendado para o dia 7 de outubro.

A orientação é do Supremo Tribunal Eleitoral (STE) e se refere, principalmente, a novos eleitores – que vão solicitar o documento – e os com deficiência ou mobilidade reduzida, que devem pedir transferência para seção eleitoral especialmente adaptada.

O prazo determinado pela Lei 9.504/1997 prevê o fechamento do cadastro eleitoral com 150 dias de antecedência da eleição. E ao todo, o cidadão terá 45 dias para buscar a regularização.



Esclarecimentos - No caso dos jovens, o TSE esclarece que até os 18 anos o voto é facultativo e quem tem 15 anos, mas fará 16 até o dia da eleição pode pedir o documento para votar pela primeira vez. Tanto para o alistamento eleitoral quanto para a regularização ou solicitação de atendimento especial, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral com um documento de identidade com foto e comprovante de residência.

Juiz diz que leis deveriam ser mudadas para enfrentar a criminalidade


O juiz de direito da comarca de Umarizal, Breno Valério disse que a atual legislação do país desfavorece a aplicação das leis e o combate a criminalidade pelo judiciário. O juiz criticou ainda a falta de condições do executivo para garantir a segurança púbica.

“O que eu vejo é a tentativa desesperada do legislativo de criar leis que favoreçam a falta de estrutura do executivo e dessa forma descriminalizando as condutas que deveriam ser criminalizadas” Opinou o juiz.

Em entrevista na tarde dessa quarta-feira (25) no programa Evidência Pela FM Fraternidade, Breno disse que deveria haver uma reformulação nas leis para que haja efetividade nas decisões do judiciário.

“Nossas leis precisam ser mais bem construídas e eu acho que o judiciário tem sua função não só como aquele que aplica a lei, mas pode também sugerir para o legislativo, alterações que favoreça a efetividade processual, ou seja, favoreça para que o processo chegue ao seu fim e que aqueles que precisam ser punidos sejam efetivamente punidos e que precisam ser absorvidos sejam efetivamente absorvidos” Disse Breno destacando que somente dessa forma haveria uma diminuição na sensação de insegurança sentida pela população.

O juiz chamou ainda de “herança da ditadura militar” a falta de rigidez na legislação para se coibir os crimes. “Parece que a herança que nós tivemos de uma ditadura militar, de presos políticos, essa herança equivocadamente se transferiu para presos de justiça e criminosos. Nós não podemos tratar de uma realidade de uma época de benesses que foram adquiridas para presos políticos vítimas de um regime ditatorial para realidade de presos criminosos [nos dias de hoje] que cometem crimes comuns” Destacou Breno.

O juiz esteve na rádio comunitária fechando a série de entrevistas iniciadas na semana passada no programa Evidência, com Agmar Dutra com a pauta volta para segurança pública de Umarizal e região. Passaram ainda no programa a delegada regional Drª Karen Cristina e a promotora da comarca, Liv Ferreira.

Fonte: UZL em Fotos

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Nota de repúdio


Prezados Colegas,
Como é do conhecimento de todos nos dias 01, 02 e 03 de junho do corrente ano, será realizado o tradicional evento da cidade de Martins/RN, o Encontro Hiran Xavier de Motociclismo. Os rumores diziam o contrário. Porém, os seus precursores, com o nosso amigo ilustre Robson Oliveira a frente de tudo, resolveram ir a campo e buscar subsídios para não deixar o evento sucumbir.
Pois, bem! Em meio a essa busca, fosse pelo lado financeiro ou ajuda humanitária, a organização procurou a ajuda de três motoclubes: Serração, B-17 e nós dos Mijões do Asfalto para participarmos e colaborarmos com evento (pois só quem já o fez, sabe o quanto é difícil). Com muita honra e satisfação, aceitamos o convite, haja vista o crédito debitado em nossa competência e sem falar no fato de todos os componentes serem filhos de Martins. Ficamos extremamente lisonjeados com o convite do nosso estimado amigo Robson Oliveira.
Em meio a tanta alegria por saber que o evento iria e irá acontecer e, pelo fato dos Mijões do Asfalto estar juntos com essa equipe, mais do que competente, contribuindo para isso seja possível, tivemos uma notícia lastimável que nos faz pensar e indagar: O QUE NOS QUALIFICA COMO MELHORES OU PIORES? Para nós é o caráter, mas para alguns é o NOME.
Para que se entenda melhor, iremos explicar os fatos, ressaltando apenas que nossa indignação não é com a organização do Encontro.
No sábado, dia 21/04, recebemos uma notícia de que Robson Oliveira havia encaminhado o banner do evento para a ilustre Revista Motoclubes, neste ato, representada, pelo senhor Maia dos Abutres.  Após o envio do referido banner o mesmo ainda não havia sido veiculado na Revista. Ao entrar em contato com o editor, o senhor Maia, Robson Oliveira ficou surpreso com a resposta enfática e intimidadora: “Só faço a divulgação na Revista e a cobertura se a bandeira dos Mijões do Asfalto não estiver contida no banner” (Maia). Lembrando que, a organização irá pagar a Revista para fazer a cobertura do evento. Mas, mesmo assim eles só irão mediante a imposição de que não estejamos ligados ao evento.
Desta feita, em reunião, realizada na data supracitada, a organização do evento, Robson, Serração e Plínio, representando os Mijões, colocaram a mesa as seguintes opções: Deixar a bandeira dos Mijões no banner e não divulgar o evento na Revista Motoclubes? Ou divulgar o evento na Revista Motoclubes, que é acessada em todo território nacional, e retirar a bandeira dos Mijões? Mediante os fatos, a decisão foi retirar a bandeira dos Mijões do banner. A princípio, seria retirada apenas do banner que iria ser veiculado na Revista. Nos cartazes e nos folders, continuaria. Mas como “o caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver” resolvemos em respeito aos nossos amigos e companheiros de estrada nos retirar do evento, já que não somos gabaritados (para alguns) para sermos divulgados em um site, por causa do nome que escolhemos para carregar, também não vemos necessidade de continuarmos “presentes” no evento.
Então, mediante este lamentável episódio, resolvemos expor aos colegas motociclistas a nossa tristeza, indignação e repúdio, pois não sabíamos que existia uma regra na comunidade motociclística de que deveríamos possuir nomes nobres, altruístas, medievais ou coisa do gênero para participarmos do que quer que seja.
Desta forma, queremos ratificar que não é um nome que define o que ou quem você é, e, sim, o seu caráter. Criar um moto clube ou um moto grupo é bem mais do que simplesmente inventar um nome bonito, fazer camisetas ou possuir a melhor moto. Na realidade o nome deve ser a última coisa a ser criada. Ser motociclista é viver uma identidade diferente daquela convencional, é ter a palavra LIBERDADE tatuada na alma, é ter a certeza de que em cada parada faremos um novo amigo.
Lamentamos por saber que nos dias atuais ainda existam pessoas preconceituosas e pobres de espírito como o nobre senhor da Revista que nos aferiu a qualificação de “chulos”. Uma pessoa que se diz amante do motociclismo, mas que, infelizmente, costuma julgar as pessoas pelo nome, tendo em vista que não é a primeira vez que o senhor Maia busca nos menosprezar. Se achar capaz não quer dizer necessariamente que o é, haja vista o fiasco que foi o evento organizado por ele aqui em Natal. Aprenda que não se deve julgar um livro pela capa. Procure antes e, acima de tudo, saber o seu conteúdo para daí formar conceitos e tirar suas conclusões, uma vez que não se qualifica o homem por seu nome e sim por suas virtudes e ATOS.
O fato de ter um brasão não qualifica ninguém como melhor ou pior, somos todos seres humanos, errando e acertando. E o que falta dentro da vasta comunidade de duas rodas são pesquisas e estudos sobre o que envolve essa comunidade. As pessoas denominam o que elas acham ou o que por ventura passaram de bom ou ruim, trazendo a tona comentários ou opiniões que muitas vezes vêm distorcidos, afinal, grupos não são formados a toa e os brasões servem para destacar várias ideologias, mas nunca para separar o que todos têm em comum que é a paixão pelas duas rodas (ou três).
Nós dos Mijões do Asfalto, apesar de parecermos ou sermos jovens, gostamos de ser tradicionalistas, seguindo costumes tão antigos quanto à motocicleta, tais como: respeito mútuo, irmandade e liberdade, pois acreditamos que neste mundo exista lugar e espaço para todas as tribos.
Temos que procurar manter a unidade na diversidade. Como dizia Paulo apóstolo, o corpo, mesmo sendo um só, tem vários membros, cada um diferente do outro, porém cada qual tem sua função vital. Nós também formamos um só corpo em Cristo, independente do nome que carregamos. Cada qual com seus dons e talentos que devem ser respeitados.
Ressaltamos ainda, ao senhor Maia, que um motoclube deve sempre partir de um grupo de amigos, onde os passos mais importantes devem ser a amizade, o companheirismo e o respeito para com seus membros e os outros motociclistas. Então, é em nome dessa amizade, do companheirismo e do respeito que temos pelos membros dos Mijões do Asfalto e por aqueles que são nossos amigos, que conhecem nosso caráter e que sabem da nossa paixão pelo motociclismo, que informamos que não mais iremos participar do evento de Martins.
Por fim, não temos que explicar às pessoas porque andamos de moto. Para os que compreendem, nenhuma palavra é necessária, para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível.
O Céu é nosso teto, a Estrada é nossa Pátria, a Liberdade é nossa religião, o NOME é consequência e o CARÁTER é resultado da nossa conduta.

Cordialmente,
Mijões do Asfalto.

Nota do Blog Martins em Pauta:
 ”Meus nobres colegas dos Mijões do Asfalto não baixem a cabeça todos sabemos do caráter de cada um de vocês, estou com vocês tudo acima citado e de estrema verdade...”.

UFRN e Ufersa aderem paralisação dos servidores públicos federais/



 
Na próxima quarta-feira, 25/04, os servidores públicos federais (SPFs) do país vão parar de forma unificada para mostrar a insatisfação com o Governo Federal em relação à negociação da pauta geral do serviço público. O Dia Nacional de Luta do Funcionalismo Público foi proposto pelo Fórum Nacional de Entidades e têm adesão das mais diversas categorias de SPFs, do três poderes (legislativo, executivo e judiciário). Há meses servidores federais apresentaram ao Governo uma pauta unificada com eixos comuns a todo serviço público federal, mas sem negociação. Os principais pontos da pauta são a reposição salarial de 22,08% (inflação de 2010 e 2011) mais a variação do Produto Interno Bruto neste período; data base em 1º de maio, regulamentação da Convenção 151 da OIT; e estabelecimento de uma política salarial.
*Calendário de greve:
25 de abril- Participação no Dia Nacional de Lutas (com paralisação) dos SPFs;
*Programação na UFRN
Assembleia/Ato com concentração às 8h no portão principal de entrada do Campus do bairro Mirassol
*Programação na UfersaAssembleia/Ato às 9h no Centro de Convivência da Ufersa*
09 e 10 de maio – Paralisação nacional das Universidades (com programação a ser definida);
17 de maio – Caravana à Brasília;
30 de maio – Fim do prazo de Negociação com o Governo.
 
RN NEWS 
via gardenia Oliveira

Menino de 13 anos agride pai e mãe a socos e pontapés em Luis Gomes

via William Felix de Andrade

LUIS GOMES (RN) - Por volta das 21h30min deste domingo (22/04), um menino de apenas 13 anos de idade foi detido e conduzido a Delegacia, depois de agredir fisicamente seus próprios pais em Luis Gomes/RN.

Informações dão conta que o garoto de iniciais "F.R.S", teria chegado em casa e de forma propositada quebrou as portas de casa e, em seguida partiu para as agressões físicas contra os pais, agredindo-as com socos e pontapés.

Os familiares acionaram a PM e, quando estes chegaram ao local, o adolescente teria reagido, sendo preciso a utilização da força física para mobilizar e conduzir a Delegacia de Polícia. 

A violência é sem soma de dúvida um mal que assola toda sociedade, nem no próprio seio familiar as pessoas conseguem viver em paz!

Professor é encontrado morto após queda de moto na RN 075, entre Pilões/RN e Alexandria/RN

O professor e diretor da Escola Waldemar de Souza Veras, em Alexandria/RN, Marcos Antônio Abrantes Formiga, 38 anos, residente em Alexandria/RN, foi encontrado morto por populares por volta das 08:00 horas da manha deste domingo(22) na RN 075, zona rural de Alexandria/RN, a motocicleta Honda Bros, cor vermelha, placa MZG 2205/RN que era pilotada pelo professor, estava caída ao seu lado, próximo a uma curva no local.

A Polícia acredita que ele perdeu o controle de direção e caiu, durante a madrugada quando seguia para sua residência, o mesmo que não fazia uso do capacete estava com afundamento do crânio.

O ITEP/RN compareceu ao local e removeu o corpo para sede do órgão em Mossoró/RN para os exames de praxe.
 
Fonte NPRN

domingo, 22 de abril de 2012

FATALIDADE NO MUNICIPIO DE JUCURUTU: ACIDENTE COM DUAS VÍTIMAS FATAIS E UMA GRAVIMENTE FERIDA NA MADRUGADA DESTE DOMINGO

 
O domingo, 22, em Jucurutu, começou com muita tristeza. Por volta de 01h00 min, dois Jucurutuenses,  João Florencio de Lima Neto, de 43 anos natural de Jucurutu, conhecidos por João da Barraca e Francimário, Francilino Soares de 36 ano natural de Jucurutu/RN  que vinham de Triunfo Potiguar com destino a Jucurutu colidiram com a trazeira de uma moto Pop 100, cor preta, placas NNR 7214, Jucurutu/RN, conduzido por Carlos Eduardo, conhecido por duzentos  O fato se deu em cima de uma ponte, no Sítio Riachão, cerca de 5 KM na BR 226  Municipio de  Jucurutu. João da Barraca e Francimário vinham em uma motocicleta Fan 150, preta, placas NNR 7244, Jucurutu/RN, e depois de participarem de um jogo do campeonato de futebol da Cidade de Triunfo Potiguar e passarem a noite comemorando se deslocaram para Jucurutu. Os dois, João da Barraca e Francimário, chegaram a óbito no local, enquanto Carlos eduardo, ficou gravemente ferido e foi transferido para Natal, em estado grave.
João da Barraca e Francimário eram dois conhecidos cidadãos em Jucurutu. O primeiro era bastante famoso por possuir um bar no rio de Jucurutu, onde era muito frequentado. O segundo, Francimário, era um jogador de futebol, já tendo jogado, inclusive, em equipes profissionais do RN e de outros Estados, além de já ter sido Secretário de Esportes do Município.
Foto da PM de Jucurutu/RN
Foto da PM de Jucurutu/RN
 
Toda população Jucurutuense, está muito consternada pelo ocorrido, pois se tratava de duas pessoas bastante queridas em nossa cidade. Nosso blog deseja paz para as famílias das vítimas. Que Deus conforte os corações de todos eles.
 
fonte damião Oliveira

Os três poderes do RN comprometem 80,8% da receita do Estado com despesa de pessoal

Apesar de só poder destinar o equivalente a 6% do total da receita corrente líquida do estado para pagamento de pessoal, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) utiliza quase todo o seu orçamento para esta finalidade. Em 2011, o TJRN destinou R$ 465.907.928,70 dos R$ 504.256.000,00 previstos no Orçamento Geral do Estado (OGE) para o órgão com pagamento da folha e demais despesas relativas a servidores.
Dos recursos destinados ao Tribunal, apenas R$ 38.348.072,00 foram utilizados para o custeio das atividades das comarcas do estado. De acordo com o governo do estado, o valor real gasto pelo Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público equivale a 80,9% da receita do estado.
De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o estado só pode utilizar até 60% de sua receita líquida para pagamento de pessoal. Desse percentual, se aplica 49% ao Executivo, 3% ao Legislativo e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), 6% ao Judiciário e 2% ao Ministério Público. O Limite Prudencial equivale a 95% do máximo que pode ser aplicado por cada poder independente.
O governo do estado informou que, em 2011, o gasto líquido dos três poderes com pessoal, após a dedução de despesas para a apuração do LRF e a aplicação da resolução do TCE/RN, foi de 58,30% da receita do estado. No entanto, destacou que o valor real utilizado para pagamento de despesas com a folha salarial, sem as deduções encontradas em brechas pelos poderes, corresponde a 80,96% da receita corrente líquida do estado. Esse valor é equivalente a R$ 4,4 bilhões. A receita líquida do RN em 2011 somou R$ 5,9 bilhões.

Fonbe Robson Pires

Jares Queiroz é escolhido pré-candidato a prefeito de Jucurutu

Via Robson Pires
 

Uma fonte de Coturno Alto informa ao blogue que o pré-candidato a prefeito de Jucurutu nas eleições municipais deste ano e que contará com o apoio do prefeito Junior Queiroz já foi escolhido. Trata-se do médico Jares Queiroz. Uma sondagem foi feita a mando do prefeito incluindo dois nomes: o dele (Jares) e do atual vice-prefeito Márcio Soares. Deu o nome de Jares.
Prego batido e ponta virada. Jares vai enfrentar o filho do deputado estadual Nelter Queiroz, George Queiros. Jares carrega nas costas o peso de já ter sido derrotado três vezes para prefeito de Jucurutu.

22 de Abril Dia do Descobrimento do Brasil

Partida e chegada numa nova terra A frota, sob o comando de Cabral, então com 32–33 anos de idade, partiu de Lisboa em 9 de março de 1500 ao meio-dia. No diaanterior, a tripulação tinha recebido uma despedida pública que incluíra uma missa e comemorações com a presença do rei, da corte e de uma enorme multidão. Na manhã de 14 de março, a frota passou por Grã Canária, a maior das Ilhas Canárias. Em seguida, partiu rumo a Cabo Verde, uma colônia portuguesa situada na costa oeste da África, que foi alcançada em 22 de março. No dia seguinte, uma nau com 150 homens, comandada por Vasco de Ataíde, desapareceu sem deixar vestígios. A frota cruzou a Linha do Equador em 9 de abril e navegou rumo a oeste afastando-se o mais possível do continente africano, utilizando uma técnica de navegação conhecida como a volta do mar. Os marujos avistaram algas-marinhas no dia 21 de abril, o que os levou a acreditar que estavam próximos da costa. Provou-se estarem certos na tarde do dia seguinte, quarta-feira, 22 de abril de 1500, quando a frota ancorou perto do que Cabral batizou de Monte Pascoal (uma vez que aquela era a semana da Páscoa). O monte localiza-se no que hoje é a costa nordestina do Brasil.
Os portugueses detectaram a presença de habitantes na costa, e os capitães de todos os navios reuniram-se a bordo do navio de Cabral no dia 23 de abril. Cabral mandou Nicolau Coelho, capitão que havia viajado com Vasco da Gama à Índia, para desembarcar e estabelecer contato. Ele pisou na terra e trocou presentes com os indígenas. Após Coelho voltar, Cabral ordenou que a frota rumasse ao norte, onde, após 65 km de viagem, ancorou em 24 de abril no local que o capitão-mor chamou de Porto Seguro. O lugar era um porto natural, e Afonso Lopes (piloto do navio principal) trouxe dois índios a bordo para conversarem com Cabral.
Assim como no primeiro contato, o encontro foi amistoso e Cabral ofereceu presentes aos nativos. Os habitantes eram caçadores-coletores da idade da pedra, a quem os europeus atribuiriam o rótulo genérico de “índios”. Os homens coletavam alimento por meio da caça e da pesca, enquanto as mulheres se dedicavam à agricultura em pequena escala. Eles se dividiam em inúmeras tribos rivais. A tribo que Cabral encontrou foi a tupiniquim. Alguns deles eram nômades e outros sedentários — tendo conhecimento do fogo, mas não dos metais. Algumas poucas tribos praticavam o canibalismo. Em 26 de abril (domingo de Páscoa), conforme cada vez mais nativos curiosos apareciam, Cabral ordenou aos seus homens a construção de um altar em terra, onde uma missa católica foi celebrada por Henrique de Coimbra — a primeira a sê-lo no solo do que mais tarde viria a ser o Brasil.
Os dias seguintes foram gastos armazenando água, alimentos, madeira e outros suprimentos. Os portugueses também construíram uma enorme cruz de madeira — talvez com sete metros de altura. Cabral constatou que a nova terra estava a leste da linha de demarcação entre Portugal e Espanha que tinha sido estabelecida no Tratado de Tordesilhas. O território estava, portanto, dentro do hemisfério atribuído a Portugal. Para solenizar a reivindicação de Portugal sobre aquelas terras, ergueu-se a cruz de madeira e uma segunda missa foi celebrada em 1 de maio. Em honra à cruz, Cabral nomeou a terra recém-descoberta de Ilha de Vera Cruz. No dia seguinte, um navio de suprimentos sob o comando de Gaspar de Lemos ou André Gonçalves (há um conflito entre as fontes sobre quem foi enviado), retornou para Portugal para informar o rei da descoberta, por meio da carta escrita por Pero Vaz de Caminha.

IDOSA É VÍTIMA DE BALA PERDIDA NA CALÇADA DE SUA RESIDÊNCIA E MORRE NO HRTM

Imagem ilustrativa
  O CIOSP de Mossoró registrou o 42° crime de homicídio na cidade. O homicídio que vitimou no inicio da noite de sábado a senhora por nome de Maria Alzenira da Silva, 75 anos de idade, moradora da Rua Arthur Bernardes, no bairro Bom Jardim.
   Segundo informações a idosa se encontrava na calçada de sua residência, quando dois elementos passaram correndo e outros dois que vinha logo atrás, passaram atirando contra os mesmos quando um dos disparos atingiu a senhora no pescoço.
   Dona Maria foi socorrida pelos próprios familiares para o Hospital Regional Tarcísio Maia onde não resistiu a gravidade do ferimento e veio a óbito logo em seguida.
 
Fonte Passando na Hora

AMIGOS DO ELOI 1 x 3 VETERANOS DE UMARIZAL !



EM UM GRANDE AMISTOSO REALIZADO NESTE DOMINGO NO CAMPO FERNANDÃO NO JOCELYN VILLAR ENTRE AS EQUIPES DE VETERANOS DE MARTINS E DE UMARIZAL A CIDADE DE UMARIZAL BATEU POR 3 x 1 OS VETERANOS DE MARTINS, MAS O PLACAR FOI O DE MENOS O QUE VALEU FOI A GRANDE CONFRATERNIZAÇÃO DAS DUAS EQUIPES, DEIXO AQUI OS PARABENS PARA O ELOI DUARTE GRANDE IDEALIZADOR DESSE EVENTO E GRANDE ICENTIVADOR DO ESPORTE MARTINENSE !  TAMBEM FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA COM O GRANDE ELOI AINDA NO CAMPO, ENTREVISTA ESSA QUE SERÁ EXIBIDA AMANHA NO PROGRAMA TOQUE  ESPORTIVO DA 104,9 APARTIR DO MEIO DIA !
 
Fonte Toque esportivo

A importância do voto

O voto é a forma legal de escolher quem nos representará politicamente e o alistamento eleitoral é condição indispensável ao exercício da cidadania, já que através dele, o cidadão torna-se eleitor. 



No brasil, o alistamento é obrigatório aos maiores de dezoito anos e facultativo, aos analfabetos e aos maiores de setenta anos. É facultativo também, aos maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e, vedado aos estrangeiros e aos jovens recrutados para o serviço militar obrigatório.
Neste ano teremos eleições para prefeito e vereadores de nossa cidade. Por isso, é necessário que saibamos o que representam e a função de cada um deles. 
A figura do vereador surgiu em Portugal no século XV e a palavra vereador vem de verear, que por sua vez vem de vereda. E verear, significa cuidar das estradas, dos caminhos e por extensão, das ruas e praças de uma cidade. O vereador é um representante daqueles que o elegeram e tem a função de : 
• legislar sobre assuntos de interesse local; 
• suplementar a legislação federal e estadual; 
• legislar sobre tributos municipais; 
• apresentar projetos de leis, decretos legislativos, resoluções e emendas; 
• formular requerimento, moções, indicações; 
• emitir pareceres; 
• participar de debates e votações; 
• eleger a Mesa Diretora e as Comissões; 
• conhecer o Regimento Interno da Câmara; 
• comparecer às sessões; 
• votar as proposições submetidas à deliberação da Câmara; 
E, ao Executivo Municipal, como principal detentor do poder o Prefeito, cabe: 
• iniciar o processo legislativo na forma da lei; 
• exercer a direção da Administração Municipal com as Secretarias Municipais e outros órgãos auxiliares; 
• sancionar, promulgar e fazer publicar as leis; 
• expedir decretos e regulamentos; 
• vetar projetos de leis; 
• nomear e exonerar Secretários; 
• subscrever ou adquirir ações; 
• encaminhar ao Tribunal de Contas, sua prestação de contas; 
• apresentar relatório sobre o andamento das obras; 
O QUE DEVEMOS FAZER NA HORA DE VOTAR 
Quando votamos, delegamos nossas funções para outras pessoas. Alguém que julgamos que vá nos representar muito bem no plenário. Alguém que lute por nossos direitos. 
Diante deste quadro em que politicagem virou sacanagem, temos que mudar nossa maneira de votar. Pois candidatos a político, tem muitos, mas fazer política em favor do povo são muito poucos. 
“ E como posso mudar minha maneira de votar? ” 
Primeiro analiso o que precisa ser feito no Grande Lar, e a partir daí passo a escolher meu candidato. Eu posso eleger vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, presidente e senador. 
Os vereadores vão levar para o Prefeito os problemas de minha cidade, de minha rua, como iluminação, asfalto, agua potável, esgotos etc. 
O prefeito, vai escutar as propostas dos vereadores e ver o que poderá ser feito. Além disso, o Prefeito cuida do lixo, dos impostos, etc. 
Os deputados estaduais, vão levar para a assembleia legislativa projetos de leis que beneficiem meu estado. E os deputados federais, vão criar novas leis e votar junto com os senadores os projetos e as novas leis e executá-las. 
Ciente do quadro de responsabilidade de cada candidato eleito, tenho que eleger alguém que seja meu espelho, que tenha os mesmos ideais, que veja a nossa cidade da mesma forma que vejo, que suas necessidades também sejam as minhas, e que suas propostas fechem com meus objetivos. Alguém que seja leal, íntegro, verdadeiro, que saiba o que é ter moral; alguém por quem me orgulhe de votar nele. Tenho que verificar se ele já atuou em algum período como político e quais foram seus feitos. E se ele for candidato pela primeira vez, tenho que examinar seus projetos. E além disso, tenho que analisar os ideais do partido a qual pertence meu candidato, e quais as filosofias do partido. Não posso dar meu voto a alguém que pertença ao bando de corruptos, alguém que seja filho do suborno, alguém que só fez por enganar seu povo; alguém que queira trocar meu voto por um prato de comida, ou que tenha me feito pequenos favores, pois este, provavelmente será aquele que quando eleito vai me tirar a comida. 
Não posso vender e nem trocar meu voto por nada. Meu voto é muito precioso, dele depende meu futuro, o futuro de uma nação, o futuro do nosso Brasil. 



Procedendo desta forma, e ensinando aos que estão próximos de nós, a agir como nós, pelo menos é um bom começo para votar certo.

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055