martins em pauta

sábado, 8 de abril de 2023

100 dias de governo: Lula ainda não emplacou projetos no Congresso

Sábado, 08 de Abril de 2023

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegará ao 100º dia de governo, na segunda-feira (10/4), sem emplacar nenhum grande projeto no Congresso Nacional. Nas primeiras semanas do mandato, a equipe do petista ressaltou que as prioridades de Lula seriam a reforma tributária e o arcabouço fiscal. As matérias, porém, não andaram no Parlamento e seguem sem previsão de um desfecho, mesmo após 100 dias de gestão.

O objetivo da reforma tributária, discutida há décadas pelo governo brasileiro – sem sucesso –, é unificar e simplificar impostos ao consumidor. Já o arcabouço fiscal é uma série de regras econômicas e fiscais a serem obedecidas pelo país. As normas substituirão o teto de gastos, a atual regra em vigor, aprovada durante o mandato de Michel Temer.

As pautas ainda não avançaram e passam por um longo debate realizado pela equipe econômica de Lula, comandada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

No início de fevereiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criou um grupo de trabalho para acelerar a construção do texto da reforma tributária.

Coordenado pelo deputado petista Reginaldo Lopes (PT-MG), o grupo prevê a entrega de um relatório sobre o assunto até o mês de maio. Os parlamentares trabalham com base no texto de duas propostas que já tramitam no Congresso: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/19, que está na Câmara, e a PEC 110/19, apresentada ao Senado.

Apesar da mobilização do Parlamento para acelerar a construção do texto, o governo ainda não fechou o projeto que será enviado ao Congresso Nacional.

A situação é semelhante na discussão do arcabouço fiscal. Os detalhes da proposta já foram apresentados por Fernando Haddad ao presidente Lula e aos ministros da Casa Civil (Rui Costa), do Desenvolvimento (Geraldo Alckmin, que também ocupa a Vice-Presidência), do Planejamento (Simone Tebet) e da Gestão (Esther Dweck). Apesar do debate interno no governo sobre a proposta, não há previsão de envio.

Base indefinida no Congresso

Sem o envio de grandes projetos, ainda não é possível mensurar o peso da base aliada do governo no Congresso Nacional. Ao montar a estrutura da Esplanada dos Ministérios, Lula distribuiu cargos a diversos partidos na tentativa de angariar apoio. A distribuição, no entanto, não soou suficiente a partidos de centro, como o União Brasil.

Na lista de ministros de Estado filiados ao União, estão Juscelino Filho (Comunicações), Waldez Góes (Integração Nacional) e Daniela do Waguinho (Turismo). A sigla, no entanto, considera o número de cargos insuficiente e parte dos parlamentares ameaça votar contra o governo nas discussões do Congresso.

Na tentativa de afagar o Congresso, o governo Lula anunciou a liberação de R$ 3 bilhões em emendas parlamentares. A informação foi compartilhada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
O ministro afirma que os R$ 3 bilhões serão liberados em recursos de emendas para ajudar na retomada de obras e implantação de projetos em 3 mil municípios.

“Esses recursos só vão chegar graças ao diálogo e à cooperação entre o Congresso e o governo federal. As emendas foram apresentadas por parlamentares de diversos partidos, e o governo analisou todas elas com base em critérios técnicos”, disse Padilha.

Medidas Provisórias

Desde janeiro, a gestão de Lula enviou 13 medidas provisórias ao Congresso Nacional. O Parlamento enfrenta embates entre Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) sobre o rito de apreciação das medidas provisórias.

Parte das MPs tem o prazo de validade próximo do fim e, após articulações entre o governo e os presidentes das Casas, quatro MPs terão comissões mistas para análise das matérias instaladas nesta semana.

As demais pautas serão reenviadas ao Congresso em formato de projeto de lei com regime de urgência, como forma de driblar o impasse entre Lira e Pacheco e garantir a análise do Parlamento sobre as matérias.

Algumas MPs de Lula foram pilares da campanha do petista à Presidência da República, como o novo Bolsa Família e programas como o Mais Médicos e o Minha Casa, Minha Vida.

A lista também conta com a instituição do adicional complementar ao Auxílio Brasil e ao Auxílio Gás e a redução de alíquotas de tributos sobre combustíveis. Há também medidas sobre questões estruturais do governo, como a reestruturação de órgãos da Presidência da República e da Esplanada dos Ministérios.

Publicadas entre janeiro e março deste ano, as MPs editadas por Lula ainda preveem uma pequena folga até o fim da validade. Todas têm vencimento entre abril e maio deste ano, meses em que as matérias completam 60 dias desde a publicação. O período pode ser prorrogado por mais 60 dias, o que dá ao Congresso mais tempo para resolver o impasse sobre o rito de apreciação das MPs.

Metrópoles 

AO VIVO: Fim dos tempos ou recomeço? O milagre da Fé ainda está vivo? (veja o vídeo)

 Sábado, 08 de Abril de 2023

O Jornal da Noite desta sexta-feira santa (7), véspera de Páscoa, vai abordar a fé cristã e, por consequência a fé do homem em um Deus ou em um ser supremo, onipresente e onipotente que move montanhas e dá a sentido à vida de cada habitante deste planetinha azul perdido no universo infinito.

Afinal, neste Brasil onde os cristãos são a esmagadora maioria, nada melhor do que a semana da paixão de Cristo para buscarmos entender – Como vai a fé de cada um?

Vivemos momentos de extrema turbulência e divisões, não só por aqui, mas em todo mundo.

Há disputas políticas e territoriais, divisões ideológicas, ameaças, invasões, violência desenfreada… Guerra e assassinatos.

Estaríamos diante do fim dos tempos ou vivendo, forçadamente, a necessidade de um grande recomeço?

Ao longo do programa, vamos apresentar uma espetacular coletânea de arte sacra, em obras criadas pelo nosso comentarista e artista plástico, Marco Angeli.

O convidado, especialíssimo, é um homem de 61 anos, pai, avô e que construiu uma carreira de grande sucesso, mas que após uma tragédia pessoal, ao perder a amada esposa, despertou para o sacerdócio, aprofundando-se no estudo da fé.

Confira, ao vivo, clicando no vídeo abaixo ou acessando qualquer uma de nossas plataformas.

Motorista embriagado e sem CNH fura blitz da Lei Seca, quase atropela PM e acaba preso em Natal

Sábado, 08 de Abril de 2023

Foto: Divulgação/CPRE

Na noite desta última sexta-feira (7) e início da madrugada deste de domingo (8), a Seção Lei Seca do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) realizou uma operação com o objetivo de coibir a condução de veículos por pessoas sob efeito de álcool. A ação ocorreu nas zonas sul e leste de Natal.

Durante uma blitz na Avenida Nascimento de Castro, no bairro Morro Branco, quatro condutores foram autuados por estarem sob efeito de bebida alcoólica.

Já em um ponto de bloqueio na Avenida 9, no bairro Alecrim, o condutor de um automóvel, ao perceber a presença policial, realizou manobra evasiva pela contramão e tentou fugir. O motorista foi interceptado após perseguição com o apoio de motocicletas do Esquadrão Águia da Polícia Militar.

No interior do veículo, foram encontradas diversas garrafas de bebida alcoólica. O condutor, que não possuía habilitação, se recusou a realizar o teste de alcoolemia, mas diante do visível estado de embriaguez, foi confeccionado um termo de constatação.

Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde foi autuado pelos crimes de direção perigosa, embriaguez ao volante, desobediência e dirigir sem carteira de habilitação, gerando perigo de dano. O veículo, cujo licenciamento estava em atraso, foi removido ao depósito.

Novo Notícias

Jovem de 19 anos é morta a tiros no bairro Planalto; Família diz que ela recebia ameaças de um ex-namorado

Sábado, 08 de Abril de 2023

Foto: reprodução

Uma jovem de 19 anos foi morta a tiros na madrugada deste sábado (8), no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. A vítima foi identificada como Renata Dantas dos Santos. A suspeita é de feminicídio.

Renata trabalhava em uma pizzaria no Bairro Nordeste e estava voltando para casa por volta de 1h, quando foi surpreendida por dois homens em uma moto, na Rua João Hélio, no Planalto. A jovem foi atingida por pelo menos dois disparos de arma de fogo.

Familiares da vítima informaram aos policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar que ela tinha um relacionamento até dezembro do ano passado, e que ele não teria se conformado com o término. Ainda segundo a família, Renata vinha recebendo ameaças do ex-namorado.

“Ela namorava um rapaz por volta de 6 anos. Em dezembro do ano passado, decidiu que não queria mais, e foi continuar a vida dela. Muito nova, muito sonhadora, trabalhava muito, queria comprar uma casinha pra ela. A gente acredita que foi um feminicídio, sim”, contou uma familiar.

“A gente tem que pedir forças a Deus para continuar. Não é fácil uma menina de 19 anos ter perdido sua vida assim, sem motivos (…) A gente só pede justiça pela vida dela. Que não fique impune. A gente vê tantos casos impunes, e isso não pode continuar”, completou.

g1-RN

Foragido da justiça tenta enganar policiais e é preso em Natal

Sábado, 08 de Abril de 2023

Foto: reprodução

Uma situação curiosa ocorreu durante a Operação Semana Santa realizada pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte neste sábado (08). Um homem foi preso durante uma barreira policial montada pela instituição. As autoridades constataram que Marcos Antônio da Silva tinha um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara do Tribunal do Júri da Cidade de João Pessoa, pelo crime de homicídio.

De acordo com a PM, verificou-se que o documento era falso. Na verdade, o homem era Marcos Rossini da Silva, irmão do indivíduo com mandado de prisão. Marcos Rossini, então, foi preso em flagrante por falsidade ideológica por apresentar documentos adulterados. No entanto, a delegacia verificou que ele também possuía um mandado de prisão em aberto. Diante disso, Marcos Rossini da Silva foi preso novamente.

Tribuna do Norte

RedeTV! confirma o rompimento do contrato com o apresentador Sikêra Jr.

Sábado, 08 de Abril de 2023

Foto: Reprodução/RedeTV!

RedeTV decidiu encerrar o contrato com o apresentador Sikera Júnior, de 56 anos, que comandava o programa Alerta Nacional. A emissora confirmou ter cortado o vínculo também com a produtora TV A Crítica, que criou o programa.

“A RedeTV! confirma o término do contrato com Sikêra Jr e com a TV A Crítica, geradora do Alerta Nacional, para a transmissão do formato em rede nacional”, informou o comunicado.

Alerta Nacional deve continuar no ar até o dia 28 deste mês, uma sexta-feira. Até o momento, Sikera Júnior não se pronunciou sobre o desligamento. Mas, em seu perfil em uma rede social, compartilhou um banner do programa escrito: “O melhor elenco do Brasil está aqui no Alerta Nacional”.

Sikêra foi contratado pela RedeTV em dezembro de 2019 e a validade original do acordo terminou em 16 de dezembro.

RedeTV! negociou um novo contrato, mas desistiu. A emissora havia acertado com Sikêra e a TV A Crítica (dona do passe dele) um aditivo esticando o acordo das partes até dezembro de 2027. A direção da TV de Manaus assinou e mandou para São Paulo, mas a RedeTV! não assinou.

Afetou a “reputação”

A emissora de Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho alega que Sikêra atingiu a reputação da casa com seus discursos homofóbicos e extremistas, e que até “os anunciantes” pediram sua saída.

Também acusou o apresentador de trazer problemas judiciais para a empresa, como investigações do Ministério Público causadas por seus discursos.

Só que os representantes do apresentador têm outra interpretação.

Guerra no tribunal

Rannieri Lopes, advogado de Sikêra, notificou extrajudicialmente os donos da RedeTV na quinta-feira (06), informando que, com ou sem assinatura, há provas da negociação entre as partes para o prolongamento do contrato.

De forma que, caso queiram mesmo demitir seu cliente, terão de pagar a multa na íntegra: R$ 17 milhões.

Já a RedeTV considera que não precisará pagar a multa. Enfim, o caso certamente vai parar nos tribunais.

Com informações de Metrópoles e Ricardo Feltrin-UOL

Desemprego atinge 26% dos jovens potiguares de 18 a 24 anos

Sábado, 08 de Abril de 2023

Foto: Sergio Lima/Poder 360

A busca por uma oportunidade no mercado de trabalho requer sempre paciência e muita persistência, mas se o candidato que pleiteia uma vaga no Rio Grande do Norte tiver entre 18 e 24 anos, a busca se torna ainda mais complicada. É que de acordo com os dados da mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a taxa média de desemprego para essa parcela ficou em 26,6% em 2022, enquanto para o conjunto de trabalhadores em geral, a taxa ficou em 10,8%. Os números referentes a 2022 excluem os meses de janeiro a março.

Segundo o IBGE, em razão da pandemia de covid-19, a coleta de dados no RN foi interrompida após o primeiro trimestre de 2020 e retomada apenas no segundo trimestre do ano passado. Os resultados do Estado em 2022 ficaram acima da média nacional, cuja taxa de desemprego entre os jovens ficou em 19,2%. Considerando apenas os números locais, o índice no último ano ficou acima da registrada nos 12 meses de 2012 e 2013 (com percentuais em 21,7% e 21,2%, respectivamente – este último percentual é considerado a mínima histórica para o RN no âmbito da Pnad).

Já em 2020, a Pnad Contínua contabilizou dados apenas do primeiro trimestre. Os registros para o recorte dos 18 aos 24 anos ficaram em 35,4%. A falta de experiência é o principal entrave para que os jovens conquistem uma vaga no mercado de trabalho.

Números (Fonte: IBGE)

19,2%
Taxa média do desemprego entre jovens no Brasil

26,6%
Taxa média do desemprego entre jovens no RN

Tribuna do Norte

Governo Lula negocia retomada de financiamento a sindicatos

Sábado, 08 de Abril de 2023

Foto: Clayton de Souza/Estadão Conteúdo

O Ministério do Trabalho discute com as centrais sindicais um modelo para retomar o financiamento de sindicatos, extinto após a reforma trabalhista de Michel Temer (MDB).

A ideia é que seja implementada uma “taxa negocial” aprovada por assembleias juntamente com a pauta de reivindicações a ser negociada com os sindicatos patronais.

Trata-se de um modelo distinto do que vigorava até a reforma trabalhista, quando todos os trabalhadores pagavam obrigatoriamente um imposto sem necessariamente aprová-lo, saber seu destino e a pauta de reivindicações a ser negociada.

Desesperada, CNN Brasil tenta renegociar até o "aluguel"

Sábado, 08 de Abril de 2023

Desorientada, a CNN Brasil bate cabeça tentando achar um caminho entre equilíbrio financeiro e a busca da audiência perdida. 

De início, a emissora tenta reduzir o valor de R$ 60 milhões por ano pelo uso da marca ‘CNN’. 

O contrato dos direitos da marca CNN no Brasil tem vigência de 15 anos e uma alta multa se for antecipado o seu fim. Ainda, segundo pessoas próximas ao negócio, dentro da CNN Brasil já avaliam diversos cenários inclusive a possibilidade de rescisão com a gigante americana.

Desde outubro de 2022, o cargo da presidência da CNN Brasil é ocupado por João Camargo, empresário conhecido no ramo de comunicação, chairman da Rádio Disney e acionista das rádios Alpha, BandNews FM, Nativa e 89 FM. Além de CEO do grupo Esfera Brasil. Porém, o proprietário é o empresário mineiro, Rubens Menin.

A difícil missão do executivo na CNN é baratear os custos da operação e aumentar o faturamento. No ano passado, a CNN Brasil amargou um déficit de R$ 160 milhões e teve que dispensar 120 profissionais – um desastre total.

Até o aluguel da suntuosa sede da emissora na Av. Paulista terá de ser renegociado.

"A CNN operava com 42% de custo administrativo. Não faz sentido o núcleo do negócio ter somente 58% do investimento. Em uma construtora a relação é de 6% em administrativo e 94% no núcleo. Espero chegar a pelo menos 85% do nosso custo investido no core, que é o jornalismo", explicou Camargo.

Falta de aviso não foi, o dono da CNN Brasil, Rubens Menin, teve a chance de se livrar do canal de notícias, mas optou em não aceitar a proposta.

A situação foi no ano passado, quando o sócio minoritário, Douglas Tavolaro, tentou comprar suas cotas da empresa.

Hoje, o empresário enfrenta uma crise na emissora, com mudança de gestão, cortes de gastos e demissões em massa. 

Fonte: Jornal da Cidade Online

Pacheco irá à China com Lula; Arthur Lira não

Sábado, 08 de Abril de 2023

Foto: Sergio Lima/Poder 360

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao lado de quase 40 congressistas, na viagem à China.

O chefe da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi convidado, mas não irá. Lira terá compromissos no Brasil e deve se concentrar na análise da nova regra fiscal e na tramitação das medidas provisórias.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prometeu enviar o projeto do novo teto de gastos ao Congresso na próxima semana. O dia ainda não foi definido, mas há expectativa de que será na terça-feira (11).

Poder 360

A Esquerda, a Globo, o deputado aloprado e a insana busca de um culpado para tentar justificar as teses esdrúxulas que defendem

 Sábado, 08 de Abril de 2023

O ministro dos direitos dos manos culpou as armas de fogo, sendo que o assassino usou um machado.

A jornalista da Globo culpou o racismo, sendo que as vítimas eram brancas.

Outro jornalista da mesma emissora culpou o homeschooling, sendo que tudo aconteceu dentro de uma escola.

O deputado culpou o bolsonarismo, sendo que se fosse pelos bolsonaristas o assassino jamais teria saído da cadeia, assassino esse que só cometeu tal atrocidade, por conta das políticas de desencarceramento defendidas por todos os citados acima!

Luiz Camargo.

Fonte: Jornal da Cidade Online

A maior "surra" que Randolfe já levou (veja o vídeo)

Sábado, 08 de Abril de 2023

O ex-ministro do Desenvolvimento Regional de Jair Bolsonaro e atual senador da República, Rogério Marinho (PL/RN), jantou o colega de legislatura, senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), em participação na CNN Brasil, na terça-feira (4).

O debate, ao vivo, mediado pela jornalista Basília Rodrigues tinha como tema central os primeiros 100 dias do atual ‘desgoverno do ex-presidiário Lula’.

Em sua fala inicial, o líder do governo do molusco preferiu reclamar e responsabilizar o ex-presidente Jair Bolsonaro pela atual taxa Selic praticada pelo Banco Central, com juros de 13,75% ao ano.

Randolfe, entretanto, cometeu um erro, ao afirmar que essa seria ‘a maior taxa da história’.

Eis a resposta:

"Eu convido o senador a estudar a historia econômica do país. O presidente Lula, no primeiro mandato, inclusive quando chegou ao governo, através do ministro (Henrique) Meirelles, aumentou a taxa de juros para mais de 26% ao ano. E antes disso, senador Randolfe, essa taxa de juros, na época do descontrole do gasto excessivo e irresponsável que o governo de vossa excelência pretende implementar, chegou a 46% ao ano. Então é muito importante que a gente volte a consultar os livros de história”.

A cara do senador ‘DPVAT’ enquanto era obrigado a assistir a ‘aula’, é impagável.

Para não deixar margem para dúvidas, este print da página oficial do Banco Central comprova o que disse Marinho. Confira o ano e a taxa Selic de janeiro a maio de 2003, quando o sindicalista ocupava o Palácio do Planalto:

Foi um atropelo!

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Polícia encontra 27 kg de crack escondidos em tanque de combustível de carro

Sábado, 08 de Abril de 2023


Os agentes da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal contaram com a ajuda de um cão farejador para encontrar os entorpecentes. O motorista teria saído do Mato Grosso, com destino ao Ceará.

Mais de 27 kg de crack foram encontrados escondidos no tanque de combustíveis de um carro na cidade de Crato, na região do Cariri cearense. O motorista do veículo foi preso. A apreensão aconteceu nesta quarta-feira (5).

A prisão foi feita pela Polícia Civil, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal para fazer a apreensão. O veículo onde a droga estava escondida foi interceptado enquanto trafegava a CE-122.

Com ajuda de um cão farejador, os policiais encontraram a droga dividida em 26 tabletes. O material estava no tanque de combustível, na parte da carroceria do veículo.

O motorista, de 57 anos, teria saído de Mato Grosso, com destino ao Ceará. Ele recebeu voz de prisão e foi levado à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foi autuado por tráfico interestadual de drogas.

Fonte: GCMais

“Quem manda aí sou eu”, diz Lula sobre política de preços da Petrobras

Sábado, 08 de Abril de 2023


Após o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, sugerir mudanças na política de preços praticada pela Petrobras, Lula deixou claro que é ele quem manda na estatal. Em entrevista à GloboNews, Silveira propôs adotar diretrizes baseadas no mercado interno, em vez do exterior, como ocorre atualmente.

No entanto, ao comentar a fala do ministro, Lula afirmou que a política de preços da Petrobras só será discutida quando ele convocar o governo para tal. Durante um café da manhã com jornalistas, o petista declarou que mudanças serão feitas com critério, pois durante a campanha ele prometeu “abrasileirar” o preço da gasolina e do óleo diesel, para que o Brasil não fique submetido ao Preço de Paridade de Importação (PPI).

As discussões sobre a política de preços da Petrobras continuam em pauta, mas Lula deixa claro que é ele quem decide quando e como as mudanças serão feitas.

(Hora Brasília)

Brasil é destaque na gestão da pobreza durante a pandemia na América Latina

Sábado, 08 de Abril de 2023


De acordo com um relatório divulgado pelo Banco Mundial, o Brasil teve uma melhor gestão da pobreza durante a pandemia da Covid-19 em comparação com outros países da América Latina e Caribe.

Enquanto a maioria dos países da região teve um retrocesso de uma década no combate à pobreza durante o período da pandemia, os dados do relatório mostram que o Brasil teve uma redução da pobreza em relação aos anos anteriores.

O apoio do governo federal, incluindo o pagamento do auxílio emergencial para os mais elegíveis à pandemia, foi apontado como um fator importante para impedir que muitas pessoas cruzassem o limiar para a pobreza.

Segundo os dados do relatório, a proporção de pessoas na América Latina com menos de US$ 6,85 por dia era de 29,7% em 2019. Em 2020, o primeiro ano da pandemia, subiu para 34,4%, mas caiu para 31% em 2022.

Quando o Brasil é incluído nos cálculos, a proporção é menor em todos os anos analisados: 28,4% em 2019; 28,6% em 2020; 31% em 2021; e 28,8% em 2022.

Além disso, a proporção de pessoas na classe média é maior na região quando os dados do Brasil são considerados. Em 2022, consumo 37,6%, segundo projeção do Banco Mundial, enquanto sem o Brasil, cai para 34,6%.

(Folha do Estado)

Lula já experimenta traição de aliados e pressão de "amigos"... Não vai suportar

Sábado, 08 de Abril de 2023

Quem disse que vida de presidente é fácil?

Ainda mais quando não se tem o Congresso a seu favor, não é mesmo?

Assim, o ex-presidiário Lula (PT), que conseguiu aprovar a PEC do Rombo, romper o teto de gastos da União e "mandar pro espaço" a responsabilidade fiscal graças aos integrantes do antigo Parlamento; começa a perceber que o chefe do Planalto não administra o país sozinho.

O PSOL, sigla do deputado federal Guilherme Boulos, que foi flagrado recentemente falando mal do petista junto com o apresentador de TV, José Luis Datena, protocolou na Câmara, nesta quarta-feira (5), um projeto de lei que pretende diminuir o poder do presidente para nomear reitores das universidades federais.

Atualmente, o presidente do país recebe uma lista tríplice com três nomes e pode escolher qualquer um para administrar a instituição federal. Acontece que a comunidade acadêmica, formada por entidades de esquerda, sindicatos e outras parafernálias, quer obrigar o chefe do Executivo a nomear o mais votado em eleição interna e acabar de vez com a lista tríplice.

Ao todo, 11 deputados do PSOL e um da Rede, Túlio Gadelha, assinaram o texto.

Além desse pepino aí, Lula também terá que "descascar outro abacaxi". Desta vez, aliados fazem pressão nos bastidores para que ele não indique o advogado Cristiano Zanin, que atuou na defesa dele no âmbito da Operação Lava Jato, para a cadeira de Ricardo Lewandowski que fica vaga na semana que vem.

O ex-presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que é atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça da casa, um órgão extremamente importante para aprovar as pautas do governo, tenta convencer Lula a esquecer Zanin e apontar o corregedor do CNJ e integrante do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, para a vaga.

Alcolumbre, que segurou o quanto pôde a sabatina do pastor evangélico e ex-AGU, André Mendonça, no Senado, já deu mostras do que é capaz. Mas, além disso, ganhou um aliado de peso: Alexandre de Moraes, que é o atual presidente do TSE e fez fama nos últimos quatro anos perseguindo autoridades e políticos de direita e instaurando processos à revelia do Ministério Público.

Moraes tem lá seus motivos. Não quer perder o status de ministro mais "poderoso" do STF. Porém, isso não é tudo: Lula já ouviu os apelos de Ricardo Lewandowski para que coloque o seu "afilhado", Manoel Carlos de Almeida Neto, na corte e até o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, deu a sua opinião e disse que, se fosse ele, optaria pelo nome de Salomão.

Atordoado com o bombardeamento de mensagens, Lula já mandou avisar aos "marinheiros", que não tem pressa de indicar o próximo ministro.

Agora sim, o ex-condenado da Lava Jato está sentindo na pele a forte pressão que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vivenciou quando governava o país.

Lula não irá suportar.

Vai cair embriagado.

Sebastião Teodoro.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Mera coincidência... Lula volta ao poder e Odebrecht consegue contrato bilionário em Angola

Sábado, 08 de Abril de 2023

A construtora Odebrecht conseguiu uma nova obra em Angola.

O ex-presidiário Lula (PT) retornou ao poder e coincidentemente a Odebrecht  acaba de abocanhar um contrato bilionário para a construção de uma ferrovia em Angola.

Mera coincidência, mas que causa calafrios.

Isso mesmo! A Odebrecht, empreiteira que devolveu R$ 2,72 bilhões aos cofres públicos, está voltando em "grande estilo" a ter contratos bilionários.

De acordo com decreto do presidente angolano, João Lourenço, o novo contrato é de pouco mais de US$ 1 bilhão. Ou seja: cerca de R$ 5 bilhões, na cotação atual.

No passado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) do Brasil emprestou dinheiro para construção de obras lideradas pela Odebrecht e outras construtoras em Angola.

Na esteira do Petrolão, o maior escândalo de corrupção da história da humanidade, os executivos dessas mesmas empresas assinaram acordos de deleção premiada confessando crimes que desviaram bilhões dos cofres públicos, por meio de propinas a políticos e partidos como o PT.

Fonte: Jornal da Cidade Online

O medo: A sociedade brasileira vive assim...

 Sábado, 08 de Abril de 2023

Ao saber da chacina ocorrida em Blumenau pensei naquela constatação proporcionada pela História: as sociedades dominadas por algum processo revolucionário foram, antes, submetidas pelo medo. Coagidas por ele, pelo terror, abrigaram-se sob seus algozes. Vale para cidadãos em relação ao Estado e vale para os moradores de áreas dominadas pelo tráfico em relação às respectivas facções criminosas.

A sociedade brasileira vive assim. A criminalidade atormenta nosso cotidiano. Bandidos, quando por azar são presos e levados à audiência de custódia, retornam dali para sua tenebrosa faina.

Em muitos casos, nem a lei permite prendê-los porque protege melhor os fora-da-lei do que zela pelos cidadãos de bem.

Estes, além de tungados pelo crime e achacados pelo Estado (vem aí mais um aumento de impostos), são vítimas de um tratamento discriminatório por parte dos intelectuais de foice, martelo e estrela, que o veem como causa de todos os males.

Os meios de comunicação fazem coro ao coitadismo do bandido-padrão da retórica hoje oficial no país: o “menino” que rouba um celular e “apanha da polícia”.

A polícia é maltratada nas manchetes.

A situação, de tão recorrente, se tornou típica. Criminosos recebem polícia à bala. Após violenta troca de tiros, morrem dois policiais e dez bandidos. Pronto! As manchetes destacarão a injustiça do placar!

Ora, bandido que atira contra a polícia só é visto como vítima por quem é tão bandido quanto ele.

O Brasil é o único país do mundo onde os réus só cumprem pena de prisão após “trânsito em julgado da sentença condenatória”.

E os processos podem ser postergados até a prescrição. Por que? Porque o Congresso Nacional, em sucessivas legislaturas, incorpora em seu plenário congressistas com problemas na Justiça em número suficiente para barrar iniciativas que revertam qualquer dessas aberrações.

Então, desarma-se a vítima. Propõe-se o desarmamento das polícias, sua desmilitarização e normas para inibir sua atuação.

Propõem-se, insistentemente, políticas de desencarceramento e de liberação das drogas.

O ambiente cultural romantiza a vida criminosa, rompem-se os laços familiares e, nas famílias (como nas escolas), os códigos de boa conduta.

Ensina-se nas faculdades de Direito que o bandido é potencialmente bom, a sociedade objetivamente má e sua justiça, vingativa. Apaga-se na vida social a simples menção a Deus.

O medo prospera. Quando o terror se instala, os fracos clamam pelo Estado, vocacionado para a omissão e a leniência. E fecha-se o cerco. Pense comigo: quais os crimes que hoje, no Brasil, suscitam a mais obstinada e célere persecução penal judicial, sem contraditório, ampla defesa e devido processo? Pois é... São os voláteis e subjetivos crimes de opinião, típicos dos regimes revolucionários. Ou não?

Foto de Percival Puggina

Percival Puggina

Membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

Sob as bênçãos de Lula, Lewandowski deixa o STF, mas já tem novo emprego

Sábado, 08 de Abril de 2023


Um novo emprego já está garantido.

Ele deve presidir o Conselho Jurídico da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que a entidade acaba de criar.

O presidente da CNI, Robson Andrade, disse que Lewandowski vai atuar como consultor e que o novo departamento debaterá temas como leis trabalhistas, reforma tributária, política industrial e também poderá mover ações no STF, além de divulgar anualmente sua posição sobre diversos assuntos.

Lula foi consultado por Andrade sobre o que achava da nova contratação e deu "a benção final".

Fonte: Jornal da Cidade Online

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643