martins em pauta

sábado, 22 de julho de 2023

Decreto pelo "fim" das Escolas Cívico-Militares é publicado e deputado Zucco já inicia forte reação (veja o vídeo)

 Sábado, 22 de Julho de 2023

O governo publicou na edição desta sexta-feira (21) do Diário Oficial da União o decreto que revoga o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares.

O texto prevê que o plano de transição para encerramento das atividades será estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) no prazo de 30 dias. O planejamento será discutido com estados e municípios. 

Na semana passada, o ministério enviou um ofício aos secretários de Educação informando que o programa iria acabar, mas que haveria uma transição cuidadosa das atividades para não comprometer o cotidiano das escolas.

O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares era uma das principais bandeiras do governo de Jair Bolsonaro para a educação. Executado em parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa, por meio dele, militares atuam na gestão escolar e na educacional. 

O programa tinha a participação de militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares. 

Inúmeros parlamentares e governadores já se levantaram contra a ação do PT. Para a maioria dos opositores o plano do governo é "absurdo".

Um dos parlamentares que está na frente dessa batalha é o deputado federal Tenente-coronel Zucco.

Nesta sexta-feira (21), em suas redes sociais, ele publicou um encontro com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, justamente mostrando o trabalho para não deixar a ideia do PT avançar.

"Entregamos ao governador do RS, Eduardo Leite, um ofício com assinaturas de autoridades e da comunidade em apoio as Escolas Cívico-Militares. O Governador reforçou que manterá as escolas do modelo estadual (Lei de autoria do Deputado Federal Zucco)", escreveu o parlamentar.

Confira:

Certamente, isso é só o início de uma forte reação contra a ação do PT.

VÍDEO: PM prende foragido com moto roubada; indivíduo havia rompido tornozeleira após passar por audiência de custódia

Sábado, 22 de Julho de 2023

A Polícia Militar prendeu um homem na tarde de sexta-feira (21) que estava com uma moto roubada na noite, no bairro Bela Parnamirim, em Parnamirim. O veículo havia sido roubado na noite anterior, no bairro de Rosa dos Ventos.

Além de ter sido reconhecido pela vítima como autor do roubo na delegacia, lá também foi constatado que ele era foragido e havia rompido a tornozeleira eletrônica.

Ele já havia sido detido duas vezes, por roubo e tráfico de drogas. A última prisão havia sido realizada há um mês.

O Capitão Moisés do 3º BPM dá detalhes da ocorrência no vídeo.

 

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Policiais Militares que trabalham na linha de frente, merecem e precisam de um recesso a cada seis meses. A atividade é de altíssimo risco físico e psicológico. Piso salarial também deveria estar em pauta no Congresso Nacional.

  2. Pense numa tia boa, essa tal de Custódia. Fez cara de menino triste e arrependido, ela perdoa, abraça e beija.

Ministério Público pede quebra de sigilo e remoção do perfil de Jean Wyllys no Twitter

Sábado, 22 de Julho de 2023

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) pediu à Justiça a quebra de sigilo de dados e a remoção do perfil de Jean Wyllys no Twitter. A medida vem após declarações dele contra o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB).

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Xandão ou Dino deveriam por justiça, fazer com esse elemento da mesma forma que faz com outras. Mas…..

VÍDEO: Homem morre e fica pendurado após tentar roubar fiação em poste na Av. Antônio Basílio

Sábado, 23 de Julho de 2023

Foto: reprodução

Um homem morreu nas primeiras horas da manhã deste sábado (22), vítima de uma descarga elétrica. Ele tentava furtar fios de um poste na avenida Antônio Basílio, quando sofreu o choque.

Segundo informações do repórter Jeferson Nascimento, do SOS Policial, o homem ainda não identificado chegou a ficar “grudado” no poste. A Cosern precisou desligar a energia da região para removerem o corpo.

Populares explicaram que o homem era morador de rua e usuário de drogas. Em Natal, é difícil encontrar uma rua que não tenha fios pendurados, resultados da ação de bandidos.

96 FM Natal


NEM-NEM: 36% dos jovens brasileiros com idade entre 18 e 24 anos não estudam e estão sem trabalho

Sábado, 22 de Julho de 2023

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O Brasil é o segundo país, de um total de 37 analisados, com maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não estudam e não trabalham, os chamados ‘nem-nem’. O país fica atrás apenas da África do Sul.

Na faixa etária considerada no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 36% dos jovens brasileiros não estudam e estão sem trabalho.

“Isso os deixa particularmente em risco de distanciamento de longo prazo do mercado de trabalho”, alerta o relatório Education at a Glance, de 2022, que avaliou a educação em 34 dos 28 países-membros da OCDE, além do Brasil, da África do Sul e da Argentina.

Os motivos e a quantidade de jovens que estavam sem estudar e sem trabalhar variam conforme a renda familiar, mas se encontram nessa condição principalmente os mais pobres.

“A situação dos jovens que não estudam, não trabalham e nem procuram trabalho tem relação com a origem socioeconômica. É comum entre os jovens de famílias mais pobres. A maioria são jovens mulheres, que tiveram que deixar de estudar e não trabalhavam para poder exercer tarefas domésticas, criar filhos ou cuidar de idosos ou outros familiares, reforçando esse valioso trabalho, que não é reconhecido como deveria. Nas famílias mais ricas, nessa condição estão jovens de faixa etária mais baixa, geralmente no momento em que estão se preparando para a faculdade”, afirma a socióloga Camila Ikuta, técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Mais dados

Diagnóstico feito pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego revelou que, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados, o que corresponde a 55% das pessoas nessa situação no país, que, no total, chegam a 9,4 milhões.

Entre os jovens desocupados, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos. Aqueles que nem trabalham nem estudam – os chamados nem-nem – somam 7,1 milhões, sendo que 60% são mulheres, a maioria com filhos pequenos, e 68% são pretos e pardos.

Com informações de Agência Brasil

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Esses governos de esquerda só querem saber de distribuir bolsa miséria, a conta chegou. Trabalhar e estudar ninguém quer. Uma geração inteira perdida vivendo de bolsa miséria.

Ministério Público pede arquivamento de ação de Maria do Rosário contra Bolsonaro

Sábado, 22 de Julho de 2023

Foto: Givaldo Barbosa

O Ministério Público do Distrito Federal pediu que a Justiça arquive uma ação em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é réu por injúria contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).

Em 2014, o ex-presidente afirmou que Maria do Rosário não merecia ser estuprada porque, segundo ele, ela era “muito feia” e porque ela “não faz” seu “tipo”. Os dois eram colegas na Câmara dos Deputados.

Em manifestação enviada à Justiça, a promotora Ana Paula Marimon declarou que o caso preescreveu e que não há mais prazo para punir Bolsonaro.

O processo foi enviado para manifestação do Ministério Público no dia 28 de junho. No entanto, o crime já estava prescrito desde o dia 21 de junho, segundo o órgão. O arquivamento ainda precisa de homologação por parte da Justiça.

“Da análise acurada dos autos, nota-se que não é mais possível o exercício do jus puniendi por parte do Estado, diante da prescrição da pretensão punitiva”, diz a manifestação.

A ação foi aberta em junho de 2016, quando a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) recebeu denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República contra Bolsonaro. A acusação foi apresentada em dezembro de 2014, sob o argumento de que o então deputado “instigou, com suas palavras, que um homem pode estuprar uma mulher que escolha e que ele entenda ser merecedora do estupro”.

A ação foi suspensa quando ele assumiu a Presidência, em 2019. A Constituição impede que o presidente da República, no exercício do mandato, seja processado por atos anteriores ao cargo.

Em junho, o Supremo encaminhou o processo para ser retomado na Justiça do Distrito Federal. Na decisão, o ministro Dias Toffoli atendeu o pedido da Procuradoria-Geral e declarou que o STF não tinha mais competência para analisar o caso.

Folhapress

OUSADIA: Bandidos furtam carro do Comandante do CPRE do RN

Sábado, 22 de Julho de 2023

Foto: PM/Assecom – Sd Ricardo

Criminosos furtaram o veículo do Comandante do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Castelo Branco, uma caminhonete L200 Triton.

O crime aconteceu na noite desta sexta-feira (21), por volta das 20h na Avenida Ayrton Senna, em Parnamirim, em frente ao anexo esportivo de uma escola da região.

De acordo com as informações repassadas pelo Coronel Castelo Branco, os criminosos agiram quebrando o vidro lateral do veículo e realizando uma ligação direta para efetuar o furto.

O Comandante informou ainda que o caso foi imediatamente registrado pelas autoridades competentes, estando já cadastrado nos sistemas da Polícia Militar, Polícia Civil e do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), mas até o momento, o veículo ainda não foi recuperado, e nenhum suspeito foi detido.

Portal da Tropical

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Os amiguinhos do presidente estavam só precisando de um carro pra roubar e conseguir um prato de comida. Pra esses não tem pena. Só pra quem chama ministros de CorruPTo.

MP faz acordo com homem que filmou partes íntimas de jovem em shopping; ‘Minha dignidade vale R$ 5 mil’, diz vítima

Sábado, 22 de Julho de 2023

Foto: reprodução

Rian Gomes Dantas, que foi preso em flagrante por filmar partes íntimas de uma mulher em um shopping na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, no início do mês passado, fez um acordo de não persecução penal com o Ministério Público do Rio de Janeiro nesta semana.

Com a decisão, Rian não é processado e fica com a ficha limpa. A vítima de 24 anos que flagrou Rian fazendo a gravação enquanto caminhava pelos corredores do estabelecimento diz que está frustrada com a conclusão do caso e diz que os traumas daquele dia continuam em sua vida.

— Estou me sentindo muito frustrada, parece que minha dignidade vale R$ 5 mil. Fico com aquele medo de que “eles podem fazer o que quiser com a gente, e não vai dar em nada”. Porque o que ele fez foi apagado da ficha de antecedentes, mas da minha vida não, o trauma continua — desabafa ela.

Nas cláusulas do acordo, foi definido que Rian deve pagar R$ 5.280 para a vítima como reparação pelos danos morais. Ele também perdeu a câmera que usou na filmagem e foi apreendida no flagrante.

Além disso, ele ficou proibido de se aproximar da vítima ou fazer qualquer tipo de comunicação com ela durante dois anos, sob pena de responder por crime de desobediência e responsabilidade civil. A decisão ainda será homologada pelo juízo da 17ª Vara Criminal da Capital.

O caso

A jovem, que prefere não ser identificada, estava a caminho da bilheteria do cinema no dia 3 de junho, quando o namorado, que a acompanhava, percebeu que eles estavam sendo seguidos. O jovem notou que o homem, em atitude suspeita, mantinha uma das mãos no bolso de um casaco e decidiu abordá-lo. Nesse momento, a câmera que o suspeito carregava caiu no chão. Imediatamente o casal pediu ajuda aos seguranças do shopping, que aconselharam chamar a Polícia Militar. Toda a ação foi filmada pela câmera do próprio suspeito.

Segundo ela, Rian filmou mais de dez mulheres na mesma situação. Ela teve acesso à câmera utilizada pelo homem no momento do flagrante.

— Só o meu vídeo tinha oito minutos. Ele me perseguiu durante todo esse tempo me filmando de forma humilhante. E conforme passei para o lado, eu vi os outros vídeos. Havia várias outras mulheres na mesma situação — contou a jovem na época.

Rian Gomes Dantas, dono de uma empresa de produção de vídeos, foi preso em flagrante por crime de importunação sexual. Ele foi liberado em audiência de custódia dois dias depois por ser réu primário e exercer trabalho lícito.

O Globo, por Roberta de Souza

Raio cai duas vezes no mesmo lugar na Suíça e atinge policiais que socorriam vítimas atingidas pouco antes

Sábado, 22 de Julho de 2023

Foto: Nicolas Tucat/AFP

Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar? na região conhecida como Cantão de Friburgo, na Suíça, não foi bem assim que aconteceu. Na manhã desta sexta-feira (21), um piloto de helicóptero e um policial estavam em missão para socorrer duas vítimas de um raio, quando acabaram também atingidos.

As informações são das autoridades suíças e foram publicadas pelo jornal The Guardian.

O primeiro raio atingiu, por volta das 8h30 da manhã, um homem de 51 anos e um adolescente de 16 que trabalhavam no campo. O mais velho teve ferimentos mais graves. Ambos receberam assistência da ambulância e do helicóptero de resgate antes de serem levados ao hospital.

Mas antes disso, durante a intervenção, um policial e o piloto do helicóptero que fez o resgate também acabaram atingidos por um raio – no mesmo lugar.

– Felizmente, eles não ficaram feridos e puderam ser atendidos no local pelo pessoal da ambulância – informou uma autoridade.

Na mesma região, uma mulher de 27 anos já havia ficado gravemente ferida recentemente após também ter sido atingida por um raio.

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES

Jovem é morta a tiros um dia antes de completar 19 anos em São Gonçalo do Amarante

Sábado, 22 de Julho de 2023

Foto: reprodução/redes sociais

Uma jovem foi morta a tiros em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, na noite desta sexta (21), um dia antes do seu aniversário de 19 anos. A vítima foi identificada como Thalia Stefanny do Nascimento Silva.

De acordo com a Polícia Militar, três homens em um carro abordaram Thalia na Rua Taxista Francisco Marques.

Os criminosos tentaram obrigar a vítima a entrar no veículo. Ela reagiu, resistiu e eles atiraram.

Ainda segundo a PM, a vítima foi atingida com pelo menos dois tiros na cabeça.

A Polícia Civil vai investigar a motivação do crime. De acordo com a PM, o homicídio tem características de execução.

Polícia Federal nega renovação e Carlos Bolsonaro fica sem porte de arma; “É cristalina a intenção do ato”, reclama o vereador do RJ

Sábado, 22 de Julho de 2023

Foto: Sergio Lima/AFP

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) criticou a Polícia Federal por indeferir o pedido de renovação de seu porte de arma. Segundo uma reportagem da TV Globo, a direção da instituição no Rio de Janeiro considerou que não foram comprovadas ameaças ou riscos ao parlamentar para justificar a concessão do porte.

A emissora afirma que Carlos teria uma pistola Glock 9 mm e entrou com o requerimento de renovação na PF no dia 4 de julho, alegando “efetiva necessidade” e integridade física ameaçada por conta de seu cargo na Câmara do Rio. Ele também mencionou ameaças por ser filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e disse que sua cabeça estaria “a prêmio”. Na negativa, a polícia declarou que a documentação apresentada pelo vereador não foi suficiente para comprovar efetiva necessidade ou riscos. Ele pode recorrer da decisão.

Após a divulgação da reportagem, Carlos compartilhou uma postagem de uma seguidora no Twitter contra a decisão da PF. O vereador negou que tenha uma Glock 9 mm e criticou o vazamento do processo de renovação do porte de arma, que corria sob sigilo. “Tudo foi redondamente orquestrado diante de mais um processo que corria sob sigilo! É cristalina a intenção do ato!”, disse, sem dar mais detalhes.

Decreto

Nesta sexta-feira, 20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que alterou a política de armas e acabou com a flexibilização feita no governo de Bolsonaro. A medida reduziu o limite de armas e munições permitidas para civis e caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) e proibiu clubes de tiro de funcionarem 24 horas por dia.


Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643