martins em pauta

sábado, 12 de abril de 2025

Moraes concede prisão domiciliar a Chiquinho Brazão e PSOL silencia

 Sábado, 12 de abril de 2025





Segundo parecer do Sistema Penal Federal, Brazão apresenta um quadro clínico complexo, que envolve doenças cardíacas, diabetes, insuficiência renal e um histórico familiar relevante. Diante da gravidade da situação, Moraes justificou a medida como uma ação de caráter humanitário. No entanto, impôs regras estritas: o deputado deverá usar tornozeleira eletrônica, está proibido de utilizar redes sociais, conceder entrevistas sem autorização judicial e manter contato com outros envolvidos no caso.

Mesmo diante da gravidade dos laudos médicos apresentados, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra a concessão da prisão domiciliar. O órgão argumenta que as doenças alegadas por Brazão são crônicas e já existiam antes da prisão, o que, na visão da PGR, não justificaria a mudança no regime de detenção.

Chiquinho Brazão está detido desde março de 2024, após ser denunciado, junto ao irmão Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), como um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco, ocorrido em 2018. A denúncia tem como base a delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, que confessou ter executado o crime.

Apesar de estar preso, o gabinete parlamentar de Brazão continua funcionando na Câmara dos Deputados, com mais de 20 assessores ativos e recebendo normalmente o salário. O processo de cassação do deputado está paralisado na Comissão de Ética da Casa, o que tem gerado críticas de diferentes setores da sociedade.

Outro nome de destaque no inquérito, o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Rivaldo Barbosa, também está preso preventivamente. A PGR tem reiterado a necessidade de sua manutenção na prisão devido à gravidade dos indícios que pesam contra ele. Um pedido recente de liberdade foi negado pelo STF.

Causa estranheza o mais completo silêncio do PSOL diante da decisão.

Fonte: Jornal da Cidade Online

URGENTE: Bolsonaro deve fazer a 6ª cirurgia após atentado

 Sábado, 12 de abril de 2025


Após sentir fortes dores abdominais, Bolsonaro foi inicialmente atendido em Santa Cruz (RN) e, em seguida, transferido de helicóptero para um hospital em Natal. Segundo sua assessoria, os médicos pretendem avaliar, por meio de intervenção cirúrgica, a extensão dos danos causados pela obstrução.

Neste sábado (12), o próprio ex-presidente confirmou, pelas redes sociais, que há grande possibilidade de ser transportado para Brasília, onde poderá passar por uma cirurgia.

“Há uma possibilidade muito grande de eu ser transportado para Brasília para continuarmos o tratamento com possível intervenção cirúrgica”, escreveu.

O senador Rogério Marinho (PL-RN), aliado próximo e líder da oposição no Senado, também declarou que Bolsonaro será levado à capital federal em uma aeronave equipada com estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel. O destino deve ser o hospital DF Star, onde Bolsonaro já foi atendido em outras ocasiões.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Militar do Exército é encontrado morto a tiros na zona rural de Macaíba

Sábado, 12 de abril de 2025

Foto: Jeferson Nascimento/TV Tropical

Um jovem de 19 anos, militar do Exército, foi morto com vários disparos de pistola 9mm na estrada das Torres, localizada na comunidade de Mangabeira, distrito de Macaíba, na Grande Natal.

Moradores da região relataram ter ouvido os tiros na noite desta sexta-feira (11). No entanto, somente por volta das 4h30 da madrugada deste sábado (12), um popular encontrou o corpo e acionou a polícia através do número 190. Os policiais também encontraram várias cápsulas de pistola nas proximidades do corpo.

A área foi isolada até a chegada das equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que deram início aos procedimentos investigativos.

Com informações de Portal da Tropical e Tribuna do Norte

Arrastão em ônibus: estudante tem arma apontada para o rosto durante assalto em Natal

Sábado, 12 de abril de 2025

Foto: reprodução/Tribuna do Norte

Uma estudante universitária identificada como Jessyca Maria foi vítima de um assalto enquanto retornava da faculdade, por volta das 12h, na sexta-feira (11). O crime aconteceu dentro de um ônibus da linha 37, que trafegava pela Avenida Caiapós, na zona sul de Natal.

Segundo relato divulgado por familiares ao Portal 96, um homem armado com um revólver e uma peixeira entrou no coletivo e anunciou o assalto. Ele teria apontado a arma para o rosto da jovem e exigido o celular, ameaçando levar sua bolsa caso ela se recusasse a entregar o aparelho.

Além de Jessyca, pelo menos outras dez pessoas também foram assaltadas. No momento da ação criminosa, havia cerca de 15 passageiros no ônibus.

Até o momento, não há informações sobre a identidade ou prisão do suspeito.


Fonte: Blog do BG


Bolsonaro teve noite tranquila e redução‬‭ do‬‭ quadro‬‭ de‬‭ distensão‬ abdominal‬‭, diz boletim médico

Sábado, 12 de abril de 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve uma noite tranquila de sono e apresentou redução do quadro de distensão abdominal, de acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital‬‭ Rio‬‭ Grande‬‭, no início da tarde deste sábado.

Bolsonaro será transferido para Brasília na tarde de hoje, visando‬‭ dar‬‭ continuidade‬‭ ao‬‭ tratamento‬‭ com‬‭ o‬‭ suporte‬‭ e‬‭ proximidade‬ de‬‭ seus‬‭ entes‬‭ queridos.

Leia a íntegra do boletim abaixo:

3º Boletim Médico Oficial – O‬‭ Hospital‬‭ Rio‬‭ Grande‬‭ informa‬‭ que‬‭ o‬‭ paciente‬‭ Jair‬‭ Messias‬‭ Bolsonaro,‬ ex-Presidente‬‭ da‬‭ República‬‭ Federativa‬‭ do‬‭ Brasil,‬‭ permanece‬‭ internado‬‭ sob‬‭ os‬ cuidados‬‭ de‬‭ nossa‬‭ equipe‬‭ multidisciplinar,‬‭ evoluindo‬‭ de‬‭ forma‬‭ estável‬‭ nas‬ últimas 24 horas.‬
O‬‭ paciente‬‭ teve‬‭ uma‬‭ noite‬‭ tranquila,‬‭ com‬‭ mais‬‭ de‬‭ oito‬‭ horas‬‭ de‬‭ sono,‬ apresentando‬‭ estabilidade‬‭ hemodinâmica,‬‭ sem‬‭ necessidade‬‭ de‬‭ suporte‬‭ com‬ aminas‬‭ vasoativas,‬‭ em‬‭ oxigenoterapia‬‭ espontânea‬‭ em‬‭ ar‬‭ ambiente,‬‭ confortável‬ e com bom padrão respiratório.‬
Segue‬‭ em‬‭ hidratação‬‭ venosa‬‭ por‬‭ meio‬‭ de‬‭ cateter‬‭ central,‬‭ em‬‭ uso‬‭ de‬ ‭nutrição‬‭ parenteral,‬‭ manutenção‬‭ da‬‭ antibioticoterapia‬‭ previamente‬‭ instituída,‬ com‬‭ sonda‬‭ nasogástrica‬‭ aberta‬‭ e‬‭ uso‬‭ regular‬‭ das‬‭ demais‬‭ medicações‬ prescritas.‬

Apresenta‬‭ excelente‬‭ estado‬‭ de‬‭ humor,‬‭ redução‬‭ do‬‭ quadro‬‭ de‬‭ distensão‬ abdominal‬‭ e‬‭ permanece‬‭ sem‬‭ necessidade‬‭ de‬‭ analgesia.‬‭ Todos‬‭ os‬‭ sinais‬‭ vitais‬ e‬‭ exames‬‭ complementares‬‭ mantêm-se‬‭ dentro‬‭ da‬‭ normalidade,‬‭ sem‬ intercorrências clínicas até o presente momento.‬

Por‬‭ decisão‬‭ pessoal‬‭ do‬‭ senhor‬‭ ex-Presidente,‬‭ em‬‭ conjunto‬‭ com‬‭ sua‬ família,‬‭ e‬‭ visando‬‭ dar‬‭ continuidade‬‭ ao‬‭ tratamento‬‭ com‬‭ o‬‭ suporte‬‭ e‬‭ proximidade‬ de‬‭ seus‬‭ entes‬‭ queridos,‬‭ está‬‭ programada‬‭ para‬‭ o‬‭ decorrer‬‭ do‬‭ dia‬‭ de‬‭ hoje‬‭ sua‬ transferência para a cidade de Brasília/DF.‬
O‬‭ paciente‬‭ permanece‬‭ sob‬‭ acompanhamento‬‭ e‬‭ assistência‬‭ integral‬‭ da‬ equipe médica e multiprofissional desta instituição.

Dr. Luiz Roberto Leite Fonseca
Diretor Técnico/Médico – Hospital Rio Grande
CRM/RN 4132 – RQE 2998

Bolsonaro vai saudar apoiadores ao deixar o hospital Rio Grande às 17h e seguirá para o aeroporto

Sábado, 12 de abril de 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro deixará o Hospital Rio Grande às 17h, pela Av. Afonso Pena, com destino ao aeroporto.

Na oportunidade, vai saudar os militantes e apoiadores presentes e agradecer pelas mensagens e orações recebidas.

Em seguida, Bolsonaro vai para Brasília, onde continuará o tratamento para se recuperar.

Flechas de índios contra policiais e deputada na baderna escancaram hipocrisia da “Justiça seletiva” (veja o vídeo)

 Sábado, 12 de abril de 2025




Mais de 6 mil indígenas, liderados pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), participaram da mobilização pela derrubada do Marco Temporal. O protesto teve o apoio de ONGs como o Fundo Brasil de Direitos Humanos, Fundo Indígena da Amazônia (Podáali), MST e do PSOL.

Indígenas romperam cercas de contenção, avançaram sobre a área de segurança do Congresso e reagiram com arcos e flechas ao enfrentamento da polícia. A confusão envolveu a Polícia Legislativa e a PM do Distrito Federal. Ainda assim, a cobertura da imprensa e a reação de autoridades tratam o episódio como uma “expressão legítima de resistência”.

A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG), uma das líderes do movimento, foi atingida por gás lacrimogêneo durante o protesto. A deputada classificou a ação policial como desproporcional e violenta, destacando que a manifestação era pacífica e que os manifestantes foram recebidos com extrema violência pelas forças que deveriam protegê-los.

Em janeiro de 2023, manifestantes conservadores também ocuparam a Esplanada — muitos sequer invadiram os prédios dos Três Poderes — e foram rotulados de “terroristas” e “golpistas”. Milhares foram presos, mantidos em celas sem julgamento, acusados de golpe de Estado. Muitos continuam detidos ou já foram condenados a até 17 anos de prisão, mesmo sem terem cometido crime algum, apenas por estarem no local errado, na hora errada, com a bandeira errada.

Se o protesto vem da esquerda, mesmo com confronto e ataque às forças de segurança, a narrativa é de “legítima luta por direitos”. Mas se vem da direita, ainda que pacífico, vira “tentativa de golpe” e crime contra a democracia.

Este episódio não é apenas um confronto entre indígenas e polícia. É o retrato escancarado da hipocrisia institucional, da manipulação ideológica e da falência de um sistema que se diz “democrático”.

Karina Michelin. Jornalista.

Veja o vídeo:

https://x.com/i/status/1910502091539226906

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643