martins em pauta

sábado, 7 de maio de 2016

Ciclista atropelado na estrada de Tibau na manhã deste sábado não resiste e morre no Hospital Tarcísio Maia

Sábado, 07 de Maio de 2016


O ciclista Elivan Lucas, natural de Santa Quitéria no estado do Ceará e residente em Mossoró RN, atropelado no início da manhã deste sábado 07 de maio, não resistiu e morreu na tarde de hoje no Hospital Regional Tarcísio Maia.

Elivan, seguia com um grupo de cilcista, pela RN 013 a caminho de Tibau, quando na altura do Assentamento Jurema, na zona rural de Mossoró, foi atropelado por um veículo automotor.

Uma Unidade de Suporte Avançado do Samu foi até o local, onde socorreu o ciclista para o Hospital Tarcísio e segundo informações ele foi entregue na unidade com estado de saúde estável.

Elivan Lucas, não resistiu a gravidade dos ferimentos, e morreu na sala de cirurgia do HRTM, no meio da tarde de hoje.

O corpo foi removido do necrotério do hospital, para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) para procedimentos de necropsia.



Fonte: Fim da Linha

Motorista morre carbonizado em grave acidente entre Caraúbas e Olho D’água do Borges

Sábado, 07 de maio de 2016


A central de operações da Polícia Militar registrou na tarde deste sábado, 07/05, um grave acidente com vítima fatal entre as cidades de Caraúbas e Olho D’água do Borges/RN. 

De acordo com as informações, os veículos colidiram frontalmente e pegaram fogo. 

Com o forte impacto, uma vítima identificada como Mardônio, natural de Olho D’água do Borges/RN e esposo de uma Bioquímica que trabalha no Hospital Regional de Caraúbas, não conseguiu sair do carro e morreu carbonizado dentro do veículo. 

A outra vítima do acidente é Dr. Saraiva, que recebeu os primeiros atendimentos em Caraúbas e foi transferido para o Hospital Regional de Mossoró.

Por Diego Moicano - Blog Cg na Midia

Fonte: O Câmera

Monstro: Pai é suspeito de estuprar filhas e incentivar filho a violentar irmã na PB

Sábado, 07 de maio de 2016

Imagem ilustração

Um homem foi preso nesta sexta-feira (6) suspeito de estuprar uma de suas filhas, atualmente com 12 anos, no município do Conde, na Grande João Pessoa. Segundo o delegado Luiz Eduardo, esta violência já foi confirmada, mas também está sendo investigado o estupro de outra filha, que tem cinco anos. Além disso, a polícia também recebeu a denúncia de que o pai teria incentivado um filho portador do vírus HIV a fazer o mesmo com as meninas, que são suas irmãs.

Segundo o delegado, os abusos contra a menina de 12 anos foram comprovados por exames e testemunhas, além do próprio pai ter assumido o crime, mas ressaltou que não houve penetração. “Eles [os estupros] aconteciam quando ela o visitava nos finais de semana. O pai pode ter tentado praticar o ato total, mas não conseguiu”, explicou Luiz Eduardo.

Ele acrescentou que há suspeitas de que a filha de cinco anos também tenha sido abusada durante essas visitas, mas o pai não assumiu este caso. A menina também pode ter sido vítima de atos similares por parte do irmão, portador de HIV que na época tinha 16 anos e atualmente tem 18. Por este motivo, segundo o delegado, testes de HIV vão ser realizadas nas meninas.


Fonte: Robson Pires

CRIMINOSOS RENDEM FAMÍLIA DE CREDIARISTA E FAZEM ARRASTÃO NO CONJUNTO VINGT-ROSADO EM MOSSORÓ-RN, PM AGE RÁPIDO E RECUPERA VEÍCULO ROUBADO

Sábado, 07 de maio de 2016


Uma ocorrência onde uma dupla de criminosos renderam e humilharam oito pessoas da família de um crediarista,foi registrada pelo Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (CIOSP) no início da noite desta sexta feira 06 de maio de 2016,na Rua Paulo Gutemberg de Noronha Costa no Conjunto Vingt-Rosado,em Mossoró no Rio Grande do Norte.De acordo com informações da vítima que trabalha como crediarista,a dupla chegou de repente e rendeu oito pessoas que se encontravam na casa obrigando que todos entrassem e se deitassem no chão,e o ameaçaram de morte caso ele não entregasse a quantia de 10 mil reais que estaria em um cofre da casa,o que leva a crer como si diz na gíria policial que foi "fita dada" ou seja alguém deve ter passado informações para os bandidos.Segundo a vítima ele abriu o cofre que se encontrava vazio e os bandidos acabaram levando um veículo TOYOTA HILUX e três celulares.Instantes após o assalto a Polícia Militar foi acionada e fizeram um cerco em toda a área a procura dos meliantes que se sentindo acuados abandonaram o veículo e um telefone IPHONEna Rua Santana no Bairro Pintos,e empreenderam fuga.O veículo e o telefone recuperado foram levados para a Delegacia de Plantão para os procedimentos para em seguida ser devolvido ao seu legítimo dono.Participaram dessa ação O Delta Serra 04 com a ROCAM 10 sob o comando do Tenente Abrantes e os Sd's.Dutra e Micael.Rocam 11 com os Sd's Junior e Jucielio.VTR 1202 com os Sd'sAdriel e Glenio.Parabéns a todos pala rápida ação em defesa da sociedade.



Fonte: Passando na Hora

Triste e crual realidade: Corpos não são liberados para sepultamento por falta de médico legista no ITEP de Mossoró

Sábado, 07 de Maio de 2016


Corpo de Wanderson aguarda necropsia no ITEP


Mais uma vez, familias que precisam de liberação de corpos de ente queridos vítimas da violência, passam por constrangimento e humilhação quando procuram o ITEP em Mossoró.

É que desde a quinta feira, a Unidade Regional não dispoe de médico legista e três corpos estão a espera de necropsia e liberação para que as familias providencie velório e sepultamento.

Na manhã desta sexta feira (06),familiares das três vítimas que estão no Itep, aguardando exame de necropsia, foram ao órgão, mas receberam informações que não há médico na unidade e os corpos deverão ser encaminhados à Natal e só depois de examinados na capital retornam a Mossoró, para liberação.

Estão nas geladeiras os corpos de Wanderson Aureliano dos Santos, assassinado em Mossoró, John Wellington de Lima Souza, morto a tiros na noite de quinta feira em Apodi e o corpo da garotinha Karla Eduarda de Oliveira Paiva de 12 anos, que morreu enforcada em Apodí.

Esse problema da falta de médicos legislas no órgão em Mossoró vem acontecendo semanalmente, mas até o momento as providências para solução do grave problema não foram adotadas pelas autoridade competentes.


Karla Eduarda e John Wellington aguardam necropsia para liberação


Fonte: Fim da Linha

Morte de criança na cidade de Apodi-RN, pode ter sido acidente.

Sábado, 07 de maio de 2016


Karla Eduarda de Oliveira Paiva de 11 anos de idade morreu no inicio da noite de desta quinta, 05 de maio, no Hospital da cidade de Apodi, no Oeste do Rio Grande do Norte, com suspeita de enforcamento. Ela foi encontrada pela família, enrolada nos cordões de uma rede e já agonizando. 

De acordo com informações repassadas a Polícia Militar, a criança gostava de brincar, se enrolando com os punhos na rede. 

Desesperada, a família levou a criança para o hospital numa tentativa de reanimá-la, mas segundo informações, ela já chegou sem vida. 

Não houve pericia no local, mas a policia acredita que Karla Eduarda se enforcou acidentalmente. O corpo foi removido para o Itep em Mossoró previsto para ser necropsiado na tarde de ontem sexta. 

As informações do Portal Santana Noticias foram alteradas

Fonte: O Câmara

Os últimos dias de Dilma Rousseff

Sábado,07 de maio de 2016 


Às vésperas do impeachment, a presidente se isola e evita até mesmo os empregados do palácio


Sem expectativas de sobreviver à sessão no Senado e com poucas esperanças de vencer no julgamento final, já faz planos para um futuro longe do poder e não esconde a mágoa por aqueles que a traíram

Por: Thaís Oyama

Fonte: Carlos Skarlack

NOTA DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Sábado 07 Maio 2016



O Governo do Estado do Rio Grande do Norte informa que os servidores ativos, aposentados e pensionistas que realizaram o Censo Cadastral Previdenciário até o dia 22 de abril terão o pagamento de sua remuneração, provento de aposentadoria ou pensão restabelecido em folha suplementar no próximo dia 11 de maio.

Estão incluídos nessa folha os servidores ativos, aposentados e pensionistas que tiveram a remuneração ou provento bloqueados porque não atualizaram seus dados cadastrais no período regular do recadastramento, conforme prevê o Decreto Nº 25.518.


Fonte: J.Belmont

RN investiga 79 mortes suspeitas por dengue

Sábado, 07 de maio de 2016


A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) está investigando se 79 mortes registradas no estado foram causadas pela dengue.

De acordo com um boletim divulgado nesta sexta-feira (6), o número de mortes por dengue investigadas pela secretaria cresceu 546% em relação a 2015, quando apenas 13 casos foram investigados. Até o momento, além dos casos em investigação, duas mortes foram confirmadas e outros três casos suspeitos foram descartados.

Especialista afirma que lama resultante da tragédia de Mariana pode causar câncer

Sábado, 07 de maio de 2016



Lama vazada no rompimento da barragem de Mariana contém metais que podem causar câncer. A afirmação foi do especialista em toxicologia aquática, Adalto Bianchini, durante audiência pública nesta quinta-feira (5) da comissão externa que trata do assunto.

Bianchini explicou que a concentração de arsênio, cádmio e chumbo encontrados em algas no Rio Doce foi até dez vezes maior que as de algas em proteção ambiental. Peixes e outros animais marinhos que se alimentam desses micro-organismos também são contaminados, numa cadeia alimentar que pode chegar ao homem. Os metais no corpo podem causar câncer. O especialista afirmou que o programa de monitoramento de longo prazo, instalado pelo governo federal no ano passado, deve propor novas ações.

Temer incomodado com negociação para montar eventual ministério

Sábado, 07 de maio de 2016


De forma reservada, o vice-presidente Michel Temer tem demonstrado contrariedade com o rumo das negociações para montar o primeiro escalão de seu eventual governo. As exigências dos partidos que apoiam o impeachment da presidente Dilma Rousseff já fizeram ele recuar da proposta original de reduzir dos atuais 32 ministérios para 20.

Temer tem registrado o seu incômodo com as pressões e tem questionado se vale pagar esse preço pela governabilidade. São inúmeros os problemas que estão na mesa de Temer. Há disputa entre as legendas pelos ministérios das Cidades, da Saúde, da Agricultura e de Minas e Energia, entre outras pastas. As fusões pensadas inicialmente pelo vice-presidente já foram descartadas.

Estudo revela que remédio anti-malária neutraliza zika

Sábado , 07 de maio de 2016

O trabalho de pesquisadores dos Institutos de Biologia e de Ciências Biomédicas da UFRJ e do Instituto D’Or de Pesquisa apontam que um medicamento já usado contra a malária pode ser eficaz para blindar o cérebro de fetos contra a infecção pelo vírus da zika, protegendo estruturas celulares que reproduzem o cérebro em formação em até 95%.

Fonte: Robson Pires

Justiça determina interdição total da ciclovia Tim Maia no Rio de Janeiro

Sábado, 07 de maio de 2016

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
A 9ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro determinou nesta sexta-feira (6) a interdição da ciclovia Tim Maia, entre os bairros de São Conrado e Leblon, de acordo com o portal G1. De acordo com a prefeitura, o trecho entre os bairros do Vidigal e São Conrado está interditado desde o dia do acidente que causou a morte de duas pessoas. A decisão deferiu parcialmente uma ação civil pública do advogado Denis Cincinatus contra a prefeitura do Rio, o prefeito Eduardo Paes, o consórcio Contemat-Concrejat, a Concremat, além dos engenheiros responsáveis pelo projeto da ciclovia. O magistrado encarregado da ação, juiz Marcelo Martins Evaristo da Silva, afirma que a interdição terá de ser cumprida o quanto antes com objetivo de evitar acidentes. "Ante o exposto, defiro em parte a antecipação de tutela para determinar ao primeiro réu, Município do Rio de Janeiro, que providencie a imediata interdição de todo o trecho da ciclovia que interliga os bairros de São Conrado e Leblon, até a juntada aos autos de laudo técnico que ateste a inexistência de risco de desabamento em outros pontos da ciclovia, sob pena de multa diária fixada em R$ 5 mil", afirma a decisão. Contudo, a decisão não está especificada nos termos da interdição. A prefeitura afirma que ainda não foi notificada da decisão judicial.

Dilma diz que 'infelizmente' Temer e Cunha são cúmplices de um processo grave

Sábado, 07 de Maio de 2016

por Carla Araújo e Tânia Monteiro | Estadão Conteúdo
Foto: Rondon Veloso / MS

No mesmo dia em que a comissão do impeachment do Senado votará o relatório sobre seu possível impedimento, a presidente Dilma Rousseff usou mais uma cerimônia no Palácio do Planalto para defender seu mandato e atacar o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP). "Não vamos nos iludir. Todos aqueles que são beneficiários desse processo, como, por exemplo, aqueles que estão usurpando o poder, infelizmente o vice-presidente da República, são cúmplices de um processo extremamente grave", disse. Em seu discurso, Dilma comentou o afastamento de Cunha na quinta-feira (5) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e afirmou que, com isso, o Poder Judiciário confirmou que o presidente da Câmara afastado "usava de práticas condenáveis". "Uma das práticas mais condenáveis foi a chantagem explícita contra o meu governo", disse, ressaltando que a situação é "descarada". Sem comentar que o governo pretende questionar no Supremo o fato de Cunha ter conduzido o processo de impeachment na Câmara, Dilma disse que "o pecado original deste processo não pode escondido". "Não foi só chantagem explícita, é um golpe explícito e o desvio de poder", afirmou. Na quinta-feira, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, disse que pedirá ao STF a anulação do processo com base no "desvio de finalidade" do presidente da Câmara. No Planalto, entretanto, interlocutores de Dilma dizem que Cardozo "está apenas cumprindo o seu papel" e que é difícil reverter o processo. A presidente, que participou nesta sexta-feira (6) de cerimônia relativa ao Programa Minha Casa Minha Vida, afirmou ainda que sabe que é "muito incômoda" para alguns e reafirmou que não irá renunciar. "Eu tenho a disposição de resistir. Resistirei até o último dia", pontuou. "Vivemos um impeachment golpista; é ridícula essa questão de pedaladas fiscais." Pouco antes de começar a cerimônia, o ministro do desenvolvimento agrário, Miguel Rossetto, chamou o vice-presidente Michel de "impostor" e ameaçou avisando que seu "governo ilegítimo não terá um minuto de sossego". "Ele (Temer) é um golpista e seu governo não terá legalidade", comentou o ministro. E acrescentou: "Será uma crise prolongada e não haverá estabilidade política no País com um presidente impostor". Ao defender o programa Minha Casa Minha Vida, Dilma afirmou ter "consciência" de que o "golpe" não é exclusivamente contra o seu mandato. "Fui eleita com 54 milhões de votos e com um programa", afirmou. "O que está acontecendo é uma eleição indireta, que é travestida de impeachment. Vão querer, na maior cara de pau, referendar um programa que não foi eleito nas urnas", completou. Sem citar diretamente Temer, Dilma disse que vão querer reduzir o Bolsa Família "a pó". Segundo ela, a proposta sugerida pelo PMDB de limitar o benefício a 5% da população deixará "mais de 36 milhões de pessoas à margem". "O bolsa família hoje contempla 47 milhões de pessoas. A proposta reduziria para 10 milhões", disse. Mesmo com o impeachment em estágio avançado, Dilma seguiu falando de metas e prometeu a contratação de mais 2 milhões de casas no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida Segundo ela, ao final de 2018, o governo terá construído mais de 5 milhões de unidades habitacionais. "A cada oito brasileiros, um terá uma casa do Minha Casa Minha Vida", afirmou. Na cerimônia desta sexta-feira, o governo anunciou a contratação de 25 mil unidades habitacionais no âmbito do programa.

Verbas para Farmácia Popular e Samu acabam em agosto, diz Ministério da Saúde

Sábado, 07 de Maio de 2016 

por Lígia Formenti | Estadão Conteúdo
Foto: Divulgação

O ministro da Saúde em exercício, Agenor Álvares da Silva, afirmou que recursos para Farmácia Popular e para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) são suficientes somente até agosto. Depois disso, uma solução terá de ser encontrada para financiar os dois programas. "Será preciso encontrar uma forma de pagamento", disse, ao sair de reunião no Conselho Nacional de Saúde. Álvares da Silva confirmou ainda que recursos não serão suficientes para honrar compromissos de procedimentos de média e alta complexidade, como cirurgias e internações, a partir de dezembro. A dificuldade no pagamento de contas é fruto de uma redução na previsão do orçamento para o Ministério da Saúde em 2016, no valor de R$ 5,5 bilhões. Fontes ouvidas pela reportagem afirmam que o aperto nas contas começou a ser sentido há alguns meses. Propostas de novas atividades e solicitação de recursos vêm recebendo resposta negativa em razão do aperto. "Diante da redução das verbas, procuramos no primeiro momento controlar os gastos discricionários. Depois de algum tempo, no entanto, eles chegarão também a procedimentos como repasses para procedimentos como cirurgias", disse o ministro em exercício. A falta de verbas afetaria, de acordo com Álvares da Silva, o Aqui Tem Farmácia Popular, um dos desdobramentos do programa inicial, em que estabelecimentos comerciais vendem medicamentos para rinite, colesterol, mal de Parkinson, glaucoma, osteoporose, anticoncepcionais e fraldas geriátricas. O preço não é cobrado da população, mas é reembolsado pelo Ministério da Saúde aos estabelecimentos. "A partir de setembro, vamos ver como esse repasse terá de ser feito para as farmácias credenciadas". Uma das preocupações é a falta de recursos também para procedimentos de média e alta complexidade. O problema já aconteceu há dois anos, causando uma onda de protestos entre prestadores de serviços. Em setembro de 2015, o então ministro da Saúde, Arthur Chioro, poucos dias antes de deixar a pasta, já havia alertado, em entrevista ao Estado, sobre a dificuldade para quitar as contas em 2016. Ao longo deste ano, a pasta afirmou que problemas seriam resolvidos a tempo. Álvares da Silva disse ter esperança de que uma solução será encontrada.

Força-tarefa da Lava Jato denuncia Odebrecht, Léo Pinheiro, Delúbio e mais 17

Sábado, 07 de Maio de 2016 

Foto: Reprodução/ WSJ
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou, nesta sexta-feira (6), os presidentes das empreiteiras Odebrecht e OAS, Marcelo Odebrecht e Léo Pinheiro, por supostos crimes investigados na Operação Lava Jato. Além deles, também foram denunciadas outras 18 pessoas acusadas de envolvimento no esquema de desvios na Petrobras, como o ex-senador Gim Argello, o empresário Ronan Maria Pinto e o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) Delúbio Soares. Durante coletiva realizada em Curitiba, a força-tarefa informou que são duas novas denúncias que foram encaminhadas ao juiz federal Sérgio Moro. Caso ele aceite a denúncia, os 20 acusados se tornam réus.

Lava Jato já denunciou 207 acusados; 83% foram condenados

Sábado, 07 de Maio de 2016 

por Rebeca Menezes
Foto: Reprodução / Globo News

A força-tarefa da Operação Lava Jato já fez 42 denúncias, com 207 acusados. A informação foi dada pelo procurador Deltan Dallagnol, coordenador da ação, durante coletiva realizada nesta sexta-feira (6) em Curitiba (PR). Nesta tarde, a força-tarefa montada pelo Ministério Público Federal (MPF) fez duas novas denúncias contra 20 pessoas, entre as quais estão os presidentes da Odebrecht e da OAS, Marcelo Odebrecht e Léo Pinheiro, respectivamente. De acordo com Dallagnol, um terço dos acusados são agentes e funcionários públicos, enquanto 78 estão no meio empresarial. Ao todo, 111 já foram sentenciados – o que equivale a 83% de condenações. Entre os 207 investigados, 57 fizeram acordo de delação premiada – 38 deles estavam soltos no momento do acordo, enquanto 13 estavam presos. Segundo o procurador, apenas as duas novas denúncias desta sexta envolvem desvios de cerca de R$ 30 milhões, e o MPF pede o ressarcimento de R$ 76 milhões. Na entrevista, Dallagnol afirmou que os trabalhos continuarão, resistindo a todo tipo de ataque. "Nosso compromisso é com a sociedade e a sociedade é nosso escudo”, defendeu o procurador.

Sondado por Temer, Quintella aceita convite para comandar Transportes

Sábado, 07 de Maio de 2016 

por Erich Decat | Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução / Youtube SBN

Sondado pelo vice-presidente Michel Temer para assumir o ministério dos Transportes num eventual novo governo, o deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL) aceitou o convite. Os acertos foram feitos em encontro realizado nesta quinta-feira (5) entre os dois no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente. Na ocasião, Temer verificou com Lessa a possibilidade de não fundir a pasta com o ministério de Aviação Civil. O deputado disse, contudo, que via dificuldades em abrir mão uma vez que a pasta, que deve ser transformada em secretaria, vinha sendo negociada desde o início das conversas com o partido. A intenção do PR é indicar algum funcionário de carreira da área. O pedido de Temer foi feito em meio à pressão da bancada do PMDB da Câmara que também reivindica a indicação para Aviação Civil. O vice deve bater o martelo somente na próxima semana. Além do PMDB da Câmara, Temer tem sido pressionado pelo PMDB do Senado que quer o comando do ministério da Integração, ao invés do de Minas e Energia, como inicialmente prometido. O Ministério de Integração, contudo, deve ficar com o PSB.

ONU estabelece fundo para ajudar no combate ao vírus da zika

 Sábado, 07 de Maio de 2016

por Associated Press / Estadão Conteúdo
Foto: Divulgação / MS
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, estabeleceu um fundo da ONU para ajudar a financiar prioridades urgentes no combate ao vírus da zika. A iniciativa foi anunciada nesta sexta-feira (6). O dinheiro será utilizado para ajudar países a implementar seus planos nacionais para responder à epidemia de zika "e lidar com os desafios sociais e econômicos mais amplos pela frente", diz a ONU em comunicado. O vírus se dissemina por meio do mosquito Aedes aegypti. Na maioria dos casos ele causa apenas sintomas leves, mas no ano passado médicos no Brasil registraram um dramático aumento no número de crianças nascidas com microcefalia - que causa cabeças menores que o normal e problemas neurológicos -, de mães que haviam contraído a doença na gravidez. Desde janeiro de 2015, a ONU diz que 61 países e territórios registraram transmissão local do vírus. Segundo a entidade, tem havido "uma alta sem precedentes" nos casos de microcefalia em bebês.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

MARTINS-RN CHUVA BOA AGORA AQUI NA SERRA

Sexta, 06 de maio de 2016


Nesse momento as 21:20 desta sexta feira 06, um boa chuva banha nossa serra, tomara que se estenda por mais um tempo para assim amenizar mais ainda o nosso clima.

Comissão especial no Senado aprova admissibilidade do processo de impeachment

Sexta, 06 de Maio de 2016

Foto: Marcos Oliveira / Agencia Senado

A comissão especial do impeachment no Senado aprovou no início da tarde desta sexta-feira (6) a continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff por 15 votos a favor e 5 contra – eram necessários 11 votos (maioria simples) dos 21 membros do colegiado para a aprovação. A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) chegou a comparecer à sessão, mas passou mal e foi substituída pelo 1º suplente, Hélio José (PMDB-DF). O relator do processo, Antonio Anastasia (PSDB – MG) apresentou parecer favorável à admissibilidade do afastamento da presidente. O processo agora segue para ser votado no plenário da Casa, que deve ocorrer no prazo máximo de 48h após a leitura do parecer na próxima segunda-feira (9) – portanto a apreciação deve ocorrer na próxima quarta-feira (11). Se a admissibilidade for aprovada, por maioria simples (41 senadores), Dilma será afastada por até 180 dias e dentro deste prazo, o impedimento será julgado definitivamente no Senado, em sessão presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, sendo aprovado com dois terços da Casa (54 votos).

MARTINS-RN: ÁGUA DA ADULTORA DO ALTO OESTE JÁ CHEGOU EM LUCRÉCIA, BOM SINAL PARA NOSSA SERRA

Sexta, 06 de maio de 2016

O Blog Martins em Pauta.com recebeu uma informação de uma fonte segura que a água da Adutora do Alto Oeste já chegou no município de Lucrécia-RN. Isso quer dizer que em pouco tempo o precioso liquido poderá novamente jorrar nas torneiras e amenizar o sofrimento das famílias martinenses que não estão mais aguentando pagar R$ 30,00 (Trinta Reais) por 1.000 litros de água. 

Ficamos na torcida que a CAERN nos dê essa noticia o mais rápido possível, cumprindo assim sua obrigação a respeito do abastecimento Dágua da nossa cidade.

Opinião: O dilema do País em crise

Sexta, 06 de Maio de 2016
por Samuel Celestino
Waldir Maranhão, o novo Cunha | Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados

Quando, na manhã desta quinta-feira (5), o possível futuro presidente, Michel Temer, tomou conhecimento da decisão em liminar do ministro Teori Zavascki, afastando o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, aturdido com a informação, chamou um dos seus áulicos e perguntou quem ficaria na presidência da Casa. Foi-lhe respondido que seria o vice-presidente, Waldir Maranhão. Por aí, se vê a que ponto chegou a crise política. A da economia passou a ser pouco lembrada. Quem então seria pior no cargo, Cunha ou Maranhão? Ambos estão envolvidos na Operação Lava-Jato e responderão a processos. Assim, tanto faz como tanto fez. Os dois representam o que há de pior na República, acompanhados de boa parte dos deputados federais, também enroscados na corrupção que se alastrou nos dois governos petistas. Waldir Maranhão é oriundo do baixíssimo clero, é parceiro de Eduardo Cunha e lhe prestava favores, fazendo o que ele lhe mandava. No final da tarde de ontem, como é do conhecimento, o Supremo Tribunal Federal, à unanimidade dos seus membros, decidiu afastar Cunha da Presidência da Câmara por tempo indeterminado. Fica Maranhão ou se arranjará um jeito de afastá-lo também para a eleição de um novo presidente? Estabelece-se uma dúvida que só os deputados terão que avaliar. Enquanto isso, a imagem na mídia internacional piora o conceito do País lá fora e não é para menos. Nesta turva situação, a crise se avoluma a cada momento. Na próxima semana, o Senado decidirá o que acontecerá em relação ao afastamento da presidente Dilma. Há de se lembrar que Michel Temer é tão impopular quanto ela, seu possível futuro governo é uma incógnita, e por aí o Brasil vai descendo a ladeira.

TRAGEDIA: PRÉ-ADOLESCENTE DE 11 ANOS É ENCONTRADA ASFIXIADA ENROLADA EM UMA REDE E MORTA. SUSPEITA-SE DE ENFORCAMENTO ENQUANTO BRINCAVA NA REDE.. CASO FOI REGISTRADO NA CIDADE DE APODÍ-RN

Sexta, 06 de maio de 2016


A central de Operações da Polícia Militar da cidade de Apodi que fica localizada na região oeste do Rio Grande do Norte registrou na noite desta quinta feira 05 de maio de 2016,a morte de uma criança entrando na fase da adolescência de apenas 11 anos de idade identificada como Karla Eduarda de Oliveira Paiva de apenas 11 anos de idade.De acordo com as informações jovem foi encontrada por seus pais adotivos em sua residência enrolada em uma rede e já quase sem vida.a Polícia informou que a mesma foi socorrida pra o Hospital local da cidade de Apodi e não resistiu vindo a óbito após dar entrada naquela Unidade Hospitalar.Familiares informaram a Polícia Militar que a Jovem Karla Eduarda sempre gostava de brincar de se enrolar na rede.Só após uma perícia no corpo da Jovem é que se pode ter a certeza se a causa da morte foi acidental.A jovem estudava o 6º ano na Escola Municipal Professora Lourdes Mota, em Apodi. Sua morte causou comoção nas redes sociais, pela forma como aconteceu.O corpo de Karla Eduarda que será encaminhado para Sede do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) em Mossoró para exames de Necropsia.


Fonte: Passando na Hora

Preso de Justiça é assassinado a tiros em Apodí na região Oeste Potiguar.

Sexta, 06 de Maio de 2016


O crime foi registrado na noite desta quinta feira 05 de maio, no Centro de Apodí, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Militar, a vítima, identificada como John Wellington de Lima Souza, de 24 anos, era preso de justiça e foi morto a tiros ao lado de uma lanchonete no centro da cidade.

John Welligton cumpria pena no regime aberto por furto e ameaça. A Polícia ainda não tem informações sobre a autoria do crime nem a motivação do assassinato.

Uma equipe do Itep de Mossoró, se deslocou até aquela cidade, para remoção do corpo que passará por exames de necropsia na sede do órgão. O caso será investigado pelo Dr. Renato Oliveira, delegado de Polícia Civil de Apodí.

Fonte: Fim da Linha

Comissão vota relatório sobre processo de impeachment nesta sexta-feira

Sexta, 06 Maio 2016


Comissão Especial do Impeachment vota nesta hoje sexta-feira (6) o relatório pela continuidade do processo contra a presidente Dilma Rousseff por crime de responsabilidade. Aliados do governo apresentaram votos em separado alegando que o pedido de afastamento é um golpe.


Fonte: J.Belmont

Fitch rebaixa novamente a nota de crédito do Brasil

Sexta,05 de maio de 2016 

Corte do rating brasileiro ocorre menos de cinco meses depois de a agência tirar do país o selo internacional de bom pagador

POR VEJA


A agência de classificação de risco Fitch rebaixou nesta quinta-feira a nota de crédito soberano do Brasil para “BB”. Com isso, o rating do país mergulha ainda mais dentro do chamado grau especulativo, no qual estão empresas e países considerados mais arriscados para os investidores.

No anúncio, a Fitch informou que a perspectiva para a nota brasileira é negativa. Isso significa que novas revisões para baixo poderão ocorrer nos próximos meses.

Entre outros motivos para o corte, a Fitch citou a contração maior que a esperada da economia brasileira, a situação problemática das contas públicas e mudanças recorrentes nas metas fiscais, que minam a credibilidade dos investidores nas medidas tomadas pelo governo para reduzir o rombo das contas.

O anúncio da Fitch ocorre menos de cinco meses depois de a agência deixar de considerar o Brasilinvestment grade, selo dado a empresas e países considerados mais seguros para os investidores. A nota atual está dois níveis abaixo do patamar investment grade na escala da agência.

Todas as três principais agências de classificação de risco já tiraram do Brasil o selo de bom pagador. A primeira foi a Standard & Poor’s, em setembro do ano passado. Na sequência vieram a Fitch, em dezembro, e a Moody’s, em fevereiro deste ano.


Fonte: Robson Pires

Dono da Nassau de Mossoró, Grupo João Santos poderá decretar falência

Sexta, 06 de maio de 2016 

Familiares de João Santos travam intensa “batalha” por controle de empresas, espalhadas por cidades do Nordeste


POR GUTEMBERG MOURA

Com o título “A decadência de um império: Grupo João Santos à beira da falência”, o portal Goiana Notícias (www.goiananoticias.com), editado na cidade pernambucana de Goiana, conta a trajetória de decadência do grupo empresarial João Santos. O grupo é detentor da marca de cimento Nassau, dispondo de uma fábrica em Mossoró (RN).

De acordo com a reportagem, depois da morte do empresário João Santos, em 2009, iniciou-se uma intensa disputa familiar pelas empresas por parte de seus filhos, irmãos e netos. A “briga” pela herança pôs o destino das empresas (fábricas de cimento, usina de açúcar, etc…) em segundo plano, resultando na decadência do império econômico.

Uma série de problemas afeta as empresas do grupo: atraso de salários dos empregados, desvalorização dos preços de seus produtos e o atraso tecnológico, já que as fábricas do conglomerado têm plataformas antigas e longe dos padrões tecnológicos atuais. A tendência é que o Grupo João Santos venha decretar falência de suas unidades.

Nassau – A empresa faz “mistério” sobre a situação de sua fábrica em Mossoró, mas a unidade enfrenta uma forte concorrência de outras empresas cimenteiras instaladas na região, como por exemplo, a fábrica da MIzu, em Baraúna, presente no mercado regional. Pagamentos de indenizações judiciais também comprometem as empresas.


Fonte: www.gutembergmoura.com.br/ Carlos Skarlack

Pais postam foto de filho de 3 anos "cheirando cocaína" e causam revolta na web


 por: Débora Ayane 

Um menino de três anos de idade foi fotografado segurando um tubo de papel no nariz e com três fileiras de uma substância branca, que aparentava ser cocaína, à sua frente. Depois que imagem foi publicada na internet, diversos usuários das redes sociais se revoltaram com a família da criança. A imagem foi publicada no perfil de uma rede social da mãe da criança. A legenda ajudou a inflamar os ânimos: "o pequeno viciadinho da mamãe e do papai". No entanto, Nadezhda Nuri, mãe do menino, disse à mídia local que foi tudo uma brincadeira, e que a foto havia sido publicada pela irmã de 13 anos de idade da criança. Segundo a mãe, as fileiras de pó branco eram, na verdade, farinha. Ela disse que sua filha estava tirando fotos com o irmão mais novo na cozinha, enquanto ela preparava uma comida para os pequenos. "Minha filha deve ter tirado foto e publicado na internet. Eu não posso fazer isso porque não sei ler nem escrever, quanto mais usar um computador". A filha de Nadezhda confirmou a versão da mãe e disse que foi ela quem postou a imagem na internet. Ela disse que tinha sido tudo uma brincadeira, que "nunca viu drogas reais" e que teve a ideia depois de vê uma foto no Facebook de uma mulher "fazendo linhas com farinha e, em seguida, cheirando". Ainda assim, o serviço de proteção à criança da Bulgária vai preparar um relatório sobre a família do menino. (Daily Mail)

MP prorroga prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural até maio de 2017

Sexta, 06 de maio de 2016


O governo enviou ao Congresso Nacional, nesta quinta-feira (5), a Medida Provisória (MP) 724/16, que prorroga até 5 de maio de 2017 o prazo para os pequenos produtores rurais e agricultores familiares se inscreverem no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e aderirem ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). A MP 724 beneficia proprietários de imóveis com até quatro módulos fiscais, ou seja, propriedade de até 110 hectares.


Fonte: Robson Pires

Em Pau dos Ferros tem vaga para médicos: R$ 7 mil reais

Sexta, 06 de maio de 2016

A Prefeitura de Pau dos Ferros está contratando médicos para suprir o Programa Saúde da Família (PSF). São cinco vagas para carga horária de 20 h, com salário de R$ 7 mil.

Alguém topa? Topa não! É muito pouco para um médico.

Num consultório ele ganha três vezes mais. Se for competente.

Fonte: Robson Pires

Candidatura de Rosalba a prefeita de Mossoró não é 100% certa

Sexta, 06 de maio de 2016


Uma aposta está correndo em Mossoró. Pelo seu silêncio sobre o assunto, a ex-governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini(PP) não está disposta a disputar a prefeitura nas eleições deste ano. Deseja unificar um grupo para apoiar uma candidatura vencedora. E em 2018 pretende disputar uma vaga no senado.

Apoiada por estes aliados.

Difícil será ela unificar esse grupo forte.


Fonte: Robson Pires

Dilma sanciona regras mais rígidas do Código de Trânsito

Sexta, 06 de maio de 2016


A presidenta Dilma Rousseff sancionou ontem (5) uma série de alterações que endurecem as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Entre as novidades, está a pena mais dura para os motoristas que costumam usar telefone celular ao volante. Segurar ou manusear o aparelho enquanto dirige passa a ser infração gravíssima.

Também foi criada uma infração específica para aqueles que se recusarem a se submeter a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar a influência de álcool ou outra substância. A multa, nesses casos, será de R$ 1.915,40 e, em caso de reincidência no período de 12 meses, a penalidade será aplicada em dobro.

O texto prevê que a responsabilidade pela instalação da sinalização nas vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas e nas vias e áreas de estacionamento de estabelecimentos privados de uso coletivo é do proprietário. O descumprimento será punido com multa de R$ 81,35 a R$ 488,10, além das possíveis ações cíveis e penais.

Outro ponto da lei sancionada hoje determina que os veículos licenciados no exterior não poderão sair do território nacional sem o prévio pagamento das infrações de trânsito cometidas e o ressarcimento de danos que tiverem causado ao patrimônio público ou de particulares, independentemente da fase do processo administrativo ou judicial envolvendo a questão.

A nova redação prevê que o uso de qualquer veículo para, deliberadamente, interromper, restringir ou perturbar a circulação na via sem autorização do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição será considerada infração gravíssima. Além da multa, a punição inclui a remoção do veículo e a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

O transporte pirata de passageiros também está sujeito a penalidades mais rígidas. A infração agora é considerada gravíssima, com multa R$1.149,24 e suspensão do direito de dirigir, além do recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista flagrado.

Fonte: Robson Pires

“Sujou” para Henrique assumir ministério com Temer

Sexta, 06 de maio de 2016

Imagem do Google

Sujou para o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves o afastamento do presidente da câmara Eduardo Cunha. E o suposto envolvimento do seu nome na Operação Lava-Jato.

Ele pode cair da cadeira de futuro ministro num eventual governo de Michel Temer.

Henrique é amigão de Eduardo Cunha.


Fonte: Robson Pires

Missa lembra dez anos da morte de Aluizio Alves

Sexta, 06 de maio de 2016


Hoje, dia 06 maio, o estado lembra dez anos da morte de Aluizio Alves. Para marcar a data, o Grupo Vila organizou uma exposição audiovisual sobre a trajetória de um dos maiores líderes políticos do RN. A mostra será realizada até o domingo, 08 de maio, no salão do cemitério Morada da Paz, em Emaús, com entrada gratuita.

Ainda nesta sexta-feira, será celebrada missa na capela central do Morada da Paz, às 18h30, para marcar a partida do deputado federal, governador e ministro da Administração e Integração Regional (depois Nacional).


Fonte: Robson Pires

Presidente da CCJ contesta poder do Supremo para afastar Cunha

Sexta, 06 de maio de 2016


O presidente da CCJ da Câmara, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), anunciou que técnicos do colegiado e da própria Casa analisam a extensão da decisão do ministro do ministro Teori Zavascki de afastar o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e admite que, como instituição, a Câmara poderá contestar juridicamente a decisão de Teori.

Aliado de Cunha e contra impeachment, Waldir Maranhão assume presidência da Câmara

Sexta, 06 de maio de 2016
Divulgação

Waldir Maranhão (PP-MA) assume a presidência da Câmara dos Deputados com o afastamento de Cunha

O deputado Waldir Maranhão (PP-MA) assume interinamente a presidência da Câmara dos Deputados, devido ao afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A secretaria-geral da Câmara não prevê nova eleição para presidente da Casa porque Cunha foi apenas suspenso com a liminar do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki. No entanto, a interinidade de Waldir Maranhão é inédita.

Maranhão é investigado pela Operação Lava Jato. O parlamentar foi citado por Alberto Youssef como um dos deputados do PP beneficiados por propinas de contratos da Petrobras.

Eleito vice-presidente da Câmara em fevereiro de 2015, o deputado responde a outros dois inquéritos relatados pelo ministro Marco Aurélio Mello, também por lavagem de dinheiro. 

Sobre as denúncias, ele afirmou ao "Congresso em Foco" no ano passado: "É do meu interesse o célere esclarecimento dos fatos, desfazendo equívocos e contradições".

Considerado aliado de Cunha na Casa, votou contra o prosseguimento do processo de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, contrariando a orientação nacional do PP, seu partido. Devido à atitude, o deputado foi destituído da presidência do diretório estadual do partido no Maranhão.

Médico veterinário de formação, Maranhão está em seu terceiro mandato consecutivo de deputado. Ele se filiou ao PP em 2007. Antes disso foi filiado ao PDT (1985 a 1986), duas vezes ao PSB (1986 a 1988 e 2005 a 2007) e ao PTB (1988 a 2005). No primeiro mandato de deputado, licenciou-se para assumir o cargo de secretário Estadual de Ciência e Tecnologia do Maranhão, na gestão de Roseana Sarney (PMDB), entre maio de 2009 e abril de 2010.

Maranhão também foi responsável por uma série de decisões que favoreceram Cunha no processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética, o qual pode levar à cassação do peemedebista. Na última, o presidente interino da Câmara limitou a investigação do colegiado à suposta existência de contas bancárias não declaradas no exterior pertencentes a Cunha.

Dessa forma, Waldir Maranhão decidiu que o Conselho de Ética não poderá investigar o presidente da Câmara afastado por suspeitas de recebimento de propina, conforme acusam delatores ouvidos pela força-tarefa da Operação Lava Jato. Cunha nega todas as acusações: tanto de ter contas secretas quanto de recebimento de propina.


Do UOL, em São Paulo

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055