martins em pauta

sábado, 8 de agosto de 2015

Operação da Policia Civil com Inteligência da PM resulta na prisão de três suspeitos e apreensão de carro roubado e drogas em Baraúna/RN

Sábado, 08 de Agosto de 2015

Francisco Felipe Vieira da Silva ,20 estava com carro roubado

Maria da Conceição autuada por tráfico de drogas

Ubirani Ferreira da Silva autuado no artigo 33 do CPB

Veículo tem queixa de roubo em Pernambuco,mas a as placas são de outro carro

Uma operação conjunta entre o Serviço de Inteligência do 2º Batalhão de Policia Militar, sob o comando do Major Humberto e a Policia Civil de Baraúna, sob o comando do Delegado Cicero dos Santos,desencadeada durante esta sexta feira 07 de agosto de 2015, naquela cidade, resultou na prisão de três suspeitos e apreensão de drogas e carro roubado. 

De acordo com informações da equipe envolvida na operação foram presos, Francisco Felipe Vieira da Silva de 20 anos de idade, que estava de posse de um carro tipo Gol com placas NQK 7006 João Pessoa PB, com queixa de roubo no estado de Pernambuco. 

Ainda de acordo com a Polícia o veículo, com placas de outro carro alem do chassi e motor adulterados. 

Maria da Conceição, moradora do bairro Cinderela naquela cidade, suspeita de tráfico de drogas. com ela os policiais encontraram certa quantidade de maconha e dinheiro fracionado. 

Ubirani Ferreira da Silva, morado da rua da vara, suspeito de tráfico de drogas. O mesmo estava de posse de vários tabletes de maconha. 

Os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil da cidade,onde foram autuados na forma da lei e depois encaminhados para Unidade Prisionais.

Fonte: Fim da Linha

Corpo de um jovem é encontrado com sinais de violência na zona rural de Areia Branca

Sábado, 08 de agosto de 2015

O corpo de um indivíduo conhecido apenas como Luiz Paulo, morador da Praia do Cristóvão, foi encontrado no Sítio São José no município de Areia Branca. O corpo está emborcado e aparentemente com sinais de violência na cabeça. 

A Policia Miliar da Companhia de Polícia de Areia Branca está no local aguardando a presença da equipe de Plantão no Itep de Mossoró. A policia tem informação que Luiz Paulo é envolvido em vários delitos na região.


Fonte: O Câmera

Polícia Civil divulga foto de suspeito de matar a ex-mulher em condomínio no bairro Malvinas em Mossoró

Sábado, 08 de agosto de 2015


A Delegacia de Homicídios de Mossoró-DEHOM divulgou na manhã desta sexta-feira, 07 de agosto de 2015, a foto do suspeito de matar a ex-mulher Elaine Klédna Bezerra do Nasciemento dentro do banheiro da casa,localizada no Condomínio Alvorado no bairro Malvinas. 

Lenilson, foi identificado como autor do crime depois que a equipe da Dehom ouviu testemunhas no local do crime. 

O assassinato está sendo investigado e algumas testemunhas já foram ouvidas pela delegada Liana Aragão, responsável pela presidência do inquérito policial. 

Ainda segundo a polícia o suspeito fugiu com destino ignorado usando a motocicleta da vítima que já foi localizada e apreendida.


Fonte: fim da Linha

Individuo acusado de homicídio no RN é preso no estado do Ceará


Sábado, 08 de agosto de 2015

Indivíduo acusado de crime de homicídio no Rio Grande do Norte é preso na tarde de sexta feira 07 de agosto de 2015, na cidade de Itaiçaba no estado do Ceará. 

Marcos Antônio Lopes, matou sua enteada e feriu sua companheira no dia Primeiro de Maio de 2013 e logo após o crime o mesmo fugiu. 

Na tarde de sexta feira 07 de agosto, o homicida se envolveu em uma nova confusão com a filha de sua nova companheira, na cidade de Itaiçaba no estado do Ceará. 

A adolescente ligou para a polícia, que prendeu o criminoso, com a suspeita de ameaça. Ele foi conduzido para a Delegacia Regional de Aracati, e quando a equipe do Ceará fez contato com a polícia do Rio Grande do Norte, descobriu a ficha do elemento. 

A confirmação veio atrás da polícia da cidade de Macaíba no RN, onde havia o mandado de prisão em desfavor de Marco Antônio. Agentes da Delegacia de Plantão em Mossoró, comandados pelo Bacharel Roberto Moura, foram até a cidade de Aracati e conduziram o mesmo para Mossoró. 

Marco Antônio Lopes deverá ser levado para cidade de Macaíba onde ficará a disposição da justiça. 



Fonte: O Câmara

Sábado, 08 de agosto de 2015

Crime de Homicídio na zona rural da cidade de Assú


A Central de Operações da Policia Militar de Assú, no Rio Grande do Norte, foi acionada no início da noite de hoje, 07 de agosto, para uma ocorrência de disparos de arma de fogo com um indivíduo ferido na comunidade rural de Fazenda Nova. 

Quando a polícia chegou ao local, já encontrou um indivíduo conhecido apenas como “Caquim” morto com vários disparos de arma de fogo. A polícia foi informada que alguns elementos já chegaram atirando. Caquim foi alvejado e morreu antes do socorro médico. 

Segundo informações ainda não confirmadas, Caquim era irmão de Eduardo Caetano, principal acusado de matar o crediarista de Mossoró na mesma comunidade no dia 07 de julho. Mudinho como era conhecido o crediarista foi morto durante uma tentativa de assalto. 

A Polícia não confirma se a morte de Caquim tem alguma ligação com o delito pratico pelo se irmão. O corpo de Caquim foi removido e será necropsiado na sede Regional do Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep em Mossoró.


Informações: Focoelho/ O Câmera

Umarizal /RN: TJRN mantém prefeito afastado de cargo

Sábado, 08 de agosto de 2015

Operação Negociata


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), por meio do desembargador Expedito Ferreira, indefiriu o pedido de medida cautelar de Carlindson Onofre Pereira Melo, mantendo assim o seu afastamento do cargo de prefeito de Umarizal.

Além disso, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ofereceu denúncia, perante a Vara de Umarizal, em desfavor de José Rogério de Souza Fonseca (ex-prefeito, que está preso), Vilma Fernandes de Souza, Francisco Edivan de Oliveira, Josberto de Souza Oliveira, Abimael Thiago Bezerra de Melo, Bruno Ewerton Bezerra Leal, Marinaldo Amâncio da Silva Júnior e Ildeneide Pereira de Medeiros.

Consta no procedimento investigatório criminal nº 06.201400007546-8 que os denunciados, entre os meses de junho de 2012 e julho de 2013 em Umarizal, em datas diversas, associaram-se para o fim específico de cometer crimes, inseriram declaração falsa em documento, fazendo uso de papéis falsificados, além de obterem para si ou para outros, vantagem ilícita.

Banco Gerador

O objetivo do grupo foi o desvio de dinheiro através do Termo de Convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Umarizal e o Banco Gerador S.A, para a concessão de empréstimos consignados e financiamentos aos servidores ativos e inativos.

Foram firmados 109 empréstimos dessa natureza na Prefeitura, sendo liberado nas contas dos interessados o valor total de R$ 1.571.792,33, o que gerou um saldo devedor aproximado de R$ 2.043.625,34 atualizado até o ano de 2014.

O fato foi alvo da Operação Negociata, deflagrada em 29 de julho deste ano pelo MPRN, com apoio da Polícia Civil. Entretanto, dos 109 beneficiários dos empréstimos, 98 sequer fazem parte do quadro de servidores públicos do Município de Umarizal.

Tais empréstimos tiveram início no ano de 2010, na gestão do ex-prefeito denunciado, José Rogério de Souza Fonseca, e prosseguiu, até meados do ano de 2013, portanto, no início da gestão do atual prefeito, que está afastado em função de determinação do Tribunal de Justiça.


Fonte: Carlos Santos

Desembargador suspende convocação de concursados da PM

Sábado, 08 de agosto de 2015

Liminar


O desembargador Expedito Ferreira de Souza, em decisão liminar, suspendeu a convocação de 824 concursados para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O magistrado determina que o Estado do Rio Grande do Norte se abstenha de dar continuidade ao concurso “suspendendo, de igual modo, o Edital 007/2015, obstando (sustando) a matrícula dos candidatos considerados aptos no referido edital em Curso de Formação de Soldados”.

O pedido analisado pelo integrante da Corte Estadual de Justiça foi feito pelo Ministério Público Estadual em ação cautelar movida contra o Estado e a Associação dos Praças da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (Aspra PM/RN).

A medida suspende os efeitos da sentença de primeira instância proferida nos autos da ação civil pública, favorável à continuidade do concurso e consequente convocação, e destaca que a decisão final do Judiciário Estadual será tomada em julgamento do recurso de apelação interposto pelo Ministério Público. O recurso a ser julgado pela 1ª Câmara Cível é o 2015.009345-8, do qual o desembargador Expedito Ferreira é o relator.

Prejuízo

O Ministério Público, autor da ação, sustenta que “o prazo fatal de validade do certame em questão ocorreu em 21 de julho de 2010”, por isso não é mais possível a convocação de candidatos. Afirma o MP que houve convocação pela Administração Pública estadual de 824 candidatos para a realização de exames de saúde, embora sendo considerados inaptos 546 convocados.

A decisão destaca ainda que foram violados os princípios da legalidade e da vinculação ao edital, além da afronta ao artigo 37, III, da Constituição Federal.

Em relação ao perigo gerado pela situação, o desembargador acentua o risco de prejuízo “irreversível” ao Estado, na medida em que haverá constituição de elevada despesa para a realização de curso de formação com risco de cancelamento definitivo quando do julgamento do mérito.

Com informações do TJRN.


Fonte: Carlos Santos

Videomonitoramento e Ciosp vão reforçar segurança


Sábado, 08 de agosto de 2015

Mossoró

O deputado estadual Manoel Cunha Neto, [PHS], “Souza”, esteve em audiência nesta sexta-feira, 7, com a Secretária de Segurança e Defesa Social, Kalina Leite, para tratar de vários assuntos ligados à área de segurança pública de vários municípios do RN, principalmente os que compõem o Polo Costa Branca.

Na pauta, uma reivindicação que o deputado Souza encaminhou recentemente (veja AQUI), ao lado de representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (FECOMÉRCIO/RN) – através do Sindicato do Comércio Varejista (SINDIVAREJO), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM): reforço no videomonitoramento com reforço ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública [CIOSP], para a cidade de Mossoró.

“Teremos a ampliação do CIOSP. A secretária nos informou que será lançada a licitação e que a expectativa do Governo do Estado é que a ampliação aconteça até o final do ano”, disse Souza, parabenizando as entidades empresariais, que o procuraram pedindo intermediação desse pleito.


Souza e Kalina falam sobre vários municípios (Foto: divulgação)

Ainda na audiência o deputado conversou sobre a regularização da escola dos plantões dos médicos legistas do Instituto Técnico e Científico de Polícia [ITEP], de Mossoró, que inclusive é objeto de requerimento do deputado, e a secretária informou que será encaminhado Projeto de Lei à Assembleia Legislativa para que esta autorize processo seletivo temporário para médicos legistas e perito.

“Também será encaminhado para a Assembleia um outro Projeto de Lei para que seja autorizado concurso público para médico legista e perito do ITEP”, adiantou o deputado Souza, acrescentando que enquanto isso, o processo seletivo será a oportunidade de regularizar a escala de plantão no ITEP.

RN Sustentável

O deputado colocou à mesa, ainda, necessidade de que vários projetos do “RN Sustentável” (programa de investimento com recursos oriundos de empréstimo) atendam municípios da Costa Branca e outras regiões, como Oeste e Central.

“A secretaria nos informou que todos os projetos estão sendo acompanhados e que logo serão efetivados, tão logo sejam cumpridas a tramitação burocrática”, comentou o deputado.

Segundo o deputado, são equipamentos de informações para as delegacias de Angicos, Assu, Areia Branca, Baraúna, Carnaubais, Caiçara do Rio do Vento, Grossos, Galinhos, Lajes, Guamaré, Itajá, Serra do Mel, Tibau, Macau, Pendências, Porto do Mangue, Upanema, Mossoró.

Com informações da Assessoria de Souza.


Deputado Felipe Maia destaca que Festival de Inverno de Cerro Corá movimenta economia da região

Sábado,08 de agosto de 2015

O município de Cerro Corá realiza no período de 07 a 09 de agosto a XIII edição do Festival de Inverno. Música, gastronomia, teatro, atividades esportivas estão na programação do tradicional evento. Na sexta-feira, 07, o deputado federal Felipe Maia prestigiou a abertura oficial do festival ao lado do prefeito Raimundo Marcelino Borges, o Novinho.

O festival ocorre na Praça de Eventos Tomaz Pereira, que recebeu emenda parlamentar do deputado. “O Festival de Inverno faz parte do meu calendário de eventos do Rio Grande do Norte. A festa é conhecida por movimentar a economia do Seridó nesta época e merece ser prestigiada por todos os potiguares”, destacou Maia.

Também estiveram presentes na ocasião o governador Robinson Faria, os deputados estaduais Gustavo Carvalho e Galeno Torquato e prefeitos da região.


Fonte: Robson Pires

                           NOTA DO BLOG MARTINS EM PAUTA

CADA DIA SE TEM MAIS CERTEZA QUE 0 MUNICÍPIO DE MARTINS/RN, VIVI DE MAQUIAGEM. ISSO MOSTRA CLARAMENTE FALTA DE GESTÃO, COMPETÊNCIA ARTICULAÇÃO E PROJETOS DE INCENTIVOS AO TURISMO LOCAL.

O COMPETENTE DEPUTADO FELIPE MAIA, SEMPRE TEVE O APOIO DA PREFEITA E DO GRUPO DA MESMA EM MARTINS, INCLUSIVE FOI O FEDERAL MAIS VOTADO EM 2014.
FICA A INDAGAÇÃO, SERÁ QUE ELE FOI PROCURADO? E SE FOI!!!!, NESSE CASO ATUAL GESTÃO ENTRA NA LISTA DOS BOLAS MUCHAS, MELHOR DIZENDO SEM PRESTIGIO POLITICO, COM A SUA MAIS ALTA CÚPULA DE APOIO.
ISSO BASEADO NA MATÉRIA ACIMA

MARTINS/RN: NOTA DE FALECIMENTO E CONVITE SEPULTAMENTO

Sábado, 08 de agosto de 2015


Faleceu ontem as 11:00 na cidade de Pau dos Ferros, a senhora Francisca Abília de Melo,mais conhecida como Dona francisquinha de Janjão. Dona Francisquinha nasceu em 28/02/1911 e faleceu neste 07/08/2015, e contava com a idade de 104 anos e seis meses, pelo que temos conhecimento era uma das pessoas mais idosa de Martins e região.

A família comunica que o corpo está sendo velado na residencia de sua filha Ione, no Sitio Frade, de onde sairá as 9:00 da manhã deste sábado 08, para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição no centro, onde acontecera a celebração e em seguida o sepultamento no Cemitério Publico de Martins. 

A família enlutada, agradece antecipadamente a todos que compareceram a este ato de Fé e solidariedade humana.


Á família enlutada, as nossos sentimento de pesar. 

Ex-prefeito de Umarizal preso na operação "Negociata" sente dores no peito e é hospitalizado em Apodi

Sábado, 08 de agosto de 2015


O Mossoró Hoje destaca que o ex-prefeito de Umarizal, José Rogério de Souza Fonseca, de 61 anos, deu entrada no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi, no início da noite desta sexta-feira (07), reclamando dores no peito. José Rogério está preso preventivamente por determinação judicial desde o último dia 29 de julho no Centro de Detenção Provisório de Apodi acusado de desvios de recursos públicos. A informação foi confirmada pelo diretor do CDP de Apodi, Márcio Morais.

De acordo com Márcio Morais, o ex-prefeito possui problemas de hipertensão e diabetes. E esta é a segunda vez que é levado ao hospital depois que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça de Umarizal. No hospital, José Rogério foi medicado e realizou um exame de eletrocardiograma. Está em observação médica. O pedido formulado pelo ex prefeito a Justiça para responder pelos desvios em liberdade foi negado nesta sexta-feira pela justiça da Comarca de Umarizal.


Fonte: Robson Pires

CNE discute o que é preciso para dar educação de qualidade

Sábado, 08 de agosto de 2015
 Anacley Souza 

O que é preciso para oferecer uma educação de qualidade? Uma comissão do Conselho Nacional de Educação (CNE) está trabalhando para responder a essa pergunta. O CNE pretende definir uma lista com o que é essencial e estabelecer um custo médio para oferecer esses insumos. O prazo para que o chamado Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi) seja implantado é junho de 2016. O CAQi é um instrumento criado pela Campanha Nacional de Educação e incorporado ao Plano Nacional de Educação (PNE). Faz parte da estratégia para alcançar o investimento de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até 2024. Em 2010, o CNE aprovou parecer que define esse custo, mas ele não foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC). Agora, a intenção é atualizar o parecer. "Nós vamos ter que tomar como referência o que está feito. É muito desperdício não considerar uma cultura toda que foi trabalhada", diz o conselheiro do CNE e presidente da comissão bicameral que trata do PNE, Moacir Feitosa. Segundo ele, uma das possibilidades é reduzir a lista de insumos que consta no parecer, definindo um núcleo básico. "Por exemplo, escola não existe sem professor, não existe se não tiver fralda no berçário". A expectativa é que dentro de seis meses o CNE tenha um estudo aprofundado sobre o que é necessário hoje e quais seriam os valores nacionais. Para que o novo instrumento não perca a validade, será estabelecido um mecanismo de atualização dos custos. De acordo com Feitosa, o CNE pretende discutir também a viabilidade de cumprir o CAQi e, posteriormente, o CAQ, sem o inicial. Para isso, vai fazer estudos em alguns estados. "Queremos saber os valores aproximados das renúncias fiscais, das isenções e de que forma isso causa impacto no financiamento da educação", diz. O CNE também pretende estudar fontes de recursos para que o país cumpra a meta de investimento de 10% do PIB.

Adolescente mata avós e primos e depois vai à escola no interior do Paraná

Sábado, 08 de agosto de 2015

Anacley Souza
Um adolescente de 16 anos matou quatro pessoas de sua família na noite da quinta-feira (6) em um sítio do distrito de São José, em Marilândia do Sul (PR), a 341 km de Curitiba. Segundo a Polícia Civil da região, o jovem matou os avós maternos Antônio Geraldo da Silva, de 52 anos, e Maria Helena da Silva, de 56 anos, e os primos Jonathan Conerado, de 11 anos, e Jhemily Conerado, de oito anos. As duas crianças são filhos de um agente penitenciário da cidade vizinha de Apucarana. Segundo José Aparecido Jacovos, delegado-chefe de Apucarana, o adolescente cometeu sozinho os crimes usando faca, martelo e taco de beisebol. Em seguida, saiu com o carro do avô e resolveu assumir a autoria do crime para pessoas presentes em um bar, para depois abandonar o veículo próximo a um lixão. Na manhã de sexta-feira (7), foi à escola normalmente, mas portando uma arma do avô -- um revólver calibre 32 -- na mochila. Após a aula, o garoto seguiu para um ponto de ônibus, onde foi apreendido pela Polícia Militar e teria confessado os crimes. "O rapaz está sendo acompanhado por um psicólogo, pois apresenta ter problemas mentais. Disse que ouviu vozes que o levaram a fazer isso. Depois disse aos policiais: 'quero que a polícia me mate'. Estamos tentando interná-lo em um casa especializada para tratamento mental em Londrina", disse Jacovos. Os pais do jovem moram em outras cidades. A mãe dele vive em Curitiba, e o pai, no Rio Grande do Sul. Nas paredes do sítio, o jovem escreveu a palavra "ódio" com sangue das vítimas. A perícia ainda está sendo realizada no local.

Cientista é envenenado por perereca e identifica espécies peçonhentas


Sábado,08 de agosto de 2015

O pesquisador do Instituto Butantan Carlos Jared estava coletando pererecas na caatinga do Rio Grande do Norte quando começou a sentir uma dor insuportável em todo o braço. A espécie que estava coletando era a Corythomantis greeningi, que faz parte de um grupo conhecido como pererecas-de-capacete. Só anos depois é que veio a conclusão de que aquela era uma espécie peçonhenta, algo inédito entre as pererecas. A descoberta foi publicada na revista "Current Biology" nesta quinta-feira (6). Jared explica que muitas outras pererecas, sapos e rãs têm glândulas que produzem veneno. Quando um predador morde um desses bichos, a pressão da mordida faz a glândula ejetar esse veneno. Trata-se de uma defesa passiva, já que o próprio animal não tem controle sobre esse mecanismo. Quem aciona o veneno é o agressor. Já a espécie que fez o braço do cientista latejar de dor durante cerca de cinco horas apresenta um mecanismo de defesa que é um misto entre passivo e ativo. Isso porque sua cabeça tem espinhos que passam por dentro das glândulas de veneno, que é injetado em um possível agressor em situações de perigo. A perereca é capaz de fazer movimentos com a cabeça de modo que, encostando em outro animal, o veneno é injetado com a ajuda dos espinhos. Ou seja, essa perereca tem um mecanismo capaz de inocular ativamente o veneno no agressor, por isso pode ser considerada peçonhenta (assim como algumas espécies de cobras, escorpiões ou aranhas). Posteriormente, um mecanismo igual a esse foi identificado em uma segunda espécie de perereca-de-capacete, desta vez na Mata Atlântica. A espécie, chamada Aparasphenodon brunoi, tem um veneno 25 vezes mais potentes do que o da Corythomantis greeningi.

Nada a temer: Cálculos feitos pelos pesquisadores sugerem que um grama da toxina dessa perereca seria suficiente para matar mais de 300 mil camundongos ou 80 seres humanos. Apesar de produzir esse veneno altamente mortífero, não há motivo para temer os bichos, já que eles só “atacariam” alguém que se portasse como um predador. “A possibilidade de acontecer um acidente com pessoas é remotíssima. Apesar de ser extremamente peçonhento, não há nenhuma implicação em saúde pública”, diz Jared, que é diretor do Laboratório de Biologia Celular do Instituto Butantan. Ele destaca o duplo papel da cabeça das pererecas-de-capacete. Com a pele totalmente calcificada, a cabeça dura desses bichos, além de envenenar os inimigos, é usada como tampa em situação em que o animal se esconde em um buraco e o “tampa” com a própria cabeça para se proteger. A pesquisa foi feita em uma colaboração entre o Instituto Butantan, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade do Estado do Utah, dos Estados Unidos.

Justiça determina estabilidade no emprego para mãe que adota criança

Sábado, 08 de agosto de 2015
 Anacley Souza 

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) condenou a Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento S.A. a pagar indenização referente à estabilidade provisória de mãe adotante a uma analista de sistema de Jundiaí (SP) demitida seis dias após iniciar processo de adoção de um recém-nascido. A decisão da Terceira Turma do tribunal foi contrária das instâncias anteriores, que consideraram que ela não tinha direito à licença-maternidade porque o processo de adoção não estava concluído no momento da dispensa. A analista, dispensada em 11/6/2008, iniciou em 5/6/2008 o processo de adoção de um menino nascido poucos dias antes, no Maranhão. No dia seguinte à demissão, saiu o termo de guarda e responsabilidade provisória do menor. Segundo informações do TST, ela teria relatado que comunicou exaustivamente à chefia o processo de adoção, inclusive porque, por correr em outro estado, precisaria de permissão para viagens. E alegou que foi demitida durante a vigência da licença-maternidade, o que é expressamente proibido. Para o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), o termo inicial da estabilidade da adotante é o trânsito em julgado da sentença no processo de adoção, uma vez que a guarda da criança pode ser revogada a qualquer tempo. No recurso de revista ao TST, a empregada alegou ter os mesmos direitos garantidos à gestante, e sustentou que a lei que garante a licença-maternidade à adotante não especifica se ela é devida a partir da guarda (provisória ou definitiva) ou do trânsito em julgado da decisão. Em sua defesa, a empresa argumentou que não tinha conhecimento do processo de adoção quando a dispensou. A empresa ainda poderá recorrer à decisão, que inclui o pagamento da licença-adotante de 120 dias e de diferença de depósitos do FGTS, indenização compensativa de 40% do FGTS, 13º salário e férias proporcionais acrescidas de 1/3 decorrentes do período e os custos do processo.

Seis morrem e treze são detidos em operação em Valéria e Fazenda Coutos

Sábado, 08 de Agosto de 2015 

Foto: Reprodução/Google Street View
Seis pessoas morreram durante operação realizada pela Polícia Civil e Militar nesta sexta-feira (7) nos bairros de Valéria e Fazenda Coutos, em Salvador, para ocupação e cumprimento de mandados de prisão. De acordo com balanço parcial da ação divulgado pela Polícia Civil, das seis pessoas mortas em confronta, cinco já foram identificadas, sendo duas com mandados de prisão confirmados: Lucas Santos da Cruz, o “Lucas”, de 23 anos e Lucinei Cardoso Barbosa, o “Pinha” ou “Gago”, 34. O pedido de prisão referem-se à chacina ocorrida no último dia 26 em Nova Brasília (Valéria), resultando nas mortes do sargento da PM Osvaldo Costa C. Filho, 49 anos, de seu filho e deu outras duas pessoas presentes no momento do crime. Ainda segundo a polícia, eles são responsáveis por vários homicídios no Subúrbio. “Investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), seis traficantes acusados de homicídios reagiram à abordagem disparando contra os policiais. Houve troca de tiros e todos foram socorridos ao Hospital do Subúrbio depois de feridos, mas não resistiram”, diz a Polícia Civil em nota. Ainda está sendo pesquisada a existência de mandados contra Marcos Santos de Jesus, 24, José Márcio Cardoso de Jesus, 19, e Hugo Leonardo Farias dos Santos, que também morreram durante a operação já identificadas, além de outra pessoa sem identificação. A polícia informa que os autos de resistência ocorreram em locais diferentes do bairro de Valéria. Durante a ação 13 pessoas foram detidas, além da apreensão de armas, drogas diversas, balanças de precisão e seis autos de resistência. A operação, que tem a participação de 300 policiais, entre civis e militares, e apoio logístico do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), continua no fim de semana, e a ocupação não tem data definida para encerramento. Foram expedidos nove mandados de prisão e dez de busca e apreensão.

PF pede prorrogação de prisão de irmão e de braço direito de Dirceu

Sábado, 08 de Agosto de 2015
por Ricardo Brandt, enviado especial a Curitiba, Julia Affonso e Fausto Macedo | EC
A Polícia Federal pediu à Justiça prorrogação da ordem de prisão temporária de Roberto Bob Marques, braço-direito do ex-ministro -chefe da Casa Civil, José Dirceu (Governo Lula). Bob foi preso segunda-feira (3) em regime temporário na Operação Pixuleco. O prazo da custódia de Bob termina nesta sexta-feira (7). O pedido da PF é extensivo a outros três investigados, entre eles um irmão de Dirceu, Luiz Eduardo Oliveira e Silva - além de Julio Cesar dos Santos, ex-sócio de Dirceu na JD Assessoria e Consultoria, e Pablo Alejandro Kipersmit. Todos foram presos também por cinco dias. A decisão sobre prorrogação ou não da prisão de Bob e dos outros alvos da Pixuleco caberá ao juiz federal Sérgio Moro, que conduz todas as ações penais da Lava Jato. A Pixuleco prendeu também o próprio José Dirceu - mas no caso do ex-ministro a ordem é preventiva, ou seja, não tem prazo para expirar. Também é este o caso do empresário Fernando Moura, amigo de Dirceu e suposto lobista na Petrobras. Ao pedir a prorrogação da temporária de Bob, Luiz Eduardo, Julio Cesar e Pablo Kipersmit, a PF alegou que teve pouco tempo para examinar toda a documentação apreendida. "Cabe destacar a complexa estrutura criminosa investigada na Operação Lava Jato, que já se encontra em sua 17.ª fase. Na atual fase, foram desencadeadas medidas relacionadas a novas pessoas jurídicas e físicas, tendo culminado na apreensão de grande quantidade de suportes de armazenamento digital cuja análise no exíguo prazo de 5 dias resta-se impossível." Os presos em caráter temporário foram ouvidos pela PF, mas não esclareceram detalhes importantes para a investigação.

Lava Jato pede bloqueio de até US$ 31 mi de lobista do PMDB

Sábado, 08 de Agosto de 2015 


por Ricardo Brandt, Julia Affonso e Fausto Macedo | Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução/ TV Globo

O Ministério Público Federal requereu à Justiça o bloqueio de 'quaisquer ativos financeiros' até o valor de US$ 31 milhões de três acusados por corrupção na Petrobras, entre eles João Augusto Rezende Henriques, apontado como lobista do PMDB - mais importante partido da base aliada do governo Dilma Rousseff (PT) que teria recebido propina de US$ 10 milhões, segundo investigação da Operação Lava Jato. O objetivo da medida é garantir 'o perdimento do produto do crime e o pagamento de multas penal e compensatória' por danos à estatal petrolífera. Segundo a força-tarefa do Ministério Público Federal que investiga esquema de cartel e propinas na Petrobras, o valor que seria destinado ao PMDB era de US$ 15,5 milhões - a outra parte de US$ 15,5 milhões seria dividida entre dirigentes da estatal na área Internacional e lobistas, em 2009. O pedido de sequestro de valores no montante de até US$ 31 milhões recai também sobre outros dois denunciados por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, Eduardo Costa Vaz Musa, ex-gerente da área Internacional da Petrobras, e o empresário chinês Hsin Chi Su Nobu Su, presidente da TMT, proprietária de navio afretado em contrato de US$ 1,81 bilhão. A Procuradoria inclui na denúncia o ex-diretor de Internacional Jorge Luiz Zelada, suposto beneficiário de parcela da propina milionária. De acordo com o Ministério Público Federal, "o valor total da vantagem indevida incluía não só a propina paga ao diretor Jorge Luiz Zelada e ao gerente Eduardo Musa, mas também os custos operacionais da transação e a parte destinada ao Partido Político PMDB". Segundo a Procuradoria, João Henriques tinha a missão de realizar 'o pagamento da vantagem indevida em favor do PMDB'. O pedido de bloqueio exclui apenas os valores de caráter alimentar de Henriques, Musa e Nobu Su. O confisco deve atingir quaisquer bens ou valores sob guarda, depósito ou administração da instituição financeira, tais como ações, participações em fundos de ações, letras hipotecárias ou quaisquer outros fundos de investimento, assim como PGBL - Plano Gerador de Beneficio Livre, VGBL - Vida Gerador de Beneficio Livre e Fundos de Previdência Fechado. O criminalista José Claudio Marques Barboza Junior, que defende João Henriques, disse que ainda não teve acesso à denúncia do Ministério Público Federal. "Não vi os termos da acusação. Também não tomei ciência do pedido de bloqueio. Assim que acessar à denúncia e o requerimento de bloqueio vou poder me manifestar." A assessoria de imprensa do PMDB negou todas as acusações e disse que a sigla nunca autorizou quem quer que seja a ser intermediário do partido para arrecadar recursos.

MPF denuncia Zelada e mais cinco por corrupção e lavagem de dinheiro

Sábado, 08 de Agosto de 2015 

Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado

O ex-diretor da Petrobras, Jorge Luiz Zelada, foi denunciado pelo Ministério Público Federal pelos crimes de evasão de divisas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Além dele, mais cinco foram denunciados: o ex-diretor geral da área internacional da estatal Eduardo Vaz da Costa Musa, além dos lobistas Hamylton Pinheiro Padilha Junior, Raul Schmidt Felippe Junior, João Augusto Rezende Henriques e do executivo Hsin Chi Su (Nobu Su). De acordo com o MPF, a força-tarefa apurou que Hsin Chi Su, executivo da empresa chinesa TMT, e Hamylton Padilha, lobista que atuava na Petrobras, repassaram aproximadamente US$ 31 milhões a título de propina para Zelada (diretor internacional da Petrobras entre 2008 e 2012), para Eduardo Musa e para o PMDB, responsável pela indicação e manutenção destes em seus respectivos cargos. De acordo com a denúncia, em troca desses valores Zelada e Eduardo Musa beneficiaram a sociedade americana Vantage Drilling no contrato de afretamento do navio-sonda Titanium Explorer, celebrado com a Petrobras no valor de US$ 1.816.000,00. A Comissão Interna de Apuração instituída pela Petrobras a partir das investigações da Operação Lava Jato apontou diversas irregularidades neste contrato, como por exemplo a não submissão de pedido à diretoria executiva da estatal para o início das negociações e da contratação; a finalização dos trabalhos da Comissão de Negociação antes da conclusão do processo de negociação e contratação; a inexistência de provas do recebimento das propostas de todos os fornecedores; a inexistência de elaboração de relatório final da contratação; propostas comerciais enviadas por e-mail; e submissão de relatório incompleto à Diretoria Executiva. Ainda de acordo com o MPF, para operacionalização do esquema atuaram como intermediários na negociação – e posterior repasse das vantagens indevidas – os lobistas Hamylton Padilha, Raul Schmidt Junior e João Augusto Rezende Henriques. Coube a Padilha pagar a parte destinada a Eduardo Musa. Raul Schmidt Junior realizou os pagamentos em favor de Zelada, enquanto João Augusto Rezende Henriques distribuiu a vantagem indevida ao PMDB. Todos fizeram os pagamentos mediante depósitos no exterior.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SOBRAL FABRICARÁ AVIÕES

Sábado, 08 de agosto de 2015


O município de Sobral será sede de uma montadora de aviões. Com o valor global de R$ 60 milhões, a Gorj Aeronaves, pertencente ao Grupo Oscar Rodrigues Júnior, deve iniciar as atividades no próximo ano. 
“Os projetos arquitetônicos e aeronáuticos estão concluídos. Estamos na fase de formatação dos preços dos componentes. Precisaremos de seis meses para começar”, reforça o empresário Oscar Rodrigues. As peças serão compradas no mercado nacional, mas também do exterior para a montagem das aeronaves. Os aviões produzidos serão monomotores e bimotores com capacidade de transporte para dois, quatro e seis passageiros. 
“Nossa previsão inicial é de oito aeronaves produzidas por mês. Os preços das aeronaves vão depender das cotações que estamos iniciando no momento”, confirma. A comercialização será para o mercado interno. 
Sobre o número de empregos gerados, Oscar Júnior afirma que a empresa analisa a contratação de mão de obra especializada no Ceará, mas deve “importar” profissionais de outros estados. “Temos de definir com o Recursos Humanos o quantitativo de vagas. Haverá a necessidade de contratar gente de fora”. O terreno para abrigar a unidade é de 200 hectares e foi comprado por R$ 3,5 milhões.


Com informações do O Povo

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Homem atropela e mata a própria mãe

Sexta, 07 de Agosto de 2015 

Foto: Reprodução / The Mirror
Um motociclista atropelou e matou uma mulher sem saber que ela era sua mãe. Xiong Ku atropelou duas mulheres e fugiu, matando as vítimas. Seu filho de 10 anos quis ajudar mulheres, mas ele impediu. De acordo com o The Mirror, quando eles lhe contaram os detalhes, ele percebeu que era a pessoa que tinha matado a própria mãe, e no dia seguinte se entregou. O porta-voz da polícia, Jian Hu, disse: “O homem de sobrenome Xiong estava no caminho para casa de seus sogros com seu filho de 10 anos, quando sua moto colidiu acidentalmente com duas mulheres idosas devido à baixa iluminação e ao fato de que ele estava em alta velocidade na cidade de Daye, na província de Hubei, centro da China”. Ele prosseguiu: “Em um estado de pânico, Xiong agarrou seu filho – que tentou ajudar as duas vítimas – e voltou para sua moto antes de acelerar para longe da cena do acidente”. O oficial disse que, quando equipes de resgate chegaram ao local, eles descobriram que uma das duas idosas, que o motorista não tinha percebido que era sua própria mãe, tinha sido morta no local. A polícia começou então a investigar o caso e colocar anúncios espalhados para encontrar o piloto de fuga, oferecendo recompensa por informações. Eles cancelaram a busca quando Xiong se entregou e confessou ser responsável. Ele foi preso e aguarda julgamento.

Exclusivo: Policiais Civis de Camocim prendem casal com envolvimento na execução do Radialista Glaydson Carvalho


Sexta, 07 de agosto de 2015

Policiais Civis da cidade de Camocim, comandados pelo Delegado, Dr. Herbert Ponte e Silva, efetuaram a prisão de um casal com envolvimento na morte do radialista Gladyson Cardoso Carvalho, ocorrido ontem na cidade de Camocim. Os policiais invadiram uma residência onde serviu de apoio para os pistoleiros, dentro da residência estava um casal que tem envolvimento no crime. Dentro da casa a polícia encontrou dois revólveres e outros objetos. A fica na localidade de "Serrota", na cidade de Senador Sá. Os presos foram identificado como: Francisco Carneiro Portela, 18 anos e Gisele Sousa do Nascimento, 23 anos. Informações dão conta que os pistoleiros conseguiram se evadir do local, deixando as armas, possivelmente utilizadas na execução. O casal preso estava com os pistoleiros dentro da residência, os pistoleiros conseguiram fugir. A prisão do casal aconteceu na manhã desta sexta-feira (07). Mais detalhes em breve.


Fonte: Sobral 24 horas

Polícia de Pau dos ferros prende mais uma acusada de tráfico de droga na região


Sexta, 07 de agosto de 2015


Equipe da Polícia Civil de Pau dos Ferros, sob as orientações do delegado regional Inácio Rodrigues, cumpriu na manhã de hoje, 07 de agosto, mandado de prisão em desfavor de Jessica Maria Coutinho, mais conhecida como Jéssica de Bibi, moradora do bairro Alto de São Geraldo. 

Jéssica é investigada pelo crime de tráfico de drogas e agora ficará presa na carceragem da cidade de Encanto, proximo a Pau dos Ferros, no Oeste do Rio Grande do Norte, aguardando o deslinde da instrução processual.


Informações Sd Thiago 

Fonte: O Câmera

Fuga na Cadeia Pública de Icapuí no estado do Ceará

Sexta, 07 de agosto de 2015


Quatro presos fugiram do Centro de Detenção Provisório que funciona na Cadeia Publica da cidade de Icapui, região praiana do estado do Ceará. A fuga aconteceu na madrugada de hoje, 07 de agosto de 2015. 

Os presos cavaram um túnel e foram embora sem muita dificuldade. Segundo informações, a cadeia funciona em uma antiga residencia e já com as estruturas comprometidas pelo tempo. 

De acordo com a policia, os elementos respondia pelos crime de trafico de droga, roubo e homicídio. São presos que representam perigo a população. 


Jackson Rafael da Costa Silva, responde pelos crimes de estupro, assalto, tráfico de drogas, receptação, danos ao patrimônio público, porte ilegal de arma de fogo, Maria da penha e tentativa de homicídios.Francisco de Assis da Silva “Jaqueira” condenado por crime de homicídio, responde por tortura e lesão corporal. Mateus Laurentino Alves, condenado por assalto e responde por tráfico de droga. Jose Antônio Valente da Silva, responde por furto e tráfico de droga. 

Fonte: O Câmera

Lutador de Muay thai sofre tentativa de homicídio no bairro Walfredo Gurgel em Mossoró

Sexta, 07 de Agosto de 2015



Uma tentativa de homicídio por arma de fogo foi registrada no final da noite desta quinta feira 06 de agosto de 2015, no bairro Walfredo Gurgel em Mossoró RN 

A vítima, identificada como Pedro Henrique Queiroz de 20 anos de idade foi alvejado com um disparo de arma de fogo na região das costas. 

O mesmo foi socorrido pela Polícia Militar para a Unidade de Pronto Atendimento-UPA do bairro São Manoel e depois transferido por uma ambulância do SAMU para o Hospital Tarcísio Maia com estado de saúde estável. 

Segundo informações, o jovem que é lutador de Muay Thai, estava na calçada de sua casa, quando dois homens de motocicleta passaram no local e quando o avistaram efetuaram cerca de cinco tiros contra ele,mas somente um acertou a vítima nas costas. 

A Polícia Militar,fazia patrulhamento pelos bairro e socorreu Pedro Henrique para a UPA. A motivação e os autores do crime ainda são desconhecidos da Polícia



Fonte: Fim da Linha

Lucro da Petrobras no segundo trimestre cai 90%

Sexta, 07 de agosto de 2015


A Petrobras fechou o segundo trimestre deste ano com lucro líquido de R$ 531 milhões, uma queda de 90% em relação aos R$ 5,3 bilhões obtidos no primeiro trimestre. O número divulgado pela estatal nesta quinta-feira também é menor que os R$ 5 bilhões registrados entre abril e junho do ano passado. A estatal acertou contas com a Receita Federal e reconheceu perdas em ativos, levando resultado a ficar pior do que o previsto.

Segundo informou O Globo, o mercado previa um lucro líquido entre R$ 2,6 bilhões e R$ 4,6 bilhões no segundo trimestre do ano. No semestre, o lucro líquido foi de R$ 5,8 bilhões, 43% abaixo do registrado nos seis primeiros meses de 2015. Já a geração de caixa operacional, medida pelo Ebitda, ficou em R$ 9,4 bilhões, o que representa um recuo de 29% em relação ao primeiro trimestre

Fonte:Robson Pires

Durma com um barulho desse

Sexta, 07 de agosto de 2015

Carta-renúncia de Dilma está pronta, dizem fontes do planalto

Sexta, 07 de agosto de 2015

Imagem do Google

Deu no Cláudio Humberto:


Apesar de ter declarado que “suporta a pressão”, a presidente Dilma já teria preparado uma carta-renúncia. Fontes do Palácio do Planalto garantem que a redação da carta não foi um ato solitário, como é comum nesses casos: Dilma teria contado com a ajuda de dois dos seus ministros mais próximos, Aloizio Mercadante (Casa Civil) e José Eduardo Cardozo (Justiça), apesar de ambos serem contrários à ideia.

TEMER ASSUME
Confirmada a renúncia de Dilma, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) assumiria imediatamente o comando do Executivo.

CERCO APERTADO
Além da renúncia, há outras hipóteses para a saída de Dilma: ação na Justiça Eleitoral e representação da oposição por crime financeiro.

AÇÃO DUPLA
A ação eleitoral por financiamento ilegal de campanha pode culminar no cancelamento do registro da chapa. Assim, cairiam Dilma e Temer.

ÚLTIMA HIPÓTESE
Se prosperar a representação da oposição na Procuradoria-Geral da República por crimes financeiros, Dilma também poderia ser cassada.


Fonte: Robson Pires

Lava Jato vai pegar Lula e levá-lo ao xadrez

Sexta, 07 de agosto de 2015


O que se ouve em Brasília é que a operação Lava Jato vai pegar, sim, Lula e levá-lo ao xadrez. Mas antes dele seriam presos o ex-ministro da Fazenda, Antônio Palocci, e Paulo Okamoto, este principal operador do ex-presidente e dono das finanças do Instituto Lula.

Em março, o nome de Palocci figurou na lista de 50 autoridades contra as quais o procurador-geral, Rodrigo Janot, pediu a abertura de inquéritos ao STF. O relator da Lava Jato no STF, ministro Teori Zavascki, determinou a abertura de investigações sobre Palocci, mas na primeira instância, ou seja, sob o comando do juiz Sergio Moro.


Fonte: Robson Pires

Assassino de Paulo Ubarana é executado em São Gonçalo do Amarante


Sexta, 07 de agosto de 2015

O espanhol Anxo Anton González, de 51 anos, condenado a 19 anos de prisão pela morte do empresário Paulo de Tarso Ubarana, foi morto no início da tarde de hoje (6), no Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante. Dois homens em uma motocicleta teriam sido os responsáveis pela execução do espanhol

Anxo Anton foi condenado em 2007 a 19 anos de prisão pela morte de Paulo Ubarana

Anxo Anton foi condenado pelo homicídio que ocorreu em 2004, quando teria levado Paulo Ubarana até um matagal nas proximidades de Alcaçuz, em Nísia Floresta, e executado o empresário potiguar. O júri que fixou a pena em 19 anos de reclusão, mas o espanhol teve progressão do regime determinada já em 2008, quando passou a cumprir prisão no semiaberto.


Anxo Anton foi executado a tiros de pistola em rua do conjunto Jardim Lola

Em 2010, o espanhol foi preso mais uma vez por porte ilegal de armas, com o processo concluso para sentença desde junho deste ano. Apesar da detenção, em maio deste ano a Justiça determinou a progressão do regime para Anxo Anton, que passou a cumprir o restante da pena em regime aberto.
Adriano Abreu

Companheira de Anxo Anton estava com espanhol no momento da execução

A Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante vai investigar o caso.


TN /J.Belmont

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055