martins em pauta

sábado, 4 de junho de 2016

Mais informações:112° Homicídio Mossoró 2016: Dupla executa rival com arma de grosso calibre no bairro Alameda dos Cajueiros

Sábado, 04 de Junho de 2016


Um jovem de 18 anos identificado como Robson da Silva Lemos, residente no Planalto 13 de Maio foi assassinado dentro de uma residência na Rua Farias no bairro Alameda dos Cajueiros em Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte. 

O caso foi registrado por volta das 07h10min deste sábado 04 de junho de 2016 e segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi perseguida em via publica por dois homens armados de escopeta calibre 12 que passaram a efetuar disparos contra a mesma.

O jovem correu tentando escapar dos inimigos e conseguiu entrar em uma residência que estava com o portão da frenete aberto mas foi executado no terraço da casa. 

Os dois homens acusados do crime identificados como, Alisson Feniks da Costa Martins 22 anos de idade e Daniel Moura Faustino 19 anos de idade foram presos em flagrante ainda dentro da casa. Um Policial Militar, que serve ao 10º BPM em Assu e que mora em Mossoró próximo ao local do crime, ao precisar o fato, deu voz de prisão aos dois que ainda estavam com a arma usada do delito.

O Policial pediu apoio ao Centro de Operações da PM e a viatura da Rocam 03 foi ao auxilio ao PM. Os dois acusados foram encaminhados à Delegacia de Plantão onde estão a disposição da Polícia Judiciária.

Os familiares da vítima, estiveram no local do crime e informaram à polícia, que Robson era envolvido em ações criminosas e que ele havia sofrido uma tentativa de homicídio por arma branca recentemente.

Os motivos pelos quais os dois jovens executaram Robson da Silva Lemos, ainda não foram esclarecidos. Os acusados serão interrrogados pela Equipe da Homicídios.

O corpo de Robson da Silva Lemos, foi removido para a sede do Instituto Técnico de Perícia (ITEP), onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento

Acusados do homicídio foram preso em flagrante por policial Militar de folga
Escopeta calibre 12 usada para matar o jovem Robson da Silva Lemos


Fonte: Fim da Linha

Homem é alvejado por disparos de arma de fogo em tentativa de homicídio na cidade Baraúna

Sábado, 04 de Junho de 2016

Uma tentativa de homicidio por disparos de arma de fogo, foi registrada no início da tarde deste sábado 04 de junho de 2016, no município de Baraúna, região Oeste Potiguar.

A vítima identificada como Orlando Gomes Damasceno, foi alvejado com cerca de quatro tiros e socorrido por uma ambulância da cidade para o Hospsital Regional Tarcísio Maia em Mossoró.

Informações repassadas por um irmão da vítima, Orlando estava em um espetinho no centro da cidade, quando foi surpreendido por um homem que chegou em uma moto e efetuou os disparos.

Ainda de acordo com o irmão,Orlando já tem passagem pela polícia, mas ele não soube explicar os motivos da prisão.



Fonte: Fim da Linha

PREFEITURA DE UPANEMA INICIA INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO NO P.A. BOM LUGAR

Sábado, 04 de maio de 2016


A Prefeitura de Upanema/RN prossegue com os serviços de ampliação e melhoria do sistema de iluminação pública no município. Na última terça-feira 31/05, foram iniciados os trabalhos para instalação de luminárias no Projeto de Assentamento Bom Lugar. Este é um trabalho que faz parte dos serviços de melhoria no sistema de iluminação pública do município a instalação de novos pontos, substituição de lâmpadas, troca de braços dos postes, além das manutenções periódicas.




Postado por Renato Medeiros

112 Crime de homicídio em Mossoró 2016: Homem é morto no Bairro Alameda dos Cajueiro

Sábado, 05 de Junho de 2016


Um jovem de 18 anos identificado como Robson Silva Lemos,residente no Planalto 13 de Maio foi assassinado dentro de uma residência na Rua Farias no Alameda dos Cajueiros. 

Segundo a PM que isola o local a vítima foi perseguida em via publica por dois homens armados de escopeta que passaram a efetuar disparos contra a mesma.

O jovem correu e entrou em uma residência que estava com o portão aberto mas foi executado no terraço da casa. 

Os executores foram presos na hora por um policial à paisana que mora próximo ao local do crime. 


Fonte: Passando na Hora

2ª MORTE VIOLENTA EM UPANEMA NO ANO DE 2016



Sábado, 04 de maio de 2016

A Polícia Militar de Upanema foi acionada por volta de 2 horas da madrugada de hoje, 04 de junho, com a informação de disparos de arma de fogo com uma pessoa ferida no Projeto de Assentamento Esperança, distante cerca de 3 km da cidade de Upanema/RN.

Ao chegar no local, a policia encontrou Jodelson Almeida Bernardo, de 33 anos de idade, morto dentro de casa, apresentando um ferimento na barriga, e um ferimento na região da cabeça.

Segundo informações da polícia, 03 elementos encapuzados invadiram a casa de Jodelson, o trouxeram para fora e lhe cobraram uma dívida, o mesmo informou que ia acertar e os meliantes não conformados o alvejaram e levaram alguns objetos do interior da residência.


Jodelson era investigado por tráfico de drogas na região e alguns furtos de animais, como por exemplo, o de um boi que ele furtou e colocou dentro de seu carro no dia 06 de abril deste ano, onde foi preso em flagrante. 

A PM isolou o local do crime até a chegada do ITEP  que fez a remoção do corpo até a sua sede em Mossoró.


Fonte: Contexto Upanemense 


A violência pelo Oeste do RN: Homem é morto a tiros enquanto assistia TV em bar na cidade de Patu

Sábado, 04 de Junho de 2016



A Sexta feira 03 de junho de 2016,foi sangrenta na região Oeste do Rio Grande do Norte, que registrou mais um homicídio, o segundo da noite.

Desta vez o crime aconteceu na cidade de Patu, onde um homem identificdo como Santiago Silva Cortez 28 anos de idade conhecido como "Tiago do Fomento" natural de Olho D'agua dos Borges foi morto a tiros em um bar naquela cidade.

As informações repassadas pela Polícia local, afirmam que a vítima assistia televisão no interior do estabelecimento comercial, localizado no bairro Alto da Estação, quando foi surpreendido por dois desconhecidos que chegaram e um deles já foi atirando em sua direção.

Santiago foi alvejado várias vezes, não resistiu e morreu na hora. A polícia trabalha com a hipótese de acerto de contas, uma vez que a vítima era suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.

O corpo de Santiago Silva foi removido pela equipe do Instituto Técnico de Perícia (ITEP), para a sede do órgão em Mossoró. O Crime será investigado pela Polícia Civil.



* Fotos reprodução/Redes Sociais

Fonte: Fim da Linha

Foragido de Alcaçuz é preso pela Denarc com joias no bairro Macarrão em Mossoró

Sábado, 04 de Junho de 2016


Foragido de Alcaçuz se apresentou ao policiais civis com identidade falsa

Agentes da Delegacia de Combate ao Narcotráfico (DENARC) foram na tarde desta sexta feira 03 de junho de 2016, ao bairro Aeroporto II (Macarrão) averiguar uma denuncia anônima de trafico de drogas em uma residência naquela localidade.

Ao chegar no local, encontraram um homem, que se mostrou nervoso ao perceber a chegada da equipe da Denarc. perguntado sobre sua identidade, ele se identificou como Tárcio Luiz Souza dos Santos. Os agentes desconfiados, fizeram uma revista na residência onde ele estava e encontraram um pano com várias peças de ouro além de uma quantia aproximada em 2 mil reais.

A equipe comandada pelo chefe de Investigação Eraldo, buscou informações junto ao Setor de Intelegência da Polícia Civil e logo veio a resposta de que se tratava de um foragido da Penitenciária de Alcaçuz identificado como Wellington Rodrigo Ferreira de Souza, o " Escorpião" 33 anos, natural de Macau e que a identidade apresentada por ele era falsa.

De acordo com a Polícia Civil, existem dois mandados de prisão, contra ele em abertos, na Comarca de Natal por tráfico de drogas e roubo majorado

Ainda de acordo com a Polícia, o foragido também é suspeito de envolvimento em um assalto a uma joalheria ocorrido semana passada na cidade de Caicó, região Seridó Potiguar.

O delegado Regional daquela cidade, Dr. Ricardo Ferreira de Brito, ao tomar conhecimento da Prisão de Wellington Rodrigo veio com sua equipe de agentes à Mossoró, para interrogá-lo sobre o assalto.

Após ser preso o foragido foi encaminhado à sede da Denarc, onde foi autuado pelo Delegado Regional de Mossoró, Dr. Dênys Carvalho, por falsidade ideológica e receptação, uma vez que ainda não há provas de que ele tenha participado do assalto em Caicó.

"Durante as investigações é que se terá uma definição, sobre a participação dele no roubo a joalheria, ou se o mesmo apenas comprou a mercadoria",disse Dr. Dênys Carvalho.

Após os procedimentos na Denarc, o foragido foi encamainhado à Cadeia Pública onde ficará a disposição da Justiça da comarca de Natal.

Material pode ter sido roubado de joalheria em Caicó

Foragido apresentou identidade falsa aos agentes civis


Fonte: Fim da Linha

Frentista é assassinada a tiros enquanto trabalhava em Posto de combustíveis na cidade de Caraúbas

Sábado,04 de Junho de 2016



Uma frentista de 26 anos foi morta a tiros na noite desta sexta-feira 03 de junho de 2016, enquanto trabalhava em um posto de combustíveis localizado às margens da rodovia estadual RN 117, na zona urbana da cidade de Caraúbas, na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.

A vítima identificada como Olivia Tauany, de 26 anos, estava trabalhando em um Posto de Combustível quando homens chegaram em um veículo tipo Hilux, de cor prata, pararam o carro do outro lado da RN 117 e um dos indivíduos desceu, foi até o local de trabalho da vítima e efeituou disparos de pistola calibre 380.

A jovem ainda correu na tentativa de escapar da morte, mas foi perseguida e alvejada com cerca de oito tiros, não resistiu e morreu na hora. Após o fato o criminoso fugiu na camionte com destino ignorado.

A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento do local e aguarda a chegada da equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) para fazer a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró. 

A motivação do homicídio ainda é um mistério para a Polícia Civil que vai investigar o caso e ainda não tem uma linha de investigação.


* Com informações: Gidel Morais/Icem Caraúbas


Fonte: Fim da Linha


DILMA, LULA, PT: TCHAU, QUERIDOS!

Sábado, 04 de junho de 2016

É O COMEÇO DO FIM 


O final de semana que está só começando deverá entrar para a história por marcar o início do fim de Dilma, Lula e do PT.

As delações que começam a ser reveladas pelas revistas semanais não irão deixar pedrar sobre pedra do petisto

A Veja também traz em sua capa reportagem sobre a delação de Marcelo Odebrecht, na qual o empreiteiro entrega Anderson Dorneles, o ex-secretário pessoal de Dilma, que ganhou mesada de R$ 50 mil.

A revista Veja também traz trechos da colaboração de Leo Pinheiro, que revela pedido de Lula para a reforma do sítio de Atibaia, e de Sérgio Machado, que acusa Renan Calheiros, José Sarney e Romero Jucá de dividirem propina de R$ 60 milhões.


Fonte: Carlos Skarlack

MPF investiga pagamento de Bolsa Família a quase 10 mil mortos em PE

Sábado, 04 de maio de 2016


O Ministério Público Federal (MPF) investiga uma fraude no Bolsa Família em Pernambuco. Relatório do órgão aponta que está sob apuração o pagamento de mais de R$ 16,7 milhões para quase dez mil mortos, entre 2013 a 2014, no estado.

Com um repasse no valor de R$ 369,2 milhões, o órgão também aponta que Pernambuco é o segundo estado no ranking nacional em número de beneficiários investigados por não se enquadrar nos critérios do programa. E não para por aí. O Recife, de acordo com o MPF, ocupa o quinto lugar na relação de municípios que estão sob suspeita.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, mas ainda não obteve retorno. Procurada pela reportagem, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do estado informou que não tem nenhum controle do Bolsa Família já que, segundo a pasta, cada município tem sua administração própria.

E as irregularidades não param. Dos mais de R$ 4 bilhões pagos em Pernambuco, 89.658 mil servidores públicos receberam total de R$ 248,7 milhões do programa. Além disso, pouco mais de dois mil doadores de campanha ganharam R$ 6,5 milhões. O estado também contabiliza 45,538 mil empresários embolsando quase R$ 117 milhões. O órgão não informou quantas pessoas têm o direito de receber o benefício no estado.

O ministério ressalta que o somatório dos valores não corresponde ao número total de irregularidades. Já que MPF identificou beneficiários com mais de um CPF cadastrado. Por isso, um mesmo beneficiário pode ser enquadrado como doador e servidor, por exemplo.

Mesmo assim, de acordo com o MPF, não significa que eles tenham tido a iniciativa de fraudar o Bolsa Família, mas que não se enquadravam nos requisitos para receber o benefício.

A capital pernambucana só perde para Salvador (BA), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Manaus (AM) com mais pagamentos suspeitos. Contudo, o órgão não detalhou dados da fraude em cada município.

A suspeita teve início ao cruzar informações de beneficiários com dados da Receita, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais de Contas. Com isso, o MPF identificou pagamentos supostamente irregulares no valor de R$ 2,5 bilhões, no mesmo período, em todo território brasileiro. Ao todo, os repasses foram feitos para cerca de 1,4 milhão de pessoas.

Quem tem direito

O programa foi criado, exclusivamente, para famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza. Ou seja, com renda per capita abaixo de um salário mínimo por pessoa. Para esse cálculo, calcula-se a média dos salários dos membros das famílias. Para se candidatar a receber o programa, a família precisa se inscrever no Cadastro Único Ela ainda precisa estar com os dados atualizados há menos de 2 meses.

G1

Fonte: J.Belmont

Ex-prefeita de Mossoró vai para a Companhia Docas do RN

Sábado,04 de junho de 2016


A ex-prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, deverá assumir a diretoria administrativa e financeira da Companhia Docas do RN (CODERN). A indicação cabe ao deputado federal Felipe Maia.

O atual ocupante do cargo, Emiliano Rosado, deve assumir a diretoria técnico-comercial. Ele é primo do deputado federal Beto Rosado.

Menino de 10 anos suspeito de furtar carro morre atingido por disparo da PM

Sexta, 04 de junho de 2016

Um menino de 10 anos morreu na noite de ontem (2) baleado por policiais militares, na Vila Andrade, zona Sul da cidade de São Paulo. De acordo com nota da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ele e outra criança de 11 anos teriam furtado um carro de um condomínio na região do Morumbi. Policiais perceberam a ação e saíram em perseguição ao veículo, um Daihatsu Terios.

De acordo com relato dos policiais, durante a fuga, o menino que estava ao volante bateu contra um ônibus e um caminhão. Ao receberem ordem para parar, eles teriam feito três disparos de uma arma calibre 38 contra os policiais. Os PMs teriam então revidado, atingindo e matando o garoto de 10 anos, na rua José Ramon Urtiza.

Para o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Clilton Guimarães, o caso levanta algumas indagações como, por exemplo, uma análise mais meticulosa sobre a atuação dos policiais diante de dois meninos, para avaliar se havia outra conduta possível a fim de evitar a morte do garoto.


Fonte: Robson Pires

Comando da PM pede devolução de capitão após críticas a delegados

Sábado, 04 de junho de 2016


G1/RN – O Comando Geral da Polícia Militar pediu a devolução do capitão Styvenson Valentim aos quadros da instituição. Styvenson estava cedido para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) onde coordenava a Lei Seca. De acordo com o coronel Dancleiton Pereira Leite, comandante geral da PM, o pedido foi feito após o capitão criticar a atuação de delegados de Polícia Civil no estado. Em um áudio que circulou no Whatsapp o capitão afirmou que “policial civil ganha muito bem para não fazer nada. Delegado ganha 23 mil reais para não fazer nada”.

O comandante geral da PM explicou que as críticas criaram um clima instável entre o capitão Styvenson e a Polícia Civil. “As operações da Lei Seca geralmente terminam na delegacia de polícia e as declarações dele criaram um clima ruim, mesmo ele tendo se retratado. Por isso achamos prudente evitar esse contato dele com a Polícia Civil. Entendemos que essa é a melhor atitude, inclusive, para preservá-lo”, disse.

PF marca para o dia 14 de junho depoimento de Renan em inquérito da Lava Jato

Sábado, 04 de junho de 2016


A Polícia Federal (PF) marcou para o dia 14 de junho, às 15h, em Brasília, o segundo depoimento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) no inquérito da Operação Lava Jato que apura a suposta prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) também é investigado no processo.

A intimação foi assinada no dia 1º de junho pelos delegados responsáveis pela investigação. A data foi marcada após decisão do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeitou pedido feito pela defesa de Renan Calheiros para que o depoimento fosse por escrito. Na decisão, Zavascki concordou com os argumentos apresentados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e entendeu que o senador deve ser interrogado.

Servidores ativos da Educação do RN têm pagamento antecipado

Sábado, 04 de junho de 2016

O pagamento dos servidores da Educação, que estava previsto para ser realizado na próxima segunda-feira (6), foi antecipado para este sábado (4). Os demais pagamentos vão acontecer seguindo o mesmo cronograma já divulgado, no qual todos os servidores ativos da administração direta e indireta receberão os salários até o dia 8 de junho.

Após os funcionários da Educação, terão os vencimentos depositados dia 7 (terça-feira) os servidores Saúde e o sistema de Segurança; os servidores das demais secretarias e órgãos recebem o pagamento dia 8 (quarta-feira). Os servidores dos órgãos que possuem receita própria (Detran, Caern, Idema, DEI, Jucern e Potigás) já receberam os salários do mês de maio.

A partir do dia 9, o Governo vai aportar para a cobertura de déficit previdenciário aproximadamente R$ 102 milhões. Esse valor se somará aos R$ 60 milhões oriundos da contribuição patronal (22%) e do servidor (11%). Estes recursos são necessários ao pagamento dos inativos e pensionistas efetuados e creditados em conta nos dias 9, 10 e 11 de junho.


Fonte: Robson Pires

STF tem 194 processos que tramitam de forma oculta

Sábado, 04 de maio de 2016

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou hoje (3) que existem 194 processos que foram protocolados de forma oculta no tribunal. O levantamento foi feito por uma equipe de técnicos da Corte após decisão do presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, que extinguiu a tramitação de procedimentos ocultos. A maioria dos processos é oriunda das investigações da Operação Lava Jato.

Com a decisão, os processos deixam de ser ocultos e passam à condição de segredo de Justiça. Processos ocultos são aqueles que não ficam disponíveis para consulta no sistema do tribunal. Dessa forma, somente a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o gabinete do ministro relator têm acesso às ações. A mudança permite descobrir que a investigação está em andamento no tribunal embora detalhes sobre o processo não estejam disponíveis.


Planalto quer cortar boquinha de Dilma usar aviões da FAB

Sábado, 04 de junho de 2016

A Casa Civil da Presidência da República recomendou que a presidente afastada Dilma Rousseff use os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) somente nos deslocamentos de Brasília até Porto Alegre, onde mora sua família.

De acordo com parecer elaborado pela pasta a pedido do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, o transporte aéreo de Dilma deve ser concedido levando em conta que ela está afastada das funções presidenciais e não tem agenda oficial como chefe de governo, nem como chefe de Estado.

Conforme o documento, a aeronave da FAB deve destinar-se exclusivamente a Dilma e auxiliares imediatos “previamente apontados”, entre eles um coordenador de segurança e um aéreo. Os demais integrantes da equipe devem pegar voos comerciais, mas terão despesas pagas pela União, “da mesma forma que ocorre com os demais servidores públicos”, informa o parecer. O exame foi feito após consulta do GSI, órgão responsável pela segurança do presidente da República, do vice-presidente e de seus auxiliares.

Dilma exigiu R$ 12 milhões da Odebrecht para caixa 2

Sexta, 04 de junho de 2016


Ficou a a cargo da revista Isto É publicar a primeira bomba contra contra a presidente afastada… Entre o primeiro e o segundo turno da eleição de 2014, o tesoureiro da campanha de Dilma, Edinho Silva, cobrou de Marcelo Odebrecht uma doação “por fora” no valor de R$ 12 milhões para serem repassados ao marqueteiro João Santana e ao PMDB. Marcelo se recusou a fazer o repasse, mas diante da insistência de Edinho disse que iria procurar Dilma. Dias depois, em encontro pessoal, o empreiteiro e a presidente afastada mantiveram a conversa abaixo:

– Presidente, resolvi procurar a sra. para saber o seguinte: é mesmo para efetuar o pagamento exigido pelo Edinho?, perguntou Odebrecht.

– É para pagar, respondeu Dilma.

No acordo de delação premiada, firmado na última semana, o empreiteiro Marcelo Odebrecht fez uma revelação que, pela primeira vez, implica pessoalmente a presidente afastada Dilma Rousseff numa operação de caixa dois na eleição de 2014 – o que configura crime.

Aos procuradores da Lava Jato, o empresário afirmou que a mandatária exigiu R$ 12 milhões para a campanha durante encontro privado entre os dois. A conversa ocorreu depois do primeiro turno da disputa presidencial. O recurso, segundo Odebrecht, abasteceu o caixa paralelo de Dilma e serviu para pagar o marqueteiro João Santana e o PMDB. A história narrada pelo empreiteiro é devastadora para as pretensões de Dilma de regressar ao poder. Nela, Marcelo Odebrecht atesta que a presidente afastada não apenas sabia como atuou pessoalmente numa operação criminosa.

Aos integrantes da força-tarefa da Lava Jato, o empreiteiro desfiou com riqueza de detalhes a ação da presidente. O empresário contou que durante o período eleitoral foi procurado pelo então tesoureiro da campanha, Edinho Silva


Fonte: Robson Pires

PF prende auditor da Receita e a mulher por corrupção

Sábado, 04 de junho de 2016


A Polícia Federal (PF) informou, no Rio de Janeiro, que foram cumpridas hoje (3) mandados de prisão preventiva de um auditor-fiscal da Receita Federal e da mulher dele, denunciados por crimes de corrupção ativa e passiva, durante a Operação Esfinge, deflagrada com a finalidade de desarticular uma quadrilha que praticou fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

A Operação Esfinge foi deflagrada com a finalidade de desarticular uma quadrilha que praticou fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro, no Rio de Janeiro. São investigadas fraudes em contratos que movimentaram mais de R$ 6 bilhões, incluindo uma licitação da Casa da Moeda. A polícia estima que, em propinas, o grupo movimentou cerca de R$ 70 milhões.


Fonte: Robson Pires

Governo Lula e Dilma deram rombo de R$ 1.5 trilhão no Banco do Nordeste


Sábado, 04 de maio de 2016


Uma organização criminosa formada por servidores públicos e donos de empresas de “fachada” do ramo de energia eólica praticou a maior fraude já ocorrida no Ceará, causando prejuízos que podem chegar à cifra de R$ 1,5 trilhão nos cofres do Banco do Nordeste, em Fortaleza, nos últimos três anos. Apesar de investigações que são realizadas conjuntamente pelos Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF), além da Polícia Federa (PF), os acusados de integrar a quadrilha permanecem impunes e com toda a dinheirama.


Na manhã desta sexta-feira (3), o procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho; e o promotor de Justiça estadual, Ricardo Rocha, concederam uma entrevista coletiva em que revelaram as dificuldades que vêm enfrentando para denunciar os envolvidos na trama milionária contra a instituição financeira.

O golpe foi montado a partir da constituição de empresas ligadas à energia eólica mas que, na verdade, serviram apenas para que seus donos obtivessem empréstimos vultuosos junto ao Banco do Nordeste, em troca de propina paga a seis servidores da instituição.

Pelo menos, seis pedidos de ação judicial contra a quadrilha foram formulados neste período pelos ministérios públicos (MPE e MPF) e destes, cinco estão em andamento em segredo de Justiça, apesar de uma demora de mais de três anos. E tudo isso decorre de um conflito de competência. Ora a Justiça do Estado do Ceará diz que o caso é federal, ora a Justiça Federal diz que a competência é do Judiciário cearense.


Falência

Conforme Oscar Costa Filho e Ricardo Rocha, formou-se dentro da diretoria do Banco do Nordeste uma quadrilha que liberava os empréstimos mesmo sabendo que as empresas tomadoras dos créditos não tinham condições financeiras de realizar o pagamento da dívida. Ainda assim, o dinheiro era liberado. Uma dessas empresas recebeu do banco a quantia de R$ 99 milhões e, pouco tempo depois, entrou com pedido de falência.

As fraudes foram comprovadas em relatório produzido a partir de uma auditoria feita no banco pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a pedido do Ministério Público Federal no Ceará. Cinco diretores eram os responsáveis pela liberação dos empréstimos. Eles atuavam na Diretoria Financeira e de Mercado de Capitais e cobravam em propina até 2,5% do valor de cada empréstimo. Conforme Riccardo Rocha, já está comprovado que os desvios atingiram a cifra de R$ 683 milhões, mas que pode chegar, no fim da apuração, a R 1,5 trilhão.

Os representantes do Ministério Público disseram, ainda, que o caso deverá ser levado ao conhecimento da Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília, para que esta encaminhe ao Superior de Justiça (STJ) o pedido de que seja solucionado o conflito de competência.


Via Cearanews7

Risco de câncer de próstata é maior para homens com cintura mais larga

Sábado, 04 de Junho de 2016

Foto: Getty Images

O risco de desenvolver uma forma mais agressiva de câncer de próstata pode ser maior para homens com cinturas mais largas, apontou uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Após análise de 140 mil indivíduos do gênero masculino na Europa, concluiu-se que aqueles com cintura de 94 cm de circunferência têm chance 13% maior de apresentar a doença, quando comparado a homens com cintura de 84 cm. Segundo o jornal O Globo, a pesquisa foi focada na relação entre as medidas de homens com mais de 50 anos e o risco de desenvolver a doença nos próximos 14 anos. No total, houve 7 mil casos de câncer de próstata, dos quais 934 foram fatais. Os pesquisadores afirmaram que a descoberta reforça a importância de alimentação saudável e exercícios físicos regulares.

Dilma entra na roda da mentira

Sábado, 04 de Junho de 2016

por Samuel Celestino
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Enquanto o publicitário baiano João Santana permanece preso, desde fevereiro em Curitiba pela Operação Lava-Jato, negando que sua empresa tenha recebido recursos durante a campanha de Dilma Rouseff em 2014, a situação piora para ele, cuja prisão já entra no quinto mês. Da Odebrecht seguramente recebeu para trabalhar durante a reeleição. Surgem informações, não em relação a Santana, mas em outra instância, que houve uso de um contrato fechado pela Secretaria de Comunicação do Planalto, no valor de R$ 44,7 milhões em desvio para pagar dívidas a duas outras agências de publicidade. A informação vem do conhecido lobista Benedito Neto, o Bené, em delação premiada. Rousseff sempre negou, insistentemente, que não usara recursos públicos durante a sua campanha. Com a denúncia agora feita, como ela ficará? Os problemas da presidente afastada passam a ganhar corpo, na medida em que surge, quase ao mesmo tempo, outra delação premiada, oriunda do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, que está preso desde o início do ano passado. Diz ele que Dilma quando presidente do Conselho da Petrobras tinha pleno conhecimento da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Sabia de tudo o que se passava em torno da compra, o que o levou no seu relato à Lava-Jato, concluir que “ela mentira”. Pasadena gerou para o país um prejuízo em torno de US$ 1 bilhão. Assim posto, a presidente, que estava distanciada dos acontecimentos envolvendo delações, entra na roda. Poderão emergir novas informações aumentando as suas agruras. Até chegar à conclusão feira por Cerveró que ela, efetivamente, mentira.

Homem mata mulher que conheceu em site de namoro e faz sexo com cadáver

Sábado, 04 de Junho de 2016 

Foto: Reprodução / Facebook
Um homem de 26 anos foi condenado pela Justiça do Reino Unido após matar uma mulher que conheceu em um site de namoro e fazer sexo com o cadáver. Carl Langdell ficará preso por pelo menos 26 anos, de acordo com o site Daily Mirror. O condenado conheceu Katie Locke, de 23 anos, no site de namoro Plenty of Fish e a matou no primeiro encontro, na véspera de Natal do ano passado. Os dois foram a um bar, onde ficaram até a 1h30 da manhã, quando seguiram para o Theobolds Hotel. No quarto, Carl agrediu violentamente a vítima, estrangulou-a e teve relações sexuais com o corpo. Uma recepcionista do local contou à polícia que Katie parecia "intoxicada" quando chegou ao estabelecimento e Carl, muito bêbado. De acordo com o Jornal Extra, depois do crime o homem ligou para uma jovem que havia conhecido no Tinder, um aplicativo de namoro, e confessou o crime, dizendo que matou alguém e ficaria preso por muito tempo. O pai de Kate, Bill Locke, percebeu a ausência da filha e foi à casa de uma amiga dela para procurá-la. Ao saber do encontro com o rapaz, foi até a casa dos Langdell, a mãe de Carl ligou para ele e o ouviu dizer que era um monstro. Carl informou para a mãe onde estava o corpo e o pai de Kate chamou a polícia. O juiz Andrew Bright, que leu a condenação, disse que ter relações sexuais com o cadáver de Katie aumentou a depravação do crime. "Estou firmemente convicto que você representa um grande perigo para as mulheres e as meninas com quem você entrar em contato no futuro, e eu noto que você descreveu-se aos outros como um monstro e um psicopata pelo que você fez com Katie Locke", disse. Carl não respondeu às perguntas da polícia, mas a análise forense indicou uso de cocaínaa, diazepam e medicamentos no tratamento de depressão e ansiedade.

Polícia do Rio apura se jovem de 16 anos foi violentada mais de uma vez no mesmo dia

Sábado, 04 de Junho de 2016 

Foto: Reprodução / Twitter
A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga se a adolescente de 16 anos vítima de estupro coletivo no último dia 22, em uma favela da zona oeste da capital fluminense, tenha sido violentada em vários momentos no mesmo dia. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, tanto a polícia como o Ministério Público acreditam que ela tenha sido violentada em diversos momentos, sendo vítima de vários estupros no mesmo dia. Os estupros não envolveram agressão, mas foram praticados atos libidinosos, conforme caracterizado pela lei. Também é investigado se os traficantes que estavam na boca de fumo na madrugada em que ocorreu o crime tenham participado dos atos. A polícia procura o comandante do tráfico na região, Sérgio Luiz da Silva Júnior, conhecido como Da Russa, e outros dois traficantes. Na investigação, a Promotoria e os policiais, o que importa é o momento em que a adolescente está na casa e o vídeo divulgado nas redes sociais baseia a apuração, além dos depoimentos do jovem e dos homens presos até o momento. A polícia avalia que não é necessário reconstituir os momentos anteriores à chegada da adolescentes no imóvel, conhecido como “abatedouro”.

Menino de sete anos deixado pelos pais em floresta no Japão é encontrado

Sábado, 04 de Junho de 2016 

Foto: Nippon TV News
O menino de sete anos deixado pelos pais em uma floresta na ilha de Hokkaido, no norte do Japão, foi encontrado nesta sexta-feira (2) após seis dias, segundo autoridades do país. Yamato Tanooka foi deixado à beira da estrada de uma reserva florestal para puni-lo por mau comportamento. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, os pais do menino informaram que voltaram dez minutos depois, mas que ele já não estava mais no local. Yamato foi localizado por soldados em uma cabana vazia em uma área de treinamento militar, a cerca de 5 quilômetros do local onde foi deixado. Ele bebeu água de uma torneira que ficava do lado de fora da cabana, mas a estrutura não tinha comida, eletricidade e aquecimento. O menino também se aqueceu usando colchões que estavam no local. Yamato não chorou ao ser encontrado, mas demonstrou estar com fome. Um médico que o examinou não encontrou ferimentos. Yamato estava desidratado e com a temperatura corporal mais baixa que o normal. "Minha ação forçou meu filho a viver momentos muito difíceis", disse Takayuki Tanooka, pai da criança. "Pedi desculpas a ele por lhe trazer essa dor". As buscas foram realizadas por mais de 180 soldados, bombeiros, policiais e voluntários. A floresta onde ele foi deixado é habitada por ursos e registra eventualmente fortes chuvas e a temperaturas de até 7°C durante a primavera (outono no Brasil) no Japão.

PT confirma Encontro Nacional extraordinário em dezembro

Sábado, 04 de Junho de 2016 

Há quase um ano, o PT se reuniu em Salvador | Foto: Max Haack/Ag. Haack/ BN
A Executiva Nacional do PT confirmou a realização do Encontro Nacional Extraordinário em dezembro, que já vinha sendo cogitado há algumas semanas. O encontro foi definido nesta semana, em reunião em Brasília, e será realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro deste ano, com 600 delegados, sendo 10% convidados pela Comissão Executiva Nacional. O local ainda não foi definido. Os delegados serão eleitos em novembro. A Executiva Nacional criou um Grupo de Trabalho de Mobilização, que será coordenada pelo secretário geral Romênio Pereira, que funcionará como um coletivo político visando propor ações políticas para enfrentar o atual cenário político. O objetivo geral do evento é fortalecer a presença do partido nas mobilizações contra o impeachment e o governo Michel Temer e o diálogo e monitoramento dos setores sociais e culturais e organismos internacionais que se posicionaram contrários ao impeachment.

Temer nomeia acusada de integrar articulação criminosa como secretária

Sábado, 04 de Junho de 2016 

Foto: Divulgação / Palácio do Planalto

O Diário Oficial da União desta sexta-feira (3) publicou a nomeação da ex-deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP) como secretária de políticas para as mulheres, vinculada ao Ministério da Justiça. Segundo a Folha de S. Paulo, ela é apontada pelo Ministério Público Federal (MPF) como integrante de uma "articulação criminosa". De acordo com investigação da Procuradoria-Geral da República, Pelaes é suspeita de envolvimento em um esquema revelado pela Operação Voucher, em 2011. Ela teria indicado uma ONG fantasma para receber R$ 4 milhões de emendas para promover o turismo no Amapá. O inquérito foi aberto em 2013 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e está na Justiça Federal do Amapá.

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055