martins em pauta

sábado, 28 de fevereiro de 2015

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - CURSO GRÁTIS PELO OBSERVATÓRIO NACIONAL - COSMOLOGIA

Rennan Lopes
28 fev 2015


O curso à distância na área de astronomia, em nível de divulgação, é oferecido regularmente pela Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional. O seu principal objetivo é socializar o conhecimento científico por meio de um veículo eletrônico que hoje é usado por grande parte da população, a internet.
Possibilitar o acesso à informação científica correta, aproximar a toda a sociedade de uma instituição de pesquisa e capacitar professores da rede de ensino é vetor fundamental para multiplicar o conhecimento adquirido. Esta é a nossa proposta.
Nos esforçamos para oferecer um curso a distância com um conteúdo consistente, um discurso coerente e de qualidade sobre o que é o Universo e o estudo da Cosmologia. Hoje os cursos a distância são uma importante ferramenta de inserção social, pois permitem que todas as camadas da população tenham acesso à informação científica, veiculada com uma linguagem simples.
Este curso é uma grande oportunidade para aproximar a ciência da sociedade.
PARA SE INSCREVER CLIQUE AQUI



VI NO BLOG: 
http://cienciasaqui.blogspot.com/2015/02/divulgacao-cientifica-curso-gratis-pelo.html#ixzz3T5PXP063

Passageira potiguar natural de Drº Severiano morre durante voo de São Paulo para Fortaleza

Sábado, 28 de fevereiro de 2015

Um voo da Avianca, que saiu de São Paulo na manhã desta quinta-feira, 26, com destino a Fortaleza, precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O motivo emergencial foi à morte de uma passageira do Rio Grande do Norte, após a decolagem da aeronave. De acordo com a Polícia Civil de Belo Horizonte, a vítima foi identificada como Maria Edlene Vieira da Silva, 37 anos, natural de Doutor Severiano (RN). Ela viajava com três filhos para a capital cearense e passou mal a bordo do avião.

Segundo a Avianca, após ser informado sobre o ocorrido, o comandante do voo imediatamente alternou o pouso para o aeroporto de Confins, o mais próximo e com infraestrutura adequada para atender os passageiros.

A Polícia Civil informou ao O POVO Online que peritos do Instituto Médico Legal (IML), de Belo Horizonte, recolheram o corpo do avião. A previsão é que seja liberado por volta das 19h desta quinta-feira. Em nota, a Avianca afirma que está prestando assistência aos familiares da passageira e colabora com todas as autoridades envolvidas. A companhia aérea informou que os demais passageiros aguardaram no Aeroporto Internacional de Confins a chegada de uma nova aeronave para transportá-los até o destino final.



Fonte: Robson Pires / O Mural Riacho da Cruz

Polícia Militar faz buscas a elementos que assaltaram populares no Alto da Conceição. As duas motos tomadas de assaltos foram recuperadas pela PM





Sábado, 28 de Fevereiro de 2015


Por volta das 15horas deste sábado 28 de fevereiro de 2015, dois elementos nocivos à sociedade armados,tomaram uma moto Shineray de um popular e se dirigiram a avenida Alberto Maranhão no Alto da Conceição próximo a Igreja Católica. 

No local os meliantes deixaram a Motoneta e tomaram outra moto,uma Titan de cor vermelha placa NNY 7844 Assu-RN.Não satisfeitos,os elementos tentaram assaltar um Agente Penitenciário que estava a paisana,mas foram surpreendidos pelo agente que abriu fogo contra os meliante. 

O agente disparou contra os meliantes que fuguiram pelo matagal na Favela do Pantanal e atravessaram o rio pela ponte de ferro. 

Várias viaturas,do 2º e 12º BPMs foram acionadas e fizeram um cerco em busca dos meliantes.Varios disparos foram ouvidos no local e segundo informações ainda não confirmadas um dos elementos pode ter sido baleado. 

As duas Motos foram recuperadas pela Rocam 03 (Sgt Renixon-SD Alan e SD Francerli) e encaminhadas a Delegacia de Plantão. Os indivíduos conseguiram escapar do cerco policial. 


Fonte: Fim da Linha

Plantão agitado na área atendida pelo Itep de Mossoró com passagem de cinco corpos pelo necrotério


Sábado, 28 de fevereiro de 2015


Logo pela manhã de sexta feira, duas ocorrências de morte violenta. O corpo de uma pessoa morena do sexo masculino, aparentando 40 anos de idade foi encontrado boiando na região de entre rios, na cidade de Assú. O homem não portava documento de identificação e aparentava ser andarilho. O corpo não apresentava sinais externos de violência, apenas pequenas escoriações na perna e na cabeça. Afogamento foi a causa mais provável de sua morte. 

Ainda pela manhã Francisco de Oliveira da Silva de 58 anos de idade, resolveu colocar um fim na sua vida, se matando com os punhos de uma rede na cidade de Rafael Godeiro, onde residia com a família. 

No Final da tarde Antônio Marcos de Mesquita de 42 anos de idade residia no Sitio Cachoeirinha na zona rural de Antônio Martins, morreu esmagado por uma pedra. Ele estava quebrando as pedras para carregar sua caçamba e foi surpreendido e esmagado por outra pedra que se desprendeu de uma parte mais a cima.

O acidente aconteceu no Sitio Raposa, localizado as margens da BR 226, próximo à cidade de Antônio Martins. O local é uma espécie de pedreira e Antônio costumava fazer retirada de pedras utilizadas na construção civil da região. 

No inicio da noite Luiz Carlos Silva de Lima, 16 anos de idade, foi alvejado com cerca de cinco disparos de arma de fogo na Rua Souza Pinto, por trás da antiga Moveis Lindomar no Alto de São Manoel e morreu no local. 

Segundo informações, o menor residia no Conjunto Vingt Rosado e veio para a residência de uma namorada, próximo ao local do crime. Luiz Carlos foi morto quando deixava a casa da namorada em direção a sua residência. 

Já na madrugada de Sábado, Francisco de Assis da Silva, "Pepeta" 30 anos de idade, morador da Rua Nilo Peçanha, foi alvejado com quatro disparos de arma de fogo, sendo dois no braço e dois na cabeça e morreu na hora. Seu corpo foi encontrado por volta de 1 hora e 30 minutos, no meio da Avenida Alberto maranhão, no mesmo quarteirão onde morava, no bairro Barrocas. 

Segundo informações, Pepeto era usuário de drogas e praticada pequenos furtos para manter o vicio. A policia acredita que sua morte pode está relacionada ao seu envolvimento com a droga.


Todos os corpos foram removidos e serão necropsiados na sede Regional do Instituto Técnico e Cientifico de Policia Itep em Mossoró.


Fonte: o Câmera

Ministério da Saúde anuncia novo cálculo para reajuste dos medicamentos

Sábado, 28 de fevereiro de 2015


O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciaram nesta sexta-feira (27) mudanças no cálculo feito para reajustar os preços dos medicamentos em todo o País. A definição dos novos critérios serve para adequar o índice à realidade do mercado. A expectativa do ministério é que o percentual médio de reajuste fique abaixo da inflação; que o índice seja menor em relação ao que seria calculado com a regra anterior e que mais medicamentos tenham o menor reajuste de preço. Além disso, cada um dos três fatores que compõem a fórmula de reajuste terá uma data fixa para ser divulgado. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Jarbas Barbosa, os três fatores passam a ser definidos conforme a concorrência dos grupos de mercado, classificados como não concentrados, moderadamente concentrados e altamente concentrados. "Com isso, buscamos dar maior previsibilidade, racionalidade, transparência e segurança", explicou Jarbas. "O mercado será considerado como um todo, não apenas o varejista (serão incluídas as vendas hospitalares e as compras públicas). Você passa a acompanhar melhor as tendências de mercado", completou. Um dos principais impactos da mudança é a redução do rol de medicamentos sujeitos ao maior reajuste de preço. Do total, 21,57% dos medicamentos regulados terão o maior reajuste, enquanto a maioria (51,73%) vai sofrer o menor índice de reajuste. As novas regras, de acordo com o secretário, incluíram sugestões da consulta pública realizada em 2014 com a participação de entidades que representam mais de 150 indústrias farmacêuticas. A resolução será publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (2). "As medidas que estão sendo tomadas vão resultar, sem dúvida nenhuma, em um desembolso menor na compra de medicamentos", destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Segundo ele, a expectativa é que o impacto para os consumidores, o governo e os prestadores de serviço que compram medicamentos seja uma redução superior a R$ 100 milhões. O percentual de reajuste será divulgado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) no dia 31 de março, após a publicação oficial do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como prevê a regra.

Apple Watch deve substituir chaves de carros

Sábado, 28 de fevereiro de 2015


O Apple Watch, mais recente produto da Apple, deve substituir a necessidade de chaves de carros, disse o presidente executivo da companhia, Tim Cook, em entrevista ao jornal britânico Daily Telegragh. A bateria do relógio vai durar pelo menos um dia, e não necessitará de recarga tão longa quanto o iPhone, disse o executivo ao jornal. A Apple não estava imediatamente disponível para comentários. A companhia agendou um evento especial em 9 de março, em que vai mostrar o Apple Watch, que será lançado em abril, acrescentou a reportagem.

Beber café pode diminuir risco de esclerose múltipla


Sábado, 28 de fevereiro de 2015 


Pessoas que bebem de quatro a seis xícaras de café por dia podem estar menos propensas a desenvolver esclerose múltipla, segundo pesquisa internacional publicada nesta quinta-feira, 26. "A ingestão de cafeína foi associada à redução dos riscos das doenças de Parkinson e Alzheimer", afirmou a autora do estudo Ellen Mowry, da Universidade Johns Hopkins de Medicina em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos. "Nosso estudo demonstra que a ingestão de café pode também proteger contra a esclerose múltipla, reforçando a ideia de que a substância pode ter efeitos protetores para o cérebro", completou. Um estudo americano e outro sueco -- realizados antes da reunião anual da Academia Americana de Neurologia, em Washington -- compararam, cada um, mais de 1.000 pacientes com esclerose múltipla com um número similar de pessoas saudáveis. Os cientistas rastrearam a quantidade de café que os indivíduos com esclerose múltipla ingeriram um, cinco e dez anos antes de os sintomas começarem a aparecer. Depois de considerar outros fatores como idade, sexo, tabagismo, índice de massa corporal e exposição ao sol, o estudo sueco descobriu que "em comparação com as pessoas que bebiam pelo menos seis xícaras de café por dia um ano antes de os sintomas aparecerem, aqueles que não bebiam café mais de uma vez e meia por dia aumentaram os riscos de desenvolver esclerose múltipla". Efeitos protetores similares foram observados naqueles que bebiam muito café entre cinco e dez anos antes dos sintomas aparecerem. O estudo americano demonstrou que que "pessoas que não beberam café seriam uma vez e meia mais propensas a desenvolver a doença do que aquelas que beberam quatro ou mais xícaras de café por dia no ano anterior ao aparecimento dos sintomas". Mais estudos são necessários para determinar se a cafeína presente no café tem algum impacto nos relapsos, incapacidades de longo prazo relacionadas com a esclerose múltipla. A doença incurável do sistema nervoso central afeta 2,3 milhões de pessoas no mundo. O estudo foi realizado pelo Conselho de Pesquisa Médica Sueco, pelo Instituto Nacional Americano de Distúrbios Neurológicos e Acidentes Vasculares Cerebrais, pelo Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental e pelo Instituto Nacional para o Envelhecimento.

22º Homicídio em Mossoró 2015 - Usuário de drogas é executado em via pública no bairro Barrocas

Sábado, 28 de Fevereiro de 2015


Mais uma morte violenta em Mossoró no Rio Grande do Norte,a segunda deste fim de semana e em menos de seis horas. Desta feita o crime aconteceu,por volta da 01h30min deste sábado 28 de fevereiro de 2015, na Avenida Alberto Maranhão,nas proximidades da Stock Frios no bairro Barrocas. 

Francisco de Assis da Silva vulgo Pepeto 30 anos de idade, que residia na Rua Nilo Peçanha no mesmo Bairro, foi alvejado em via pública com quatro disparos de arma de fogo e morreu no local. 

Segundo o perito criminal,Renildo Marcelino,a vítima foi atingida com dois tiros na região do braço e dois na cebaça. 

Policiais Militares,que isolaram o local do crime até a chegada do ITEP,informaram que Pepeto era usuário de drogas e já tinha várias entradas em delegacias,por prática de furtos. 

O que a Polícia ainda não tem informações é com relação a autoria do crime,mas acredita que a motivação esteja relacionada a acerto de contas. 

O Corpo de Francisco de Assis da Silva,foi removido para a sede regional do Instituto Técnico e Científico de Polícia-Itep para exames de necropsia. 

Mossoró já contabiliza vinte e dois assassinatos neste ano de 2015.




Fonte: Fim da Linha


21° Homicídio em Mossoró 2015- Adolescente morre vítima de disparos de arma de fogo no Alto São Manoel

Sábado, 28 de fevereiro de 2015



 

A Central de Operações da Polícia Militar registrou por volta das 20h20min desta sexta feira 27 de fevereiro de 2015,mais uma morte violenta em Mossoró no Rio Grande do Norte,a vigésima primeira do ano.

O fato aconteceu na rua Souza Pinto,próximo a Igreja Católica no Alto São Manoel e a vítima um adolescente de 16 anos,que estava em uma calçada de um estabelecimento comercial,em companhia de sua namorada,quando foi surpreendido por dois indivíduos que chegaram em uma motociclete e efetuaram disparos contra o menor.

Luiz Carlos Silva de Lima,que residia no Conjunto Vingt Rosado,foi alvejado com cinco tiros,sendo que quatro atingiram as costas e um a região frontal (ombro) e morreu no local,antes da chegada do socorro médico.

As informações colhidas no local,pela Polícia Militar,que isolou á area do crime,são de que o jovem tinha acabado de sair de um açaí,com sua namorada e quando se despedia dela para ir pra casa,os criminosos chegaram,em uma moto,mandaram que a garota saísse do local e atiraram contra o rapaz.

Familiares do adolescente estiveram no local,e informaram a Polícia,que o mesmo era uma pessoa do bem,não tinha inimizades,nem envolvimento com o crime e que acima de tudo frequentava uma Igreja Evangélica no bairro onde morava.

A Polícia acredita que o adolescente tenha sido confundido com alguém e que possivelmente tenha sido mais uma vítima da guerra travada entre grupos rivais dos bairros Papôco e Pirrichil,que vem ceifando vidas inocentes,há vários anos.

O crime vai ser investigado pela Delegacia de Homicídios,que receberá um relatório do delegado de Plantão Roberto Moura que esteve no local colhendo informações. Este foi o vigésimo primeiro homicídio na cidade em 2015.




Fonte: O crime / Fim da Linha

Antônio Martins /RN mais informações : Caçambeiro morreu esmagado em pedreira no município

Sábado, 28 de fevereiro de 2015


Antônio Marcos de Mesquita de 42 anos de idade residia no Sitio Cachoeirinha na zona rural de Antônio Martins, região Oeste do Rio Grande do Norte, morreu esmagado por uma pedra na tarde de hoje, 27 de Fevereiro de 2015. 

O acidente aconteceu no Sitio Raposa, localizado as margens da BR 226, próximo à cidade de Antônio Martins. O local é uma espécie de pedreira e Antônio costumava fazer retirada de pedras utilizadas na construção civil da região. 

Segundo informações, na tarde de hoje ele estava quebrando e retirando as pedras para carregar sua caçamba e foi surpreendido e esmagado por outra pedra que se desprendeu de uma parte mais a cima. 

A força utilizada para quebrar as pedras com uma marreta pode ter sido a causa do deslocamento da pedra. Ele estava sozinho no local. 

O corpo de Antônio ficou preso entre as pedras. Uma equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros da cidade de Pau dos ferros utilizou uma maquina para retirar as pedras e resgatar o corpo do motorista. 

Após os procedimentos no local o corpo do motorista foi removido e será necropsiado na sede Regional da Unidade do Itep em Mossoró.



Fonte: o Câmera

INDIGNAÇÃO: Vigilantes do RN decidem iniciar greve na próxima segunda-feira

Sábado, 27 de fevereiro de 2015


Proposta patronal é abaixo da inflação, o que significa reduzir o salário dos trabalhadores

Na última audiência de negociação ocorrida na terça-feira (24/02), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o Sindsegur e a CNTV (Confederação Nacional dos Vigilantes) reafirmaram a proposta dos trabalhadores, isto é, 12% de reajuste e 15 reais de vale alimentação. 

Do outro lado, os patrões reafirmaram a proposta deles, ou seja, 6,23% equivalente à inflação até o mês de janeiro. A questão é que o patrão ignora que a data-base da categoria é no mês de fevereiro, que acumulou uma inflação de 6,91%. 

Portanto, a proposta patronal é abaixo da inflação, o que significa reduzir o salário dos trabalhadores. 

Não bastasse a indiferença dos empresários da segurança privada com os vigilantes, eles estão propondo 4 reais de vale alimentação em 2017. Uma proposta que que só faz aumentar a indignação dos trabalhadores. 

Diante disso, na quarta-feira (25) os vigilantes patrimoniais do RN reunidos em assembleia aprovam por unanimidade o início da greve da categoria nesta segunda-feira (02/03), com paralisações nos postos de serviços bancários e demais locais de trabalho. O objetivo é garantir a pauta de reivindicações em negociação com os patrões.


Fonte: J.Belmont

Rosalba já oficializou saída do DEM

28 de fevereiro de 2015 | Rio Grande do Norte



A ex-governadora Rosalba Ciarlini já não integra mais os quadros do DEM, desde o último dia 09. Ela protocolou na 34ª Zona Eleitoral de Mossoró, o pedido oficial de desfiliação. Rosalba era filiada ao partido do senador José Agripino Maia desde junho de 1993.

Foi pelo antigo PFL, que Rosalba disputou e venceu a Prefeitura de Mossoró em 1996 e 2000. Também foi eleita senadora em 2006 e governadora em 2010. O esposo de Rosalba, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado deixou o DEM em setembro de 2014. Ele era filiado ao partido desde 1985. Foto: Divulgação.


Fonte: Marcos Dantas

Mossoró: Beto Rosado diz que pode apoiar Francisco José, caso Rosalba não seja candidata em Mossoró

Sábado, 28 de fevereiro de 2015


Em entrevista a 96 FM, o deputado federal Beto Rosado, ontem (27), e confirmou que é aliado do prefeito Francisco José Júnior e poderá apoiá-lo em 2016, caso a ex-governadora Rosalba Ciarlini não seja candidata.

“Eu e o prefeito estivemos no mesmo palanque em 2014, defendendo as candidaturas de Fátima e Robinson. O meu apoio à sua reeleição seria natural, portanto poderemos estar juntos em 2016. Isso também depende do desejo dele. Sou parceiro da administração e estou aqui para ajudá-lo, até pelo bem da cidade”, disse Beto.


Fonte: Robson Pires

Jovens saem ilesos de acidente e posam para fotos em frente a carro destruído

Sábado, 28 de fevereiro de 2015


Dois jovens se envolveram em um acidente automobilístico nessa quinta-feira (26) no município de Itaporanga, no Sertão do estado a 428 km de João Pessoa. As vítimas ficaram ilesas e ainda posaram para foto em frente de carro destruído após capotar.

Uma das vítimas do acidente foi o funcionário público Anderson Veloso. Em sua página na rede social, ele registrou o acidente, postou fotos e escreveu a seguinte frase: “Acabei de sofrer um acidente de carro capotei um fat uno em itaporanga pasei perto da morte (sic)”.

Segundo o 13º Batalhão de Polícia Militar, os jovens tinham saído de uma oficina mecânica e quando passavam pela zona rural de Itaporanga o condutor perdeu o controle da direção ao desviar de uma carroça de tração animal. Ainda conforme relatório da PM, o veículo caiu em uma ribanceira. Ao esperar por ajuda para retirar o carro, os amigos registram o movimento através de fotografias e comemoraram o fato de terem saídos ilesos do acidente.


Fonte: Robson Pires

Aneel aprova aumento de até 39% para contas de luz de 58 distribuidoras

Sábado, 28 de fevereiro de 2015


A partir da próxima segunda-feira (2/2), a conta de luz vai ficar mais cara para consumidores atendidos por 58 concessionárias. A revisão tarifária extraordinária para essas empresas foi aprovada hoje (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a previsão é de um aumento médio de 23,4%. Os maiores aumentos serão para as distribuidoras AES Sul (39,5%), Bragantina (38,5%), Uhenpal (36,8%) e Copel (36,4%). Os reajustes mais baixos serão aplicados para as distribuidoras Celpe (2,2%) e Cosern (2,8%). A distribuidora CEA, do Amapá, não solicitou a revisão tarifária. Já as empresas Amazonas Energia (AM), Boa Vista Energia e CERR (RR) não terão revisão tarifária porque não participam do rateio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e não estão no Sistema Interligado Nacional. A Ampla (RJ) também não passou pela revisão, porque seu processo tarifário ocorre em 15 de março, quando todos os efeitos serão considerados. Os impactos da revisão serão diferentes conforme a região da distribuidora. Para as concessionárias das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste o impacto médio será de 28,7% e para as distribuidoras que atuam nas regiões Norte e Nordeste, de 5,5%. A diferença ocorre principalmente por causa do orçamento da CDE e da compra de energia proveniente de Itaipu. Também começa a valer na semana que vem os novos valores para as bandeiras tarifárias, que permite a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo com o custo de geração de energia. Além da revisão extraordinária, as distribuidoras também passarão neste ano pelos reajustes anuais, que variam de acordo com a data de aniversário da concessão.Segundo a Aneel, a revisão leva em consideração diversos fatores, como o orçamento da CDE deste ano, o aumento dos custos com a compra de energia da Usina de Itaipu - por causa da falta de chuvas -, o resultado do último leilão de ajuste - que aumentou a exposição das distribuidoras ao mercado livre - e o ingresso de novas cotas de energia hidrelétrica. A revisão extraordinária está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras, e permite que a Aneel revise as tarifas para manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato, quando forem registradas alterações significativas nos custos da distribuidora, como, por exemplo, modificações de tarifas de compra de energia, encargos setoriais e de uso das redes elétricas. Na tarde de hoje, a Aneel também aprovou o orçamento da CDE para este ano, que prevê repasse de R$ 22 bilhões para a conta dos consumidores de energia. Entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, várias empresas solicitaram a revisão extraordinária, por causa da falta de chuvas e a maior necessidade de compra de energia de termelétricas, que é mais cara.

Nova regra do seguro-desemprego começa a valer a partir deste sábado (28)

Sábado, 28 de fevereiro de 2015
 Anacley Souza 

A partir hoje sábado (28), começa a valer a nova regra do seguro-desemprego para quem for demitido. A informação do Ministério do Trabalho dá conta de que as mudanças valerão para esses trabalhadores que darão entrada no pedido a partir desta segunda-feira (1º). O Ministério informa ainda que a vigência da Medda Provisória - que estabelece as novas regras - começará 60 dias a partir da data da publicação: ‘Sendo assim, as novas regras incidirão nos trabalhadores demitidos a partir do dia 28 de fevereiro de 2015". Com as mudanças, o trabalhador que solicitar o benefício pela primeira vez deverá ter trabalhado por 18 meses nos 24 meses anteriores. De acordo com as novas regras, na segunda solicitação do benefício, ele terá de ter trabalhado por 12 meses nos 16 meses anteriores e, a partir da terceira solicitação, terá de ter trabalhado, pelo menos, por seis meses ininterruptos nos 16 meses anteriores. O Ministério da Fazenda informou que na primeira solicitação o trabalhador poderá receber quatro parcelas se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses nos 36 meses anteriores. Poderá receber cinco parcelas se tiver trabalhado a partir de 24 meses nos 36 meses anteriores. Já na segunda solicitação, ele poderá receber quatro parcelas se tiver trabalhado entre 12 e 24 meses nos 36 meses anteriores. A partir da terceira solicitação do seguro-desemprego, vale a regra anterior, que prevê o recebimento de três parcelas para quem trabalhou entre 6 e 11 meses nos 36 meses anteriores. Para receber quatro parcelas do seguro-desemprego, ele terá de ter trabalhado entre 12 e 23 meses nos 36 meses anteriores e, para receber cinco parcelas, terá de ter trabalhado por, pelo menos, 24 meses nos 36 meses anteriores.

Para evitar caminhoneiros parados, Dilma viaja de helicóptero

Sábado, 27 de fevereiro de 2015
 Anacley Souza


A assessoria da Presidência da República optou por modificar o trajeto da presidente Dilma Rousseff no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, 27, devido aos protestos dos caminhoneiros. Dilma, que cumpre agenda no sul do Estado, se dirige de helicóptero de Pelotas a Santa Vitória do Palmar para escapar dos bloqueios dos manifestantes. A comitiva seguiria via terrestre e encontraria um grupo de motoristas que trancam parcialmente a BR-471, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. Produtores de leite também estão no local, onde derramam leite que ficou impróprio para o consumo devido à falta de transporte. Com a mudança de planos, Dilma deve encontrar resistência apenas na inauguração do Parque Eólico Geribatu, em Santa Vitória do Palmar, onde cerca de 300 manifestantes a aguardam. Nesta tarde, são registrados em todo o Estado 70 pontos de bloqueio em rodovias federais e estaduais. Pela manhã, Força Nacional e a tropa de choque da PRF (Polícia Rodoviária Federal) desbloquearam a BR-101, na altura da cidade de Três Cachoeiras, no litoral norte gaúcho. O desbloqueio foi feito após tentativas de negociação entre PRF e os motoristas que ocupavam a estrada nos dois sentidos. Cerca de dois mil caminhões estavam parados na via. A tropa de choque da PRF precisou utilizar bombas de efeito moral para afastar os manifestantes. Alguns caminhões foram danificados por manifestantes com o intuito de serem impedidos de deixar o local. Neste momento a via está liberada.

Flagrado em antidoping, nadador brasileiro é suspenso

Sábado, 28 de fevereiro de 2015
 Anacley Souza 

O nadador brasileiro João Gomes foi suspenso por seis meses depois do resultado do exame antidoping ter dado positivo. A decisão foi anunciada no site oficial da Federação Internacional de Natação (Fina) e a punição ocorre a partir de 4 de dezembro de 2014, data do exame, até o dia 3 de junho deste ano. Apesar da suspensão, os resultados do Brasil no Mundial em Piscina Curta de Doha, realizado em dezembro, não serão alterados. As medalhas serão mantidas, deixando o País como primeiro na classificação. Mas o atleta terá os resultados conquistados após a data do exame anulados e as premiações financeiras devolvidas. "Este resultado respeitou o mérito real dos nadadores e vem ratificar que a credibilidade da instituição está acima do equívoco de um atleta. As medalhas e recordes foram fruto do esforço de todos. A decisão não poderia ter sido melhor para o time", disse Ricardo de Moura, supervisor técnico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). O nadador e a CBDA, que irá arcar com todos os custos, ainda podem recorrer da decisão. O prazo máximo para a apelação é de 21 dias. (Gazeta Esportiva)

Governo consegue vitória na Justiça e amplia pressão contra caminhoneiros

Sábado, 28 de fevereiro de 2015
 Anacley Souza 

O governo obteve, na Justiça, uma vitória que ajuda a estratégia de reprimir o movimento grevista dos caminhoneiros que ainda paralisa as estradas de ao menos quatro Estados. A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu reverter em multas judiciais todos os autos de infração aplicados aos caminhoneiros pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por obstrução das rodovias . A AGU já obteve liminares em todos os Estados do País para a aplicação das multas, que podem chegar a R$ 50 mil por hora, como decidiu uma juíza da Bahia. Na média, essas multas variam entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. O governo também obteve liminares que permitem à Polícia Rodoviária Federal (PRF( e à Força Nacional de Segurança desobstruir qualquer estrada, federal ou estadual, em qualquer ponto do País. Com isso, o governo acabou com a manobra dos caminhoneiros que faziam a paralisação em um ponto e trocavam o local da interdição assim que era expedida uma liminar de desocupação para aquele ponto, para não terem de pagar as salgadas multas. No início da noite de sexta-feira, 27, o governo contabilizava 56 pontos de estradas paralisadas em quatro Estados - Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. No dia anterior, eram 98 pontos em seis Estados. De posse desses dados, o governo reitera que o movimento está cedendo. A presidente Dilma Rousseff está sendo informada da evolução da situação em todo o País e os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria Geral da Presidência, Miguel Rossetto, foram destacados para acompanhar de perto e resolver os problemas que forem surgindo. Os dois permaneceram na sala de crise do Ministério da Justiça até tarde da noite de quinta-feira, preocupados com as mobilizações em vários pontos. Só deixaram o local perto das duas horas da manhã de Sexta-feira.

Procuradores passarão sábado e domingo revisando inquéritos contra políticos

Sábado, 28 de fevereiro de 2015
Anacley Souza 


Os procuradores da República que cuidam dos procedimentos contra autoridades citadas na Operação Lava Jato passarão este final de semana, antes da apresentação dos inquéritos ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), trabalhando na Procuradoria-Geral da República, em Brasília. No sábado e no domingo, o trabalho dos membros do Grupo de Trabalho será revisar e reler as peças elaboradas com base nas delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Só no STF são 42 procedimentos, referentes a número equivalente de fatos apurados com base nos depoimentos dos delatores da Lava Jato. No STJ, estão a cargo do ministro Luís Felipe Salomão três procedimentos relacionados ao suposto envolvimento dos governadores do Rio de Janeiro e do Acre, Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ) e Tião Viana (PT-AC) e do ex-ministro Mário Negromonte no esquema de corrupção da Petrobras. Os procuradores tentam concluir o trabalho para que o material chegue aos tribunais entre terça e quarta-feira. Eles checam atualmente todas as peças para que não haja nenhuma incoerência entre cada caso, já que todos os casos estão interligados. A divulgação dos nomes de parlamentares que constam na "lista" de Janot é motivo de tensão no Congresso. O procedimento habitual do procurador-geral é avisar políticos investigados antes de solicitar as investigações ao Supremo, para que os parlamentares não sejam "intimados" por notícias divulgadas pela imprensa. Ainda não se sabe se a operação será a mesma nos casos relativos à Lava Jato.

Charge do Sid


Sábado, 28 de fevereiro de 2015

Dilma diz que alta no preço da energia é passageira

Sábado ,28 de fevereiro de 2015


A presidenta Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (27), em Santa Vitória do Palmar (RS), durante inauguração do Parque Eólico, que os aumentos nos preços da energia elétrica são passageiros e motivados pelo período de seca pelo qual passa o país. Segundo ela, a substituição das formas de produção de energia em momentos de estiagem, das usinas hidrelétricas para as térmicas ou biomassa, faz com que seja necessário arcar com as despesas das matérias-primas. “Você só vai usar ela (energia térmica), porque é mais cara, quando você precisar. Nós estamos precisando. Os aumentos nos preços da energia são passageiros, estão em função do fato que o país enfrenta a maior falta de água dos últimos 100 anos”, justificou. De acordo com a presidente, a produção de energia hidrelétrica é a mais barata, porque não é necessário pagar pela água, diferentemente de itens como o gás, carvão ou biomassa. Dilma disse ainda que vai ser capaz de produzir 250 megawatz de energia. Ela explicou que as consequências da seca não significam “que nós vamos ter qualquer problema sério ou mais crítico na área de energia elétrica. Não iremos ter, porque temos todo um sistema de segurança. Isso também não significa que vamos sair por aí jogando energia pela janela e não consumindo de forma racional”, defendeu. 

Para a presidenta, a parte do governo é garantir a oferta de energia. Em contrapartida, os cidadãos também têm que colaborar evitando o desperdício de energia. “Desperdício zero. Diversificação da matriz mais desperdício zero é a garantia de segurança do país”, enunciou, antes de citar exemplos: “Não tem porque a geladeira ficar aberta se você não está usando, nem deixar o chuveiro ligado quando não está usando. Não tem porque a gente jogar fora a energia que custa tanto produzir”. O Parque Eólico Geribatu atenderá o consumo energético de 1,5 milhão de habitantes. Junto com os sistemas de transmissão, foram investidos no parque R$ 2,1 bilhões em recursos públicos e privados. Ao lado dos parques de Chuí e Hermenegildo, compõe o Complexo Eólico Campos Neutrais, o maior da América Latina.

Ministro chama Dilma de omissa pela demora em indicar novo nome ao STF

Sábado, 28 de Fevereiro de 2015 

Foto: Reprodução

Após sete meses da saída do ministro Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal (STF), a presidente Dilma Rousseff (PT) ainda não indicou um novo nome para substituí-lo na corte. A demora causou indignação do ministro Celso de Mello em sessão plenária, na ultima quinta-feira (26), impedida de prosseguir por conta de um empate ocasionado pela falta do 11º integrante no tribunal. "Essa omissão irrazoável e abusiva da presidente da República já está interferindo no resultado dos julgamentos. Novamente, adia-se um julgamento", bradou o decano. Outro integrante do STF, o ministro Marco Aurélio, endossou o protesto classificando a demora da presidente como "nefasta". Entre os nomes citados na imprensa como supostos candidatos à vaga deixada pela aposentadoria de Joaquim Barbosa, estão os também ministros do STJ, Benedito Gonçalves e Luís Felipe Salomão, e o vice-procurador eleitoral Eugênio Aragão.

Ministério da Saúde e Anvisa definem novo cálculo para ajuste de preço de medicamentos

Sábado, 28 de Fevereiro de 2015 

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitárfia (Anvisa) anunciaram nesta sexta-feira (27) novo cálculo para reajuste no preço dos medicamentos. Os fatores que compõem a fórmula são produtividade (x), ajustes de preço relativos entre setores (y) e intrassetor (z). O fator x deve ser divulgado em setembro; o y, trinta dias antes do ajuste e o z, até sessenta dias após as empresas entregarem seus relatórios de comercialização com informações sobre faturamento e quantidade de produtos vendidos. Com as mudanças, o percentual médio de reajuste deve ficar abaixo da inflação, o índice deve ser menor em relação ao que seria calculado com a regra anterior e mais medicamentos devem ter menor reajuste de preço. Além disso, o processo se tornará mais transparente e o setor, mais seguro e previsível. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirma que a nova metodologia reduz o percentual de ajuste e traz expressivo impacto nos gastos com medicamentos no país. "A expectativa é ter uma redução na ordem de R$ 100 milhões, em um ano, para o mercado geral de medicamentos do país, para as famílias, governos e prestadores de serviço que compram medicamento", diz. Os níveis de reajuste de preço são definidos conforme a concorrência dos grupos de mercado, classificados como não concentrados, moderadamente concentrados e altamente concentrados. Os medicamentos de maior concorrência terão maior reajuste de preço, embora tendam à manutenção de preços mais baixos. Cerca de 50% dos medicamentos vai aplicar o menor índice de reajuste. Estes são produtos de maior custo, de baixa concorrência e alta tecnologia, que compõem o grupo classificado como mercado altamente concentrado.

Partido italiano diz que extradição de Pizzolato pode causar ‘risco’ a mensaleiro

Sábado, 28 de Fevereiro de 2015


Foto: VEJA

Vinte e um senadores italianos governistas do Partido Democrático apresentaram ao ministro da Justiça da Itália, Andrea Orlando, um documento que questiona a extradição de Henrique Pizzolato para o Brasil. Pizzolato foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão no processo do mensalão. De acordo com o Terra, na carta, os parlamentares afirmam que, ao autorizar a extradição de Pizzolato, a Corte de Cassação "não levou em conta as horríveis condições das prisões brasileiras, as quais podem causar um sério risco para a incolumidade de Pizzolato". "Respeitamos a decisão da Suprema Corte, mas decidimos interrogar sobre a eventualidade que uma violação dos direitos humanos nas prisões brasileiras possa orientar sua decisão para que haja uma solução que garanta a proteção física do nosso cidadão", disseram os parlamentares, referindo-se a Pizzolato, que possui dupla nacionalidade. A apresentação do documento foi feita cinco dias após o defensor público Desi Brino visitar Pizzolato na prisão de Modena. Mesmo antes da visita, Brino alertou Orlando de que o brasileiro correria riscos em seu país natal.

Impacto da mobilização dos caminhoneiros foi bem leve, diz Arteris

Sábado, 28 de Fevereiro de 2015 

por Luciana Collet | Agência Estado

Foto: Reprodução

O presidente da Arteris - uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil -, David Díaz, considera que a mobilização dos caminhoneiros nos últimos dias terá um impacto mais indireto, mas não quantificou qualquer montante sobre eventual redução de faturamento com pedágio em fevereiro. "Nas nossas estradas o impacto foi bem leve, só tivemos alguns pontos de rodovias bloqueadas, e por um período pequeno", disse, acrescentando que possivelmente o movimento tenha influenciado na decisão de viagens e possa resultar em um volume menor de veículos equivalentes. Díaz salientou, particularmente, o possível impacto com a sanção da Lei dos Caminhoneiros sem qualquer veto, como propôs o governo para acabar com os bloqueios. A Arteris, como outras concessionárias de rodovias, considera que o texto atual da lei afetará as empresas e será motivo de reequilíbrio econômico financeiro dos contratos. Ele destacou, em particular, artigos que determinam a não cobrança do eixo suspenso dos caminhões e o aumento da tolerância de sobrecarga por eixo, para até 10%. Enquanto a não cobrança do eixo suspenso deve acarretar redução da receita do pedágio, a alteração na tolerância com sobrepeso deve levar a um aumento dos acidentes, a uma deterioração mais rápida do pavimento. "Temos preocupação de que impacte na segurança e também em como se dará a logística operacional; o impacto que tiver na receita ou no custo será reequilibrado", comentou.

FHC ironiza Dilma em rede social e relembra 'Plano Real'

Sábado, 28 de Fevereiro de 2015 


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ironizou, nesta sexta-feira (27), as últimas declarações da presidente Dilma Rousseff (PT). Em foto postada em redes sociais, o tucano aparece segurando uma folha com uma nota de R$ 2 e os dizeres: “Foi FHC”. A provocação acontece logo depois de Dilma se basear na delação premiada de Pedro Barusco para atribuir o início da corrupção na Petrobras ao governo de FHC, as redes sociais não perdoaram a presidente. De acordo com a coluna Radar Online, da Veja, as piadas diziam que a culpa pela extinção dos dinossauros caberia a FHC, assim como os atentados ao World Trade Center, a morte de Ayrton Senna, a derrota na Copa de 1950, a Gripe Espanhola, entre outros.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

VENDEDOR DE JOIAS É ASSALTADO DUAS VEZES NUM INTERVALO DE CINCO MINUTOS DE UM ASSALTO PARA O OUTRO EM MOSSORÓ NO RN.

Sexta, 27 de fevereiro de 2015

Redação/Nas Garras da Polícia.

Um verdadeiro drama. 

Um vendedor de joias aqui na cidade de Mossoró, nome mantido em sigilo, foi assaltado duas vezes em menos de cinco minutos de assalto para o outro.

A primeira dupla de assaltantes chegou a residência da vítima por volta das 13 horas e 20 minutos da última quinta feira, 26 de fevereiro de 2.015, invadiram-na, anunciaram o assalto, e sob ameaças de morte, tomaram várias joias de assalto, avaliadas em 200,00 mil reais, deixando a vítima trancada em um dos quartos da residência, juntamente com um filho de 10 anos de idade, fugindo em seguida levando todo o produto do roubo.

No momento em que eu consegui sair do quarto juntamente com meu filho, ir até a calçada da minha residência a procura de socorro, chega mais dois elementos em uma motocicleta, anunciando novamente um assalto, num intervalo de menos de cinco minutos de um para o outro contou a vítima.

Um dos elementos ameaçou pipocar minha cabeça caso eu não entregasse o que eles queriam. Foi ai então que eu me abaixei, e disse que poderia pipocar, porque eu havia acabado de ser assaltado por dois homens que levaram todo o produto que eu tinha em casa. Foi então que eles se convenceram e resolveram ir embora comentou a vítima, que disse que estava deitado em casa quando os dois primeiros elementos chegaram e arrombaram a porta surpreendentemente, sem dar nenhuma chance de fuga ou talvez reação.

O vendedor disse que andou várias delegacias, comunicando o fato aos policiais, sentiu a boa vontade de cada um deles para tentar ajuda-lo, mas percebeu também que falta interesse por parte dos políticos, dos governos para com o cidadão, nessa questão de segurança pública.

Se eles andam com seguranças, tem segurança em casa, em todo quanto é lugar que eles precisem, então não vão se preocupar com o cidadão de bem, o trabalhador, o pai de família, que paga rigorosamente os seus impostos desabafou a vítima.

O prejuízo eu recupero porque tenho coragem de trabalhar, mas o momento, o que eu e meu filho de 10 anos passamos, isso aí vai ficar por muitos e muitos anos na mente da gente, finalizou.

Fonte: Passando na Hora

Família caraubense procura mulher desaparecida desde ontem, última vez que foi vista foi em Mossoró

Sexta, 27 de fevereiro de 2015



Uma mulher de 50 anos, moradora do bairro Leandro Bezerra, em Caraúbas, está desaparecida desde de ontem, dia 26 de fevereiro. Ela se chama Maria Inácia dos Santos e, segundo familiares, sofre de depressão e está tomando remédios controlado. Ela saiu de casa sem ser vista pela família.

Maria Inácia está com cabelo preso, usa uma chinelo havaiana, com um saia estampada e uma blusa listrada de branco e vermelho.

A última informação que os familiares receberam foi de um taxista que levou ela para a cidade de Mossoró e deixou ela na entrada da cidade, nas proximidades do Queiroz.

Quem tiver informações sobre onde Inácia está ou foi vista, por favor, entrar em contato com a família pelo telefone (84) 9976-5970.


Via Blog Icém Caraúbas / Patu em Foco

Corpo de homem é encontrado boiando em Rio na cidade de Assu-RN

Sexta, 27 de fevereiro de 2015

O corpo de um homem aparentando ter entre 35 e 40 anos de idade foi encontrado nas primeiras horas da manhã desta sexta- feira 27 de Fevereiro de 2015, boiando nas águas do rio Açu na localidade conhecida como Entre Rios.

Policiais militares que atenderam a ocorrência informaram que chegaram ao local depois das 06h após serem acionados via Copom. Eles acreditam que o homem seja um morador de rua ou andarilho.

Um vigilante informou que passava no local na madrugada quando se deparou com o cadáver. Uma equipe de peritos do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) esteve no local realizando a pericia e recolheu o corpo para sede do órgão em Mossoró.

O homem não portava documento de identificação. Ele portava uma mochila cujo conteúdo ainda não foi revelado. As suspeitas são de morte por afogamento já que aparentemente não havia sinais de violência.


Fique Sabendo Assu.com/ O Câmera

VÍDEO:PRF APREENDE 10 TONELADAS DE MACONHA QUE VIRIAM PARA MOSSORÓ

Sexta, 27 de fevereiro de 2015

.A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carreta com cerca de dez toneladas de maconha na noite desta quinta-feira (26) na Rodovia Régis Bittencourt. O veículo foi interceptado no pedágio do km 295, região de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. A quantidade é similar ao que foi apreendido da droga em todo o ano passado no estado, 12,8 toneladas. Os policiais abordaram o veículo porque ele tinha uma placa de Foz do Iguaçu (PR) durante uma fiscalização de rotina. O motorista disse que transportava milho e apresentou uma nota falsa. Além disso, o motorista afirmou ter recebido R$ 30 mil pelo frete até o Rio Grande do Norte, o que deixou os policiais ainda mais desconfiados, já que o valor é considerado baixo para um trajeto de mais de 3 mil quilômetros. Segundo ele, o caminhão veio carregado do Paraguai. Durante a fiscalização, os policiais localizaram maconha prensada em tijolos. O caminhoneiro foi preso em flagrante e irá responder por tráfico internacional de drogas. Segundo o motorista, a carreta continha 15 toneladas de maconha misturada ao milho. A PRF acredita ter apreendido 10 toneladas de maconha, mas não confirmou o volume e levou o caminhão para a sede da Polícia Federal (PF), na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, onde a droga seria separada e pesada


 
G1 Foto: Marcio Ribeiro/ Estadão Conteúdo


Fonte:Passando na Hora

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055