martins em pauta

sábado, 30 de abril de 2011

Confira as principais atrações do Mossoró cidade Junina 2011


Apesar da programação oficial com todas as atrações do Mossoró Cidade Junina 2011, sair somente na próxima semana, a lista das principais bandas já foi divulgado. O evento que acontece do dia 4 ao dia 28 de junho, será lançamento oficial no Memorial da Resistência em solenidade para imprensa e convidados, e será apresentado pelo Secretário da Cidadania Francisco Carlos, que coordena os preparativos do maior São João do estado.
O evento tem início ao meio dia de 04 de junho, com o famoso "Pingo da Meidia", que saíram do Memorial da Resistência e irá percorrer todo o corredor cultural com trios, desfiles de carroças e apresentação de quadrilhas juninas. As atrações ficarão por conta das bandas Brasas do forró, Ítalo e Reno, Pegada de Luxo e Forró dos 3.


Principais atrações
4/06 - Brasas do Forró | Ítalo e Renno
9/06 - Cavaleiros do Forró | Saia Rodada
10/06 - Aviões do Forró | Forró da Curtição
11/06 - Dorgival Dantas | Mastruz com Leite
16/06 - Garota Safada | Waldonys
17/06 - Solteirões do Forró | Nando Cordel
18/06 - Forró do Muído | Jorge de Altino
23/06 - Michel Teló
24/06 - Banda Líbanos
25/06 - Ferro na Boneca
28/06 - Maria Cecília e Rodolfo


Retirado do Blog Ismael Sousa
Via Passando na hora

PATU: HOMEM MORREU VÍTIMA DE CUTILADA DE FACA PEIXEIRA


ITEP DE MOSSORÓ COMPARECEU AO LOCAL DO HOMICÍDIO E CONDUZIU O CORPO DA VÍTIMA PARA A SEDE DO ÓRGÃO PARA SER SUBMETIDO A NECROPSIA

VÍTIMA SOFREU UMA CUTILADA DE FACA PEIXEIRA NO PESCOÇO


GUARNIÇÃO DA POLÍCIA MILITAR COMANDADA PELO CABO PM DE OLIVEIRA ISOLOU O LOCAL ATÉ A CHEGADA DO ITEP

***
Por volta das 03:30 horas deste sábado, 30 de abril, a pessoa de ANTONIO DE SOUSA FORTE, natural de Campo Grande-RN, 34 anos de idade, residente na rua Sabóia Filho, Bairro da Estação, nesta cidade de Patu, foi vítima de uma cutilada fatal de faca peixeira no pescoço, desferida por uma pessoa até agora não identificada pela polícia.
A vítima caiu morta na rua Solano de Moura, em frente ao Castelo do Forró, no conjunto Nova Patu. A polícia ainda não tem informações se a agressão ocorreu nesse local ou se a vítima ainda chegou a caminhar e cair morta ali.
Uma equipe do ITEP de Mossoró compareceu ao local por volta das 07:00 horas e conduziu o corpo para a sede do órgão, onde será submetido a necropsia e em seguida liberado para sepultamento que deverá ocorrer em Patu.

Fonte Patu News
via Pelotão de Martins

CORPO ENCONTRADO NA ZONA RURAL EM ANTÔNIO MARTINS, NÃO FOI IDENTIFICADO POR POPULARES.
















O corpo encontrado na manhã de ontem no sitio Corredor dos Alminos, zona rural do município de Antônio Martins/RN, aparenta ser de um homem com idade entre 30 a 35 anos aproximadamente. O mesmo não foi identificado por nenhum dos populares residente na localidade.

O sargento Herculano, comandante do destacamento policial de Antônio Martins, informou a redação do Blog que por volta das 10h00min da manha de ontem (29/04), recebeu uma ligação anônima informando que no sitio Corredor dos Alminos havia o corpo de homem na estrada. Ao se dirigir ate o local constatou se a veracidade da denúncia, o corpo do individuo estava de busto em uma poça de água com um arame enrolado ao pescoço e a uns 300 metros aproximadamente havia um capacete e um pacote de biscoito, não foi encontrado nenhum documento que pudesse identificar a vitima.

Os peritos do ITEP recolheram o corpo e levaram para a sede em Mossoró/RN. Quem souber de alguém que esteja desaparecido com as características das fotos abaixo, dirija-se ao ITEP em Mossoró/RN, para fazer a identificação e recolher o corpo para um sepultamento, casso contrario o mesmo será enterrado como indigente.

Por Emídio Sena
Imagens:


Fonte e fotos Emideo sena

O Homem encontrado Morto acima pode ser o condutor da moto que abasteceu em martins e se evadiu sem pagar


As características são parecidas com a do condutor da motocicleta de hoje que abasteceu no posto e saiu sem pagar.
A suspeita é que o passageiro da moto (que aparentava ser doente mental) tenha dado uma pedrada e cometido esse ato de barbaridade e fugiu em seguida na motocicleta com destino ignorado.

Informações Pelotão de Martins

66º Crime de Homicidio em Mossoró em 2011


Post: 66º Crime de homicídio em Mossoró em 2011
Ocorrência: Quatro Disparos de arma de fogo
Data: 29 de Abril de 2011
Local: Rua Marechal Deodoro, Próximo a Praça
Bairro: Barrocas
Vitima: Gleidson Ismael Jacome
Idade 33 anos de idade
Residência: Marechal Deodoro 1156
* Informação: Policia Militar/Família

Mais um crime de homicídio foi registrado na noite de sexta feira 29 de abril de 2011, em Mossoró.

O crime aconteceu por volta de 21 horas e 30 minutos em um bar próximo a barragem de baixo no bairro barrocas.

Segundo informações Gleidson estava bebendo no bar quando dois indivíduos se aproximaram e dispararam quatro vezes contra o mesmo; 2 disparos atingiram as costa, 1 disparo na cabeça e 1 disparo na região da virilha. O rapaz morreu antes da chegada do socorro.

O pai da vitima informou que o assassino do filho mora na mesma rua dele e que seria uma richa antiga dos dois quem têm envolvimento com o consumo de droga

Policiais fizeram o isolamento da área ate a chegada dos peritos do itep que recolheram o corpo de Gleidson para os trabalhos de necropsia.

Ninguém foi preso, porem a policia já dispõe dos nomes dos dois acusados da morte de Gleidson.

Imagens Fortes Click Aqui

65º Homicídio em Mossoró em 2011



Post: 65º Crime de Homicídio em 2011
Ocorrência: Três disparos de arma de fogo
data: 29 de Abril de 2011
Local: Rua Nicacia Costa
Bairro: Santo Antonio
Vitima: Francisco Clivanildo de Almeida
Idade 33 anos de idade
Morreu no Hospital Regional Tarcisio Maia.
* Foto Nildinho sendo socorrido
Informação: Policia Militar/Família

Mais um crime de homicídio foi registrado no final da tarde de sexta feira 29 de abril de 2011, no bairro santo Antonio.

Francisco Clivanildo de Almeida, "Nildinho" de 33 anos de idade, solteiro, morador da Rua Nicacia Costa, próximo a escola Raimunda Nogueira do couto no bairro santo Antonio.

Nildinho foi alvejado com três disparos de arma de fogo, em frente a sua residência: O 1º disparo atingiu o rosto, abaixo do olho, o 2º acertou no pescoço, o 3º atingiu o braço e transfixou acertando o abdômen.

O mesmo chegou a ser socorrido para o hospital regional Tarcisio maia, mas não resistiu e morreu na sala de cirurgia.

Segundo informações colhidas no local pela policia, duas pessoas de motocicleta tipo traxx de cor preta, chegaram à residência e dispararam varias vezes contra Nildinho.

Nildinho já havia sofrido outra tentativa de homicídio, mas resistiu. O mesmo já cumpriu pena na penitenciaria agrícola Mario negocio, acusado de roubo de carro e assalto a mão armada.

Fonte o Camara

sexta-feira, 29 de abril de 2011

GRAVE ACIDENTE NA BR-304 PRÓXIMO A ANGICOS-RN



















Aurélio vitima morreu presas as ferragens





























VEJA TODAS AS FOTOS NO FINAL DA MATÉRIA
Hoje(29/04) por volta das 12:30h aconteceu um grave acidente na BR-304 mais precisamente no sitio sombras próximo a cidade de Angicos envolvendo um passat de placasMXR 8803 São Rafael e um corsa sedan de placas NOA 8907 Angicos
Segundo informações colhidas no local é que a vitima fatal que ficou preso as ferragens e veio a falecer trata de Aurélio Barbalho professor de educação física da cidade de Angicos.

MAIS FOTOS AQUI!

Nota do Blog: Creditos ao SITE www.focoelho.com CHEGOU NO MOMENTO EM QUE A VITIMA QUE MORREU PRESA AS FERRANGENS AINDA ESTAVA VIVA.


EM INSTANTES POSTAMOS O VÍDEO

Aula de Educação Física acaba em tragédia no município de Campo Grande



Um Fato lamentável aconteceu na manhã desta quinta feira (28 de abril de 2011), na cidade de Campo Grande,uma verdadeira tragédia, que acabou resultando na morte da garotinha Aline Genicelly (11 anos de idade), aluna da Escola Estadual Professor Adrião Melo. O fato ocorreu por volta das 7h da manhã, na Barragem de Pepêta, durante um rápido banho realizado após as atividades de Educação Física, a criança acabou se afogando e veio a óbito instantes depois. O corpo de Aline foi encontrado por populares que chegaram ao local momentos depois do ocorrido. Até a chegada do ITEP o movimento foi intenso no local.

Os policiais da 3º Companhia de Polícia Militar também se fizeram presentes, e ajudaram a controlar o movimento. O momento é de grande tristeza na cidade, além da perda de uma menina adorável, também é de extrema preocupação toda a situação que se estabeleceu em virtude deste triste acontecimento. Vale salientar que todas as Escolas do Município estão com as atividades suspensas.

Fonte O Camara 2
Via Martins em Foco

Em Baraúnas, homem é assassinado com uma cutilada de faca peixeira













Crime de Homicídio na cidade de Barauna na manhã de sexta feira 29 de abril de 2011, dentro do mercado publico.
Olavo Profiro da Silva de 46 anos de idade, solteiro, desocupado e morador da cidade de barauna foi morto com uma cutilada de faca peixeira em cima do peito esquerdo dentro do mercado publico da cidade.
O acusado Manoel Augusto Neto de 43 anos de idade, agricultor, solteiro, natural de jaguaruana no Ceará e morador do assentamento fazenda vila nova, zona rural de barauna.
Segundo informações chegadas aos policiais da cidade, Olavo vivia tomando objetos e batendo em Manoel. Na manhã de hoje manoel se encontrou com a vitima dentro do mercado da cidade e cravou a faca no seu peito.
Olavo, que ja cumpriu pena na cadeia publica de Jaguaruana no ceara se encontrava em liberdade condicional, após ser esfaqueado ainda caminhou alguns metros, mas caiu morto na porta de uma loja.
Manoel Augusto, após cometer o homicidio tentou se refugiar dentro casa de uma senhora, mas foi preso e se encontra detido na delegacia de Barauna.
O corpo de Olavo foi conduzido para o Itep para os trabalhos de necropsia.
Atenção imagens fortes Click Aqui
Fonte O Câmera

Urgente! Corpo encontrado na entrada do Sítio Corredor


O corpo de um homem foi encontrado a poucos instantes próximo a entrada que dá acesso ao Sítio Corredor pela guarnição de Serviço de Antônio Martins, comandada pelo Sgt. Herculano. As primeiras informações é que se trata de homicídio, pois o corpo apresenta sinais de violência. O ITEP já foi acionado para os procedimentos de praxe.

Mais detalhes em instantes

Fonte o Guardião da serra

IMAGENS FORTES; HOMEM TEM 90% DO CORPO QUEIMADO

Um incêndio atingiu uma casa por volta da meia noite desta quarta-feira (27), deixando um homem gravemente ferido. O incidente aconteceu na Rua Real, no Bairro Porto Meira, deixando o morador Fábio Luiz Marcon (38), com queimaduras de 1º, 2º e 3º graus em 90 % do corpo, tendo inclusive o comprometimento das vias respiratórias.
O fogo teria começado em um quarto nos fundos da residência onde Fábio vive com a avó e uma tia. Segundo informações do médico plantonista do Siate, a vítima sofre de transtornos psicológicos e dependência de álcool. De acordo com a avó, ele usa medicamentos controlados e constantemente os mistura com bebida alcoólica.
A vítima foi retirada da residência com a ajuda de vizinhos, as demais moradoras não sofreram ferimentos. Os bombeiros apagaram as chamas e Fábio foi encaminhado ao Ponto Atendimento Municipal. Ainda não se sabe a causa do incêndio.
CENAS FORTES AQUI!

Fonte focoelho

POLÍCIA PRENDE QUADRILHA DO BILHETE PREMIADO













Policiais da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) desarticularam, no Ceará, uma quadrilha acusada de aplicar o golpe do "bilhete premiado" no Rio Grande do Norte. A prisão aconteceu na tarde de ontem quinta-feira (28/04), no estado vizinho.
Os agentes potiguares tiveram apoio da Polícia Civil de Fortaleza na operação em que foram presos Reginete Aparecida Soares, 37; Jonas Barbosa da Silva, 39; Edna Alves de Souza, 40; e Emílio Rodrigo de Matos, 35. Todos foram presos na capital cearense.
Segundo informações da Polícia Civil, a quadrilha fez, no mínimo, duas vítimas em Natal e foi presa aplicando golpes em Fortaleza.
A tática dos bandidos consistia em abordar idosos com a desculpa que tinham um prêmio da loteria a receber, mas por serem analfabetos e do interior não sabiam a maneira de resgatar o valor arrecadado na premiação. A partir daí, buscavam convencer a vítima a trocar o bilhete premiado por dinheiro.
De acordo com informações da polícia, só uma das vítimas do bando em Natal, um senhor de 70 anos, sofreu um prejuízo de R$ 126 mil ao ser enganado que o bilhete premiadoseria no valor de R$ 2,4 milhões. Ao ter conhecimento que foi ludibriado, a vítima denunciou o caso à polícia Civil.
O titular da Defur, delegado Atanásio Gomes, informou que a investigação vem desde julho do ano passado. O bando integra uma rede interestadual que age em outros estados do país.

Fonte: Nominuto

Resultado do 2º dia de Sessão do Júri na Comarca de Martins

Processo nº 0000248-49.2006.8.20.0122, que tem como autor o Ministério Público Estadual e como réu José Fabiano da Mota.

Resultado da sessão

O Tribuanl do Júri da Comarca de Martins se reuniu para julgametno do processo supra referido e logo no início dos trabalhos foi constatado a ausência do Réu que se encontra em lugar incerto, mas que foi devidamente citado por edital (o julgamento pode acontecer sem a presença do réu), bem como a ausência de Defensor Público para atuar em defesa do réu. Foi constatado pelo MM. Juíz de direito Dr. Ederson Solano, que não foi juntado aos autos, prova da intimação da Defensoria Pública para atuar na defesa do réu, impossibilitando o prosseguimento da sessão que foi adiada para o mês de agosto do corrente ano.

Informações Martins em Foco

Dois elementos abastecem moto e saem sem pagar

Foto Ilustrativa

Agora a pouco em Martins, dois elementos, um de camiseta preta e calça jeans, capacete vermelho, em uma moto Honda Fan de cor preta, placa não identificada, encheram o tanque da moto e saíram sem pagar. O frentista do posto Nossa Senhora Aparecida relatou que eles chegaram e pediram para encher o tanque, depois com o tanque já cheio, um deles pediu para o frentista pegar um pouco de águar que seria para ele tomar um medicamento. Quando o frentista vinha com o copo de água só ouviu o ronco do motor da moto. Os elementos saíram sem pagar pelo combustível e seguiram em diração a estrada que sai para Serrinha dos Pintos. A maneira como eles agiram levantou suspeita e se por ventura alguem estranhar algum elemento estranho com essas características, comunicar imediatamente a polícia.

Informações Martins em Foco

Rosalba: “Estou defendendo o meu partido e aqueles que puderam vir para o DEM para fortalecer”



Em Visita a cidade de Caicó, para cumprir agenda “estritamente administrativa”, como alegou a própria governadora, Rosalba Ciarlini (DEM) ficou surpresa com as perguntas sobre política, especificamente a criação do PSD no estado. Ela voltou a ressaltar que não tem intenção de sair da legenda que a elegeu prefeita, senadora e governadora. “Estou defendendo o meu partido e aqueles que puderam vir para o DEM para fortalecer”, disse.

Sobre a possibilidade de o novo partido fazer parte da base governista, inclusive com aliados do governo passado (como o deputado Gustavo Carvalho),

Rosalba disse que essa “é uma questão do partido que ainda está se formando. E deveria ser perguntada às pessoas que estão querendo formá-lo”.

Apreensões de cocaína crescem mais de 500% no Rio grande do Norte

O avanço do tráfico de drogas no Rio Grande do Norte é evidenciado pelos dados de apreensão de entorpecentes da Polícia Federal (PF). Comparando-se os quatro primeiros meses de 2011 com todo o ano passado, verifica-se um aumento de 587% em relação à cocaína e 23% no que diz respeito ao crack. Segundo o agente federal Stênio de Almeida, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), um dos fatores para isso se deve à identificação do usuário potiguar com o crack. Para piorar a situação, a PF já tem suspeitas de consumo de uma nova droga, o "oxi", na Zona Norte de Natal. Ela é duas vezes mais potente e devastadora que o crack, mas custa o mesmo preço.


De acordo com os números da DRE, entre 2005 e 2011 já foram apreendidos 482,4kg de crack e 338kg de cocaína. Ainda nesse período, foram 138kg de pasta base da droga. Somente em 2011, já foram recolhidos pela PF 161kg de crack e 55kg de cocaína. Em 2010, foram 130kg do primeiro tipo de entorpecente e 8kg do segundo. Já em2005, os números eram 49,9kg e 12kg, respectivamente.

Stênio de Almeida diz que o usurário de drogas do RN se identifica mais com o crack pelo suposto preço menor da droga em relação à cocaína e seu efeito imediato e mais intenso. "Mas, na verdade, o crack sai mais caro. O grama de cocaína custa R$ 50. Ela demora dez minutos para fazer efeito no cérebro da pessoa e dura 40 minutos esse efeito. A pedra de crack custa somente R$ 5, demora apenas quatro segundos para fazer efeito, mas dura somente dez minutos. Então, o viciado, para manter o efeito, chega a gastar R$ 100 por dia".

O agente federal diz que grande parte dessas drogas chega ao Estado vinda da região Norte do país. "O tráfico é feito via terrestre, transportado pelas nossas rodovias, ou aérea, através dos voos domésticos". A origem desses entorpecentes são os países vizinhos produtores de cocaína, como Bolívia, Peru e Colômbia. "A droga também vem da Venezuela, que, apesar de não produzir, faz fronteira com o país". A porta de entrada, segundo ele,são os estados fronteiriços do Acre, Rondônia e Mato Grosso. Daqui, a droga parte para a Europa e África, além de abastecer o mercado interno.

De acordo com Stênio de Almeida, a grande dificuldade na repreensão ao narcotráfico está no contingente da PF. "Por exemplo, somente com a Bolívia são 382 quilômetros de fronteira. Imagina ter que colocar um policial por quilômetro para coibir a entrada. Isso é impossível atualmente".

"Oxi" é consumido na Zona Norte

O policial federal Stênio de Almeida chama atenção ainda para a entrada do oxi em território potiguar. "Temos notícias de que há o consumo dessa droga na Zona Norte. Contudo, ainda não conseguimos fazer qualquer apreensão dela". Segundo Stênio de Almeida, esse entorpecente é feito da pasta base da cocaína e se apresenta em formato de pedra, como o crack. "Por isso a dificuldade de reconhecê-la, pois pode claramente confundir-se com o crack". Porém, possui o dobro de concentração de cocaína em sua composição, causando duas vezes mais devastação no usuário.

O agente federal afirma que essa não é uma droga nova, propriamente. "Ela surgiu ainda nos anos 80, em estados como o Acre e Rondônia. Mas ainda não havia sido difundida por aqui". Para o policial, o grande risco da chegada dessa droga para o consumidor é seu poder ainda mais elevado de viciar e o preço igual ao do crack.

Fonte: Dn online

Enquanto a plebeia encanta o reino… STJ solta promotora acusada de corrupção

Promotora estava presa desde a quarta-feira na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília

Enquanto a plebeia encanta o reino…
...STJ solta promotora acusada de corrupção

Um habeas corpus concedido pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STF), pôs em liberdade ontem a promotora de Justiça Deborah Guerner e o marido, Jorge Guerner. Eles respondem a acusações que incluem crimes de corrupção, formação de quadrilha, extorsão, fraude processual e falsidade ideológica. Os dois estavam presos havia oito dias, a pedido do Ministério Público, por suspeita de haver montado uma farsa: com a ajuda de psiquiatras, ela estaria se fingindo de doida para não ser responsabilizada pelos crimes. Mas, na decisão, o ministro do STJ diz não haver elementos que justifiquem a prisão preventiva do casal.

Charge do Dia

Será que o cérebro do homem só pensa nisso?



VI REUNIÃO DO POLO TURÍSTICO SERRANO, NÃO DEFINE AINDA SUA NOVA SECRETARIA EXECUTIVA.

Na tarde de ontem (28/04), no Salão de Eventos Ivo Barbosa, no Hotel Portal da Serra em Portalegre/RN, ocorreu a VI Reunião do Polo Turístico Serrano, o evento contou com a participação de conselheiros, suplentes e representantes dos municípios que fazem parte do polo Serrano.

Na pauta do evento foram discutidos temas, como: A construção de um teleférico na cidade de Martins, uma maior participação da Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR) e a eleição da nova composição da Secretaria Executiva do conselho do Polo Turístico Serrano.

Em meio às discussões e divergência, logo de inicio a representante da Secretaria de Estado do Turismo, Carmen Vera, deixou claro em suas palavras que o estado não dispõe de recursos devido a cortes no orçamento e que estaria ali apenas para prestar um apoio técnico.

O professor Edivaldo da UERN de Pau dos Ferros/RN, falou da criação de um INVENTARIO TURÍSTICO a ser realizado de inicio em três cidades, como: Pau dos Ferros, Portalegre e Martins e após seria a vez das demais cidades obedecendo às inscrições.

O fim do mandato dos membros da Secretária Executiva do Polo Turístico Serrano de Portalegre/RN terminará em 24 de agosto de 2011, quando completará dois anos, mas mesmo assim parte dos membros do conselho queria que já nesta reunião fosse feita a eleição para escolha dos novos membros da Secretária Executiva. Este tema ao ser levado em pauta os municípios de Pau dos Ferros e Martins se propuseram a dirigir a nova Secretária Executiva do Polo Turístico Serrano. No entanto não foi nesta reunião que houve a votação, ficando esta pauta para ser resolvida na próxima reunião a ser realizada na cidade de Martins/RN.

“Não perdi ainda a fé na construção do teleférico na cidade de Martins, e que em constantes encontros com a governadora, à mesma tem falado da construção deste teleférico, aumentando os nossos ânimos” disse Maria José Prefeita da cidade de Martins/RN.

O município de Antônio Martins esteve representado no evento pelo conselheiro Emídio Sena, por não ter sido possível a presença do Prefeito Dr. Edmílson Fernandes, bem com a do Secretário de Turismo.

O município de Pilões/RN esteve representado pela jovem Terezinha Fonseca, Secretária Administrativa, que se encontrava no evento ao lado do seu esposo Jailson, representando o prefeito Dr. Chagas.

Os demais municípios que fazem parte do Polo Turístico Serrano estavam todos com suas representatividades.

Imagens:











Foto dos representantes de Martins RN


Fonte: Emídio Sena

Homens do corpo de Bombeiros de Caicó realizaram mais um parto em Caicó


Na Foto: Bombeiros realizando o parto

Por volta das 02h40m da madrugada dessa quinta-feira, dia 28 de abril, a guarnição do RESGATE-03 (ambulância) do Corpo de Bombeiros do 3º Subgrupamento de Caicó, composta pelos soldados (Chagas, Gerson e Muniz) foi acionada pela Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros (CEGED), através do soldado Rogério, para se deslocar até a residência da senhora Luciana de Oliveira Faria, situada na Rua José Elias da Silva, nº 691, no bairro Alto da Boa Vista, para atender a uma ocorrência de parturiente (mulher em trabalho de parto).

Durante o deslocamento, a guarnição foi informada (via rádio) através Central do Corpo de Bombeiros, que tratava-se de uma urgência, pois a senhora já estava sentido fortes contrações.

Chegando ao local, os Bombeiros encontraram Luciana de Oliveira Faria em sua cama, já em trabalho de parto. Neste momento, os socorristas do CBMRN deram início aos primeiros atendimentos visando a condução completa do bebê para o meio externo e a desobstrução de suas vias aéreas, para evitar a asfixia por secreção. Em seguida, os socorristas pinçaram e cortaram o cordão umbilical que liga a criança a mãe.


Na Foto: Bombeiros com o bebe ja no hospital.

Tomadas as medidas iniciais de socorro, o bebê e sua mãe foram agasalhados, para que ambos permanecessem com a temperatura corporal adequadas, sendo os dois conduzidos até o hospital do seridó para que fossem feitos os procedimentos finais, onde puderam receber atendimento médico.

Luciana de Oliveira Faria e a bebê, do sexo Feminino, passam bem.

Fonte: CBM/RN

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Educação...

Governo deve extinguir mais de 300 escolas em todo o Rio Grande do Norte


Um total de 346 escolas da rede estadual, a maioria na zona rural de municípios do Rio Grande do Norte, correm o risco de serem extintas pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), porque, na maioria dos casos, estariam sem funcionar há vários anos. A informação é da subcoordenadora de Inspeção Escolar da SEEC, Maria Auxiliadora Albano. Desse total, 76 já estão com processo de extinção em tramitação e 270 ainda esperam o início desse procedimento. A governadora Rosalba Ciarlini fechou definitivamente ontem, através de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), sete dessas unidades de ensino - uma na capital e seis no interior.

De acordo com o decreto da governadora, os professores, servidores e alunos das escolas serão remanejados para outras instituições mais próximas. A justificativa para a extinção da maior parte delas é a falta de alunos e, em um dos casos, está relacionada ao fato de funcionar em um prédio alugado, apesar de estar muito próxima a outras escolas da rede estadual. As unidades de ensino que deixaram de existir foram a Escola Estadual Professor Bartolomeu Fagundes (Natal), José Maria do Nascimento (Bodó), Francisco Pereira (Frutuoso Gomes), Jacu (Martins), Alto do Bonfim (Rafael Godeiro), Professora Dina Nunes de Brito (Umarizal), e a Escola Isolada Serrinha do Major (Antonio Martins).

Segundo Maria Auxiliadora Albano, as sete escolas tiveram suas atividades encerradas definitivamente por falta de alunos. A única que ainda tinha estudantes matriculados era a Bartolomeu Fagundes, na avenida Alexandrino de Alencar, que matriculou apenas 170 alunos ano passado. "Devido ao baixo número de alunos e ao fato da escola estar situada em prédio alugado à Maçonaria, pagando cerca de R$ 5.200 mil por mês, optamos pela extinção, porque nas proximidades existem duas outras escolas da rede estadual", explica Auxiliadora. Já no município de Antônio Martins, a medida foi tomada após ser decretada a aposentadoria da professora, em cujaresidência funcionava o estabelecimento de ensino.

Com relação às 346 escolas que podem ser extintas, ela alega que essa é uma medida necessária, porque estão sem funcionar há muito anos, repercutindo negativamente no Censo Escolar e obrigando seus antigos gestores a anualmente prestarem esclarecimentos à Receita Federal sobre a unidade executora que mantém o caixa escolar.

"O problema é que as escolas fecham e os ex-diretores continuam tendo que fazer declaração na Receita Federal, porque ainda não foi publicado nenhum ato de extinção do estabelecimento", disse Auxiiadora. A subcoordenadora informou que a maior parte dessas escolas estava sem funcionar há muitos anos e algumas só tinham uma sala de aula, que ficava na casa da professora ou diretora. Ela citou a Escola Rosário, no município de João Dias, que está fechada desde 2008, e a Escola Palmeira, no município de Patu, que desde 2002 não funciona.

"Desgaste social é forte"

"É muito difícil fechar uma sala de aula, imagine uma escola. Temos que trabalhar uma comunidade durante algum tempo, porque o desgaste social é muito forte. Parece ser um retrocesso, bom é criar escola que dá uma ideia de desenvolvimento", afirma a subcoordenadora de Inspeção Escolar da SEEC, Maria Auxiliadora Albano. Mas ela explica que, antes de uma escola entrar no processo de extinção, a Secretaria de Educação do Estado tenta repassar a responsabilidade do estabelecimento para o município, através de um regime de colaboração entre os entes federados, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Quando o município não aceita e a comunidade não comporta mais de uma escola, é que é feito o processo de extinção e transferência dos alunos para outros estabelecimentos próximos. No caso da unidade ser do ensino médio, a Seec faz convênio com o município para prover o transporte escolar desses alunos até as escolas situadas na zona urbana, que normalmene têm laboratórios e bibliotecas. A maior dificuldade, reconhece ela, é com relação ao acervo da escola. "Tem muita gente que estudou ali há décadas e, se não tivermos cuidado esse acervo, se perde. Por isso, todo esse material será recebido e digitalizado pela Secretaria de Educação do Estado", garantiu a subcoordenadora.

Fonte: Dn On line e editado por Martins em Pauta

Cérebro dorme mesmo acordado


Estudo com ratos mostra que neurônios "adormecem" mesmo quando os animais estão em vigília

É sabido que falta de sono afeta o cérebro e traz problemas cognitivos, mas o mecanismo neurológico que leva a esta situação ainda é pouco conhecido. Um estudo com ratos mostrou que os responsáveis são os neurônios -- após um estado de vigília prolongado, partes do cérebro adormecem mesmo que o animal em si continue acordado.

Publicado na edição desta semana do periódico especializado Nature, ele mostrou que certos neurônios literalmente desligam após os ratos ficarem muito tempo acordados e que o tempo que eles ficam nessa situação aumenta conforme cresce o período de vigília do animal. “A descoberta mais interessante e inesperada do nosso estudo foi que os episódios de sono local ocorrem de forma independente em áreas específicas do cérebro”, afirmou ao iG Vladyslav Vyazovskiy, principal autor do trabalho e cientista da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. E completou: “Mostramos de forma conclusiva pela primeira vez que o sono começa localmente em neurônios individuais e que isto pode levar a déficits no comportamento típicos da privação de sono.”

Otrabalho sugere que a unidade básica do sono é a atividade elétrica de um simples neurônio. “O argumento de que o sono é local está de acordo com as observações clínicas de sonambulismo e de outras perturbações do sono nos quais indivíduos entram em um estado entre o dormindo e o acordado,” afirma Christopher S. Colwell, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, em um artigo que acompanha a pesquisa.

Faltam, no entanto, ainda responder algumas questões em relação ao início do sono. Uma delas é quais são os mecanismos específicos que levam ao sono localizado. “Precisamos descobrir ainda o que exatamente inicia o processo do sono local em um neurônio particular em um momento específico no tempo”, concluiu Vyazovskiy.

Fonte Ultimo segundo

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055