martins em pauta

quarta-feira, 12 de abril de 2023

A reunião de emergência no Planalto

 Quarta, 12 de Abril de 2023

Depois da reunião de emergência no Planalto convocando todos os ministros, muito do que se acompanha na rede foi dito.

O governo sabe que a resistência às narrativas impostas pela grande mídia viria da internet. E um dos tópicos sempre incomodou: a oposição fala muito de Alckmin.

Como a esquerda é mestra na arte de criar contenda, eles entendem que a possibilidade de um golpe especulado para Alckmin, enfraquece o grupo, já que o próprio PSB se coligou a uma aliança que faria uma crítica de esquerda a Luís Inácio. Era preciso remediar isso, e quanto mais rápido, melhor.

A declaração de Geraldo chamando Lula de senhor vai nesse sentido. Provavelmente acuado, o ex tucano teve de falar publicamente sobre os feitos e sobre os aspectos positivos do governo. Era uma maneira de contradizer as especulações e declarar fidelidade aberta. Tanto para acalmar a militância, que já não esconde a preocupação, quanto a ala da oposição, que descobriu nesse fato, mais um calcanhar para bater.

Hoje Dino comparecerá a Comissão dos deputados, e outra denúncia de Juscelino apareceu.

A viagem à China foi explorada anteriormente e perdeu seu timing de exposição. A pressão vai continuar. Quem acha que Alckmin se incomodou, errou feio. Do mesmo modo que Temer fez na gestão Dilma, pedir uma declaração aberta só mostra a vulnerabilidade do mandatário.

Porém, tudo deve ser calculado. Se Lula cair agora, toda a chapa vai junto, e isso não agrada a cúpula dos Democratas e europeus. Não gosto do Alckmin, mas sei que pelos interesses gringos, na mão dele, os interesses do Puebla ficam em terceiro plano. É fundamental que o Brasil mantenha economia mínima, mas que não cresça a ponto de tirar dinheiro de quem sempre ganhou. Já que não dá para emplacar ninguém no executivo agora, o narigudo ainda é melhor opção que o molusco.

E nesse caso, mantenho o velho ditado: Ladrão que rouba ladrão, cem anos de perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643