martins em pauta

sábado, 15 de setembro de 2018

Rebelião na cadeia pública de cascavel deixa três mortos

Sábado, 15 de Setembro de 2018

A motivação e a identidade das vítimas não foram informadas.


Na manhã deste sábado, 15, uma rebelião deixou três homens mortos na cadeia pública do município de Cascavel que fica a 63 km de Fortaleza.

De acordo com as primeiras informações da Delegacia Metropolitana de Horizonte, plantonista da região, três homens foram mortos durante o tumulto. 

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), informou que o motim já havia sido controlado antes das 11 horas. A motivação e a identidade das vítimas não foram informadas.

Maiores informações em instantes.


Com informações do portal Cnews

MENINA DE 10 ANOS ESTÁ DESAPARECIDA DESDE QUARTA FEIRA (12) EM NATAL-RN

Sábado, 15 de Setembro de 2018


Maíla Evangelista foi vista pela última vez saindo da escola onde estudava, na Zona Sul da capital potiguar.


Uma menina de 10 anos está desaparecida deste a quarta-feira (12), quando saiu da escola na Zona Sul de Natal e não foi mais vista. Maíla Evangelista da Silva estava acolhida na Unidade de Acolhimento 2, em Capim Macio.

Ela foi vista pela última vez saindo da Escola Estadual Arnaldo Monteiro Bezerra, em Neópolis. Era final da manhã, quando acabaram as aulas do turno matutino na quarta-feira.
Nem a assistência social da unidade de acolhimento, nem a mãe da menina, que não detém mais a guarda dela, sabem o paradeiro de Maíla. Foi registrado um boletim de ocorrência na Delegacia de Capturas do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil está apurando o caso.

Quem tiver informações sobre a garota, pode ligar para os telefones 988703327 ou 988703861. Os números são de uma equipe de abordagem social da Prefeitura de Natal, que funciona 24 horas por dia.

G1-RN / Passando na Hora

Mototaxista é encontrado agonizando e morre ao dar entrada em hospital de São Miguel/RN

Sábado, 15 de Setembro de 2018


Por volta das 05h20 da manhã desta sexta-feira 14 a polícia militar recebeu informações de uma pessoa agonizando as margens da RN-177 nas imediações da Emater no Sítio Serrinha zona rural de São Miguel, a vítima foi socorrida mas devido a gravidade não resistiu e foi a óbito após dar entrada na unidade hospitalar.

As informações dão conta que a vítima identificada sendo Francisco Elizeu Pino de 72 anos de idade, o mototaxista saiu da sua resistência por volta das 21h30mim desta quinta-feira (13) para ir uma corrida com seu vizinho até a cidade de Cel. João Pessoa, ao no Sítio Serrinha a vítima foi surpreendido com pelo a acusado que subtraíram uma importância de RS 300.00 da vítima. 

Após a barbaridade o acusado foi pra Cel. João Pessoa quando a a guarnição local em serviço realizou a retenção da motocicleta o mesmo estaria discutindo com a ex-namorada.

O acusado foi identificado sendo Walisson Jales da Silva ao ser questionado sobre o acontecido ele afirmou ter feito uso de bebidas alcoólicas e não se lembra de nada o que aconteceu, não se recorda de ter agredido o mototaxista, falou que havia passado mau, mas ao invés de prestar socorro a vítima, seguiu na motocicleta e deixou no local agonizando.

Na manhã desta sexta-feira a polícia recebeu informações que o suspeito do crime estaria fugindo as polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal se deslocaram até o bairro Tota Barbosa por traz do ginásio de esporte para conferir a informação.

O caso será investigado pela polícia civil da cidade de São Miguel. O sepultamento do mototaxista será às 17hs os mototaxista lamenta a morte do companheiro.

*Da redação do blog São Miguel em Alta com informações das polícias Civil e Militar

Fonte: Nosso Paraná RN

Bolsonaro está sem febre e recebe tratamento de prevenção à trombose

Sábado, 15 de Setembro de 2018

Resultado de imagem para imagens de bolsonaro

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, está sem febre ou sinais de infecção e seu estado de saúde é estável, de acordo com boletim médico divulgado na manhã de hoje (15).

Ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein e, após 60 horas da última cirurgia, feita para a correção de aderência que estava obstruindo o intestino delgado, o candidato evolui sem dor e recebe tratamento para prevenção de trombose venosa.

Sessões de fisioterapia, incluindo exercícios respiratórios e de fortalecimento muscular, serão mantidas, segundo a equipe médica.

Histórico

Bolsonaro levou uma facada no dia 6 quando participava de atividade de campanha em Juiz de Fora (MG). Ele passou por uma primeira cirurgia na Santa Casa de Juiz de Fora e foi transferido para São Paulo, a pedido da família, no dia seguinte.

Na última quarta-feira (12), o candidato passou por uma cirurgia de emergência para tratar uma aderência que obstruía o intestino delgado.

Agência Brasil




Acesse a Postagem Original: http://www.blogdobg.com.br/#ixzz5RDH97Ja7

TSE nega pedido para que Lula grave propaganda eleitoral na prisão


Sábado, 15 de Setembro de 2018


O ministro Sérgio Banhos, do TSE, negou neste sábado pedido da defesa de Lula para que o presidiário pudesse gravar áudios e vídeos de dentro da cela.

Ao negar o pedido, Banhos argumenta que não é competência da Justiça Eleitoral decidir sobre a produção de material por Lula, mas sim do juízo responsável pela execução da pena.

A juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena de Lula, já havia negado em julho a autorização para gravações de dentro da prisão.

O Antagonista

Queridinho do PT, Gilmar Mendes manda soltar tucano Beto Richa

Sábado, 16 de setembro de 2018 


Gilmar Mendes, o ministro querido do PT, que adora soltar corruptos, ataca novamente.

Desta vez Gilmar salva o tucano Beto Richa.

Diz O Antagonista:

Para a surpresa de ninguém, Gilmar Mendes mandou soltar Beto Richa.

Além do habeas corpus, o ministro do STF deu salvo-conduto ao tucano em relação a qualquer determinação de prisão preventiva.

Com isso, fica suspensa a prisão preventiva decretada pelo juiz Fernando Fischer horas atrás.

MULHER É MORTA POR TIROS NO SANTA HELENA EM MOSSORÓ. SEGUNDO CRIME NO LOCAL EM MENOS DE 8HS.

Sábado,15 de Setembro de 2018


O Centro de Integrado de Operações da Polícia Militar (CIOSP),registrou o crime de homicídio de n°185 na noite na noite desta sexta-feira, 14 de Setembro 2018,em Mossoró no Rio Grande do Norte.

A ação criminosa ocorreu na Rua Inácio Fernando de Souza, no Loteamento Santa Helena
A vítima identificada como Maria Tatiane da Silva, conhecida como “Nega Tatiane”, foi morta a tiros.

No local a lei do silêncio impera, ninguém quis comentar a polícia sobre o crime, apenas que ouviram os tiros e em seguida encontraram a vítima morta em via pública.

De acordo com a PM, Maria Tatiane era usuária de drogas, já sofreu atentados a bala e tinha passagem pelo sistema prisional de Mossoró, pelo crime de furto, e não descarta a possibilidade do crime está relacionado com acerto de contas.

Após os procedimentos, o corpo foi periciado e removido para a sede do ITEP para ser necropsiado e depois liberado para sepultamento.

Mais um caso que deverá ser investigado pela Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHM).


Fonte: Passando na Hora

Polícia prende idoso de 82 anos suspeito de abusar sexualmente de duas bisnetas

Sábado, 15 de Setembro 2018


O lavrador aposentado João Batista Carneiro, de 82 anos, foi preso sob acusação de estupro de vulnerável. Segundo a Delegada Daniella Dinali, que preside o inquérito policial, o idoso é suspeito de abusar sexualmente de duas bisnetas, uma de 10 e a outra de 08 anos de idade. A prisão ocorreu na manhã desta quinta-feira (13/09), na casa do acusado, situada na localidade Frecheiras, zona rural de Cocal, município da região Norte do Piauí.

As investigações em torno do caso iniciaram após alguns familiares do aposentado, que também são parentes das crianças, denunciarem os supostos abusos ao Conselho Tutelar, que de imediato articulou a formalização da queixa-crime na Delegacia de Polícia Civil de Cocal.

Segundo a Delegada, o depoimento das vitimas apontaram que os abusos vinham acontecendo há mais de 03 anos. Os familiares não suspeitavam e nem haviam tomado conhecimento do que estava acontecendo antes, porque as crianças eram ameaçadas pelo bisavô.

A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, expedido pelo juiz titular da Comarca de Cocal, Dr. Carlos Augusto Arantes Júnior.

O homem encontra-se recolhido temporariamente no distrito policial de Cocal. Ele será transferido para um presidio do Estado, onde ficará encarcerado a disposição da justiça.


¨*Mceara

Menina de 11 anos estuprada pelo irmão durante visita está internada em estado grave

Sexta, 15 de Setembro 2018
A menina de 11 anos, que foi estuprada pelo irmão dentro de casa, está internada em estado grave no Hospital Municipal de Serrinha, a cerca de 175 km de Salvador/BA, nesta quinta-feira (13).

A polícia informou, com base no boletim médico fornecido pela unidade de saúde, que a criança teve hemorragia interna devido a uma laceração na região íntima, após ser violentada.

Bruno Cordeiro Reis, de 20 anos, violentou a criança durante uma visita. O jovem foi preso na casa onde estuprou a vítima, poucas horas depois do crime, e confessou o abuso.

Ele é irmão da garota apenas por parte de mãe, e esteve na casa para visitar a família. Segundo a polícia, ele aproveitou a ausência da mãe para atacar a criança.


*G1 BA

Criminosos invadem posto da PM e levam arma e colete de policial

Sábado, 15 de Setembro de 2018

Carro usado pelos criminosos no assalto a delegacia em Vera cruz, RN — Foto: Reprodução/ InterTv Cabugi

Três bandidos levaram a arma e um colete de um policial que estava de serviço em um posto da Polícia Militar na cidade de Vera Cruz, na região metropolitana de Natal, na noite desta quinta-feira (13). Ninguém foi preso.

Segundo o PM que estava no local, o sargento Rosenildo Ramos, três homens chegaram ao local, dois desembarcaram e um ficou no veículo. Um dos homens estava encapuzado, um portava um revólver e outro uma pistola. Após roubaram os pertences do PM, os bandidos entraram na base policial a procura de outras armas, porém não encontraram, e em seguida fugiram em um carro do modelo Corolla. Os criminosos foram surpreendidos por uma viatura da polícia que estava próxima, mas o grupo abandonou o veículo e conseguiu fugir por um matagal.

Ainda de acordo com a polícia, o carro usado pelos criminosos é clonado e foi roubado de dentro de um lava-jato no dia 31 de agosto. Até o momento ninguém foi preso.


*G1 RN

Idoso é preso em cabaré após programa com 4 prostitutas e dizer que Ciro Gomes pagaria a conta

Sábado, 15 de Setembro de 2018


O Blog do BG verificou este destaque em alguns sites do estado do Piauí, e que tem se espalhado pela imprensa em outras regiões do país. Não podemos atestar 100% a veracidade da situação. Caso não seja real, vale pelo humor. Confira abaixo notícia publicada e destacada em um portal no Mato Grosso. Íntegra se encontra com link ao fim do texto.

Entre as ocorrências, a mais inusitada até o momento se deu na cidade de Pimenteiras, interior do Piauí, onde um aposentado de 78 anos mandou “colocar na conta do Ciro Gomes” o que havia consumido num prostíbulo, (ALGUMAS BEBIDAS ALCOÓLICAS E 04 PROSTITUTAS).

“Se ele não pagar, pode colocar meu nome no SPC”, declarou o idoso, identificado pela nossa reportagem como José Maria dos Santos sendo a pessoa de Felizardo Beneplácito, ex-funcionário da SUNAB.

“De acordo com a lei civil, o que houve foi o não cumprimento de uma obrigação contratual por parte do consumidor, então o estabelecimento deverá inscrevê-lo no SPC”, declarou o delegado local.

Após ser informado da medida, o idoso apertou a mão dos presentes e pediu voto para o cearense, prometendo “assim que limpar meu nome”, voltar ao estabelecimento para repetir a dose.



Fonte: Blog do BG

Cidadãos sofrem ameaças “vocês são Bolsonaro, vão levar facada também”

Sábado, 15 de setembro de 2018 


Cidadãos partidários de Bolsonaro estão sofrendo represálias por parte de militantes de esquerda.

Já foram feitas duas queixas na Polícia Federal por conta de ameaças. Ana Paula Ribeiro, coordenadora de um ato a favor de Bolsonaro relatou ter sido ameaçada com a seguinte frase “Vocês são Bolsonaros, vão levar facada também”.

Ao que tudo indica, a polícia está apurando os casos.

Republica de Curitiba.

Publicada portaria que obriga empresas a contratar presos ou egressos

Sábado, 15 de Setembro de 2018

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A portaria que obriga empresas contratadas pelo governo federal a empregar presos ou egressos do sistema prisional foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (14). A medida vale para empresas vencedoras de licitações cujos contratos com o governo superem R$ 330 mil. A portaria é assinada pelos ministros da Segurança Pública, Raul Jungmann, e dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha.

Além de dispor sobre o procedimento de contratação de mão de obra de presos ou egressos do sistema prisional, a portaria aborda detalhes relativos à forma como o cumprimento dessas regras será fiscalizado.

As novas regras haviam sido anunciadas em agosto pelos ministros Raul Jungmann e Gustavo Rocha. “Toda e qualquer empresa que vá contratar ou que vença licitação de mais de R$ 330 mil por ano terá de contratar um percentual, que começa em 3% [de egressos ou presos]. Quanto maior for o valor da licitação, maior será esse percentual, até o máximo de 6%”, disse Jungmann durante a cerimônia de assinatura da portaria.

Quando a execução do contrato demandar 200 ou mais funcionários, o percentual de egressos ou presos contratados deverá ser de 3%. De 201 a 500, o percentual sobe para 4%; quando for entre 501 e 1 mil funcionários será de 5%; e quando for acima de 1 mil empregados, de 6%. A obediência a esses percentuais será exigida da proponente vencedora na assinatura do contrato. Caberá à empresa apresentar mensalmente – ao juízo de execução, com cópia para o fiscal do contrato ou para o responsável indicado pela contratante – a relação nominal dos empregados, ou outro documento que comprove o cumprimento dos limites percentuais previstos.

Na época em que anunciou a portaria, o ministro Jungmann disse que a nova legislação poderá ajudar os presos a terem uma recolocação produtiva e, dessa forma, evitar que cometam novos crimes. Para Jungmann, a medida diminuirá o poder das facções criminosas, uma vez que alternativas laborais dentro e fora do sistema prisional evita que os indivíduos se tornem “escravos” dessas facções.

A fim de facilitar a implementação dessas regras, será criado o Banco Nacional de Egressos – um cadastro por meio do qual as empresas terão acesso ao perfil do preso ou do egresso, de forma a identificar aqueles com melhores condições para ocupar o posto.

Agência Brasil / Blog do BG


/

Extratos encontrados evidenciam crime de mando e dão novo rumo às investigações

Sábado, 15 de Setembro de 2018
A Polícia Federal deve pedir ainda esta semana a quebra do sigilo bancário de Adelio Bispo de Oliveira, o homem que tentou matar o candidato a presidente da República, deputado Jair Bolsonaro.
Os extratos bancários de dois bancos encontrados nos pertences do criminoso, além de um cartão de crédito internacional do Itaú, evidenciam que o homem desempregado era bancado por alguém.
A quebra do sigilo bancário vai permitir descobrir de onde vinha o dinheiro que abastecia as duas contas do acusado.
Soma-se a isto, a rápida contratação por um ‘desconhecido’ de uma banca de advogados caríssima para defender os interesses de Adelio.
A investida da Polícia Federal teve início nesta segunda-feira (10) com a apreensão em uma lan house de Juiz de Fora de todos os computadores.
O local era frequentado por Adelio.
Dali, certamente, ele mantinha contatos com os seus eventuais ‘comparsas’.
Deveremos ter novidades nos próximos dias.

Fonte: O Estado de Minas

Maioria do STF rejeita no plenário virtual recurso de Lula contra prisão

Sábado,15 de Setembro de 2018


A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou até esta sexta-feira (14) pela rejeição de um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a prisão após condenação em segunda instância.

O julgamento é realizado no “plenário virtual”, no qual os ministros registram suas posições de forma remota, pelo computador, sem se reunir presencialmente para debater e deliberar. A votação eletrônica começou na última sexta (7) e termina às 23h59 desta sexta.

Até a última atualização desta reportagem, o placar estava 7 a 1 contra a liberdade:


O ministro Marco Aurélio Mello foi o único a votar a favor da liberdade. Para ele, Lula não poderia ter sido preso em que o juiz justificasse a necessidade da prisão. “Procede a irresignação, considerada a omissão verificada, ante o fato de a ordem de prisão ter sido implementada automaticamente, a partir do esgotamento da jurisdição em segunda instância, sem fundamentação adicional sobre a adequação da medida no caso concreto.”

Faltam os votos de três ministros – Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

No recurso, a defesa de Lula pede que o STF diga que a ordem de prisão dele deveria ter sido fundamentada, porque o entendimento do plenário, que permite prender a partir de condenação em segunda instância, não é automático para todos os casos.

Lula está preso desde abril, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) confirmar a condenação no caso do triplex do Guarujá, dentro da Operação Lava Jato, e fixar a pena em 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O relator do caso, ministro Luiz Edson Fachin, enviou o processo para julgamento no plenário virtual por considerar que o recurso deve ser negado para seguir o entendimento consolidado na Corte, de que é possível executar a pena a partir da segunda instância.

Pelas regras do plenário virtual, o relator é o primeiro a inserir o voto no sistema e, a partir daí, os outros votam dentro do prazo de oito dias. Até o fim do julgamento, qualquer ministro pode pedir “destaque” para levar o tema à discussão presencial.

G1 / Blog do BG

ADESIVAÇO E CARREATA PRÓ BOLSONARO NESTE SÁBADO EM MOSSORÓ-RN

Sábado, 15 de setembro de 2018

ATIVIDADES SE REALIZADAS PELA MANHÃ E NO PERÍODO DA TARDE



Neste sábado, 15, em Mossoró, voluntários realizarão adesivaço e carreata em prol do candidato Jair Bolsonaro, que se recupera em São Paulo de uma facada.

Aguarde mais detalhes com Ismael Sousa – O Negão!

Fonte: Carlos Skarlack

Maia assume ter articulado impeachment e diz que PT foi beneficiado por governo Temer

Sábado, 15 de Setembro de 2018

Foto: Luis Macedo/ Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avaliou que o impeachment de Dilma Rousseff (PT) foi benéfico para o partido. Em entrevista ao blog de Josias Gomes, o democrata afirmou que a sigla voltou a ser um “ator político relevante” após o processo que culminou na retirada de Dilma do poder.

Para ele, “o governo Michel Temer, da forma como está terminando, foi muito bom para o PT.” Ainda segundo Maia, caso Dilma continuasse presidente, o país iria para uma “convulsão social” e o desemprego teria vitimado mais de “20 milhões de brasileiros”. “Haveria um colapso”, segundo ele. 

Maia também admitiu ter ajudado a articular o impeachment e disse não se arrepender. Declarou que havia na época duas alternativas: manter o PT no Planalto para a oposição “ganhar a eleição em 2018” ou afastar Dilma e “reorganizar as contas públicas”. “Eu fiquei com a responsabilidade”, afirmou o deputado.

Brasil fica estagnado e ocupa a 79ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU

Sábado, 15 de Setembro de 2018 

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Brasil praticamente não avançou no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) calculado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ocupa a 79ª posição no ranking de 2017, divulgado nesta sexta-feira (14). A classificação considera 189 países e é feita tomando como base indicadores de saúde, educação e renda.

De 2016 para 2017, a expectativa de vida saiu de 75,5 para 75,7 anos. A renda nacional bruta (RNB) per capita subiu de US$ 13.730 para US$ 13.755 por ano. Já o período esperado para que as pessoas fiquem na escola permaneceu em 15,4 anos e a média de anos de estudo ficou em 7,8 anos. Por conta do pequeno avanço nesses índices, a melhora no IDH brasileiro foi de 0,001, chegando a 0,759.

Pelos critérios da ONU, quanto mais perto de 1, maior é o desenvolvimento humano. A liderança do ranking de 2017 é ocupada pela Noruega (0,953), seguida pela Suíça (0,944) e pela Austrália (0,939). A média mundial ficou em 0,728. O Brasil fica atrás inclusive de outros países sul-americanos, como Chile (44º), Argentina (47ª), Uruguai (55º) e Venezuela (78º).

Refugiados ocupam 23% de vagas reservadas a eles em universidades no Brasil

Sábado, 15 de Setembro de 2018 

por Gabriela Bazzo e Vanessa Fajardo | Folhapress
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Apenas 86 das 370 vagas destinadas aos refugiados nos cursos de graduação de 11 universidades brasileiras foram preenchidas neste ano, segundo dados da Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) obtidos com exclusividade pela Folha de S.Paulo.

Apesar de a ociosidade ainda ser alta, o número de refugiados matriculados no ensino superior aumentou em relação ao ano passado. Neste ano são 86 refugiados que ingressaram em faculdades no Brasil, 16 a mais do que o registrado em 2017, um aumento de 22%.

Também aumentou o número de instituições que oferecem programas de acesso facilitado aos refugiados. No ano passado eram nove, agora são 11. Segundo o comissariado, outras cinco instituições planejam implementar programas que facilitam o acesso deste público ao ensino superior. São elas: Unifesp, Ufsc, UEPB, Uerj e Unisinos.

Para Federico Martinéz, representante-adjunto do Acnur no Brasil, os esforços do grupo são um exemplo a ser seguido no resto do pais, e constituem um "passo fundamental para que os refugiados possam reiniciar suas vidas no Brasil, promovendo efetivamente sua integração local", diz ele, que afirma também que as instituições de ensino brasileiro estão na vanguarda.

De acordo com dados mundiais da organização, divulgados no documento Turn the Tide (Mudar o Rumo, em inglês), apenas 1% dos refugiados no mundo tem acesso ao ensino superior. Ainda segundo a organização, o acesso ao ensino superior se configura como a maior dificuldade dos refugiados no mundo, especialmente por conta do custo envolvido no processo.

Segundo o documento do Acnur, além do acesso ao ensino superior, muitas vezes o refugiado não tem recursos disponíveis para arcar com as despesas relacionadas a um curso universitário, incluindo transporte, moradia, alimentação, entre outros. 

Por causa de fatores como este, a instituição reforça a importância da oferta de bolsas que facilitem a permanência do estudante.

Atualmente, segundo dados do Conare, o Brasil tem 10.145 refugiados reconhecidos, e 86.007 solicitações de reconhecimento em trâmite.

Egide Nshimirimana, 29, nascido no Burundi, faz parte da estatística de acesso deste ano. Morador de São Mateus, na zona leste de São Paulo, ele começou o curso de bacharelado de ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC) em junho deste ano. 

Nshimirimana fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguiu o ingresso por meio de um programa que reserva vagas para os refugiados. Para manter os gastos, recebe uma bolsa-permanência da universidade, e garante que sem ela, não seria possível estudar.

"No Burundi eu cursava matemática e física, aqui é quase a mesma coisa porque o programa é interdisciplinar. Mas lá logo eu teria de escolher entre matemática ou física. Aqui na UFABC o bacharelado dura três anos no mínimo, depois que escolhemos a carreira, e tem 27 cursos. Eu queria fazer engenharia biomédica."

O africano diz que gostava muito de estudar quando vivia em seu país, mas precisou desistir do curso porque ficou doente e fazia o tratamento em Ruanda -o que envolvia muitas horas de viagem toda semana. 

"Chegando no Brasil eu tentei achar algum curso e comecei a me preparar. Eu gostava de estudar e ficar sem estudo estava me fazendo muito mal."

Uma das instituições de ensino que possui boas práticas de acesso voltadas para refugiados, segundo avaliação da Acnur, é a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A universidade destina as vagas remanescentes dos processos seletivos regulares a refugiados e migrantes.

Neste ano são 49 migrantes e refugiados estudando nos cursos de graduação. Eles vieram de países como Haiti, Síria, Congo e Benim.

"A maior demanda é para os cursos de administração, mas temos dois alunos em Direito, temos alunos em Ciências Biológicas e até em Engenharia. Só em Medicina que ainda não conseguimos colocar nenhum aluno", diz Tatyana Friedrich, professora de Direito Internacional e coordenadora do programa de política migratória da UFPR.

A universidade também oferece aulas gratuitas de língua portuguesa, curso de informática, atendimento psicológico e apoio jurídico.

Para o ano que vem, a UFPR já garantiu a matrícula de outros 25 alunos que estão em situação de refúgio ou de migração. Antes de iniciar as aulas, eles passam pelo que eles chamam de "curso de acolhimento" que ensina os termos universitários e apresenta os espaços da instituição.

Para ter direito à uma vaga na UFPR o refugiado precisa ter começado o curso em seu pais de origem porque se trata de uma vaga remanescente, que já foi ocupada por um aluno desistente. A luta da universidade agora é para a criação de um vestibular específico, com dez vagas suplementares, destinadas a este público que atenda pessoas ainda não ingressam no ensino superior. 

"A língua ainda é uma barreira para conseguirmos o acesso, assim como as questões culturais. Dependendo da nacionalidade o aluno nem conhece uma prova de múltipla escolha, escreve da direita para esquerda, vira uma página em outra lógica. Se a universidade pública quiser ter o papel de transformação social que deveria ter, precisa fazer a inclusão com um instrumento especial", afirma a docente.

Renda das mulheres é 42,7% menor que a dos homens, aponta Pnud

Sábado, 15 de Setembro de 2018 

Foto: Agência Brasil

Mesmo com o melhor desempenho na educação e maior expectativa de vida no Brasil, as mulheres têm a renda menor que a dos homens. De acordo com os dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a diferença é de 42,7% (10,073 para mulheres contra 17,566 para homens).

A partir do novo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e do mundo, o órgão destacou a desigualdade de gênero na taxa que considera o acesso da população à educação, saúde e perspectivas econômicas.

Segundo o levantamento, no Brasil, enquanto o IDH dos homens é de 0,761, na escala que varia de 0 a 1 ponto, o das mulheres é de 0,755 - quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. A estimativa de vida das brasileiras é de 79,3 anos contra 72,1 anos dos homens. Quanto a educação, a estimativa de uma menina que entra no ensino em idade regular é continuar estudando por 15,9 anos e ter uma média de 8 anos de estudo, contra, respectivamente, 14,9 e 7,7 para os meninos.

Os dados também revelaram que países como Uruguai, Venezuela e Argentina mantêm padrões mais equitativos entre os gêneros, ainda que eles sustentem uma diferença de quase 50% entre a renda de um e outro.

A disparidade entre as rendas pode ser justificada, segundo o levantamento, pelo tempo que a mulher dispõe para o mercado de trabalho formal. Um dos dados divulgados pelo Pnud mostrou que a menor divisão de tarefas domésticas entre homens e mulheres no país, 13,3% delas gastam mais tempo em atividades não remuneradas dentro de casa.

'Haddad é inexperiente e não conhece o Brasil', diz Ciro em Porto Velho

Sábado, 15 de Setembro de 2018 

Foto: Reprodução / Nossa Política

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) disse ter amizade com Fernando Haddad, mas duvidou da capacidade do petista de ser presidente do Brasil. "Sou muito amigo do Haddad de longa data. Tenho por ele mais do que respeito e afeição. Entretanto, estamos em campanha e eu preciso dizer às pessoas o que difere a minha candidatura da dele", disse Ciro em sua rápida passagem por Porto Velho (RO), nesta sexta-feira (14), de acordo com o jornal Folha de S.Paulo. 

"Eu atribuo a ele um único defeito, nada que o tempo possa resolver: inexperiência. Até o dia em que ele souber onde fica Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes [cidades do interior de Rondônia], em que souber os graves problemas da fronteira com a Bolívia. Os constrangimentos que Rondônia têm para processar seu gado, sua agricultura. Já se passaram dez anos e ele não conhece o Brasil e o Brasil não pode mais repetir a experiência da Dilma", justificou Ciro

Dilma sofreu ‘sabotagem’, alega Haddad

Sábado, 15 de Setembro de 2018
SALVARBrasil 


William Bonner colocou Fernando Haddad na parede sobre a responsabilidade do PT pela crise durante o governo de Dilma Rousseff.

E lembrou o estelionato eleitoral de 2014, com Dilma acusando os adversários de pretender fazer o ajuste que ela mesma seria obrigada a fazer em 2015.

Haddad respondeu que a “sabotagem” que Dilma sofreu em 2015 e 2016 teve mais influência na crise do que eventuais “erros” que o PT tenha cometido.

Fonte:O Antagonista

Assista: Eduardo Costa, Felipe Melo, Royce Gracie e outros enviam mensagem emocionante para Bolsonaro

Sábado,15 de setembro de 2018 


Bolsonaro é de fato um político incomum, pois conseguiu cair nas graças de diversos artistas e celebridades sem prometer nada em troca. A única moeda que ele tem é ser contra toda a podridão que tomou conta do sistema político brasileiro.

Em meio ao atentado que quase tirou a vida do candidato do PSL, como já era de se esperar, houve comoção, e diversos artistas apoiadores enviaram mensagens de carinho para o capitão.

Dentre os participantes estão Eduardo Costa, Felipe Melo e a esposa Roberta, Royce Gracie, Professor Olavo de Carvalho, Bene Barbosa, Roger Moreira e Sandro Rocha.

Também constam no vídeo ativistas estrangeiros como os cubanos Zoe Martinez e Orlando Gutierrez, os venezuelanos Rafael Valera, Roderick Navarro e o pastor americano Mario Bramnick.

As mensagens são emocionantes:

Lava Jato recebe prêmio internacional

Sábado, 15 de setembro de 2018 


A IAP, International Association of Prosecutors, concedeu nesta quarta feira o prêmio Special Achievement Award aos membros do MPF que fazem ou fizeram parte da Lava Jato no Paraná, no Rio de Janeiro e na Procuradoria Geral da República.

Segundo informado pelo próprio MPF:

“O Special Achievement Award (Prêmio por Realização Especial) é concedido ao promotor, procurador ou grupo de procuradores que demonstrou especial dedicação no cumprimento de suas responsabilidades profissionais ou as cumpriu em face de circunstâncias duras ou adversas ou, ainda, de outras circunstâncias que merecem reconhecimento especial. A entidade internacional destacou que a honraria foi concedida em razão das notáveis conquistas da Lava Jato no fortalecimento do estado de direito no Brasil, combatendo a corrupção e a fraude em grande escala.”
“A premiação é concedida anualmente durante a Conferência Internacional da entidade, que este ano foi realizada em Joanesburgo, na África do Sul”.

Lava Jato: Ciro Gomes “sabia e participava, com certeza” de ‘Esquema Cearense’

Sábado,15 de setembro de 2018


A revista Veja revelou em matéria que o candidato Ciro Gomes pode ter mais a esconder do que aparenta. Embora se auto denomine ‘ficha-limpa’, ao que parece, não o é.

A testemunha Niomar Calazans, ex tesoureiro do Pros, partido ao qual Ciro e seu irmão Cid Gomes foram filiados entre 2013 e 2015, afirmou que os irmãos Gomes pagaram R$ 2 milhões para controlar o partido no estado, em negociação feita pessoalmente por Ciro.

O esquema envolvia propina da JBS, e visava a liberação de créditos fiscais junto ao governo para financiar campanhas eleitorais. Estima-se que a JBS teria pago R$ 20 milhões para o partido. Entre os envolvidos, além dos irmãos Gomes, estão Arialdo Pinho, ex-chefe da Casa Civil do Governo de Cid e o deputado federal Antônio Balhmann.

Além disso, Ciro e outros envolvidos no mesmo esquema são alvos de denúncia no Ministério Público do Ceará, que abriu um inquérito para apurar o pagamento de propina em 2014.


Fonte: Republica de Curitiba

Dono de instituto de pesquisa é colunista da Carta Capital e militante petista

Sábado,15 de setembro de 2018 


Belo Horizonte, 9 de maio de 2012. Conferencia, Pesquisa Eleitoral: importância e aplicação nas eleições municipais, proferida pelo presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, no segundo dia do 29 Congresso Mineiro de Municipios, promovido pela AMM. FOTO:PAULO VALLE/REFINARIA DA IMAGEM

Marcos Coimbra, colunista da Carta Capital, é dono do instituto de pesquisa Vox Populi, que soltou a pesquisa que mostra Haddad na frente de Bolsonaro.

O Vox Populi é constantemente acusado de privilegiar candidatos em suas pesquisas, bem como já foi alvo da Lava Jato, por intermediar repasses entre a empreiteira JHFS e o petista Fernando Pimentel.

Outra acusação é a de ter recebido ‘por fora’ R$ 10 milhões da empreiteira Andrade Gutierrez S.A. para comprar pesquisas que favorecessem Dilma Rousseff.

Da pra confiar nessas pesquisas?

Fonte: Republica de Curitiba

Danilo Gentili polemiza no Twitter ao criticar movimento feminista no posicionamento das eleições



Sábado, 15 de Setembro de 2018

Feministas criaram a tag “CalaBocaGentili” depois que o apresentador julgou o movimento como “massinha de manobrinha” em uma postagem do Twitter

Danilo Gentili esquentou as redes sociais depois de se manifestar contra o movimento feminista na última quinta (13). O apresentador se mostrou indignado diante de um cenário em que muitas mulheres declaradamente feministas estão escolhendo votar no Haddad ou no Ciro Gomes, ao invés da Marina. Em resposta, mulheres do Twitter levantaram a tag “CalaBocaGentili”.

Divulgação / SBT

Danilo Gentili é conhecido por fazer polêmica . Dessa vez, não foi diferente. Em seu perfil nas redes sociais, o apresentador do “The Noite” criticou integrantes do movimento feminista por suas opções de voto. De acordo com ele, o feminismo nunca foi empoderado, e sim ordenado por um “líder macho hétero branco esquerdista”.

A repercussão no Twitter foi tanta, que as pessoas familiarizadas com o movimento criaram a tag “CalaBocaGentili” em resposta. Inúmeros comentários contra o posicionamento do apresentador explodiram na rede social.

“Um bando de homem querendo dizer para as mulheres votarem na MARINA como se a preocupação deles fosse com a união das mulheres e não com o mico sendo ultrapassado por Ciro e Haddad. O desespero coxinha aumenta a cada dia”, um internauta tuitou.

Danilo Gentili gera polêmica com postagem no Twitter
Reprodução

Além da publicação que gerou alvoroço, Gentili aproveitou para escrever “Feminismo é votar em quem quiser” acompanhado de uma postagem de uma eleitora de Bolsonaro (Candidato ao qual o apresentador já demonstrou grande apoio) falando sobre o julgamento que sofre por suas escolhas políticas.

A internet se dividiu entre os que estão à favor do apresentador e os que não concordam com sua linha de pensamento. Sobre a tag lançada, um seguidor de Gentili escreveu: “As feministas lançam #CalaBocaGentilli por uma piada que ele fez. Ciro Gomes disse que o papel da mulher dele é dormir com ele, nem piada era, mas adivinha em quem as feministas querem votar?”, se referindo à polêmica de Ciro e Patrícia Pillar em sua última candidatura.

Por outro lado, outro internauta concordou com a proposta da tag contra o discurso de Danilo Gentili . “Esse CalaBocaGentilli é algo bem feito mesmo. Bolsominions estão desesperados porque as ditas “minorias” (representatividade de mulheres, negros, lgbt ) que de minorias não tem nada, estão se unindo contra um candidato fascista deles”, escreveu.

IG / Blog do BG

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Decreto mantém “emergência” em 152 municípios do estado

Sexta, 14 de Setembro de 2018

Seca


Emergência que segue (Foto: arquivo)

O Governo Robinson Faria (PSD) publica nesta quinta-feira (13) novo decreto em que “Declara Situação de Emergência por Seca” em 149 dos 167 municípios do estado, “afetados por desastre natural climatológico por estiagem prolongada que provoca a redução sustentada das reservas hídricas existentes”.

No decreto, é asseverado que o Estado do Rio Grande do Norte poderá contratar mediante dispensa de licitação e tomar outras providências asseguradas pela Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, como a realização de obras e os serviços que se mostrarem aptos a mitigar as consequências provocadas pela estiagem.

Veja abaixo a lista completa:

1) Acari, 2) Assú, 3) Afonso Bezerra, 4) Água Nova, 5) Alexandria, 6) Almino Afonso, 7) Alto dos Rodrigues, Angicos, 9) Antônio Martins, 10) Apodi, 11) Areia Branca, 12) Baraúnas, 13) Barcelona, 14) Bento Fernandes, 15) Bodó, 16) Brejinho, 17) Boa Saúde, 18) Bom Jesus, 19) Caiçara do Norte, 20) Caiçara do Rio do Vento, 21) Caicó, 22) Campo Redondo, 23) Caraúbas, 24) Carnaúba dos Dantas, 25) Carnaubais, 26) Canguaretama, 27) Cerro-Corá, 28) Coronel Ezequiel, 29) Campo Grande, 30) Coronel João Pessoa, 31) Cruzeta, 32) Currais Novos, 33) Doutor Severiano, 34) Encanto, 35) Equador, 36) Espírito Santo, 37) Felipe Guerra, 38) Fernando Pedroza, 39) Florânia, 40) Francisco Dantas, 41) Frutuoso Gomes, 42) Galinhos, 43) Governador Dix-Sept Rosado, 44) Grossos, 45) Guamaré, 46) Ielmo Marinho, 47) Ipanguaçu, 48) Ipueira, 49) Itajá, 50) Itaú, 51) Jaçanã, 52) Jandaíra, 53) Janduís, 54) Japi, 55) Jardim de Angicos, 56) Jardim de Piranhas, 57) Jardim do Seridó, 58) João Câmara, 59) João Dias, 60) José da Penha, 61) Jucurutu, 62) Jundiá, 63) Lagoa Nova, 64) Lagoa Salgada, 65) Lagoa d’Anta, 66) Lagoa de Pedras, 67) Lagoa de Velhos, 68) Lajes, 69) Lajes Pintadas, 70) Lucrécia, 71) Luís Gomes, 72) Macaíba, 73) Major Sales, 74) Marcelino Vieira, 75) Martins, 76) Messias Targino, 77) Montanhas, 78) Monte das Gameleiras, 79) Monte Alegre, 80) Mossoró, 81) Macau, 82) Nova Cruz, 83) Olho d’Água dos Borges, 84) Ouro Branco, 85) Passagem, 86) Paraná, 87) Paraú, 88) Parazinho, 89) Parelhas, 90) Passa e Fica, 91) Patu, 92) Pau dos Ferros, 93) Pedra Grande, 94) Pedra Preta, 95) Pedro Avelino, 96) Pedro Velho, 97) Pendências, 98) Pilões, 99) Poço Branco, 100) Portalegre, 101) Porto do Mangue, 102) Baia Formosa, 103) Serra Caiada, 104) Rafael Fernandes, 105) Rafael Godeiro, 106) Riacho da Cruz, 107) Riacho de Santana, 108) Riachuelo, 109) Rodolfo Fernandes, 110) Ruy Barbosa, 111) Santa Cruz, 112) Santa Maria, 113) Santana do Matos, 114) Santana do Seridó, 115) Santo Antônio, 116) São Bento do Norte, 117) São Bento do Trairi, 118) São Fernando, 119) São Francisco do Oeste, 120) São João do Sabugi, 121) Goianinha, 122) São José do Campestre, 123) São José do Seridó, 124) Vila Flor, 125) São Miguel, 126) São Paulo do Potengi, 127) São Pedro, 128) São Rafael, 129) São Tomé, 130) São Vicente, 131) Senador Elói de Souza, 132) Serra Negra do Norte, 133) Serra de São Bento, 134) Serra do Mel, 135) Serrinha dos Pintos, 136) Serrinha, 137) Severiano Melo, 138) Sítio Novo, 139) Taboleiro Grande, 140) Taipu, 141) Tangará, 142) Tenente Ananias, 143) Tenente Laurentino Cruz, 144) Tibau, 145) Timbaúba dos Batistas,146) Triunfo Potiguar 147) Umarizal, 148) Upanema, 149) Várzea, 150) Venha-Ver, 151) Vera Cruz, 152) Viçosa.

Veja íntegra do decreto clicando AQUI.

Fonte: Carlos Santos

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055