martins em pauta

sábado, 26 de novembro de 2016

Batida entre caminhão e carreta mata dois motoristas na BR-101

Sábado, 26 de Novembro de 2016

Foto: Divulgação / PRF

Uma colisão entre um caminhão e uma carreta deixou dois motoristas mortos, na madrugada deste sábado (26), no km 536 da BR-101, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, as vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local do acidente. A batida em um local conhecido como “curva do Cassemiro”, num trecho que fica entre Buerarema e São José da Vitória. Ainda conforme a PRF, o motorista do caminhão teria invadido a pista contrária e batiado de frente com uma carreta carregada de betonite. A vítima tinha 27 anos e viajava do Espírito Santo para Salvador. Já o motorista da carreta, de 48 anos, vinha de Surubim (PE). Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna.

Náutico é derrotado dentro de casa e Bahia conquista acesso à Série A

Sábado, 26 de Novembro de 2016 


Foi no sufoco, mas o Bahia conseguiu o tão sonhado acesso à Série A. Após a derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO, neste domingo (26), em Goiânia, o Tricolor precisou esperar o término do jogo do Náutico. Após um período de paralisação, por conta de uma invasão por torcedores, o time pernambucano não conseguiu virar o jogo, e foi derrotado por 2 a 0 para o Oeste, na Arena Pernambuco, e terminou na quinta posição da Série B. Com isso, o Esquadrão de Aço foi beneficiado, e retorna à elite após dois anos longe.

Foragido da Justiça em São Paulo é preso em Apodi-RN

Sábado, 26 de novembro de 2016

A Polícia Militar de Apodi acaba de prender o foragido da justiça Severino Ferreira dos Santos, de 44 anos de idade, foi detido na manhã de hoje, 26 de novembro na cidade de Apodi, no Oeste do Rio Grande do Norte. 

Contra ele tem um mandado de prisão em aberto do Estado de São Paulo e a acusação de ter praticado um assalto na farmácia Cruz Vermelha, em Pau dos Ferros, no dia 11.10.2016. 

As polícias de Pau dos Ferros já havia identificado a identidade do assaltante, mas ele fugiu da cidade e foi se esconder em Apodi. A Polícia Militar de Apodi recebeu a informação do local em que Severino estava escondido e ao abordarem prenderam o foragido. 

Severino deverá nos próximos dias ser recambiado para Pau dos Ferros para responder pelo crime de assalto a mão armada. 

Grupo Cidadão 190

Fonte: O Câmera

Colisão envolvendo ônibus e motocicleta deixa uma pessoa morta em Baraúna RN

Sábado, 26 de Novembro de 2016


Uma colisão envolvendo um ônibus escolar e uma motocicleta ocorrida na noite desta sexta feira 25 de novembro na cidade de Baraúna no Oeste Potiguar, deixou uma vítima fatal. 

Testemunhas relataram para a Polícia que o Ônibus teria invadido a contra mão e colidido com a Motocicleta,ocupada por três pessoas entre elas uma criança. 

O condutor da moto identificado apenas como Zeca morreu no local, enquanto que sua esposa e filha foram socorridas pelo SAMU da cidade para o Hospital local. 

Após o isolamento do local, feito pela Polícia Militar o corpo da vítima foi removido para a sede do ITEP em Mossoró onde serão realizados os procedimentos de necropsia.



Fonte: Fim da Linha

Mossoró-RN: Guarda Municipal será capacitada para uso de arma de fogo

Sábddo, 26 de novembro de 2016


A Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito inicia na próxima segunda-feira, 28, o curso de qualificação para uso e manuseio de equipamentos letais (armas de fogo), destinado à Guarda Civil Municipal (GCM). A aula inaugural será às 8h30 no auditório da Estação das Artes Eliseu Ventania, com uma turma formada inicialmente por 50 pessoas, e será ministrada por Ricardo Balestreri, ex-secretário nacional de Segurança Pública. 

“Estamos vencendo mais uma etapa para armar a nossa Guarda Civil Municipal. Esse curso dará condições para que nossos profissionais possam atuar nas ruas com um poder maior no combate à violência. Com isso, ampliaremos nossa eficácia”, explicou o secretário da pasta Alvibá Gomes. 

Após a aula inaugural, os participantes seguirão para a sede da Academia de Tiro e Formação de Vigilantes Feroli, na Ilha de Santa Luzia. O curso terá duração de 80 horas e após a primeira turma de 50 alunos, os demais guardas civis municipais irão também se submeter à formação, que habilita o profissional a portar arma de fogo durante o trabalho. 

LEI 13.022/2014 – O curso de tiro e o consequente porte de arma, que será concedido aos guardas civis municipais pela Prefeitura de Mossoró, está de acordo com a lei que instituiu o Estatuto Geral das Guardas Municipais, sancionada em 2014. 

A nova norma insere as guardas municipais no sistema nacional de segurança pública, garante o porte de arma e dá a esses profissionais o poder de polícia. O objetivo é que eles tenham o dever de proteger tanto o patrimônio como a vida das pessoas. 

Erisberto Rêgo, 25 de Novembro de 2016 às 09h49min 
Fotografia: Gildo Bento 
Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito.

Fonte: O Câmera



APÓS DIZER QUE 'QUERIA MORRER' NO FACEBOOK GAROTA DE 15 ANOS NÃO RESISTE A ACIDENTE NO RN

Sábado, 26 de novembro de 2016

Larissa Dionísio foi vítima de uma colisão de moto com um ônibus no RN. Duas horas antes, em uma rede social, ela havia postado: 'Eu queria morrer'.


Uma adolescente de 15 anos morreu em um acidente de trânsito na noite desta quarta-feira (23) no conjunto Cidade das Rosas, em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. Duas horas antes, em uma rede social, ela havia postado: "Eu Queria Morrer Man'' (SIC). Larissa Beatriz Dionísio de Morais estava com um homem em uma motocicleta quando perderam o controle do veículo e colidiram contra um ônibus. Segundo a Polícia Militar, ela morreu na hora. Já o homem sofreu ferimentos leves.

Na página que Larissa mantinha no Facebook, dezenas de mensagens lamentam a morte da garota. Muitas se referem à postagem que ela fez momentos antes de acontecer o acidente. Uma pessoa escreveu: "Você pediu e #Deus te ouviu !! Não temas pois sabemos que estas ao lado do pai... Que Deus há tenha !!" (SIC).
Um outro postou: "As pessoas não fazem idea do quanto as palavras tem poder... !!!!#descanse_em_paz #eterna_saudades" (SIC).



Fonte: Passando na Hora

COM CAIXA D'AGUA,39 PRESOS SÃO BATIZADOS NO MAIOR PRESÍDIO DO RN

Sábado, 26 de novembro de 2016

Com orações, apenados participam de mergulho simbólico em Alcaçuz. Ato é uma representação que confirma em público a fé no cristianismo.

Com ajuda de pastores, presos são batizados em caixa d'água (Foto: Andréa Tavares)

Trinta e nove presidiários que cumprem pena na Penitenciária Estadual de Alcaçuz - a maior do Rio Grande do Norte – foram batizados durante um culto evangélico na manhã desta sexta-feira (25). Localizado em Nísia Floresta, na Grande Natal, o presídio abriga atualmente 1.140 detentos.
Dentre os participantes, homens novos e velhos que cometeram diversos delitos. O processo de evangelização dura em torno de seis meses. Detentos que já atuam como pastores dentro do presídio realizam cultos diariamente no local. "Estamos fazendo o que o Senhor nos mandou, levando a palavra de amor, misericórdia, perdão e principalmente ressocialização, mostrando para os internos que existe um Deus que os ama e que pode reescrever as suas histórias", relata o pastor Hilton Andrade, que comandou o momento de fé na penitenciária. Os batizados são pessoas que cometeram vários crimes, mas desejam viver uma vida diferente. "Encontraram a fé", destaca um ex-detento que agora ajuda a compor o mutirão de fé da Assembleia.
Para os detendos, batismo é momento de fé e renovação (Foto: Andréa Tavares)

O culto especial foi realizado pelos pastores da Assembleia de Deus, que fazem há anos visitas ao local. Antes do batismo, os presos receberam mensagens dadas pelos pastores, e pelos próprios apenados que pregam a religião. Hilton Andrade falou sobre o significado do batismo e comentou sobre o que é nascer de novo. "O evangelho proporciona a mudança no coração e no comportamento destes homens”, defendeu.
Detentos já batizados e outros observadores lotavam o pátio em frente ao pavilhão 1 de Alcaçuz e ajudavam a compor o coro de cânticos religiosos. No momento da celebração, muitos choraram, outros seguraram as lágrimas. Mas todos se comoveram. O evento foi marcado por palmas e louvores. "O ato do batismo simboliza que a pessoa passa a fazer parte do corpo de Cristo. Quando alguém é batizado, ele deixa o homem velho e se torna uma pessoa renovada", disse o pastor.
A felicidade e a emoção eram sentimentos visíveis no rosto dos homens presentes na cerimônia. “Agora eles têm uma nova família, que é a igreja, que os abraça, numa sociedade onde sofrem preconceito”, ressalta o pastor, que enfatiza também os bons resultados com os participantes do projeto. "A grande maioria muda de vida sim, percebemos que Deus toca o coração deles", afirmou.
Emocionados, presos entoam louvores durante cerimônia (Foto: Andréa Tavares)


Fonte: Passando na Hora

Homem é assassinado à tiros dentro de padaria em Governador Dix Sept Rosado-RN

Sábado, 26 de Novembro de 2016


Crime de homicídio registrado na manhã desta sexta feira 25 de novembro na cidade de Governador Dix Sept Rosado, região Oeste do Rio Grande do Norte. 

Um homem identificado como José Ribamar de Lira, de 54 anos de idade, natural de Alexandria/RN foi morto com tiros de pistola dentro de uma padaria. 

Segundo informações da Polícia Militar,a vítima estava ao lado do mercado público quando dois indivíduos em uma moticleta chegaram próximo e já foram atirando em sua direção. 

Ribamar ainda correu, tentando escapar da morte, e entrou em uma padaria, mas tombou sem vida dentro do estabelecimento comercial. 

A PM informou que até o momento não há nada que desabone a conduta da vítima, ou seja Ribamar não tinha envolvimento com ações ilícitas. 

A Polícia Militar, local, isola o local do crime, agruando a equipe do ITEP para realização dos procedimentos de praxe. O corpo vai ser removido para a sede do orgão em Mossoró. 

O caso vai ser investigado pela equipe da Delegacia de Polícia Civil de Governador Dix Sept Rosado, comandada pelo delegado Edvan de Queiroz.



Fonte: Fim da Linha

Bandeira tarifária volta a ficar verde em dezembro, sem custo extra de energia

Quinta, 26 de novembro de 2016

Resultado de imagem para imagem de energia

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em dezembro será a verde, o que significa que não haverá cobranças extras para o consumidor. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que determinou a volta da bandeira para o patamar verde foi a condição hidrológica mais favorável, o que permitiu o desligamento das usinas térmicas mais caras.

No mês passado, a bandeira adotada foi a amarela, por causa da falta de chuvas, o que fez com que fossem acionadas termelétricas com custo mais alto, para garantir o suprimento de energia para o país. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a energia de hidrelétricas.


Fonte: J.Belmon

ROYALTIES DE NOVEMBRO SÃO CREDITADOS NAS CONTAS DAS PREFEITURAS COM AUMENTO

Sábado, 26 de novembro de 2016


Portal Costa Branca

Fonte: J.Belmont

Ex-deputado federal é condenado por aposentadorias indevidas

Sábado, 26 de novembro de 2016

Laíre Rosado

Uma ação de improbidade do Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró (RN) resultou na condenação do ex-deputado federal Laíre Rosado Filho. Ele recebeu salários do Ministério da Saúde, como médico da Apamim em Mossoró, mesmo no período em que foi secretário Estadual de Agricultura, bem como foi administrador e proprietário de empresa quando já exercia cargos públicos, situação ilegal.

Laíre: nova condenação judicial (Web)

A sentença, da qual ainda cabem recursos, determinou a cassação de uma das duas aposentadorias de médico do ex-parlamentar (junto ao Ministério da Saúde), ressarcimento do prejuízo provocado aos cofres públicos (em valores ainda a serem calculados); suspensão dos direitos políticos por oito anos; pagamento de multa equivalente a duas vezes o valor do dano causado; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de cinco anos.

Secretário e empresário

A ação do MPF, de autoria do procurador da República Emanuel Ferreira, comprovou que entre maio de 2005 e agosto de 2006 Laíre foi secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca. Embora tenha passado a exercer exclusivamente essa função, cuja obrigação de pagamento da remuneração cabia ao Governo do Estado, ele continuou a receber os vencimentos do Ministério da Saúde pelo cargo de médico.

Ao mesmo tempo, os estatutos sociais e alterações contratuais da Pan Médica registram que, desde 1997, Laíre Rosado Filho, “sozinho ou em conjunto”, figurava “na condição não apenas de sócio, mas também de administrador da empresa”. A legislação brasileira não permite que servidores públicos exerçam a gerência ou administração de empresas privadas.

Somado a isso, a Pan Médica prestava serviços à própria Apamim, da qual ele se afastou somente em 2014. “Ou seja, não bastasse já exercer a administração, que por si só é ilegal, ainda o fazia no próprio nosocômio em que exercia cargo de direção/coordenação médica, em patente afronta à probidade administrativa”, enfatiza o juiz federal Orlan Rocha, em sua sentença, complementando: “(…) ele recebia tanto pelo cargo médico junto ao Ministério da Saúde, quanto pelo serviços prestados por ele, através da empresa, à Apamim”.

Acumulação

O magistrado também considerou ilegal a situação do réu em acumular, ao mesmo tempo, duas aposentadorias de médico e uma de deputado federal. Destacando, inclusive, que a lei que regulamentava a aposentadoria parlamentar (9.506/1997) veda expressamente a acumulação desta com “a do regime de previdência social do servidor público, civil ou militar”.

Desde fevereiro de 2003, Laíre Rosado Filho acumulou indevidamente a aposentadoria de médico com a de parlamentar, e ainda um cargo efetivo de médico (atualmente também aposentado). “(…) além de o réu ter causado prejuízo ao erário com a percepção de aposentadorias/vencimentos além do permitido legalmente, também violou os deveres de legalidade”, indica a sentença.

Contudo, Laíre não foi condenado por improbidade neste caso, pois o representante da Justiça Federal considerou não haver má fé do ex-deputado, seja na forma de culpa ou dolo.~

Com informações do MPF/RN.

Fonte: Carlos Santos

Manifestantes ocupam Fiern; setor produtivo vê ação abusiva

Sábado, 26 de novembro de 2016

Instituições ligadas ao setor econômico do Estado repudiaram o ato ocorrido na manhã desta sexta-feira (25) na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern). O portão do prédio da entidade foi arrombado por integrantes de centrais sindicais que também ocuparam o estacionamento do local.


Ocupação foi acompanhada pela Polícia Militar e não gerou maiores incidentes (Foto: Alice Soares)

Secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Marcelo Manduca, esteve presente na manhã desta sexta-feira (25). Justificou a ocupação à força: “A ‘grande empresa no RN’ representa o capital, porque ela financiou o golpe contra a classe do trabalhador. Nós protestamos contra as medidas que foram tomadas no Legislativo e também no Judiciário.”

“Fizemos negociação com diretores da FIERN e as centrais sindicais reunidas e pactuamos para que 11h45 nos saíssemos e cumprimos rigorosamente o que foi acordado na mesa de negociação.

Nota

Em nota, as entidades reforçaram o que já havia sido lembrado pelo presidente da Fiern, Amaro Sales de Araújo, de que a “invasão de espaços privados, assim como a depredação de propriedade de terceiros são crimes, previstos no Código Penal Brasileiro”.

O direito de manifestação é legítimo, todavia, a invasão de propriedade é crime. Obstruir o direito de ir e vir de trabalhadores também não é legítimo. A FIERN, situada na Avenida Senador Salgado Filho, em Natal-RN, fechou seus portões principais ainda ontem à noite e determinou todo o fluxo de pessoal pelo acesso auxiliar. Hoje os portões foram arrombados e o espaço interno invadido.

A FIERN lamenta profundamente o fato e levará o assunto ao conhecimento do Poder Judiciário que, serenamente, precisa, a exemplo da decisão liminar ontem proferida em relação as estradas federais, tomar medidas ainda mais firmes contra práticas que atentam contra a legalidade e a democracia.

Amaro Sales de Araújo - Presidente da FIERN

Com informações dos portais Noar e Agorarn.

Fonte: Carlos Santos

Vídeo: Cubanos comemoram a morte de Fidel Castro em Miami

Sábado, 26 de novembro de 2016


… se for aprovado já era!

Sábado, 26 de novembro de 2016


Águas do São Francisco mais próximo de chegar ao RN

Sábado, 26 de novembro de 2016


O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, informou aos senadores nordestinos Garibaldi Filho (RN), José Pimentel (CE) e Raimundo Lira (PB) que as águas da transposição do Rio São Francisco chegarão ao Rio Grande do Norte no final de setembro do próximo ano.

Homem morre vítima de um murro em Caicó

Sábado, 26 de novembro de 2016


Um homem identificado por Erivaldo da Silva (foto), residente no bairro Nova Caicó, zona Norte, morreu vítima de um soco desferido durante confusão com o seu agressor, conhecido no bairro por Francisco Nogueira dos Santos. Segundo a Polícia Civil, Erivaldo bebia na casa do acusado, hoje (25), quando chamou o local de “cabaré”.

O homem não gostou da brincadeira e considerou um insulto, começando uma discussão com a vítima, que foi agredida fisicamente. Erivaldo, que sofria de problemas de saúde, ainda foi atendido pelo SAMU, mas não resistiu e veio a óbito. O acusado foi detido pela Polícia Militar.

Fonte: Robson Pires

Alianças e Iphone recuperados pela Divisão de Polícia do Oeste.


Sábado, 26 de Novembro de 2016


A Divisão de Polícia do Oeste (DIVPOE) recuperou um par de alianças e um celular Iphone 5 e aguarda os donos do material na sede da DIVPOE para fazer a entrega. 

Quem foi vítima de assalto e reconhecer esses objetos como sendo de sua propriedade deverá comparecer na sede da Divpoe na segunda feira que vem e procurar o chefe de investigação da da divisão, APC Dias para receber seus objetos. Na parte interna das alianças estão escritos os nomes de Gabriele e Carlos Júnior.


fonte: Fim da Linha

Morre aos 90 anos Fidel Castro

Sábado, 26 de novembro de 2016


Morreu na noite desta sexta-feira (25), aos 90 anos, o comandante Fidel Castro, líder da Revolução Cubana. Foi um dos mais carismáticos e polêmicos líderes políticos mundiais, que, em 1959, liderou, ao lado de Che Guevara, a conquista do poder em Havana, a partir da Sierra Maestra, inspirando jovens do mundo todo, com os ideais revolucionários.

“O comandante chefe da revolução cubana morreu às 22h29 desta noite [de sexta-feira, 3h29 de sábado]”, anunciou Raúl Castro, que sucedeu ao irmão em 2006. O corpo de Fidel será cremado, “atendendo à sua vontade expressa”, anunciou Raúl Castro, e os pormenores sobre o funeral serão dados mais tarde.

Fonte: Robson Pires

Temer diz a aliados que pode vetar anistia a Caixa 2

Sábado, 26 de novembro de 2016


Em meio a mais uma crise que resultou na queda de Geddel Vieira Lima, um dos principais ministros do governo, o presidente Michel Temer tenta criar uma agenda positiva antecipando que vetará qualquer proposta do Congresso de anistia ao caixa dois. A posição representa um recuo de Temer em relação ao que havia sinalizado a interlocutores menos de 24 horas antes.

Segundo O Globo, o presidente vinha dizendo que sancionaria integralmente o texto aprovado pelos parlamentares, havendo ou não anistia a crimes. Mas, em reunião nesta sexta-feira com aliados, após um dia conturbado com a demissão de Geddel, Temer afirmou que vetará qualquer anistia a caixa dois, segundo o líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF).


Fonte: Robson Pires

Jovens de Aracati usam caixas de leite para reduzir temperatura de casas em até 8°C

Sábado, 26 de novembro de 2016


O projeto dos irmãos gêmeos Diego e Gabriellen de Vasconcelos oferece uma solução para o calor do sertão.

Após o consumo, o que você faz com as caixas de leite e de sucos? Alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Aracati, a 170 quilômetros de Fortaleza, desenvolveram um projeto que pretende reaproveitar as embalagens dos produtos para reduzir a temperatura dentro das residências e ambientes fechados da cidade.

Irmãos são alunos do curso de Petroquímica no IFCE de Aracati (FOTO: Arquivo Pessoal)

Sendo uma ação de custo bem acessível, o projeto criado pelos irmãos gêmeos Diego e Gabriellen de Vasconcelos oferece uma redução de até oito graus de temperatura em pleno sertão cearense.

“Essas caixas possuem seis camadas (duas de alumínio, duas de plásticos e duas de papel), daí a iniciativa consiste em colocar mantas de embalagens Tetra Pak abaixo das telhas e entre os caibros e as ripas (madeiras fixas no teto para segurar o telhado). Com isso, ela tem a propriedade de refletir os raios solares e, consequentemente, diminuir a temperatura do local”, explica Diego.


Fonte: Tribuna do Ceará

MARTINS -RN: DESCASO ADMINISTRATIVO COLOCA EM RISCO VIDAS, INCLUSIVE DE CRIANÇAS NA PRAÇA PUBLICA DA COHAB

Sábado, 26 de novembro de 2016

O Blog Martins em Pauta.Com foi procurado por moradores preocupados com o descaso da administração da prefeita Olga Fernandes (DEM) com a praça Vereador Antonio Martins dos Santos no bairro Cohab, pois fios elétricos energizados e expostos nas caixas improvisadas no chão nos pês dos postes onde são ligados as luminárias a noite.

já se tem relatos de choques em pessoas, e com aproximação do inverno essas caixas descobertas com esses fios dentro energizados e escondido em parte por lixo poderão encher de água ai o bicho pode pegar mesmo, pôs a água é um grande condutor de eletricidade pode e causar uma tragedia, pois esse local que é muito frequentado inclusive por crianças que usam o local para lazer. 

Fica aqui o apelo a essa administração que cuide melhor da nossa cidade, que pelo visto sem maquiagem está abandonada com as praças todas praticamente mortas, e não venham dizer que é por causa da seca, pois Pau dos Ferros tem um sol escaldante e a praça central sempre está com sua grama verdinha da silva!!

vejam as fotos sem maquiagem

     Plantas morreram praticamente todas e a  grama só lembrança 


 

   Fios elétricos e energizados expostos colocando em risco  vidas
   inclusive de crianças que frequentam o local diariamente  

    Caixas abertas ao Deus dará no meio da chão da praça, o pessoal     do Unicef com certeza foi tapeado ai viu!!!

   



    Esse canto é o do lado a igreja da poderia ser arredondado nera?

Brasil mantém emergência nacional em saúde pública por causa da zika

Sábado, 26 de novembro de 2016

Ministro da Saúde, Ricardo Barros afirmou nesta sexta que as consequências da malformação pelo vírus são muito graves e é preciso continuar vigilância.

Apesar de já ter passado um ano após a declaração de emergência nacional em saúde pública por conta do aumento de casos de microcefalia associados ao zika vírus, o governo brasileiro decidiu manter a situação no País. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou nesta sexta-feira (18) que as consequências da malformação são muito graves.


“O Brasil está acumulando conhecimento muito amplo sobre o zika vírus, por meio de inúmeras pesquisas que estamos financiando. E nós entendemos que, como somos o país com maior incidência, devemos manter ampla vigilância para dar segurança à população.”


Além de anunciar novas medidas em relação ao acompanhamento dos casos de gestantes com a infecção, o ministro pediu que a população ajude no combate ao Aedes aegypti, principalmente agora no verão.

“É preciso que cada cidadão assuma sua responsabilidade e ajude a combater os focos do mosquito. É assim que podemos ter um melhor resultado para a toda a sociedade brasileira”.

Fim da emergência mundial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou durante coletiva na tarde desta sexta, em Genebra, na Suíça, que o vírus e seus transtornos neurológicos não são mais uma emergência sanitária internacional. Ainda assim, as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor não só da zika como também da dengue, chikungunya e outras doenças, devem continuar.

A OMS recomenda que os países que enfrentam a epidemia de zika tenham outros métodos de detecção de consequências neurológicas do vírus, além da medição da cabeça dos recém-nascidos, medida já adotada pelo Brasil e que pode levar ao diagnóstico de microcefalia.

“É apropriado o Brasil continuar a emergência, porém, uma emergência pública internacional tem uma conotação diferente, nesse caso a declaração é feita para o que o mundo identifique e trabalhe em conjunto questões de importância internacional. Agora, outro país pode dizer que é uma emergência, se eles precisam de mais fontes, de mais pesquisas”, disse o coordenador da organização, David Heymann.


*Com informações da Agência Brasil

'Se eu sou o problema, então está resolvido', afirma Geddel, após pedir demissão

Sábado, 26 de Novembro de 2016 

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Após pedir demissão, com uma carta encaminhada por e-mail, o ex-ministro da Secretaria do Governo, Geddel Vieira Lima, afirmou em entrevista ao Blog do Camarotti que acredita que a crise política decorrente das denúncias do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, deve reduzir a seu “tamanho real” após ter deixado o cargo. "Se eu sou o problema, então está resolvido. Acho que o episódio agora ficará restrito ao seu tamanho real", disse. Ele telefonou para o presidente Michel Temer de Salvador, onde reside. "Foi uma conversa emotiva de dois amigos", relatou. Geddel afirma ter passado a noite acordado, refletindo sobre qual decisão tomar. Questionado sobre a demora para pedir demissão, o peemedebista afirmou que "saiu na hora que tinha que sair" e que a decisão foi de caráter pessoal, na qual pesou a questão familiar. Geddel ainda criticou o comportamento do ex-ministro Marcelo Calero (Cultura), que gravou conversas com ele, com Temer, e com o ministro Eliseu Padilha. "Ele pode ser enquadrado na Lei de Segurança Nacional. É proibido gravar uma conversa com o presidente sem autorização. Para entrar no gabinete, você tem que deixar celulares e aparelhos eletrônicos do lado de fora", apontou. "Como é que um colega sai gravando outras pessoas? Fica parecendo até que foi uma coisa armada", reclamou. Segundo Geddel, o pedido de demissão não foi feito pessoalmente por ele estar em Salvador. Até a noite desta quinta (24), ele havia contado que queria usar o fim de semana para conversar com os familiares antes de pedir demissão. Após o envio da carta de demissão, Geddel conversou duas vezes por telefone com Temer, que pediu encaminhamento sobre o funcionamento do ministério. "Disse que passaria tudo e que a estrutura da Secretaria de Governo já funciona por conta própria".

Tripulante de navio ancorado em Salvador, indiano morre durante manutenção

Sábado, 26 de Novembro de 2016 

Foto: Divulgação

O indiano Kapadiya Deepak Kanji, 34 anos, funcionário do navio tanque TRF Kashima, que estava ancorado próximo ao Bahia Marina, no Comércio, morreu nesta quinta-feira (24) enquanto fazia a manutenção da embarcação. Segundo informações do Comando do 2º Distrito Naval, a vítima morreu após ser atingido por um objeto. Na manhã desta sexta (25), um grupo de inspetores foi encaminhado ao navio para apurar informações sobre o acidente e colher depoimentos de testemunhas. Um inquérito administrativo vai apurar causas e responsabilidades do ocorrido. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a remoção do corpo. Não há informações sobre o traslado do corpo para o país de origem ou sepultamento.

Aécio quer investigação contra Calero por gravar conversa com Temer

Sábado, 26 de Novembro de 2016

Foto: Lula Marques / Agência PT

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (PSDB-MG), quer que seja aberta investigação contra Marcelo Calero, ex-ministro da Cultura, por supostamente ter gravado uma conversa com o presidente Michel Temer. Ao chegar no congresso de prefeitos eleitos do PSDB, o tucano sugeriu que Calero possa ter induzido palavras de Temer no diálogo em que, segundo Calero, o peemedebista o pressionou a agir em favor de Geddel Vieira Lima (ex-ministro da Secretaria de Governo) no caso La Vue. "Há algo aí extremamente grave e que também tem que ser investigado: o fato de um servidor público, um homem até aquele instante da confiança do presidente da República, com cargo de ministro de Estado, entrar com gravador para gravar o presidente da República. Isso é inaceitável, isso é inédito na história republicana do Brasil", declarou Aécio. "Isso permite a todos nós que possa (sic) achar que [Calero] possa ter induzido palavras do presidente da República, e isso tem que ser investigado, porque me parece também um ato passível de punição", acrescentou. O tucano alegou que alguém só pode gravar uma conversa para agir em sua própria defesa, o que não era o caso, conforme avaliou. Apesar da repercussão, Aécio não acredita que tenha havido qualquer crime por parte de Temer. "Nem de longe, na minha avaliação e do PSDB, esse episódio atinge o presidente Michel Temer", concluiu.

PSOL anuncia que vai protocolar pedido de impeachment de Michel Temer no dia 28

Sábado, 26 de Novembro de 2016

por Daiene Cardoso | Estadão Conteúdo
Foto: Lula Marques/ AGPT

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados se antecipou ao PT e anunciou nesta sexta-feira (25) que protocolará na segunda-feira (28) um pedido de impeachment do presidente Michel Temer. "Agora sim estamos diante de um crime de responsabilidade", afirmou o líder do partido Ivan Valente (SP), em nota divulgada pela assessoria de imprensa. Para o processo ser aberto, o pedido precisa ser acolhido pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aliado do governo. O partido vai se basear nas denúncias do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, feitas em depoimento à Polícia Federal de que Temer interveio em favor dos interesses pessoais do ministro demissionário da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Segundo Calero, Temer pediu para que ele resolvesse o impasse na liberação do empreendimento imobiliário em Salvador (BA), onde Geddel comprou um apartamento. O primeiro partido a defender a apresentação do impeachment de Temer foi o PT. Na quinta-feira (24) o líder da sigla na Câmara, deputado Afonso Florence (BA), disse que as bancadas na Câmara e no Senado continuarão atuando para apurar o caso, "que agora ficou muito mais grave, com o envolvimento de Temer nas denúncias". "Identificado o crime de responsabilidade, o caminho é a abertura de um processo de impeachment de Temer. O governo Temer derrete", disse o líder em nota.

Fora do governo, Geddel deixa aliados no SPU

Sábado, 26 de Novembro de 2016

Foto: Agência Brasil

Geddel Vieira Lima deixou a Secretaria do Governo nesta sexta-feira (25), mas continua com aliados em órgãos estratégicos relacionados ao patrimônio. O chefe da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Alexsandro Freitas SIlva, é filiado ao PMDB e tesoureiro do partido na Bahia. O órgão chefiado desde agosto por Freitas Silva é responsável por administrar os imóveis e terrenos que pertencem à União incluindo os da faixa litorânea.

FHC minimiza saída de Geddel do governo: 'Temos que pensar menos nas coisas pequenas'

Sábado, 26 de Novembro de 2016 

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso minimizou a saída de Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo, anunciada nesta sexta-feira (25). FHC defendeu que a atenção seja dedicada ao Brasil e à sua recuperação econômica, menos em coisas pequenas. "Na situação de transição é difícil. Ministros caem, outros vêm. O importante é não perder o rumo. Diante das circunstâncias brasileiras, depois do impeachment, o que temos que fazer é atravessar o rio. Isso é uma ponte. Pode ser uma ponte frágil, uma pinguela, mas é o que se tem. (...) O Brasil precisa com urgência aprovar as reformas. A situação econômica é muito ruim. Não temos tempo. Temos que ter rumo e pensar menos nas coisas pequenas", defendeu. FHC disse ainda que não há nada pior do que demitir um amigo, mas que às vezes isso tem que ser feito. Por outro lado, o tucano elogiou Geddel por ter se antecipado, ao entregar a carta de demissão. "Às vezes não tem jeito. Não é questão pessoal, é política", acrescentou.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

No RN 50 municípios tiveram aprovação do Selo UNICEF 2013-2016


Sexta, 25 de novembro de 2016


Resultado de imagem para imagem do selo unicef

Dos 167 municípios potiguares que pleitearam a certificação internacional, apenas 50 conquistaram o Selo Unicef.

 A solenidade de entrega do certificado do Selo UNICEF dos Municípios Aprovado 2013-2016 será realizada no próximo dia 2 de dezembro, na Escola de Governo, em Natal.


Tentativa de assalto em Casa Lotérica na cidade de Tibau-RN termina em tiroteio

Sexta, 25 de Novembro de 2016


Uma tentativa de assalto ocorrida na manhã desta quinta feira 24 de novembro na cidade de Tibau no litoral Oeste do Rio Grande do Norte, terminou em troca de tiros. 


Três criminosos armados invadiram a lotérica e quando um deles tentou pular a divisória para colher o dinheiro foi surpreendido por um segurança que estava resguardado e atirou contra o indivíduos, que recuou da ação. 

Os outros dois atiraram para dentro do guinchê e fugiram. Pelas imagens gravadas pelas câmeras de segurança é possivel que o elemento que tentou pular a divisória tenha saído baleado. 

Segundo informações os bandidos não conseguiram levar nada da Casa Lotérica. A Polícia Militar está em diligências no sentido de localizar os assaltantes e prendê-los. 

As Unidades de Saúde da cidade, bem como de Icapuí e Cacimba Funda no ceará foram alertadas para comunicar a Polícia caso alguem com ferimento por arma de fogo procure atendimento.

 
                

*Vídeo divulgação PM/RN

Fonte: Fim da Linha

Segunda parcela do 13º de aposentados começou a ser depositada ontem 24/11

Sexta, 25 de novembro de 2016


Resultado de imagem para imagem de decimo terceiro

A segunda parte do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) começou a ser depositada ontem (24), junto à folha dos benefícios do mês de novembro, segundo o Ministério da Previdência Social.

Os primeiros a receber serão os segurados que ganham até um salário-mínimo. Os que recebem acima do salário-mínimo terão seus benefícios creditados a partir do dia 1º de dezembro. O calendário segue até o dia 7 de dezembro.

A primeira parcela do 13º salário dos beneficiários do INSS foi creditada na folha de agosto. O valor gasto para o pagamento da primeira parcela foi de R$ 18,2 bilhões. A despesa com o pagamento da segunda parcela do abono anual é de R$ 18,4 bilhões, segundo o ministério.

A segunda parte do 13º salário vem acompanhada do desconto do Imposto de Renda, para os benefícios que se encontram na faixa de valor em que o imposto incide.

De acordo com a lei, tem direito ao 13º salário do INSS quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário, como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido.

Aqueles que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao abono anual.

Em caso de dúvidas sobre data e valor do pagamento, o beneficiário pode ligar para a Central 135 ou consultar o Extrato de pagamento de benefícios no sitewww.previdencia.gov.br.

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055