martins em pauta

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Com dívida bilionária, uma das maiores empresas do Sul está à beira da falência

 Quinta, 13 de Abril de 2023

A Gramado Parks, uma das maiores empresas de entretenimento, gastronomia, hotelaria e do ramo imobiliário, na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, pode falir e prejudicar vários empreendimentos em cadeia.

Isso porque a Gramado Parks acumula uma dívida de R$ 1 bilhão e acionou a Justiça para não ter que pagar os credores por 60 dias e também garantir um caixa de R$ 20 milhões mensais para pagar apenas as contas mais urgentes.

O pedido até foi concedido à Família Caliari, que é sócia majoritária dos empreendimentos. Porém, os sócios minoritários conseguiram reverter o quadro e garantir que o grupo não deixasse de quitar os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) aos investidores. Por isso, a presidência foi trocada e, no lugar de Anderson Caliari, a Gramado tem agora como gestor Ronaldo Costa Beber Teixeira.

O CRI é um instrumento usado para captar recursos no mercado imobiliário. Na prática, o que a Gramado Parks fazia era vender receitas futuras – como aluguéis ou parcelas de apartamentos – em um título e oferecia aos investidores como os 'FIIs'. Os contratos garantiriam um rendimento mensal prefixado e a correção monetária por um indicador, que poderia ser tanto o CDI (certificado de depósito interbancário) quanto o IPCA.

Até aí, tudo bem, mas não deu certo. Os valores eram recebidos por uma seguradora, a Fortesec, e encaminhados por mês para os investidores, cada um a sua parte. O excedente retornava para a Gramado Parks. O problema é que a pandemia da Covid-19 chegou, a cidade fechou e o grupo, que já vinha patinando em dívidas, se afundou ainda mais. Agora, a direção diz que o futuro não é nada promissor porque o país está inflacionado, os juros estão altos e a empresa não tem como arcar com os custos elevados para se manter.

Se for à falência, a Gramado Parks vai gerar desemprego generalizado na cidade gaúcha e puxar para o buraco várias empresas menores em cadeia.

A companhia foi criada em 2013 e, atualmente, é dona do Bella Gramado, Exclusive Gramado, Gramado Termas, Gramado Buona Vitta, Namareh Carneiros, Snowland, Hydros Gramado, Aquan Prime Resort, Acquamotion, Yup Star e Acquaventura. Empreendimentos sediado no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná.

Tudo isso acontece no Brasil - empresas falindo, demissões em massa e rombos econômicos sendo revelados - diante do total silêncio do ex-presidiário Lula e do ministro da Fazenda Fernando Haddad.

Haddad e Lula estão empurrando o país ao verdadeiro colapso econômico.

Triste realidade!

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643