martins em pauta

domingo, 9 de novembro de 2025

Rodrigo Paz, de centro-direita, toma posse como presidente da Bolívia e afirma que país nunca mais será submetido a ‘ideologias fracassadas’

Domingo, 09 de novembro de 2025

Foto: Luis Gandarillas/via Reuters

O novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, de centro-direita, tomou posse neste sábado (8) e afirmou que o país “nunca mais ficará isolado da comunidade internacional”. A posse encerra quase 20 anos de domínio do MAS (Movimento ao Socialismo), partido do ex-presidente Evo Morales.

Durante o discurso, Paz criticou o isolamento político do país nas últimas décadas e afirmou:

“Nunca mais uma Bolívia isolada ou submetida a ideologias fracassadas.”

Paz, de 58 anos, economista e filho do ex-presidente Jaime Paz (1989–1993), vem buscando reaproximação com os Estados Unidos, rompida desde 2008. Ele foi recebido com aplausos no Palácio Legislativo, em La Paz, por parlamentares e mais de 70 delegações internacionais.

O presidente Lula não participou da cerimônia; o Brasil foi representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Também estiveram presentes o subsecretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, e os presidentes Gabriel Boric (Chile), Javier Milei (Argentina) e Yamandú Orsi (Uruguai).

Ele assume o governo em meio a grave crise econômica, marcada pela falta de dólares e combustíveis. O governo anterior, de Luis Arce, praticamente zerou as reservas internacionais para manter subsídios à gasolina e ao diesel. A inflação anual até outubro chegou a 19%, após ter atingido 25% em julho.

Com informações de Folhapress

Gigante da aviação decreta falência e todos os voos de dois países são cancelados

Domingo, 09 de novembro de 2025





A companhia, que operava com aeronaves da Airbus, tentou sobreviver adotando um modelo híbrido de voos regulares e fretamentos, mas a alta dos custos operacionais e a falta de liquidez tornaram o formato inviável. A interrupção abrupta deixou milhares de passageiros retidos e sem informações imediatas sobre reembolsos

A falência da Braathens soma-se a uma lista crescente de colapsos no setor aéreo, que inclui nomes como Spirit AirlinesSilver AirwaysRavn AlaskaAir Belgium e Play Airlines

Em setembro de 2025, a PLAY Airlines, da Islândia, encerrou suas atividades “com efeito imediato”, cancelando todos os voos após enfrentar baixa nas vendas de passagens, instabilidade interna e pressão financeira.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Esquerda "surta" com pedido sobre saúde de Bolsonaro e pede exames médicos para todos os presos do DF

Domingo, 09 de novembro de 2025







O ofício foi assinado pelo deputado distrital Fábio Felix (PSOL), presidente da comissão, e endereçado a Wenderson Teles, secretário da Seape (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária). No documento, Felix destacou os altos índices de mortalidade e de doenças registrados no sistema prisional do DF e classificou como “louvável” a preocupação da Seape com a saúde do ex-presidente, mas disse ter recebido a iniciativa com “auspiciosa surpresa”

O parlamentar ressaltou que a medida não pode ser aplicada “de forma seletiva”, em referência ao artigo 5º da Constituição Federal, que assegura que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. Segundo ele, a avaliação médica deve abranger todos os detentos, para garantir isonomia e respeito aos direitos humanos.

Mais um "surto" da esquerda...

Na mesma quinta-feira (6), Moraes considerou o pedido do GDF “impertinente” e determinou que o requerimento fosse retirado dos autos da ação penal que julga o núcleo 1 da suposta trama golpista.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Advogado deixa defesa de Eduardo Tagliaferro em meio a julgamento no STF

 Domingo, 9 de novembro de 2025





A decisão de Kuntz teria o objetivo de “baixar a temperatura com a Corte”.

Com a saída de Kuntz, a defesa de Tagliaferro passa a ser conduzida pelo advogado Paulo Faria, que também representa o ex-deputado federal Daniel Silveira em outros processos.

O julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) teve início na sexta-feira (7/11). O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou a favor do recebimento da denúncia. Em seguida, o ministro Cristiano Zanin acompanhou o relator. O julgamento, que ocorre em ambiente virtual, está previsto para encerrar em 14 de novembro.


Tagliaferro desafiou Moraes no X:

"E aí Moraes, já que votou para eu me tornar réu, que tal falarmos do que é o tal vazamento sigiloso? Porque até agora você só falou em vazamento, mas nunca disso que era.
Está com medo?"


Fonte: Jornal da Cidade Online 

Revelada tática de Bolsonaro que pode pegar Moraes de surpresa

Domingo, 09 de novembro de 2025

Após ter o último recurso rejeitado por unanimidade, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro informou que pretende apresentar uma nova contestação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) nas próximas semanas. O objetivo é tentar reverter ou reduzir a pena de 27 anos e três meses de prisão.

Na sexta-feira (7), os ministros da Primeira Turma do STF mantiveram integralmente a condenação de Bolsonaro por participação no chamado “núcleo crucial” de uma suposta tentativa de golpe de Estado. O julgamento terminou com placar de 4 a 0.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, abriu o voto afirmando que os argumentos apresentados pela defesa eram “infundados”. Segundo ele, a dosimetria da pena foi “amplamente individualizada, tendo sido fixada com base nos parâmetros legais”. 

Moraes destacou ainda que aspectos como “culpabilidade, motivos, circunstâncias, consequências do crime e conduta social” foram “amplamente desfavoráveis ao réu Jair Messias Bolsonaro”.

Nos bastidores, se fala na possibilidade de levar o caso para o plenário do STF através um novo recurso chamado de “embargos infringentes”.

Ainda existe uma esperança...


Fonte: Jornal da Cidade Online

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643