martins em pauta

sábado, 10 de agosto de 2024

VÍDEO: ‘Falei pra me colocar no avião’, diz homem que insistiu para embarcar mas perdeu voo de aeronave que caiu em Vinhedo-SP

Sábado, 10 de agosto de 2024

Imagens: Rede Globo

Um passageiro que perdeu o voo no avião que caiu em Vinhedo, São Paulo, chegou a insistir para que o colocassem no voo. “Falei pra me colocar no avião”, relata. Segundo o rapaz, foram cerca de 10 pessoas que erraram o portão de embarque no aeroporto e perderam o voo Aeroporto Regional de Cascavel, no oeste do Paraná. O avião tinha como destino Guarulhos, em São Paulo.

Estavam a bordo 58 passageiros e 4 tripulantes, segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave. Ainda não há informações sobre vítimas.

‘Ele salvou minha vida’, diz outro passageiro

Outro passageiro, que também perdeu o voo, relata que chegou a discutir com um funcionário para que pudesse embarcar, porém a solicitação foi negada. Ele considera que o funcionário o salvou da tragédia.

“Cheguei aqui às 9h40, a Latam estava fechada, estava fazendo um trabalho no hospital. Cheguei e fiquei esperando pra ver se abria, mas não tinha ninguém no guichê. Esperei e o microfone não falou nada. Quando desci, fiquei esperando, quando deu 10h41, discuti com ele [funcionário], ele salvou minha vida. Ele fez o trabalho dele”, informou o passageiro.

Segundo a Voepass Linhas Aéreas, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72.

g1


Tarcísio anuncia criação de gabinete de crise para lidar com queda de avião em Vinhedo

Sábado. 10 de agosto de 2024

Foto: Alesp

governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou a criação de um gabinete de crise para lidar com o acidente aéreo em Vinhedo, no interior do estado, nesta sexta-feira (9).

¨A ideia é montar um gabinete de crise. Esse gabinete de crise vai ser composto pelo governo federal, pelo governo do estado e pela Força Aérea Brasileira”, disse.

Tarcísio estava em Pedra Azul-ES, participando de um encontro com governadores do Sul e do Sudeste quando foi informado sobre a tragédia.

O governador Ratinho Junior, do Parará, de onde saiu a aeronave, também estava no evento, e embarcou junto com Tarcísio em um helicóptero, rumo ao local do acidente.

Fonte: CNN

Denúncia grave contra os Correios mostra algo terrível que atinge diretamente a população

 Sábado, 10 de agosto de 2024

O senador Cleitinho (Republicanos-MG) afirmou que em várias unidades dos Correios no Brasil há grande quantidade de doações ao Rio Grande do Sul represadas. Cleitinho disse que na semana passada esteve em um galpão dos Correios em Minas Gerais, por conta de uma denúncia que recebeu de um servidor da empresa, que afirmou haver muitas doações destinadas ao Rio Grande do Sul paradas no local desde maio/junho.

O senador afirmou que esteve lá para fiscalizar e filmou as doações que estavam no local. Por conta disso, afirmou Cleitinho, os Correios acionaram a Polícia Federal para investigar o que havia acontecido.

"A Polícia Federal tem tanta coisa para fazer, gente, tantas situações no Brasil para poder investigar. E vocês, dos Correios, mandaram a Polícia Federal me investigar por que eu fui lá no galpão mostrar as doações que estão lá, do Rio Grande do Sul, que vocês não entregaram até agora! 
E não é só lá em Minas Gerais não, já tem imprensa aqui do DF mandando para nós que o galpão dos Correios aqui no DF também estão cheios! Lá na Bahia, um Deputado Estadual também mostrou que está cheio de doações. Será que a Polícia Federal não deveria investigar os Correios? Não é ao contrário, não? Por que até agora vocês não entregaram? Que eficiência é essa de vocês? — questionou o senador."

Ana e Duda derrotam canadenses e conquistam medalha de ouro no vôlei de praia feminino olímpico

 Sábado, 10 de agosto de 2024

Foto: Luiza Moraes/COB

Mais um ouro para as mulheres do Brasil. Depois de Beatriz Souza (judô) e Rebeca Andrade (ginástica artística), Duda e Ana Patrícia sobem ao lugar mais alto do pódio. A dupla do vôlei de praia, líder do ranking mundial, venceu a dupla canadense formada por Melissa Paredes e Brandie Wilkerson, por 2 a 1, na final dos Jogos de Paris, parciais de 26/24, 12/21 e 15/ e conquistou o ouro. Recentemente, a dupla do Brasil havia vencido a mesma parceria do Canadá na final dos Jogos Pan-americanos de Santiago-2023 por 2 a 0, levando o título inédito.

No primeiro set, as canadenses começam melhores, sacando em Duda que teve dificuldade para pontuar. Mas as brasileiras foram buscar o placar. Ana Patrícia cresceu no bloqueio, marcou com o fundamento, mas também complicou o ataque rival. As brasileiras passaram a acertar os contra ataques, com jogadas inteligentes e defesas importantes e, em grande sequência, as brasileiras conseguiram ficar à frente no marcador pela primeira vez na partida, na parcial de 18 a 17. A bola final, de Duda jogando de manchete para o fundo da quadra das canadenses, foi um lance corajoso, que trouxe ainda mais confiança para sequência da final.

Diferente do início do jogo, o segundo set começou com muito equilíbrio entre as duplas. O duelo se manteve nesta pegada até o fim do vigésimo ponto, que determinou o empate em 10 a 10. A partir dali, as canadenses tomaram conta das ações. Explorando a dificuldade de Ana e Duda na virada de bola, elas conseguiram 11 pontos, contra apenas dois das brasileiras, e levaram a decisão da medalha de ouro para o tie-break.

Apesar de terem terminado o segundo set muito mal, a dupla brasileira iniciou o o tie-break com tudo e conseguiram abrir quatro pontos na metade dele. A partir dali, Ana e Duda seguraram a vantagem no placar para vencer as canadenses e ficar com a medalha de ouro dos Jogos de Paris.

Com esta conquista, o Brasil volta ao pódio olímpico no vôlei de praia após passar em branco em Tóquio-2020. A modalidade tem 14 medalhas, sendo quatro ouros, sete pratas e três bronzes.

Antes de chegar à final, Ana e Duda haviam feito uma competição quase impecável. A dupla brasileira chegou para disputa do ouro com apenas um set perdido nas seis vitórias conquistadas. Na única vez que não venceu por 2 a 0, na vitória sobre as australianas, Mariafe Artacho del Solar e Taliqua Clancy, elas saíram atrás. No entanto, conseguiram a virada que as garantiu uma medalha nas Olimpíadas de 2024.

Tanto Duda quanto Ana Patrícia dão a volta por cima: elas estiveram em Tóquio-2020 com duplas diferentes. Ao lado de Aghata, Duda foi às oitavas-de-final, e Ana Patrícia, com Rebecca, teve melhor desempenho pelo país, terminando nas quartas-de-final.

Logo na primeira participação nos Jogos da carreira, as brasileiras entraram para um seleto grupo de campeãs olímpicas na modalidade, além de terem quebrado um tabu de 28 anos. As últimas e únicas medalhistas de ouro, até então, haviam sido Jaqueline Silva e Sandra Pires, na Atlanta-1996. Na ocasião, elas não só se tornaram as primeiras mulheres a conquistar um título nos Jogos da história do Brasil, mas também do vôlei de praia feminino.

Além disso, as jogadoras voltam a ganhar um título olímpico após dez anos. É que quando jogaram pela primeira vez juntas, na época do juvenil, elas sagraram-se campeãs dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim-2014 (venceram uma dupla do Canadá também). Nesta época, também foram bicampeãs mundiais sub-21 em 2016 (Suíça) e em 2017 (China).

Ana Patrícia contou ao GLOBO que quase desistiu do esporte após eliminação e Tóquio e ataques nas redes sociais. Disse que foi Duda quem a ajudou. Juntas para este ciclo de Paris-2024, elas colecionaram títulos: estão há mais de dois anos no topo do ranking mundial, foram bicampeãs do Circuito Mundial, medalhistas de prata e ouro no Mundial, bateram o recorde de vitórias do Campeonato Brasileiro, foram campeãs pan-americanas e venceram a grande maioria das etapas internacionais disputadas.

Fonte: O Globo

Massa de ar frio chega ao Brasil, derruba temperaturas e pode trazer neve

Sábado, 10 de agosto de 2024

Uma nova frente fria, começou a influenciar o clima no Brasil na noite desta quarta-feira (7), provocando uma acentuada queda nas temperaturas em várias regiões do país.

A partir desta quinta-feira (8), o ar polar avançou sobre o Sul, trazendo um forte declínio nos termômetros e a possibilidade de neve em algumas áreas.

A Região Sul será a mais impactada por essa massa de ar frio, com chances de precipitação invernal, especialmente no sul do Rio Grande do Sul, próximo à fronteira com o Uruguai. Embora a probabilidade de neve seja baixa, ela não está totalmente descartada, segundo a MetSul Meteorologia.

Nesta sexta-feira (9), o frio se intensificará ainda mais com a chegada de uma massa de ar frio de origem continental, fazendo as temperaturas despencarem em grande parte do Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, o frio será mais severo na Região Sul.

Os meteorologistas da MetSul destacam que as áreas com maior chance de neve incluem o nordeste do Rio Grande do Sul e as regiões de maior altitude de Santa Catarina. Contudo, a ocorrência de neve dependerá de outros fatores, como a intensidade da frente fria e a umidade do ar.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Diretor-geral da PF diz algo inacreditável sobre investigação contra Bolsonaro

Sábado, 10 de agosto de 2024

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos Rodrigues, declarou que a recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que exime Lula da obrigação de devolver um relógio avaliado em R$ 60 mil recebido em 2005, não impactará as investigações em andamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso das joias sauditas.

Um absurdo, já que que se trata exatamente da mesma situação, porém em épocas diferentes.

O TCU determinou que, enquanto o Congresso Nacional não criar uma legislação específica sobre o assunto, os presentes recebidos por presidentes da República devem ser considerados propriedade pessoal, independentemente de seu valor.

A defesa de Bolsonaro usou esse argumento em ação protocolada na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo o fim do inquérito.

Para o diretor-geral da PF, "o TCU apenas reconheceu que não cabe àquela Corte de Contas decidir sobre a incorporação de presentes recebidos por presidentes da República enquanto não houver lei específica".

"A competência para julgar essas questões permanece com o Sistema de Justiça Criminal", disse.

Ele ainda afirmou que as investigações contra Bolsonaro não se limitam ao recebimento das joias, mas envolvem uma série de condutas, como omissão de informações, ocultação de movimentação de bens e advocacia administrativa, entre outras. Algo absurdo!


Fonte: Jornal da Cidade Online

URGENTE: Moraes manda soltar Filipe Martins, após mantê-lo preso por seis meses sem denúncia

 Sábado, 10 de agosto de 2024

O ministro do STF Alexandre de Moraes mandou soltar Filipe Martins, ex-assessor especial para assuntos internacionais de Jair Bolsonaro (PL).

Filipe Martins foi mantido preso durante seis meses. Foram necessários dois pareceres da Procuradoria-Geral da República (PGR) favoráveis à sua soltura.

Desde o começo do processo, provas claras demonstravam que Martins não esteve no voo presidencial aos Estados Unidos do final de dezembro de 2022 que motivou sua prisão.

A defesa de Martins já havia reunido, meses atrás, provas que sustentavam a tese de que ele não havia viajado para os Estados Unidos em 30 de dezembro de 2022, como sugerido pelas acusações. Entre essas provas, estavam comprovantes de corridas da Uber que indicavam que, naquela data, Martins estava em uma hamburgueria no centro de Brasília. No dia seguinte, ele se deslocou ao aeroporto de Brasília para um voo com destino a Curitiba.

Essas informações foram corroboradas por registros de viagem e documentos que indicam que Martins, ao chegar a Curitiba, utilizou novamente o serviço de transporte por aplicativo. Importante destacar que, nesse período, o ex-presidente Jair Bolsonaro já havia deixado o Brasil.

Além disso, o governo dos Estados Unidos confirmou que Martins não esteve em solo americano na data mencionada. Em fevereiro deste ano, foram revelados bilhetes de passagens aéreas que comprovavam a permanência de Martins no Brasil durante o período em questão. A Latam confirmou posteriormente a viagem do ex-assessor para Curitiba, quando questionada pelo STF.

Moraes ignorou isso durante todo esse tempo.

Hoje, finalmente resolveu soltar.

Prefeito de importante capital dá cabeçada em adversário durante debate eleitoral (veja o vídeo)

 Sábado, 10 de agosto de 2024

Na noite desta quinta-feira, 8, o prefeito de Teresina e candidato à reeleição, José Pessoa Leal (PRD), agrediu seu oponente Francinaldo Leão com uma cabeçada durante um debate transmitido pela TV Bandeirantes.

Os candidatos debatiam entre si quando o prefeito se aproximou de Francinaldo, que se preparava para a réplica, e lhe deu uma cabeçada.

José Pessoa Leal é médico e professor, já foi vereador de Teresina por quatro mandatos e deputado estadual por um mandato. Ele saiu do Republicanos e se filiou ao Partido da Renovação Democrática (PRD).

Francinaldo Silva Leão é fundador do Partido Socialismo e Liberdade no Estado do Piauí. Ele foi estivador, vendedor no comércio local e atualmente atua como motorista de aplicativo. Nas eleições municipais de 2020, foi candidato a vereador em Teresina pelo PSOL.

Dr. Pessoa é um dos prefeitos desta eleição que declarou patrimônio até três vezes maior após quatro anos de mandato. Em 2020, ele disse ter R$ 390,9 mil em bens — R$ 507, 69 mil em valores corrigidos pela inflação no período. Agora, disse ter acumulado R$ 1,4 milhão, um acréscimo de 258% em relação ao total de bens que possuía há quatro anos.

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Surge a primeira suspeita da causa da queda de avião em SP

 Sábado, 10 de agosto de 2024

Informações preliminares apontam que a principal suspeita sobre o que levou o avião da VOEPASS (antiga Passaredo), que fazia a rota Cascavel (PR) - Guarulhos (SP), a cair foi a formação de gelo na região da rota operada pelo avião durante o voo. A aeronave caiu na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. Todas as 62 pessoas a bordo morreram.

O avião que caiu era um ATR 72-500. O modelo tem um histórico de desafios em relação à aderência de gelo severo, como o registrado nesta quinta-feira.

Alguns aviadores, sob a condição de anonimato, afirmam que o piloto da aeronave que sofreu o acidente, inclusive, pediu ao controle de voo para descer de altitude por causa do gelo. Ainda não está claro se ele conseguiu descer antes de perder o controle do avião.

O gelo que se forma no céu se acumula na asa e tira a sustentação da aeronave, ou entope os tubos de Pitot que levam referência de velocidade para os instrumentos. Esse, por exemplo, foi o principal fator contribuinte para o acidente com um modelo Airbus A330 da Air France que caiu perto de Fernando de Noronha.

O avião que caiu nesta sexta foi fabricado em 2010 e estava em situação regular junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que segue a investigação sobre as causas do acidente.

Celso Amorim, confuso e desorientado, precisando de cuidados médicos

 Sábado, 10 de agosto de 2024

Celso Amorim acaba de dizer que não confia nas atas eleitorais apresentadas pela oposição. Ele ainda está na Venezuela aguardando as atas serem apresentadas pela ditadura. Deve ser algum tipo especial de demência.

Já são mais de 2 mil presos e centenas de mortos. Oposicionistas estão sendo sequestrados por milícias do governo, sem decisão judicial e sem identificação.

Maria Oropeza, líder do partido Vente Venezuela, foi sequestrada ontem enquanto fazia uma live. Dias atrás, Freddy Superlano, líder do partido Vontade Popular, também. Eles são chamados de “terroristas” por Nicolas Maduro.

O presidente eleito da Venezuela, Edmundo González, não compareceu na suprema corte para dar explicações por medo de ser preso. Ele venceu as eleições com mais de 6 milhões de votos. O dobro de Maduro. Mas o STF de lá é todo aparelhado.

Está acontecendo o banho de sangue prometido pelo ditador e só Celso Amorim não vê. Ele só pode estar confuso e desorientado, precisando de cuidados médicos. Não pode ser normal isso.

Ramiro Rosário. Vereador em Porto Alegre.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Secretário de Segurança Pública de São Paulo diz que caixas pretas do avião já foram localizadas

Sábado, 10 de agosto de 2024

Caixas-pretas do avião da Passaredo já foram localizadas, diz Secretário de Segurança Pública de SP.

Segundo Guilherme Derrite, equipamentos estão “aparentemente preservados”.

Fonte: Metrópoles

LUTO: Representantes comerciais do RN estão entre as vítimas de acidente aéreo em Vinhedo

Sábado, 10 de agosto de 2024

Foto: Reprodução

No avião ATR-72, operado pela Voepass Linhas Aéreas, que caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo (SP), é o mesmo modelo utilizado pela companhia para o voo Natal-Mossoró.

O BZN Notícias obteve informação de que dois dos passageiros eram potiguares, um de Natal e o outro do Ceará que há cerca de 15 anos morava em Mossoró, identificado como Thiago de Almeida Paula. Ainda não confirmamos o nome do natalense.

Com informações BZN Notícias*

Congresso diz que Dino ‘extrapolou’, pede que STF libere emendas e quer nas mãos de Moraes

Sábado, 10 de agosto de 2024

Foto: Rosinei Coutinho / STF

O Congresso Nacional pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que revogue decisão do ministro Flávio Dino que estabeleceu critérios para o pagamento do espólio orçamento secreto e impôs transparência e rastreabilidade como condição para o pagamento de emendas de comissão. O mesmo foi estendido depois às chamadas emendas Pix, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Para o Senado, a decisão foi tomada com base em “premissas equivocadas” e extrapolou o julgamento da Corte máxima que deu fim ao orçamento secreto. Os parlamentares querem inclusive que parte da ação seja tirada de Dino e redistribuída ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes.

O recurso foi assinado nesta quinta-feira (8) e questiona em especial dois pontos da decisão de Dino: a determinação de que todas as emendas devem ter “absoluta vinculação federativa” – quando um parlamentar só pode indicar os repasses para o Estado pelo qual foi eleito; e a suspensão de pagamentos que não sigam “prévia e total transparência e rastreabilidade”.

De acordo com o Senado, a imposição sobre a “vinculação federativa” acaba por “restringir indevidamente o caráter nacional” do mandato de deputados e senadores. Já a ordem para barrar repasses do espólio do orçamento secreto sem transparência “prejudica os destinatários das políticas públicas”, alegam os parlamentares sob a indicação de que já adotaram as medidas para garantir a rastreabilidade dos pagamentos.

Para o Congresso, os pedidos que levaram Dino a proferir a decisão, na quinta-feira passada, implicaram em um despacho que “extrapola” o julgamento do STF sobre o orçamento secreto, estipulando, de forma monocrática, “novas e amplas obrigações para o Poder Legislativo”. Os parlamentares pedem inclusive que os trechos da ação que não tratam das emendas de relator – mecanismo principal do orçamento secreto – sejam tirados das mãos de Dino.

O que alega o Congresso

O argumento é o de que a decisão do STF que deu fim ao esquema do orçamento secreto versou somente sobre as chamadas RP9, sendo que o despacho de Dino versou também sobre as emendas de comissão. O Congresso sustenta que já tramita no gabinete de Moraes um processo que teria conexão com o questionamento sobre as emendas de comissão e, por isso, tal trecho do processo tem de ser redistribuído.

Para Dino, as emendas de comissão estão sendo divididas sem publicidade sobre os critérios de divisão dos recursos e sobre quais parlamentares indicaram as verbas para cada projeto, obra ou município. Por essa falta de controle e transparência, elas são abarcadas pelo comando da Corte máxima.

O Congresso contesta a alegação, argumentando que a discussão e aprovação de tais emendas “se dão de forma pública, no âmbito de reunião deliberativa específica”. Segundo o parlamento, “inexiste qualquer elemento de “orçamento secreto” no que diz respeito à aprovação das emendas apresentadas pelas comissões da Câmara e do Senado”.

A alegação acaba por contrariar as informações prestadas pela Câmara durante a reunião técnica que discutiu a consolidação das informações sobre o orçamento secreto. Na ocasião, a Casa disse que “não tem como colaborar” com os dados dos “patrocinadores” das emendas de comissão. O argumento é o de que a “figura do patrocinador” das emendas de comissão “não existe” na Casa. “Tem a informação nas atas parlamentares que indicam as emendas de comissão, mas não para quais beneficiários são destinadas”, sustenta a Câmara ao STF.

Fonte: Estadão


Vítima gravou momento antes de entrar em voo que caiu em São Paulo

Sábado, 10 de agosto de 2024

Isabella Santana Pozzuoli, de 30 anos, publicou em suas redes sociais um vídeo mostrando momentos antes de embarcar no voo que caiu na tarde desta sexta-feira (9/8) em Vinhedo, no interior de São Paulo. Isabella é uma das 61 vítimas da tragédia, segundo a companhia aérea responsável pelo voo, VoePass.

O vídeo mostra a mulher carregando uma mala preta bem a frente do avião que caiu. Isabella nasceu no Rio de Janeiro e morava no Paraná.

O avião, que saiu de Cascavel, no interior do Paraná, tinha como destino Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo a VoePass, responsável pela aeronave, 57 passageiros e quatro tripulantes estavam na aeronave.

Fonte: Metrópoles

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Acidente em Vinhedo (SP) é o quinto mais fatal em solo brasileiro

Domingo, 09 de agosto de 2024

Globocop mostra local da queda de avião em área de condomínio em Vinhedo (SP) — Foto: Reprodução/Tv Globo

Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 62 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). Não há sobreviventes, segundo a Prefeitura da cidade.

Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP).

O acidente deve figurar como o quinto mais fatal em solo brasileiro.

Relembre, a seguir, as maiores tragédias aeronáuticas da história do país.

  • 17 de julho de 2007, São Paulo – 199 mortes: em acidente que marcou a aviação brasileira, um avião com 187 pessoas a bordo não conseguiu pousar na pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, atravessou a Avenida Washington Luís e bateu no prédio da TAM Express, resultando em 199 mortes, incluindo 12 pessoas que morreram após a colisão.
  • 29 de setembro de 2006, Mato Grosso – 154 mortes: um Boeing da Gol bateu em um jato Legacy no ar e caiu, na região de Peixoto de Azevedo, a 692 km ao norte de Cuiabá.
  • 8 de junho de 1982, Ceará – 137 mortes: um avião da Vasp, que viajava de São Paulo para Fortaleza, caiu ao se aproximar do aeroporto. O piloto desceu o Boeing 727 a 300 metros e não reagiu aos avisos do copiloto de que havia uma serra logo à frente.
  • 31 de outubro de 1996, São Paulo – 99 mortos – Um Fokker 100, voo 402 da companhia aérea TAM, caiu dois minutos após a decolagem, destruindo oito casas no Jabaquara, na Zona Sul de São Paulo. Além dos 96 passageiros e tripulantes, três pessoas foram atingidas em terra e morreram.

Acidentes fora do Brasil

Pelo menos outros dois acidentes aéreos marcam a história da aviação brasileira. A queda do voo Air France 447, no Oceano Atlântico, com 228 mortos, e o voo da companhia aérea LAMIA, que transportava o time de futebol da Chapecoense. Relembre a seguir:

  • 1º de junho de 2009, Pernambuco (Oceano) – 228 mortes: o maior desastre aéreo em território brasileiro foi o do voo Air France 447, um Airbus A330-200 que fazia a rota Rio de Janeiro – Paris e desapareceu no meio do Oceano Atlântico, próximo ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo, a 627 km de Fernando de Noronha.
  • 29 de novembro de 2016, Colômbia – 71 mortes: o avião da companhia aérea LAMIA, que levava o elenco da Chapecoense e membros da imprensa brasileira para a final da Copa Sul-Americana, fez um pouso forçado na Colômbia que resultou em um acidente com apenas seis sobreviventes. Foi uma das maiores tragédias do futebol mundial.

g1

TJRN nega pedido e mantém prisão preventiva contra Wendel Lagartixa

Sexta, 09 de agosto de 2024

 Foto: Reprodução

A Justiça do Rio Grande do Norte negou um habeas corpus ao policial militar reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, conhecido como Wendel Lagartixa, e ele segue com prisão preventiva decretada no RN.

A decisão foi dada pelo desembargador Saraiva Sobrinho, na quinta-feira (8). O habeas corpus foi negado porque não cabe este tipo de pedido após Acórdão ser proferido.

“Como sabido e consabido, inexiste previsão legal e/ou regimental para “juízo de retratação” em face de pronunciamento colegiado, conforme tem decidido o STJ”, explicou o desembargador.

Saraiva Sobrinho incluiu na decisão a citação do Superior Tribunal de Justiça. “Revela-se manifestamente incabível a apresentação de pedido de reconsideração contra acórdão que não conhece de habeas corpus, por ausência de previsão legal ou regimental… Pedido de reconsideração não conhecido”.

Com isso, caso retorne ao Rio Grande do Norte, Wendel Lagartixa deverá ser preso.

No final de julho ele foi absolvido pela Justiça do Estado do Bahia, das acusações de porte ilegal de arma de fogo e fraude processual, após ser preso em flagrante durante viagem ao lado de Felipe Feliciano de Almeida, Raysandro dos Santos Almeida e João Belarmino Filho, com destino ao estado do Rio Grande do Sul, no último dia 10 de maio, na cidade de Vitória da Conquista (BA).

Mas ainda não há informações sobre seu retorno ao RN. A prisão preventiva de Wendel Lagartixa no RN foi decretada dia 11 de julho em processo. A decisão de sua prisão no RN levou em consideração a prisão ocorrida na Bahia.

Fonte: Novo Notícias

A rota da seda chinesa oferece o futuro incerto e o abandono da liberdade para o Brasil

 Sexta, 09 de agosto de 2024

Enquanto o mundo avança em sua luta por liberdade e mudança, o Brasil se destaca por sua apatia diante de uma crise crescente que ameaça sua própria existência.

Enquanto países como Argentina, El Salvador, Bangladesh, Ucrânia, Taiwan, Guiana Francesa e Venezuela enfrentam guerras e desafios para conquistar ou manter sua liberdade e soberania, o Brasil assiste passivamente à sua própria deterioração, como se nada estivesse acontecendo.

A Argentina recentemente concluiu a primeira fase de sua transformação política ao eleger Javier Milei, e tudo indica que seu plano está no caminho certo. Milei já tomou medidas decisivas para reformar o país, iniciando obras e promovendo reformas nas forças armadas argentinas.

Bangladesh conseguiu derrubar sua ditadura, e a Ucrânia, mesmo com a ajuda do financiamento dos membros da Otan, segue rumo a três anos de intensos bombardeios e massacres nas linhas de combate. Porém, continua resistindo firme contra as investidas do poderoso orçamento militar do “conglomerado da morte” ‘Russo Iraniano Chines Coreano do Norte.’

El Salvador também optou por um caminho de reformas rápidas e significativas.

Após décadas como um dos países mais violentos do mundo, dominado por gangues, mafiosos e corrupção, o novo presidente Nayib Bukele transformou o país em pouco mais de um ano em um dos mais seguros do planeta. O jovem líder político instaurou um regime de ordem, mas que ainda deve ser cuidadosamente monitorado para evitar que se torne uma ditadura do mal. Apesar dos riscos, é encorajador ver o progresso alcançado. Afinal, todo regime do mal, começa com um regime do bem. Oremos.

Taiwan, uma pequena ilha com cerca de 35 mil km² e quase 25 milhões de habitantes, resiste às constantes ameaças de invasão da China, que promete reanexar o território e derrubar seu governo democrático a qualquer custo nesta década. Apesar de a China ser quase 300 vezes maior e possuir um exército infinitamente mais poderoso, as alianças internacionais de Taiwan e sua resistência corajosa são mais valiosas do que qualquer arma.

Até mesmo a Guiana Francesa, um país pequeno com mínima estrutura militar, tem conseguido manter sua soberania graças a aliados estratégicos. A presença de um navio de guerra britânico foi suficiente para intimidar o regime de Maduro e impedir a anexação do território de Essequibo pela Venezuela. Nada como milhares de toneladas de pura democracia de aço para colocar cada “macaco no seu galho”. 

No entanto, com todos esses exemplos de luta, sangue, suor e dissuasão militar, o Brasil parece marchar para o abate com seus próprios pés. Em meio a um cenário global de luta pela liberdade e prosperidade, o país está focado em eleições que parecem ser definidas por acordos políticos internacionais, alinhados com uma agenda globalista repleta de pautas como feminismo, desarmamento e questões de gênero. Esse alinhamento com a agenda internacional parece nos levar a um caminho perigoso.

Agora, com a iminente adesão do Brasil à Rota da Seda da China, a situação se torna ainda mais alarmante. Em breve, poderemos ver a marinha chinesa ocupando nossos portos e utilizando nosso território como ponto estratégico para operações contra o Ocidente. A pesca predatória chinesa já está devastando nossa costa continental, o país segue rumo a dívidas impagáveis e correndo o risco de perder o controle de nossas produções agrícolas, minérios e outras riquezas naturais.

A Rota da Seda é, na essência, um plano para transformar o Brasil e outros países em vassalos econômicos da China. A estratégia chinesa é clara: quem não paga, perde portos, reservas naturais, terras e território. A China não está mais satisfeita em ser ditadora apenas de seu próprio povo; agora busca escravizar o mundo. Com planos para se tornar a maior potência militar e econômica até 2050, como declarado por Xi Jinping, a China está manobrando para deixar o mundo refém, aproveitando-se de um sistema financeiro global adaptado para seus próprios interesses.

Com a passividade atual, é difícil imaginar que o Brasil conseguirá resistir a essa ameaça crescente. A história pode muito bem lembrar o país não como um líder, mas como um espectador de sua própria decadência.

Foto de Daniel Camilo

Daniel Camilo

Jornalista e estudante de Direito e Ciências Políticas. Conservador de Direita e Nacionalista. Em 2022, concorreu ao cargo de deputado federal pelo Estado de São Paulo. Atualmente, está dedicado à escrita do seu primeiro livro, "Academia do Analfabeto Político”, uma obra que tem ênfase na ética política e no comportamento analítico do cidadão enquanto eleitor.

Enem: investir no hábito de leitura é importante para desempenho na prova, destaca professor Sérgio Lima

Sexta, 09 de agosto de 2024

Faltando cerca de três meses para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), investir no hábito da leitura pode ajudar no desempenho em todas as áreas do conhecimento. É o que garante o professor Sérgio Lima, que está à frente do cursinho Linguística Aplicada.

Segundo ele, a leitura desempenha um papel crucial na preparação para a vida e para a prova. “É uma habilidade que o aluno tem que desenvolver ao longo de toda sua formação, da infância até a fase adulta, desenvolvendo a capacidade de ler, interpretar, entender e analisar os mais diferentes textos, gêneros e as complexidades deles”, explica.

Para o Enem, o processo de leitura vai contribuir para que o estudante tenha a capacidade de ativar uma série de conhecimentos e, com base nisso, usar repertórios, associando ao tema, demonstrando o pensamento de uma maneira em que tenha a opinião e a persuasão a serviço do seu ponto de vista. “Quanto mais se lê, mais se entende o que lê e mais formas de demonstrar o pensamento o aluno tem e pode se expressar de maneiras que não são engessadas”, diz o professor.

De acordo com ele, tanto para a prova de Linguagens, quanto para as outras áreas de conhecimento, a preparação pode partir de uma leitura ativa do conteúdo, em que o estudante interage com o texto. Para isso, o leitor pode marcar as palavras-chaves, as que mais se repetem e responder algumas perguntas como: do que trata o texto, quem é a personagem principal, quem é o responsável por esse ato, porque ele é cometido, provas e consequência da ação.

Ainda há tempo para desenvolver hábito

Sérgio Lima explica que a prática deve ser inserida no dia a dia, variando temas e gêneros textuais para ampliar seu campo de conhecimento. Para quem ainda não tem o hábito, o educador afirma que ainda é possível desenvolvê-lo até a data das provas. Para isso, o estudante pode começar com leituras curtas, jornalísticas ou do universo literário, como coleções de contos, com assuntos que façam parte do seu cotidiano.

“A família também pode contribuir, disponibilizando livros, revistas e promovendo o hábito da leitura arrastando pelo exemplo, lendo, compartilhando, questionando o aluno, incentivando e provocando que ele busque respostas com base no que leu”, conclui Sérgio Lima.


Fonte: Blog do BG


Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643