martins em pauta

sábado, 1 de setembro de 2018

MARTINS-RN: DESUMANO O TRANSPORTE DA PREFEITURA PARA PACIENTES QUE FAZEM HEMODIÁLISE EM PAU DOS FERROS.

Sábado, 01 de Setembro de 2018


O Vereador Francisco Avelino de Carvalho,"Cabecinha-PHS" usou a tribuna da Câmara Municipal na reunião ordinária desta sexta feira para denunciar publicamente o descaso e a falta de respeito no trasporte de 07 pacientes por parte gestão da prefeita Olga Fernandes, que precisam ser submetidos ao tratamento de hemodiálise nas terças, quintas e sábados, procedimento esse realizado pelo SUS na cidade de Pau dos Ferros. 

Acontece que o principal veiculo tipo Sprint que faz esse transporte, está em condições visivelmente precárias por falta de manutenção,  já um outro veiculo tipo Spin que sempre supre a falta da Sprint., o segundo veiculo modelo Spin, só tem capacidade para de 7 lugares, nesse caso os acompanhantes  ficam sem poder acompanhar os pacientes para o procedimento que os deixam debilitados, lembrando que os acompanhantes precisam se decolarem até a UNICAT para pegar medicamentos dos mesmos e quando vai o carro com menor capacidade ficam impedidos devido  a super lotação do veiculo.

Vale lembrar que após ser submetido ao procedimento de hemodiálise por um período longo de 4 horas, os pacientes ficam bastante debilitados, carecendo de cuidados.VEJA AQUI

O transporte é uma obrigação do Município que tem que oferecer ao paciente o transporte e um atendimento digno.VEJA AQUI   

Diante desse problema o vereador Cabecinha foi ao MPRN Ministério Público do Rio grande do Norte, para o mesmo tome as providencias e faça valer a lei que ampara esses pacientes,  que na opinião do vereador Cabecinha, estão tendo um tratamento desumano por parte da prefeitura.

Vejam as fotos da verdadeira situação de calamidade do veiculo colocando em risco a vida de pacientes e também de motoristas, problemas de freio, fechamento de portas pneus careca e outros.









Bandido é preso após participar de arrombamento a agência dos Correios em Caraúbas, RN


Sábado, 01 de Setembro de 2018



Um elemento do bando que arrombou a Agência dos Correios de Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte, foi preso na manhã deste sábado (1), na cidade de Assú, tentando fugir em um ônibus. Outro elemento foi morto em troca de tiros com a polícia.

A Polícia Militar recebeu denúncia anônima que um dos elementos havia entrado em um ônibus com marcas de sangue, a polícia da cidade Assú foi acionada e ao realizar abordagem no referido ônibus, identificaram Yuri Oliveira da Silva, de 20 anos, onde foi constatado que ele tem um mandado de prisão em aberto no Estado de Pernambuco por assalto a banco.

O criminoso será conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, que tem como delegado titular, o bacharel Dr. Christiano Othon Costa de Melo, onde será autuado e deverá ser conduzido ao sistema prisional, ficando à disposição da justiça.

Fonte: Icem Caraúbas

Agencia dos Correios de Caraúbas-RN é arrombada e elemento acaba morto em troca de tiros com a polícia

Sábado, 01 de Setembro de 2018



Na madrugada deste sábado (1), a Agência dos Correios da cidade de Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte, foi arrombada por elementos. A polícia foi avisada por populares, ouve troca de tiros e um dos elementos foi baleado e morto ao dá entrada no Hospital.

A ação dos elementos foi por volta de 1h, os vizinhos ouviram o barulho e acionaram a Rádio Patrulha da Polícia Militar, que junto com o GTO foram até a Agencia que fica no centro da cidade e quando chegaram ao local, foi confirmado a veracidade dos fatos os elementos arrobaram a golpes de marreta os estabelecimento.

Os Polícias pularam o muro e quando os elementos viram os polícias, saíram alguns de dentro do prédio já efetuando disparos em direção a equipe, houve o revide, onde um dos elementos, com documentação de João Firmino Ribeiro Assunção, de 18 anos, natural de Recife – PE, foi atingido e os demais conseguiram se evadir. 

O elemento atingido foi socorrido para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, no entanto não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

De acordo com informações da Polícia, um dos elementos que fugiu foi preso em Assú, daqui a pouco mais detalhes.


Fonte: Icem Caraúbas

TSE barra candidatura de Lula e PT tem 10 dias para indicar substituto

Sábado, 01 de Setembro de 2018 

por Letícia Casado e Reynaldo Turollo Jr. | Folhapress
Foto: Carlos Moura/ Ascom/ TSE

Em sessão extraordinária que durou mais de nove horas, seis ministros, a maioria do Tribunal Superior Eleitoral, votaram por barrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com base na Lei da Ficha Limpa.

Nos termos do voto do relator, Luís Roberto Barroso, que foi acompanhado pela maioria, a decisão do plenário do TSE é a palavra final sobre a candidatura e passa a valer imediatamente, mesmo que a defesa de Lula recorra ao próprio tribunal e depois ao Supremo Tribunal Federal.

Os ministros decidiram, seguindo o voto do relator, que o PT tem dez dias corridos para substituir Lula na cabeça da chapa.

Enquanto isso não for feito, o partido não pode fazer campanha nem utilizar seu tempo no horário eleitoral no rádio e TV. O plano B do partido é o vice, Fernando Haddad.

O registro de candidatura do ex-presidente foi alvo de 16 contestações de adversários e da Procuradoria-Geral Eleitoral. Lula está preso em Curitiba desde 7 de abril, depois de ter sido condenado em segunda instância na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). Ele nega os crimes e diz ser perseguido politicamente.

Votaram por negar o registro de candidatura o relator do processo, Barroso, além de Jorge Mussi, Og Fernandes, Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira e a presidente da Corte, Rosa Maria Weber.

Já Edson Fachin reconheceu a inelegibilidade de Lula, mas votou por liberar sua candidatura devido a uma decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU obtida pela defesa.

O processo de registro de candidatura do petista entrou na pauta da sessão extraordinária de última hora, em meio a uma discussão sobre prazos. A defesa solicitou o adiamento do julgamento, argumentando que não houve tempo para as partes que contestaram o registro rebater os argumentos de Lula, que foram entregues ao TSE na noite da quinta (30).

Esse pedido foi negado por 4 votos a 3. Fachin, Og Fernandes e Rosa queriam abrir o novo prazo, mas foram vencidos.

A procuradora-geral, Raquel Dodge, e o relator do processo, Barroso, afirmaram que era preciso resolver a situação de Lula antes do início do horário eleitoral, que é neste sábado (1°) para candidatos à Presidência.

O argumento da liminar do Comitê da ONU, de que Lula poderia concorrer até que a Justiça julgue todos os recursos de sua condenação criminal, foi o mais enfrentado pelos ministros em seus votos.

"A Justiça Eleitoral não está obrigada a se submeter ao Comitê dos Direitos Humanos da ONU", entendeu Barroso.

Segundo ele, o órgão internacional é administrativo, sem competência jurisdicional, e suas decisões não vinculam (obrigam) a Justiça brasileira.

Fachin, diferentemente, fez uma longa análise sobre a abrangência da medida cautelar do comitê ONU e entendeu que o Estado brasileiro tem o dever de acatá-la.

"Diante da consequência da medida provisória do Comitê de Direitos Humanos, [Lula] obtém o direito de paralisar a eficácia da decisão que nega o registro de candidatura. Assento, como fez o relator [Luís Roberto Barroso], a inelegibilidade, e entendo que essa inelegibilidade traz o indeferimento da candidatura", disse Fachin.

"Contudo, em face da medida provisória obtida no Comitê de Direito Humanos, se impõe, em caráter provisório, reconhecer o direito, mesmo estando preso, de [Lula] se candidatar às eleições presidenciais de 2018", afirmou. Tal entendimento, porém, não prevaleceu.

Barroso fez de seu voto uma defesa da Lei da Ficha Limpa, posição já adotada em outras ocasiões. "A Lei da Ficha Limpa não foi um golpe ou uma decisão de gabinetes. Foi, em verdade, fruto de uma grande mobilização popular em torno do aumento da moralidade e da probidade na política", afirmou.

"Mais de um milhão e meio de assinaturas foram colhidas para apresentar o projeto de iniciativa popular. A lei foi aprovada na Câmara e no Senado com expressiva votação e sancionada com loas pelo presidente da República [o próprio Lula]. A lei desfruta de um elevado grau de legitimidade democrática", disse Barroso.

O advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, que defende Lula no TSE, afirmou que havia precedentes para que o petista pudesse disputar. "O que o presidente Lula quer não é nada a mais do que o que deram para 1.500 [candidatos] de 2010 [quando a Ficha Limpa entrou em vigor] para cá. Mas também não pode ser nada a menos", afirmou.

Segundo ele, nas eleições municipais de 2016, 145 candidatos concorreram sub judice, e parte conseguiu se eleger e assumir o cargo posteriormente com o sucesso de seus recursos na Justiça.

Ainda segundo Casagrande, há um precedente de candidato à Presidência que apareceu na urna em 2006, mesmo com registro indeferido pelo TSE: Rui Costa Pimenta, do PCO.

Os ministros, porém, afirmaram que a jurisprudência da corte mudou, e que hoje entende-se que, com a palavra final do plenário do TSE, não há como concorrer sub judice.

O QUE ACONTECE A PARTIR DE AGORA
- Nos termos do voto do relator, acompanhado pela maioria da corte, a decisão já estará valendo, independentemente de eventual recurso da defesa

- Pela decisão, o PT tem dez dias corridos para substituir Lula. Enquanto não houver a substituição, o partido não pode fazer campanha nem utilizar rádio e TV

- O PT ainda pode, em tese, recorrer ao STF, caso decida insistir na candidatura de Lula. Mas o cenário é pouco provável

- O candidato a vice, Fernando Haddad, deve assumir a cabeça da chapa

Mãe é presa suspeita de cegar três filhos para receber benefícios do INSS

Sábado, 01 de Setembro de 2018


Uma mãe foi presa nesta quarta-feira (29) na cidade de Itabaiana (SE) suspeita de provocar a cegueira dos três filhos, duas meninas e um menino, com o objetivo de receber benefícios previdenciários.

Segundo Josefa Valéria Andrade, delegada do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) de Itabaiana, a Polícia Civil está investigando o que teria provocado a cegueira das crianças.

Consta no inquérito policial que, imediatamente após o diagnóstico da suposta doença, a suspeita requereu ao INSS o benefício financeiro correspondente e que não há nenhuma receita médica que comprove a origem dos medicamentos supostamente usados pelos filhos. As vítimas passam por acompanhamento médico.

“As crianças estão na guarda provisória de membros da família. Eu acredito que essa decisão seja revista. A vara da infância deve reavaliar essa questão e elas devem ser reabrigadas”, disse a delegada.

Ainda de acordo com a delegada, a mulher vai ser indiciada por lesão corporal gravíssima. Ela pede que quem tiver qualquer informação que possa ajudar a investigação colabore ligando para o Disque-Denúncia pelo número 181.

VIA BLOG DO BG / O Natalense

Vigilante é morto em distribuidora de alimentos na Zona Norte de Natal-RN

Sábado, 01 de Setembro de 2018


Um vigilante foi morto a tiros na noite dessa quinta-feira (30) em uma distribuidora de alimentos na Avenida Tomaz Landim, no bairro do Igapó, zona norte de Natal.

De acordo com a Polícia Militar, uma viatura passava pela região quando foi abordada por morados que afirmaram ouvir tiros dentro do estabelecimento. A viatura foi ao local que aparentava estar fechado. Eles chamaram pelo vigilante diversas vezes, mas ele não atendeu os policiais.

Após alguns minutos, duas funcionárias que trabalham no local abriram o imóvel e informaram que ouviram o som, mas que não imaginavam que fosse de dentro do depósito. Os policiais fizeram diligências no local e encontraram o corpo do vigilante.

Ele foi atingido por dois disparos, um no tórax e outro na cabeça e teve a arma roubada. Os moradores afirmaram que dois homens fugiram do local do crime após os disparos. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foi acionado e removeu o corpo do vigilante.

A Polícia Militar realizou diligências pela região, mas não obteve sucesso na captura. A investigação do crime ficará a cargo da Divisão de Homicídios da Polícia Civil.

VIA PORTAL NO AR / O Natalense

Motorista da Uber é preso suspeito de estuprar adolescente durante viagem em Caruaru, PE

Sábado, 01 de Setembro de 2018

Um motorista da Uber de 45 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (31) suspeito de estuprar um adolescente, de 14, durante uma viagem em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Por meio de nota, a Uber lamentou o crime e disse que “nenhum comportamento dessa natureza é tolerado e o motorista foi banido da plataforma assim que a denúncia foi feita”.

De acordo com a Polícia Civil, o jovem estava indo para o colégio quando o motorista desviou do percurso e obrigou a vítima a fazer sexo oral nele. O suspeito ainda ameaçou o adolescente caso ele contasse o que havia ocorrido para alguém, conforme informou a polícia.

Motorista suspeito de estupro foi preso em Caruaru (Foto: TV Asa Branca/Reprodução)

A vítima contou para os pais, que prestaram queixa na Delegacia de Polícia Civil. Em depoimento, o adolescente destacou que, durante a viagem, “nunca nenhum motorista fez tantas perguntas”.

À TV Asa Branca, o delegado Thiago Henrique, responsável pelas investigações, informou que o motorista colocou o órgão sexual dele na mão do adolescente. “Ele [o suspeito] foi preso por força de mandado de prisão. Vamos levá-lo para o IML [Instituto Médico Legal] para fazer exame de corpo de delito”, disse.

Ainda na nota, a Uber destacou que “repudia qualquer tipo de assédio ou violência” e que “está sempre à disposição para colaborar com as autoridades no curso de investigações ou processos judiciais, nos termos da lei”.

O motorista deverá ser encaminhado para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru.

G1 / Blog do BG



Governo aumenta para R$ 1.006 previsão para salário mínimo em 2019

Sábado, 01 de setembro de 2018

O aumento das estimativas de inflação fez o governo revisar para cima o valor do salário mínimo para o próximo ano. A proposta do Orçamento Geral da União para 2019, enviada nesta sexta-feira (31) ao Congresso Nacional, fixou em R$ 1.006 o salário mínimo para o primeiro ano do próximo governo.

Marcello Casal Jr/Arquivo/Agência Brasil

Em 2019, a fórmula atual de reajuste será aplicada pela última vez. Pela regra, o mínimo deve ser corrigido pela inflação do ano anterior, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos no país) dos dois anos anteriores.

De acordo com os Ministérios da Fazenda e do Planejamento, o valor do mínimo foi revisado para cima porque a estimativa de inflação pelo INPC em 2018 passou de 3,3% para 4,2%. O INPC mede a variação de preços das famílias mais pobres, com renda mensal de um a cinco salários mínimos.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que fixa parâmetros para o Orçamento do ano seguinte, estabeleceu o salário mínimo em R$ 99 . A previsão considerou o crescimento de 1% do PIB de 2017 mais estimativa de inflação pelo INPC de 3,3%. Inicialmente, o governo tinha proposto salário mínimo de R$ 1.002.

Agência Brasil


Propaganda educativa no trânsito confirma resultado ao reduzir 730 acidentes no RN

Sábado, 01 de Setembro de 2018


As campanhas de propaganda educativas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito do RN) vem sendo uma marca positiva para diminuição dos acidentes e mortes no trânsito no Rio Grande do Norte. A cada levantamento feito no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, a constatação da redução. Em recente estudo revelado pelo HWG, comparando o ano todo, ou seja 2016 e 2017, o número de pessoas acidentadas com motos reduziu de 8729 para 8010, foram 719 ocorrências a menos, uma economia a saúde pública do Estado. As campanhas são assinadas pelo projeto Vidas no Trânsito do Ministério Público do RN.

A redução de 10% é comemorada pelo Diretor Geral do Detran, Eduardo Machado. Para ele, as campanhas refletem o dia-a-dia da população e tem uma planejamento muito claro. “As campanhas educativas, a publicidade educativa, são feitas para salvar vidas, e o resultado está aí, com esses novos números do Hospital Walfredo Gurgel, nosso maior hospital de trauma. É uma grande economia que o estado vem tendo com uma redução considerável”, comenta.

Para o publicitário Odemar Neto, diretor da Executiva Propaganda, agência licitada do Detran para desenvolver e criar as campanhas, os novos números comprovam que a campanha vem atingindo o objetivo.

“O Detran terá agora com nova campanha sobre motos em setembro, justamente no mês nacional do trânsito. A estratégia será reduzir cada vez mais acidentes. Os números ainda são muito altos e um custo absurdo para o Estado. O novo conceito da campanha sugere reflexão ao piloto sobre as consequências de seus atos em cima da moto, principalmente a pressa de ganhar alguns segundos que podem ser fatais”, conta Odemar Neto.


Fonte: Blog do BG

Justiça Eleitoral derruba restrição que Intertv apresentou para receber propaganda eleitoral, com cobrança a partir de R$ 235,00

Sábado, 01 de Setembro de 2018

O juiz eleitoral Ricardo Tinoco de Góes derrubou, em decisão liminar em caráter de urgência, a restrição que Intertv Cabugi apresentou aos partidos e candidatos para veicular o material de campanha.

A decisão foi tomada em ação movida pela Rede, que contestou a cobrança de R$ 230 e R$ 375,00 para cada sinal de exibição, a depender da abrangência.

O partido, ainda reclamou que, na reunião com a emissora, os custos não foram apresentados e que eles só vieram ao conhecimento dos partidos no momento da entrega do conteúdo das inserções partidárias.

“A legislação admite a entrega física ou por meio eletrônico das mídias contendo a propaganda às emissoras, desde que deliberado em reunião para definição do plano de mídia. Ocorre que, impor aos partidos que o envio eletrônico se dê por intermédio de empresas homologadas pela Representada sem que se delibere sobre o ônus do pagamento quanto ao serviço correspondente torna a exigência juridicamente impossível, isto porque não se sabe se o destinatário da exigência dispõe de recursos financeiros para tanto”, observou o magistrado.

Com a decisão, a Intertv, que vinha admitindo o material eletronicamente pelo streaming, fica obrigada a receber as inserções fisicamente, sem custos para os candidatos.

Fonte: Blog do BG

Em 308 municípios brasileiros, registro de eleitores é maior do que de habitantes

Sábado, 01 de Setembro de 2018 

Foto: Wilson Dias / ABr

Em todo o brasil, 308 municípios possuem mais eleitores do que habitantes. Essas cidades são de pequeno porte e a maioria está situada em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em Goiás, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Segundo informações da Agência Brasil, o município com menor número de eleitores é também o menor do país em número de habitantes. Serra da Saudade, em Minas, possui 941 eleitores para 786 habitantes registrados.

A maior diferença entre esses índices está em Canaã, no Pará. A cidade possui 3.805 eleitores a mais do que habitantes. Cidades como Severino Melo, no Rio Grande do Norte, Maetinga, na Bahia, e Cumaru, em Pernambuco, também possuem mais de 3,2 mil eleitores em comparação com o número de habitantes.

Na outra ponta, o município que possui menos eleitores diante do número de habitantes é Balbinos, em São Paulo, com 5.532 habitantes e eleitorado de apenas 1.488. Outras cidades com proporção abaixo de 30% são Água Azul do Norte, São Félix do Xingu e Ulianópolis, todas no Pará.

De acordo com a publicação, o levantamento da confederação evidencia que essas disparidades ocorrem por conta da distinção entre os domicílios eleitoral e civil. "Morar numa cidade e votar na outra é possível, não é fraude. Não tem má-fé aí. São várias situações. São todos municípios de pequeno porte", esclareceu o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

O que também contribui para essa diferença é a concentração de eleitores em locais com maior atividade econômica e migração constante de grupos populacionais, a exemplo de ciganos e assentados. Além disso, outro motivo apresentado por Aroldi é o fato de que algumas cidades têm seu número real de habitantes subestimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cuja última atualização do censo foi feita em 2010.

PGR pede que o ministro do STF publique logo o acórdão do julgamento de Aecio Neves

Sábado, 01 de Setembro de 2018

Foto: EBC

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu nesta sexta-feira (31) que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso publique logo o acórdão do julgamento no qual o plenário aceitou a denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

De acordo com a Coluna do Estadão, formalidade é necessária para que a PGR dar andamento ao processo e possa iniciar a instrução penal, ou seja, as investigações de fato. Somente depois da publicação do acórdão, por exemplo, a defesa do senador pode apresentar recurso.

Lula é condenado a pagar indenização de R$ 31,1 milhões em caso de tríplex de Guarujá

Sexta, 01 de Setembro  de 2018 

Foto: Divulgação
O ex-presidente Lula foi condenado a pagar R$ 31,1 milhões referentes a multa, custas processuais e reparação por danos no caso do tríplex do Guarujá, em São Paulo. A condenação foi proferida pela juíza federal Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba. A Justiça Federal ainda permite que o atual candidato a presidente apresente uma proposta para parcelar a dívida em 15 dias.

O valor cobrado é referente às seguintes cobranças: Custas processuais: R$ 99,32; multa: R$ 1.299.613,46; reparação de dano: R$ 29.896.000. Lebbos pediu a abertura de conta judicial para que seja feito o depósito da quantia. A solicitação à Caixa Econômica Federal foi realizada na noite desta quinta (30). Caso Lula não pague os valores, será impedida a progressão do regime de pena, após o trânsito em julgado. A juíza também manteve a proibição de entrevistas a Lula no período eleitoral, pois considerou que ele está barrado pela Lei da Ficha Limpa e inelegível.

A juíza também determinou que a senadora Gleisi Hoffmann (PT) não atue como advogada do ex-presidente, por exercer mandato parlamentar, proibido por lei, em casos que envolvam sociedades de economia mista, como a Petrobras. “A manifestação da Justiça afronta duas decisões proferidas pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU que determinam, de um lado, que o Brasil se abstenha de realizar qualquer ato que possa gerar danos irreversíveis ao processo que tramita desde julho de 2016 perante aquela Corte Internacional e, de outro lado, que o país tome todas as providências necessárias para não impedir a candidatura de Lula e os direitos dela decorrentes, inclusive acesso adequado à imprensa e a membros de seu partido político. De acordo com a lei, nenhum valor é devido sem a existência de decisão condenatória definitiva, o que não existe em relação a Lula, que ainda aguarda o julgamento de recursos pelos Tribunais Superiores e com a real expectativa do reconhecimento da sua inocência" diz o comunicado do PT.

Temer adia reajuste de servidores da União para 2020

Sábado, 31 de Sábado de 2018 

Foto: Marcos Corrêa / PR

Após ouvir os apelos de sua equipe econômica, o presidente Michel Temer (MDB) decidiu adiar o reajuste salarial dos servidores da União para 2020. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (31). Até quarta (29), ele tinha decidido manter o aumento para o próximo ano.

Segundo informações do blog Valdo Cruz, do G1, o adiamento vai gerar uma economia de R$ 6,9 bilhões e ajudar a fechar as contas do governo em 2019. Assim, a equipe econômica do governo sustenta que terá condições de cumprir o teto dos gastos públicos e a meta fiscal definida para o ano que vem, com previsão de déficit de R$ 139 bilhões, realocando os recursos para as áreas sociais e investimentos.

Justiça proíbe Gleisi Hoffmann de atuar como advogada de Lula e visitá-lo na prisão

Sábado, 01 de Setembro de 2018 

Foto: Lula Marques / Agência PT

Presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, a senadora Gleisi Hoffmann foi proibida de atuar como advogada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Justiça Federal também proibiu a parlamentar de visitar o petista em qualquer dia da semana, como ela estava fazendo. Gleisi agora só poderá encontrar com Lula às quintas-feiras, dia destinado à visita de familiares e amigos.

A decisão foi tomada pela juíza Carolina Lebbos, na noite dessa quinta-feira (30). Segundo informações do jornal O Globo, a magistrada apontou que a lei não permite que integrantes do Poder Legislativo, como é o caso de Gleisi, defendam clientes em processos contra empresas públicas — Lula cumpre pena no processo do triplex do Guarujá, em que a Petrobras atua como assistente de acusação.

Nas redes sociais, Gleisi contestou a decisão, que chamou de "perseguição" ao ex-presidente Lula. Ela conta que foi "legalmente constituída" por ele para atuar como sua advogada na Justiça Eleitoral e não no processo da Operação Lava Jato. "Nem a ditadura militar proibiu advogados de se encontrarem com presos políticos que representavam", acusou.

De acordo com a publicação, a decisão judicial atendeu a um pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF). O órgão quer investigar de que forma o jornal italiano "La Reppublica" conseguiu uma entrevista com o ex-presidente e acusa a senadora de viabilizar a entrada do jornalista na Superintendência da Polícia Federal (PF). No mesmo despacho, a juíza aproveitou para negar pedidos de entrevistas e sabatinas feitos por outros jornalistas para entrevistar Lula, que luta na Justiça para ser candidato à Presidência da República (saiba mais aqui).

A decisão atingiu ainda o tesoureiro do PT, Emídio de Souza. Ele havia sido indicado por Gleisi para também atuar como advogado do ex-presidente.

Vacina contra sarampo e pólio atinge só 20% das crianças no país

Sábado, 01 de Setembro  de 2018 

por Natália Cancian | Folhapress
Foto: Reprodução / EBC

A poucas horas do fim da campanha nacional de vacinação contra sarampo e poliomielite, balanço do Ministério da Saúde aponta que cerca de 2,2 milhões de crianças entre um e cinco anos de idade ainda não foram vacinadas. O índice equivale a 20% do público-alvo da campanha, formado por 11,2 milhões de crianças nessa faixa etária. A vacina é indicada independente da situação vacinal anterior. O objetivo é reforçar a imunização e conter o avanço do sarampo no país, doença que já leva a surtos na região Norte.

Em meio a essa dificuldade, o Ministério da Saúde passou a orientar estados e municípios que ainda não atingiram a meta de vacinar 95% das crianças para que mantenham postos de saúde abertos por horário estendido neste sábado (1º). Na prática, a medida deve funcionar como um segundo "dia D" da campanha de vacinação. O primeiro ocorreu em 18 de agosto. A mobilização, porém, dependerá da adesão das secretarias de saúde. A recomendação é que pais verifiquem com a secretaria de seu município quais postos estarão abertos.

Até a manhã desta sexta-feira (31), apenas três estados já tinham alcançado a meta de vacinar até 95% das crianças dessa faixa etária: Amapá, Rondônia e Pernambuco. Em outros dez, o desafio é maior por estarem abaixo da atual média nacional de 80% das crianças vacinadas. Destes, o estado com o menor índice de vacinação é o Rio de Janeiro, seguido de Roraima e Distrito Federal. Apesar dos baixos índices, ainda não há decisão sobre uma possível prorrogação da campanha de vacinação a nível nacional. A situação dependerá da adesão ao segundo dia D.

Estados, porém, terão autonomia para esticar os prazos. No último fim de semana, por exemplo, novos dias de mobilização já haviam sido realizados em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo e Amapá.

Acusada de matar e enterrar bebê de um mês em Itabuna volta para a prisão

Sábado, 01 de Setembro de 2018


Foto: Reprodução / G1

A mulher suspeita de esquartejar, queimar e enterrar o filho de um mês , voltou a ser presa nesta quinta-feira (30), três dias depois de receber liberdade provisória, concedida durante audiência de custódia .

De acordo com a direção da Vara do Júri de Itabuna, Rosemare de Oliveira voltou à prisão após o promotor titular da Vara recorrer da decisão da audiência de custódia. Após o pedido da promotoria, a juíza titular decretou nova prisão preventiva à suspeita, e ela foi encaminhada para o Conjunto Penal de Itabuna.

De acordo com o G1, Rosemare passou por exame de sanidade mental na quarta-feira (29) e a previsão é que o resultado saia em 10 dias. Segundo a Justiça, essa avaliação deve definir se a acusada será presa ou encaminhada para o Hospital de Custódia, em Salvador, para tratamento. Rosemare é ré primária.

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

‘A professora que cola’: Fátima estreia guia eleitoral na TV abordando seu programa de governo e reacende polêmica sobre plágio nas redes

Sexta, 31 de Agosto de 2018


A candidata do PT ao governo do Rio Grande do Norte, senadora Fátima Bezerra, reacendeu a polêmica em torno de seu programa de governo, que no início da semana ganhou o noticiário até nacional por plagiar trechos do programa que Welligton Dias apresentou para disputar o governo do Maranhão em 2014.

O documento cadastrado por Fátima no Tribunal Regional Eleitoral trazia menções expressas ao povo do Piuaí. A polêmica, no entanto, tinha caído no esquecimento.

Mas no primeiro programa do guia eleitoral, exibido nesta sexta-feira (31), Fátima voltou ao assunto. Seu programa mostra uma série de especialistas e imagens de seminários regionais. A sequência é guiada pela própria Fátima, que narra o que se passa no vídeo.

“Ouvimos mais de 5 mil pessoas em todas as regiões. Todas as contribuições foram organizadar por equipe qualificada, formada por professores, especialistas da msis diversas áreas. Uma equipe que assim como eu se preocupa com você”, diz Fátima.

Imediatamente o assunto foi retomado nas redes, com críticas e ironias: “Ela precisou juntar essa povo todo para copiar o programa do Piauí?”, diz uma das postagens.

Fonte: Blog do BG

OPINIÃO DOS LEITORES:

  1. Sali Diniz
    Fátima Bezzera a Governadora que o Rio Grande do Norte precisa , não é atoa que ela está em primeiro Lugar em todas as pesquisas indicando que ela vai ser eleita no primeiro turno
  2. Francismar
    De sã consciência, o que Fátima Bezerra do PT tem a dar ao RN?
    O RN não precisa ser a Venezuela dos estados brasileiro.
    O RN não precisa ser entregue a pior opção política que tem.
    O RN não precisa passar pela incompetência demonstrada pelo PT em tudo que mete a mão.
    O RN não precisa de Fátima, muito menos do PT!

177° Homicídio em Mossoró 2018: Popular é executado com tiros de 12 dentro de casa no Rincão

Sexta, 31 de Agosto de 2018

O crime aconteceu por volta das 14h50min desta sexta feira 31 de agosto de agosto de 2018, no sítio Rincão na zona rural de Mossoró, região Oeste Potiguar.

Um jovem identificado como George da Silva Queiroz, com 20 anos de idade, foi executado com tiros de escopeta calibre 12 dentro de sua casa. Segundo a polícia militar que atendeu a ocorrência, três homens encapuzados chegaram na casa da vítima em um carro tipo celta de cor vermelha, invadiram a residência e executaram George com tiros na cabeça.

Após o crime os assassinos fugiram em direção a zona urbana de Mossoró e não foram identificados. A equipe da Delegacia de Homicídios esteve no local, conversando com familiares da vítima em busca de subsídios que ajudem na elucidação do crime.

O delegado Rafael Arraes, informou que até o momento não há informações sobre a motivação do crime, bem como a identificação dos assassinos. Arraes informou também que George tinha passagem pelo sistema prisional em Mossoró por prática de furto e que ainda não havia sido julgado por que os oficiais de justiça não conseguiram localizá-lo para intimá-lo a comparecer na justiça para audiência de instrução e julgamento.

George, que já havia sofrido um atentado a bala em julho de 2017, foi o terceiro membro da família assassinado em Mossoró. O irmão dele Mauro Jorge da Silva Filho foi raptado de dentro de casa e morto nas Malvinas em setembro de 2015. Outro irmão dele, João Lucas da Silva Queiroz, foi morto a tiros no Loteamento Santa Helena em junho de 2016.

Após o isolamento do local do crime, feito pelos Policiais da ROCAM do 12º BPM e a perícia pela equipe do ITEP, o corpo de George da Silva Queiroz, foi removido para o Instituto de Medicina Legal do ITEP onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento. Mossoró passa a contabilizar 177 homicídios em 2018.





Fonte: Fim da Linha

Prefeito de Santana do Acaraú é caçado pela Polícia após assassinar a tiros um ex-servidor municipal

Sexta, 31 de Agosto de 2018


O prefeito do município de Santana do Acaraú (a 230Km de Fortaleza) , Marcelo Arcanjo, policial federal aposentado, continua foragido. Ele está sendo caçado pela Polícia desde a noite de ontem (29), após assassinar, com três tiros, o ex-servidor da Prefeitura César Augusto do Nascimento. O crime chocou a população e mobilizou um forte aparato da Polícia Militar. Durante toda a noite de ontem e madrugada de hoje, buscas foram feitas em toda a região, mas o gestor não foi encontrado.

Segundo o relato de testemunhas, era por volta de 18h40, quando o prefeito foi até a casa da vítima, na Rua João Arcanjo de Maria, desceu do carro e pergunto onde César estava. Entrou na residência e chegou a cumprimentar o ex-servidor. Em seguida, sacou uma arma de fogo, encostou no abdome de César e efetuou os três disparos. César morreu na hora. Em seguida, Arcanjo tratou de fugir do local. Um detalhe importante foi revelado por testemunhas: ao chegar na casa da vítima, o prefeito já deixou o carro com o motor ligado, o que pode caracterizar uma premeditação.

César era servidor da Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú mas havia sido demitido por ordem do prefeito. Entre os dois criou-se uma inimizade que culminou, na noite desta quarta-feira, no assassinato.

Ao tomar conhecimento do fato, dezenas de pessoas se dirigiram ao local do crime e manifestaram revolta com o ato praticado pelo prefeito. Policiais do Destacamento da PM de Santana do Acaraú solicitaram reforço de outras unidades da PM de cidades vizinhas, como Sobral e Massapê. Equipes do 3º BPM fopram deslocadas com urgência para a cidade, assim como duas patrulhas do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), que estavam em patrulhamento na Zona Norte do estado.

O comandante do Policiamento do Interior Norte (CPI-Norte), coronel PM Gilvandro Oliveira, determinou que as buscas fossem iniciadas imediatamente e que o policiamento isolasse o local do crime para que o trabalho da Perícia Forense não fosse comprometido. Ainda durante a noite, as autoridades desmentiram os boatos de que o prefeito teria sido encontrado morto após ter praticado o suicídio. As diligências prosseguem na região.

O corpo do ex-servidor foi encaminhado ao Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) da cidade de Sobral, onde deve ser necropsiado na manhã desta quinta-feira


Via Fernando Ribeiro

São Miguel-RN: Adolescente é encontrado morto com requintes de crueldade

Sexta, 31 de Agosto de 2018


O corpo de Jailson Nunes de Souza de apenas 17 anos de idade foi encontrado dentro de um tambor, numa estrada carroçável que liga a RN 177 ao Sitio Olho D’Agua Danta, na zona rural de São Miguel no Oeste do Rio Grande do Norte.

O corpo do adolescente estava com um pano enrolado na cabeça, amarrado com cabos elétricos e arame farpado e já apresentava sinais de decomposição. Segundo informações da policia e da Guarda Civil de São Miguel, o menor estava desaparecido desde a ultima sexta feira, dia 24 de agosto.

A policia militar de São Miguel recebeu vários telefonemas informando os possíveis locais onde o corpo do adolescente estaria. Num dos locais indicados, já na tarde de Ontem, o corpo foi localizado dentro do tambor. O Sgt com sua equipe isolou o local e acionou a equipe de plantão no Itep em Mossoró para os procedimentos.

O perito criminal Eduardo Alexandre acredita que Jailson Nunes foi morto noutro local e transportado, já dentro do vasilhame para o matagal onde foi encontrado.

Segundo a policia, o adolescente era do tipo complicado e já havia sido detido varias vezes com denuncias de envolvimento com drogas e não descarta a possibilidade do crime está relacionado a briga de facções criminosas pelo domínio do trafico na região.


Fonte: O Câmera

Mais da metade dos alunos de 14 a 17 anos tem nota insuficiente em Português e Matemática

Sexta, 31 de Agosto de 2018

Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o mais importante exame brasileiro, estão sendo divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação
6.1k

Renata Cafardo e Victor Vieira, O Estado de S.Paulo



Mesmo no 3º ano do ensino médio, a maior parte dos jovens não sabe identificar a informação principal de uma reportagem ou calcular porcentagem Foto: SERGIO CASTRO/ESTADÃO

SÃO PAULO - Mais da metade dos alunos de 14 a 17 anos do País não aprendeu praticamente nada do esperado para as séries que estão cursando, tanto em Português quanto em Matemática. Mesmo no 3º ano do ensino médio, a maior parte dos jovens não sabe identificar a informação principal de uma reportagem ou calcular porcentagem, por exemplo.

Esses são alguns do resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o mais importante exame brasileiro, que mede desempenho dos alunos. A prova é feita pelo Ministério da Educação (MEC) para todos os estudantes do 5º ano e 9º ano do ensino fundamental e do 3º do médio desde 1995 nas escolas públicas. A rede particular este ano pôde se voluntariar para participar (até o ano passado, o MEC as selecionava por amostragem).

Os resultados do exame de 2017 foram divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo governo. Mais de 5,4 milhões de alunos participaram do Saeb. O desempenho de Português e Matemática é usado para compor o Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb), que inclui ainda dados de aprovação e reprovação.

PUBLICIDADE


O quadro é mais grave no ensino médio, em que 7 em cada grupo de 10 alunos estão nos níveis considerados insuficientes de aprendizagem nas duas disciplinas. “É uma das coisas mais preocupantes que a gente tem no País. Ou o aluno abandona a escola ou fica e não aprende nada”, diz o ministro da Educação, Rossieli Soares Silva.

O ensino médio é considerado por especialistas como a etapa mais preocupante da educação brasileira pelos altos índices de evasão e por ter um currículo distante dos jovens. Apesar dos resultados serem ruins em todas as etapas, estudantes do fundamental têm desempenho melhor. “Se continuar tudo como está, há possibilidade de, em 2021 e 2023, os alunos do fundamental já terem ultrapassado os médio”, afirma o ministro.

Os dados do Saeb mostram que, em três Estados, isso já aconteceu. No Ceará e no Amazonas, estudantes do 9º ano já têm nota maior que os do ensino médio em Português. Em Santa Catarina, isso acontece em Matemática. Isso quer dizer que se ambos fizessem a mesma prova, os mais novos se sairiam melhor.

O governo Michel Temer enviou ao Congresso por medida provisória - que depois se tornou lei - uma reforma para o ensino médio que flexibiliza o currículo e cria diversos caminhos que podem ser escolhidos pelos jovens, entre eles o ensino técnico.

A proposta é polêmica, principalmente pela dificuldade de estrutura e professores para oferecer as diferentes formações. Entre os candidatos à Presidência, há os que defendem a revogação da lei. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa, desenvolvida pelo atual governo, ainda não foi aprovada e também corre risco de ser mudada numa próxima gestão.
Fundamental

Na etapa de 1º ao 5º, o cenário é um pouco melhor, com 39% dos alunos nos mais baixos níveis de aprendizagem em Português e 33% em Matemática no Saeb. Foi também a média nacional que mais cresceu com relação ao último exame, em 2015. Passou de 208 para 215 (numa escola de 0 a mil) em Português e de 219 para 224 em Matemática. Mesmo sendo o melhor resultado, as crianças de 11 anos no Brasil, em geral, não são capazes de reconhecer o assunto de um poema ou uma tirinha, por exemplo.

Cerca de 5,46 milhões de alunos do fundamental e do médio fizeram a prova no ano passado. A previsão é que o ministério divulgue os resultados do Ideb na próxima semana. Pela primeira vez, os dados do Saeb e do Ideb foram divulgados separadamente. O ministério informou que o fatiamento da divulgação tem o objetivo de dar ênfase à discussão sobre aprendizagem.

Fonte: O Estadão 

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055