martins em pauta

sábado, 25 de abril de 2020

Covid-19: Governo do RN alerta para aumento de casos e alta taxa de ocupação de leitos

Sábado, 25 de Abril de 2020


Foto: Sandro Menezes

Com base na análise diária da evolução da pandemia do novo coronavírus, o secretário adjunto da Saúde Pública do Governo do RN, médico Petrônio Spinelli, considerou neste sábado (25) o momento como “delicado, por que os números crescem com gravidade e trazem a preocupação com a ocupação, por casos graves, de 41,5% dos leitos disponíveis.

O RN tem atualmente 3.928 casos suspeitos em 155 municípios. 781 casos confirmados em 53 municípios. 2.838 casos descartados, 40 óbitos em 17 cidades e 289 recuperados. Petrônio explicou que tudo o que está sendo feito pelo Governo e pelas equipes médicas nas unidades de saúde e hospitais fica neutralizado se o comportamento social não obedecer as regras de proteção. “A ocupação dos leitos hoje mostra isso. E já constatamos um tensionamento nas UPAs, pronto-socorros e hospitais. É preciso repetir: há forte necessidade de a população manter o isolamento social”.

Spinelli atribui o aumento dos casos à saída às ruas e a permanência das pessoas em filas, sem a devida proteção, para receber a ajuda de R$ 600,00 do Governo Federal e resolver problemas bancários. “Toda vez que há aumento de aglomerações, o impacto acontece 10 a 14 dias depois. A previsão é que os próximos dias serão dramáticos, pois vão refletir a saída das pessoas às ruas nos dias passados”, explica.

Sobre a descrição para serviços e atividades funcionarem, contidas no Decreto 29.634, Spinelli disse que não são medidas para as pessoas irem às ruas, mas para dar condições de melhor abastecimento e atendimento às necessidades essenciais, e permitir o isolamento. “Até agora o isolamento não alcançou o nível que precisamos. Talvez os próximos dias exijam medidas mais drásticas. A evolução das ocorrências vai dizer”.

Foto: Sandro Menezes

Médico sanitarista e secretário de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do RN, Jaime Calado informou que as medidas do decreto foram tomadas ouvindo o Comitê de especialistas e cientistas da UFRN, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS e da Fundação Oswaldo Cruz, que assessora a administração estadual, e em obediência às recomendações da OMS e do Ministério da Saúde. “Não há flexibilização e sim expressão na norma do que é atividade essencial. E, se observados os cuidados recomendados, não teremos impacto. Não vamos sair dessa sozinho. Temos que somar esforços, cada um fazendo sua parte”.

Jaime Calado também afirmou que “o uso da máscara é fundamental, única barreira entre você e o coronavírus. O uso da máscara reduz em mais de 90% a possibilidade de contágio. Nenhum país do mundo saiu dessa pandemia sem o uso generalizado de máscaras”.

Fonte: Blog do BG

Bandidos liberam 2 reféns e assalto a Americanas na Afonso Pena continua

O bandidos liberaram dois reféns mas ainda estão dentro da loja, mantendo clientes e funcionários como reféns.
Ao liberar um dos reféns e prestes a se entregar, os bandidos retornaram para dentro da loja.
Polícia Militar cerca o local e tenta negociação para por fim ao assalto.

Fonte: Blog do BG

Brasil registra 346 mortes por coronavírus nas últimas 24h, número de óbitos é 4.016; Com mais 5.514 casos, total chega a 58.509 infectados

Sábado, 25 de Abril de 2020



O Brasil contabiliza 4.016 óbitos e 58.509 casos confirmados de Covid-19, de acordo com dados divulgados neste sábado (25) pelo Ministério da Saúde.

Segundo a pasta, o país registrou 346 novas mortes de Covid-19 nas últimas 24 horas. Na última sexta-feira (24), o número de mortes era de 3.670 e 52.995 casos confirmados.

A taxa de letalidade do novo coronavírus no Brasil é de 9,4%, ainda segundo o ministério.

R7

Intercept é Fake News! MPRJ desmente reportagem sobre Flávio Bolsonaro

Sábado, 25 de abril de 2020


Segundo o site, que afirmou ter tido acesso a documentos sigilosos do MPRJ, Flávio Bolsonaro teria usado “rachadinha” para financiar prédios ilegais de milícia no Rio, apontando Adriano da Nóbrega como um dos principais nomes do esquema.

O Ministério Público do Rio de Janeiro veio a público, após a publicação da matéria, e afirmou que a publicação não retrata a verdade dos fatos. Leia a seguir:

“O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (GAECC/MPRJ), esclarece que, em relação à matéria publicada no site Intercept “Rachadinha de Flávio Bolsonaro financiou prédios ilegais da milícia no Rio”, veiculada neste sábado (25/04), a publicação não retrata a verdade dos fatos. E que, em razão do sigilo decretado nas investigações, não é possível fornecer outras informações no momento”.

Veja aqui no site do Ministério Público.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Natal tem décimo óbito em decorrência da Covid-19; RN contabiliza 41 mortes por coronavírus

Sábado, 25 de Abril de 2020


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, SMS-NATAL, informa que neste sábado (25), foi confirmado o óbito da décima vítima diagnosticada com a Covid-19, na capital potiguar. É a 41º morte provocada pelo coronavírus no Rio Grande do Norte.

A paciente, do sexo feminino, 83 anos, com históricos de pneumonias de repetição e de epilepsia, acamada por fratura de fêmur, buscou o serviço público em 20/04, sendo transferida para outra unidade com UTI em 21/04, evoluindo para óbito no dia 25/04.

Fonte: Blog do BG

Mais um: condenado a 100 anos de prisão foge após ir pra domiciliar

Sábado, 24 de abril de 2020


Condenado a 100 anos de prisão, o traficante Gerson Palermo, 62 anos, fugiu nesta quarta-feira poucas horas após ir para a prisão domiciliar, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Ele já foi apontado como uma das lideranças do PCC e tem extensa ficha criminal, que apresenta até sequestro de avião da Vasp.

O bandido foi beneficiado por liminar do desembargador Divoncir Scheirener Maran, durante o plantão judiciário no feriado de Tiradentes. Poucas horas depois, outro desembargador, devido à alta periculosidade e falta de laudos que atestassem as enfermidades alegadas, reverteu a liminar e mandou Gerson Palermo de volta para a prisão, mas foi tarde demais: às 20h foi identificado o rompimento da tornozeleira.

Agora, as autoridades policiais estão em alerta buscando a recaptura de Palermo.

Créditos: Campo Grande News / News Atual

Os erros e os acertos de Moro e Bolsonaro

Sábado, 25 de Abril de 2020

Sérgio Moro e Jair Bolsonaro

É um Fla x Flu e cada um vai se apegar a qualquer coisa para salvar seus heróis.

Como para mim heróis não existem.... resolvi fazer esse texto abrindo meu coração, até porque, preciso dormir em paz após tantas noites em claro.

Se você for ler esse texto com o objetivo de falar ela pulou do barco ou ela faz parte do rebanho de cegos, melhor tirar o cavalinho da chuva.... pra mim todos estão certos e errados....

Vamos lá:

Moro é a cara do combate à corrupção e ao crime organizado. Seu valor para a história do Brasil é imensurável!

Mas Moro mostrou que virou político.

Sua saída midiática pegou de surpresa até as pessoas mais próximas.

Não, Moro não saiu por causa do Valeixo.

Saiu porque viu que não iria para o STF e resolveu pensar em um plano B. O que não é condenável.

Uma das coisas que mais me assusta é que Moro, ao fazer isso, colocou de lado toda proteção a ele e a sua família. Moro sabe bem que sua cabeça vale muito!

Mas mesmo assim aceitou!

Moro poderia sair calado, mas não saiu.

Mas Moro cometeu um deslize: falou que largou 22 anos de Magistratura por algo melhor para sua família... e não, ser Ministro não era melhor....

Moro saiu para ir ao STF....e não deu certo!

Se ele foi enganado ou se enganou, acho cedo para saber!

Já Bolsonaro fez um discurso forte...

Mas cometeu alguns deslizes: o principal foi ele ter falado que não vê problema em um presidente falar com delegados da PF.

É sim, há!

É claro que Bolsonaro não se conforma que só o Adelio vai pagar por tudo que aconteceu com ele....

E nós sabemos que tem mais gente por trás!

O problema é que isso não dá a ele, como presidente, cobrar que Moro interfira nisso!

Não pode!

Bolsonaro disse que Moro não o estava como Ministro.... mas até ontem Moro era o troféu de Bolsonaro!

Bolsonaro se sentiu traído e resolveu revidar o ataque...

Já percebeu que criou um adversário político que considerava aliado.

Nessa guerra todo mundo está errado e todo mundo tem razão.

Eu continuarei torcendo pelo Moro e pelo Bolsonaro!!

Seus acertos são muito maiores que seus erros!!

Deus proteja o Brasil!

Flavia Ferronato. Advogada. Coordenadora Nacional do Movimento Advogados do Brasil.

José J. de Espíndola

Engenheiro Mecânico pela UFRGS. Mestre em Ciências em Engenharia pela PUC-Rio. Doutor (Ph.D.) pelo Institute of Sound and Vibration Research (ISVR) da Universidade de Southampton, Inglaterra. Doutor Honoris Causa da UFPR. Membro Emérito do Comitê de Dinâmica da ABCM. Detentor do Prêmio Engenharia Mecânica Brasileira da ABCM. Detentor da Medalha de Reconhecimento da UFSC por Ação Pioneira na Construção da Pós-graduação. Detentor da Medalha João David Ferreira Lima, concedida pela Câmara Municipal de Florianópolis. Criador da área de Vibrações e Acústica do Programa de Pós-Graduação em engenharia Mecânica. Idealizador e criador do LVA, Laboratório de Vibrações e Acústica da UFSC. Professor Titular da UFSC, Departamento de Engenharia Mecânica, aposentado.

Jornal da Cidade Online

[VÍDEO] TORNADO DE BAIXA INTENSIDADE APARECE EM SERRA DO MEL-RN; 'NÃO É COMUM' DIZ METEOROLOGISTA

Sábado, 25 de Abril de 2020



Video mostra o fenômeno que aconteceu no município de Serra do Mel, na região Oeste potiguar.


Fenômeno foi visto em Serra do Mel — Foto: Reprodução

Um tornado de baixa intensidade apareceu no céu e chamou a atenção de moradores do município de Serra do Mel, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Um deles registrou um vídeo do fenômeno sendo visto da Vila Piauí, localidade do município.

De acordo com o meteorologista José Espínola Sobrinho, da Ufersa, esse tipo de tornado não é comum no estado. "Não é comum esse tipo de tornado por aqui. Ele acontece na região Sul, Sudeste, em Santa Catarina tem muito. No Amazonas e no Maranhão também aparecem. Mas no semiárido nordestino é raro. Quando acontece é na caatinga e na época mais seca do ano. E ele acontece de forma mais fraca, mas com aquela intensidade, não", falou.

O professor explicou que não é possível perceber pelas imagens que analisou se a base do fenômeno é no mar, o que poderia ser considerado uma tromba d'água. Ele disse que o RN tem vivido fenômenos atípicos neste ano. E há uma possível explicação.


José Espínola é meteorologista da Ufersa — Foto: Amanda Freitas

"Esse ano está sendo muito atípico. Tivemos também aquela nuvem rolo que apareceu em Upanema, um raio recente que matou vários bois no interior do estado. Isso significa que tem muita energia na atmosfera, porque o Oceano Atlântico Sul está mais aquecido. Por isso, inclusive, as chuvas. O oceano está quente desde dezembro. Em 40 anos que trabalho com isso, nunca tinha visto o oceano de dezembro a maio quente", comentou.

José Espínola explicou que os tornados são fenômenos que acontecem em função de "uma grande diferença de temperatura entre duas massas de ar e uma grande diferença de pressão atmosférica".

Esse encontro entre duas massas de ar, nessas condições, faz com que os ventos entrem em movimento circular. "Eles formam uma coluna vertical em que a velocidade do vento está geralmente acima de 70 km/h a até 100 km/h nos tornados mais simples".

Segundo o professor José Espínola, o tornado visto em Serra do Mel está em uma configuração de 0 ou no máximo 1 em uma escala que pode chegar a até 5 em relação à velocidade. "O tornado de configuração 5 de velocidade do vento pode chegar a até 320 km/h. Eu acredito que esse aqui deve ter sido um de índice 0 ou 1 em que a velocidade do vento fica aí em torno de até 100 km/h", reforçou.


G1-RN / Passando na Hora

MOSSORÓ DETERMINA ABERTURA DO COMÉRCIO E A OBRIGATORIEDADE DAS MÁSCARAS

Sábado, 25 de Abril de 2020


Novas determinações consideram o aumento da oferta de leitos de UTI e a atual taxa de ocupação dos existentes na cidade.


O decreto 5.662 apresenta ainda o modelo de cartaz que deve ser afixado nos locais abertos com orientações de higiene e saúde Foto: Pedro Vitorino

A Prefeitura de Mossoró publicou nesta quinta-feira (23) o Decreto 5.662 que altera o Decreto 5.631, de 23 de março de 2020, e dispõe sobre as medidas temporárias adicionais de prevenção, controle e enfrentamento ao contágio pelo novo coronavírus. Dentre as medidas, a flexibilização do funcionamento para alguns segmentos do comércio e serviços.

As novas determinações consideram o aumento da oferta de leitos de UTI e a atual taxa de ocupação dos existentes na cidade de Mossoró, entre outras iniciativas adotadas pelo Poder Público Municipal.

De acordo com o documento, está autorizado o funcionamento de serviços de assistência técnica de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e manutenção predial, incluindo elevadores, máquinas e motores; óticas e serviços óticos; venda de materiais e insumos para a construção civil, incluindo materiais elétricos e ferragens; venda, revenda e locação de automóveis, motocicletas e bicicletas; serviços de higiene pessoal, incluindo barbearias, cabeleireiros e manicures, exclusivamente para atendimento com hora marcada.

Os estabelecimentos com autorização para funcionamento devem, entre outras medidas: observar a capacidade máxima de 1 pessoa a cada 9 m² (nove metros quadrados); manter o distanciamento de 1,5 metros (um metro e meio) entre as pessoas, incluindo clientes e funcionários, inclusive com a organização de filas do lado de fora do estabelecimento, se necessário, para controlar a entrada das pessoas de acordo com o número máximo permitido; definir acessos específicos para entrada e para saída, além de disponibilizar no mínimo 1 funcionário para organização e controle das filas, nas áreas internas e externas dos estabelecimentos, obedecendo o distanciamento de 2 (dois) metros entre as pessoas, a fim de evitar aglomerações.

Outra determinação é que os clientes devem estar usando máscara no interior do estabelecimento.
Os demais comércios e serviços, incluídos entre os não essenciais, devem manter as atividades suspensas até o dia 05 de maio.

O decreto 5.662 apresenta ainda o modelo de cartaz que deve ser afixado nos locais abertos com orientações de higiene e saúde.

A todo o vapor, Tarcísio não para e já entregou 12 obras durante a quarentena (veja o vídeo)

Sábado, 25 de Abril de 2020

Tarcísio Gomes de Freitas


Nesta quinta-feira, 23, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou em coletiva da imprensa, que todo o trabalho em obras de investimentos do Governo Federal em prol da população, não parou em nenhum momento.

Segundo Tarcísio, o Ministério da Infraestrutura já entregou 12 obras durante período da pandemia.
“Entregamos 21 km de duplicação na BR - 101 no Nordeste, 9 km na BR - 381 em Minas Gerais, 22 km na BR - 116 no Rio Grande do Sul, ponte na BR - 367 também em Minas”, escreveu Tarcísio em suas redes sociais.
O trabalho não parou, e ainda foram entregues obras como a sala de embarque do Aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina e portos em Parintins, no Amazonas, entre outras obras do Ministério.
“Trabalho segue”, disse o ministro.
Confira:
da Redação / Jornal da Cidade Online

Bolsonaro faz curiosa revelação sobre o diretor da OMS (veja o vídeo)

Sábado, 25 de Abril de 2020

Fotomontagem: Tedros Adhanom e Jair Bolsonaro

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem se mostrado muito abaixo do necessário para a grande responsabilidade que exerce no mundo. Polêmicas e revelações chocantes sobre o órgão tem vindo a tona durante essa pandemia.

Nesta quinta-feira, 23, uma nova e importante informação sobre a OMS foi dada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Em sua tradicional 'live', o presidente desmascarou a hipocrisia da organização, revelando que o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, não é médico.
“Eu estou respondendo a processo dentro e fora do Brasil, estou sendo acusado de genocídio por ter defendido uma tese diferente da OMS. O pessoal fala tanto de seguir OMS… o diretor-presidente da OMS é médico? Não é médico”, rebateu Bolsonaro.
De fato, Tedros realmente não é médico. O diretor-geral da OMS é um político etíope, e sua formação acadêmica é em biologia, não em medicina.
O chefe do Executivo ainda fez uma comparação usando a Caixa Econômica Federal.
“Mesma coisa que falar aqui no Brasil que o presidente da Caixa não fosse alguém da economia. Não tem cabimento. Se eu fosse presidente da Caixa, não iria fazer nada”, disse.
Confira:
da Redação /Jornal da Cidade Online

Famílias relatam 'sumiço' de cadáveres de vítimas da Covid-19 no Equador

Sábado, 25 de Abril de 2020

Foto: Divulgação

Atrás apenas do Brasil, o Equador se tornou, nesta quinta-feira (23) o segundo país com mais casos de coronavírus na América Latina. Isso porque as autoridades locais dobraram o número oficial de pessoas infectadas pela doença. Segundo o balanço, são 22.160 casos confirmados, que resultaram em 1.028 mortes.

Ainda assim, a falta de testes ainda permite pensar que o número de casos é maior ainda. Em meio ao colapso do sistema de saúde equatoriano, famílias de pessoas que morreram em decorrência da Covid-19 relatam que há uma incerteza sobre a destinação dos cadáveres dos parentes.

Segundo reportagem da RFI, é o caso da família de Rosa Elena Alvarado, de 82 anos. Ela morreu no dia 30 de março, vítima de um ataque cardíaco, em um hospital de Guayaquil - epicentro da doença no país. De acordo com a publicação, o hospital não quis entregar o corpo à família pois registrou ela como falecida devido ao coronavírus. Desde então, não se sabe onde o corpo está.

SUBNOTIFICAÇÃO

O Ministério da Saúde do Equador, em decorrência da falta de testes para avaliar mortes por Covid-19, também mantém um relatório com os "prováveis óbitos" pela doença. Ou seja, aquelas pessoas que morreram com os sintomas do coronavírus, mas que não foram devidamente testadas. Com o acréscimo desse balanço, o número total de óbitos no país seria de cerca de 1.500.

No entanto, esse número pode ser ainda maior. O número de mortes de 2019 para março de 2020 praticamente dobrou em Guayas, onde fica a cidade de Guayaquil. Em abril, o número quadriplicou. Do dia 1º de março até o dia 15 de abril, cerca de 8 mil mortes a mais foram registradas pelo Estado civil na província.

O Equador tem cerca de 17,5 milhões de habitantes, e só está atrás do Brasil, que tem mais de 200 milhões de habitantes, em número de casos.

Nota técnica Anvisa lista produtos que podem substituir álcool 70% na limpeza de superfícieis

Sábado, 25 de Abril de 2020 

Foto: Reprodução/Pixabay

Alternativas para higienização de superfícies com produtos que podem substituir o álcool 70% foram listadas em uma nota técnica publicada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quinta-feira (23). Em meio à pandemia do novo coronavírus, a recomendação para limpeza de superfícies foi reforçada. O objetivo da divulgação da Anvisa é fornecer alternativas ao uso de produtos à base de álcool, diante do aumento da procura por esses itens no mercado. 

A Agência destacou que estudos mostram que desinfetantes domésticos comuns, incluindo sabão ou uma solução diluída de alvejante, podem desativar o coronavírus em superfícies, uma vez que o vírus tem uma camada protetora de gordura que é destruída por esses produtos. 

De acordo com a Agência, estudos mostram que desinfetantes domésticos comuns, incluindo sabão ou uma solução diluída de alvejante, podem desativar o coronavírus em superfícies, uma vez que o vírus tem uma camada protetora de gordura que é destruída por esses produtos. 

Na publicação da Anvisa, a entidade ressalta que a maioria dos desinfetantes levam de cinco a dez minutos de contato para inativar microrganismos. Após a aplicação do produto, é necessário esperar esse tempo para que ele faça efeito. Portanto, não é recomendada a limpeza imediata da superfície logo após o uso do desinfetante, dando o prazo suficiente para a destruição do vírus. 

Segundo as informações da nota, o uso de toalhas com desinfetante é útil para a limpeza, mas como a superfície higienizada não permanece molhada por mais do que alguns segundos, provavelmente essas toalhas não são muito úteis contra o coronavírus.

A água sanitária e os alvejantes comuns podem ser diluídos para desinfetar pisos e outras superfícies (com tempo de contato de 10 minutos).

Brasil tem mais de 52,9 mil infectados pela Covid-19; nº de mortos é de 3.670

Sábado, 25 de Abril de 2020 

Foto: Reprodução / TV Globo

Conforme dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, até a tarde desta sexta-feira (24), 52.995 casos confirmados da Covid-19 e 3.670 mortes em decorrência da doença. Nas últimas 24h, o acréscimo do número de infectados foi de 3.503 registros e o de mortos 357. 

O estado de São Paulo é o mais afetado pela doença, com 17.826 casos e 1.512 mortos. Em seguida aparece o Rio de Janeiro, com 6.282 registros da doença e 570 mortos.

Vacina contra coronavírus é testada com sucesso em macacos, diz laboratório

Sábado, 25 de Abril de 2020


Material usado na pesquisa de uma vacina para o Covid-19, em imagem de 26 de março de 2020 — Foto: Douglas Magno/AFP

Uma vacina experimental contra o novo coronavírus apresentou pela primeira vez resultados promissores quando aplicada em um grupo de macacos, segundo o laboratório chinês Sinovac Biotech, que fez o experimento nesta sexta-feira (24). A informação é da agência de notícias France Presse.

Os resultados ainda precisam ser validados pela comunidade científica.

Para chegar a uma vacina efetiva, os pesquisadores precisam percorrer diversas etapas, passando por testes pré-clínicos, que podem ser in vitro ou em animais; e depois para os ensaios clínicos. Estima-se que uma vacina eficaz levará entre 12 e 18 meses para ser produzida.

Um balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), com dados até 20 de abril, aponta que até agora ao menos 76 pesquisas de vacinas estão em andamento em todo o mundo – 71 em fase pré-clínica e 5 em fase clínica.

Nesta sexta, a OMS anunciou o lançamento de uma iniciativa colaborativa para medicamentos, testes e vacinas contra a Covid-19. Segundo a OMS, a iniciativa – chamada de Access to Covid-19 Tools Accelerator, ou o ACT Accelerator –, irá tornar as tecnologias contra a doença “acessíveis a todos que precisam delas, no mundo inteiro”.

Os testes da vacina contra Covid-19 em macacos

Usando patógenos inertes do vírus que causa a Covid-19, a vacina foi ministrada em oito macacos Rhesus, que depois foram contaminados artificialmente, de acordo com os resultados do estudo, publicado pelo gigante farmacêutico Sinovac Biotech.

“Os quatro macacos que receberam a vacina em alta dose não tinham vestígios do vírus nos pulmões sete dias após a contaminação”, afirmou o laboratório.

Outros quatro macacos, que receberam a mesma vacina, porém em doses mais baixas, apresentaram maior carga viral no corpo. Este grupo também conseguiu resistir à doença.

“Estes são os primeiros dados sérios que eu vejo sobre uma vacina experimental”, disse Florian Krammer, virologista da Escola de Medicina Icahn em Nova York, no Twitter.

“A questão é se essa proteção dura muito tempo”, questionou a imunologista Lucy Walker, da University College London.

Além do experimento do Sinovac, Pequim aprovou outros dois testes de vacina: um, em Hong Kong; e outro, em Wuhan, onde o patógeno emergiu no final do ano passado.

Testes de vacinas contra Covid-19 em humanos

Grupos farmacêuticos e laboratórios ao redor do mundo estão disputando uma corrida contra o tempo para desenvolver tratamento eficaz e uma vacina contra o Covid-19, que matou mais de 190 mil pessoas em todo mundo.

A Sinovac iniciou testes clínicos desta mesma vacina em seres humanos em 16 de abril. Consultada pela AFP, o laboratório não quis fazer comentários.

O laboratório americano Moderna também anunciou que está fazendo testes.

Nesta semana, o governo da Alemanha aprovou os primeiros testes clínicos de uma vacina contra o novo coronavírus. Duzentas pessoas saudáveis vão participar na primeira fase.

No Reino Unido, pesquisadores já testam outra vacina. Um dos cientistas da Universidade de Oxford disse que, se tudo der certo, as doses estariam disponíveis para o público no outono europeu, primavera no Hemisfério Sul. O laboratório já está produzindo a vacina em larga escala durante os testes, e assumiu o risco de jogar tudo fora se o produto for reprovado.

Etapas da vacina

Para chegar a uma vacina efetiva, os pesquisadores precisam percorrer diversas etapas. Entre elas está a pesquisa básica – que é o levantamento do tipo de vacina que pode ser feita. Depois, passam para os testes pré-clínicos, que podem ser in vitro ou em animais, para demonstrar a segurança do produto; e depois para os ensaios clínicos, que podem se desdobrar em outras quatro fases:

Fase 1: feita em seres humanos, para verificar a segurança da vacina nestes organismos
Fase 2: onde se estabelece qual a resposta imunológica do organismo (imunogenicidade)
Fase 3: última fase de estudo, para obter o registro sanitário
Fase 4: distribuição para a população

G1

Psicólogo explica o que leva pessoas a negar situações como a pandemia do novo coronavírus

Sábado, 25 de Abril de 2020

ASSISTA AQUI

A imprevisibilidade da natureza e o adoecimento do corpo são dois fatores que, segundo o psicólogo Pedro Gabriel, podem levar algumas pessoas a negarem situações como a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o profissional, angústia e sofrimento provocam resistência psicológica à doença e devem ser tratados com terapia para entender a gravidade do problema.

“Nessa questão [da pandemia], se trata de um mecanismo de defesa, tal como Freud descreveu. Ou seja, o indivíduo pode se ver numa situação excessivamente dolorosa, perigosa, inóspita. Diante da dificuldade, ele distorce [a realidade] para torná-la um pouco aceitável”, explicou.

Segundo Pedro Gabriel, de alguma maneira, todas as pessoas distorcem um pouco o que estão vendo no entorno.

“A nossa realidade é construída apenas em parte com os estímulos que vem de fora. Muito do que a gente consegue enxergar da vida é fruto das nossas histórias passadas, da nossa estrutura psicológica. Não existe a realidade objetiva que se impõe e obriga as pessoas a enxergarem as mesmas coisas sempre”, disse o psicólogo.

O risco da negação da realidade é a exposição da própria saúde e a das pessoas próximas à doença. De acordo com o psicólogo, se trata de um sofrimento silencioso, ainda que não seja identificado pela pessoa que se encontra nessa situação.

“É um convite ao desespero que precisamos recusar e identificar em nós a importância de perceber que o medo não é um bom conselheiro”, afirmou o psicólogo Pedro Gabriel.

De acordo com o profissional, a alternativa para buscar a consciência do problema é procurar uma ajuda especializada, como sessões de terapia ou análise. “Falar sobre o sofrimento é sempre libertador. Falar do que não somos capaz de entender”, disse.

Com informações do G1 -PE

sexta-feira, 24 de abril de 2020

CAIXA ECONÔMICA VAI ABRIR AGÊNCIAS EM 11 CIDADES DO RN NESTE SÁBADO (25)

Sexta, 24 de Abril de 2020

Atendimento ao público vai acontecer entre as 8h e as 12h.


A Caixa Econômica Federal vai abrir 13 agências em 11 cidades no Rio Grande do Norte, entre as 8h e as 12h deste sábado (25). As unidades vão funcionar para saque de INSS sem cartão, saque de seguro-desemprego e defeso sem cartão e senha, saque do bolsa família e outros benefícios sociais também sem cartão e senha, pagamento de abono salarial e FGTS, saque de conta salário e desbloqueio de cartão e senha de contas. Confira no fim da matéria a lista de agências que vão funcionar.

Segundo a Caixa, as unidades terão fluxo de clientes controlado e, nas salas de autoatendimento, será permitida a entrada de um ou dois clientes por máquina, de acordo com o espaço físico disponível.

As medidas visam a manter o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, para evitar possíveis contágios pela Covid-19. Além disso, está sendo providenciada sinalização para delimitação nos pisos externos das agências para manutenção do afastamento social.

O banco também afirma que reforçou seu protocolo de higienização das unidades, priorizando a higienização das superfícies de contato humano, portas de entrada, maçanetas e vidros do entorno, teclados dos caixas eletrônicos, balcões de caixa e torneiras e aparelhos sanitários com periodicidade mínima de seis vezes ao dia.
Confira as agências que abrirão no RN:

Natal Alecrim (Zona Leste)
Parnamirim
Natal Potengi (Zona Norte)
Ceará-Mirim
São Gonçalo do Amarante
Goianinha
Macaíba
Mossoró
Mossoró Terra do Sal
Pau dos Ferros
Caicó
Currais Novos
Santa Cruz

Fonte: Passando na Hora

Bolsonaro diz que não cometeu interferências, cita inconformismo com inquérito no caso Adélio e fala que cobrava informações para tocar os rumos do país

Sexta, 24 de Abril de 2020


Foto: Reprodução

Em pronunciamento nesta sexta-feira(24), Bolsonaro cita interferências comentadas por Moro, por sua parte, como apelos as autoridades da PF e ao ex-ministro nos casos Adélio Bispo, com a facada. Presidente diz não se conformar com inquérito. “Não é interferência”.

Ainda no pronunciamento, Bolsonaro lembrou o porteiro na investigação do assassinato de Marielle Franco. Disse que o ex-ministro, naquela ocasião, estava mais voltado a dar esclarecimentos sobre o caso. Não fosse o filho, as dúvidas estariam pairando até hoje.

Em resumo, o presidente ainda disse que cobrava a Moro informações diárias da Polícia Federal com o objetivo de se tocar os rumos do país. Falou também que interage com qualquer um do governo ou com qualquer membro do primeiro escalão, citando diálogos com a Abin. “Jamais pecarei por omissão”, disse em trecho.

Aras pede inquérito sobre Bolsonaro no Supremo

Sexta, 24 de Abril de 2020

Augusto Aras acaba de enviar ao Supremo um pedido para investigar possível tentativa de Jair Bolsonaro de interferir em investigações da Polícia Federal. A primeira providência será um depoimento de Sergio Moro.

O inquérito vai analisar se estão configurados os crimes de falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de justiça, corrupção passiva privilegiada, denunciação caluniosa e crime contra a honra.

Segundo a PGR, a investigação partirá das declarações de Sergio Moro. Por isso, o ex-ministro também poderá ser investigado caso tenha acusado falsamente o presidente.

“A dimensão dos episódios narrados revela a declaração de Ministro de Estado de atos que revelariam a prática de ilícitos, imputando a sua prática ao Presidente da República, o que, de outra sorte, poderia caracterizar igualmente o crime de denunciação caluniosa”, aponta o procurador-geral”.

O procurador-geral quer que Moro “apresente manifestação detalhada sobre os termos do pronunciamento, com a exibição de documentação idônea que eventualmente possua acerca dos eventos em questão”.

“Uma vez instaurado o inquérito, e na certeza da diligência policial para o não perecimento de elementos probatórios, o procurador-geral da República reserva-se para acompanhar o apuratório e, se for o caso, oferecer denúncia”, conclui Augusto Aras no pedido.

O Antagonista

“No dia que eu tiver que me submeter a qualquer um subordinado meu, eu deixo de ser o presidente”, diz Bolsonaro

Sexta, 24 de Abril de 2020

Imagem: reprodução/YouTube

“No dia que eu tiver que me submeter a qualquer um subordinado meu, eu deixo de ser presidente”, disse Bolsonaro sobre a relação com ministros e indicação para cargos. E completou, “jamais pecarei por omissão”.

Bolsonaro diz que Moro fez “acusações infundadas”

Sexta, 24 de Abril de 2020

Image: reprodução/Youtube

Jair Bolsonaro disse que as revelações de Sergio Moro em seu pronunciamento de despedida do cargo de ministro da Justiça foram “infundadas”.

“Ele resolveu marcar uma coletiva e fez acusações infundadas. Eu lamento. Para muitos, vai deslustrar sua tão defendida biografia”, afirmou Bolsonaro.

“Se ele quer ter independência, como eu tenho, poderia ter vindo candidato em 2018. Agora, eu não posso conviver, ou fica difícil a convivência, com uma pessoa que pensa bastante diferente de você.”

O Antagonista

Bolsonaro diz que Moro aceitaria demissão de Valeixo depois de ser indicado para o STF

Sexta, 24 de Abril de 2020

Imagem: reprodução/YouTube

Mais cedo, nesta sexta, Sergio Moro anunciou demissão do cargo porque, segundo o ex-ministro, Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal ao decidir demitir o diretor-geral da Polícia Federal, Mauricio Valeixo. Moro não aceitou.

“Mais de uma vez, o senhor Sergio Moro disse para mim: ‘Você pode trocar o Valeixo sim, mas em novembro, depois que o senhor me indicar para o STF'”, declarou Bolsonaro.


Com informações do G1

INSS começa a pagar parcela do 13º salário nesta sexta a 30,7 milhões

Sexta, 24 de Abril de 2020

Valor total a aposentados, pensionistas e pessoas que recebem outros auxílios chega a R$ 23,7 bi. Especialistas dão dicas sobre uso do dinheiro.


Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a receber nesta sexta-feira (24) a primeira parcela do 13º salário, conhecido como abono anual. O depósito será realizado até 8 de maio, (veja calendário completo ao final do texto).

A medida foi uma das anunciadas pelo governo federal para auxiliar no combate à crise econômica trazida pela pandemia de covid-19. Dessa forma, os beneficiários terão em mãos o dinheiro que tradicionalmente recebem apenas no segundo semestre.

Segundo o INSS, 30,7 milhões de beneficiários receberão a primeira parcela do 13º, o equivalente a R$ 23,7 bilhões. Nesta primeira parcela, é realizado o desconto Imposto de Renda proporcional para segurados com até 64 anos de idade e que têm renda mensal acima de R$ 1.903,98.

Entre os beneficiados estão: 

- aposentados
- beneficiários do auxílio-doença
- beneficiários do auxílio-acidente
- beneficiários do auxílio-reclusão
- beneficiários da pensão por morte
- beneficiários de salário-maternidade

A consulta ao valor exato está disponível pelo app Meu INSS ou pelo site meu.inss.gov.br.

A segunda parcela para quem ganha até um salário mínimo será paga a partir do dia 25.

Como usar

Para Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), o valor da antecipação vai acabar ajudando não apenas o aposentado ou pensionista, mas também parentes e amigos que estão desempregados ou tiveram o trabalho interrompido por causa das quarentenas.

A melhor estratégia, segundo ele, dependerá da situação financeira do indivíduo. "Se a pessoa não tiver nada, tem que preservar ao máximo esse valor e priorizar os gastos com alimentação, saúde e educação", avalia. É importante fazer essa reserva financeira e deixar de lado gastos com cartão de crédito, financeiras etc. 

Pra aquelas pessoas que já têm uma outra renda é mais fácil planejar o uso do dinheiro. Domingos chama a atenção, no entanto, que deve-se considerar que a pandemia vai durar pelo menos alguns meses, segundo as previsões dos médicos, e que os efeitos na economia serão prolongados. 

Por se tratar de uma quantia relativamente pequena - a metade do benefício recebido pelo segurado - uma das opções é usar a primeira parcela justamente para o enfrentamento da crise, segundo Ricardo Teixeira, coordenador do MBA de gestão financeira da FGV. Ele afirma que os idosos podem usar esse reforço no caixa para evitar idas constantes ao supermercado. Esse público é o mais vulnerável à doença covid-19, causada pelo novo coronavírus.

Teixeira diz que o ideal é colocar em casa produtos de primeira necessidade. “Não se trata de fazer um estoque, mas comprar alguns produtos que permitam à pessoa ficar sem ir ao mercado por um prazo de duas ou três semanas, evitando exposição”, afirma.

Se sobrar algum recurso, uma opção é colocar o dinheiro na poupança ou em conta-corrente que funcione com aplicação automática, mas sem carência. “É possível aplicar em investimento sem carência, que a pessoa não precise esperar para retirar. Não é o momento de outro tipo de investimento, em outro momento seria, mas agora não. É um dinheiro para dar um pouco mais de segurança”, diz.

Para Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor-executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), aposentados e pensionistas podem aproveitar o dinheiro para comprar seus medicamentos e quitar eventuais dívidas.

“Se ele está pegando o dinheiro agora, vai fazer falta lá na frente, é preciso saber disso. Ele pode antecipar a compra de remédios que precisa tomar normalmente. Outra opção interessante é guardar na poupança”, afirma.

Veja o calendário da primeira parcela:

Para quem ganha até um salário mínimo:

Final 1: 24/04
Final 2: 27/04
Final 3: 28/04
Final 4: 29/04
Final 5: 30/04
Final 6: 04/05
Final 7: 05/05
Final 8: 06/05
Final 9: 07/05
Final 0: 08/05

Para quem ganha mais de um salário mínimo:

Final 1 e 6: 04/05
Final 2 e 7: 05/05
Final 3 e 8: 06/05
Final 4 e 9: 07/05
Final 5 e 0: 08/05

Veja o calendário de pagamentos da segunda parcela:

Para quem ganha até um salário mínimo:

Final 1: 25/05
Final 2: 26/05
Final 3: 27/05
Final 4: 28/05
Final 5: 29/05
Final 6: 01/06
Final 7: 02/06
Final 8: 03/06
Final 9: 04/06
Final 0: 05/06

Para quem ganha mais de um salário mínimo:

Final 1 e 6: 01/06
Final 2 e 7: 02/06
Final 3 e 8: 03/06
Final 4 e 9: 04/06
Final 5 e 0: 05/06


(R7)

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055