martins em pauta

sábado, 1 de março de 2014

TSE derruba novas eleições de Carnaubais e alerta Mossoró


Estão suspensas as eleições suplementares no município de Carnaubais, por decisão da ministraLauriza Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O pleito ocorreria no dia 4 de maio.
A ministra acatou recursos do prefeito cassado e afastado Luizinho Cavalcanti (PSB), concedendo o direito de ele retornar ao cargo até o processo transitar em julgado no TSE.
Laurita Vaz entendeu que as eleições suplementares não podem ser realizada antes do processo percorrer todos os caminhos legais da lei.
Decisão parecida já havia sido tomada pelo presidente do TSE, ministro Marco Aurélio de Mello, com relação a Mossoró. Ele suspendeu as eleições suplementares, marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), que ocorreriam no dia 2 de fevereiro.
Por isso, não há qualquer garantia se Mossoró terá novas eleições. Aliás, o TRE-RN evitou publicar a resolução das eleições suplementares, que deveria circular desde ontem (28).

Fonte Cezar Santos

Defesa de Larissa entra com recurso para deputada concorrer as eleições em Mossoró



A deputada estadual, Larissa Rosado, do PSD, através de sua assessoria jurídica, entrou com um recurso junto a Procuradoria Geral Eleitoral, em Brasília.

Tenta reverter a cassação de seus direitos políticos para a mesma tenha condição de concorrer ao cargo de prefeito, nas eleições suplementares a Prefeitura de Mossoró.

O pleito está marcado para o dia 4 de maio.

A anúncio foi feito pelo advogado da parlamentar, Armando Holanda, que revela que é esperado que o recurso seja apreciado em favor de Larissa pela PGE, de onde deve sair o parecer.

O documento foi apresentado no final do ano passado.

Em entrevista ao Portal Noar.: “Estamos trabalhando para que o recurso seja julgado a tempo para que a deputada seja absolvida e possa concorrer às eleições em Mossoró”, declarou Armando.

No entendimento da defesa, a afirmação de que Larissa Rosado tivera cometido excesso midiático, “principalmente na televisão, meio mais próximo do eleitor”, não procede. “Ela não estive nem tão perto de ter comparecido abusivamente à imprensa televisiva local”, afirmou.

As declarações do advogado vão de contra ao que foi confirmado pelo juiz eleitoral Carlo Virgílio de que Larissa Rosado e Cláudia Regina estariam inelegíveis perante a Justiça Eleitoral. “Se elas [Larissa e Cláudia] permanecerem inelegíveis, estarão impedidas de concorrer. O mesmo acontece com a governadora Rosalba, também se encontra inelegível. Apesar de não ter a condenação em trânsito e julgado, ambas possuem uma condenação por órgão colegiado. O que aconteceu aqui”, afirmou o juiz, retificando que no caso de Rosalba, a condenação ocorreu também pelo Tribunal de Justiça por improbidade administrativa.

Fonte: www.portalnoar.com

Polícia Ambiental apreende 11 paredões de som apenas nesta sexta de carnaval em Caicó


O saldo nesta sexta feira de carnaval na cidade de Caicó é de pelos menos 11 paredões de som apreendidos pela Polícia Ambiental.

Já tem sido avisado e noticiado em toda imprensa de nossa região que os paredões devem estar em níveis de ruídos legais, caso contrário serão apreendidos no rigor da lei.
A fiscalização continua e na manhã deste sábado novos paredões já foram conduzidos até a Delegacia de Policia Civil. 


Fonte:Eduardo Dantas

Blitz da Lei Seca apreende mais de 100 CNHs e prende 17 motoristas na Zona Sul de Natal


 

Mais de 100 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram retidas e 17 motoristas foram presos durante operação da Lei Seca realizada na madrugada desta quinta-feira (27), na Avenida Engenheiro Roberto Freire, zona Sul de Natal. A intervenção foi coordenada pelo Comando do Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e a Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

No total foram retidas 103 CNHs e 17 condutores foram detidos aos quais foram lavrados autos de prisão em flagrante e conduzidos à Delegacia de Plantão Zona Sul por se encontrarem com o índice de alcoolemia igual ou superior a 0,34mg/l de sangue, o que é configurado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como crime.

De acordo com o comandante do CPRE, Francisco Canindé de Freitas, até as ações de fiscalização do Detran em parceria com a Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual da Polícia Militar já contabilizam, somente neste ano, 600 CNHs retidas por desobediência à Lei Seca. “Não é falta de divulgação. É o exemplo do descaso e da falta de respeito que as pessoas têm com as leis de trânsito”, argumentou.
 
Fonte: Portal no Ar

Macau deve atrair perto de 300 mil foliões até a Quarta-feira de Cinzas



Até a Quarta-feira de Cinzas, o carnaval de Macau, zona salineira do Rio Grande do Norte, deve atrair perto de 300 mil foliões, segundo estimativas da Prefeitura Municipal. Serão 20 horas por dia de muita festa. No Largo de Eventos Mestre Avelino, uma estrutura com camarotes, praça de alimentação e banheiros químicos está pronta para recepcionar foliões e turistas de várias regiões do Estado e do país.

Foram montados dois palcos e um moderno sistema de som, telões e iluminação. A prefeitura de Macau também se preocupou em fazer da folia de momo uma oportunidade para os artistas prata da casa que se apresentam nos dois trios elétricos que puxam o arrastão do mela-mela, no polo do frevo na Praça da Conceição e no largo de eventos

No final das manhãs, o point do carnaval de Macau é orla da Praia de Camapum, que esse ano será animada a partir deste sábado até a terça-feira, por paredões de som, acompanhando uma nova tendência que tem agradado e atraído o público jovem e disposto a curtir música eletrônica e outros ritmos, que ganham eco nos potentes sistemas de som.

Fonte: Tribuna do Norte

Galo da Madrugada homenageia Ariano Suassuna


Com 30 trios elétricos ao longo do dia, o Galo da Madrugada de 2014 começou às 9h deste sábado no centro de Recife.
Neste ano, o bloco homenageia o escritor Ariano Suassuna com o tema “Frevo no Auto do Reino de Ariano”. 
Os carros alegóricos, produzidos pelo cenógrafo Ary Nóbrega, terão elementos dos romances do autor, como o abre-alas, representado por um circo que faz referência à cultura popular, seguido pela Pedra do Reino, depois Carro da Cavalgada e por fim o Auto da Compadecida.
As alegorias também darão destaque aos principais pontos de cada obra, com cenários referentes ao sertão nordestino, o sertanejo, a literatura de cordel, além de figuras exóticas e misteriosas. 
“Preferimos partir para uma temática mais regional, inclusive pela grandeza da obra de Ariano Suassuna e da sua própria pessoa", explica Rômulo Meneses, presidente do Galo.
O bloco – um dos mais tradicionais do país – terá a participação da banda Calypso, das cantoras Fafá de Belém e Elba Ramalho, além da tradicional orquestra Spok, além de artistas locais.
Segundo a organização, serão mais de 10 horas de festa no evento, que passará por seis quilômetros até chegar à Rua do Sol.
Portal Band

Governo cria novas regras para ingresso de presos nos CDPs


Portaria conjunta publicada pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) estabelece novas normas para ingresso de presos nos estabelecimentos prisionais da Região Metropolitana de Natal. 

A portaria prevê que a entrada de presos nos Centros de Detenção Provisória (CDPs) será realizado, exclusivamente, de segunda a sexta-feira, no intervalo compreendido entre 07 e 17 horas. 

Pela norma, a Coordenadoria de Administração Penitenciária (COAPE) disponibilizará vagas no mesmo dia para as comunicações feitas até meio-dia. 

No caso daquelas realizadas após este prazo, as vagas serão disponibilizadas no dia seguinte às 7 horas. 

Após disponibilizada a vaga para o recebimento do preso, este deverá ser conduzido ao Centro de Triagem, pela autoridade policial solicitante e provisoriamente responsável por sua custódia. 

Para a titular da Delegacia de Polícia da Grande Natal (Dpgran), Maria do Carmo Alves, “essa será uma forma de organizar o fluxo das detenções realizadas nas delegacias”. 

A portaria, de número  001/2014 foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado, da última quinta-feira (27), após  quadro de insatisfação e revolta recorrente pelos delegados e agentes da Polícia Civil, devido a dificuldade em transferir os presos para os Centros de Detenção Provisória (CDPs) por motivos de superlotação, principalmente nas últimas semanas. 

A cena é recorrente nas delegacias de plantão da cidade. 

Sem ter para onde enviar os detentos, agentes da Civil perambulam pelos CDPs em busca de uma vaga disponível. 

De acordo com a Sejuc, o problema será resolvido quando duas cadeias públicas foram construídas em Ceará-Mirim e Mossoró. 

Orçados em R$ 32,5 milhões, a estrutura irá assegurar 1.200 novas vagas no sistema prisional. Mas ainda não se sabe quando o edital para ambas construções será publicado. Atualmente, 6.500 presos dividem as 4.200 vagas nas 32 unidades do sistema prisional, o que representa déficit de 2.500 vagas. 

Judicialização
Diante da superlotação e déficit de vagas do sistema prisional, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) vai ajuizar ação civil pública junto à Justiça Federal cobrando do Governo do Estado melhorias no sistema de segurança pública, principalmente no que diz respeito aos CDPs. 

A medida segue orientação do Conselho Federal e tem, entre outros objetivos, garantir a criação de vagas no sistema prisional. Para o presidente da OAB/RN, Paulo César Costa o caos no sistema prisional afeta também o trabalho dos advogados. 

“Existem unidades que não têm nem mesmo salas destinadas aos advogados, o que dificulta a defesa do preso e termina corroborando para que os problemas na unidade prisional persistam. 

A OAB está se propondo a restaurar essas salas, a partir do segundo semestre”, disse ele.

No mês passado, Sérgio Freire se reuniu com os presidentes das comissões de Segurança Pública (Marcos Dionísio), Criminal (Paulo César Costa) e de Direitos Humanos (Evandro Nichoni) para estudar a propositura da ação civil.

Desde então, os advogados estão juntando documentos para formular a ação, que deve ser ajuizada na primeira quinzena de março. 

Tribuna do Norte – Foto: Magnus Nascimento

Começa prazo para estados e municípios prestarem contas de recursos da merenda



merenda escolarOs gestores de municípios, estados e do Distrito Federal têm prazo, a partir de hoje (1º), para prestar contas do que receberam para merenda e transporte escolar, além do dinheiro recebido pelas escolas, em 2013. O prazo para o envio vai até o dia 30 de abril. Quem não cumprir pode ter os recursos dos programas suspensos até regularizar a situação.
Os gestores devem enviar para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) as prestações de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas, que está disponível na internet.
No caso dos programas de alimentação e transporte escolar, as contas dos entes federativos serão analisadas inicialmente por conselheiros de controle social. Os conselhos têm até o dia 14 de junho para registrarem seus pareceres, aprovando ou não as contas, no Sistema de Gestão de Conselhos (Sigecon) do FNDE. Já as contas do PDDE serão analisadas diretamente por técnicos da autarquia.

Fonte: Robson Pires

Começa prazo para estados e municípios prestarem contas de recursos da merenda


merenda escolarOs gestores de municípios, estados e do Distrito Federal têm prazo, a partir de hoje (1º), para prestar contas do que receberam para merenda e transporte escolar, além do dinheiro recebido pelas escolas, em 2013. O prazo para o envio vai até o dia 30 de abril. Quem não cumprir pode ter os recursos dos programas suspensos até regularizar a situação.
Os gestores devem enviar para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) as prestações de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas, que está disponível na internet.
No caso dos programas de alimentação e transporte escolar, as contas dos entes federativos serão analisadas inicialmente por conselheiros de controle social. Os conselhos têm até o dia 14 de junho para registrarem seus pareceres, aprovando ou não as contas, no Sistema de Gestão de Conselhos (Sigecon) do FNDE. Já as contas do PDDE serão analisadas diretamente por técnicos da autarquia.

Fonte :Robson Pires

Reeleição de Rosalba é uma das decisões mais aguardadas


rosalba duvidaNos meios políticos uma dos fatos mais aguardados é a decisão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tentar a reeleição. Sua opção, caso consiga a legenda, pode ser determinante nas articulações seguintes. Por outro lado, há quem diga que o próprio Democratas não dará sua colaboração para livra-la da inelegibilidade.


Fonte: Robson Pires

Gastão Vieira deixa Turismo disparando contra Dilma: “Ela não tem paciência para ouvir”

Brasília


13160
Prestes a deixar o cargo de ministro do Turismo para reassumir sua vaga na Câmara e disputar mais um mandato pelo PMDB-MA, Gastão Vieira diz que existe um "problema do temperamento" de Dilma Rousseff que causa a deterioração do relacionamento com o Congresso. "As pessoas usam uma expressão chula... Da [falta de] paciência que você tem para ouvir deputado. Para ouvir reclamação. Para ouvir pedido de transferência, uma série de coisas. Nem todo mundo tem esse tipo de apetite", declarou à Folha e ao UOL.
Indicado para a pasta pelo senador José Sarney (PMDB-AP), o ministro afirma ter sido recebido por Dilma em audiência oficial apenas quatro vezes em dois anos e três meses à frente do Turismo. Ao indicar uma solução para melhorar o funcionamento da base no Congresso, ele repete sugestão sempre ouvida entre políticos: "Dialogar. Reunir os líderes. Muitas vezes com a própria presidenta. Não apenas com a secretária de Relações Institucionais". Segundo ele, um problema é a liberação de emendas ao Orçamento. "Se você consegue desarmar o nó das emendas", o clima de quase rebelião seria quase debelado, diz.

Rosalba coloca Arena das Dunas, Aeroporto de São Gonçalo e Oiticica na lista das principais obras de seu governo

Rio Grande do Norte


13161
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ilustra a capa da revista nacional “Estados e Municípios”. Na matéria principal, Rosalba anuncia obras que, segundo ela própria, foram realizadas e viabilizadas durante seu governo. Eis algumas delas: 700 km de adutoras e outros 300 de estradas novas. Conclusão do Arena Das Dunas, com economia de 13 milhões reais, cinco meses antes da copa.
“... e criou condições para a construção do primeiro aeroporto privado do Brasil, e ergue a terceira maior barragem do Nordeste, atraiu 17 indústrias para o Estado e prepara Natal para ser a primeira capital brasileira 100% saneada ate o final deste ano”, diz um dos trechos da matéria. Nas 10 paginas da matéria, Rosalba também fala dos momentos difíceis de sua gestão, os problemas enfrentados com o Legislativo e o Judiciário, dentre outros temas.

Fonte:Marcos Dantas

Candidatos também não podem mais associar seus nomes a órgãos públicos

Brasília


Outra determinação do TSE muda o prazo que os partidos têm para substituir candidatos que renunciem ou sejam considerados inelegíveis pela Justiça. Pela regra antiga, a troca era permitida até um dia antes das eleições. Agora, ela deverá ser feita até 20 dias antes do pleito.
O TSE também proibiu que candidatos associem seus nomes a órgãos públicos --Dias Toffoli citou, como exemplos hipotéticos, "João da UnB" e "Mário do INSS". Os ministros definiram ainda que candidatos só poderão usar até 50% de seu patrimônio no financiamento de suas próprias campanhas. "Pelo Código Civil você não pode doar mais do que 50% do seu patrimônio", afirmou Dias Toffoli.

Prefeito de Apodi vaiado na abertura do Carnaval

Apodi


Constrangimento para o professor Flaviano Monteiro, prefeito de Apodi. Na abertura do carnaval foi vaiado por muitas das pessoas que estavam presentes na praça da folia. Flaviano chegou ao corredor da folia ao lado do vice-governador Robinson Faria e o deputado federal Fabio. Fontes ouvidas pelo blog do Marcos Dantas garantem que as vaias de ontem são reflexos da rejeição popular que Flaviano vem tendo, na sua administração. 

Fonte: Marcos Dantas

André Luvi e Renata Falcão abrem hoje o carnaval de Upanema


1 de março de 2014i
Os cantores André Luvi e Renata Falcão abrem hoje o carnaval do município de Upanema.
O primeiro arrastão terá início às 17 horas com direito a mela-mela.
Eis a programação dos 4 dias de folia:
Hoje
18h: Arrastão com André Luví
22h: Renata Falcão e Banda Voo Livre
*
Domingo
18h: Arrastão com Renata Falcão e Banda Voo Livre
22h: Flávio e Pisada Quente
*
Segunda-feira
18h: Arrastão com Municipal Santos
22h: Renata Falcão e Banda Voo Livre
*
Terça-feira
15h: Nilson Viana e Banda Zumzumbaba
18h: Arrastão com Roberto e Banda Meus Amores
22h: Renata Falcão e Banda Voo Livre

Exigência do PSB de Eduardo Campos: Wilma governadora ou deputada


1 de março de 2014 
Se o PMDB diz que não apóia a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) para o Governo, dando-lhe retaguarda somente numa disputa para o Senado…chegou a hora do partido comandado pelo deputado federal Henrique Alves e pelo ministro Garibaldi Filho encontrar um novo senadorável para compor sua chapa.
A reunião de Wilma ontem, no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, com o governador de Pernambuco, presidente nacional do PSB e candidato a presidente da República, Eduardo Campos, foi mais ou menos assim…
E Wilma desceu as escadas do Palácio mais candidata ao Governo do Rio Grande do Norte do que nunca.
*
Se o pensamento de Wilma for o Senado, como ela sonha, o impedimento não chega somente através de resultados de estudos não tão tão favoráveis assim para a ex-governadora.
Há quem garanta – e há quem diga que Eduardo Campos garante – que o PSB não facilitará.
Nada de liberdade para o partido escolher, como a própria ex-governadora tem dito.
Ou, ou…e ponto.
O limite de não dar a legenda não está descartado pelo presidenciável que não acha a menor graça em Wilma fortalecer palanque de Dilma, embora não exista a tal da verticalização.
*
A reunião de Wilma com Eduardo Campos se estendeu à abertura do canraval de Pernambuco, no Marco Zero, em Recife.
E se estenderia mais ainda hoje, no Galo da Madrugada, onde Wilma tinha convite para acompanhar o bloco no camarote móvel do presidenciável.
Mas…a vice-prefeita de Natal optou por pegar a BR-101 em direção a…Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens….bloco que sai logo mais em Ponta Negra.
Wilma precisa dos votos do Rio Grande do Norte e não de Pernambuco.
*
Candidata ao Senado na chapa do PMDB, Wilma teria de Henrique a garantia de 4 exigências feitas…
Candidata ao Governo, Wilma tem a garantia de Eduardo Campos de custo zero.

fonte: Thaisa Galvão

Em Serrinha dos Pintos, grupo governista está fechado com Galeno Torquato.

sábado, 1 de março de 2014


Dando sequência à sua agenda de visitas em buscar de fortalecer o seu projeto político rumo à Assembleia Legislativa, o Ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato (PSD), esteve, na manhã desta sexta-feira (28), em Serrinha dos Pintos.

No município, Galeno Torquato participou de uma reunião com a presença da Prefeita, Rosânia Teixeira (PT), do Ex-prefeito, Chiquinho de Ana, além de lideranças locais que integram o bloco governista.

Durante a reunião, muitas articulações objetivando fortalecer o nome do ex-prefeito micaelense na cidade e a discussão de assuntos inerentes as questões sociais de interesse da população. 
Ainda nesta sexta-feira, Galeno dedica seu tempo para visitar lideranças políticas nos municípios de Olho D'água dos Borges e Paraú.
Fonte:Política Pauferrense/serrinha de fato

Agripino pode recorrer à aliança com Betinho Rosado


agripino tributação
Nos corredores do poder o que se comenta é que se o presidente do DEM, senadorAgripino Maia, não conseguir a entrada no blocão do PMDB terá que apelar para o plano B. E seria justamente a união com o PP, hoje comandado pelo deputado federal Betinho Rosado, que outrora deixou as fileiras democratas.

Fonte: Robson Pires

Temer tem se queixado de Henrique

Brasília
A informação vem na coluna Panorama Político, assinada por Ilimar Franco, n'O Globo deste sábado (01):
13145

Mossoró: Cláudia Regina pretende ser candidata


claudia reginaTribuna do Norte – refeita eleita em 2012 e cassada por dez decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, em processos distintos, Cláudia Regina (DEM) já sinalizou que deseja, novamente, ser candidata na eleição suplementar. A candidatura dela seria alvo de questionamento na Justiça Eleitoral, já que pela lei da Ficha Limpa a prefeita cassada mossoroense estaria inelegível por ter sido condenada em órgão colegiado.
Mas a assessores próximos, Cláudia Regina já confidenciou que deseja ingressar com um pedido de liminar na Justiça Eleitoral para ter a garantia de ser candidata. A prefeita cassada já chegou a dizer que conversou com a governadora Rosalba Ciarlini e ouviu dela palavras de incentivo para entrar no pleito.

Filho de agricultores 1º lugar em Medicina foi recebido pela reitora da UFRN



Fazer “medicina diferenciada, para ajudar ao próximo”. Essa é a intenção de Everton de Souza Frutuoso, 18 anos, primeiro lugar em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2014, por meio do sistema de cotas. A declaração foi testemunhada pela reitora Ângela Paiva Cruz, pela vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes e pela pró-reitora de Assuntos Estudantis, Janeusa Trindade, na manhã desta sexta-feira, 28, em meio à recepção ao aluno no gabinete da reitora.
Na ocasião, a reitora destacou que a aprovação de Everton Frutuoso é “muito importante” para a família, para a UFRN e para os jovens potiguares e do Brasil. Lembrou que a missão social da Universidade é focada na justiça social, na solidariedade e na formação para a cidadania.
Filho de agricultor e dona de casa, Everton de Souza Frutuoso é natural do município de Ipanguassu e sempre estudou em escola pública. Fez o ensino fundamental na Escola Maria Natália de Souza e o médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), onde cursou Informática, “mais por falta de opção do que por vocação”,comentou o estudante.


Fonte Robson Pires

Paraibano Vital do Rego vai comandar Ministério do Turismo

Brasília


13151
A presidente Dilma Rousseff vai indicar o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para comandar o ministério do Turismo. A decisão foi tomada após série de negociações com o maior partido da base aliada que lidera um campanha de rebelião contra o governo no Congresso.
Vital era cotado desde o ano passado para a pasta da Integração Nacional. No entanto, a presidente decidiu oferecer o cargo ao senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), em troca de abdicar de sua candidatura ao governo do Ceará, em oposição ao governador Cid Gomes (Pros) – o que despertou a ira de peemedebistas. Eunício recusou a cadeira e a bancada do PMDB na Câmara abriu mão de indicar nomes para a reforma ministerial. Com isso, Dilma deve entregar ao Pros a cobiçada pasta.

Fonte :Marcos Dantas

Cláudia Regina e Larissa Rosada estão inelegíveis, afirma juiz

Sábado - 01/03/2014 
Eleições suplementares
Do Portalnoar
Adversárias nas eleições de 2012 na disputa pela Prefeitura de Mossoró, a prefeita cassada Cláudia Regina (DEM) e a deputada estadual Larissa Rosado (DEM) estão inelegíveis perante a Justiça e proibidas de disputar o cargo nas eleições suplementares, marcadas para o dia 4 de maio.
Carlo Virgílio mostra situação complicada
O juiz eleitoral Carlo Virgílio Fernandes confirmou a informação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) e alertou que os partidos que disputarão o pleito precisam estar preparados com antecedência.
Ele explicou que nada impede as conversações entre os partidos para formar as alianças neste momento, contudo, as reuniões oficiais e formatação de atas de coligação podem ser definidas apenas entre o período de 2 a 6 de abril, quando os candidatos são anunciados, como ficou definido na resolução do TRE que fixou as datas e aprovou as instruções.
“O registro do candidato deve acontecer até o dia 11 de abril. Se elas [Larissa e Cláudia] permanecerem inelegíveis, estarão impedidas de concorrer. O mesmo acontece com a governadora Rosalba, também se encontra inelegível. Apesar de não ter a condenação em trânsito e julgado, ambas possuem uma condenação por órgão colegiado. O que aconteceu aqui”, citou o juiz, ratificando que no caso de Rosalba, a condenação ocorreu também pelo Tribunal de Justiça por improbidade administrativa.
Cenários
Entretanto, ainda existe dois cenários possíveis em que Cláudia Regina apareça como candidata. O primeiro é se até o dia 2 de abril, quando inicia o período de convenções, ela consiga uma reversão da decisão deferida pelo Pleno potiguar, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  Outra possibilidade é a defesa dela conseguir o deferimento de liminares, nos 11 processos os quais ela foi condenado.
Virgílio citou ainda que os futuros candidatos ligados a administração pública, necessitam pedir o licenciamento ou afastamento dos respectivos cargos com 24 horas de antecedência ao período das convenções, como diz a lei eleitoral. Porém, se um vereador ou o atual prefeito Francisco Silveira Júnior se lançar candidatos, a legislação não prevê o licenciamento dos cargos políticos.
“Silveirinha não é o prefeito, ele está prefeito. Então, se por acaso ele se lançar candidato será como uma eleição normal, podendo até tentar uma reeleição, numa outra eleição. Perdendo, ele volta a ocupar sua cadeira como vereador de Mossoró. Assim como qualquer outro vereador que queira disputar”, comentou.
De acordo com o juiz, “a expectativa do Tribunal é que esta eleição suplementar seja tranquila, tendo em vista não ser a primeira eleição suplementar desde 2012 e o fato do RN ser referência nacional no controle eleitoral”.
Virgílio revelou que uma das poucas preocupações tem a ver com o processo de cadastramento biométrico em andamento na cidade.
“Em Mossoró temos a 33ª e 34ª zonas eleitorais. A 33ª estará dedicada à biometria e a 34ª ao processo eleitoral. É uma particularidade, mas não deverá atrapalhar”, afirmou.

Facção de Fafá Rosado dá mostras de que não é do ramo

Sábado - 01/03/2014 
À deriva
Que situação política patética, mas prevista por este Blog há considerável tempo, vive a facção política da ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB).
Veja só:
Gustavo, Fafá e Gustavo: em mãos alheias à sua vontade
Dividiu-se em três siglas para não perder o foco do poder e dar demonstração de força,  mas está sem influência em qualquer uma delas.
No DEM, deixou o deputado estadual Leonardo Nogueira, que teve que se transformar em adversário da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e sabe da dificuldade extrema de reeleição.
No PV, alojou o vereador Francisco Carlos e o agitador cultural (líder da facção) Gustavo Rosado, que tinham o comando partidário, mas foram desalojados por ordem do diretório estadual.
Alex Moacir
PV está entregue a João Gentil, genro do ex-reitor da Universidade do Estado do RN (UERN), Walter Fonsêca, que se reaproximou politicamente da deputada federal Sandra Rosado (PSB).
No PMDB, Fafá Rosado desembarcou para ficar à mercê das decisões do partido e da presidente local, vereadora Izabel Montenegro. Não lidera nada, patavina.
Para piorar, o PMDB pode se compor com o PSB – comandado pela arqui-adversária Sandra Rosado.
Com dois mandatos de prefeito de Fafá e dois de deputado estadual de Leonardo, além de um do vereador Francisco Carlos, o esquema não tem controle sobre sua bússola política.
A maior esperança de redenção está no vereador Alex Moacir (PMDB), em primeiro mandato, mas que pode ser candidato a vice-prefeito em composição com o PSB, com o PSD do prefeito provisório Francisco José Júnior ou até mesmo sair com candidatura própria.
Porém, Alex se desgarrou há algum tempo da chefia de Gustavo Rosado. Marcha em faixa própria, com projetos próprios.
Bem que eu avisei há muitos anos: “A patota não é do ramo”.
Fonte Carlos Santos

Jovem sobrevive por milagre após grave acidente na cidade de Campo Grande/RN



Na tarde desta sexta-feira (28), por volta das 15h00, foi registrado um grave acidente envolvendo uma caminhonete S10 e uma motocicleta Honda tipo Fan nas proximidades da Igreja Matriz de Sant’Ana, centro de Campo Grande/RN.
Segundo informações de testemunhas, o motorista da caminhonete, JUAREZ BEBIDA como é mais conhecido, seguia sentido Praça João do Vale para o Banco do Brasil, quando numa curva, o motociclista que foi identificado como BABA DA BOA VISTA, colidiu frontalmente com a caminhonete e teve fratura exposta em uma das pernas chegando a ficar debaixo do carro, mas pela gravidade do acidente pode se dizer que foi um milagre sair vivo.

 
Blog CG na mídia

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055