martins em pauta

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Agricultor é assassinado a pauladas em Luís Gomes/RN

O agricultor Francisco de Assis da Silva, conhecido por Bujão, foi morto a pauladas na noite desta quinta-feira(16) por volta das 20:30 horas no Conjunto Sol Nascente em Luís Gomes/RN após invadir a residência do também agricultor José Gustavo dos Santos, 54 anos, conhecido por Zé Calango, suposto acusado de cometer o crime, que se encontra foragido.

Segundo informações a suposta vitima na noite de quarta-feira (16) teria sido conduzido a Delegacia de Polícia onde foi lavrado um TCO, em seu desfavor, após vias de fato com Zé Calando.

Na noite de ontem (16), Francisco de Assis com sinais de embriaguez de posse de uma pedra invadiu a residência de Zé Calango, que se escondeu e efetuou pauladas na cabeça de Bujão e em seguida tomando rumo ignorado, uma viatura Policial compareceu ao local e socorreu a suposta vitima para Hospital local, não resistindo a gravidade dos ferimentos faleceu poucos minutos de dar entrada na unidade hospital.

A Polícia local após socorrer a suposta vitima passou a realizar diligências não conseguindo localizar o Zé Calango.

Fonte: nossoparaná

Vereadores e ex-vereadores são condenados

O juiz da Terceira Vara Criminal da Comarca de Mossoró, Cláudio Mendes Júnior, proferiu ontem sentença que puniu seis ex-vereadores e três vereadores envolvidos na "Operação Sal Grosso", ocorrida em 2007. Os crimes que eles teriam cometido seriam de peculato e corrupção passiva. Além de multa que ultrapassam a casa dos R$ 60 mil.

Na decisão que teve 108 páginas foram punidos com pena de cinco anos e quatro meses de reclusão em regime semiaberto os ex-edis Gilvanda Peixoto (DEM), Júnior Escóssia (DEM), Aluízio Feitosa (que era do PDT e migrou para o PMDB), Izabel Montenegro (PMDB), Benjamim Machado (que era do PTB e está no PMDB), Claudionor dos Santos (que era do PDT e está no PMDB), Daniel Gomes (PMDB) e Sargento Osnildo (que era do PSL e agora está no DEM). Já o ex-presidente da Câmara Municipal, Júnior Escóssia (DEM), pegou seis anos e quatro meses de reclusão em regime semiaberto.Foram absolvidos Chico da Prefeitura (DEM), Francisco José Júnior (que era do PMN e agora está no PSD) e Renato Fernandes (PR).
Segundo o Ministério Público, um grupo de vereadores fez empréstimos consignados junto à Caixa Econômica Federal sem que fosse feito o devido desconto em folha.
Nos cálculos do órgão incluídos no processo teriam sido desviados mais de R$ 600 mil com essa suposta fraude.
O magistrado entendeu que as provas apresentadas pelo Ministério Público foram suficientes para provar que o grupo de parlamentares se beneficiou dos empréstimos consignados sem o devido desconto em folha. "Não restam dúvidas de que os outros denunciados Aluízio Feitosa,Ângelo Benjamim de Oliveira Machado, Claudionor Antônio dos Santos, Daniel Gomes da Silva, Gilvanda Peixoto Costa, Manoel Bezerra de Maria, Maria Izabel Araújo Montenegro e Osnildo Morais de Lima se beneficiaram com o recebimento dos valores vertidos e camuflados sob o título de empréstimos consignados, há nos autos materialidade bastante quanto a isso (e será objeto de análise detida em cada caso referente aos demais acusados)", justificou.

Veja mais CLICANDO AQUI

Fonte Umarizal News

Suicídio em Apodi/RN


Apodi - Por volta das 10:00hs da manhã de hoje (17), a central de informações da Polícia Militar, sob o comando do Soldado Jakson recebeu a informação via 190 dando conta de um suicídio na zona rural de nossa cidade, mais precisamente no sítio Cipó, de imediato uma guarnição da Rádio Patrulha composta pelos policiais Neto e Anystônio foram ao local e constataram o fato, se trata do senhor Luiz Soares Sobrinho, 63 anos, o mesmo foi encontrado por familiares enforcado em uma árvore próximo da casa onde residia, no momento um parente cortou a corda mais já era tarde demais. Todos os procedimentos legais foram realizados.

Fatalidade

Residência da vítima

Polícia Militar no Local

Gripe H1N1 volta a preocupar no RN


Dicas de como lavar as mãos corretamente para evitar a doença

Natal e o Estado carecem urgente de campanhas educativas de combate à dengue. À H1N1 idem, e tantas outras. Em vez de governantes ferirem a Constituição ao fazer de propagandas institucionais veiculação de promoção pessoal, deveriam lançar várias campanhas educativas – a prevenção que gera economia, seja na saúde, na educação, na limpeza pública e privada, na segurança, perigo álcool e direção, etc e tais. Bom, mais voltando a doenças, os casos da gripe H1N1 vão se somando, logo, perigo eminente.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) confirma mais dois casos de H1N1 no RN. Um paciente já está bem, em casa, e o outro ainda hospitalizado, com quadro estável. 2012 não terminou o segundo mês e já foram notificados 11 casos suspeitos de H1N1 – três descartados, quatro confirmados (com um óbito) e outros quatro em análise. Como medida, a Sesap descentralizou medicamentos para os hospitais e capacita profissionais para a coleta de exames. Como bem diz a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, a principal medida de prevenção é a informação. Ou seja: campanha educativa já!

Sintomas da H1N1: febre acima de 38°C, tosse, dor no corpo, dor de cabeça e de garganta.

Recomenda-se procurar o serviço de saúde mais próximo. Se apresentar sinais de gravidade da doença, como febre persistente e alta e dificuldade para respirar, os hospitais referência em atendimento são, para adultos, o Giselda Trigueiro, e o Maria Alice Fernandes para as crianças.

Fonte Cardoso Silva

Carnaval de Martins Começa Hoje

Imagem ilustrativa



Hoje começa o CARNAVAL EM MARTINS "Sou Cidadão Consciente".O ponto de partida é a Lagoa Nova, local onde se concentrarão todos os foliões, curiosos e visitantes para um grande arrastão até o centro da cidade, todo o trajeto será acompanhado por um TRIO Elétrico e vários Carros paredões.
O Arrastão que será realizado nessa sexta - feira dia 17 de Fevereiro de 2012
,sairá da Lagoa Nova a partir das 17h.



"Esperamos que tudo ocorra em paz e um otimo carnaval para todos...
"

Operação " FOLIA"


Instruções momentos antes da operação

Aconteceu nas primeiras horas da manhã de hoje (17), uma mega operação policial em Apodi e Felipe Guerra denominada “Operação Folia”, a qual tinha por finalidade o cumprimento de vários mandados de busca e apreensão em residências de pessoas investigadas por envolvimento com o tráfico de drogas, participaram da operação o promotor de justiça da comarca de Apodi Dr. Sílvio Brito, delegados da polícia civil nas pessoas de Dr. Renato Oliveira e Dr. Odilon Teodósio e o capitão Brilhante da Polícia Militar. Ao todo foram utilizados mais de 100 policiais distribuídos em viaturas da Polícia Militar e Civil.



Equipes: GTO de Apodi, GTO de Patú, GTO de Mossoró, Policiais da Rádio Patrulha, ROCAM, Força Tática de Mossoró, Policiais civis de Apodi, equipe de policiais civis de Pau dos Ferros, agentes penitenciários do CDP de Apodi, e o efetivo dos destacamentos de Severiano Melo (Sgt. Alves), Rodolfo Fernandes (Sgt. Morais), Felipe Guerra (Sgt. Edésio) e Itaú (Sgt. Xavier). Na coordenação estava o sargento Noronha.


Vários mandados de busca e apreensão foram realizados no intuito de encontrar drogas e todo e qualquer material ilícito. Esse trabalho foi de grande importância pois trás tranquilidade para o carnaval de nossa cidade, um grande golpe n os traficantes de Apodi/RN.


Foram apreendidas armas, munições, drogas ( Maconha, Cocaína e crack ), grande quantidade em dinheiro, munições, celulares, equipamentos eletrônicos entre outros...Clique aqui para continuar lendo

O Helicóptero Potiguar 1 reforça segurança no Carnaval de Tibau/RN

http://www.nominuto.com/_resources/files/_modules/files/files_16451_200902202035557727.jpg
O Helicóptero Potiguar 01 já se encontra na Cidade de Tibau e está disponível para garantir mais segurança a população e aos visitantes de Tibau e Cidades vizinhas do RN durante o período do Carnaval.

Pela maior quantidade das ocorrências o helicóptero deixa a impressão de que é da policia militar, mas a Aeronave pertence a SESED.
Portanto, a todas as instituições que a compõe. Tendo como integrantes Policiais militares, Bombeiros militares e policiais civis.

Fonte Eduardo Dantas

Deputada Fatima Bezerra solicita construção de mais seis IFRNs no estado

Em reunião com o novo Secretário de Ensino Profissional do Ministério da Educação, professor Marco Antônio, a presidente da Comissão de Educação e Cultura, Fátima Bezerra (PT), entregou uma cópia do requerimento apresentado na Câmara dos Deputados no qual faz indicação a inclusão de seis novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Norte.

As novas unidades seriam construídas em Parelhas, Lajes, Umarizal, Alexandria, Touros, Jucurutu e São Miguel. O estado possui 19 unidades de IFRN (das quais quatro estão em fase de construção) e é um dos mais contemplados, proporcionalmente, com o projeto de expansão profissional do Governo Federal.

A reunião foi realizada quarta-feira (15) em Brasília e contou com a participação do reitor do IFRN, Belchior Oliveira.

Fonte: DN

Em Brejo dos Santos/PB: Agência do Bradesco é Assaltada por Homens fortemente armados

A agência do Banco do Bradesco que fica vizinho a residência do Prefeito situada na rua Apolônio Pereira de Souza em Brejo dos Santos/PB, foi assaltada nesta quinta feira (16), segundo informações bandidos fortemente armados chegaram em um carro e anunciaram o assalto.

No momento a agência tinha pouco movimento de pessoas, os bandidos obrigaram o gerente a abrir o caixa eletrônico subtraindo todo o dinheiro, os bandidos ainda levaram o gerente como réfem e empreenderam fuga, a policia foi acionada e logo depois encontrou o carro usado na fuga abandonado e também o gerente da Agência que foi tomado como réfem, sem nenhum ferimento, a policia está neste momento efetuando diligências na região de Brejo dos Santos/PB e seu entorno, mas até o momento niguem foi preso.

*Brejo dos Santos Noticiais
via NPRN

Agentes penitenciários impedem fuga de doze presos da Mário Negócio.

Foto: Célio Duarte
Doze presos de segurança máxima tenta fuga na Mário Negócio
Os apenados conseguiram cerrar grades da cela do pavilhão de segurança máxima e foram flagrados na parte externa do presídio

Os agentes penitenciários que atuam no Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN) conseguiram evitar a fuga de sete presos que estavam detidos no pavilhão de segurança máxima do presídio. A tentativa aconteceu por volta de 3h, de ontem e foi percebida pelos sentinelas de plantão.
Segundo informações do vice diretor do complexo penal, José Wilson da Silva, os doze detentos estavam na cela de número 7 do pavilhão 3, lado A. Para ter acesso ao pátio do presídio, área conhecida como solário, onde os detentos tomam banho de sol, cerraram a grade da cela e mais outra grade que dá acesso ao solário.
Wilson explicou que os sentinelas que estavam nas guaritas perceberam uma movimentação estranha no pavilhão e acionaram os agentes de plantão. Após realizarem uma revista no local flagraram os doze detentos já no campo de futebol do presídio com um Tereza (corda artesanal feita com lençóis) que pretendiam utilizar para pular o muro.
O vice diretor ressaltou que a fuga foi evitada graça a atenção dos guardas de plantão e todos os detentos foram recolhidos e autuados por tentativa de fuga e dano ao patrimônio público. “Felizmente a fuga foi evitada e nenhum detento conseguiu escapar”, acrescentou.

Informações: Sayonara Amorim Lira( Jornal Gazeta do Oeste)
via Passando na Hora

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Políticos farão “operação pente fino” nos partidos para barrar candidatura dos fichas-sujas

via Robson Pires


O portal de noticías do Estado de São Paulo informa que os partidos políticos em ao menos três Estados (Pará, Pernambuco e Ceará) planejam fazer um pente fino na documentação de candidatos a prefeito e vereador para tentar barrar o registro de “fichas-sujas” na eleição municipal de outubro. Os diretórios nos Estados querem deixar de fora da disputa políticos que se enquadrem na Lei da Ficha Limpa, que veda a candidatura de pessoas condenadas por um colegiado de magistrados em crimes eleitorais, improbidade administrativa e ocultação de bens, entre outros crimes.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve finalizar nesta quinta-feira (16) o julgamento da constitucionalidade da lei, aprovada pelo Congresso em 2010, e se a lei vale para a eleição deste ano. Independentemente da decisão do STF, os presidentes do PSDB no Ceará, Marcos Cals, e do DEM em Pernambuco, deputado federal Mendonça Filho, disseram que não aceitarão “fichas-sujas”. “Só será candidato quem não tiver condenação por colegiado”, disse Cals, pré-candidato a prefeito de Fortaleza. Segundo o tucano, o diretório fará uma pesquisa na internet sobre a situação dos pré-candidatos. Caso o político se enquadre na lei, será excluído da eleição.

Lei da Ficha Limpa valerá para as eleições deste ano

O julgamento sobre a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, retomado nesta quinta-feira (16), já tem votos suficientes a favor do texto que impede pessoas condenadas por colegiados a disputar as eleições deste ano. Após os votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Carlos Ayres Britto, que opinaram pela constitucionalidade e aplicabilidade da lei já neste ano, a maioria do plenário já foi estabelecida, com 6 dos 11 votos possíveis no STF.

Além de Lewandowski e Ayres Britto, também votaram pela constitucionalidade da lei os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Rosa Weber e Joaquim Barbosa, que é o relator das ações que tratam sobre o tema e estão sob análise conjunta da Corte.

A lei está em vigor desde 2010, e foi responsável por dúvidas sobre a aplicabilidade já no pleito passado. Porém, o STF decidiu que não seria possível que os efeitos da lei atingissem os candidatos naquela oportunidade. Já a discussão sobre as interpelações da OAB, do PPS e da Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL), que tratavam sobre a constitucionalidade da lei, estavam em apreciação pelo plenário do STF desde novembro do ano passado, mas foi interrompido três vezes por pedidos de vista.

Fonte: Tribuna do Norte

Corpo de jovem foi encontrado em açude com as mãos amarradas em Santa Cruz/RN



Por Sd PM J. Júnior - Fonte: O comunicador via o paralelo
Por volta das 14h30 uma equipe do Corpo de Bombeiros retirou o corpo encontrado na manhã de ontem (15) em uma lagoa de esgoto no Rio Trairi, próximo ao Fuxico do Boi no bairro Paraíso.

Ao retirar veio a confirmação da suspeita do pai, o Sr. Lucival Paulo Coutinho, que estava com o filho desaparecido há 10 dias. O pé que estava a mostra realmente era do jovem Rafael Araújo Coutinho, 16 anos.

O corpo estava com as mãos atadas e preso a uma pedra amarrada com um pedaço de arame a cintura, que pode ter sido colocada para que o corpo não boiasse.

Muitos curiosos acompanharam o resgate. O corpo de Rafael já estava em avançado estado de decomposição.O caso agora deverá ser investigado pela polícia.

Fonte Eduardo Dantas

Governo anuncia audiência e suspende encontro logo em seguida

Após uma longa espera da categoria, a governadora Rosalba Ciarlini decidiu falar com o Sindicato. E, mais uma vez, recuou. A audiência seria realizada nesta quinta-feira (16), às 18h na Governadoria, mas foi adiada, sem uma nova data definida para a realização, porque a gestora viajou. A justificativa foi uma audiência com a presidenta da República, Dilma Roussef, a ser realizada em Brasília.

A expectativa da direção do Sindicato é que a discussão com a gestora considere como ponto principal a pauta emergencial entregue pela entidade ao Governo no mês de janeiro, que traz, entre outros pontos, o repasse imediato dos 22,22% na carreira dos professores ativos e aposentados.

“Queremos tratar desde a aplicação dos 70% restante da tabela do plano de carreira até os casos em que o Funcionário sequer recebeu a parcela dos 30%. Também iremos discutir a situação dos antigos ASGs e TEDs, que voltaram a ganhar o salário mínimo em janeiro.”, afirmou a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.
Mesmo que a audiência ocorra antes da data marcada para a assembleia da categoria, o encontro dos trabalhadores, no dia 29, será mantido. “Toda a categoria deve se manter mobilizada para os próximos desdobramentos. Devemos estar preparados e preparadas para qualquer situação que se aproxime.”, disse a sindicalista.
Fonte: Sinte

Luciano do Valle é afastado da Band,com problemas psicológicos


Luciano do Valle, 68 anos, está afastado da Band por recomendação médica. Há algum tempo, o narrador esportivo tem dado mostras de que não anda bem.

Em sua última participação, no jogo Santos x Palmeiras, no dia 5, cometeu várias gafes, trocando nomes e posições dos jogadores. Dizem, nos bastidores, porque estava sob efeito de remédios.

Ele também foi cortado da transmissão do Carnaval de Recife. Comenta-se na Band que Luciano sofre de ataques de pânico e de ansiedade. Na Copa de 2010, deu tanto trabalho que foi dispensado antes do fim. A mulher dele, Flávia Comin, disse à coluna que o marido não está doente.

"O único pânico que ele conhece é o da Rede TV!", afirmou. Sobre Recife, falou que a Band avisou Luciano muito em cima da hora, por isso não pôde participar.

A emissora informa que ele se afastou porque está muito gripado, mas que voltará quando estiver bem.


sganoticias / Nem Ki Lask

CARNAÍBA - PB: ABSURDO! PREFEITURA DÁ AUMENTO DE 0,05 CENTAVOS À MOTORISTAS

É pra rir ou pra chorar?





Um absurdo! A prefeitura municipal de Carnaíba dá aumento de apenas R$ 0,05 (cinco centavos) a motoristas agregados de transporte escolar por quilometro rodado.

Antes a prefeitura pagava o equivalente a R$ 1,10 (Hum real e dez centavos), agora passará a pagar o valor de R$ 1,15 (Hum real e quinze centavos) o que é um absurdo.

Crato N / Nem Ki Lask
via Martins em Pauta

ACIDENTE NA BR-304 TREVO SAÍDA PARA GOVERNADOR ENVOLVENDO TRÊS VEÍCULOS DEIXA CINCO PESSOAS FERIDAS.

Uma colisão no final da manhã desta quinta-feira (16/02), por volta das 12h40min na BR-304, trevo saída para a cidade de Governador Dix-Sept Rosado, envolvendo dois carros pequenos e uma moto, sendo um carro de linha tipo Zafira de cor prata, placa MYE-0985 Campo Grande/RN, uma Picape Estrada de cor azul piscina, placas MXL-9596 Mossoró/RN e caminhão Ford de cor branca, placas KLI-3070 Machados/PE deixou cinco pessoas feridas.
Segundo a versão do caminhoneiro conhecido como Antonio Caetano, 37 anos natural de Rceife-PE, ele seguia na BR-304 no sentido Fortaleza-Natal, quando o condutor do Zafira que vinha no sentido Mossoró-Governador avançou sua preferencial, sendo impossivel evitar a colisão na parte frontal do carro, ainda de acordo com Caetano ele perdeu o controle do caminhão que rodou na pista e a carroçeria atingiu a frente de uma picape estrada que estava parada no sentido Governador-Mossoró aguardando para atravessas a BR e uma jovem que estava em uma moto preta ao lado da picape caiu da motocicleta devido ao susto ao ver o caminhão em sua direção.
Todos os passageiros do Zafira foram socorridos por equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU com escoriações leves pelo corpo e bastante emocionadas para o hospital regional Tarcisio Maia (HRTM).
Patrulheiros da policia rodoviária federal compareceram ao local para os procedimentos de pericia, o motorista do Zafira permaneceu no local prestando esclarecimentos assim como também o motorista da picape que saíram ilesos. Graças a Deus nenhum dos passageiros saíram gravemente feridos.


Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora
Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora
Blog Passando na Hora(Motocicleta envolvida)

Blog Passando na Hora(Vítima da motocicleta)
Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora(Motorista do Zafira)
Blog Passando na Hora

Blog Passando na Hora
Blog Passando na Hora



Blog Passando na Hora
Blog Passando na Hora
BLOG PASSANDO NA HORA (Foto: Priscila)

BLOG PASSANDO NA HORA (Foto: Priscila)

AMBULÂNCIA DE SERRINHA DOS PINTOS SE ENVOLVE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO


Imagem Gardeniaoliveira

De acordo com informações do blog Nosso Paraná RN, na tarde de ontem, quarta-feira 15/02/12, por volta das 14:20hs ocorreu uma colisão no semáforo da rodoviária da cidade de Pau dos Ferros/RN. A colisão envolveu uma ambulância da cidade de Serrinha dos Pintos/RN e uma motocicleta.
Ainda de acordo com o blog supra citado, a pessoa de Maria Ameliane Figueiredo sofreu ferimentos leves e foi socorrida para o HRCCA, sendo liberada após atendimento médico.

Informações: Nossoparana
via gardenia Oliveira

Cabo Jeoás é transferido para Presídio Federal

Segundo advogado de defesa, policial foi levado para Campo Grande/MT nas primeiras horas de hoje (15), sem o seu conhecimento.

O cabo da Polícia Militar Jeoás Nascimento dos Santos, preso na manhã dessa segunda-feira (13), em cumprimento ao mandado da Justiça baiana, foi transferido nas primeiras horas de hoje (16) da sede do Bope, localizada na Zona Norte de Natal, para o Presídio Federal de Campo Grande/MT.

Segundo o advogado de defesa, Paulo César, a transferência foi realizada sem o seu conhecimento. “Só fui informado agora a pouco quando a transferência já havia acontecido”, disse.

Ainda segundo Paulo César, a Justiça baiana decretou outro mandado de prisão preventiva contra Jeoás, mas ele ainda não soube informar detalhes.

nominuto.com

Secultrn/FJA abre seleção para o Programa Agentes de Leitura


O Programa Agentes de Leitura do Rio Grande do Norte já está com processo de seleção aberto para recrutar 550 jovens e adultos entre 18 e 29 anos, que gostem de ler, escrever, assistir filmes e que sejam comunicativos para trabalhar disseminando o livro e a leitura em comunidades por 43 municípios do RN. O Programa do Governo Federal, Agentes de Leitura, conta com a parceria do Governo do RN, através da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN (FJA). Os candidatos às vagas farão uma prova seletiva na qual será avaliada leitura e interpretação de texto, além de aspectos gramaticais a partir da elaboração de uma redação. Depois também haverá entrevista, em caráter classificatório. Podem se inscrever jovens que estão cursando o ensino médio ou que já concluíram. Preferencialmente, serão selecionados aqueles que tiverem sua família cadastrada no Bolsa Família. O Agentes de Leitura foi lançado em dezembro do ano passado, na Governadoria. As inscrições vão até 23 de março.

Os bolsistas selecionados desenvolverão atividades para a ação e difusão cultural no âmbito de suas comunidades como Agentes de Leitura a fim de colaborar com o desenvolvimento humano através do acesso aos bens e serviços culturais em municípios e comunidades do Estado do Rio Grande do Norte, identificados segundo critérios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), definido pela UNESCO, de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), definido pelo Ministério da Educação e Programa Bolsa Família do Governo Federal. Os aprovados serão bolsistas da Secultrn/FJA por um período de 12 meses e receberão bolsa mensal no valor de R$ 350. Todas as informações do Processo seletivo aqui na página da Secultrn/FJA. Interessados também podem entrar em contato com a Coordenação do Agentes de Leitura pelo fone: 84 3232 5324.

Obs: Os interessados devem procurar a Casa de Cultura para fazer sua inscrição.

Atenciosamente

Elení Fernandes de Queiroz

Agente de Cultura Popular de Martins R/N

ABC e América confirmam favoritismo e estão na final

Os dois times irão se enfrentar em partidas de ida e volta

O que todos esperavam aconteceu na noite desta quarta-feira, quando foram realizadas as semifinais do primeiro turno do Campeonato Potiguar. ABC e América confirmaram o favoritismo, passando por Corintians e Santa Cruz, respectivamente, e irão se enfrentarem na decisão. O campeão está classificado para a grande final do Estadual.

Carnaval : Papangu a tradição do carnaval em Martins RN

Por ruas, becos e praças, os papangus surgem para assustar e pregar peças na molecada travessa de muitas cidades do Nordeste brasileiro. Segundo a tradição eles costumam aparecer na Quarta-Feira de Cinzas, mas em Martins RN aparecem durante os dias de carnaval. Usando sacos e trapos no lugar de roupas, com o rosto pintado ou mascarado, eles também carregam cornetas, chicotes e outras criatividades a mais. Basta eles aparecerem nas ruas para a molecada gritar: “Papangu, Balão de angu...!” Esta tradição vem passando de geraçaõ a geração na nossa serra o que se torna o grande diferencial do nosso carnaval...

Governo não tem prazo para retornar gratificações e a implantação do plano de cargos

Via Robson Pires

A governadora Rosalba Ciarini admitiu que o Governo não tem prazo para começar a implantar os planos de cargos e retomar as gratificações.

Ontem a tarde ela concedeu a seguinte entrevista a TRIBUNA DO NORTE:

Ao chegar para a sua leitura anual na Assembleia, a senhora se deparou com o protesto de servidores cobrando a implantação do Plano de Cargos Carreiras e Salários. O que a senhora tem a dizer para esses servidores?

Que a vontade de implantar é muito grande, nós precisamos é ter os meios, as condições. Claro, que se tivessem (os meios) já teriam sido implantados. Não foram implantados (os planos) porque não houve meios. Encontrei o Estado em situação financeira de muitas dificuldades. Estamos vendo isso com muita seriedade, mas com muita vontade de poder atender. Ano passado estive reunida com os sindicatos, queremos manter essa mesa de negociação, onde a própria governadora, com secretários e representantes do sindicato, estaremos de forma muito transparente mostrando a eles a evolução da receita. Temos que continuar no rumo certo de cumprir a lei de responsabilidade fiscal. A proporção que a receita for crescendo e a gente vá melhorando nosso potencial, aí poderemos avançar. Temos o compromisso já para julho da polícia militar. Não vou ficar prometendo nada de forma irresponsável. Irei dentro da realidade sentar com eles (os servidores). Tudo que for possível nós vamos fazer.

E sobre as gratificações? Seus auxiliares chegaram a anunciar que elas (as gratificações seriam retomadas em fevereiro) o que não ocorreu.

Está sendo analisado pela administração para ver como é possível retomar esse benefício aos servidores.

Deu no RN POLITICA EM DIA 2012

"TRIO DE FERRO" OPOSICIONISTA DE SERRINHA DOS PINTOS EM CONVERSA FRANCA COM O RNPOLITICAEMDIA 2012.

No dia de ontem, o blog esteve reunido com o ex-prefeito Luizão; o candidato do bloco de oposição em 2008 Ledimar e do vereador mais votado das eleições de 2008,com 482 votos, Gilcilene. Em um diálogo tríplice e direto, eis o teor.


O QUE REALMENTE FICOU DECIDIDO NA REUNIÃO DO DIA 26 DE DEZEMBRO, NO HOTEL CHALÉ DOS INGÁS?
LEDIMAR: Que o candidato sairá do consenso de todos. Sem que haja imposição de quem quer que seja. Estamos mais que nunca, unidos e com o pensamento voltado em vencer as eleições de 07 de outubro próximo, trazendo novamente a oportunidade de desenvolvimento e de um trabalho voltado para todos. Como deve ser um governo eleito por este povo.
Nesta reunião, onde foi reafirmado apoio ao deputado estadual Getúlio Rego, nós sentimos que o momento não é de anunciar a chapa que concorrerá ao executivo serrinhense. E sim, de concretizar a união entre todos. Algo que é primordial em um bloco e que não se ver na situação. A certeza que estamos no caminho certo e de concordância. Temos que ter um tempo para preparar nosso eleitorado, para que haja um maior índice de aceitabilidade por parte deste, já que hoje temos três correntes fortes, unidas.
Um fato que nos chamou a atenção e em muito nos animou, foi um telefonema do deputado Getúlio, que é líder do governo na assembleia legislativa, para a governadora Rosalba Ciarlini, onde a governadora afirmou que haveremos de ter o apoio incondicional do executivo estadual, visando as eleições que se aproximam.
Em síntese, não há candidato oficial, ainda. Este anúncio só será feito nos próximos meses. Essa foi só a 1ª reunião de outras que haverão.

TENDO SIDO PREFEITO DE SERRINHA DOS PINTOS, COMO VOCÊ VER A POSSIBILIDADE DE FICAR DE FORA DE UMA CHAPA MAJORITÁRIA?
LUIZÃO: Não é demérito nenhum. Temos nomes de grande influência política no nosso grupo e eu só sou mais um destes. Independente de quem seja o candidato, temos a certeza de que a aceitação será de todos, ao anunciarmos a chapa. Estou no páreo, mas acatado qualquer posição que o bloco tomar. Em nenhum momento fiz comentários a nenhum veículo de comunicação, à cerca de está desapontado com relação ao nome que venha a ser oficializado futuramente. Não há insatisfação alguma. Somos um grupo e assim temos o dever de aceitar as decisões que são e serão tomadas por todos. O nome de Gilcilene ou de Ledimar, são nomes que merecem nosso respeito. Assim como de diversos correligionários que fazem parte deste grande grupo. E lhe digo que em breve teremos surpresas pertinentes a vinda de outras lideranças para a ala a qual pertencemos. É uma questão de tempo. Nosso grupo, fatalmente será o "grande grupo".
Uma coisa é certa: minha filha, Luana é pré-candidata a uma cadeira do legislativo. Eu sou um membros da oposição e assim permanecerei.

COMO LEGISLADOR, QUAL A SUA VISÃO NO TOCANTE A ATUAL LEGISLATURA SERRINHENSE?
GILCILENE:Trabalhamos em torno do bem estar da população. Independe de quem seja o autor de um projeto, votamos com a consciência, sem deixar siglas partidárias influenciem em nossas decisões. Apenas a bancada da oposição, não aprova projetos que venham a não beneficiar nosso município. Como por exemplo, uma emenda que modificava o edital do concurso, diminuindo o número de reservas para SG (serviços gerais). Hoje, temos mais de 30 funcionários contratados nesta função. Por que não criar cargos neste concurso, ao invés de diminuir o número de reservas? É bom salientar, que não há no edital vagas para SG, e sim vagas para o cadastro de reservas. Não podemos aceitar manobras deste tipo.

NA ELEIÇÃO PASSADA, VOCÊ ENFRENTOU UM CANDIDATO QUE ESTAVA DISPUTANDO UMA REELEIÇÃO. NAQUELE MOMENTO VOCÊ PERDEU O PLEITO POR 241 VOTOS. ESTE ANO, CASO O CANDIDATO SEJA VOCÊ, SE SENTE MAIS MOTIVADO, COM MELHORES CHANCES DE VENCER, JÁ QUE NÃO É UM CANDIDATO QUE IRÁ PARA REELEIÇÃO?
LEDIMARIndependente de qualquer coisa, sempre tive motivação para vencer. Em 2008 esta motivação era clara. Tivemos 1.503 votos. Caso tivéssemos conseguido 130 votos da situação, teríamos ganho a eleição. Transferir votos não é nada fácil. Disputamos um pleito com um candidato que tinha, como tem, o poder na mão. Mesmo assim, ele não conseguiu uma vitória convincente. Senão vejamos: votarão 3.424 eleitores. Nossa fatia neste montante foi de 1.503. Houveram 159 votos brancos e nulos. Votos de insatisfação. Hoje, estes 159 votantes dificilmente votam no atual prefeito ou no seu candidato.
Estamos em busca destes eleitores, que é exatamente o número que nos fez falta em 2008. Temos os dois vereadores mais votados na eleição passada (Gilcilene e Nilzinha), que só eles tiveram 882 votos. Isso corresponde a quase um quarto dos votos de Serrinha dos Pintos. Além de contarmos hoje com o vereador Vanzinho e o ex-vice-prefeito, Nego. Isso faz a diferença, evidentemente. Vamos para a luta.

É PÚBLICO E NOTÓRIO QUE CHIQUINHO FOI INDICAÇÃO SUA. O MESMO É SOBRINHO DA SUA ESPOSA. COMO VOCÊ SE SENTE, HOJE E COMO VOCÊ O VER?
LUIZÃO:Infelizmente não posso fugir desta irresponsabilidade, que foi ter o iniciado na vida pública. Diria que foi uma das coisas que mais me arrependo. Sinto-me traído. Não há outro termo que eu possa utilizar que não seja este. Mas não sou só eu que temos este sentimento. O próximo Ledimar aqui presente também foi vítima de traição por parte do prefeito do município. Gilcilene também amarga mais uma traição. Como podemos nutrir algum sentimento benéfico com esse rapaz?
Muitas vezes fico á pensar como pude confiar tanto em alguém, politicamente falando, como confiei e fui nitidamente passado para trás. Não foi esse ensinamento que ele teve. Mas as pessoas mudam, o tempo muda. As situações políticas também mudam. Vamos para a frente. Outubro vem aí. Creio firmemente que o tempo de atraso de Serrinha dos Pintos está perto de acabar.

DIANTE DO QUE LUIZÃO ACABOU DE DIZER, QUE VOCÊ TAMBÉM FOI VÍTIMA DE TRAIÇÃO POR PARTE DO PREFEITO ATUAL, PERGUNTO:
QUAL A MAIOR MÁGOA POLITICA SUA COM RELAÇÃO A CHIQUINHO?

GILCILENE:Se eu for enumerar, levaremos muito tempo. Quando fui presidente da câmara de vereadores, o prefeito exigiu que eu cedesse quatro cargos do legislativo para nomes indicados por ele. O tesoureiro; o contador; o assessor jurídico e a recepcionista. Aceite e honrou o compromisso. Em contra- partida, ele teria o compromisso de contratar pessoas ligadas a mim, para exercer alguns cargos na esfera executiva. Em nenhum instante Chiquinho honrou o que havia se comprometido. E, ao invés de indicar estas pessoas, demitiu quem tinha cargo na prefeitura e era ligado a minha pessoa. Alegou na época nepotismo, contudo, deixou funcionários contratados parentes de outros vereadores. Em uma nítida e transparente demonstração de afronta a mim. Fui ao MP e fiz uma consulta ao promotor, Dr. Domingos e o mesmo me disse que não havia nenhum impedimento legal em o prefeito manter funcionários ligados a mim na prefeitura. O atual prefeito tem mania de impor condições. Não aceito imposição. Sou um vereador independente. A prova cabal disso, é o exemplo claro foi o número de votos que dei as deputadas Sandra e Larissa Rosado. Sandra obteve 567 votos e Larissa 458 sufrágios. Isso tem nome: é reconhecimento ao trabalho desenvolvido por mim junto a população. A representatividade do nosso mandato é evidente e trabalho para que esse desempenho cresça a cada dia. A distância do prefeito em muito me ajudou. A resposta veio nas urnas.

EXISTE A POLÊMICA SOBRE UM SUPOSTO TELEFONEMA SEU À PRÉ-CANDIDATA GOVERNISTA, PARA UM ENCONTRO. AFINAL, HOUVE ESTE TELEFONEMA SEU PARA ROSÂNIA TEIXEIRA?
LEDIMAR:A única qualificação que tenho para esta "polêmica", é indignação. Nunca fiz nenhuma ligação para membros da situação, convidando para encontro. Desafio e já deixo a permissão para que seja quebrado sigilo telefônico o que quer que seja, para que seja comprovado este telefonema. Rosânia é minha vizinha. Pessoa de bom caráter, trabalhadora, mas não tenho nenhuma vínculo com a mesma. Nos respeitamos muito, mas telefonema nunca houve. O que ocorreu, que antes não entendi como necessário citar nomes, foi uma proposta vinda por meio de dois advogados primos meus, Drs. Gilmar e Osmar Fernandes, em nome do ex-prefeito de Martins, Haroldo Teixeira, que é primo da pré-candidata Rosânia, propondo-me uma aproximação com a situação de Serrinha dos Pintos. O que não aceitei e nem ao menos deixei esperanças disso.

COMO EX-GESTOR, QUAL A SUA VISÃO NO GOVERNO MUNICIPAL ATUAL?
LUIZÃO:Não existe nenhum adjetivo maior que ruim? Assim é que vejo a administração do prefeito Chiquinho. Qual o modelo de saúde que temos? Esta saúde que aí está, está na UTI. Raramente se ver médicos dando plantões na cidade. A ambulância que deixei para atender as necessidades do hospital. As dificuldades do povo em ser ouvida pelo seu gestor são grandes. Andam muito e o município que espere ele ter tempo para governá-lo. Ruim. O município está sucateado. Não há uma só ação que sirva de modelo.

AS ELEIÇÕES VINDOURAS PROMETE RENOVAÇÃO NA CÂMARA?
GILCILENE:Não tenho nenhuma dúvida. Temos bons nomes que disputarão diretamente com os atuais vereadores. São nomes que trazem a jovialidade, unida a experiência de outros. Creio numa renovação de 4 à 5 vereadores em 2012. Esta na hora de pararmos com a negociata de secretarias por cargos na legislatura municipal. O povo merece mais respeito. E a resposta deste povo, que tanto sofre nos dias atuais, será nas urnas.

UMA PERGUNTA AO TRIO?
EXISTE ALGUMA POSSIBILIDADE, MESMO QUE REMOTA DE REAPROXIMAÇÃO COM O PREFEITO CHIQUINHO, JÁ QUE TODOS OS TRÊS FORAM ALIADOS DO MESMO, UM DIA?

LEDIMAR:Seria a última coisa que eu faria na vida. Aliás, nem a última. Não há nenhum clima para novamente comungar com Chiquinho, politicamente.
LUIZÃO:Irei calar-me, para ser educado. Não me alio com quem traiu quem mais lhe ajudou.
GILCILENE:Sou independente e zelo pelos votos que me são confiados. Isso é um dos entraves que impossibilitam qualquer aproximação. Existem outros tantos que é melhor a o silêncio como resposta. Sentar com Chiquinho para tratar alianças, jamais.

Foto: Martins em Pauta

SESAP E OS CORREDORES DO WALFREDO GURGEL

Sesap muda modelo de atendimento e esvazia corredores do Walfredo Gurgel


Hospital Walfredo Gurgel
O socorro que se tornou comum nos últimos dez anos foi levar para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, todos os pacientes em estado grave, especialmente vítimas de acidentes, tanto da capital como do interior. Mas este método terminou por sobrecarregar o atendimento, gerando situações constrangedoras nos corredores do Hospital Walfredo Gurgel, que chegou a ter 110 macas com pacientes agonizando nos corredores.

Semana passada, o coordenador do Samu Metropolitando, Luiz Roberto, apontou a solução e se colocou à disposição do Secretário Estadual Domício Arruda para coordenar esta mudança. Com o sinal positivo do secretário, Luiz Roberto formou uma equipe e iniciou o trabalho segunda-feira da semana passada. "Montamos uma estrutura na frente do hospital para encaminhar os pacientes que estavam chegando, tanto do interior quanto da capital, para o atendimento adequado no local correto na rede hospitalar de Natal", explica Luiz Roberto.


Enquanto uma equipe médica atendia e encaminhava da porta do hospital o paciente para o atendimento adequado, outra equipe entrou nos corredores do Hospital Walfredo Gurgel e passou a avaliar cada caso e procurar na rede hospitalar de Natal o melhor atendimento para o paciente. "Houve o caso em que o paciente foi encaminhado para o Hospital Deoclécio Marques, em Parmamirim, onde havia o médico e um leito hospitalar bem melhor do que uma maca", explica. Teve também pacientes enviados para Macaíba e outros hospitais de Natal.


Com a superlotação, além do tratamento desumano ao paciente, o hospital terminava por prender as macas das ambulâncias do Samu e também das cidades do interior com pacientes recebendo atendimento no corredor do Hospital Walfredo Gurgel. Teve dias que até 8 ambulâncias ficavam paradas em frente ao Walfredo Gurgel. Ontem, três dias depois das medidas, não havia ambulância parada e nem macas com pacientes nos corredores do Walfredo Gurgel. "Agora, a nossa missão é manter este trabalho regular", revela Luiz Roberto.



Fonte: Jornal DeFato.com
via Na Serra

Jovem foi assassinado a tiros na tarde desta quarta-feira em Janduís/RN

A Policia militar registrou no final da tarde desta quarta feira(15/02/12), mais um assassinato na cidade de Janduís/RN.

A vítima é Genifran Batista de Oliveira, 20 anos de idade, agricultor, residente na Rua Moisés Gurgel, no centro da cidade.
Genifran foi atingido com dois disparos de arma de fogo, a vítima ainda foi socorrida mas morreu ao dar entrada no Posto de Urgência do Hospital Maternidade Maria Cristina Maia.
O autor e os motivos do crime ainda são desconhecidos pela polícia.

É Sertão
Foto : A Voz de Janduís

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055