martins em pauta

sábado, 28 de outubro de 2023

Polícia reforça segurança de governador e sua família após ameaça de morte

Domingo, 29 de outubro de 2023

O Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro reforçou a segurança do governador Cláudio Castro e de sua família após o setor de inteligência da Polícia Civil ter identificado um plano de atentado contra ele, a primeira-dama e os dois filhos do casal. As informações foram confirmadas nesta quinta-feira (26) pela assessoria de imprensa do governo do estado.

Segundo nota divulgada à imprensa, o plano foi descoberto após ataques da milícia ao transporte público na zona oeste da capital. Os atentados ocorreram depois da morte morte de Matheus da Silva Rezende, o Faustão, apontado como segundo homem na hierarquia de um grupo de milicianos que atua naquela área. Ele é sobrinho do chefe da facção, Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho.

O governo do estado afirma que as informações continuam sob rigorosa investigação para que os autores sejam identificados e punidos.

Caos na zona oeste

Os atentados promovidos por milicianos causaram destruição na frota de ônibus da cidade. Segundo o Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus do Rio de Janeiro, 35 coletivos incendiados. Além disso, um trem da SuperVia também foi alvo dos criminosos e teve sua cabine queimada.

O temor causado pelos ataques levou ao fechamento de escolas públicas e privadas na região, e até mesmo lojas de centros comerciais encerraram o expediente mais cedo.

Em Santa Cruz, bairro mais atingido, 7 mil pessoas ficaram sem atendimento médico na terça-feira devido ao fechamento de unidades de saúde da rede municipal.


Fonte: Jornal da Cidade Online

95% das vítimas de feminicídio no RN não tinham medida protetiva

Sábado, 29 de outubro de 2023

Foto: Pixabay

Em oito anos, segundo levantamento do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), 95% dos casos de feminicídio do Estado foram de mulheres sem medida protetiva ou quaisquer registros de denúncias. Além de emitir um alerta, o dado coloca em evidência a necessidade de fortalecimento na assistência e proteção às mulheres. Neste ano, por meio da 68ª Promotoria de Defesa da Mulher de Natal, o MPRN lançou o projeto Protocolo Girassol. O propósito é auxiliar aquelas que tiveram medidas protetivas descumpridas e garantir que elas não sejam novamente vítimas de violência ou de feminicídio.

No Estado, conforme apontam os dados do MPRN, das 16 medidas protetivas concedidas diariamente às mulheres vítimas de violência doméstica, em média 10% são descumpridas. Em números reais, foram descumpridas 351 medidas protetivas na capital potiguar, de janeiro a setembro de 2023, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). A promotora de Defesa da Mulher MPRN, Érica Canuto, da 68ª Promotoria de Justiça (PmJ) de Natal, esclarece que trata-se de um percentual que precisa receber atenção, uma vez que o descumprimento pode acarretar pensamentos que buscam descredibilizar a lei e principalmente atingir a vítima.

Por conta disso, o Protocolo Girassol acompanha semanalmente as mulheres que passaram pela situação e adverte os homens que descumpriram a medida protetiva. Em alguns casos, fora a advertência, recursos como a tornozeleira eletrônica, botão do pânico e Patrulha Maria da Penha são acionados. “Não é verdade que mulheres morrem com medida protetiva na mão. A medida protetiva realmente protege”, enfatiza.

Ainda, segundo ela, se 95% das mulheres vítimas de feminicídio no Estado não tinham medidas protetivas ou históricos de denúncias, é porque ainda é preciso pensar no fortalecimento de serviços de várias frentes, sejam ações de prevenção, políticas especializadas nos municípios, ou uma prioridade maior na administração pública frente ao problema.

Em menos de um ano, pelo menos nove municípios superaram o número de descumprimento de medidas protetivas registrado em 2022 – Fonte: Sesed

O percentual de feminicídios foi levantado pelo MPRN considerando os casos de 2015, ano de entrada da Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015) em vigor, até 2022. A regulamentação considera feminicídio todos os assassinatos decorrentes da descriminação à condição de mulher, violência doméstica ou familiar contra a vítima. No ano passado, o RN registrou 16 casos deste crime. Natal e Mossoró, Oeste do Estado, registraram três e dois casos, respectivamente. No entanto, 2023 ultrapassa esse dado antes mesmo do ano acabar. Foram 19 mulheres vítimas de feminicídio, de janeiro a setembro. Natal já acumula seis casos.

Nos últimos 12 meses, apenas em Natal, foram concedidas 1.415 medidas protetivas às mulheres vítimas de violência. Os dados são da Plataforma Proteger, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), e consideram os números dos três juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher na capital. “O que a gente quer é que uma mulher com medida protetiva não morra, que ela não sofra mais nenhum tipo de violência”, ressalta Érica Canuto. Até o momento, segundo ela, pelo menos 90 mulheres já foram atendidas pelo Protocolo Girassol na 68a Promotoria de Defesa da Mulher de Natal.

Reportagem completa na Tribuna do Norte

A “surra” de Michelle em Gleisi...

Sábado, 28 de outubro de 2023

O PT há muito está de olho no mandato de Sérgio Moro.

Quer a sua cassação. Pura vingança. Assim como aconteceu com Deltan Dallagnol.

É a bandidagem se vingando das pessoas de bem.

Porém, uma surpresa inusitada pode estar sendo preparada. Bolsonaro avalia.

Se Moro for realmente cassado, Michelle seria candidata e disputaria a vaga com Gleisi Hoffmann.

Bolsonaro, inclusive, está disposto a fixar residência em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, para que Michelle possa disputar o pleito.

Nesse sentido, pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Paraná, aponta que a ex-primeira dama deverá dar uma condoída surra na pretensa candidata do PT, a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann.

Em três cenários testados com o nome de Michelle, ela fica em primeiro lugar, com 35,7%, 39.3% e 44,3%, respectivamente; à frente de Alvaro Dias, que atinge, em dois cenários, 24,4% e 26%; e da petista Gleisi Hoffmann, que obtém, nos três, 16,1%, 16,7% e 21,8%.

Sem dúvida, uma ‘surra’.

Gonçalo Mendes Neto. Jornalista.

“Precisamos desse sangue”, diz líder do Hamas sobre civis palestinos

Sábado, 28 de outubro de 2023

Reprodução

O palestino Ismail Haniyeh, o líder do Hamas no exílio, que vive comodamente entre o Catar e a Turquia, mostrou a importância que a morte de civis palestinos tem para os seus terroristas em entrevista ao canal de televisão libanês do Hezbollah Al Mayadeen nesta quinta, 26.

Eu convoco a todos — todas as pessoas livres do mundo, todos os países amigos, os países irmãos (árabes) e os aliados — a fazer toda pressão necessária em todas as direções, em todos os fóruns, para acabar com a agressão contra Gaza. Para parar com a guerra contra as nossas crianças, mulheres e idosos. Nossas mesquitas, nossas universidades, nossas casas. Essa agressão brutal deve parar. O novo Holocausto deve parar. Eu já disse antes e repito agora: o sangue das mulheres, das crianças, dos idosos — eu não estou dizendo que esse sangue está pedindo pela ajuda de vocês. Somos nós que precisamos desse sangue, para que ele desperte o espírito revolucionário entre nós. Para que ele desperte em nós a determinação. Para que desperte em nós o espírito de desafio e nos empurre para seguir em frente“, disse Hanieyh.

A declaração de Haniyeh explica por que os terroristas usam civis palestinos como escudos humanos, escondendo-se nos subterrâneos dos hospitais da Faixa de Gaza.
O Antagonista

Centenas de policiais estão em "caçada humana" nos EUA (veja o vídeo)

Sábado, 28 de outubro de 2023

As autoridades do estado norte-americano do Maine seguem na "caça" ao bandido que assassinou 18 pessoas e feriu outras 13 em um bar.

O criminoso é Robert R. Card, um reservista do Exército dos EUA.

As buscas estão sendo transmitidas ao vivo nas emissoras locai e, por seguranças, as autoridades pedem que as pessoas ficassem em casa.

As forças policiais cercaram uma casa rural por mais de duas horas, com um agente do FBI dando ordens por meio de um megafone para que "saísse com as mãos para cima", mas aparentemente não havia ninguém lá dentro.

Um verdadeiro caos no estado.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

URGENTE: Concurso do TJRN é suspenso até manifestação do CNJ

Sábado, 28 de outubro de 2023

Reprodução

A Comissão Especial de Concurso Público para provimento de cargos efetivos integrantes da estrutura organizacional do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte, COMUNICA que o concurso público para provimento de vagas de cargos efetivos, de nível médio e superior, e cadastro de reserva, objeto do Edital nº 01/2023, 02/2023 e 03/2023 está temporariamente suspenso em razão de consulta formulada ao Conselho Nacional de Justiça (CONSULTA nº 0006661-19.2023.2.00.0000) em razão do disposto no § 3º do art. 2º da Resolução CNJ nº 203/2015 e no art. 3º da Resolução CNJ nº 516/2023.

Comunica, ainda, que novas informações referentes ao concurso serão divulgadas no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/tjrn2023 em data oportuna.

Natal, 27 de outubro de 2023

Justiça Potiguar

Cidades no Egito são alvo de explosões, e Israel fala em ‘uma ameaça aérea’ no mar Vermelho

Sábado,28 de outubro de 2023

Reprodução 

Projéteis atingiram duas cidades do Egito localizadas na costa do mar Vermelho nesta sexta-feira (27), segundo fontes e autoridades, feriu seis pessoas e demonstrou o risco de repercussão regional do conflito entre Israel e Gaza.

Os militares de Israel culparam uma “ameaça aérea” na região do mar Vermelho: uma possível referência ao movimento Houthi, apoiado pelo Irã no Iêmen, conhecido por usar drones.

O porta-voz do Exército egípcio, coronel Gharib Abdel-Hafez, disse que um “drone não identificado” caiu em um prédio adjacente a um hospital, ferindo seis pessoas em Taba, na fronteira com Israel, durante a madrugada.

Mais tarde, outro projétil caiu perto de uma usina de eletricidade em uma área deserta da cidade de Nuweiba, a cerca de 70 km da fronteira, afirmaram duas fontes de segurança egípcias à Reuters, e acrescentaram que ainda estavam reunindo mais informações.

Taba e Nuweiba, ambas na península do Sinai, no Egito, são populares entre os turistas.

Testemunhas em ambos os lugares, que pediram para não ser identificadas, confirmaram ter ouvido explosões e visto a fumaça subindo, além de aviões de guerra egípcios sobrevoando o local.

R7

Um espertalhão dirigindo o país ou as “graças” e as “As Três Graças”

Sábado, 28 de outubro de 2023

"Eu não acredito no Brasil. Isso aqui é uma esculhambação. Não entro em movimento nenhum, a favor da censura ou contra a censura, mas alguma coisa tem de ser feita”. (Dercy Gonçalves – Atriz, cantora, humorista).

O que esperavam os brasileiros que fizeram o L quando inventaram Lula Presidente? Hoje, afirmam esses, os que votaram e fizeram o L, que foram iludidos. Foram enganados como cachorrinhos pelo cheiro da picanha e pelo gosto meio amargo da cerveja que entorpece o cérebro.

A fumaça e as queimadas que há um ano envolvia o Amazonas eram culpa de Bolsonaro. A floresta inteira queimava dia e noite, assim afirmavam eles aos brasileiros e ao resto do mundo.

A terra sofreria uma catástrofe. Tudo culpa de Bolsonaro. Hoje a Floresta queima duas vezes mais e os que tomaram o poder utilizando o argumento das queimadas estão em silencio.

Bebem champanhe em seus apartamentos com o dinheiro dos cargos que obtiveram quando tomaram o poder usando a mentira da “Amazônia pegando fogo e destruindo o planeta”! Tiram gosto com lagostas assadas na brasa. Tudo muito chique. Muito progressista.

Cínicos, tentam por todos os meios desviar a atenção do problema que afirmavam aos quatro ventos que resolveriam. Queriam apenas poder. Cargos. Dinheiro, muito dinheiro público. Mamar nas tetas do governo era o sonho dourado. Os habitantes do Amazonas que fizeram o L, enganados, jocosamente, tem uma explicação para o fumacê que envolve a região:

- “Seu “cumpade”, essa fumaça é por causa que o Lula mandou picanha pra todo mundo e todo mundo, ao “mermo” tempo resolveu assar a picanha. Todo povo fazendo churrasquinho no quintal! “Cê” sabe, né, churrasquinho bom é aquele que faz muita fumaça, carvão pegando fogo e a gordura solta o cheiro... Daí que todo mundo ao “mermo” tempo fazendo churrasquinho deu esse “fumacero” todo que cobriu Manaus e a floresta. Uma beleza”!

Lula, o semi-analfabeto que se tornou Presidente, “graças”, não “As Três Graças”, as deusas gregas chamadas Aglaia (a claridade), Tália (a que faz brotar flores), Eufrosina (o sentido da alegria), divindades que tinham como fim espalhar o contentamento, belezas e virtudes, na natureza, no coração dos homens e deuses, tornando mais suave a vida.

Não, não se tornou Presidente pelas “Três Graças” gregas, mas sim, pelas “graças”, do Supremo que tornaram o semi-analfabeto que perpetrou o maior assalto do mundo, junto com seus asseclas (políticos, empresários, e “aspones” – assessor de p* nenhuma) já cometido contra uma nação e que foi condenado a doze anos de cadeia, descondenado para participar de eleições pelo STF e reafirmado por Bonner, vergonhosamente, em rede nacional que nada devia a justiça.

Eis o pronunciamento do Supremo Gilmar Mendes, para não deixar dúvidas sobre o assunto:

- “Se hoje nós temos a eleição do presidente Lula, isso se deveu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal”.

“Graças”, da mesma forma, aos “artistas” comuna/ progressistas; aos políticos corruptos; aos sindicatos, aos “universiotários”, aos “reitores” sem noção, aos jornalistas lambe-botas e a uma infinidade de “analfabetos funcionais” produzidos em série pelos governos petistas e aos incautos, tornou-se presidente. “Graças” a estes, não “As Três Graças” gregas.

Essas “graças” concedidas ao “ex-prisioneiro e semi-analfabeto” só poderiam resultar em lambanças, soberba, arrogância, vingança e gastança. As denuncias são de Cláudio Humberto, do site Diário do Poder, um dos poucos jornalistas que resistem, junto com o “Jornal da Cidade online”. Vejam só:

- “Lula e Janja têm estrutura milionária no Alvorada, incluindo 74 funcionários”. (23/10/2023). 
- “Tem custado muito esforço do pagador de impostos bancar os egos e os custos do casal presidencial na residência do Palácio da Alvorada. Somente o consumo de água e luz da dupla & cia custou mais de R$1 milhão aos brasileiros, este ano. Lula e sua mulher escalaram 74 funcionários, que se revezam 24 horas do dia paparicando o casal. As extravagâncias incluem 11 motoristas para oito carros, aspones, maître, chef de cozinha, garçons, camareiras, fisioterapeuta e diversos outros”.

E tem mais:

- A coluna acionou a Lei de Acesso à Informação para ter acesso às contas de luz do Alvorada no primeiro semestre, totalizando R$589,2 mil.
- O consumo de água do casal presidencial e funcionários do Palácio Alvorada fechou em R$418,5 mil, de janeiro a setembro.
- A estrutura milionária para garantir as mordomias do casal inclui o impressionante consumo de gás na cozinha palaciana: R$57,3 mil.
-Os custos da mordomia não incluem o viveiro de pássaros do Alvorada, cuja conta de água, que já bateu R$265,8 mil, em agosto foi R$61,6 mil.

Como você pode ver “as graças” custam caro. Tem mais “graças”:

Em 29/09/2023 as “graças”, segundo Cláudio Humberto, foram estas:

- “Só na África do Sul foram gastos 78,2 mil dólares (R$389,7 mil) no aluguel de carrões para Lula & cia. pelo prazo de 2 dias em meio”.
- “O tour do presidente Lula e da primeira-dama Janja pelo continente africano custou ao pagador de impostos R$709 mil somente com o aluguel de carrões com motorista para o casal e comitiva circularem na África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe. Os contratos foram em dólar e o valor convertido na cotação atual da moeda. A coluna teve acesso aos valores por meio da Lei de Acesso à Informação”.

- “O custo com os “monoglotas” passeadores custou aos pagadores de impostos do Brasil que ainda bancaram intérpretes, na África do Sul, que custaram inacreditáveis R$35.837,86”.

- “Entre 24 e 27 de agosto, o casal esteve na Angola, onde os veículos alugados custaram 46,2 mil dólares, equivalentes a R$230,4 mil”.
- “Alugaram carrões com motoristas até em São Tomé e Príncipe, onde Lula e Janja ficaram por 5 horas. Torraram R$89 mil (17,8 mil dólares)”.

Lula e sua comitiva passearam por 22 países em oito meses de desgoverno, tudo por conta dos pagadores de impostos do Brasil. Os jornais afirmam que ele e sua deslumbrada Janja agora querem o conforto de um pequeno palácio voador de meio bilhão de reais para surfarem pelo mundo espalhado paz e amor.

E mais algumas “graças”, segundo o site Diário do Poder:

- “Viagem de Lula a Nova York compraria hotel inteiro no Guarujá”.
- “Foram pagos R$ 3,6 milhões (US$ 758 mil) apenas pela estadia do petista e sua comitiva no luxuosíssimo hotel Lotte New York Palace”.
- “Os R$7,3 milhões que o governo torrou para bancar a estadia do presidente Lula (PT), Janja e cia. em Nova York, nos Estados Unidos, seriam suficientes para comprar um hotel inteiro no Brasil. Tem um com 23 quartos à venda (por R$6 milhões) no site de uma corretora de imóveis, no balneário do Guarujá (SP), onde Lula “comprou” o triplex alvo da Lava Jato, reformado pela empreiteira OAS e que motivou a condenação do atual presidente a mais de 12 anos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro”.
- “Só as diárias do luxuoso hotel Lotte New York Palace custaram R$3,6 milhões aos pagadores de impostos brasileiros”.
- “Outros R$3,7 milhões foram gastos para o aluguel de carros e de salas de reunião no mesmo hotel escolhido para acomodar o governo petista”.
- “Tudo foi pago pela Delegação do Brasil na ONU desde julho, antes de Lula pisar no país. Outros gastos ainda não foram contabilizados”.

As “Três Graças” gregas devem estar envergonhadas. Aglaia (a claridade), Tália (a que faz brotar flores), Eufrosina (o sentido da alegria), essas entidades mitológicas representam tudo o “que é doce, como a flor desabrochada, as ramagens renascidas e verdes, o encanto, a doçura humana, fazendo com que a vida seja menos triste”. São elas que inspiram os homens, pois os gregos consideravam a arte e a beleza dons divinos, dons originários dos deuses, que por bondade transmitiam aos mortais.

Os que concederam “as graças” ao ex-condenado são homens que não conhecem “As Três Graças”, e se conhecem, pois uns afirmam que são doutos, “supremos” e outros “progressistas”, perverteram as “Graças” e por tabela a beleza, a harmonia, a arte.

Sem elas os homens transformam-se apenas em animais ferozes em busca de comida e sobrevivência.

Essa perversão fez com que a verdade fosse jogada para escanteio e substituída pela lorota, pela má-fé, embromação, pela narrativa; a beleza pela deformidade, a harmonia pelo desequilíbrio.

Assim, os que desvirtuaram “As Três Graças” e concederam “as graças” ao ex-condenado de justiça, todos devem estar cheios de júbilo, pois o objetivo foi alcançado.

 

Foto de Carlos Sampaio

Carlos Sampaio

Professor. Pós-graduação em “Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual”. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)


Fonte: Jornal da Cidade Online

PF cria sério atrito interno por conta da investigação da briga envolvendo Alexandre Moraes

Sábado, 28 de outubro de 2023

Parece que as coisas saíram fora do controle na Polícia Federal.

A confusão havida no aeroporto internacional da Roma - envolvendo o ministro Alexandre de Moraes, seu filho, Alexandre Barci, o empresário Roberto Mantovani, sua mulher Andréa Munarão e o genro, Alex Zanatta – está criando um grande embate interno dentro da própria Polícia Federal.

Há duas versões para o episódio. Segundo o relato do magistrado, ele foi xingado e seu filho, agredido. Já os acusados - Roberto Mantovani, Andrea Munarão e Alex Zanatta - confirmam que houve a discussão, mas negam que a agressão tenha ocorrido.

As imagens do episódio chegaram ao Brasil, mas não estão sendo colocadas ao conhecimento público. O que é realmente muito estranho.

A conclusão dos agentes encarregados da investigação, que obviamente tiveram acesso a imagem, não confirma absolutamente nada.

Diz que o filho do ministro foi alvo de uma “aparente agressão” consumada por um “aparente tapa”.

A conclusão totalmente vaga gerou um debate no âmbito da Polícia Federal.

Uma reportagem publicada na Revista Veja esclarece minuciosamente a confusão que está ocorrendo:

“Por determinação do diretor-geral do órgão, a corregedoria abriu um processo disciplinar para apurar a conduta do perito Willy Hauffe Neto, presidente da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF). Motivo: a entidade divulgou uma nota questionando o fato de a análise das imagens do aeroporto ter sido realizada por um agente, o que, além de incomum, comprometeria a qualidade e a isenção do trabalho.
´É preocupante que procedimentos não periciais possam ser recepcionados como se fossem ‘prova pericial’, uma vez que não atendem às premissas legais, como a imparcialidade, suspeição e não ter, obrigatoriamente, qualquer viés de confirmação, que são exigidas dos peritos oficiais de natureza criminal.’
Antes de determinar a instauração da sindicância, o delegado Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF, fez chegar aos peritos que eles estariam ajudando a ‘defesa dos agressores’ ao pôr em xeque os métodos utilizados na investigação. Em manifestação apresentada à corregedoria na quinta-feira 19, Hauffe alegou que as ponderações sobre a falta de perícia no caso envolvendo o ministro Alexandre de Moraes é uma posição de toda a categoria e que a abertura do procedimento disciplinar representa uma ‘interferência’ no funcionamento da associação, ao constranger suas lideranças, que apenas cumpriram o dever funcional. A PF diz que decidiu não solicitar a perícia técnica nas gravações por considerar que não há dúvida sobre a autenticidade das imagens.
‘A polícia fez apenas um storyboard do que se queria ver, como um viés de confirmação. A questão é que, se houvesse uma perícia, talvez sequer fosse possível atestar a existência de um tapa, uma agressão física de verdade’, disse a VEJA, sob reserva, um dos peritos da PF. Não é um debate saudável. A Polícia Federal é um órgão de Estado e não pode permitir que prospere qualquer desconfiança, por menor que seja, de que ela age ou deixa de agir guiada por interesses políticos. Um inquérito tem o objetivo de apurar a prática de um crime, deve seguir todos os procedimentos legais, independentemente se eles vão beneficiar ou prejudicar quem quer que seja. No caso da agressão, o relato do ministro, por óbvio, merece toda a credibilidade, mas a prova técnica não pode ser desprezada, sob pena de, aí sim, favorecer quem o abordou. Alexandre de Moraes contou que estava na sala vip do aeroporto de Roma, retornando de uma palestra, quando foi xingado de bandido, comunista e comprado. Durante a confusão que se formou, seu filho, segundo o ministro, foi atingido por um tapa no rosto. Os agressores afirmam que eles foram insultados, o que gerou uma discussão acalorada.
As imagens do aeroporto serviriam, portanto, para confrontar as versões conflitantes, poderiam ajudar a esclarecer o que houve ou no mínimo subsidiar uma conclusão mais assertiva. Não foi o que aconteceu. O relatório do agente que analisou o vídeo, que não tem som, descreve que Andrea ‘aparentemente’ discute com o filho do ministro e que Roberto ‘parece’ dar um tapa no rapaz. Com base no laudo, o delegado concluiu que, além da agressão, ‘Roberto Mantovani Filho e Andrea Munarão provocaram, deram causa e, possivelmente, por suas expressões corporais mostradas nas imagens, podem ter ofendido, injuriado ou mesmo caluniado o ministro Alexandre de Moraes e seu filho Alexandre Barci de Moraes’.
O embate entre policiais e peritos, como era de esperar, será explorado pela defesa dos acusados. ‘O que garante que esse agente, por um engano técnico, não apagou alguma imagem? O que garante que eventualmente não houve até uma ação intencional de apagar algumas imagens?’, diz o advogado Ralph Tórtima, que defende a família Mantovani, ressaltando que, ao analisar o vídeo, a polícia italiana constatou que o único contato físico entre o empresário e o filho do ministro foi quando, durante a discussão, o braço de Mantovani impactou ‘levemente os óculos de Alexandre Barci’. Na terça-feira 24, o inquérito ganhou uma novidade que está provocando outra polêmica. O ministro do STF Dias Toffoli, relator do caso, autorizou que o próprio Alexandre de Moraes atue como assistente de acusação. O magistrado deve designar um representante de sua confiança que poderá inquirir testemunhas e propor novas diligências. O Ministério Público se manifestou contra a medida, argumentando que não há previsão legal para a existência de assistente de acusação nessa fase do processo. O que era para ser simples está ficando cada vez mais complicado.”
  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Moro revela estranhas mudanças feitas pelo Judiciário em presídios envolvendo "cabeças" do tráfico

Sábado, 28 de outubro de 2023

 

"Uma delas, uma Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que autorizou o retorno ao estado daquele que é considerado o chefe do tráfico de drogas na Rocinha. 
Esse indivíduo estava preso e recolhido num presídio federal de segurança máxima, em que não existe a possibilidade de fuga e no qual a capacidade de comando da atividade criminal, de dentro do presídio para fora, é praticamente impossível, já que este mesmo Congresso aprovou uma lei que autoriza o monitoramento dos contatos externos. 
E, de repente, o Tribunal de Justiça, uma Câmara dele, profere uma decisão entendendo que não é mais necessária a permanência dele no presídio federal.

Moro também criticou a decisão de um juiz de primeira instância de Pernambuco que negou a prisão preventiva de um integrante do crime organizado responsável pelo assassinato de outro juiz.

"É claro que o Judiciário tem que tomar muito cuidado ao se debruçar sobre processos criminais. 
Não se justifica, de maneira nenhuma, a penalização de inocente e nem se justifica não agir com rigor, não olhar com rigor as provas existentes de uma acusação criminal, de um pedido de prisão preventiva ou mesmo para proferir uma sentença condenatória. 
Do outro lado, nós não podemos perder de vista que temos um contexto de uma crise de segurança; e, superada a questão da prova, havendo prova suficiente de que o indivíduo é perigoso, membro com conexões com o crime organizado, as Cortes de Justiça têm que agir com rigor."

O senador também destacou que os estados do Rio de Janeiro e da Bahia passam por uma crise na segurança pública e afirmou que o Ministério da Justiça está “praticamente inoperante” em relação ao assunto.

Para Moro, a principal responsabilidade do Poder Executivo é garantir a segurança e a propriedade das pessoas.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Fato novo que acontece agora na Argentina pode alavancar de vez Milei para a vitória

 Sábado, 28 de Outubro de 2023

O favoritismo de Javier Milei no segundo turno do pleito presidencial argentino já é bastante notório.

Inclusive, a primeira pesquisa de opinião pública divulgada já aponta a virada de Milei.

Porém, um fato que ora acontece na Argentina pode alavancar de vez o candidato oposicionista para a vitória.

A falta de dólares no mercado argentino está ocasionando a escassez de gasolina.

Navios tanques estão parados no mar a espera de pagamento.

É uma situação deprimente, que em plena campanha do 2º turno expõe a absoluta incompetência do governo.

Ademais, a Argentina vive uma crise econômica sem precedentes. A inflação está em 148% ao ano, o Banco Central do país está com baixa reserva de dólares e o dólar paralelo bate recordes frequentes.

De qualquer forma, Milei tem mais um motivo para triturar Sergio Massa.

A fatura está praticamente liquidada. 

Milei tem mais um motivo para triturar Sergio Massa.

A fatura está praticamente liquidada.

Fonte: Jornal da Cidade Online

“Foi nos governos do PT que teve a maior explosão de criminalidade”, afirma procurador (veja o vídeo)

 Sábado, 28 de outubro de 2023

A violência explodiu mais uma vez no Rio de Janeiro, e o procurador Marcelo Rocha Monteiro traçou um importante panorama histórico do avanço da criminalidade no estado, onde o povo fica no meio do fogo cruzado entre traficantes e milicianos e, pior, refém do descaso das autoridades:

“Se tem uma área onde o brasileiro rejeita o pensamento da esquerda é na segurança pública. Os brasileiros, principalmente os mais humildes, não suportam mais esse discurso de que o criminoso é uma vítima da sociedade. 
Ninguém mais acredita nisso... O governo Lula quer dar a impressão que se preocupa com segurança pública, mas foi nos governos do PT que o Brasil teve a maior explosão de criminalidade de sua história. 
E foi no governo Bolsonaro, e não existe coincidência, que o Brasil teve a maior redução de criminalidade da história recente”, ressaltou, durante participação no programa Super Debate, apresentado pelo jornalista Diogo Forjaz, no canal Fator Político BR.

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Janones admite fake news sobre Bolsonaro na eleição

Sábado, 28 de outubro de 2023

Foto: Tomzé Fonseca/Futura Press/Estadão Conteúdo

O deputado federal André Janones (Avante-MG) admitiu ter criado uma fake news para desestabilizar a campanha do então presidente Jair Bolsonaro à reeleição, em 2022. Na ocasião, Janones era coordenador da estratégia digital de Lula, nas redes sociais.

A confissão do congressista está no livro Janonismo cultural, a ser lançado pela editora Civilização Brasileira, ao qual o site Metrópoles teve acesso.

Leia mais

Revista Oeste

Bolsa recua e dólar supera R$ 5 após Lula não garantir meta fiscal

Sábado, 28 de Outubro de 2023

Foto: Sergio Lima/Poder 360

O Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), fechou em queda nesta 6ª feira (27) depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizar que não tem compromisso em zerar o deficit primário das contas públicas do governo em 2024. O índice teve queda de 1,29%, a 113.301 pontos. O dólar subiu para R$ 5,01, com alta de 0,46%.

Lula disse que “dificilmente” cumprirá a meta fiscal –estabelecida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e validada pelo Congresso–, mesmo depois de o país registrar só 1 superavit anual nos últimos 9 anos.

O mercado financeiro ficou ainda mais cético com o comprometimento do governo em equilibrar as contas públicas. A meta fiscal foi sancionada em agosto. Analistas avaliam que haverá uma suavização do discurso de integrantes governo, mas o posicionamento do presidente foi claro: um deficit de 0,5% é “absolutamente nada”.

O discurso coloca em xeque a eficácia da nova regra fiscal e relativiza um dos pilares da macroeconomia brasileira. Caso o governo não adote medidas duras para conseguir zerar o deficit, as cotações para juros futuros e inflação tendem a subir. O movimento de volatilidade nos ativos encarece a dívida pública e atrapalha o processo de redução da taxa básica, a Selic, que está em queda desde agosto.

Há percepção de parte do mercado que o marco fiscal tem pouca relevância para o presidente Lula. Há dúvidas se será preferível o governo mudar a meta do que fazer contingenciamento –bloqueio das despesas– em momentos de aperto fiscal. Lula foi enfático ao dizer que não cortará investimentos em obras e contraria o discurso do ministro Haddad sobre o marco fiscal.

O Ibovespa atingiu uma queda de 1,59% na mínima do dia, a 112.953 pontos. O dólar custou R$ 5,02 na máxima. Antes das falas de Lula, a Bolsa operava a 114.212 pontos. Já a moeda norte-americana estava a R$ 4,96.

O discurso de Lula quase que zerou os ganhos da Bolsa na semana. O Ibovespa subiu 0,13% no período.

Poder 360

Brasil segue a visão da ONU e não reconhece Hamas como terrorista, afirma Lula

Sábado, 28 de outubro de 2023

Foto: REUTERS/Adriano Machado

O Brasil não reconhece o Hamas como organização terrorista, seguindo a visão da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (27). No entanto, ele disse que o país vê as ações do grupo radical islâmico como atos terroristas.

“A posição do Brasil é a mais clara e nítida possível. O Brasil só reconhece como organização terrorista aquilo que o Conselho de Segurança da ONU reconhece, e o Hamas não é reconhecido pelo Conselho como organização terrorista, porque ele disputou eleições na Faixa de Gaza e ganhou”, declarou Lula em café da manhã promovido para jornalistas no dia do seu aniversário de 78 anos.

“O que nós dissemos é que o ato do Hamas foi terrorista. Dissemos isso em alto e bom som. Que não é possível fazer um ataque, matar inocentes, sequestrar gente, da forma como eles fizeram, sem medir as consequências do que acontece depois, porque, agora, o que nós temos é a insanidade do primeiro-ministro de Israel, querendo acabar com a Faixa de Gaza, esquecendo que lá não tem só soldados do Hamas, mas mulheres e crianças, as grandes vítimas da guerra”, completou.

Lula também reforçou seu compromisso em resgatar os brasileiros que estão na região do conflito no Oriente Médio e que pretende dialogar com todos os lados para atingir esse objetivo.

“Nós não deixaremos um único brasileiro ficar em Israel ou na Faixa de Gaza. Nós vamos tentar buscar todos, porque esse é o papel do governo brasileiro. Se eu tiver informação a ‘Lula, tem o presidente de tal país que é amigo do Hamas’, é para esse que eu vou ligar: ‘fala para o Hamas libertar o refém!’”, comentou o presidente.

CNN Brasil

Contas do governo Lula têm rombo de R$ 92,6 bilhões em 2023

Sábado, 28 de outubro de 2023

Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo / arquivo

O governo registrou rombo de R$ 92,6 bilhões nas contas públicas no acumulado de janeiro a setembro de 2023, em valores corrigidos pela inflação. O resultado é o pior desde 2020, quando houve deficit de R$ 850,2 bilhões ao seguir o mesmo critério.

De janeiro a setembro de 2022, houve superavit de R$ 37,9 bilhões ao considerar o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), responsável por medir a inflação oficial do Brasil. Os dados são do Tesouro Nacional.

Eis a trajetória do resultado primário de janeiro a setembro desde 2023:

Em valores nominais, o deficit está em R$ 93,4 bilhões no acumulado dos 9 primeiros meses de 2023. O saldo primário é formado pela subtração de receitas contra despesas, sem contar com os pagamentos com os juros da dívida.

Em janeiro, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) se comprometeu com um deficit primário de R$ 100 bilhões, ou 1% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2023.

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, disse nesta 6ª (27.out) que há “pressões adicionais” criadas nas contas públicas em 2023 que podem atrapalhar a meta. Mencionou impacto de ao menos R$ 45 bilhões neste ano, que inclui:

  • Lei Complementar 201/2023 – compensação aos Estados, R$ 20 bilhões;
  • variação cambial e IGP (Índice Geral de Preços) – perda de arrecadação de R$ 25 a R$ 30 bilhões.

Ceron também mencionou que havia a expectativa de arrecadar R$ 50 bilhões com o Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) em 2023, mas que só deve chegar a R$ 10 bilhões.

O economista declarou, porém, que a equipe econômica trabalhará para atingir o resultado estimado. “Nada muda em relação à perseguição dos objetivos”, disse em entrevista a jornalistas.

Poder 360

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643