martins em pauta

sábado, 21 de julho de 2012

PSD lançou quase 700 candidatos para as eleições municipais no RN

 

O Partido Social Democrático (PSD) faz um balanço das candidaturas lançadas nos municípios do Rio Grande do Norte e contabiliza 673 nomes registrados para a disputa nas eleições deste ano. O deputado federal Fábio Faria avalia que o partido sairá fortalecido do pleito. “Esse alto número de candidatos demonstra a força do PSD no Estado, assim como terá alta representatividade no Brasil”, diz o parlamentar ao destacar a liderança do presidente estadual, o vice-governador Robinson Faria.
O PSD é o quinto partido a lançar candidatos no RN, sendo o mais jovem entre os dez de maior representatividade no Estado. A legenda está presente nas eleições de 154 dos 167 municípios potiguares. Já estão confirmados pelo TSE 44 candidatos a prefeito, 34 a vice-prefeito e 600 disputam o cargo de vereador. O delegado estadual do PSD, Franklin Rocha de Azevedo, lembra que os números são atualizados constantemente pelo Tribunal e sofrem mudança diariamente.
O maior número foi registrado em Mossoró, onde o PSD lançou 23 candidatos a vereador. Em São José de Mipibu, além do candidato a prefeito, 15 disputam cargo de vereador; Ceará Mirim e Santa Cruz (prefeito e 14 vereadores); Canguaretama (prefeito e 12 vereadores); Jardim de Piranhas (prefeito e 10 vereadores); Afonso Bezerra (prefeito e 9 vereadores)

O abandono a Assistência Técnica Permanente para o agricultor familiar no Semiárido Nordestino


O Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) que beneficia mais de 15 mil famílias no semiárido nordestino corre risco de acabar, essa triste noticia tem assolado mais de 50.000 famílias nos mais de 60 municípios atendidos pelo projeto nos 06 estados nordestinos (Rio Grande do Norte, Ceara, Piauí, Sergipe, Pernambuco e Paraíba), impactando diretamente 32,78% da área total do semiárido brasileiro. 

Diante de todas essas dificuldades os agricultores familiares acompanhados pelo PDHC em Umarizal, Caraúbas, Olho D'Água, Rafael Godeiro, Apodi, Campo Grande e nos demais municípios do território do Sertão do Apodi estão prestes a serem abandonados pelo contrato de assessoria técnica do MDA, infelizmente houve um corte de aproximadamente 70% do valor de repasse do Ministério do Desenvolvimento Agrário ao PDHC, o que tem impossibilitado o pagamento a assessoria técnica permanente. Todas as executoras de assessoria técnica estão sem receber repasse de recurso desde março, dificultando a permanência das mesmas nas atividades de campo junto aos agricultores familiares. 

No Rio Grande do Norte ele está presente no território do Sertão do Apodi nos 17 municípios, diretamente com ações em comunidades e assentamentos rurais em 10 municípios são eles: Apodi, Caraúbas, Umarizal, Olho D'Água dos Borges, Janduis, Campo Grande, Upanema, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra e Rafael Godeiro e indiretamente com ações territoriais em mais 07, que são: Patu, Itaú, Paraú, Triunfo Potiguar, Messias Targino, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes.



Atuação do Projeto Dom Helder Câmara no Nordeste brasileiro 


A agricultura familiar constituída por pequenos e médios produtores representa a imensa maioria de produtores rurais no Brasil. São cerca de 4,5 milhões de estabelecimentos, dos quais 50% no Nordeste. O segmento detém 20% das terras e responde por 30% da produção global. Estes produtores têm sofrido ao longo dos anos um processo de redução nas suas rendas, chegando à exclusão de trabalhadores rurais de ao redor de 100.000 propriedades agrícolas por ano, de 1985 a 1995 (IBGE, Censo Agropecuário 1995/96). Boa parcela deste processo de empobrecimento pode ser explicada pela pouca oferta e pela baixa qualidade dos serviços públicos voltados para os mesmos, os quais poderiam viabilizar a inclusão socioeconômica destes agricultores. Isso levou, no passado, a aceitar como uma realidade lamentável, que os agricultores familiares são construções sociais cujo alcance depende dos projetos em que se envolvem e das forças que são capazes de mobilizar para implementá-los. 

O Nordeste é a região brasileira que detém a maior parcela dos estabelecimentos agrícolas familiares do país (49,7%), comparado com as demais regiões. Esses estabelecimentos detêm também a maior fração da área (31,6%), mas não há uma participação correspondente no valor bruto da produção (apenas 16,7%). O Nordeste é ainda a Região que a apresenta a menor área média por estabelecimento na agricultura familiar (17 ha) e a segunda menor na agricultura patronal (269 ha), com valores bastante inferiores às medias do país (26 e 433 ha, respectivamente). Em geral, são agricultores com baixo nível de escolaridade e diversificam os produtos cultivados para diluir custos, aumentar a renda e aproveitar as oportunidades de oferta ambiental e disponibilidade de mão-de-obra.




Este segmento tem um papel crucial na economia das pequenas cidades - 4.928 municípios têm menos de 50 mil habitantes e destes, mais de quatro mil têm menos de 20 mil habitantes. Estes produtores e seus familiares são responsáveis por inúmeros empregos no comércio e nos serviços prestados nas pequenas cidades. A melhoria de renda deste segmento por meio de sua maior inserção no mercado tem impacto importante no interior do país e por consequência nas grandes metrópoles. A inserção no mercado ou no processo de desenvolvimento depende de tecnologia e condições político-institucionais, representadas por acesso a crédito, informações organizadas, canais de comercialização, transporte, energia, etc. Este último conjunto de fatores normalmente tem sido a principal limitante do desenvolvimento. Embora haja um esforço importante do Governo Federal com programas como o PRONAF, o PAA, entre outros, programas estaduais de assistência técnica. 


Com todas essas dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares no semiárido, é cada vez mais importante o apoio e a assistência técnica garantida a essas famílias, é uma pena que o atual governo não tenha uma visão descentralizada, no sentido de desburocratizar o repasse dos recursos para a assistência técnica, e isso ocasiona um dos principais obstáculos apontados pelos agricultores familiares. A política pública oferecida pelo governo federal não é suficiente para modificar o setor, considerado estratégico para o desenvolvimento do País. “O governo anuncia recursos, mas os agricultores familiares têm dificuldades no acesso a eles”. É uma política emergencial, mas não é estruturante, tem seus avanços, mas é muito aquém da realidade. 



Algumas reportagens a respeito do Projeto Dom Helder Câmara: 

Reportagem Globo rural 

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/kmdk7py1wKM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Vídeo em comemoração aos 10 anos 
Release fornecido pelas entidades prestadoras de assessoria técnica no Território do Sertão do Apodi.

Fonte Umarizal News

sexta-feira, 20 de julho de 2012

ASSIM COMO O TEMPO, A CAMPANHA ELEITORAL ESTÁ FRIA EM MARTINS RN

Fria que nem bunda de pinguim. Assim podemos definir a campanha eleitoral nestas eleições em Martins RN até o presente momento. O motivo mais provável é a falta de recursos para tocar a campanha. Como sabemos, a Lei Eleitoral tem sido muito exigente, principalmente com propagandas e com a contratação de pessoas, os  conhecidos cabos eleitorais, que são os principais encarregados na distribuição de materiais. Até agora, o que presenciamos em termos de propaganda foram algumas pinturas com o nome da candidata a prefeita Olga e sua vice Flavia e nada mais.

Num município pequeno como é Martins, a campanha que melhor resultado dá, são as visitas pessoais dos candidatos as residências dos eleitores, quando se tem a oportunidade de olhar o eleitor de frente e conhecê-los melhor. Se tiver a sorte de transmitir confiança, não se arrastar muito com os assuntos, ser cortês, respeitoso, positivo, sicero e otimista, certamente o contato gerará bons resultados. Esse método é muito útil, principalmente aos candidatos que não dispões de muitos recursos financeiros e tem dificuldades para se pronunciarem em públicos nas oportunidades dos comícios.

Outra boa alternativa para os candidatos nas oportunidades das visitações aos bairros e às casas dos eleitores, é estarem acompanhados das pessoas que lhes apoiam e que tem peso político na sociedade, principalmente aqueles que os lançaram à disputa ou que fomentaram a respectiva candidatura.  



Líderes potiguares desconversam sobre fusão entre DEM e PMDB


 

A fusão do DEM com o PMDB não interessa aos líderes dos dois partidos no Rio Grande do Norte. É muito cacique para pouco índio. Tanto o senador José Agripino (na foto), presidente nacional do DEM, quanto o deputado federal Henrique Eduardo, presidente nacional do PMDB, desconversam sobre o assunto. No caso de uma fusão, com quem ficaria o comando do novo partido no RN? Com Agripino, que tem como liderada a governadora Rosalba Ciarlini, ou com Henrique, que tem como liderado o ministro Garibaldi Filho. A composição poderia trazer mais dividendos do que soma para os hoje aliados democratas e peemedebistas.

Via robson Pires

Eleições: Partidos de oposição têm apenas 18% dos candidatos a prefeitos

Em 55% dos municípios não há candidato algum de PSDB, DEM ou PPS; redução coincide com queda no Congresso
Os três principais partidos que fazem oposição ao governo federal lançaram o menor número de candidatos a prefeito desde que o PT chegou ao Planalto, em 2003.
Dos cerca de 15 mil candidatos que concorrem a uma prefeitura no país, 2.807 são do PSDB, do DEM ou do PPS. Isso equivale a 18% do total de candidaturas. Na primeira eleição municipal com Lula na Presidência, em 2004, os três partidos tinham 30% dos postulantes.
Em todo o país, 55% das cidades não têm nem sequer um candidato de uma dessas três siglas. Em 2008, era 40%.
O percentual de candidatos oposicionistas neste ano é parecido com o de 1996, ano da primeira eleição municipal após a posse do tucano Fernando Henrique Cardoso na Presidência. Naquela época, os partidos que faziam oposição eram PT, PDT, PSB e PC do B. Juntos, eles lançaram também 18% dos nomes.

Tiro e morte em Arapua (Ipanguaçu)

Local do homicídio
Na noite de ontem (19), por volta das 23hs, aconteceu um crime de homicídio na comunidade de Arapuá zona rural de Ipanguaçu.
As informações são que a pessoa de Heronides Dantas do Nascimento, 48 anos, mais conhecido por Cid, foi alvejada.

Populares informaram que homens de moto chegaram e efetuaram vários disparos contra Cid que teve morte no local, no seu rosto tinha várias perfurações o que leva a crer que a arma utilizada possivelmente seria uma espingarda calibre 12, a equipe do SAMU ainda foi à comunidade, mas constatou que a vitima já estava em óbito. Policiais realizaram o isolamento da aera até a chegada dos peritos do ITEP que removeram o corpo para a sede do órgão.
Diligências foram realizadas mais até o fechamento desta não foi logrado êxito.imagens fortes se continuarem a ler....

Governadora confirma pagamento, em julho, do subsídio para os policiais militares da ativa

A governadora Rosalba Ciarlini confirmou que o Executivo irá pagar o subsídio dos policiais militares na folha do mês de julho. Ela admitiu que com esse benefício, o limite prudencial do Governo deverá voltar a aumentar. “Como diz Mantega (o ministro da Fazenda, Guido Mantega) a cada R$ 60 milhões aumentamos um ponto (no limite prudencial)”, disse a governadora, durante a confraria Ele & Elas.

Rosalba Ciarlini admitiu que não há prazo para começar a pagar o subsídio para os militares inativos. “Esses cálculos (para os inativos) nossa equipe ainda está fazendo”, completou.

Fonte:  www.tribunadonorte.com.br

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Governo do Estado é desaprovado por 90%.


A exemplo da prefeita, Micarla de Sousa (PV), a qualidade dos principais serviços ofertados pela administração da governadora, Rosalba Ciarlini (DEM), foi desaprovada por maioria esmagadora dos natalenses, segundo levantamento Sinduscon/Consult.
A segurança pública é mal avaliada por 84,3%, e apenas 10,9% aprovam, enquanto 4,8% não souberam opinar. A qualidade da saúde pública é rejeitada por 90,2%; outros 5,2% aprovam a política de gestão pública e também 4,8% não souberam definir sua opinião.

A educação também deixa a desejar na opinião do natalense, que desaprovou a qualidade desse serviço em 80,6%. Para 11,3%, há motivos para aprovação; 8,1% se disseram indefinidos sobre. No critério desenvolvimento do Estado, a reprovação também impera, com 72%, contra 11,8% que aprovam as ações de progresso; 16,2% não souberam responder.

O natalense também opinou sobre como vê o combate à corrupção pela administração da governadora Rosalba Ciarlini, e 79,3% não aprovam o modo como as condutas ilícitas são punidas, enquanto 12,2% aprovam; 8,5% não souberam responder.

A pesquisa foi registrada sob o protocolo 00033/2012 TSE-TRE e realizada de 12 a 14 deste mês, ouvindo 1.000 eleitores. A margem de erro é de 3%.

Nominuto.com

Começa o pagamento da Bolsa Estiagem no RN: Confira a lista

Os produtores rurais do Rio Grande do Norte que tiveram perda de safra em razão da seca começam a receber a partir desta quarta-feira (18/07) a Bolsa Estiagem.  No Estado, serão contempladas com o auxílio emergencial 38.177 famílias.
 
Para ter direito ao auxílio, as famílias beneficiadas devem residir em município onde foi decretado situação de emergência; viver da agricultura familiar, cuja condição deve ser comprovada com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); possuir renda familiar mensal de até 2 salários mínimos; estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal  e não ter feito adesão ao Programa Garantia Safra 2011-2012 (uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar voltada para os agricultores familiares que sofrem perda de safra por causa da seca ou excesso de chuvas).

Pela Bolsa Estiagem serão pagas, no total, cinco parcelas no valor de R$ 80,00, cada uma. O repasse da verba do Governo Federal será feito de acordo com o calendário de pagamento do programa Bolsa Família. Cada família receberá o valor total de R$ 400,00.
 
:: Confira aqui os beneficiados no RN

Os municípios que estão dentro do Decreto Estadual de Situação de Emergência por Estiagem e que não se apresentaram a Defesa Civil Estadual, devem apresentar suas documentações para poderem receber outros benefícios que virão para amenizar o sofrimento dos atingidos pela Estiagem.

Fonte: 
FEMURN

Olho D'Água do Borges:Distribuição irregular das casas populares gera insatisfação e ocupação, o que deveria ser motivo de alegria, virou angustia, decepção e caso de policia

 Dona Selma de Antonia Braz dentro da casa disse que não sai de jeito nenhum
É grande a insatisfação  das pessoas que necessitam de uma moradia, diante da maneira irregular e eleitoreira como foram distribuídas as casa do Programa “Minha Casa Minha Vida” em Olho D'água do Borges. As pessoas  que realmente precisam de uma moradia foram justamente as que ficaram de fora.

Dona Selma de Antonia Braz com filhas e netas na porta de sua futura casa

As irregularidade são inúmeras, como por exemplo: Pessoas que já foram beneficiadas em outras oportunidades e venderam suas casas foram contempladas novamente, pessoas que têm casa própria na zona rural, pessoas que moram em outros municipios, teve pessoas que foram contemplados e devolveram a casa, (prova de que não necessitavam de tal beneficio) e até  funcionários da prefeitura, segundo os comentários que rolam pela cidade. 
 
Casas sem energia eletrica e agua
Em quanto isso, pessoas que realmente necessitam de uma moradia não foram contemplados com a tão  sonhada casa própria, como é o caso da senhora Selma de Antonia Braz, que não tem onde morar e revoltada com a forma discriminatória da distribuição das casas, resolveu ocupar pela segunda vez, esta semana, uma das residências doadas e que ainda não tinha sido ocupada pelos seus beneficiários. Dona Selma disse que só sai se for com ordem judicial. Esta semana dona Selma já foi conduzida a delegacia de policia por ter ocupado uma residencia, lutando pelos seus direitos, na busca de um lar par si e sua familia. Isso é vergonhoso. Segundo comentarios na cidade, a pessoa que teria sido contemplada com a referida casa, mora na cidade de Umarizal e após tomar conhecimento da invasão, está trazendo seus moveis para tambem ocupar a casa.


Outra irregularidade que pode-se perceber nas fotos é que as casas foram entregues aos moradores sem energia elétrica e agua encanada, ou seja, inacabadas.

Quais teriam sido mesmo os critérios utilizados na distribuição das casas. Essa é a pergunta que todos querem saber. Alguns Fanáticos saíram em defesa dos responsáveis  pela distribuição dizendo que o município só fazia o cadastro das pessoas e  o ministério das cidades é que faziam a distribuição. Ora meus amigos, isso é querer brincar com a inteligencia do povo, é querer chamar o povo de burro e idiota. Se assim fosse, tais distribuição teriam sido feita de forma regular, pois teriam sido usados os cadastros dos programas sócias do governo federal, sem descriminar ninguem.
Fonte ODB em Dia

MORTE DE PROFESSOR CARLOS MAGNO FOI RECONSTITUÍDA

A Reprodução simulada do assassinato do Professor Carlos Magno teve inicio na praça central da cidade de Dr. Severiano, por volta das 20 horas de 18 de Julho de 2012, seguiu para o Sitio Merejo local onde o professor foi executado, de lá para o Sitio Lagoa de Dentro, entre as cidades de Pereiros no estado do Ceará e Dr. Severiano no RN, local onde os acusados abandonaram o carro e atearam fogo no mesmo e só terminou por volta de 23 horas.
O delegado Inácio Rodrigues disse que a reconstituição nada mais do que um confronto de informações par se tirar qualquer duvida sobre a dinâmica do crime. Foram percorridos todos os locais onde os acusados se reuniram para a pratica criminosa.
Estão envolvidos nesse assassinato, Francisco Rafael Leite Mendes, 21 anos, Ivan Bueno de Sousa Junior, 18 anos, Francisco Rodrigues de Oliveira, 21 anos e Elias Rodrigues Nunes, 21 anos. Os quatro suspeitos participaram da reconstituição do crime.
1º Os quatro amigos se reuniram na praça central da cidade de Dr. Severiano para conhecer a primeira vitima, o responsável por um dos comércios localizado no meio da praça. O comerciante que seria assaltado foi seguido pelo grupo, em uma estrada carroçável na saída da cidade, mas no momento da abordagem ele estava em companhia de uma mulher grávida o que fez com que os membros do grupo recuassem.



2º Dois dos quatro envolvidos permaneceram no local e perceberam quando o professor passou pela mesma estrada carroçável e foi seguido pela dupla de assaltantes, “”Juninho e Rafael”” que após uma ultrapassagem, simularam um acidente. No momento que o professor tentou ajudar foi rendido e colocado no porta malas do seu próprio veiculo.
O professor reagiu saindo do porta malas do veiculo, tentou agarrar “Juninho” e foi alvejado com um disparo efetuado por Rafael. O Professor caiu sem vida as margens da via. Os indivíduos perceberam a aprocimação de uma motocicleta, assustados colocaram o corpo do Professor de volta no porta malas e seguiram viagem em uma estrada de difícil acesso. Juninho conduzia o carro do professor e Rafael à motocicleta.
Cerca de 15 kms da cidade os indivíduos abandonaram o carro e tocaram fogo com o corpo do Professor Carlos Magno dentro. Eles ainda levaram dois celulares, um relógio de pulso e 90 reais. Juninho ficou com um celular, o relógio e 50 reais. Rafael ficou com um celular e 40 reais que ainda dividiu com Elias. O restante do grupo não sabia que Juninho tinha pego o outro celular.

A equipe que fez a reprodução é formada por dois peritos e seis técnicos do ITEP Mossoró, os peritos são Dr. Joaquim Guimarães e Dr. Eduardo Alexandre.
O delegado Dr. Inácio Rodrigues juntamente com o Coronel Romualdo do 7º Batalhão de Pau dos Ferros, 30 agentes da policia civil, agentes penitenciários da cidade e cerca 30 policiais militares participaram da reprodução.
Para o delegado Inácio Rodrigues disse está satisfeito com as confissões dos acusados e que as poucas contradições, não alteram a conclusão do inquérito.
O Perito Joaquim Guimarães analisa a ação do grupo como calculista, fria e cercada de muita maldade.
Nota do blog Martins em Pauta:
Parabéns pela cobertura pelos únicos meios de comunicação que registraram a reprodução: TV Ponta Negra - Mossoró e O Câmera.
Fonte O câmera

Repasses da Saúde serão de acordo com produtividade


 

A Tribuna do Norte destaca que o repasse dos R$ 10,26 milhões que o Ministério da Saúde (MS) garantiu para investimentos em cirurgias eletivas, entre os meses de junho de 2012 e 2013, não serão liberados antecipadamente e nem fundo-a-fundo aos municípios e ao Estado,  como foi o modelo usado até 2011 pelo governo federal.
A partir de agora, os recursos serão liberados à medida que os procedimentos cirúrgicos forem realizados, informou o assessor técnico da Coordenadoria de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde Pública, Clélio de Oliveira. “Os recursos não virão diretamente para a conta única do Estado, o dinheiro está garantido, mas será pago de acordo com a produtividade”, adiantou.
O assessor técnico também informou que, depois da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por representantes do Estado e municípios, realizada ontem, serão promovidas, já a partir da próxima semana, uma série de reuniões com gestores municipais de saúde com o intuito de definir a distribuição dos recursos.
Oliveira explicou ainda, que os recursos serão distribuídos de acordo com a população de cada uma das oito regiões onde funcionam as Comissões de Intergestores Regionais (CIR), sediadas em São José de Mipibu, Mossoró, João Câmara, Caicó, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Natal e Assu.

Presidência da República tem novo helicóptero




A presidente Dilma Rousseff passará a voar  em um novo helicóptero, uma aeronave EC-725, batizada de VH-36 Caracal. De acordo com a Agência Brasil, a aeronave tem capacidade para transportar dez passageiros e uma tripulação formada por três pessoas, com autonomia de voo de quatro horas e meia.
Atualmente, Dilma Rousseff voa em um helicóptero Super Puma, da mesma família do novo equipamento. As aeronaves serão usadas para deslocamentos em pontos de difícil acesso ou para locais em que aeronaves convencionais não podem operar. Fabricado pela Helibras, o novo equipamento faz parte de um pacote de 50 unidades comprado pelo Governo para a Presidência e para as Forças Armadas, totalizando R$5,2 bilhões em investimentos. O VH-36 Caracal é a quarta aeronave entregue até agora. Segundo o Ministério da Defesa, em outubro, Exército, Marinha e Aeronáutica receberão uma aeronave cada, e em 2013, a Presidência receberá mais uma unidade.

Quatorze candidatos a vereador no RN já desistiram de disputar o pleito

No Rio Grande do Norte 14 candidatos a vereador que pediram registro no pleito de 2012 já apresentaram a solicitação de renúncia. Em Pedro Avelino, São Bento do Trairi, Assu, Santa Maria e Taipu ocorreram dois pedidos de renúncia em cada um.
Nas cidades de Martins, Governador Dix-Sept Rosado, Lagoa de Velhos um candidato a vereador renunciou em cada município. As renúncias foram apresentadas antes mesmo do julgamento do pedido de registro.
Enquanto alguns já apresentaram a renúncia do pleito, a Justiça Eleitoral deverá começar a julgar nos próximos dias os pedidos de registro dos candidatos. Após o prazo para o Ministério Público Eleitoral entrar com impugnação, os magistrados das zonas eleitorais começarão a analisar cada um dos pedidos.
No total, foram protocolados 412 pedidos de registro para disputar as 167 prefeituras potiguares. Na disputa pelos cargos de vereador 7.653.


Por Anna Ruth

NOVO TREMOR DE TERRA NA REGIÃO DA BARRAGEM DO AÇU EM 17/07/2012

  Os moradores da localidade de Mutamba, que fica localizada no município de Jucurutu, próximo a Barragem do Açu, ligaram para o técnico Eduardo Menezes informando que haviam escutado um estrondo e sentido um tremor por volta das 19h:30min, hora local. A análise foi realizada com o dado obtido da estação de Riachuelo (RCBR) que registrou o tremor, às 22:32 UTC (às 19:32, hora local) e teve magnitude preliminar calculada em 1.7. O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.
Figura 1. Mapa de localização epicentral. A estrela vermelha indica o epicentro localizado usando a estação de Riachuelo (RCBR),denotada pelo triângulo vermelho.



    O registro do evento é mostrado na figura 2, abaixo.
<>

Figura 2. Registro do evento do dia 17/07 pela estação RCBR.
Como noticiado anteriormente (clique aqui), na última semana, o LabSis/UFRN, dentro do projeto do INCT de Estudos Tectônicos, com estações do Pool de equipamentos Geofísicos (PegBr; ON Petrobras), instalou uma rede de estações sismográficas na região da barragem do Acú.
 
 
 
Fonte: LabSis/UFRN, USGS, RSISNE, INCT-ET
Sd Bm Jorimar
via Emideo senna

Funcionário público é preso pela PRF na BR-405


Pau dos Ferros (RN) - Um funcionário público identificado como Francisco Lúcio Batalha,  45 anos, residente em Natal, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal(PRF), por volta das 16h30 dessa quarta-feira(18), na BR-405, na cidade de Pau dos Ferros. 
Informações dão conta que ele foi abordado em uma barreira policial em seu veículo GM S10, onde foi constatado a existência de um mandado de prisão em aberto, expedido na ultima sexta-feira(13), pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Natal.

Em contato com a Polícia Rodoviária Federal, a reportagem não obteve informação sobre a razão do mandado de prisão. O acusado foi encaminhado ao CDP em Pau dos Ferros, onde permanece a disposição da justiça.
  DN Online
via sargento andrade

Anatel proíbe TIM de comercializar linhas de telefonia celular e internet no RN

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quarta (18) que a partir de segunda-feira (23) estará suspensa a comercialização de linhas de telefonia celular e internet em 19 estados para a operadora TIM, cinco estados para a Oi e três para a Claro. A liberação da venda está condicionada à apresentação de um plano de investimentos em até 30 dias para a Anatel, que deve tratar principalmente da qualidade da rede, completamento de chamada e diminuição de interrupção de serviços.

“Embora seja medida extrema, é importante para fazer uma arrumação do setor. Queremos que empresas deem atenção especial à qualidade da rede”, disse o presidente da Anatel, João Rezende. Ele também argumentou que o aumento do número de clientes deve ser acompanhada do aumento da qualidade dos serviços. As empresas que não cumprirem a decisão de suspensão das vendas deverão pagar multa de R$ 200 mil por dia.

Cada estado terá apenas uma operadora suspensa. Para a Claro, haverá suspensão em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Para a operadora Oi, a proibição vai ser nos estados do Amazonas, Amapá, de Mato Grosso do Sul, Roraima e do Rio Grande do Sul. Na Tim, não poderão ser feitas novas vendas no Acre, em Alagoas, na Bahia, no Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, em Goiás, no Maranhão, em Minas Gerais, Mato Grosso, no Pará, na Paraíba, em Pernambuco, do Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, em Rondônia e no Tocantins.

As operadoras Vivo, Sercomtel e CTBC também deverão apresentar plano nacional, mas sem a suspensão dos serviços. Caso contrário, poderão sofrer uma ação da Anatel que, em último estágio, acarretará a suspensão dos serviços.

As empresas poderão recorrer ao Conselho Diretor da Anatel para pedir a suspensão da decisão. A Anatel deve receber as empresas a partir da quinta (19) para tratar da questão.

Via ODB em Dia

quarta-feira, 18 de julho de 2012

VAMOS AJUDAR A ENCONTRAR.



Maurílio Ferreira de Lima (Seu Neném) de 75 anos,residente na rua Nilo Peçanha 1308 bairro Bom jardim está desaparecido e seus familiares aflitos pedem a quem souber o seu paradeiro entrar em contato pelos telefones: 8874-4144 ou 3316-8670.

Ele saiu de casa vestindo 

Camisa amarela

Calça branca

De boné e sapato

Pedimos pelo amor de Deus não passarem trotes.

Candidato de Touros desiste da disputa

O candidato à Prefeitura de Touros Carlinhos da Biomar (PMDB) retirou sua candidatuta depois de confirmar (grave) problema de sáude.
Carlinhos tinha conseguido feito difícil: unir PT e DEM em sua coligação. Ainda não há substituto para a disputa.
Deu em Laurita Arruda

Camionete capota após colidir com carro do jornal Diário de Natal



Um acidente envolvendo um carro da reportagem do Diário de Natal e uma Pajero aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (18), às proximidades do quartel do comando-geral da Polícia Militar do RN, no Tirol.

As primeiras informações dão conta de que o Gol branco do Diário de Natal, placas MYY-6126, chocou-se com uma Pajero vinho, de placas MZG-6006, que acabou capotando. 
 
O motorista Jair e o repórter fotográfico Fábio Cortez, do Diário, ainda estão dentro do automóvel, aguardando a chegada do Samu.

TN Online

OSSADA ENCONTRADA NA ITÁLIA PODE SER DA MODELO DO QUADRO DE MONA LISA

Arqueólogos italianos estão convencidos que já descobriram o segredo por trás da pintura mais famosa do mundo, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.
Nesta terça-feira (17/07), historiadores anunciaram que encontraram uma ossada no convento de Santa Úrsula, em Florença, na Itália, que, supostamente, pode ser da modelo que posou para da Vinci durante a produção do quadro.
http://www.brasilescola.com/imagens/artes/monalisa1000.jpg

Esqueleto encontrado em convento de Florença, na Itália, que pode ser da suposta modelo que posou para Leonardo da Vinci durante a produção da Mona Lisa.
A pintura a óleo realizada sobre um painel de madeira, entre 1503 e 1506, representa, provavelmente, o busto, da florentina Lisa Gherardini (1479-1572), também conhecida como Lisa del Giocondo.

A identidade da modelo nunca foi estabelecida com segurança. Pesquisadores italianos especializados em esclarecer mistérios artísticos haviam afirmado em fevereiro de 2011 que Leonardo da Vinci havia usado uma garota como um modelo para a Mona Lisa.
Escavações no convento Santa Úrsula, na Itália, foram iniciadas no ano passado.

G1
Via: É Sertão

Vídeo que circula na internet mostra corpo de Kadafi sendo maltratado por rebeldes

Um vídeo que mostra um corpo que seria de Muammar Gadafi, ex-ditador da Líbia, circula na internet após ser postado por ativistas, conforme informou o "Huffington Post". As imagens mostram o corpo que pode ser de Gadafi sendo levado em uma van e carregado para uma maca, sendo maltratado por homens. O ex-ditador foi morto em 2011 depois de uma rebelião contra seu governo. Assista o video clicando AQUI!!! (IMAGENS FORTES)

terça-feira, 17 de julho de 2012

Lei prevê aumento de 7% no salário mínimo em 2013, para R$ 667,75


A Comissão Mista de Orçamento aprovou por unanimidade o texto base da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013 nesta terça-feira (17/07). O texto prevê o salário mínimo no valor de R$ 667,75 mensais, aumento de 7,36% em relação ao valor atual, de R$ 622.

A LDO orienta a elaboração e execução do Orçamento anual, das alterações tributárias, dos gastos com pessoal, da política fiscal e das transferências da União. Depois da aprovação da LDO, o governo tem até 31 de agosto para encaminhar ao Congresso o Projeto de Lei Orçamentária (LOA). O documento estima as receitas que o governo espera arrecadar durante o ano e fixa os gastos a serem feitos.
Entre os pontos polêmicos estava o reajuste salarial de servidores das três esferas da União.

A saída, que teve o aval do Palácio do Planalto, foi uma autorização para o governo prever recursos destinados aos reajustes salariais de servidores da União no Orçamento 2013 e que não torna obrigatório os aumentos.

O governo não é obrigado a incluir no projeto de Lei Orçamentária a previsão de recursos para aumento salarial dos servidores. E a presidente Dilma Rousseff tem ainda prerrogativa de vetar a emenda. 

Com informações da Agência Brasil
Via: Uzl em Foto/Gardenia Oliveira

Ordem DeMolay de Luto: Fundador da ordem no Brasil, Alberto Mansur, faleceu hoje (17)

Faleceu aos 89 anos na madrugada de hoje (17) no Rio de Janeiro o fundador da Ordem DeMolay no Brasil Alberto Mansur.


A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente, mas Tio Mansur havia passado por um procedimento cirúrgico delicado na semana passada e com isso sua recuperação estava debilitada.
Tio Alberto Mansur nasceu em 07 de setembro de 1922 em Vargem Alegre/RJ.
Tio Alberto Mansur
A Ordem DeMolay, é uma organização discreta patrocinada pela maçonaria, foi fundada nos Estados Unidos. Foi estabelecida no Brasil em 16 de agosto de 1980 pelo maçom Alberto Mansur.
Em 12 de abril 1985 Alberto Mansur se torna o primeiro Grande Mestre da Ordem DeMolay no Brasil ao ser instalado no Brasil o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB), com um tratado com o International Supreme Council of the Order of DeMolay fundado por Frank Sherman Land em Kansas City, se tornando então independente e soberano em terras brasileiras, sem nenhum tipo de submissão ao ISC, seguido o princípio de Patriotismo proposto por Frank Sherman Land.
Em 1993 Tio Alberto Mansur instalou no Brasil a Ordem Internacional das Filhas de Jó.
 
Via Umarizal news

DOIS ELEMENTOS MORREM EM CONFRONTO ARMADO COM A ROCAM NO BAIRRO LIBERDADE II EM MOSSORÓ.

BLOG PASSANDO NA HORA

  Uma troca de tiros envolvendo bandidos e Polícia Militar, terminou com dois elementos mortos na tarde desta terça-feira (17/07), por volta das 15h30min na Avenida Abolição, no bairro Liberdade II em Mossoró, próximo ao viaduto saída para Natal.

  Segundo informações repassadas pelo Tenente Eromar, comandante da ROCAM. Os dois elementos se preparavam para fazer um assalto a um estabelecimento comercial quando foram surpreendidos por um policial apaizana e em seguida pela viatura da ROCAM Comando.

  Os dois elementos por nome de José Ribamar de Lima, 17 anos, e o outro conhecido apenas por Ruan ou “Gordinho”, ambos moradores do bairro Sumaré, estavam armados em uma moto tipo Trax e atiraram contra os policiais. Os tiros atingiram a porta traseira direita da viatura. Os PMs revidaram e alvejaram os dois indivíduos, que foram socorrido pela própria polícia para o HRTM, mas entraram em óbito ao dar entrada naquela unidade hospitalar. A polícia ainda apreendeu dois revolveres, sendo um 38 e outro 22 que estava no poder de José Ribamar e “Gordinho”.

  Segundo informações da polícia, o elemento conhecido como José Ribamar de Lima, 17 anos, é bastante conhecido. Ribamar sofreu uma tentativa de homicídio na ultima Sexta-Feira (13), no bairro Sumaré e o nosso blog registrou. No final da matéria fotos da tentativa de homicídio contra o mesmo na sexta feira 13.
   O Tenente-Coronel Alvibá informou que a polícia está atenta no combate a criminalidade em Mossoró. Ainda de acordo com o Tenente Eromar as estatísticas da ROCAM aumenta para 56 armas apreendidas e 6 elementos mortos somente em 2012. Mossoró registra agora 70 homídios na cidade no ano de 2012.
BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA


MENINA DE 6 ANOS É BALEADA PELO IRMÃO DE OITO NA CIDADE DE LUIZ GOMES/RN




Luis Gomes (RN) - Uma garota com as iniciais A. V. N. N., de 06 anos foi atingida no ombro esquerdo por um disparo de arma de fogo, na manhã desta segunda-feira, 16/07, no sítio São José, zona rural de Luis Gomes/RN. O tiro foi disparado acidentalmente por um irmão com iniciais O. F. N., de 08 anos de idade.
Informações dão conta que a criança estava brincando com a arma na mão quando a espingarda de marca Rossi, calibre 32, disparou. O disparo ainda teria acertado de raspão o seu pai identificado como sendo a pessoa de Oscar Ferreira Nunes. A criança foi socorrida e levada pelo próprio pai para a Unidade de Pronto Atendimento do Hospital Regional de Pau dos Ferros/RN. Segundo informações a criança não corre risco de morte. 
Uma guarnição da PM comandada pelo Sargento Santos compareceu ao local, tendo apreendido a arma em fez entrega na delegacia de Policia.
 
Via Sargento Andrade

TRE recebe 412 pedidos de registro de candidaturas a prefeito


A corrida eleitoral finalmente começou. Além do final de semana marcado pelas movimentações eleitorais, os cartórios registraram intensa movimentação de coligações pedindo a impugnação de candidaturas adversárias. A principal razão das contestações é a Lei da Ficha Limpa, que impede as candidaturas de políticos condenados pela Justiça em último grau, por um órgão colegiado ou que tiveram suas contas rejeitadas pelos Tribunais de Contas ou Casas Legislativas, com indicação de improbidade administrativa. As candidaturas estão aguardando julgamento.

Foram solicitados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os registros de 412 chapas para disputar as 167 prefeituras do Estado. No total, 7.640 pessoas registraram candidatura ao cargo de vereador. No entanto, o Tribunal ainda não julgou os pedidos de registro. Só o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação de 157 candidaturas. O número de pedidos é ainda maior quando somados os impetrados pelas próprias coligações. Os registros serão julgados pelos juízes locais. Só depois, caso alguma das partes recorra da sentença, o caso vai para o TRE.

Somente na Grande Natal existem três candidaturas sub judice. Na capital, o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), que teve sua prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2008 reprovada pela Câmara Municipal de Natal, conseguiu uma limar na Justiça para não ter seu registro indeferido. Mesmo assim, a coligação do adversário Rogério Marinho, candidato do PSDB, impetrou o pedido de impugnação de sua candidatura. O caso está na Justiça. Os candidatos a prefeito de Macaíba, Fernando Cunha (PMN), e Ceará-Mirim, Edinólia Melo (PMDB) também tiveram prestações de contas rejeitadas pelo TCE.

De acordo com o calendário eleitoral, os pedidos de impugnação de candidaturas poderão ser feitos até o dia 4 de agosto. Porém, isso não impede que um candidato impugnado participe do pleito. Ele poderá concorrer sub judice até que a Justiça decida o caso. No entanto, se ao final do processoa impugnação for confirmada e o candidato tiver sido eleito, ele terá que deixar o cargo. A lista de políticos que tiveram contas rejeitadas pelo TCE, TCU ou Câmaras Municipais ultrapassa os mil nomes. Muitos candidatos concorrerão sub judice.

A judicialização das eleições deste ano já era prevista pelos analistas políticos desde a aprovação da Lei da Ficha Limpa, que ganhou muitas interpretações. A expectativa é para que os casos que envolvem enquadramento na nova Lei sejam protelados com recursos até chegar no Superior Tribunal Federal (STF). Só após a instância máxima da Justiça brasileira deliberar sobre o assunto, haverá jurisprudência para julgar esses casos. Enquanto isso não ocorre, a campanha segue com todos os candidatos que requereram registro junto à Justiça Eleitoral. 

Homem com ‘maior pênis’ é barrado em aeroporto suspeito de levar arma


Via Robson Pires
Um homem que é conhecido por ter o maior pênis do mundo foi parado por agentes da TSA (Administração da Segurança em Transportes dos EUA, na sigla em inglês) no Aeroporto Internacional de San Francisco sob suspeita de que estivesse escondendo uma arma.
“Eu disse: ‘É o meu pênis’”, contou ao “Huffington Post” Jonah Falcon, que diz deter o recorde do maior pênis do mundo.

“Ele me revistou por baixo, mas fez questão de apalpar [o pênis] com as mãos. Eles até colocaram um pó em minhas calças, provavelmente um teste para explosivos. Eu achei engraçado.”
Falcon, que já trabalhou como ator, disse que não estava com o pênis ereto no momento, mas seu pênis de quase 23 cm provocou suspeitas suficientes para uma alerta e uma revista completa.
“Só vou usar shorts para andar de bicicleta a partir de agora”, disse Falcon, que felizmente não perdeu o voo devido à “ameaça”. “Eu achava que os agentes de segurança de San Francisco já tinham experiência como essas, mas pelo jeito, não”, brincou o ex-ator.

gif_rindotensa

Ministério Público aponta fraudes em pagamentos feitos pelo Governo do Estado a hospital de Umarizal

Com suspeitas de pagamentos irregulares feitos pelo Governo do Estado ao Hospital Érico Onofre – APAMI, instalada na cidade de Umarizal, os promotores Edísio Souto Neto e Rafael Silva Paes recomendaram que o secretário estadual de Saúde, Isaú Gerino, apure fraudes no pagamento das Autorizações de Internamento Hospitalar (AIHs).

Além disso, o MP também recomendou que o secretário de Saúde institua uma comissão de auditoria para investigar as AIHs pagas nos últimos cinco anos. Os promotores também sugerem que o secretário avalie a possibilidade de descredenciar o hospital de Umarizal.

No caso dessa APAMI foi realizada uma perícia e identificado que “Com uma única exceção, nos demais prontuários foram encontrados irregularidades de cobrança maior que a devida, com uma constante de três dias de internação sendo cobrado sobre procedimentos ambulatoriais de urgência”, como relatou os promotores na recomendação. O Ministério Público aponta que há indícios de superfaturamento nos valores cobrados pelo hospital ao Governo do Estado.

Fonte: Panorama Politico

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Deputada Fátima Bezerra cria o dia do blogueiro

via Robson Pires


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) apresentou projeto de lei para instituir 15 de junho como o Dia Nacional dos Blogueiros e Blogueiras.
Data escolhida em homenagem à Ednaldo Filgueira, blogueiro assassinado ano passado em Serra do Mel.
Deu em Laurita Arruda

EUA aprovam produção de 1ª pílula para prevenir transmissão do HIV


 
A Agência Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (16) a aprovação do Truvada, do laboratório Gilead Sciences, como primeira pílula para ajudar a prevenir o HIV em alguns grupos de risco.
Em maio, um painel assessor da agência pediu a aprovação do medicamento como prevenção para pessoas não infectadas, depois que testes clínicos mostraram que ele pode reduzir de 44% a 73% o risco de HIV em homens homossexuais.
“O Truvada é para utilizar na profilaxia prévia à exposição em combinação com práticas de sexo seguro para prevenir as infecções do HIV adquiridas por via sexual em adultos de alto risco. O Truvada é o primeiro remédio aprovado com esta indicação”, afirmou a FDA.
A droga é indicada para usuários enquadrados no grupo de alto risco de infecção, que podem se envolver em relacionamentos sexuais com parceiros infectados por HIV.
O Truvada é encontrado no mercado americano desde 2004 como tratamento para pessoas infectadas com HIV, indicado em combinação com outros remédios antirretrovirais.

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055