martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

sábado, 12 de novembro de 2022

ENEM: Quase 3,4 milhões de candidatos fazem provas neste domingo (13) em mais de 1,7 mil municípios

Sábado, 12 de Novembro de 2022


Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começa a ser aplicado neste domingo (13) em todo o país nas modalidades impressa e digital. Tanto as provas quanto o tema da redação serão iguais nas duas modalidades. Ao todo, cerca de 3,4 milhões de candidatos farão o exame.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização das provas, divulgou nesta semana os números oficiais do exame, que é a principal forma de ingresso no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de obtenção de bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e de participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Ao todo, 3.331.566 candidatos farão o Enem impresso e 65.066, o digital. A maioria está nos estados de São Paulo (527.097),Minas Gerais (301.350) e Bahia (260.331). As mulheres representam 61% dos candidatos e as pessoas negras, soma de pretos e pardos, 54,8% dos inscritos.

O Enem será realizado em 11.175 locais de prova em 1.747 municípios. Serão mais de 320,5 mil pessoas envolvidas na aplicação do exame, entre coordenadores estaduais, municipais, aplicadores e supervisores.

No dia da prova, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Entre as identificações aceitas estão as carteiras de identidade e de habilitação (CNH), o passaporte e a carteira de trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

A novidade desta edição é que serão aceitos os documentos digitais com foto do e-Título, CNH digital e RG digital, que deverão ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais Não serão aceitas fotos da tela do celular.

Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impresso e para escrever a redação tanto no Enem impresso quanto no digital. A máscara de proteção facial é obrigatória, exceto nos estados ou municípios onde o uso do item em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.

É recomendado ainda que os participantes levem lanche e água, já que a prova tem duração longa, e também que se leve o cartão de confirmação da inscrição, no qual está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na página do participante.

Caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, também, na página do participante, imprimir a declaração de comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração, que deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias., serve, por exemplo, para justificar falta ao trabalho.

Primeiro dia de prova

No primeiro dia do Enem, os candidatos farão, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única prova subjetiva da avaliação, a redação. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Não é permitido entrar após o fechamento dos portões. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 19h. O horário é o de Brasília.

No próximo domingo (21), os participantes fazem as provas de matemática e ciências da natureza.

O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sisu, para bolsas em instituições privadas, pelo Prouni, e serve de parâmetro para o Fies. Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Para testar os conhecimentos, os estudantes podem acessar gratuitamente o Questões Enem da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), um banco que reúne questões de edições passadas do exame. No sistema, é possível escolher quais áreas do conhecimento se quer estudar. O banco seleciona as questões de maneira aleatória.

Agência Brasil

Lula dá entrada no Sírio-Libanês

 Sábado, 12 de Novembro de 2022


De acordo com a assessoria do petista, Lula esteve no centro médico apenas para exames de rotina.

O esquerdista, no entanto, prorrogou a viagem que faria ao Egito com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, de 6 a 11 de novembro, para esta segunda-feira (14). 

Barroso, que será o próximo presidente da Corte, durante o Governo Lula, já está no continente africano participando da 27ª Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 27.

Lula adiou a viagem e só chega na semana que vem.

A assessoria do petista, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no ãmbito da operação "Lava-Jato", não informou quais os exames de rotina que o político fez.


Fonte: Jornal da Cidade Online

De novo, Lula usa falsas narrativas em grave ataque às Forças Armadas (veja o vídeo)

 Sábado, 12 de Novembro de 2022


Utilizando-se de uma falsa narrativa, o ex-presisiário não mediu palavras para criticar o fato das Forças Armadas terem participado do processo eleitoral:

“Ontem aconteceu uma coisa humilhante, deplorável para as nossas Forças Armadas. O presidente da República não tinha o direito de envolver as Forças Armadas a fazer uma comissão para investigar urnas eletrônicas, coisa que é da sociedade civil, dos partidos políticos e do Congresso Nacional” disse.

Lula, entretanto ignorou que os trabalhos de fiscalização, só ocorreram após convite do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, quando ainda ocupava a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 17 agosto deste ano.

Ele disse ainda que os relatórios apresentados pelas Forças Armadas nada haviam apresentado contra as eleições, de novo, criando uma narrativa.

Pelo visto, Lula não leu o documento que destacou as inconsistências do sistema utilizado nas urnas e ignorou também a nota oficial do Ministério da Defesa que não afastou o risco de fraudes.

Há explicação para o sumiço do petista por quase duas semanas.

Tratava-se de uma forma de mantê-lo afastado dos microfones e, assim, evitar momentos constrangedores como esse.

Vale lembrar que, também nesta quinta, o molusco levou o mercado financeiro a um verdadeiro caos, com alta do dólar e dos juros e queda da bolsa de valores, após afirmar que para poder cumprir suas promessas de campanha, ‘não seria possível manter os ajustes fiscais e o respeito ao teto de gastos’.

Não satisfeito, ainda faz este grave ataque contra as Forças Armadas.

E foi só o primeiro dia!

Assista:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

EDITORIAL FOLHA DE SÃO PAULO: Mau começo

 Sábado, 123 de Novembro de 2022

Foto: Sergio Lima/Poder 360

Em apenas duas semanas desde o desfecho das eleições, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu derrubar grande parte das esperanças de que seu governo vá adotar uma política econômica racional e socialmente responsável.

Sem nenhum ato concreto que indique algum plano de ação até o momento, o petista e seu entorno apenas fizeram saber que planejam propor uma emenda à Constituição capaz de liberar uma gastança sem precedentes nem contrapartidas ao longo do mandato.

Como se não fosse ruim o bastante, Lula abraçou a demagogia mais rasteira ao vociferar contra “a tal da responsabilidade fiscal”, ao posar de único preocupado com a pobreza no país e ao resmungar contra a previsível reação negativa dos mercados financeiros.

O presidente eleito parece não ter aprendido que responsabilidade fiscal é responsabilidade social. Se colocar em prática seu falatório, a sangria dos cofres do Tesouro não tardará a alimentar a inflação, que mal deixou o patamar de dois dígitos, os juros —já estratosféricos hoje— e a dívida pública.

Pior, resultará, como se viu no final da passagem do PT pelo Palácio do Planalto, em colapso do crescimento econômico e escalada do desemprego, da miséria e da fome que se promete combater.

Se é fundamental manter a transferência direta de renda às famílias miseráveis, não é menos imperativo planejar como essa e outras despesas serão sustentadas no futuro.

Lula deseduca ao tentar fazer crer, em um primarismo atroz, que governos só controlam gastos por não se importarem com os pobres. Do mesmo modo, fala em metas de crescimento econômico, como se isso estivesse ao alcance de uma canetada do presidente.

Ao contrário, tolices desse calibre põem em risco a retomada da atividade e do emprego, que surpreendeu positivamente neste ano. Como o governo Dilma Rousseff desenhou para todo o país, irresponsabilidade orçamentária é o caminho mais curto para a estagflação.

As contas públicas são deficitárias hoje, à diferença do que ocorria há duas décadas. O cenário externo pós-pandemia, com alta de inflação e juros nas principais zonas econômicas, além da guerra na Ucrânia, é dos mais hostis.

Não há margem para erro e improviso. Providências e compromissos sólidos devem ser apresentados desde já, a começar pelos nomes dos responsáveis pela política econômica. Ou Lula se arriscará a perder o apoio obtido de políticos e especialistas sérios.

A pretendida PEC da gastança acabou adiada para a próxima semana, o que, na melhor hipótese, pode ser um sinal de recuo à sensatez. De mais certo, o que se tem até aqui é um mau começo.

Folha de S. Paulo

Três pessoas da mesma família são assassinadas durante a madrugada na cidade de Taboleiro Grande

Sábado, 12 de Novembro de 2022

Foto: João Moacir/Taboleiro Grande

Dois homens invadiram uma casa durante a madrugada e mataram uma mulher identificada por Vaninha, a filha dela conhecida por Letícia e o genro Adriano. O crime aconteceu na rua Otília Pinheiro, na cidade de Taboleiro Grande, no interior do RN. Havia na casa uma quarta pessoa, que teria conseguido escapar dos assassinos. As informações são do portal Mossoró Hoje.

A Polícia Militar foi acionada, mas não conseguiu localizar os suspeitos, que fugiram num moto vermelha modelo Bros após serem perseguidos pelos agentes. Os suspeiros abandonaram o veículo e correram a pé mata adentro.

A Polícia Militar fazer o isolamento do local do crime e acionou a Polícia Civil da cidade de Portalegre e peritos do Instituto Técnico-científico de Perícia de Pau dos Ferros.

Portal Grande Ponto com informações do Mossoró Hoje / Blog do BG


MPF pede investigação sobre ataque hacker em computadores da Presidência da República

Sábado, 12 de Novembro de 2022

Foto: ANDERSON RIEDEL/PR

O Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) solicitou, nesta sexta-feira (11), abertura de procedimento investigatório para apurar o suposto apagão de documentos de computadores da Presidência da República dias após o resultado das eleições.

A intenção do órgão é descobrir de quem partiu a ordem de formatação dos HDs e se a pasta promoveu a apuração de responsabilidade sobre eventuais causas e responsáveis pelo episódio, revelado pelo R7.

De acordo com fontes, os criminosos que atuam pela internet conseguiram acessar informações sensíveis e prejudicar o acesso aos arquivos armazenados nos servidores do órgão.

O sistema de informática da Presidência da República foi alvo de um ataque hacker no início da semana passada, o que levou a perda de arquivos e obrigou a formatação dos computadores. A investida teria sido por meio de um ataque de ransomware, quando os dados são criptografados, ou seja, trancados, e o acesso ocorre apenas mediante uma senha, da qual apenas os hackers têm conhecimento.

Diante do episódio, o MPF alerta que os fatos são graves e suficientes para instaurar uma investigação. Sustenta também que a Presidência da República não esclareceu se os computadores foram formatados, se os arquivos foram danificados ou apagados, se dados foram vazados ou perdidos e se houve investigação.

“Faz-se necessário, assim, para a adequada proteção do patrimônio público e para a segurança da informação constante de bancos de dados da maior relevância para o Estado brasileiro, que todas as circunstâncias do suposto ataque e da suposta formatação sejam apuradas, bem assim que os agentes públicos envolvidos na ocorrência sejam ouvidos, para melhor esclarecer os fatos, seus desdobramentos e consequências”, destacou o MPF.

Este tipo de ataque se tornou frequente contra órgãos públicos e no ano passado atingiu o Ministério da Saúde, o Ministério da Fazenda e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Procurada pela reportagem, a Polícia Federal informou que não comenta eventuais investigações em andamento e recomendou que a Presidência fosse questionada sobre o tema.

É comum que nos ataques deste tipo contra empresas privadas, organizações e governos, os criminosos peçam um valor para liberar os dados sequestrados. Geralmente, a exigência de pagamento ocorre por meio de moedas virtuais, já que é mais difícil localizar o destinatário.

Contatada na quinta-feira (10), a Presidência da República não falou sobre o caso. A reportagem procurou novamente o órgão e aguarda retorno.

R7

Homem cai em tanque de alumínio derretido a 720ºC e sobrevive

 Sábado, 12 de Novembro de 2022

Foto: Divulgação/Polícia de St. Gallen

Um eletricista de uma fábrica sobreviveu à queda dentro de um tanque de alumínio derretido a uma temperatura de 720ºC em St. Gallen, na Suíça. Segundo as autoridades locais, o acidente ocorreu na quarta-feira (9). Ele foi socorrido com queimaduras graves e extensas, sendo transportado de helicóptero para um hospital da região em seguida.

A vítima é um homem de 25 anos que não teve a identidade revelada. A polícia de St. Gallen afirmou que o homem caiu através de uma abertura enquanto trabalhava acima do caldeirão com material em alta temperatura, informou o jornal alemão SWR Aktuell.

De acordo com relatos coletados pelas autoridades com os colegas de trabalho, o homem ficou com as pernas imersas no metal derretido até os joelhos, mas conseguiu se sustentar e sair de dentro do tanque.

Ele foi internado no hospital com queimaduras severas. De acordo com o porta-voz da polícia local, Dionys Widmer, até o momento, os membros da vítima não precisaram ser amputados, mas ele segue em observação, em condição estável. Ele informa ainda que o Ministério Público não abriu investigação sobre o acidente até o momento.

Um trabalhador da fábrica onde ocorreu o acidente, de 55 anos, em entrevista ao jornal suíço 20 Minuten, diz que o tanque com alumínio obrigatoriamente deveria estar fechado durante a atuação dos colegas, porque, até mesmo um tropeço nas dependências da fábrica poderiam ter consequências graves. “É triste. Mas o acidente quase só pode ser explicado por negligência”.

Os investigadores seguem coletando pistas para entender a dinâmica do incidente e determinar se houve alguma conduta ou condição insegura na fábrica.

UOL

Prêmios esquecidos da loteria somam R$ 323,3 milhões este ano; quem fica com o dinheiro?

Sábado, 12 de Novembro de 2022

Foto: Edu Garcia/R7

Apostadores que ganharam prêmios das loterias da Caixa Econômica Federal deixaram de buscar R$ 323,3 milhões de janeiro a outubro deste ano.

Desde 2015, a soma já ultrapassa R$ 2,8 bilhões. Os valores incluem todas as apostas, de todas as modalidades de jogos de loterias no país.

O recorde de esquecimento foi em 2021, quando R$ 586,8 milhões voltaram aos cofres públicos sem que os vencedores se apresentassem para pegar os prêmios.

Os dados são os seguintes:

• 2015 – R$ 301,3 milhões
• 2016 – R$ 320,4 milhões
• 2017 – R$ 326 milhões
• 2018 – R$ 332,2 milhões
• 2019 – R$ 331,9 milhões
• 2020 – R$ 311,9 milhões
• 2021 – R$ 586,8 milhões
• 2022 (até outubro) – R$ 323,3 milhões

Total esquecido: R$ 2,83 bilhões

Qual o prazo que o apostador tem para resgatar o prêmio?

Os prêmios prescrevem 90 dias após a data do sorteio.

O que acontece com o dinheiro após o prazo para resgatar?

Se o vencedor não resgatar o prêmio após 90 dias da data do sorteio, os valores serão repassados ao Tesouro Nacional para aplicação no Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), conforme a Lei nº 13.756/18.

R7

OPINIÃO DOS LEITORES

VÍDEO: Com covid-19, Galvão Bueno é internado a uma semana da Copa do Mundo para ser monitorado

Foto: reprodução/TV Globo

Às vésperas da Copa do Mundo, Galvão Bueno foi diagnosticado com covid-19 e está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Neste sábado, 12, o locutor publicou um vídeo em suas redes sociais para tranquilizar os fãs sobre seu estado de saúde.

O diagnóstico de Galvão se tornou público na última quarta-feira, 9, quando o canal SporTV anunciou que o narrador não estaria presente no programa Bem, Amigos desta segunda-feira, 14. Neste cenário, o período no hospital pode servir para o narrador melhorar a tempo de viajar para cobrir sua 11ª Copa do Mundo.

“Pra quem torce por mim, uma ótima notícia!! O Dr. Davi Lewi achou que seria bom ficar aqui no Einstein por 3 dias pra ser monitorado e fazer muita fisioterapia. #naopodiaestarmelhor #partiuCatar #saiforacovid”, diz Galvão na legenda do reels.

Esta é a segunda vez que Galvão testa positivo para a covid-19. Ele já havia sido infectado em janeiro deste ano, sem grandes problemas. Na ocasião, disse que estava bem por estar “devidamente vacinado, com todas as doses”.

Estadão Conteúdo

 

OPINIÃO DOS LEITORES

VÍDEO: Aviões se chocam e explodem em show aéreo no Texas, EUA

Sábado, 12 de Novembro de 2022

Espectadores de um show aéreo realizado neste sábado (12) em Dallas, no Texas, Estados Unidos, testemunharam um dramático acidente quando dois aviões colidiram no ar durante uma manobra e explodiram. O evento é voltado a admiradores da aviação de combate e de manobras aéreas.

O acidente ocorreu no evento Dallas Airshow por volta de 13h25 (horário local, 16h25 em Brasília) e envolveu um Boeing B-17 Flying Fortress, bombardeiro de combate da Força Aérea dos EUA na Segunda Guerra Mundial, e um avião menor, que o atingiu. Ainda não há informações sobre vítimas. Veja as cenas:

 

Metrópoles

Depois da censura, dos ataques e de tantas tramoias, só resta uma solução e será no Congresso

Sábado, 12 de Novembro de 2022


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou, pouco antes do início da campanha, uma resolução dando poderes a si mesmo, e por tempo indeterminado, para julgar ‘tudo sobre eleições’ que fosse divulgado ou publicado no campo das comunicações.

Para não deixar qualquer margem a dúvidas ou questionamentos, o Supremo Tribunal Federal (STF) referendou – a quem recorrer a partir disso?

Como resultado, a censura, que já vinha sendo praticada pelo mesmo STF, em doses doloridas, mas homeopáticas, acabou se transformando em uma vacina aplicada em massa e contra a vontade do ‘paciente’.

O resultado está aí… redes, canais, contas, políticos… todos silenciados, desmonetizados, sem acesso aos autos.

Do lado dos conservadores, Carla Zambelli, vítima de perseguição, agressões, xingamentos e ataques contra a honra. Teve as redes banidas ou bloqueadas – censurada.

Gustavo Gayer – com redes banidas ou bloqueadas – censurado

Nikolas Ferreira – com redes banidas ou bloqueadas – censurado

Voltando no tempo, antes da entrada definitiva do TSE ‘no jogo’, é preciso lembrar de Daniel Silveira, preso, condenado e, até os dias atuais, vítima de censura e de pesadas multas, mesmo após ter recebido o ‘perdão presidencial’ previsto na Constituição.

Daniel, aliás, se candidatou ao senado e não conseguiu sequer fazer campanha.

Uma perseguição que ainda fez outras vítimas como o líder dos caminhoneiros Zé Trovão, hoje eleito deputado federal mas que tem como ‘companheira de todas as horas’ uma tornozeleira eletrônica, e os jornalistas Wellington Macedo, Allan dos Santos e Osvaldo Eustáquio, que seguem silenciados.

E como deixar de citar o ex-deputado federal Roberto Jefferson, agora um criminoso que deve passar o resto dos dias na cadeia, após cometer um ato de loucura e atacar policiais, sem mais suportar os desmandos do qual era vítima.

Enquanto isso, André Janones segue intocável. O deputado federal mineiro que usou as redes para cometer as maiores barbaridades contra Jair Bolsonaro, seus filhos e aliados, como a própria Carla Zambelli e Nikolas Ferreira.

Foram mentiras, narrativas, ataques com palavras de baixo calão, ataques contra a honra… e por aí vai.

Janones se tornou o porta-voz do que há de pior na esquerda, mas ‘os censores’, providencialmente, o ignoraram.

A ação persecutória conta ainda com o apoio estratégico da velha mídia e de outros setores do ativismo judicial. E tem como garotos propaganda, a classe artística.

O fato é que enquanto eles acusavam um lado de tentar o golpe, colocavam em curso o próprio golpe.

E aplicado à luz do dia… não houve absolutamente nada na surdina ou nos bastidores… estava tudo diante dos olhos de todos.

Os conservadores, entretanto, ainda que em maioria, preferiram ficar com seus discursos engessados – excelentes para angariar votos em seus núcleos, mas péssimos para obter a maioria esmagadora para reeleger um presidente (necessária para ganhar as eleições em um país sob suspeita).

Ficaram no discurso e agora é tarde demais, pois mesmo ampliando a maioria no parlamento, continuam desunidos, continuam sem uma coordenação centralizada, continuam dando margem para o inimigo ‘comer pelas beiradas’ – lembrem-se, sempre tem os que estão dispostos a mudar de lado quando o ‘Rei abre o baú com moedas de ouro’.

A hora de reagir é agora, mas dentro do congresso nacional, solidificando a oposição mais dura e efetiva de nossa história, derrubando toda e qualquer mudança ou lei que apresentarem para tentar aplicar essa cartilha.

Eles não podem sequer ‘ir ao banheiro’ sem que sejam questionados por um advogado, uma liminar, uma ADI… tem que fazer fila na porta do STF, de domingo a domingo, 24 horas por dia.

Para tanto, os conservadores precisam ainda se articular rapidamente para garantir a presidência da câmara e do senado, além do comando das principais comissões.

Há maioria para tanto.

Ou então, não se assustem se, em alguns meses, nossa moeda for o bolívar e nossa bandeira incluir o vermelho em suas cores.

Fonte: Jornal da Cidade Online

A primeira surpresa petista para o aloprado Janones

 Sábado, 12 de Novembro de 2022




Um time com Florestan Fernandes Júnior e Tereza Cruvinel e o jurássico Franklin Martins, que tem o currículo padrão dos petistas, fará parte do desenvolvimento do plano de comunicação do governo de transição de Lula (PT).

A lista com os nomes envolvidos nesta fase importante da mudança de governo não traz o nome do deputado federal André Janones (Avante-MG), que foi o coordenador digital da campanha do presidente eleito. 

Além dos jornalistas citados, também farão parte desse projeto o jornalista Kennedy Alencar, do UOL, e Hélio Doyle. O grupo de profissionais deve se responsabilizar pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que, nos planos do PT deve se tornar uma BBC, e também pelo Ministério das Comunicações.

Enquanto isso, Janones deve permanecer como um reles deputado federal, servindo de apoio para o partido. Nada mais.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Lula já fez a Petrobras perder 20% do seu valor de mercado desde o dia 30

Sábado, 12 de Novembro de 2022


O passado de aparelhamento e assalto à Petrobras durante governos Lula e Dilma fez os investidores promoverem verdadeira enxurrada de venda de ações da empresa, que já perdeu 20% do valor de mercado desde a eleição de Lula, há menos de duas semanas. Os papeis da petroleira brasileira, que fecharam o pregão na véspera do 2º turno a R$32,57, despencam dia sim, outro também, e atingiram o fundo do poço nesta quinta (10) a R$25,93, o menor valor em quase quatro meses.

Triplicou

O presidente Jair Bolsonaro assumiu o governo com as ações cotadas a R$12,81 e chegou a R$37,72, após o bom desempenho no 1º turno.

Dólar idem

O dólar custava R$5,29 na véspera do 2º turno e chegou a cair com a lorota de responsabilidade petista. Quando a ficha caiu, subiu a R$5,39.

Pá de cal

Técnicos na transição, sempre com ressalva que não possuem vaga no ministério, cujos favoritos são políticos sem preparo, também influencia.

E é só a transição

A repetição da contabilidade criativa de tratar gasto como investimento e afirmar que nunca viu mercado “tão sensível” fizeram a bolsa cair 3,5%.

(Diário do Poder)

Alexandre de Moraes determina multa de R$ 100 mil por hora para donos de veículos que obstruírem lugares públicos em manifestações contra Lula

Sábado, 12 de Novembro de 2022


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (11) a aplicação de multa de R$ 100 mil reais por hora aos proprietários de veículos que seguem bloqueando das rodovias em manifestações contra Lula (PT).

Moraes determinou também que sejam identificadas as empresas e as pessoas que supostamente estão dado apoio logístico e financeiro às pessoas e veículos que participam dos bloqueios.

A decisão do ministro do STF estendeu os efeitos da determinação já dada por ele no último dia 31 para a desobstrução das vias federais.

“A persistência de atos criminosos e antidemocráticos em todo país, contrários à Democracia, ao Estado de Direito, às Instituições e à proclamação do resultado das Eleições Gerais de 2022 pelo Tribunal Superior Eleitoral, recomenda a extensão da decisão cautelar a quaisquer fatos dessa natureza em curso em todo o território nacional”, afirmou Alexandre de Moraes no despacho de hoje.

Ele afirma que as medidas devem ser tomadas pela Policia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal e pela Polícia Militar dos estados para proceder à imediata desobstrução de todas as vidas e locais públicos que estema com o trânsito interrompido.

Moraes ainda determinou que sejam intimados, com urgência, o Diretor- Geral da Policia Federal e da Polícia Rodoviária Federal; os governadores, os governadores dos estados e do Distrito Federal, os Procuradores-Gerais de Justiça e os Comandantes das Polícia Militares de todos os Estados-membros e do DF.

(Gazeta Brasil)

Moraes insurge contra ação das Forças Armadas e aumenta a tensão em Brasília

 Sábado, 12 de Novembro de 2022


A pasta reforçou que o relatório entregue ao TSE na quarta-feira não exclui a possibilidade de fraude nas urnas.

Moraes disse que o assunto sobre as urnas “acabou faz tempo”.

“Esse assunto está encerrado faz tempo”, afirmou o ministro. 

A pasta enviou ao TSE o relatório sobre a fiscalização do processo eleitoral brasileiro.

No documento de 63 páginas, os militares dizem não ter encontrado nenhum indício de fraude nas eleições deste ano, mas indica-se, porém, que o sistema não está isento de um “eventual código malicioso que possa afetar seu funcionamento”.

“Dos testes de funcionalidade, realizados por meio do Teste de Integridade e do Projeto-Piloto com Biometria, não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento”, diz um trecho do relatório. 

Um dia após a divulgação dos documentos, o órgão emitiu um comunicado ressaltando o trabalho dos militares e reforçando a possibilidade de melhora na segurança nos programas instalados nas urnas eletrônicas, devido ao fato dos itens se conectarem aos computadores da Corte Eleitoral durante a compilação do código-fonte, possibilitando um código malicioso alterar o funcionamento do sistema de votação, além das restrições impostas ao acesso adequado dos técnicos militares ao código-fonte e às bibliotecas de software.

Hoje, uma nova nota divulgada em conjunto pelo Exército, Marinha e Aeronáutica — sem a assinatura do Ministério da Defesa — parece ter como destinatário o Poder Judiciário e, mais especificamente, o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Ontem, à noite, Moraes determinou a "imediata liberação" das vias obstruídas por cerca de cem caminhoneiros apoiadores de Jair Bolsonaro que estão em Brasília, além de multa de R$ 100 mil por hora de bloqueio. A decisão do ministro, segundo um oficial que participou da elaboração da nota conjunta das Forças Armadas, foi a "gota d'água" que fez transbordar o "desconforto" dos militares em relação ao que consideram "uma tentativa do Judiciário de constranger pessoas que estão se manifestando democraticamente".


Fonte: Jornal da cidade Online

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643