Segunda, 05 de janeiro de 2026
Imagens: Reprodução/CNN
Delcy Rodríguez, vice de Nicolás Maduro, tomou posse como presidente interina da Venezuela nesta segunda-feira (5), após a captura do ditador pelos Estados Unidos no sábado (3). A cerimônia aconteceu na Assembleia Nacional e teve o irmão de Delcy, Jorge Rodríguez, presidindo o juramento. O filho de Maduro, Nicolás Maduro Guerra, também acompanhou o evento.
Aos 56 anos, Delcy é conhecida por sua ligação com o setor privado e pelo histórico de atuação no partido governista, assumindo o comando com “dor, mas com honra”.
No dia anterior, as Forças Armadas venezuelanas declararam apoio total à nova presidente interina. Em nota, prometeram usar “todas as capacidades disponíveis para a defesa militar, manutenção da ordem interna e preservação da paz”, garantindo governabilidade no país.
A nomeação de Delcy foi reforçada pela Câmara Constitucional da Suprema Corte, que determinou que ela assumisse o comando na ausência de Maduro. Além da posse de Delcy, 283 parlamentares eleitos em maio de 2025 também foram empossados nesta segunda.


