martins em pauta

sábado, 8 de outubro de 2016

MARTINS -RN: FESTA SURPRESA DE AMIGOS NO ANIVERSÁRIO DE DR. NETINHO EMOCIONA A TODOS

Sábado, 08 de outubro de 2016

Depois de concorrer as eleições municipais deste dia 02 de outubro de 2016, Dr Netinho foi surpreendido com uma verdadeira multidão que lotou o Sitio de Dr. Addison Xavier no bairro Lagoa Nova, em uma festa surpresa ontem; 07 data do seu aniversario, estiveram presentes o Vereador Junior Teixeira seu companheiro de chapa, todos os candidatos a vereadores, os vereadores reeleitos Cabecinha , Bibiu, e Erasmo representado por sua filha Patricia e o vereador eleito Ercílio e outras lideranças. O ponto emocionante da festa foi na chegada do Dr. Netinho que os presentes correram ao seu encontro para abraçá-lo aplaudindo e cantando o refrão , "Agora é o Dr, Agora é o Dr.".

Fizeram uso da palavra várias lideranças, e os candidatos que a vereados agradeceram a votação recebida, como no caso,  Helena de Clemente, Jasson, Patrício, o vereador eleito Ercílio e os vereadores reeleitos Bibiu e Cabecinha.

Dr. Netinho, acompanhado de sua esposa Renata e sua Filhinha também agradeceu pela bonita festa e disse que está a disposição dos amigos e das famílias martinense e que veio para ficar ao lado do povo, agradecendo a acolhida e o apoio que foi lhe foi dado nessa cidade que ele aprendeu a amar!!


 O Dr recedendo Homenagens de jovens







Força Nacional reforça patrulhamento em Assú

Sábado, 08 de outubro de 2016


Policiais da Força Nacional de Segurança Pública que estão atuando no Rio Grande do Norte em apoio as forças de segurança do estado intensificam o patrulhamento nesta sexta-feira (7) na cidade de Assú em apoio ao Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar do RN (CPI). Outros municípios como Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Currais Novos, Caicó, Santa Cruz também estiveram recebendo o reforço do patrulhamento da Força Nacional. As operações estão ocorrendo integradas aos batalhões de cada região. 

A primeira fase do plano de operações da Força Nacional em apoio ao CPI segue um cronograma estabelecido pelo Comando Geral da Polícia Militar e deverá percorrer inicialmente as seguintes cidades: Nova Cruz, Patú, Pau dos Ferros, Macau, Assú, Mossoró, Apodi, Caraúbas, São Paulo do Potengi, Santa Cruz, Currais Novos, Parelhas, Jucurutu. A expectativa é que as operações possam sejam mantidas nos próximos dias, ampliando para outros municípios. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) tem monitorado as ações que visam a redução dos índices de criminalidade no estado. 

Saiba mais 

A portaria que autorizou o emprego da Força Nacional no RN foi publicada no dia 13 de setembro no Diário Oficial da União, em resposta a uma solicitação do Executivo estadual. O documento foi assinado pelo Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Mais de 110 militares da Força Nacional atuarão no RN pelo período de 60 dias. 

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


Fonte: O Câmera

Mais uma morte violenta na cidade de Baraúna-RN

Sábado, 08 de outubro de 2016


Um popular, ainda sem identificação, que foi baleado no centro da cidade de Baraúna, na região Oeste do Rio Grande do Norte, morreu ao da entrada na Unidade de Saúde local. O crime foi registrado no final da manhã de ontem, 07 de outubro. Segundo informações, a vitima se envolveu numa confusão no Mercado Central da cidade de Baraúna na manhã de ontem e o possível acusado foi em casa pegou a arma e voltou para o acerto final.

Caseiro preso na manhã de hoje pode fazer parte de quadrilha de assaltantes de bancos

Sábado, 08 de outubro de 2016


A prisão de um homem na manhã de hoje, pode ser o início do desmanche de uma quadrilha responsável por assaltos a bancos, agencias de correios e casas lotéricas da região, Oeste do Rio Grande do Norte. 

Foi durante uma Operação da Policia Federal com a Delegacia de Furtos e Roubos de Mossoró, “Defur”, agentes da Divisão de Polícia do Oeste, “Divpoe” Policia Rodoviária Federal e aconteceu no Sitio Bom Lugar, próximo a Serra do Mel, mas no município de Mossoró.

A polícia ainda não sabe qual o envolvimento do caseiro Aldenor Marinho dos Santos, 54 anos de idade, mas com ele os Agentes da Força Tarefa encontraram armas de grosso calibre, coletes a prova de balas, touca ninja e luvas. O indivíduo, que não teve seu nome divulgado foi levado para prestar esclarecimentos na sede da Delegacia Federal, no bairro Nova Betânia em Mossoró.


Fonte: O Câmera

Funcionários da Caixa encerram greve e retomam atendimento na segunda




Sábado, 08 de outubro de 2016

Resultado de imagem para simbolos da caixa economica federal
Os funcionários da Caixa Econômica Federal decidiram encerrar a greve que durou 31 dias. Mesmo sem aceitar a poroposta da "Fenabam" estarão de volta na próxima segunda feira.


Fonte: J.Belmont

Uma sonora vaia para marcar tempos difíceis de um governo

Sábado, 08 de outubro de 2016

Robinson Faria

O Arena das Dunas não foi só alegria à noite dessa quinta-feira (6). Foi também de constrangimento.

Antes do início da partida entre Brasil 5 x 0 Bolívia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, o vozeirão do locutor oficial do estádio anunciou a presença de autoridades.

Após listar o nome do governador Robinson Faria (PSD), testemunhou-se uma sonora vaia.

Robinson não é o primeiro, não será o único, a ser “homenageado”.

Mas é certo que o estádio com o classe média alta e ricos, haja vista não ter espaçou para a massa-gente, é bom termômetro dos tempos difíceis do seu Governo.

Fonte: Carlas Santos

ABC vence no Frasqueirão e retorna à Série B do Brasileirão


Sábado, 08 de outubro de 2016



Por Heilysmar Lima (do Portal Noar)

O ABC está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira (7), o Alvinegro venceu o Botafogo-SP por 1 a 0 e garantiu o acesso. O gol do acesso foi marcado pelo meia Erivelton, no segundo tempo de jogo.


Com a vitória, além da subida, o time potiguar se garante na semifinal da Série C do Brasileirão. O adversário será Guarani ou ASA-AL, que se enfrentam neste sábado (8). No jogo de ida, os alagoanos venceram por 3 a 1.

O jogo

Com as duas equipes precisando do resultado, o primeiro tempo foi truncado no estádio Frasqueirão e as chances de gols foram escassas. O ABC tentou aos 6 minutos, mas o chute de Jones passou por cima da trave.

Aos 9 minutos, após cobrança de falta, o goleiro Edson saiu mal do gol e se chocou com o atacante Tiago Marques. O camisa 1 sentiu uma pancada no pé esquerdo e foi atendido. Depois de alguns minutos, o jogo foi reiniciado.

Aos 16, mais uma tentativa. Após bola alçada na área, Neneca saiu mal, a bola sobrou para Lúcio Flávio, que jogou novamente na direção do gol. No entanto, nenhum abecedista apareceu para marcar.

O confronto seguiu equilibrado. Aos 45, o ABC conseguiu marcar. Porém, o desvio de Erivelton foi anulado pela arbitragem, que flagrou o jogador em posição irregular. Em seguida, o susto foi dado pelo Botafogo. Depois de cruzamento, Daniel Borges tentou desviar, mas mandou para fora.

O lance sacramentou o fim do primeiro tempo e deu início a uma confusão entre os jogadores das duas equipes, rapidamente apaziguada. Por causa da confusão, Nando, do ABC, e Filipe, do Botafogo, foram expulsos pelo árbitro Bráulio da Silva Machado.

Sem sentir falta do centro-avante, o ABC foi ao ataque e chegou ao gol aos 9 minutos. Gustavo Bastos foi mais esperto do que o adversário, roubou a bola e tocou “de três dedos” para Erivelton. O meia ajeitou de cabeça e bateu na saída do goleiro.

Veja os melhores momentos:


O revés acordou o Botafogo, que foi ao ataque. Aos 14 minutos, o time paulista assustou. Serginho invadiu a área, se livrou da marcação e bateu cruzado. O goleiro Edson fez linda defesa. Em seguida, aos 17, o camisa 1 do ABC apareceu novamente. Desta vez, em chute de Tiago Marques, que ficou com a bola em saída errada do alvinegro.

Travado e nervoso, o jogo seguiu sem muitos lances ofensivos. Em contrapartida, com muitas faltas e cartões. Aos 42, o Botafogo perdeu o atacante Isac, que agrediu o meia Echeverria e foi expulso.

Já nos acréscimos, Caio Mancha teve a chance de “matar o jogo”, mas o chute foi defendido por Neneca. O time visitante ainda tentou o empate, mas não conseguiu. O acesso ficou mesmo com o ABC.

Ficha Técnica

Local: Estádio Frasqueirão, Natal-RN;

Árbitro: Bráulio da Silva Machado – SC;

Cartões amarelos: Anderson Pedra, Caio Mancha (ABC); Guly, Isac (Botafogo-SP)

Cartões vermelhos: Nando (ABC), Filipe (Botafogo-SP);

ABC: Edson, Filipi Sousa, Gustavo Bastos, Cleiton e Márcio Passos; Anderson Pedra, Guedes, Erivelton e Lúcio Flávio (Echeverria); Nando e Jones. Técnico: Geninho.

Botafogo-SP: Neneca, Daniel Borges, Filipe, Matheus Mancini e Diego Pituca; Rodrigo Thiesen (Mirita), Derli (Diogo Campos), Guly e Zotti; Tiago Marques (Isac) e Serginho. Técnico: Márcio Fernandes.

Fechamento do Hospital da Mulher é alvo de protesto em Mossoró

Sábado, 08 de outubro de 2016 


Diversos segmentos da sociedade participam de mobilização






O fechamento do Hospital da Mulher, de Mossoró, foi alvo de protesto na manhã desta sexta-feira, 7.

O ato público foi iniciado na parte externa do Hospital da Mulher, por volta das 8h30 e seguiu até a sede da DIRED.

Além de entidades sindicais como o SINDSAÚDE, dos vereadores Francisco Carlos, Layrinho Rosado, Naciso, o padre, Flávio Augusto, o ato público teve participação de outros segmentos da sociedade mossoroense que cobram que o ato da Justiça, sobre o fechamento do Hospital da Mulher seja revisto.

O vereador, Francisco Carlos e o sindicalista, Neto Vale, falam sobre a mobilização, no VIDEOCAST ANTENADO:


Fonte: Carlos Skarlack


Quatro PECs em tramitação no Senado extinguem a reeleição

Sábado, 08 de outubro de 2016


O Senado retomará a discussão e votação de temas da reforma política ainda neste ano, como uma de suas pautas prioritárias. Entre os temas recorrentes, está o fim da reeleição para cargos do Executivo. Na quinta-feira (7) uma nova PEC foi apresentada sobre o assunto.

O senador Romero Jucá entregou na quinta a PEC 48/2016. Ela se soma a dois textos que já tramitam no Senado desde o ano passado: a PEC 19/2015, do senador Telmário Mota (PDT-RR), e a PEC 4/2015, do senador Reguffe (sem partido-DF). Eles são idênticos no conteúdo: retiram da Constituição a possibilidade de o presidente da República, os governadores e os prefeitos serem eleitos para o mesmo cargo na eleição seguinte ao fim de seus mandatos.

As três PECs estão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), ainda à espera de relatores. Uma quarta proposta na CCJ (PEC 35/2014), do senador licenciado Walter Pinheiro (sem partido-BA), também trata do fim da reeleição, mas abrange também outros temas eleitorais.

Paraíba: promotora de Justiça compra votos e apoio de vereadores para a mãe; confira o áudio

Sábado, 08 de outubro de 2016


Gravação em áudio investigado pelo Ministério Público da Paraíba revela a negociação para compra de votos e apoio partidário em Mamanguape, no interior do estado. A informação está no site Diário do Poder. No centro da história está a promotora de Justiça Ismânia Pessoa, de Campina Grande, filha da candidata do PSB Eunice Pessoa, eleita prefeita do município no último dia 2.

A gravação foi feita durante reunião, antes das eleições. A promotora e filha da então candidata oferece a quantia de R$5 mil, além de três cargos na prefeitura, para cada candidato a vereador que mudar de lado. Participaram da reunião Mayanne Veríssimo, candidata a vereadora pelo PMDB, Rizo Mourão (PMDB), Janduy (PSDB) e Nego Vado (PSDB).

“Você se declarando (deixando Fábio e apoia Eunice) a gente dá um valor a vocês agora”, diz. “Fábio”, citado por Ismânia, é Fábio Fernandes, candidato do PMDB que ficou em segundo lugar com 45,16% dos votos.

Em outro trecho da reunião, a candidata à vereadora Rizo Mourão perguntou se teria mais algum benefício. “No caso desse… bem… você dando esses R$ 5 mil e a gente tem direito a quantos empregos?” Também se oferece R$ 500, e dinheiro para gasolina e cachaça. Uma terceira pessoa aparece no áudio sendo identificado como Moocayr Cartaxo, um investidor da campanha.

Confira o áudio abaixo:


Fonte: Robson Pires

TSE ouve Eike e Fernando Baiano no Rio em ação contra chapa Dilma/Temer

Sábado, 08 de outubro de 2016

A Corregedoria-Geral Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ouviu depoimentos hoje (7) no Tribunal Regional Federal da 2ª Região no Rio de Janeiro, dentro das ações movidas pelo PSDB que pedem a impugnação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer à presidência em 2014 por abuso de poder político e econômico.

O corregedor do TSE, ministro Herman Benjamin ouviu o empresário Eike Batista; o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano; Vítor Sarquis Hallack, da Camargo Corrêa; Rogério Nora de Sá, da Andrade Gutierrez; e Mário Frederico de Mendonça Góes, da Riomarine Óleo e Gás.

O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró também estava na lista dos intimados para hoje, mas não compareceu. Segundo a advogada dele, Alessi Brandão, ele foi intimado no fim da tarde de quarta-feira, mas como ela já tinha uma audiência marcada anteriormente para hoje em Curitiba, foi pedido o adiamento da oitiva, o que foi atendido. Ainda não há nova data para o depoimento.

Investimentos da Petrobras caem mais de 30% em 2016

Sábado, 08 de outubro de 2016


O plenário da Câmara dos Deputados decidiu na quarta-feira (5) que a Petrobras não tem mais obrigação de explorar o petróleo na camada pré-sal. Um dos argumentos dos defensores da medida é a incapacidade da companhia em realizar novos investimentos, em razão do endividamento. Só neste ano, as aplicações da Petrobras caíram mais de 30%.

De acordo com levantamento do Contas Abertas, entre janeiro e agosto deste exercício a Petrobras investiu R$ 32,5 bilhões contra os R$ 47,8 bilhões aplicados no mesmo período de 2015. O valor deste ano é o menor desde 2006 para os oito primeiros meses do exercício, quando R$ 29,1 bilhões foram investidos. O recorde de investimentos para o período aconteceu em 2013, quando R$ 73,7 bilhões foram aplicados.

Fonte: Robson Pires

Com reforma da Previdência, contribuição de servidor público pode chegar a 20%

Sábado, 08 de Outubro de 2016

Foto: Divulgação

A reforma da Previdência pode atingir servidores públicos municipais, estaduais e federais. De acordo com o Extra, o governo federal estuda uma mudança chamada de “contribuição de alíquota especial” para os funcionários públicos. Uma fonte ligada à discussão do tema diz que a proposta seria passar a contribuição de 11% para até 20%. O aumento ainda não está fechado, mas a ideia é de que ele fosse cobrado nos próximos seis anos para diminuir o déficit que existe na União, nos estados e nos municípios. Nesta quinta-feira (6), representantes de sete estados foram a Brasília para discutir o tema com o presidente Michel Temer e defenderam que o percentual seja fixado em 14%. A ideia da equipe ministerial, contudo, seria aplicar o valor maior no chamado período “agudo” e só depois fixar o porcentual em 14%. A União também estuda mudar a contribuição de aposentados e pensionistas, que hoje só pagam quando o valor ultrapassa o teto do INSS de R$ 5.189,82. Caso a mudança seja aprovada, os inativos terão que contribuir sobre todo o valor recebido.

Barros promete resolver inadimplência do governo em financiamento do SUS

Sábado, 08 de Outubro de 2016


por Eduardo Laguna e Álvaro Campos | Estadão Conteúdo
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse nesta sexta-feira (7) que o governo federal tem como meta restabelecer em um ano o financiamento de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) que deixaram de receber recursos da União - o que já resulta numa dívida de R$ 3,5 bilhões com Estados e municípios. "O governo já reconheceu que esses serviços estão funcionando , mas não publicou a portaria que permite o pagamento mensal do aporte de cofinanciamento do governo federal", disse Barros, justificando a situação à falta de caixa da União. Após participar do congresso Summit Saúde Brasil, realizado pelo Grupo Estado na zona sul da capital paulista, o ministro da Saúde afirmou que o governo não pode ficar inadimplente com seus parceiros do SUS e tentará gerar recursos para zerar "o mais rápido possível" o calote a partir de uma gestão mais austera dos recursos da pasta. Em entrevista a jornalistas, Barros reafirmou que a proposta de emenda constitucional que limita as despesas públicas - a PEC 241 - não representará perda de investimentos tanto em saúde quanto em educação. Segundo ele, esse é um compromisso do presidente Michel Temer. "A PEC estabelece qual é o gasto global do governo. Dentro desse gasto global, o governo terá prioridades a estabelecer", disse o ministro, acrescentando que os gastos a mais da Previdência serão compensados em outras áreas no novo regime orçamentário. "Saúde e educação não terão redução de recursos", garantiu. Além do compromisso de Temer, Barros assinalou que o Congresso Nacional, que vota o Orçamento, garantirá que os recursos tanto da saúde quanto da educação evoluam "de acordo com os anseios da sociedade". Questionado sobre a possibilidade de a proporção dos investimentos em saúde cair num cenário de recuperação da atividade econômica e da arrecadação, Barros comentou que a discussão do mínimo constitucional - 13,2% do orçamento - não se verifica na prática, já que os gastos na área estão R$ 2 bilhões acima do piso estabelecido pela Constituição.

Feira de Santana: Vereadores acusam prefeito de compra de votos e uso de cargos

Sábado, 08 de Outubro de 2016 

Foto: Reprodução / Jornal Grande Bahia


O prefeito reeleito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (DEM) foi acusado na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (4) de compras de votos e uso de cargos públicos em benefício próprio. A sessão reveladora tratou abertamente dos temas. David Neto, vereador do município e integrante do mesmo partido do prefeito foi direto em suas falas que tiveram um tom de queixa, afirmando que o gestor municipal não foi justo na distribuição de “cotas” de empregos disponíveis por vereadores e candidatos. Durante o discurso ele enfatizou essa distribuição de cargos dentro dos edis da legenda “Quero dizer ao prefeito sobre a desigualdade no tratamento entre os colegas vereadores desta casa. Tem vereador aqui, como Zé Carneiro, com 300 cargos. Tem vereadores aqui, como o presidente dessa casa [Ronny], que tem uma porção. Justiniano. Tem candidato que inclusive tinha mais que vereador desta casa, que era Lulinha. Então existe uma desigualdade muito grande”, protestou. Segundo a Tribuna Feirense apesar da prática não ser ética os vereadores não tiveram nenhum tipo de constrangimento em falar sobre o assunto e trocaram farpas durante a plenária. A grave denúncia de compra de votos ficou em segundo plano durante a sessão sendo apenas replicado pelo vereador de oposição Correia Zezito (PSL) que creditou à vitória do atual prefeito as compras de votos em sua fala.

ONU manda tropa brasileira para atender áreas destruídas por furacão no Haiti

Sábado, 08 de Outubro de 2016 

Foto: Contingente do Brasil no Haiti/Ministério da Defesa

Tropas brasileiras da ONU foram deslocadas no Haiti para atender as regiões atingidas pelo furacão Matthew esta semana. De acordo com o G1, 330 soldados vão se deslocar da base na capital Porto Príncipe até cidades no sul do país, que ficam a mais de 200 quilômetros. O general Ajax Porto Pinheiro, comandante das tropas internacionais da ONU na missão de paz no Haiti, estima que o número de mortes pode passar de mil. À agência Reuters, autoridades locais apontam que as vítimas fatais passam de 800. Os soldados brasileiros devem trabalhar desobstruindo estradas, levando comida às pessoas afetadas e dando início ao trabalho de reconstrução de casas. “As pessoas ficaram totalmente expostas, não tinham onde se proteger, porque os telhados das casas nestes locais não resistem ao vento e foram levados. Árvores, até coqueiros de metros de altura, foram arrancados totalmente pelas raízes. Como se alguém pegasse, pelas mãos, e arrancasse como se fosse capim”, explica Pinheiro em entrevista ao G1. Por conta da falta de acesso a suprimentos, as tropas brasileiras devem ficar nas áreas destruídas comendo ração por duas semanas. O furacão atingiu a ilha no Caribe na terça-feira (4) com ventos de cerca de 230 km/h e também provocou danos em menor proporção em Cuba e na República Dominicana.

Rato assusta clientes do Outback do Shopping da Bahia

Sábado, 08 de Outubro de 2016 

Por Julia Vigné / Rebeca Menezes

Foto: Bahia Noticias

Os clientes do Outback do Shopping da Bahia, em Salvador, se assustaram ao encontrar um rato vivo entre as mesas. O animal foi notado por Vivian Correa. "Tava vendo uma coisa mexendo, achei que fosse meu vestido. Só que eu fui olhar e era um rato", contou ao Bahia Notícias. O incidente, que ocorreu por volta das 21h, assustou diversos clientes, que saíram correndo do restaurante. Procurada pelo BN, a gerente informou que a franquia não iria se pronunciar e que não sabia da presença de roedores no local. Por meio de nota, enviada por volta da meia-noite deste sábado (8), o Outback Steakhouse informou que não tomou conhecimento sobre a situação, mas está em dia com todos os procedimentos de dedetização. "Além disso, todos os processos exigidos pelos órgãos sanitários brasileiros estão atualizados. (...) A rede reafirma o compromisso com a excelência e qualidade de seus produtos", disse a empresa. (Atualizado às 08h46)




sexta-feira, 7 de outubro de 2016

MARTINS-RN: O RASGA FOLHINHA DE HOJE VAI PARA O MEDICO DR NETINHO "O CARA"

Sexta, 07 de outubro de 2016



Hoje queremos em especial homenagear Dr. Netinho "O Cara". Ele que com seu jeito simples conquistou a simpatia da maioria dos habitantes da nossa serra, começou fazer historia e vai realizar o sonho de muitos martinenses que realmente amam essa terra. 

Parabéns meu amigo a luta continua, tenha certeza de uma coisa, estamos todos juntos e misturados. 

Que Deus ilumine seus passos e de sua família, Martins aprendeu a te admira e gostar de você amigo.


MARTINS-RN: PARTICIPE DO 16º SEMINÁRIO DA IGREJA PRESBITERIANA DE MARTINS.

O Missionário Jaílton Nascimento, convida a todos para participarem desse grandioso evento religioso da Igreja presbiteriana de Martins.


UMA PESSOA MORTA E OUTRA SOCORRIDA NO ALTO SÃO MANOEL EM MOSSORÓ.


Sexta, 07 de outubro  de 2016


Uma pessoa conhecida como "Assu" morreu foi assassinada por volta das 7:30hs desta sexta feira 07 outubro 2016 na rua Dez Dezembro, Planalto 13 de Maio, e outra pessoa que estava com ele identificado como Gean Ernandes da Silva, 19 anos ferido com dois tiros pegou uma moto e deu entrada na UPA São Manoel. De acordo com Gean ele estava na companhia de Assu de cabeça baixa quando começou os disparos ele correu. Populares informaram que os atiradores estariam em uma moto azul. Mais detalhes já.


Fonte: Passando na Hora

Mossoró-RN: Dois jovens acusados de uma série de assaltos foram detidos na noite de ontem no Pousada dos Thermas.

Sexta, 07 de outubro de 2016


Policiais da Força Tática prenderam na noite de ontem, 06 de outubro, dois jovens apontados por uma série de delitos na região dos Abolições, em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte. 

Danilo Gabriel Nogueira Monteiro, de 18 anos de idade e um adolescente, de apenas 17, foram detidos dentro de uma casa no Loteamento Pousada dos Thermas, onde se esconderam logo após tomarem um celular de um senhor e 700 reais de uma moça que chegava em casa, no Abolição IV. 

Eles confessaram os crimes e foram identificados pelas vítimas, mas já não estavam mais com os objetos tomados das vítimas. O adolescente disse aos policiais que deixou o celular e o dinheiro numa boca de fumo. Na casa com eles a polícia encontrou um revólver calibre 32, municiado, um pouco de droga e uma motocicleta toda adulterada. 

A dupla foi conduzida a Delegacia de Plantão para os procedimentos. Segundo informações, Danilo Gabriel foi autuado, mas o adolescente, foi ouvido e liberado.

Fonte: O Câmera

‘Poderosos encontrarão resposta na Justiça’, diz Moro sobre prisão em segundo grau

Sexta, 07 de outubro de 2016 

Juiz símbolo da Lava Jato foi o mentor da iniciativa pela reclusão de condenados antes do esgotamento de todos os recursos e instâncias


Sérgio Moro. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O juiz Sérgio Moro, símbolo da Operação Lava Jato, disse nesta quinta-feira, 6, que ‘crimes cometidos por poderosos encontrarão uma resposta na Justiça criminal’.

Moro se refere ao julgamento histórico desta quarta, 5, no Supremo Tribunal Federal.

Por seis votos contra cinco, os ministros decidiram que condenados em segunda instância judicial já podem ir para a cadeia.

O julgamento estava empatado em cinco a cinco. Coube à presidente da Corte, Cármen Lúcia, o desempate.

Ela votou pela execução de pena de prisão já quando houver decisão de colegiado – Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais.

Os condenados poderão continuar na trilha dos recursos sem fim, mas na prisão.

Em 2015, Moro capitaneou com a Associação dos Juízes Federais uma ofensiva pelo cumprimento de pena de prisão em segundo grau.

A reação foi imediata – juristas e advogados criminais fecharam um cerco sem tréguas ao juiz da Lava Jato.

Na avaliação de Moro, o Supremo decidiu que o País ‘não é uma sociedade de castas’.

“Com o julgamento de ontem, o Supremo, com respeito à minoria vencida, decidiu que não somos uma sociedade de castas e que mesmo crimes cometidos por poderosos encontrarão uma resposta na Justiça criminal”, declarou o juiz, condutor das ações penais que culminaram com a prisão de políticos, empreiteiros, doleiros e ex-dirigentes da Petrobrás, foco do maior esquema de corrupção já descoberto no País.

“Somos uma democracia, afinal”, concluiu.

Fonte: J.Belmont

Governo do RN continua pagamento do funcionalismo

Sexta, 07 de outubro de 2016

O Governo continua o pagamento do funcionalismo nesta sexta-feira (7) com o depósito dos vencimentos dos servidores que recebem até R$ 2 mil. No sábado (8) é a vez daqueles que ganham entre R$ 2.001 e R$ 3 mil. Os servidores que recebem de R$ 3.001 até R$ 4 mil terão os salários creditados na terça-feira (11), quando 82% do quadro de pessoal já terá recebido os vencimentos, incluindo todos os servidores ativos da Educação e da administração indireta que possui receita própria, independente de faixa salarial, cujos pagamentos foram efetuados dia 30 de setembro.

O Governo vai pagar o funcionalismo por faixa salarial e, atendendo solicitação dos sindicatos de trabalhadores, não haverá distinção entre ativos, aposentados e pensionistas. O pagamento dos servidores que recebem acima de R$ 4 mil será anunciado em breve, a partir da disponibilidade de recursos. 

A mudança na tabela de pagamento ocorre em virtude dos efeitos da crise econômica que continua atingindo fortemente as finanças do Rio Grande do Norte. A frustração acumulada de receitas até 30 de setembro chegou a R$ 367 milhões se comparada ao previsto no orçamento para 2016.

A variação real das receitas totais em comparação ao mesmo período do ano passado também registrou uma queda de – 4,40%. A arrecadação de setembro foi R$ 45 milhões menor do que as receitas totais de agosto. Igualmente negativa foi a variação real das transferências federais nos primeiros nove meses do ano em comparação a 2015, com - 9,47%. O Fundo de Participação dos Estados, que representa quase 40% da receita do Estado, continuou registrando uma queda acentuada de janeiro a setembro, agora de – 8,67%, comparada ao mesmo período do ano passado. 

Se observada a despesa total do Estado acumulada em 2016 também houve uma queda real de – 5,25% em comparação a 2015 e de – 5,13% no comparativo com 2014.

O secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira volta a frisar que a situação financeira do Estado atravessa um momento delicado e reforça a necessidade de união entre Governo, demais Poderes, trabalhadores e a população para sair da crise. “A economia do país ainda não começou a reagir, mas seguimos esperançosos numa mudança. Terça-feira, em reunião com o presidente Michel Temer, governadores dos Estados saíram esperançosos quanto à possibilidade de um auxílio de R$ 8,5 bilhões na forma de programa emergencial financeiro, o que pode render ao Rio Grande do Norte algo em torno de R$ 350 milhões.

Paralelamente esperamos que o Governo Federal também tenha êxito na repatriação dos recursos não declarados que seriam repassados para os Estados seguindo os critérios de divisão do FPE. Caso nossa expectativa se concretize, essa verba amenizaria o momento extremamente delicado que a maioria dos Estados brasileiros atravessa no momento. É importante lembrar que criamos reuniões presenciais de acompanhamento das receitas com todos os Poderes e sindicatos dos servidores porque também acreditamos na transparência e no diálogo para sair da crise. E é nessa união com toda a sociedade que vamos investir para atravessar essa turbulência”, afirmou.

Fonte: J.Belmont

ADEUS VAQUEJADAS: Por 6 x 5 STF considera inconstitucional a vaquejada

Sexta, 07 de outubro de 2016


O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quinta-feira a validade de uma lei do Ceará que regulamentou a vaquejada. A decisão abre caminho para que a prática seja banida em todo o país, se forem julgadas ações de amplitude nacional. Por seis votos a cinco, os ministros da mais alta corte do país declararam que a vaquejada não é um apenas um esporte ou atividade cultural, mas uma forma de tratamento cruel aos animais. Pela prática, dois peões montados a cavalo tentam derrubar um boi pelo rabo. A cena é comum, principalmente em festas tradicionais de estados nordestinos.

— Na verdade, são manifestações extremamente agressivas contra os animais — disse a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, completando:

— Sempre haverá os que defendem que é uma atividade que vem de longo tempo e se encravou na cultura do nosso povo, mas também culturas se mudam e muitas foram levadas nessa condição, até que houvesse outro modo de ver a vida, e não somente a do ser humano.

O assunto começou a ser julgado na mais alta corte do país em agosto do ano passado, em uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria Geral da República contra a lei do Ceará. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, lembrou que a Constituição Federal veda o tratamento cruel aos animais. No ano passado, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista. A discussão foi retomada em junho, mas novamente interrompida. Hoje o debate foi concluído no plenário.

Além de Cármen Lúcia, formaram a maioria na votação os ministros Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Luís Roberto Barroso. Do outro lado, defenderam a prática como importante parte da cultura brasileira e também fonte de renda para os peões os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Teori Zavascki, Luis Fux e Dias Toffoli.


O Globo/ J.Belmont

Partido que mais cresceu no pais fará encontro estadual

Sexta, 07 de outubro de 2016

PHS


O Partido Humanista da Solidariedade (PHS), presidido no Rio Grande do Norte por Leandro Prudêncio, realizará no sábado dia 05 de novembro, a partir das 10h, a primeira plenária estadual após as eleições municipais deste ano. O encontro estadual do partido ocorrerá no auditório do hotel Maine.


Leandro Prudência: presidente (Foto: cedida)

O PHS tem 44 eleitos, para os quais serão traçados os novos rumos que o partido irá tomar, visando o planejamento das ações dos trabalhos que serão realizados pelos mandatários. Também é uma forma de planificar as próprias atividades do partido como um todo para o estado, nos próximos anos.

Crescimento

O PHS foi o partido que mais cresceu no País. Em todo o Brasil, foram eleitos 873 vereadores, sendo 25 deles em 14 capitais brasileiras. O salto no número de vereadores eleitos é de 64% em relação ao pleito de 2012.

No Rio Grande do Norte, o partido elegeu 02 prefeitos, 04, vice-prefeitos e 40 vereadores e diante deste quatro de crescimento, o diretório estadual já iniciou os trabalhos para reorganização partidária, com vista às eleições de 2018, com objetivo de eleger um deputado federal e três deputados estaduais.

TJ determina que Estado pague professores da UERN até último dia do mês

Sexta, 07 de outubro de 2016 

Sessão do pleno do TJ-RN foi realizada neste dia 5

O Pleno do Tribunal de Justiça do RN, em sessão realizada na manhã de hoje (5), concedeu, por maioria de votos, o pedido feito pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado (Aduern) para determinar ao Estado do Rio Grande do Norte que pague os vencimentos dos docentes da UERN até o último dia de cada mês. Também foi determinado que seja corrigido monetariamente os seus valores caso o pagamento ocorra além do prazo estipulado. A relatoria foi do desembargador Saraiva Sobrinho.

A Aduern apontou no Mandado de Segurança Coletivo impetrado o cometimento de ato ilegal praticado pelo governador do Estado e pelo reitor da Universidade Estadual do RN, consubstanciado na realização do pagamento dos docentes em data intempestiva, afrontando normativo constitucional.

A Associação afirmou que os professores universitários sempre perceberam seus vencimentos na data ordinária estabelecida pelo art. 28, § 5º, da CE (até o último dia do mês de trabalho), contudo, a partir do mês de janeiro de 2016, o Governador do Estado vem “agendando” o adimplemento para dias ulteriores, conforme matérias jornalísticas anexadas aos autos.

Apontaram também que “o ato da autoridade pública é ilegal, pois foi praticado contrariamente ao que determina a lei Magna, que veda a retenção dolosa de salário, diante de sua natureza alimentar e assevera a garantia do devido processo legal”.

Decisão

Para o relator do Mandado de Segurança, desembargador Saraiva Sobrinho, é inquestionável que a mantença do pagamento do funcionalismo estadual em atraso afronta mandamento constitucional, além de ofender ao princípio da dignidade da pessoa humana ante a natureza estritamente alimentar do salário, indispensável a sobrevivência do servidor e da sua família, enquanto reembolso pelos serviços prestados.

Saraiva Sobrinho entende que a adversidade trazida pela crise econômica vivenciada pelo Estado do RN jamais poderá servir de elemento a justificar agressão à garantia intangível inserta na Carta Magna estadual. “Por derradeiro, ainda que não se despreze no todo, as razões de cunho financeiro discutidas pelo impetrado, o eventual retardamento, deve ser, necessariamente, procedido com o acréscimo de correção monetária, em obséquio à segunda parte do § 5º art. 28 da CE”, decidiu.

Na mesma sessão, foi vencido o juiz convocado Luiz Alberto Dantas que negava o pedido, por entender que a matéria que deveria ser discutida não através de Mandado de Segurança, mas sim através de outras ações judiciais. De outra forma, os desembargadores presentes acolheram, à unanimidade de votos, a preliminar de ilegitimidade do reitor da UERN.

Fonte: Carlos Skarlack

OAB/Mossoró participará do processo de transferência do Hospital da Mulher

Sexta, 07 de outubro de 2016 


O presidente da OAB, Canindé Maia, se reuniu com representante da Justiça


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, acompanhará a partir de agora todos os atos relativos ao Hospital da Mulher de Mossoró (HMM), no âmbito da Justiça Federal. A decisão foi tomada após uma reunião envolvendo representantes da Ordem e o juiz federal Orlan Donato Rocha, titular da 8ª Vara Federal. O magistrado explicou todos os procedimentos que foram e que serão adotados relativos à transferência dos serviços do Hospital da Mulher para o Hospital Maternidade Almeida Castro e concordou com a participação da OAB de agora em diante em todos os atos relativos ao HMM, como audiências públicas e reuniões de entidades, por exemplo.

Os advogados Canindé Maia e Kallio Gameleira, presidente e vice-presidente da OAB/Mossoró, foram recebidos ontem (5) pelo juiz. Um dia antes (4), a OAB havia sido procurada por funcionárias do Hospital da Mulher, que vieram pedir apoio na luta contra o seu fechamento. Canindé e Kallio repassaram a preocupação dos servidores e dos demais segmentos da sociedade com o fechamento. “Nós falamos sobre a necessidade da participação da OAB no processo, que é provisório. São 30 dias para solucionar e apresentar um plano de trabalho de aplicação por parte do Estado. Dr. Orlan explicou todo o processo e se comprometeu com a participação da OAB”, resume Canindé Maia.

Fonte: Carlos Skarlarck

Bancários do RN acatam proposta e retornam ao trabalho amanhã; Caixa mantém greve

Sexta, 07 de outubro de 2016

A greve dos bancários no Rio Grande do Norte acabou para os bancos da rede privada, BNB e Banco do Brasil. A assembleia da categoria acatou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Somente os servidores da Caixa continuarão de braços cruzados.

A proposta acatada pelos bancários de vários estados país foi de um reajuste de 8%, mais abono de R$ 3.500 em 2016. Para 2017, o compromisso é de reposição integral da inflação (INPC/IBGE), mais 1% de aumento real em para os salários de demais benefícios dos profissionais.

Tribuna do Norte

Brasil goleia a Bolívia por 5 a 0 pelas eliminatórias

Sexta, 07 de outubro de 2016


O Brasil venceu a Bolívia por 5 a 0 nesta quinta-feira e manteve a vice-liderança das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. A goleada brasileira na Arena das Dunas, em Natal, foi construída com gols de Neymar, Coutinho, Filipe Luís, Gabriel Jesus e Firmino.

Foi a terceira vitória seguida do técnico Tite no comando da seleção, que chegou aos 18 pontos, um a menos que o Uruguai, que lidera. O Brasil volta a campo na próxima terça-feira, fora de casa contra a Venezuela, lanterna do torneio com apenas dois pontos.

Furacão deixa mais de 100 mortos no Caribe

Sexta, 07 de outubro de 2016


O número de mortes causadas pela passagem do furacão Matthew pelo Caribe subiu vertiginosamente. Somente no Haiti, por onde o furacão passou há dois dias e destruiu cidades e plantações, foram ao menos 98 mortes, muitas provocadas por quedas de árvores e inundações. Alguns jornais da América Central falam em mais de 100 vítimas na região. A ONU estima que 350 mil pessoas estejam precisando de assistência imediata no Haiti e que 1,5 milhão de pessoas tenham sido afetadas. Segundo o Unicef, a situação se assemelha a um “cenário apocalíptico”.

Cidade em Pernambuco transformará lixo em energia elétrica

Sexta, 07 de outubro de 2016

Gravatá será a primeira cidade brasileira a transformar lixo em energia elétrica. A ação, uma parceria da prefeitura com a Casa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, teve o contrato assinado, ontem. A técnica é referência em países desenvolvidos como Alemanha, França, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Itália, Suécia e Holanda.

O objetivo é que a energia gerada abasteça todo o parque elétrico público da cidade, incluindo a Prefeitura, todos os prédios públicos, escolas, hospital, unidades de saúde e praças. Isso vai acarretar, anualmente, em uma economia maior que R$ 1 milhão, aos cofres públicos.

Fonte: Robson Pires

TSE marca para próxima segunda-feira depoimento de Delcídio do Amaral

Sexta, 07 de Outubro de 2016

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado
O ex-senador Delcídio do Amaral deve prestar depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na manhã da próxima segunda-feira (10). De acordo com a coluna Radar Online, de Veja, o juiz Herman Benjamin autorizou a oitiva do ex-petista nesta quinta (6). O depoimento de Delcídio será pela ação ingressada pelo PSDB pedindo a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer nas eleições presidenciais de 2014.

Mercadante diz que sua gestão deixou recursos suficientes para Fies

Sexta, 07 de Outubro de 2016

por Dayanne Sousa | Estadão Conteúdo
Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

O ex-ministro da Educação, Aloizio Mercadante, contesta a versão da atual gestão da pasta de que houve falta de recursos para o programa de financiamento estudantil, o Fies. Em nota, a assessoria do ex-ministro afirma que havia "valores mais que suficientes" para suprir as necessidades do programa. A nota afirma que a gestão do ex-ministro deixou R$ 260 milhões para pagamento de taxas de administração do programa. Já o atual ministro da Educação, Mendonça Filho, afirma que o orçamento que havia disponível na pasta para esta operação só foi suficiente para cobrir as despesas até abril. Na madrugada desta quinta-feira, (6) o Congresso voltou a adiar a análise do projeto de lei de crédito suplementar que dá recursos extras de R$ 702 milhões ao programa de financiamento estudantil, o Fies. O crédito extra visa atender despesas com os serviços de administração de contratos prestados pelos agentes financeiros do Fies, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Trata-se de montante acumulado em atraso a ser pago aos bancos referente a taxa bancária de 2% sobre o valor dos contratos do Fies.

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055