martins em pauta

sábado, 26 de dezembro de 2015

Cunha usa rede social para desmentir viagem a Cuba: 'Idiotas desinformados'

Sábado, 26 de Dezembro de 2015 - 17:00


Foto: Lula Marques/ Agência PT
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), usou seu perfil no Twitter para desmentir sua viagem a Cuba (clique aqui para entender), neste sábado (26). O investigado na Operação Lava Jato informou aos "idiotas desinformados que plantam notícias falsas" que continua no Brasil. "Estou no Rio [de Janeiro] e segunda a tarde (sic) estarei em Brasília", escreveu.
DeputadoEduardoCunha
@DepEduardoCunha
Para os idiotas desinformados que plantam notícias falsas.Estou no Rio e segunda a tarde estarei em Brasília

Mossoró/RN: Suspeitos de assaltos na região dos Abolições são identificados pela PM com arma e drogas

Sábado, 26 de Dezembro de 2015


Um maior identificado como Francisco Hildemberg de Araújo Filho o “Galego” 18 anos de idade e um menor de 15 anos, foram detidos pela Polícia Militar, na noite de sexta feira 25 de dezembro, suspeitos de vários assaltos na região dos Abolições e do Santa Delimira em Mossoró RN. 

A PM foi acionada após um assalto em um Posto de Combustíveis localizado naquela região e durante as digiligências conseguiu chegar até os dois suspeitos. 

O menor que já não estava mais com com o comparsa, foi abordado quando chegava em sua casa no Abolição IV e acabou confessoando a participação no assalto e apontou o outro envolvido na ação delituosa. 

Na residência dele os policiais emncontraram, um revolver calibre 38 municiado e grande quantidade de drogas, balança de precisão, munição e um radio comunicador. 

Após as buscas na residência do menor infrator, os PMs foram até a casa do outro envolvido no assalto, onde encontraram Franciswco Hildemberg. 

Os dois foram conduzidos à Delegacia de Plantão para procedimentos cabíveis. A Polícia conseguiu também apreender a moto usada no assalto ao posto de Combustíveis, que tinha queixa de roubo.



Fonte:Fim da Linha

Trio é preso na madrugada pela PM após arrastão em residência no Conjunto Vingt Rosado em Mossoró


Sábado, 26 de dezembro de 2015


Policiais da Rádio Patrulha-RP 1203 do 12º BPM, composta pelos Soldados Lindemberg e Luzemberg,com o apoio da 1223 (Cabo Marcos e o Soldado Glênio) ,prenderam por volta das 02h30min desta madrugada de sábado 26 de dezembro,três suspeitos de arrombamento em residência no Conjunto Vingt Rosado em Mossoró. 

Lenilson Bezerra da Silva, o "Guegueu", 26 anos de idade, João Batista de Araújo Neto de 20 anos foram presos e um menor de 16 anos apreendido em uma residência no Conjunto Novo com o material do furto. 

Os Policiais recuperaram,uma bicicleta,botijão de gás de cozinha, TV de LCD,Notibook, Celular,um ventilador e aparelho de Som. Os três foram encaminhados à Delegacia de Plantão





Fonte: O Câmera

Foragido da justiça recapturado pela PRF fugiu do Hospital Tarcísio Maia em Mossoró /RN

Sábado, 26 de dezembro de 2015


A Polícia Civil procura o foragido da justiça que está com mandado de prisão em aberto, Sanderson Souza de Oliveira, 23 anos de idade, morador do bairro Abolição IV. 

Ele foi encontrado pela Polícia Rodoviária Federal, na noite de quinta feira 24 de dezembro, as margens da BR 304, sentido Mossoró Natal,com ferimentos de arma de fogo nas costas e coxa. Os Policiais o conduziram para o Hospital Tarcísio Maia, onde foi entregue no setor de pequenas cirurgias.

Segundo informações, por volta das 02h30min da madrugada de sexta feira, o mesmo estava no repouso masculino do Hospital e teria feito uma ligação com o celular de um paciente e depois fugiu da Unidade Hospitalar.

159ª Morte violenta em Mossoró: Pedreiro é executado no Aeroporto

Sábado, 26 de dezembro de 2015


Francisco Leôncio Matias da Costa, de 42 anos de idade, foi morto no bairro Aeroporto em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte, no início da tarde de hoje, 25 de dezembro de 2015. 

Leôncio trafegava de motocicleta em direção a sua residência, quando foi surpreendido por dois elementos que também estava de motocicleta. Ele foi alvejado quatro vezes e morreu no local, antes do socorro médico. 

No mês de agosto de 2014, Leôncio teve um filho morto e segundo informações, na época o alvo dos atiradores era ele. Luiz Juan Pereira da Costa, na época com 11 anos de idade, foi morto em cima da cama onde dormia ao lado de sua mãe, na Rua João Paulo II próximo à Praça Vilma Maia no bairro Belo Horizonte. Lembra?

As Policias Militar e Civil acompanharam o caso e assistiram a equipe de plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep de Mossoró, para onde o corpo foi removido e será necropsiado. 

Francisco Leôncio Matias da Costa foi a 159ª morte provocada em Mossoró no ano de 2015. No mesmo período em 2014, foram 187 mortes provocadas.



Fonte: O Câmera

Quatro pessoas foram baleadas na tarde e noite de ontem 25 em Mossoró

Sábado, 26 de dezembro de 2015

No final da tarde em frente ao Hiper bom preço no bairro Nova Betânia: 

O professor Marcelo Fernandes Martins, 42 anos de idade, foi alvejado com um disparo de arma de fogo nas costas, numa tentativa de assalto. Segundo informações, ele trafegava de motocicleta e foi perseguido por um casal, que também estava de motocicleta e tentou tomar a sua. 

Só por que tentou fugir para não perder sua moto, o casal atirou nas costas do professor Marcelo que foi socorrido numa Unidade com Suporte Avançado “Alfa” do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia. 

No final da tarde na Rua João Barbosa de Lira no Sumaré: 

Antônio Araújo da Silva, de 57 anos de idade, foi alvejado com dois disparos de arma de fogo na perna direita. Segundo informações, ele estava na calçada de sua residência na Rua João Barbosa de Lira e de repente um elemento saiu armado de um terreno baldio e deu ordem para que Antônio não olhasse para ele. 

Como Antônio, ou não entendeu ou não levou muito a sério a ordem para não olhar a cara do bandido, levou dois tiros. 

Uma viatura da Policia Militar prestou ajuda, conduzindo Antônio Araújo para a Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel, mas ele precisou ser transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, para ser melhor avaliado. 

No início da noite na Rua João Cordeiro no Santo Antônio: 


José Alex Amâncio, de 36 anos de idade, sofreu uma tentativa de homicídio na Rua João Cordeiro, lá mesmo no Santo Antônio. Ele foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro com disparo de arma de fogo no pescoço. 

A Central de Operações da Policia Militar recebeu informação que a ação criminosa foi praticada por dois elementos de motocicleta e que os mesmos poderiam tentar terminar o serviço dentro da Unidade de Saúde, mas não tem informações sobre os possíveis acusados e nem a motivação. 

Depois de atendido a Unidade de Pronto Atendimento, José Alex, foi transferido com escolta da polícia, para o Hospital Regional Tarcísio Maia. 

Ainda no início da noite na Avenida Petrônio Portela no Abolição IV: 

Pedro Plácido da Silva de 32 anos de idade, foi baleado no ombro, depois de reagir a uma tentativa de assalto. 

Segundo informações, ele trafegava de motocicleta com sua família, na Avenida Senador Petrônio Portela, no Abolição IV, quando os elementos anunciaram o assalto e atiraram nele. 

Os assaltantes não conseguiram levar nada de Pedro, que foi socorrido por uma equipe do Samu para o Hospital Tarcísio Maia. Aparentemente todos os feridos estavam bem quando chegaram no Hospital.

Imagens: Canal 190 e Policia 24 Horas

Fonte: O Câmera

Irmãos são assassinados após discutirem com homem na Estrada da Redinha

Sábado, 26 de dezembro de 2015


Dois irmãos identificados como Ayrton Almeida Ermandes, de 24 anos e Alex Almeida Ermandes, de 19 anos foram assinados, na manhã desta sexta-feira (25), próximo ao posto Alvorada, na estada da Redinha, zona Norte de Natal, após discutirem com um homem que estava em um veículo tipo Pálio de cor verde, que foi identificado pelo apelido de “Ploc”.

Segundo informações da Polícia Militar, Ayrton e Alex, que estavam em uma motocicleta de placa OWD 4224 saiam do posto de gasolina quando se desentenderam com o acusado, que sacou uma arma e tirou pelas costas das vítimas.

Outra pessoa que também estava no local, identificada como Gabriel Holanda Torres, de 20 anos ainda foi atingida e socorrida com um tiro na nádega, para o hospital Santa Catarina. Já os irmãos, não resistiram e morreram no local.

O ITEP e a DEHOM, estão no local onde realizam os procedimentos de perícia e a remoção do corpo para sede do instituto.


Fonte: 190 RN

Dança do vice-prefeito de Lucrécia/RN, viralizou e chega a 2,7 milhões de visualizações

Sábado, 26 de dezembro de 2015

O vídeo não é tão novo, pois foi gravado em setembro deste ano, mas o bailado do vice-prefeito de Lucrécia,Raimundinho Duarte, “viralizou” nas redes sociais e já chegou a 2,7 milhões de visualizações. Nada de estranho para que o conhece. Apenas um pouco de espontaneidade.


Fonte: Robson Pires

Governo federal projeta lascar mais tributos no lombo do brasileiro

Sábado, 26 de dezembro de 2015



A Receita Federal projeta lascar mais o brasileiro, digo, melhorar que a arrecadação de tributos em 2016 em comparação a este ano, indicando chances de que a economia brasileira mostre recuperação rápida em ambiente político de menor incerteza.

A avaliação foi feita pelo chefe do Centro de Estudos Tributários da Receita Federal, Claudemir Malaquias, que disse acreditar que os investidores continuam apostando fichas nos fundamentos econômicos do Brasil.

“À medida em que a gente tiver um cenário político mais definido, claro e tranquilo, teremos condições de resgatar a atividade econômica rapidamente”, disse. “O Brasil tem chamado interesse por parte de diversos investidores estrangeiros. Tivemos o rebaixamento, e o País não foi para a UTI”, comentou.

Humor: Dilma revela que Eduardo Cunha é seu amigo secreto

Sábado, 26 de dezembro de 2015




Fonte: Robson Pires

Jucurutu: Prefeitura fez uma das maiores festas de Natal

Sábado, 26 de dezembro de 2015

Ao lado da primeira dama Carolina Sindeaux Queiroz; do deputado estadual Nelter Queiroz; da vice-prefeita Paula Lopes, do ex-prefeito Dr. Luciano Lopes; dos secretários municipais e dos vereadores, o prefeito de Jucurutu, George Queiroz prestigiou na noite de ontem (24) a Missa de Natal – celebrada pelo padre Luiz Carlos, administrador da paróquia de São Sebastião – e a tradicional festa natalina do município, realizada na Praça Januncio Afonso de Medeiros.

A festa de natal de Jucurutu, contou com o apoio do Ministério do Turismo e se concretizou como uma das maiores festas, já registradas na praça central da cidade, com grande estrutura de segurança. O espaço que compreende o centro comercial foi ocupado por gente de todas as partes do Rio Grande do Norte e de algumas localidades do país. Isaque Galvão, Bonde do Brasil, Geraldinho Lins, Jonas Esticado, Kiko Almeida e Forró de Mala e Cuia, e Mano Walter, foram os artistas e as atrações responsáveis pela animação do público, que dançou até às 08 horas da manhã desta sexta-feira (25).

“É uma satisfação enorme realizar esse evento, que ultrapassa mais quatro décadas de existência e pela primeira vez nos registros da festa, a prefeitura do município conseguiu aprovar convênio junto ao Ministério do Turismo, conquistando a liberação de recursos para contratação de atrações conhecidas nacionalmente”, comemorou o prefeito, lembrando que esta é época do ano em que a cidade recebe milhares de visitantes.



Fonte: Robson Pires

Neste sábado (26), Nordeste tem chuvas isoladas

Sábado, 26 de dezembro de 2015

Neste sábado, a região Nordeste do país tem tempo nublado a parcialmente nublado com chuva em áreas isoladas do Piauí, Maranhão, Bahia, Paraíba, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte e no Pernambuco. A temperatura mínima na região vai ser de 17 graus e a máxima de 38.

Em Salvador, a temperatura mínima vai ser de 24 e a máxima de 31 graus. Em Aracaju, os termômetros vão variar entre 24 e 30 graus e, em Fortaleza a temperatura mínima vai ser de 24 e a máxima de 32 graus. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.


Fonte: Robson Pires

Banco Central acusa Eduardo Cunha de tentar atrapalhar investigação sobre contas

Sábado, 26 de dezembro de 2015


De acordo com levantamento do Banco Central, realizado a pedido da Procuradoria-Geral da República, na base de dados de capitais no exterior entre dezembro de 2001 e dezembro de 2014, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de fato, não declarou nenhuma conta fora do Brasil.

O pedido foi feito logo após Cunha confirmar, no início de novembro, a existência de seus recursos no exterior. Agora, o peemedebista é investigado por suspeitas de crime de evasão de divisas, de omissão de informações e por atrapalhar a apuração dos processos e inquéritos em curso contra ele e sua mulher, Cláudia Cruz, de acordo com reportagem da revista Época.

Esses novos elementos, segundo a publicação, deverão reforçar o pedido da procuradoria para o afastamento de Cunha da presidência da Câmara no início do próximo ano e fundamentaram a instauração de um processo administrativo no Banco Central – que analisará, inclusive, as novas contas do parlamentar no exterior.

Polícia Rodoviária Estadual monta barreiras para prevenir acidentes nas RN’s

Sábado, 26 de dezembro de 2015


O Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) intensificou as fiscalizações de trânsito no litoral potiguar nesta sexta-feira (25) com barreiras policiais na rota das praias do litoral Sul da Região Metropolitana, em Tibau, na Região Oeste do RN e na cidade de Jucurutu, no Seridó. Nestes locais, dezenas de veículos, entre carros e motocicletas, foram abordados. Algumas infrações foram devidamente registradas e o trabalho de orientação e prevenção contra acidentes massificado durante as operações.

No Litoral Sul da Grande Natal e em Tibau não houve registro de ocorrências, já em Jucurutu, o 3º Distrito do CPRE notificou 10 condutores, sendo quatro por embriaguez, com o recolhimento da Carteira de Habilitação. Também foram flagrados condutores sem habilitações, sem capacete e com o veículo acima do limite de passageiros permitido por lei.

Fonte: Robson Pires

Preço da conta de luz deve cair em 2016, diz Braga

Sábado, 26 de Dezembro de 2015

por Estadão Conteúdo
Foto: Divulgação
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, acredita que a conta de luz vai ficar mais barata para o consumidor final, ao longo de 2016. Segundo ele, as medidas do chamado "realismo tarifário", que incluíram a criação de programas como as bandeiras tarifárias, que repassam o custo da energia para a conta do consumidor, conforme aumenta o acionamento das térmicas, não devem pesar tanto no bolso do consumidor como se viu em 2015. "A pressão do realismo tarifário passou. Agora teremos um passo a passo seguro, de certo modo conservador, mas com viés de baixa", disse Braga, em entrevista ao 'Estado'. "Teremos declínio tanto no custo de geração de energia quanto na tarifa de energia elétrica. Não será uma redução abrupta, mas sim planejada e constante", comentou.

Temperaturas na Rússia aumentam 2,5 vezes mais rápido do que no resto do planeta

Sábado, 26 de Dezembro de 2015 

Montanhas na região de Altai, na Sibéria | Foto: Reprodução / Youtube
A Rússia aquece 2,5 vezes mais rápido que a média mundial, o que provoca um aumento das catástrofes naturais como inundações ou incêndios. A informação foi apresentada nesta sexta-feira (25) pelo ministério russo do Meio Ambiente. Segundo informações da Agência AFP, as temperaturas aumentaram 0,42 graus centígrados em média por década, no período entre 1976 e 2014; em todo o planeta, a média foi de 0,17 graus, conforme estudo divulgado pelo governo russo. "As mudanças climáticas levam a um aumento de fenômenos meteorológicos perigosos", afirmou o ministério, em um comunicado publicado no site oficial. Em 2014, 569 fenômenos deste tipo foram registrados na Rússia, principalmente graves inundações no Altai, no sul da Sibéria.

Em início de verão, chuva de granizo surpreende moradores do Ceará

Sábado, 26 de Dezembro de 2015 

Foto: Getty Images
Apesar de indicativos de que este pode ser o verão mais quente já registrado no Brasil, moradores da Serra da Ibiapaba, no noroeste do Ceará, foram surpreendidos com chuva de granizo na tarde desta quinta-feira (24). Na última quarta, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que haveria condições favoráveis à chuva no Ceará por causa da atuação de um sistema meteorológico chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Segundo a Agência Brasil, em nota, a fundação confirmou a atuação desse sistema no estado e uma maior intensidade dele na região noroeste, o que explica a chuva de granizo na Serra da Ibiapaba. Pela previsão da Funceme, a chuva deve continuar no Ceará até domingo (27). O boletim atualizado na manhã desta sexta mostra que foram registradas precipitações em 23 dos 184 municípios cearenses. De acordo com a Funceme, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis tem previsibilidade baixa e normalmente atua nos meses antes da estação chuvosa (a chamada quadra chuvosa, que vai de fevereiro a maio).

Mulher tenta afogar filha devido a notas baixas e testemunhas se revoltam; assista vídeo

Sábado, 26 de Dezembro de 2015

Foto: Reprodução/ YouTube

Moradores de Chaouzhou, na província chinesa de Guangdong, ficaram revoltados com a ação de uma mãe. Em vídeo compartilhado nas redes sociais, a mulher aparece tentando afogar a filha em um rio da cidade. De acordo com transeuntes, que filmaram a cena, a atitude foi tomada devido a notas baixas da criança na escola. Testemunhas afirmaram que a mulher tentava ensinar uma "lição" à menina. Veja o vídeo:

Cantareira deve sair do volume morto até o fim deste ano; nível aumentou em dezembro

Sábado, 26 de Dezembro de 2015

Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas
O nível de armazenamento de água do Sistema Cantareira sofreu elevação, nesta sexta-feira (25), e alcançou 27,7%, de acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Ao todo, durante o mês de dezembro, choveu 214,9 milímetros (mm) no Cantareira, o que equivale a 97,9% da média histórica do reservatório (219,4 mm), segundo a Agência Brasil. O índice considera o volume acumulado em relação ao volume útil. Após ação do Ministério Público (MP), aceita pela Justiça, a companhia passou a divulgar outros dois índices para o Sistema Cantareira. O segundo considera a conta do volume armazenado pelo volume total de água do Cantareira, e era de 21,4%. O terceiro, conta com o volume armazenado, menos o volume da reserva técnica pelo volume útil, e era de -1,6%. Segundo previsões da Sabesp, anunciadas nesta semana, o Cantareira, assim como os outros reservatórios do estado, devem sair da reserva técnica até o final do ano, caso as chuvas continuem. “Ao todo, temos hoje 36% do estoque máximo em todas as reservas. No Cantareira, temos 266 milhões de metros cúbicos, sendo que a capacidade total é de 982 milhões, o que nos remete a 27% da capacidade. Contando com a reserva técnica, temos hoje 21% da capacidade armazenada”. O sistema abastece 5,3 milhões de pessoas na Grande São Paulo e vive uma crise hídrica há dois anos.

Pescadores são resgatadas após quatro dias à deriva no mar no Ceará

Sábado, 26 de Dezembro de 2015

por Lauriberto Braga | Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução/ TV Diario
Oito pessoas foram resgatadas perto do arquipélago de Fernando de Noronha na noite desta quinta-feira (24), depois de passarem quatro dias naufragados dentro de um bote em mar aberto. Eles estão internados em hospitais de Fortaleza, passam bem e devem receber alta em breve. Os náufragos, pescadores que estavam a bordo do barco Rei Artur, foram resgatados por outros pescadores, a 15 quilômetros da costa cearense na praia de Caponga, em Cascavel. Provenientes de Natal (RN), assim que chegaram ao Porto do Mucuripe, em Fortaleza, na noite de 25 de dezembro, os oito homens, desidratados e com cortes pelo corpo, receberam atenção médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Seis deles foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima do Mucuripe, na Praia do Futuro. Os outros dois, mais debilitados, foram levados para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Todos se recuperando bem. Em nota, a Capitania dos Portos atesta que os náufragos estariam pescando perto do arquipélago de Fernando de Noronha, quando foram atingidos por um tormenta. "São informações ainda preliminares. Estamos fazendo um relatório mais detalhado. Mas a princípio acredita-se que eles pegaram tempo ruim e naufragaram, ficando à deriva em alto mar até chegarem ao litoral cearense", disse o suboficial de plantão da Capitania dos Portos do Ceará, capitão Francisco Rodrigues. Um navio mercante que passava pelo litoral cearense avistou os potiguares à deriva e comunicou ao barco Rio Praça, que fez o resgate, levando-os para Mucuripe, em Fortaleza. Um dos pescadores relatou que o piso da cozinha do barco cedeu e eles ficaram por quatro dias num bote, economizando água e ração. "Não chegamos a beber água do mar. Quando vimos o navio apitamos e gritamos até que sermos resgatados. Saímos de Natal no dia 19 e pretendíamos voltar no dia 27, mas com um dia de alto mar notamos que começou a entrar água no barco e ele acabou afundando. Partimos para o bote, onde ficamos sem desespero até o Natal e fomos salvos", contou o pescador Luís Antônio Brito ao jornal Diário do Nordeste.

Enchente deixa 6,5 mil desabrigados no Rio Grande do Sul

Sábado, 26 de Dezembro de 2015

por Wagner Machado, especial para AE | Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução/ Globo

A chuva já desabrigou e desalojou mais de 6, 5 mil pessoas na fronteira oeste do Rio Grande Sul. Reflexo do mau tempo, com volume acumulado de mais de 500 milímetros de água em menos de uma semana, 32 municípios sofrem prejuízos por causa da enchente, a pior deste ano na região. Milhares de pessoas desalojadas precisaram de solidariedade para passar o Natal e, conforme orientação da Defesa Civil, terão que ficar o ano-novo em abrigos ou casas de amigos e familiares. A Ponte Internacional da Concórdia, que é elo entre o Brasil e o Uruguai por Quaraí e Artigas, foi interditada por 22 horas, pois o rio alcançou a marca de 14 metros, considerada preocupante para a segurança local. A Defesa Civil informou que 12 prefeituras decretarem situação de emergência: Liberato Salzano, Trindade do Sul, Nonoai, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Guarani das Missões, Roque Gonzales, Cândido Godói, Uruguaiana, Quaraí, Passa Sete e Não Me Toque. As equipes de Defesa Civil seguem vistoriando áreas de risco e prestando suporte técnico para as prefeituras.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Tangará/RN: Duas crianças e quatro adultos morrem em acidente na BR 226

Sexta, 25 de dezembro de 2015

Foto Theozinho Edipo Natan

Um grave acidente foi registrado na manhã desta sexta-feira (25) na BR-226, deixando seis pessoas mortas entre os municípios de Serra Caiada e Tangará.

Segundo informações de populares, um homem dirigia um veículo tipo Gol, acabou colidindo frontalmente com um Fiat Siena, que vinha com uma família. As seis pessoas envolvidas no acidente morreram no local.

O motorista do Gol é da cidade de Tangará e a família que estava no Siena também era de Tangará. Entre as vítimas está duas crianças, uma de aproximadamente 11 anos e outra de 5 anos. Ainda não há confirmação de nomes das vítimas. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária Estadual estão no local.


Fonte: 190

Na cidade de Baraúna/RN: Idoso mata sua companheira e se mata em seguida

Sexta, 15 de dezembro de 2015


Uma ocorrência de homicídio seguida de suicídio, foi registrada na noite de hoje, 24 de dezembro na cidade de Baraúna, região Oeste do Rio Grande do Norte. 

João Batista da Silva, de 61 anos de idade, natural de Ipanguaçu, matou sua companheira e logo após cometeu suicídio, dentro da residência, onde morava há mais de 20 anos, na Rua Expedito Alves, no bairro Moinho Novo. 

A polícia foi informada por pessoas próximas a família, que Batista era separado da esposa há 8 anos e mantinha um relacionamento com uma moça, que morava na cidade de Ipanguaçu e frequentemente vinha visita-lo na cidade de Baraúna. A tal moça, teria chegado hoje e vinha passar o Natal com o companheiro. 

No final da tarde, familiares presenciaram uma discussão do casal e a moça teria dito que Batista estava mentindo e que ela iria embora. Duas filhas de Batista estivem na residência momentos antes do sinistro e segundo informações, elas teriam sido as primeiras pessoas a presenciarem a cena do casal morto na sala da casa. 

Segundo o Perito Criminal Otavio Domingos, a moça foi morta com um tiro de escopeta no pescoço e Batista se matou com um tiro no rosto. Dentro da casa e ao lado do corpo foi encontrada uma escopeta calibre 12 de cano curto, original de fábrica. 

O Sgt Rivelino, comandante do Destacamento de Polícia da cidade de Baraúna, juntamente com os Sd’s Couto e R. Oliveira, registraram a ocorrência e acionaram as equipes do Itep e da Delegacia de Plantão, para os procedimentos no local.




Fonte: O Câmera

Preso de Justiça foi morto no meio da rua na Baixa do Caic em Apodi/RN

Sexta, 25 de dezembro de 2015


Ayrton Clayton Torres, 29 anos de idade, natural de Apodi, foi morto no início da manhã de hoje, 25 de dezembro na Baixa do Caic em Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte. Cleitinho, como era conhecido, sofreu um disparo nas costas com orifício de saída no peito. 

Segundo o Perito Criminal Otávio Domingos, ele ainda tentou escapar, mas não resistiu muito e caiu sem vida a cerca de 100 metros do local onde foi baleado. 

Segundo informações, Ayrton Clayton, cumpria pena no Centro de Detenção Provisório, de Apodi, acusado por roubo a residência na cidade e tinha envolvimento com uso de droga. A polícia não descarta a possibilidade do mesmo ter sido morto por causa de dívida com traficantes da cidade. 

Depois dos procedimentos no local o corpo de Ayrton Clayton Torres, foi removido e será necropsiado na sede Regional da Unidade do Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep em Mossoró.


Fonte: O Câmara

Em ritmo de verão, Natal comemora 416 anos

Sexta, 25 de dezembro de 2015


A capital do Rio Grande do Norte, que nasceu no dia 25 de dezembro de 1599, se orgulha de viver o Natal o ano inteiro

Cidade do Sol e do Sal; Terra dos Santos Reis; Esquina do Continente; Capital Espacial do Brasil; Trampolim da Vitória ou simplesmente Natal: das dunas, do rio, do mar... É Natal em Natal! Iluminada pelo sol que brilha todos os dias do ano, a capital do Rio Grande do Norte também tem como símbolo a sugestiva estrela de Belém, formato da Fortaleza dos Reis Magos, que “protege” a cidade, banhada pelas águas do Potengi e do Atlântico, e emoldurada de dunas por todos os lados.

A fortaleza de cinco pontas é principal atrativo histórico de Natal. O monumento remete os visitantes ao dia 6 de janeiro de 1598 quando os portugueses ali chegaram e, como que guiados pelos Magos do Oriente, conquistaram o território dos potiguares ou comedores de camarão na língua indígena. Essa história, rica em detalhes, resultou no núcleo urbano, em volta de uma capela, onde, no ano seguinte (1599), a cidade celebrou seu nascimento no dia do Natal. A conquista pôs fim ao cortejo dos franceses pelo território potiguar mas, situada em local estratégico para os colonizadores, Natal caiu no domínio Holandês do Nordeste e, por 21 anos, foi a Nova Amsterdam das Índias Ocidentais.

Entre disputas envolvendo diversas nacionalidades, a localização do forte foi fundamental para a expansão do domínio português além da esquina do continente. Mais tarde, a cidade seria parada obrigatória para os pioneiros da aviação ao cruzarem o Atlântico Sul. Já na 2ª guerra Mundial, Natal foi reconhecida pelos americanos como o Trampolim da Vitória ao se tornar uma das principais bases americanas fora dos Estados Unidos. A cidade ainda abriga o Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno. Um Centro de Cultura Espacial, no local, é parada obrigatória para quem se dirige ao sul de Natal pela Rota do Sol, onde estão localizadas algumas das praias mais procuradas neste verão, além do maior cajueiro do mundo.

Mais de quatro séculos depois da fundação, o Natal em Natal é um dos mais festejados do Brasil, graças a extensa programação iniciada em 21 de novembro durante a festa da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação, e término somente no dia 6 de janeiro, dedicado aos Santos Reis. Os festejos religiosos são intercalados por eventos já tradicionais do calendário local, entre eles o Carnatal.

Durante o ciclo natalino, a Noiva do Sol se veste de luz. Os turistas brasileiros e estrangeiros (europeus principalmente), se encantam ainda mais com a cidade em festa. Além de dias ensolarados, as noites amenas levam multidões às ruas de Natal. Em torno de uma árvore gigante com mais de cem metros de altura, a praça de Mirassol reúne atrações culturais, oferta de comidas regionais e o melhor do artesanato potiguar. Os moradores e visitantes, embalados pelo clima natalino, participam ativamente dos festejos populares. Shows de MPB com artistas locais e de renome nacional, na Arena das Dunas e no Ginásio Nélio Dias, movimentam a cidade de norte a sul neste fim de ano. Até o fim de dezembro serão dezenas de espetáculos musicais. O Ministério do Turismo é um dos apoiadores do Natal em Natal.

A virada do ano também reserva emoções aos participantes. A chegada do Ano Novo será comemorada na orla, de Ponta Negra à Redinha com muita festa. Antes ou depois do Réveillon você ainda tem como “obrigação” fazer o já tradicional passeio de buggy nas dunas de Genipabu ao norte da cidade. A única opção será escolher, diante da indagação do motorista, se a aventura sobre quatro rodas é “com ou sem emoção”. Cada vez mais o Natal em Natal se consolida como uma excelente opção para os mais diversos públicos.

1 - Foto: Canindé Soares/Secom Natal

Fonte: J.Belmont


Nota do Enem sai no dia 8 de janeiro

Sexta,25 de dezembro de 2015



O ministério da Educação informou nesta quinta-feira que as notas do Enem 2015 serão divulgadas no dia 8 de janeiro. O comunicado foi publicado de forma bem humorada na página do Twitter do MEC. “Nós entendemos a ansiedade de vocês e não poderíamos passar o Natal sem divulgar a data do resultado”, diz o tuíte.

Até então a informação que se tinha era de que as notas sairiam no início de janeiro. O exame foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro por mais de 5,7 milhões de candidatos.

Chuvas: Raios, trovões, lama e acidentes marcam o dia da véspera de Natal na Paraíba


Sexta,25 de dezembro de 2015

João Pessoa foi a cidade paraibana onde mais choveu nas últimas 24 horas, de acordo com informações da Defesa Civil Municipal. Até as 10h da manhã desta quinta-feira (24) a capital do estado havia registrado um volume de chuvas de 38,8 milímetros, o equivalente previsto para uma semana. Esse volume já provoca provocando alagamentos e diversos acidentes de trânsito em diversos pontos da capital. A previsão é que as chuvas continuem até amanhã (25).

De acordo com o engenheiro diretor operacional da Defesa Civil, Genival Filho, esse volume de água ainda é normal e o escoamento está transcorrendo com normalidade por toda a cidade. “Não é uma chuva que a gente considere de grandes proporções e não sabemos se irão continuar com a mesma intensidade, mas caso continue a Defesa está em alerta”, ressaltou.

Ele informou que não houve o registro de nenhuma ocorrência nas áreas consideradas de risco. E relatou que apesar da chuva ter sido intensa, os alagamentos estão dentro da normalidade. “Todos os pontos que alagaram eram esperados. Já sabemos os cantos da nossa cidade que apresentam este problema. Felizmente não houve uma ocorrência mais grave”, ressaltou.




Fonte: Robson Pires

Empresas inativas devem entregar declaração à Receita a partir de janeiro

Sexta, 25 de dezembro de 2015


As empresas inativas têm que apresentar declaração à Receita Federal. As empresas que permaneceram inativas durante todo o ano-calendário 2015 devem entregar a Declaração Simplificada de Pessoa Jurídica (DSPJ) Inativa 2016 entre os dias 2 de janeiro e 31 de março do próximo ano. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta semana.

Além disso, deverão encaminhar a DSPJ Inativa as pessoas jurídicas que forem extintas, cindidas parcialmente, cindidas totalmente, fusionadas ou incorporadas durante o ano-calendário de 2016 e que permanecerem inativas de 1º de janeiro de 2016 até a data do evento. Em tais casos, a declaração deverá ser entregue até o último dia útil do mês subsequente ao evento

Emparn prevê chuvas no litoral e interior até o fim de semana

Sexta, 25 de dezembro de 2015


As chuvas que caíram na madrugada desta quinta-feira (24) deverão se prolongar até o final da semana, no litoral e interior do Estado. Segundo o chefe do Departamento de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, as precipitações são causadas pelo fenômeno vórtice ciclônico de ar superior que atuam sobre a região Nordeste e também pelo aquecimento das águas do Atlântico Sul, favorecendo a ocorrência de chuvas.

“A previsão é que esse sistema perdure até o final de semana, mas não com chuvas generalizadas, mas pancadas de chuvas e sem previsão de onde vão cair”, avalia Gilmar Bristot. O meteorologista alerta que embora possam ocorrer chuvas mais volumosas no interior, com o deslocamento para as regiões de João Câmara, Georgino Avelino e Pedro elas não são suficientes para recarregar reservatórios de médio e grandes portes do Estado.

“Alguns pequenos reservatórios poderão ser beneficiados, mas não terão impacto na situação hídrica. O maior impacto é na temperatura que está mais amena”, afirma. A temperatura nesta sexta-feira (25) entre 25ºC e 30,3ºC, com previsão de chuva para todo o feriado natalino na capital potiguar.


Tribuna do Norte/ Robson Pires

“Sistema eleitoral torna país ingovernável”, diz presidente do TSE

Sexta, 25 de dezembro de 2015


Para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Antonio Dias Toffoli, “o País continuará ingovernável” se os sistemas eleitoral e partidário não forem alterados.

“Hoje, o atual sistema – de base proporcional, sem cláusula de barreira com acesso de maneira muito igualitária ao direito de antena (aparição em rede de rádio e TV) e ao fundo partidário – leva à ingovernabilidade”, disse. “O sistema atual fragiliza os governos”, conclui.


Fonte: Robson Pires

Projeto de Santana do Seridó é destaque em reuso da água

Sexta, 25 de dezembro de 2015


O município Santana do Seridó não poupou criatividade para sobreviver à seca. Em entrevista à Agência Confederação Nacional dos Municípios, o prefeito Adriano Gomes explicou como funciona sobre o Projeto Palmas para Santana e explica como tem conseguido superar as adversidades típicas da região. A iniciativa pode servir de inspiração para outros gestores que enfrentam o mesmo problema.

Com pouco mais de 2,7 mil habitantes, a região enfrenta constantemente a seca, característica do Nordeste brasileiro. Porém, a escassez de água não era o único obstáculo. Também preocupava a questão ambiental, por causa do despejo do esgotamento sanitário no rio local, com sérios riscos de contaminação do lençol freático.

Gomes conta que a ideia do projeto Palmas para Santana veio a partir desse cenário, aparentemente sem solução. “A gente ia perfurar poço, não dava certo. A água era salobra. Foi quando a gente percebeu nas estações de tratamento de esgoto a solução para resolver parte dos nossos problemas”, revela.

Idealizado pela própria prefeitura, o projeto transforma os 258 mil litros de esgoto gerado pela população de Santana do Seridó em água limpa. Essa água é utilizada na irrigação de um banco de forragem, composto por plantas nativas. “Decidimos fazer o plantio da palma forrageira, que é uma espécie nativa de regiões semiáridas”, justifica o prefeito.


Fonte: Robson Pires

Remédio de graça é responsabilidade da União, Estados e municípios, decide STJ

Sexta, 25 de Dezembro de 2015

por Fausto Macedo | Estadão Conteúdo
Foto: Getty Images
União, Estados, Distrito Federal e municípios são igualmente responsáveis quando o assunto é garantir aos carentes o acesso grátis a remédios. Este é o entendimento da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que levou em consideração que todos esses entes federativos formam o Sistema Único de Saúde (SUS). As informações foram divulgadas no site do STJ nesta quarta-feira (23). Os ministros do colegiado julgaram recurso especial que chegou ao STJ contra o estado do Paraná e a União para a aquisição, em caráter de urgência, de medicação especial para tratamento de um agricultor diagnosticado com linfoma não-hodgkin, que é um tipo de câncer. A União argumentou que a responsabilidade para a aquisição do medicamento seria do Paraná, principalmente porque o repasse de verbas do Ministério da Saúde é feito para que os governos estaduais comprem e forneçam os medicamentos. Segundo o STJ, o estado do Paraná alegou que o medicamento solicitado seria excepcional e que não faz parte do rol de remédios fornecidos pelo SUS. O relator do recurso, ministro Herman Benjamin, não acolheu nenhuma das duas argumentações. Segundo ele, a responsabilidade dos entes federativos, no cumprimento dos serviços públicos de saúde prestados à população, é solidária, ou seja, todos são responsáveis. "A responsabilidade em matéria de saúde, aqui traduzida pela distribuição gratuita de medicamentos em favor de pessoas carentes, é dever do Estado, no qual são compreendidos aí todos os entes federativos", advertiu o ministro. Em relação ao fato de o remédio necessário ao tratamento do agricultor não constar do rol daqueles distribuídos pelo SUS, uma perícia comprovou a inexistência de outro medicamento que pudesse substituí-lo. O laudo comprovou também a eficácia do remédio no tempo de sobrevida do paciente. Para a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça, por ser a saúde um direito fundamental, previsto na Constituição, "os entes federativos deveriam mover esforços para cumprir o que é estabelecido na Carta Maior e não criar entraves para que o cidadão tenha acesso àquilo que lhe é garantido constitucionalmente".

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055