martins em pauta

sábado, 26 de maio de 2018

Sindigás alerta sobre a falta de gás de Cozinha no Rio Grande do Norte a partir deste sábado

Sábado, 26 de maio de 2018

Começa a faltar gás de cozinha no Rio Grande do Norte, devido a greve dos caminhoneiros. Segundo o presidente do Sindigás, Francisco Alessandro Correia dos Santos, pelo menos 80% das revendedoras de gás de cozinha no estado, não terão o produto disponível para venda a partir deste sábado,26 de maio.


Até ontem (25), 200 revendedores, que representam 25% das 800 unidades no estado, já estavam sem o produto para venda ao consumidor. 

De acordo com o Sindigás cerca de 23 mil botijões de gás, são vendidos por dia no estado. Das cinco distribuidoras que abastecem o Rio Grande do Norte, nenhuma delas está conseguindo entregar os botijões nas revendedoras, por causa da greve de caminhoneiros que atinge estradas federais e estaduais do Rio Grande do Norte e de todo o país. O sindicato orienta aos revendedores de gás que priorizem a venda do produto à hospitais, escolas e penitenciárias".


Fonte: Fim da Linha

Violência no Ceará ultrapassa 2 mil assassinatos em 2018. Duas pessoas foram mortas em assaltos nesta sexta

Sábado, 26 de Maio de 2018


Dezoito pessoas foram assassinadas nas últimas 24 horas em todo o estado do Ceará. Foram 16 casos de homicídios na quinta-feira (24) e dois latrocínios (roubos seguidos de morte) entre a madrugada e o começo da manhã de hoje. Com isso, o Ceará ultrapassa neste 25 de maio a marca de dois mil Crimes Violentos, Letais e Intencionais em menos de cinco meses completos de 2018. O número exato de pessoas assassinadas no estado neste ano é 2.016.

Nas últimas 24 horas, foram sete pessoas mortas em Fortaleza (cinco na quinta-feira e duas hoje), três na Região Metropolitana e mais oito no interior, sendo quatro no Norte e outras quatro no Sul.

Em Fortaleza, os sete crimes de morte das últimas 24 horas ocorreram nos seguintes bairros: Barra do Ceará (3 crimes), Papicu (2), Alto da Balança e Mondubim.

Na região Metropolitana de Fortaleza foram três crimes, sendo dois no Município de Caucaia e outro em Maranguape.

No Interior Norte, quatro assassinatos, sendo dois em Sobral, além de crimes em Boa Viagem e São Benedito. No Interior Sul, mais quatro pessoas mortas, sendo duas em Russas (duplo homicídio), Brejo Santo e Juazeiro do Norte.

Latrocínios

Duas pessoas foram mortas durante assaltos no começo desta sexta-feira (25). O primeiro crime ocorreu ainda na madrugada, por volta de 2h30, quando o segurança Francisco Mendes David de Oliveira, 41 anos, foi baleado e morto com um tiro no rosto ao reagir a um assalto na Rua Godofredo de Oliveira, no bairro Mondubim.

Já no começo da manhã, por volta de 6 horas, uma mulher identificada como Lilian Mara de Oliveira Mesquita, 36 anos, foi morta durante um assalto na Avenida Francisco Sá, na Barra do Ceará. Segundo apurou a Polícia, a vítima era funcionária de uma indústria farmacêutica e estava na porta de casa aguardando o transporte.

No momento em que o ônibus que transporta os funcionários da empresa parou em frente a residência de Lílian, surgiram dois assaltantes. Ela se assustou e tentou correr, mas recebeu um tiro à queima-roupa no rosto e caiu morta na calçada. Um dos assaltantes levou a bolsa e o celular da vítima. A dupla fugiu em uma moto em direção ao Gueto da Barra do Ceará.


Fonte: Blog Fernando Ribeiro

Membros do PCC são presos em Umarizal-RN

Sexta, 26 de maio de 2018

Policiais Civis e Militares do município de Umarizal, cidade do alto oeste potiguar, deflagraram na manha desta sexta-feira(25), uma operação policial e prenderam Dijair Alves da Silva, 24 anos e Rafaela Ferreira de Souza, 22 anos. 


De acordo com a polícia os flagranteados são membros da facção criminosa(PCC). Com eles foram apreendidos documentos e aparelhos celulares contendo provas materiais que os ligam a facção acima mencionada e ao comércio de entorpecentes, bem como uma motocicleta placa OFB-3019/RN supostamente adquirida com o dinheiro referente a transações de comercialização de drogas na cidade de Umarizal/RN.


*Umarizal News / Nosso Paraná RN

Homem é morto durante assalto em casa de praia no litoral Sul potiguar

Sábado, 26 de Maio de 2018


Um homem foi morto a tiros no início da noite desta quinta-feira (24) dentro de uma casa na Praia de Barreta, no litoral Sul potiguar. Segundo a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), criminosos chegaram para assaltar a residência e atiraram contra Ricardo Bezerra Freire, de 49 anos, que não resistiu aos ferimentos. Ninguém foi preso.

De acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 18h na avenida principal, próximo ao Barreta Praia Clube. Pai e filho chegaram na residência com compras. Encapuzados, dois criminosos aguardavam no quintal da casa.

Ainda conforme a DHPP, quando as vítimas já estava dentro da residência, um dos criminosos invadiu a casa pela porta da cozinha e anunciou o assalto. No momento em que o pai foi pegar dinheiro, os criminosos atiraram contra o filho. Atingido na perna, Ricardo Bezerra, correu para um dos quartos, ele foi perseguido pelo assaltante e levou mais três tiros.

O Samu foi acionado, mas quando chegou ao local Ricardo Bezerra já estava sem vida. De acordo com um dos parentes da família, os bandidos fugiram levando o celular de uma das vítimas.

A polícia não soube informar se houve alguma reação por parte das vítima. O crime está sendo tratado como latrocínio, que é o roubo seguido de morte.

VIA G1/RN / O Natalense

Polícia procura empresário mossoroense suspeito de estuprar adolescente

Sábado, 26 de Maio de 2018



A Delegacia da Mulher do município de Mossoró, região Oeste do estado, iniciou uma verdadeira caçada a um empresário suspeito de embriagar e estuprar uma adolescente de 16 anos em seu apartamento na madrugada dessa segunda-feira (21).

Segundo a delegada Cristiane Magalhães, o suspeito havia feito um acordo por meio de seu advogado para se apresentar às 18h desta quinta-feira (24), porém ele não compareceu e segue foragido.

A delegada enviou a ordem de prisão preventiva com fotos do suspeito para todas as forças de segurança, incluindo a Polícia Federal. Cristiane Magalhães confirmou que o exame de conjunção carnal constatou que houve o estupro.

“O laudo do exame foi conclusivo, mas temos também fotografias e a palavra da vítima, que nos deu a certeza de que ocorreu estupro de vulnerável e que o autor deste crime bárbaro é o empresário Zenilson Menezes, que está foragido”, afirmou a titular da Delegacia da Mulher.

A delegada pediu o apoio da população para quem tiver informações sobre o paradeiro do empresário, ligue para o 190, ou para a Delegacia da Mulher, no telefone (84) 3315-3536. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

Entenda o caso

O empresário Zenilson Menezes levou uma adolescente de 16 anos a seu apartamento na noite deste domingo (20). No local ele embriagou a adolescente e a violentou durante a madrugada da segunda-feira (21).

A vítima foi até a delegacia na segunda-feira e registrou um Boletim de Ocorrência (BO) com o delegado Valtair Camilo. O titular encaminhou a adolescente ao Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP), para constatar a violência sofrida.

Após os exames, a jovem foi encaminhada para a Delegacia da Mulher, onde foi recebida pela delegada Cristiane Magalhães, que passou a investigar o caso em segredo de justiça, mas na noite desta quinta-feira, 24, após a informação vazar para a população, fez a delegada conceder uma coletiva de imprensa.

A ordem de prisão preventiva contra Zenilson Menezes foi expedida pelo juiz Claudio Mendes Junior nesta quarta-feira, dia 23, a pedido da delegada Cristiane Magalhães. Apesar das diligências realizadas, o empresário não foi encontrado.

VIA PORTAL NO AR / O Natalense

Brasil corre risco de intervenção militar, diz professor

Sábado, 26 de Maio de 2018

Por interino

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Professor da PUC/SP e doutor em Ciências Sociais, Pedro Fassoni, em entrevista à Coluna, afirmou que na atual conjuntura política brasileira, “infelizmente, há o risco de uma intervenção militar”.

A medida anunciada por Temer, na tarde desta sexta (25), do uso de forças federais para liberar rodovias preocupa o professor, que a qualifica como uma “ação desnecessária e destemperada” do governo, já que “as forças armadas não devem ser usadas para resolver problemas políticos, como a disparada dos combustíveis”. Para ele, este uso indevido é “uma herança da ditadura militar”.

Fassoni classifica como a principal causa para a crise atual o fato de o governo ser “incapaz de dialogar”. Ressalta que o presidente Michel Temer não agiu mesmo depois de ter “recebido, dias antes do início da greve, uma carta com as reinvindicações, avisando que, caso não fossem atendidas, haveria a paralisação”.

Para o professor, outro erro do Governo, após “não ter sido pego de surpresa”, foi “negociar com parte dos manifestantes e atender às reinvindicações deles, representantes dos grandes grupos, que possuem dezenas de caminhões, deixando os pequenos caminhoneiros individuais enfurecidos”. Então, estes pequenos caminhoneiros “decidem manter a paralisação, ele usa este recurso das forças armadas”

Pedro ainda destaca que “em um ano em que deveríamos estar comemorando os 50 anos da constituição, estamos preocupados com o que ela tem o propósito de abolir”.

Coluna do Fraga, R7 / Blog do BG

PMB confirma apoio à pré-candidatura de Zenaide e mantém indefinição quanto ao Governo

Sexta, 26 de Maio de 2018


POR INTERINO

O presidente estadual do PMB, Raimundo Mendes, confirmou que a legenda estará ao lado da pré-candidata ao Senado Federal pelo PHS, Zenaide Maia, durante o período eleitoral.

Mesmo com a decisão já fecjada, o partido ainda não decidiu quem apoiará para o Governo do Estado. O PMB vem dialogando com vários nomes e integra o chamado G10, grupo de 10 partidos políticos com menor força eleitoral que devem se juntar para eleger deputados estaduais e federais.

O PMB ganhou força política nas últimas eleições elegendo três vereadores na capital potiguar.

Fonte: Blog do BG

Polícia Federal investiga se houve associação criminosa em greve dos caminhoneiros

Sábado, 26 de Maio de 2018 

Foto: Reprodução/ TV Globo

A Polícia Federal abriu investigação para apurar se está havendo locaute na greve dos caminhoneiros em vários estados pelo país. Locaute, originado do termo em inglês lock out, acontece quando patrões de um determinado setor se recusam a ceder aos trabalhadores os instrumentos para que eles desenvolvam seu trabalho, impedindo-os de exercer a atividade. Ainda segundo a PF, está sendo investigada também a associação para prática de crimes contra a organização do trabalho, a segurança dos meios de transporte e outros serviços públicos.

Padilha defende enfraquecimento da greve dos caminhoneiros: ‘Minoria barulhenta’

Sábado, 26 de Maio de 2018 

Foto: Divulgação / Agência Brasil

O ministro-Chefe da Casa Civil Eliseu Padilha e outros ministros do governo federal deram uma nova entrevista nesta sexta-feira (25) para apaziguar os ânimos e declarar que apenas uma “minoria de caminhoneiros seguem parados”. De acordo com o governo federal, o Brasil tinha 930 interdições de rodovias na quinta-feira (24), mas, nesta sexta (25), esse número já caiu para 519. A greve dos caminhoneiros, que já chega ao seu 5° dia de paralisação, tem causado problemas no abastecimento alimentício e de combustíveis nas cidades brasileiras. “A minoria, normalmente ela sendo barulhenta, ela faz mais barulho do que a maioria. A redução não é a que nós gostaríamos que acontecesse, mas está acontecendo. Temos acompanhamento diário, atualização minuto a minuto.”, declarou Padilha ao defender a redução do movimento paredista. “Está caindo o número de interdições e acho que estamos chegando em um bom momento”, disse o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional. Durante a coletiva, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, também declarou que o movimento grevista conseguiu o que negociou com o governo federal, incluindo a manutenção da redução do preço do diesel e o fim da Cide. “O que fazemos agora é conclamar aos manifestantes a tomarem conhecimento desse acordo e, na sequência, que retomem a sua missão, o exercício de sua atividade e sua missão de bem abastecer a população brasileira, que não pode ser sacrificada”, falou. A cúpula do governo continuará trabalhando normalmente no sábado (26) e no domingo (27) com reuniões marcadas para 9h e 17h no fim de semana para resolver a questão.

CCJ do Senado define regras para eleição indireta em caso de vacância na Presidência

Sábado, 26 de Maio de 2018

Foto: Beto Barata/PR

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou um projeto que estipula regras para a eleição indireta do presidente e do vice-presidente da República em caso de vacância nos últimos dois anos do mandato. A matéria não altera o que já consta na Constituição e apenas define um procedimento do que deve acontecer para a realização da eleição indireta. Atualmente, já está previsto que a votação deve ser feita 30 dias depois que os cargos de presidente e do vice-presidente da República ficarem vagos. Além disso, deputados federais e senadores serão os responsáveis pela escolha. O projeto aprovado na CCJ nesta quarta-feira (23), segue diretamente para a Câmara se não houver recurso para votação pelo plenário do Senado. Ele foi apresentado ainda em 2015 pelo senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), pouco antes do então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB-RJ) autorizar a abertura do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

MARTINS-RN: PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS FAZ MOTORISTAS CORREREM PARA ABASTECER NO ÚNICO POSTO DA CIDADE NA TARDE E NOITE DESTA SEXTA 25

Sexta, 25 de Maio de 2018


A cidade de Martins-RN, presenciou um movimento atípico na tarde-noite desta sexta 25 de maio. Com a noticia que estava acabando o combustível, proprietários de carros e motos fizeram filas para abastecer no único posto de combustível da cidade e o fato curioso chamou atenção de quem passou pelas mediações. 




[FOTOS] Caminhoneiros, motoboys e motoristas de aplicativos fecham parcialmente a BR-101

Sexta, 25 de Maio de 2018

POR INTERINO

Caminhoneiros, motoboys e motoristas de aplicativos de celular estão fechando parcialmente a BR-101, na altura do Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

O movimento protesta contra a política de preços de combustíveis adotadas pela Petrobras e externa a insatisfação com a proposta apresentada pelo Governo Federal que beneficia alguns caminhoneiros, mas que não beneficia fortemente a população. Eles também pedem a redução do ICMS que aumentou nos últimos anos.

“A gente pede a compreensão de todos, porque a luta é em prol do povo brasileiro. Do jeito que está, não dá. Essa é uma luta por toda a população”, disse Wendell Xavier, presidente da Cooperativa dos Motoristas de Aplicativo de Plataforma Digital de Transporte do RN (Coomparrn).


Fonte: Blog do BG

Uso de Forças Armadas é 'apagar fogo com gasolina', dizem centrais sindicais

Sexta, 25 de Maio de 2018 

por Marcelo Osakabe | Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução/ Blog do Anderson

As centrais sindicais brasileiras divulgaram nota nesta sexta-feira (25) criticando a decisão do governo federal de convocar as forças nacionais de segurança para desbloquear as estradas paralisadas pela greve dos caminhoneiros. A ação "é querer apagar fogo com gasolina, ou seja, só acirra e dificulta uma solução equilibrada", afirma o texto. As centrais também se ofereceram para mediar a negociação sobre a greve, que se arrasta desde o início da semana.

MOSSOROENSES VÃO AS RUAS PEDIR PAZ

Sexta, 25 de maio de 2018


Dezenas de mossoroenses foram às ruas na manhã desta sexta-feira, 25, para pedir paz e justiça às vítimas de violência, uma iniciativa da qual participaram familiares e amigos dos jovens Ewerton Pinto Tomaz e Fabrício de Mendonça Costa, mortos este ano vítimas da criminalidade.
Com camisetas brancas com os rostos de Ewerton e Fabrício, o grupo seguiu em caminhada que teve início na Igreja do Alto de São Manoel descendo a Avenida Presidente Dutra. Os organizadores enfatizaram que a caminhada é em defesa da vida. Cartazes e faixas com frases cobrando das autoridades políticas públicas de segurança foram exibidas na manifestação.
"Mossoró precisa de uma intervenção, e a intervenção não é simplesmente armada. A intervenção é social, com amor, com educação, com esporte. Roubaram tudo isso. Esses gestores estão aí fazendo um conchavo com o mal deixando a sociedade a mercê pagando o preço por essas coisas”, conclamou Léo Gois, coordenador da marcha.
Um dos pontos altos do protesto aconteceu no trecho entre a Câmara Municipal e a Catedral de Santa Luzia, onde os presentes fizeram uma oração e criticaram o poder público pela ausência e a falta de apoio no protesto. Em seguida, a marcha seguiu até a Praça do Teatro Municipal onde aconteceu o encerramento.
Fabrício e Ewerton
Entre as mortes violentas em Mossoró neste ano de 2018, dois casos ganharam destaques nas últimas semanas: as mortes de Fabrício de Mendonça Costa, de 22 anos, baleado na cabeça no Santo Antônio no dia 21 de abril e morto dias depois após se recusar a entregar sua motocicleta, e Everton Pinto Tomaz, de 28 anos, que acabou sendo baleado após fugir de assaltantes no dia 14 deste mês no bairro Nova Betânia.

Ismael Souza

Fonte: Passando na Hora

Bolsonaro fala em noivado com Magno Malta para vice e diz que não vai procurar partidos

Sexta, 25 de Maio de 2018 

por Lucas Arraz / Fernando Duarte
Foto: Reprodução/ YouTube

Pré-candidato ao Palácio do Planalto pelo PSL, o deputado federal Jair Bolsonaro admitiu que mantém conversas com o senador Magno Malta (PR-ES) para tê-lo como vice no projeto de candidatura à Presidência da República. “A gente está namorando há algum tempo e não consegue ficar noivo do Magno Malta. Ele tem uma reeleição tranquila para o Senado do Espírito Santo e é lógico que ele coloca isso na balança. Toda semana eu converso com ele. A decisão é dele. Pelo que eu sei, o partido libera”, afirmou o parlamentar. Segundo ele, para a construção de uma eventual base aliada, não haverá negociações com outras legendas. “Não pretendo atrair nenhum partido. Quem quiser nos procurar, procure o presidente do partido. Lá dentro da Câmara tem uma meia dúzia de parlamentares que eu não converso. O resto converso com todo mundo. Político tem que conversar com todo mundo”, sugeriu Bolsonaro, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (24) em Salvador. “Se for essa a vontade de Deus, junto com o povo, cumprirei essa missão”, ressaltou, ao falar sobre o desafio de concorrer à presidência.

[VÍDEO] DRA. CRISTIANE MAGALHÃES EM COLETIVA IMPRENSA LOCAL, DA DETALHES DE ESTUPRO EM MOSSORÓ PRATICADO POR UM EMPRESÁRIO.

Sexta, 25 de Maio de 2018

No final da matéria vídeo com entrevista da Dra. Cristiane Magalhães delegada titular da Delegacia da Mulher

Na noite desta quinta feira 24 de maio de 2018, a Dra. Cristiane Magalhães,delegada titular da Delegacia da Mulher, reuniu a imprensa de Mossoró, para dá detalhes de um caso de estupro praticado contra uma adolescente de 16, fato ocorrido na madrugada do dia 19, em um apartamento pertencente à um empresário no ramo de Churrascaria em Mossoró. Dra. Cristiane expediu mandado de prisão em desfavor de Zenilson da Silva Menezes. 

Ele que é proprietário do Fogo e Brasa como mostra o mandado segundo a delegada, praticou crime de estupro de vulnerável, e ao juntar provas ela resolveu expedir o mandado de prisão contra o acusado. 

Perguntado se as informações que ele teria print da conversa com a adolescente que teria aceitado o convite a delegada foi firme em dizer. 

" A adolescente foi brutalmente abusada sexualmente, ela poderia ter aceitado quantas vezes quisesse, porém da maneira que foi praticado o ato, contra adolescente indefesa, totalmente embriagada, sem saber nem o que estava acontecendo com ela. Crime sim. 
O problema que a maioria das mulheres não costumam nesses casos fazer denúncia. Tenho informação que ele costuma fazer isso, porém desta vez teve uma família que para proteger sua filha resolveu denunciar. 

Negociei a apresentação dele até as 18hs de hoje, e como não compareceu ele agora é considerado foragido da Justiça.Realizamos diligências para prendê-lo e não logramos êxito. 
Pedimos a população que se o virem ligue para o 190, ou para a Delegacia da Mulher pelo telefone(84) 3315 3536.Quero ressaltar que o acusado é Bacharel de Direito, porém não está escrito na OAB (Ordens dos Advogados do Brasil). Inclusive ele tem outros processos na Delegacia de Defraudações.Como ele tem nível superior, pedi para colocar ele em uma cela especial na Cadeia Pública. Para ele seria até melhor mesmo se apresentar. Finalizou a delegada. A adolescente realizou exames no ITEP e Dr. Jerônimo informou que a brutalidade praticada contra a jovem foi um absurdo, de uma covardia tremenda. No final da matéria vídeo da entrevista na íntegra.

Fonte:Passando na Hora

Polícia prende “Franjinha”, condenada por uma série de furtos em Natal

Sexta, 25 de Maio de 2018


Uma mulher de 22 anos, identificada como Lumara Lucena Dantas foi presa na noite desta quarta-feira (23), na avenida Antônio Basílio, em Natal após ser reconhecida pela polícia como foragida da justiça. “Franjinha”, como é mais conhecida foi condenada por uma série de furtos contra pessoas em shoppings e supermercados da cidade.

Na delegacia, a agora presidiária relatou que foi mesmo condenada, mas que pretende largar a vida de crimes. “Vou sair dessa vida, não dá mais não. Quero agora encontrar um companheiro de outro país e ir embora com ele para viver como princesa”, disse. Lumara deverá cumprir pena de pelo menos oito anos em regime fechado.

A prisão de “Franjinha”, foi realizada por uma equipe da Rádio Patrulha do 1° Batalhão, os policiais reconheceram a foragida e deram voz de prisão. A polícia acredita que mesmo em dívida com a justiça Lumara ainda continuava cometendo furtos.

VIA PORTAL BO / O Natalense

Porto Seguro: Italiano morre após cair de altura de quase 30 m quando praticava kitesurf

Sexta, 25 de Maio de 2018

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um italiano, de 37 anos, morreu enquanto praticava kitesurf em uma praia de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. Segundo a Polícia, via G1, ele foi levantado pelo vento a uma altura de quase 30 metros e depois despencou na água. O fato ocorreu na tarde desta quarta-feira (23) em uma praia da cidade. A vítima, Christian Pesavento, morava em Porto Seguro há sete anos. Ainda segundo a Polícia, quatro amigos chegaram a socorrê-lo, mas o homem não resistiu. A polícia informou que a vítima e os amigos pretendiam ir da praia do Centro de Porto Seguro até Santa Cruz de Cabrália, que ficam a cerca de 25 km uma da outra. Após perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Porto Seguro, o corpo deve ser encaminhado para Itália. Christian era natural de Thiene, que fica na província de Vicenza.

Eunício retorna para Brasília para negociar fim da greve dos caminhoneiros

Sexta, 25 de Maio de 2018

Senador irá reunir lideranças nesta quinta-feira ainda.

O Senador Eunício Oliveira (MDB-CE) está retornando para Brasília para tentar negociar o fim da greve dos caminhoneiros que chegou, nesta quinta-feira (24) ao 4º dia. Eunício convocou, para 19h desta quinta, uma reunião extraordinária com líderes dos partidos para debater a situação. Além da Secretaria-Geral da Mesa, o próprio presidente do Senado telefonou a alguns líderes comunicando-os da agenda.

A votação, porém, ainda não é consensual, porque as previsões financeiras feitas pelos deputados na noite de ontem no projeto aprovado estavam erradas. Ao aprovarem o projeto da reoneração de 28 setores da economia, os deputados incluíram o fim da cobrança do PIS/Pasep e da Cofins incidente sobre o diesel até 31 de dezembro de 2018.

Está com o Senado o projeto que trata da reoneração da folha de pagamentos, aprovado nesta quarta-feira (24) pela Câmara e condição para encerrar a greve. E os líderes do movimento são taxativos ao dizer que a paralisação só acaba com a oficialização da isenção de impostos.

Segundo o jornal O Globo, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, afirma que medidas provisórias estão trancando a pauta da casa, impedindo que o líder do governo, Romero Jucá (MDB-RR), inicie a discussão.

Na prática, a votação só deve ocorrer mesmo na segunda-feira, pois os senadores já retornaram para as bases deles.

Fonte: Diário do Nordeste
Foto divulgação

Correios suspendem operações devido à greve dos caminhoneiros

Sexta, 25 de Maio de 2018


A paralisação dos caminheiros iniciada nesta última segunda-feira, 21, começou a afetar as operações dos Correios e deve atrasar as entregas de produtos comprados online no Brasil ou fora do país. Em notas (disponíveis aqui e aqui), a empresa anunciou a suspensão da postagem de encomendas com data marcada (os Sedex 10, 12 e Hoje) e um aumento de cinco dias úteis no prazo de entrega das outras modalidades, como de serviço internacional, Sedex e PAC.

De acordo com os Correios, as paralisações afetam especialmente os veículos usados para fazer as entregas por terra. A empresa conta com 25 mil deles, os principais afetados pelos protestos, e também com 1.500 linhas terrestres e 11 linhas aéreas.

Em um dos comunicados, os Correios garantiram estar “acompanhando os índices operacionais de qualidade de toda essa cadeia logística”. Além disso, “tão logo a situação do tráfego nas rodovias retorne à normalidade, a empresa reforçará os processos operacionais para minimizar os impactos à população”.

Os caminhoneiros iniciaram as manifestações há dois dias, fechando rodovias em todo o Brasil em protesto aos aumentos sucessivos no preço do diesel. Os protestos não fizeram a Petrobrás mudar de ideia em relação à política de preços. O governo, por sua vez, anunciou que deve eliminar a um dos tributos, a Cide, sobre o combustível dos caminhões, mas apenas depois de aprovar um novo projeto envolvendo folhas de pagamento. Porém, o corte imposto não vai representar uma boa redução no preço – e as paralisações podem continuar.


No Dia da Liberdade de Impostos; posto de gasolina na zona Sul vende combustível a R$ 2,60

Sexta, 25 de Maio de 2018

Imagem Ilustrativa

Até esta quinta-feira (24), tudo que os brasileiros produziram foram para quitar impostos. A data é estabelecida em cálculo proporcional à carga tributária.

Para celebrar a liberdade de usufruir da produção que vem daqui pra frente, foi criado em o Dia da Liberdade de Impostos, quando descontos são dados em diversos estados do Brasil.

Em Natal, estabelecimentos estão com vendas com descontos de até 50%.


A lista de associados à ação desta quinta-feira está no Instagram da CDL Jovem, o @cdljovemnatal.

No Ecoposto Amigão, na Avenida Ayrton Sena, cinco mil litros de gasolina foram colocados para a ação. O combustível está sendo vendido a R$ 2,60, o que já atraiu muitos motoristas no início da manhã.

Informações do BLOG DO BG / O Natalense

Justiça determina desbloqueio de rodovias federais no RN

Sexta, 25 de maio de 2018


A Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou o desbloqueio das rodovias federais que cortam o estado. Como em outros pontos do país, caminhoneiros fazem manifestação contra o aumento no preço do diesel. Nesta quinta-feira (24), os protestos entraram no quarto dia e foram confirmados vários pontos de interdição.

Os bloqueios que começaram no início da semana permitem a passagem de veículos de pequeno porte, mas impedem a passagens de outros caminhões.

O pedido de reintegração de posse foi feito pela Advocacia-Geral da União (AGU), que conseguiu uma liminar expedida na noite desta quarta-feira (23) pela juiza federal Moniky Mayara Costa Fonseca. Os réus da ação são “pessoas incertas e desconhecidas”.

Em sua decisão, a magistrada autorizou uso de força policial para que as rodovias sejam desbloqueadas. Além disso, determinou multa de R$ 1 mil por hora de ocupação e interdição das BRs.

A Polícia Rodoviária Federal afirmou que já foi notificada da decisão. Após análise do documento, a corporação disse que vai acompanhar as manifestações de perto e atuar para coibir os bloqueio totais das vias, que impeçam o direito e ir e vir dos usuários.

Além disso, os agentes federais vão agir nos locais em que caminhoneiros estejam sendo obrigados a ficar parados e só vai permitir a permanência dos que participarem da mobilização voluntariamente. Até o momento, não houve nenhum ato de infração ou prisão notificados.
Decisão

“Independentemente das reivindicações apresentadas pelos réus, é assegurado a todos o direito de locomover-se em vias públicas, devendo ser afastado qualquer obstáculo erigido contra essa garantia”, disse a magistrada.

“Defiro o pedido liminar de reintegração de posse formulado pela autora, para determinar à parte ré que desocupe, desobstrua e se abstenha de dificultar a passagem em qualquer trecho das rodovias federais que cortem o Estado do Rio Grande do Norte”, disse.

VIA G1/RN / O Natalense

SEGUE O CAOS: Não houve consenso em reunião de governo com caminhoneiros

Sexta, 25 de Maio de 2018

Por interino

O presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, disse que só haverá acordo quando problema dos impostos do diesel for resolvido – Valter Campanato/Agência Brasil

Na segunda reunião com representantes de onze categorias de caminhoneiros, o governo buscou um acordo, mas nem todos os presentes aceitaram a proposta. O representante da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, negou o acordo proposto pelo governo de suspender a paralisação por um período entre 15 dias a um mês enquanto o governo continua trabalhando para resolver o problema da redução do preço do diesel.

Lopes disse que outros líderes da categoria se mostraram receptivos à proposta de suspender a paralisação, mas ele se recusou e deixou o local antes do fim da reunião. A Abcam representa 700 mil caminhoneiros, com 600 sindicatos espalhados pelo Brasil.

“Todo mundo acatou a posição que pediram, mas eu não. Eu coloquei que respeito o que meus colegas pediram e estão sendo atendidos, que acho ser coisa secundária, e disse que vim resolver o problema do PIS, do Cofins e da Cide, que tá embutido no preço do combustível”, disse Lopes. Ele disse ainda que não fala em suspender a paralisação enquanto o Senado não aprovar a isenção do PIS/Cofins, projeto aprovado ontem pela Câmara .

Motoristas individuais

Enquanto a reunião se desenrolava no 4º andar do Palácio do Planalto, o representante dos motoristas individuais do Centro-Oeste, Wallace Landim, disse que sua categoria não está representada na reunião e que nenhuma decisão acatada na reunião será seguida por eles. Ele tem uma posição similar à do representante da Abcam e disse que enquanto o fim dos impostos sobre o diesel não estiver confirmado, a paralisação continuará.

“Não somos representados [pelas associações que estão na reunião]. Somos caminhoneiros individuais. Se a gente não estiver participando, não vai ter nenhum resultado. Pode sair de lá e falar que acabou a paralisação, que não adianta. A gente só libera a rodovia quando sair no Diário Oficial. Não estamos pedindo esmola, estamos pedindo o nosso direito”.

Agência Brasil / Blog do BG

Promotoria mantém sigilo sobre delações que atingem ex-prefeito de Natal

Sexta, 25 de Maio de 2018

Os depoimentos iniciais das delações da Operação Cidade Luz revelam ainda que mais material está por vir.

Um dos investigados, Allan Emanuel, cita em seu depoimento que revelará as tratativas com o prefeito em anexo próprio.

O próprio Ministério Público faz referências a procedimentos contra o ex-prefeito de Natal, com despachos ao Tribunal de Justiça do próprio procurador-geral, Eudo Rodrigues Leite.

Nos documentos, é explicado que o procedimento está sendo enviado ao Tribunal de Justiça em razão do envolvimento de agente com foro privilegiado naquela Corte. Tribunal de Justiça é a instância perante a qual respondem prefeitos e deputados estaduais.

O ex-prefeito de Natal preferiu não comentar as reportagens sobre o assunto.

Fonte: Blog do BG

Polícia de SP reduz patrulhamento para economizar combustível

Sexta, 25 de Maio de 2018

Por interino

Um possível colapso de desabastecimento de combustível no estado de São Paulo por causa do protesto dos caminhoneiros levou a Polícia Militar a implantar um esquema especial de racionamento que inclui a redução do patrulhamento pelas ruas.

A cúpula da corporação decidiu tarde desta quinta-feira (24), quando os caminheiros entraram em seu quarto dia de greve, que as viaturas ficarão agora mais tempo estacionadas em pontos de patrulhamento. Normalmente, definido esse ponto de atuação, o veículo da PM fica 40 minutos rodando e outros 20 minutos estacionado. Agora, para economizar combustível, o tempo parado será ampliado em 50%, sendo 30 minutos em ronda e 30 minutos estacionado.

A Polícia Militar de São Paulo tem uma frota de 18.500 veículos espalhados pelo estado, incluindo os Bombeiros.

Outra medida emergencial é a suspensão, até segunda ordem, de todos os serviços burocráticos sem urgência, como entrega de documentos –privilegiando, assim, todo o combustível disponível para o serviço de patrulhamento.

Os carros da corporação são abastecidos em postos comuns, com cartão de abastecimento (como cartão de crédito), mas possuem estoques emergenciais em unidades específicas em cada região do estado. Além disso, o comando das regiões tem contato com as distribuidoras para evitar o desabastecimento da frota. A PM também mantém esquema de escolta para entrega de combustível nos aeroportos.

Folha de São Paulo / Blog do BG

Papa recomenda a bispos italianos que não aceitem seminaristas gays, afirma jornal

Sexta, 25 de Maio de 2018

Por interino

O papa Francisco (centro) chega para a audiência geral na praça São Pedro, no Vaticano – Alberto Pizzoli/AFP

O papa Francisco recomendou aos bispos italianos que não aceitem seminaristas gays, afirmou nesta quinta-feira (24) a coluna Vatican Insider do jornal italiano La Stampa.

“Fiquem de olho nas admissões aos seminários, deixem os olhos abertos”, disse Francisco, segundo o jornal. “Se tiverem dúvidas, é melhor que eles não entrem.”

A recomendação teria sido feita em reunião a portas fechadas da Conferência dos Bispos Italianos, no Vaticano, que durou cerca de três horas, na segunda-feira (21).

O papa expressou preocupação de que, quando as tendências homossexuais estão “profundamente enraizadas”, a pessoa pode ser levada a “atos homossexuais” que podem comprometer a vida do seminário, bem como a do próprio jovem e seu possível futuro sacerdócio.

Segundo o papa, isso pode gerar “escândalos” que desfiguram o rosto da igreja, afirmou o La Stampa.

O encontro ocorreu apenas um dia depois que um homem chileno vítima de abuso sexual por membros da Igreja Católica afirmou que o papa lhe disse, em conversa privada, que Deus o havia feito gay e o amava daquela maneira.

O Vaticano não quis comentar sobre a reportagem.

As declarações devem animar conservadores dentro da igreja que têm ficado alarmados sobre a mudança na linguagem em torno da homossexualidade, implementada por Francisco.

Em 2013, o papa havia dito que “se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgar?”.

A Igreja Católica considera a homossexualidade uma desordem imoral.

Em um documento de 2005, divulgada pelo predecessor de Francisco, o papa Bento 16, o Vaticano disse que a igreja poderia admitir para o sacerdócio pessoas que haviam “superado” suas “tendências homossexuais” por pelo menos três anos.

Porém, documento de 2016 chamado Ratio Fundamentalis diz que: “No que diz respeito às pessoas com tendências homossexuais que vêm para os seminários, ou a descobrem no curso desta formação, em coerência com o seu magistério, a igreja, embora respeitando profundamente as pessoas em questão, não pode admitir ao seminário e às ordens sagradas aqueles que praticam a homossexualidade, apresentam tendências homossexuais profundamente arraigadas ou apoiam a chamada cultura gay ”.

O documento determina ainda que os superiores devem ser informados da homossexualidade pelos seminaristas.

Folha de São Paulo / Blog do BG

ANP flexibiliza regras para garantir combustível durante paralisação


Quinta, 24 de Maio de 2018

Com o objetivo de proteger os consumidores, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou hoje (24) ações emergenciais para garantir a continuidade do abastecimento e, também, impedir que sejam praticados preços abusivos de combustíveis para o consumidor brasileiro. As medidas entrarão em vigor amanhã (25), após publicação no Diário Oficial da União.

Uma das ações excepcionais é a liberação da vinculação da marca para vendas de distribuidoras de combustíveis líquidos, combustíveis de aviação e gás liquefeito de petróleo (GLP), ou gás de botijão. Grande parte das vendas é feita hoje por meio dos chamados postos com bandeiras, isto é, postos atrelados a marcas específicas de distribuidoras. Com a flexibilização do modelo, os consumidores têm opção de suprimento por distribuidoras que não tenham sido afetadas pelos bloqueios dos caminhoneiros.

Agência Brasil

Líder dos Caminhoneiros diz que suspensão de greve depende de votação fim do PIS/Cofins

Sexta, 25 de Maio de 2018 

Foto: Divulgação / TVBA

O presidente da Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, afirmou que a paralisação dos caminhoneiros somente será suspensa se o Senado Federal aprovar o projeto que elimina a cobrança de PIS/Cofins sobre o diesel até o fim ao ano e o presidente Michel Temer sancionar o projeto e publicá-lo no Diário Oficial da União. "Se na reunião de hoje, às 14h, o ministro (Eliseu) Padilha (da Casa Civil) e os ministros participantes anunciarem está aqui, o presidente assinou, aí o movimento é suspenso. Não é só do óleo diesel que tem que tirar PIS/Cofins. Tem que tirar dos combustíveis. É o que nós esperamos hoje", afirmou o presidente à CBN. A previsão dele é que a situação apenas seja normalizada em uma semana, ou mais. A proposta do PIS/Cofins foi aprovada nesta quarta (23) pela Câmara dos Deputados. O objetivo é reduzir o custo do litro do combustível e conter a paralisação nacional, que entrou em seu quarto dia, nesta quinta-feira (24). A categoria ainda pleiteia que a Petrobras abandone a política de reajuste dos combustíveis, que resulta em aumentos quase diários. "Esses reajustes têm que ser feitos, no mínimo, em 60 dias. No máximo, em 90, para a gente se programar. O caminhoneiro sai do Rio Grande do Sul, abastece e paga R$ 5. Leva dois, três para chegar. No outro dia, paga R$ 5,30. No outro, R$ 5,50. Isso não pode acontecer. Tem que haver programação para que a gente não tenha prejuízo", afirmou Fonseca.

Há 330 pontos de rodovias interditados em 23 Estados, diz Associação de Caminhoneiros

Quinta, 25 de Maio de 2018 

Foto: Valter Campanato/Arquivo Agência Brasil

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) divulgou na manhã desta quinta-feira (24) um balanço da paralisação, movimento realizado em todo o Brasil. De acordo com o Estadão, a entidade divulgou que são 330 pontos de rodovias interditadas pelo movimento de paralisação dos caminhoneiros em 23 Estados. Apenas Amazonas, Acre, Amapá e Rio Grande do Sul não têm estradas interrompidas nesta quinta. Os estados com mais trechos interrompidos são os de grandes produtores agrícolas. São eles: Paraná (45 pontos), Minas Gerais (42 pontos), Santa Catarina (37), Mato Grosso do Sul (31), Goiás (25) e Mato Grosso (23).

Greve dos caminhoneiros ameaça realização dos jogos do Brasileirão

Sexta, 25 de Maio de 2018 

por Marcio Dolzan / Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução / TVGlobo

A greve dos caminhoneiros poderá causar adiamento de jogos ou até mesmo de toda a rodada do Campeonato Brasileiro marcada para o próximo final de semana. Isso porque os aeroportos brasileiros estão com restrição para abastecimento de aeronaves e alguns voos já estão sendo cancelados, o que impacta diretamente na logística das viagens das equipes. A diretoria de Competições da CBF está monitorando a situação junto às companhias aéreas. Até o início da tarde desta quinta-feira (24), a entidade tinha a informação de que os voos previstos para o transporte das equipes estavam confirmados e que, até então, todos os jogos estavam confirmados. Mas deixou claro que a situação poderia mudar ao longo do dia ou até o final de semana, dependendo do andamento da greve. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), há problemas de abastecimento de combustíveis nos aeroportos de Brasília e de Congonhas, em São Paulo, devido à paralisação dos caminhoneiros, que protestam para cobrar uma redução no preço do óleo diesel. Nesta quinta-feira, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro anunciou que todos os campeonatos organizados pela entidade, tanto os de base, como os de profissionais, terão suas rodadas adiadas neste fim de semana devido ao desabastecimento do Estado por causa da greve dos caminhoneiros.

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055