martins em pauta

sábado, 25 de março de 2017

Governador emite nota de pesar pela morte do agente Penitenciário Federal

Sábado, 25 de março de 2017


A gestão estadual se solidariza com todos do Departamento Penitenciário, agradece e reconhece o exímio trabalho deste profissional. --

Natal (RN), 24 de março de 2017.

O Governo do Estado lamenta o falecimento do agente penitenciário federal Francisco Klemberg Moreira Batista, que ocupava o cargo de coordenador de intervenção na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, e que faleceu nesta sexta-feira (24) em virtude de um acidente automobilístico na CE-040.

A gestão estadual se solidariza com todos do Departamento Penitenciário, agradece e reconhece o exímio trabalho deste profissional. 
Assecom-RN
(84) 3232-5204 / 5152
Site oficial: www.rn.gov.br
Twitter oficial: @governodorn


Fonte: O Câmera

53° Homicídio em Mossoró 2017: Popular e morto a tiros próximo a Igreja São José no bairro Paredões

Sábado, 25 de Março de 2017


A violência que assola a cidade de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte, faz mais uma vítima, elevando para 53 o número de pessoas assassinadas nesta no de 2017 na cidade. 

O crime foi registrado pela Polícia Militar por volta das 10h40min deste sábado 25 de março de 2017,na Rua Wenceslau Brás, nas proximidades da Igreja São José no bairro Paredões. 

A vítima, identificada como Silvio Nei Filgueira da Silva de 49 anos de idade,foi morto em via pública com cerca de 06 disparos de arma de fogo, sendo a maior parte na cabeça. 

Segundo informações colhidas pela Polícia Civil, no local, a vítima estava na calçada de sua casa, na Rua Rodrigues Alves no mesmo bairro, quando foi surpreendida por dois homens, que chegaram em uma motoneta Traxx de cor escura e começaram a atirar. 

Silvio Ney, ainda correu, em direção a Wenceslau Brás para tentar escapar da morte, mas foi perseguido pelos atiradores e executado. Após o crime os suspeitos fugiram e não foram identificados. 

O delegado de plantão, Dr. Roberto Moura esteve com sua equipe no local do crime,e disse que as investigações serão iniciadas ainda hoje, com depoimentos de familiares. 

A autoridade policial, informou também que recebeu informações de que a vítima era acusada de um homicídio, ocorrido no dia 01 de julho de 2015, por volta de 13h20min na rua Prudente de Morais no bairro Bom Jardim onde foi vítima um adolescente de 17 anos identificado como Renaldo da Silva Júnior, (VER HISTÓRICO). (PROCESSO)

Após o isolamento do local de crime, realizado pela Polícia Militar e o exame periscópio pela equipe do ITEP, o corpo de Silvio Ney foi removido para a sede do ITEP onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento. 

A Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) de Mossoró, vai dar continuidade as investigações do caso a partir da próxima segunda, após receber o relatório do delegado Roberto Moura, sobre o que já foi apurado.



Fonte: Fim da Linha

MISTÉRIO: MANCHAS DE SANGUE CHAMAM A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO NA CIDADE DE SOBRAL

Sábado, 25 de março de 2017

Na manhã de ontem (24), manchas de sangue na ponte localizada na Av. Monsenhor Aloísio Pinto, chamou a atenção de populares que passavam pelo local. As manchas eram enormes, e ao lado da ponte foram deixados sacos com uma vasilha melada de sangue.

Mais informações a qualquer momento.

Wilma retorna a Natal com perspectiva de retomar agenda em breve

Sábado, 25 de março de 2017


Após mais uma fase do tratamento em São Paulo, a vereadora Wilma de Faria retorna na próxima semana ao Rio Grande do Norte, com perspectiva de retomar em breve sua agenda na Câmara Municipal de Natal. 

Acometida por neoplasia no intestino, detectada há mais de um ano, a ex-governadora teve inicialmente consultas e exames na capital paulista e depois foi submetida a um procedimento para desobstrução de stent nas vias biliares, no Hospital da Beneficência Portuguesa.

Segundo a equipe médica, o procedimento teve resultado satisfatório e Wilma tem previsão de alta na próxima semana quando retornará a Natal. A vereadora continuará tratamento no RN, conciliando com suas atividades parlamentares.

Fonte: J.Belmont

MORADORES DE MASSAPÊ REGISTRAM UM MINI TORNADO NA LOCALIDADE DE VÁRZEA DA VOLTA; ASSISTA

Sábado, 25 de março de 2017

O fenômeno da natureza foi registrado na tarde de ontem (24) na localidade de Várzea da Volta, em Massapê. Confira no vídeo a seguir.

Fonte: Sobral 24 horas

Primeiro Açude que sangra em São Miguel/RN




Morre em Mossoró Dr. André Camurça

Sábado, 25 de março de 2017


Faleceu na noite desta sexta-feira, por volta das 19horas no Hospital Wilson Rosado, o médico Gastroenterologista, Dr. André Camurça. Ele estava internado desde terça-feira, quando foi vítima de um AVC.

O velório será a partir das 5h da manhã deste sábado na Igreja de Nosso Senhora do Perpétuo Socorro, no centro de Mossoró. E o sepultamento será na cidade de Fortaleza.

Os votos de pesar dos que fazem o blog aos familiares e amigos do Dr. André e que Deus o receba no reino do céu.

Fonte: J.Belmont

Deputados explicam voto sobre projeto de terceirização

Sábado, 25 de março de 2017

Bancada federal

Por Dinarte Assunção (Portal Noar)

O polêmico projeto que a Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, liberando a terceirização, ainda causa furor com repercussão no meio social, onde se opõem argumentos sobre o fortalecimento e o enfraquecimento das relações de trabalho.


Como de costume, nas redes sociais, usuários criticam e elogiam os parlamentares que votaram na proposta. Fomos atrás dos argumentos de cada um dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte para saber o que cada um diz sobre o texto.

Antonio Jácome

ABSTENÇÃO

O deputado Antonio Jácome preferiu se abster e não votar a polêmica matéria. Ele declarou que “O PL votado ontem é complexo e polêmico, por isso, tramitava há 17 anos no ongresso. Eu concordo com muitos pontos, mMas sou contra a terceirização para atividade-fim. Por isso me abstive.

Beto Rosado

AUSENTE/CONTRA

Ausente da votação, Beto emitiu nota esclarecendo que está em licença para acompanha o pai, que está em tratamento de saúde em São Paulo. Ele considerou o seguinte:

“O Projeto aprovado ontem é diferente do que votei favorável em 2015 (PL 4330/04). Sou a favor da regulamentação das terceirizações no setor privado, resguardando os direitos dos trabalhadores das empresas terceirizadas, o que garantia o projeto aprovado naquele ano.
A proposta aprovada ontem, datada de 1998, prevê as terceirizações irrestritas, para o setor público e privado, sem resguardar os direitos trabalhistas dos funcionários das empresas terceirizadas. Por isso, sou contra”.

Fábio Faria

A FAVOR.

Não retornou a demanda a reportagem.

Felipe Maia

A FAVOR

Dá segurança jurídica aos mais de R$ 13 milhões de terceirizados. Estamos num país com mais de 11 milhões de desempregados e existe a errônea ideia de que a terceirização vai gerar desemprego. Não vai. A terceirização diminui desencargos para o empragador, permitindo mais contratações.

Rafael Motta

CONTRA

“A terceirização é um risco. Gera rotatividade e não há estabilidade. A terceirização da atividade-fim tem que ser bem discutida para estebelecermos quais serão as garantias para os trabalhadores. A terceirização da atividade-fim é mero aluguel de mão de obra e trabalho não é uma mercadoria”

Rogério Marinho

A FAVOR

“Desde 1901, o Brasil não passava por uma crise desse naipe. Terceirizar é um verbo que existe no Brasil, não existe paralelo no mundo. Esse modelo de verticalização da indústria está ultrapassado, foi vencido pela modernidade. Nenhuma empresa moderna não terceiriza sua produção. Dizer que milhões devem permanecer num limbo, sem segurança jurídica, é um retrocesso”.

Walter Alves

CONTRA

Membro do PMDB, Walter foi mais um da base governista que não se filiou à orientação governista. Confiram o que ele disse: “Votei contra o projeto por não concordar com a proposta, presente no PL 4302/98, de terceirização nas atividades-fim das empresas.”

Zenaide Maia

CONTRA

“Votei contra porque acho que esse o Projeto de Lei que libera a terceirização é uma precarização dos serviços públicos e privados. É um início para reforma trabalhista. Não acredito que vai aumentar a geração de empregos. É como se tivesse rasgado a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Só tiveram olhar para as empresas”.


Fonte: Carlos Santos

EM CARTA,ATIRADOR DIZ QUE TRÊS MEMBROS DO MPRN ERAM ALVOS

Sábado, 25 de março de 2017

Rinaldo Reis, Jovino Sobrinho e Wendell Beetoven seriam mortos. Servidor Guilherme Lopes atingiu dois deles; ele ainda está foragido.

Rinaldo Reis (ao centro) disse como Guilherme Lopes cometeu atentado no MP (Foto: Cláudia Angélica/InterTV Cabugi)

O procurador-geral de Justiça, o procurador-adjunto e o coordenador jurídico do Ministério Público do Rio Grande do Norte seriam os alvos do servidor público Guilherme Wanderley Lopes da Silva, que na manhã desta sexta-feira (24) atirou contra membros do MP potiguar dentro da sede da entidade, no bairro de Candelária, zona Sul de Natal. Isso é o que revela uma carta deixada por ele na mesa do procurador-geral, Rinaldo Reis, antes de efetuar disparos e atingir dois promotores de Justiça, cumprindo parte do que havia planejado.
"Felizmente, embora tenha atingido dois colegas promotores, o Guilherme não conseguir assassinar nenhum de nós", falou Rinaldo. O procurador-adjunto Jovino Sobrinho e o coordenador jurídico Wendell Beetoven passaram por cirurgias no hopsital Walfredo Gurgel, o maior pronto-socorro do Rio Grande do Norte, e, segundo Rinaldo Reis, têm quadros clínicos estáveis.
Na carta, que era digitada e impressa, Guilherme Lopes faz referência a atos administrativos da atual gestão do Ministério Público. Embora o documento ainda não tenha sido publicizado para não atrapalhar o trabalho da polícia, Rinaldo Reis disse que Guilherme reclamava na carta de uma equiparação salarial entre assessores dentro do MP. Segundo o procurador-geral, o servidor não teve perda salarial com esse ato.
Tiro efetuado por Guilherme Lopes atingiu porta do procurador-geral de Justiça (Foto: Fred Carvalho/G1)

Rinaldo Reis disse ainda que não há na ficha funcional de Guilherme Lopes, até então, nada que desabonasse a conduta profissional dele. "Não tenho a menor ideia do que tenha motivado o servidor a atentar contra nossas vidas. Ele é concursado, servidor efetivo e ainda exerce cargo comissionado no Ministério Púbico. Nunca houve constrangimento na parte administrativa, nunca houve processo disciplinar, nunva foi afastado das funções dele, não há registro de qualquer afastamento por problema psíquico. Era um servidor considerado por todos como normal".

O atentado

O procurador-geral relembrou como foi o momento em que Guilherme Lopes atirou contra os membros do MP: "Estava na minha sala juntamente com outros seis promotores que me auxiliam. Ele entrou, sem ser anunciado, junto com a minha secretária. Mesmo estranhando, não fiz objeção à presença dele. O Guilherme se aproximou, colocou dois papéis na minha mesa e disse: 'Isso é uma recompensa por tudo o que vocês fizeram'. Em seguida, ele puxou a arma e a tirou do coldre. Gritei para todos que ele estava armado e houve uma correria. Ele apontou o revólver em minha direção e atirou, mas errou", relatou Rinaldo.

E continuou: "O promotor Wendell Bettoven, ao se levantar da cadeira onde estava, acabou atingido por um tiro nas costas, caindo ao chão em seguida. Corremos em direção à sala do meu chefe de gabinete. Ele atirou novamente e a bala passou muito perto da minha cabeça. Corremos para a sala do procurador-adjunto, que é anexa. Foi lá que o Guilherme alcançou Jovino, que tentou segurar a mão dele, mas acabou atingido duas vezes no abdómen. Depois disso, sem conseguir saber para onde eu havia ido, o servidor fugiu".

Rinaldo Reis confirmou que, para sair das salas dos membros do MP cruzando com os seguranças, Guilherme gritava que havia um homem atirando atrás. "Foi assim que ele escapou. Mesmo assim, houve troca de tiros no estacionamento. Depois, ele escapou e a informação que temos é que a polícia está em diligência para localizá-lo e prendê-lo", disse.

Demissão

Rinaldo Reis falou que, além de ser investigado criminalmente pelos atentados, Guilherme Lopes também vai responder administrativamente no MP. "Ele tem que responder por esse ato impensado e é muito provável que seja demitido ao final do processo administrativo disciplinar que será aberto", concluiu. Até a publicação desta matéria, a polícia ainda fazia buscas pelo servidor.

Delegado concede entrevista sobre atentado no Ministério Público em Natal (Foto: Fred Carvalho/G1)

Investigação policial

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (24), o delegado-geral da Polícia Civil, Claiton Pinho, disse que a família do servidor do Ministério Público Guilherme Wanderley Lopes da Silva, que atirou em dois promotores do MP mais cedo, ficou "surpresa e assustada" com o ocorrido. "Segundo eles, não havia indício de que Guilherme poderia atentar contra a vida de alguém”, relatou.

“Eles disseram que ele não era uma pessoa violenta e que não sabiam que ele tinha uma arma”, disse o delegado. Segundo ele, ninguém afirmou saber o motivo do crime, e todos negaram ter entrado em contato com Guilherme.

A investigação, conduzida pelo 5º Distrito Policial, ouviu colegas de trabalho, servidores do MP e familiares, entre eles a mulher do atirador. Equipes da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Ministério Público e da Polícia Rodoviária Federal foram mobilizadas e estão à procura de Guilherme.


Fonte: Passando na Hora

Veja vídeo DHPP elucida chacina e aponta que Sindicato do Crime foi responsável pelas mortes no baile Funk

Sábado, 25 de Março de 2017


Felipe Martins e Francisco Josenilson, membros do RN presos durante operação da Polícia Civil

Cerca de cinco membros da facção criminosa Sindicato do RN foram esposáveis pela chacina ocorrida na noite do dia 11 deste mês, durante um baile funk em um clube no bairro Boa Vista em Mossoró, onde cinco pessoas foram assassinadas e outra cinco ficaram feridas. (RELEMEBRE AQUI)

A Conclusão é da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), que num prazo de 13 dias do ocorrido, elucidou o caso. Dois membros da facção criminosa foram presos e confessaram o crime. 

O delegado da Divisão de Homicídios, Rafael Arraes,convocou a imprensa nesta tarde de sexta feira (24), para divulgar o resultado da investigação e apresentar os dois criminosos que foram presos em operações da Polícia Civil nos últimos dias. 

Segundo Arraes, Francisco Josenilson Silva e Felipe Martins dos Santos, natural de Parnamirim RN, confessaram participação na chacina e disseram que foram ao baile de favela para matar o rival Eduardo Nunes Farias, membro da facção PCC e que as demais pessoas que morreram teriam sido vítimas de balas perdidas. 

Francisco Josenilson foi preso durante uma operação da DHPP, DIVPOE E DEFUR, na tarde de quarta feira passada (22) em uma residência, na Rua Francisco Ferreira Lopes no bairro Santo Antônio. 

Já Felipe Martins foi preso pela DHPP na manhã desta sexta feira, em uma casa alugada por ele para guardar equipamentos ilícitos, na Rua Pedro Velho, bairro Santo Antônio. Na residência os policiais encontraram uma arma de fogo, coletes balísticos e farda da polícia Civil. 

O delegado Arraes, informou ainda que um terceiro participante da chacina já foi identificado e que é questão de tempo prendê-lo. 


Arraes ressaltou que o empenho dos policiais da DHPP e de agentes de outras delegacias, como Divpoe e Defur e a colaboração da população através de denuncias, foram Imprescindíveis na elucidação do crime. 

Ele destacou também a agilidade da justiça que de imediato atendeu a solicitação da DHPP, expedindo mandados de prisão para os envolvidos na chacina. 

Após serem apresentados à Imprensa, Francisco Josenilson e Felipe Martins foram encaminhados à Unidade prisionais da cidade. Josenilson foi para a Penitenciária Mário Negócio, uma vez que o mesmo era preso de justiça e Felipe Martins foi conduzido à Cadeia Pública.




Coletes balísticos,farda da polícia Civil e arma de fogo apreendidos na casa de Felipe


Veja vídeo 




Fonte: Fim da Linha

Denarc, localiza residência no bairro Santo Antônio que servia de esconderijo para criminosos.

Sábado, 25 de março de 2017

Denúncias anônimas, leva equipe da “Denarc” a possível esconderijo de criminosos no bairro Santo Antonio


Através de Denúncias anônimas, a equipe da Delegacia Especializada em Narcóticos “Denarc” de Mossoró, dando conta de que na rua Francisca Marques de Souza, no bairro Santo Antônio em Mossoró, alguns elementos estariam vendendo drogas e guardando produtos de roubo.

O denunciante apontava ainda, que os indivíduos estariam de posse de armas de fogo de grosso calibre, inclusive fuzis.

A equipe da “Denarc” invadiu a residência, mas não encontrou ninguém. Segundo o Delegado dentro da casa os agentes encontraram 01 escopeta calibre 12, com 07 munições intactas, 06 munições calibre 38, 03 munições de fuzil calibre 556, 01 Rádio Comunicador, do tipo HT com carregador, 01 Teclado Yamaha, 07 microfones sem fio, 07 rádios de frequências, 950g de maconha, além de 02 balanças de precisão.


Fonte: O Câmera

Procurador-geral adjunto do RN e promotor são baleados em Natal

Sábado, 25 de março de 2017

Disparos foram feitos nesta sexta (24) dentro da sede do Ministério Público. Jovino Pereira Sobrinho e Wendell Beetoven foram socorridos.


Anderson Barbosa e Fred Carvalho - G1 RN

O procurador-geral adjunto do Rio Grande do Norte Jovino Pereira Sobrinho e o promotor de Justiça Wendell Beetoven Ribeiro Agra foram baleados na manhã desta sexta-feira (24) dentro da sede do Ministério Público do Estado. Ambos foram socorridos. Ninguém foi preso.

De acordo com a Polícia Militar, o atirador é o servidor Guilherme Wanderley Lopes da Silva, de 44 anos, que invadiu uma reunião no segundo andar do prédio e efetuou os disparos.

O fato aconteceu por volta das 11h30. Logo em seguida, o suspeito fugiu em um automóvel Polo de cor prata. A sede do Ministério Público fica no bairro de Candelária, Zona Sul de Natal.

Nem o Ministério Público nem a Polícia Militar sabem explicar o que teria motivado o atentado.

O promotor Wendell Beetoven, que durante muitos anos atuou na Promotoria de Investigação Criminal e Combate ao Controle Externo da Atividade Policial, atualmente estava lotado no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Feridos

Segundo o MP, o procurador adjunto, que foi atingido duas vezes no abdômen, foi levado para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. Ele já deu entrada no Centro Cirúrgico. Já o promotor Wendell Beetoven, que foi baleado nas costas, recebeu os primeiros atendimentos ainda no local, mas também já foi levado para o hospital.

Na fuga, o suspeito também efetuou disparos no estacionamento. Pelo menos cinco tiros foram ouvidos, mas não houve novos feridos.

A PM fez buscas pela região, mas não encontrou o servidor.

Investigação

Delegado do 5º Distrito Policial, René Lopes disse ao G1 que vai iniciar as investigações ouvindo testemunhas. “O local foi preservado e a equipe do Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia) vai trabalhar no local”, relatou. Ainda de acordo com o delegado, o servidor usou um revólver, mas ainda não há informações se ele teria porte ou posse de arma de fogo.

Fonte: O Câmera

Geólogos estudam fenômeno que jorra água e vapor quentes

Sábado, 25 de março de 2017


Uma fonte de água fervente na Serra de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, chamou atenção dos moradores e autoridades. A causa do fenômeno ainda é desconhecida, mas já ficou conhecido nas redes sociais como o “minivulcão de Maranguape”. Uma equipe de geólogos vai estudar o caso nesta quinta-feira (23).

De acordo com Sílvio Nunes, coordenador da Defesa Civil em Maranguape, foi constatada a existência de uma fonte jorrando água com temperatura elevada, fumaça e “odor alterado”. Ainda não há informações se a água e fumaça exaladas são nocivas ou inócuas.

Homem é preso por desviar créditos de cartões na PB

Sábado, 25 de março de 2017


A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) de João Pessoa, prendeu, na tarde desta quinta-feira (23), um estudante universitário de 44 anos, suspeito de praticar crime de estelionato transferindo créditos de cartões de vale alimentação.

O golpe foi praticado contra os colegas de trabalho e o acusado foi preso na casa dele no bairro do Geisel, zona Sul da Capital. Com ele foram encontrados vários cartões de passagem de ônibus (Passe Legal), cartões de crédito, carimbos, dois carregadores de pistolas, celulares, dois notebooks e um passaporte.


Fonte: Robson Pires

Potiguar 01 em ação

Sábado, 25 de março de 2017


A equipe do Centro de Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER), por meio da tripulação do helicóptero Potiguar 01, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), realizou na manhã desta sexta-feira (24), o transporte aeromédico de um paciente com tétano.

O paciente foi transferido de Mossoró para Natal e encaminhado a uma unidade hospitalar. A ação necessitou do apoio do Potiguar 01, tendo em vista a urgência do caso.

Durante a noite dessa quinta-feira (23), a aeronave já havia realizado mais um transporte de órgãos do Hospital Clóvis Sarinho para o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, de onde foi direcionado para Fortaleza.

“O Centro Integrado de Operações Aéreas, pertencente à Secretaria de Segurança Pública, também atua através de convênio com o SAMU no transporte aeromédico e, eventualmente, nesses casos de transporte de órgãos”, explicou o comandante do CEIOPAER, tenente-coronel PM Aldrin Brito.

Fonte: Robson Pires

Acusado de marcar programas para estuprar 18 prostitutas é preso

Sábado, 25 de Março de 2017 

Foto: Divulgação / Ascom PC

Acusado de cometer 18 estupros, seguidos de roubo, a prostitutas, em Salvador, Rafael de Lima Silva foi alvo de um mandado de prisão, cumprido nessa quinta-feira (23), por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR). De acordo com Carla Ramos, delegada titular da DRFR, as investigações apontam que, há aproximadamente sete meses, Rafael marcava encontros através de aplicativos de paquera. Quando a mulher chegava ao local, ele a recebia com um facão, do tipo "peixeira", e a estuprava. Depois disso, ele fugia, levando dinheiro e pertences da vítima. As ocorrências eram sempre em hotéis da região do Centro e da Calçada. A delegada ressalta que, apesar da prisão, equipes continuam engajadas na investigação, a fim de localizar outras vítimas que possam contribuir com mais provas contra o estuprador.QQ

STF julgará constitucionalidade de conduções coercitivas

Sábado, 25 de Março de 2017 

Foto: Nelson Jr/ STF
O Supremo Tribunal Federal julgará em breve a constitucionalidade das conduções coercitivas, que já respondem por 200 mandados da Operação Lava Jato. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, com a liberação do voto do ministro Gilmar Mendes, o processo está pronto para entrar em pauta. A ação foi movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade argumenta que quando são ordenadas na fase investigatória, as conduções coercitivas violam o princípio de imparcialidade e o direito de o investigado ficar em silêncio e não produzir provas contra si mesmo. A força-tarefa da Lava Jato, por sua vez, defende a medida. No caso da condução coercitiva do ex-presidente Lula, os procuradores afirmaram que houve uma ordem para protegê-lo. O último mandado do tipo a chamar a atenção do STF foi a do blogueiro Eduardo Guimarães, por determinação do juiz federal Sérgio Moro. Um dos mais antigos membros do tribunal se disse chocado com o argumento de que Guimarães não é jornalista. Para o ministro, quem seria o juiz para determinar se o blogueiro é ou não jornalista?

Novo raio atinge Ceará e número de radiações em 2017 já supera o total de 2016

Sábado, 25 de Março de 2017 

Foto: Reprodução / Tribuna do Ceará

Mais um raio atingiu o Ceará na noite dessa quinta-feira (23). Dessa vez, a radiação ocorreu no morro vizinho ao açude do Cedro e à pedra da Galinha Choca, em Quixadá, no sertão central. Com essa ocorrência, a incidência de raios no Estado em 2017 já supera o número acumulado em todo o ano de 2016, segundo informações da Tribuna do Ceará. O momento foi registrado em foto por um morador do local, que se espantou com o fenômeno. "Olha o raio! Tu viu?", compartilhou em suas redes sociais. De acordo com a publicação, a radiação aconteceu em uma das regiões que mais sofrem com a estiagem, após cinco anos de seca.

Três frigoríficos terão produtos recolhidos do mercado, determina secretaria

Sábado, 25 de Março de 2017

por Guilherme Ferreira
Foto: ANPr/ SINDIAVIPAR

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, determinou nesta quinta-feira (23) que três frigoríficos tenham os seus produtos retirados do mercado. Os estabelecimentos punidos são da Souza Ramos, na cidade de Colombo (PR), da Transmeat, em Balsa Nova (PR) e da Peccin, em Curitiba (PR), que têm até cinco dias para iniciar o recall. "Todos os produtos com origem naqueles estabelecimentos devem ser recolhidos, com o devido reembolso ao consumidor, daquilo que for por ele restituído aos pontos de venda", relata o comunicado do Senacon divulgado nesta sexta (24). A determinação foi feita com base em informações passadas pelo Ministério da Agricultura sobre as investigações da Operação Carne Fraga, na qual a Polícia Federal revelou um esquema de fraudes na fiscalização de carnes. Entre os três frigoríficos que deverão fazer o recall, apenas o da Peccin teve as atividades suspensas pelo Ministério da Agricultura na semana passada. A Senacon relata que documentos da pasta federal apontam que os estabelecimentos da Souza Ramos e da “não detém controle dos processos relacionados à rastreabilidade de seus produtos", enquanto no da Peccin existe “suspeita de risco à saúde pública ou adulteração". "Temos nos manifestado, desde o primeiro momento, que o consumidor que tiver adquirido carnes produzidas ou comercializadas pelas empresas investigadas deve procurar os canais da própria empresa para obter informação clara e precisa sobre a qualidade e a segurança desses produtos e, caso não consiga atendimento adequado ou permaneça com dúvidas, o consumidor deve procurar o órgão de defesa do consumidor mais próximo para orientação sobre como proceder ou para realizar sua denúncia ou reclamação", reforça o comunicado do Senacon.

Professores baianos que preferirem não se aposentar receberão bolsa do governo estadual

Sábado, 25 de Março de 2017 

Foto: Claudionor Junior / GOVBA

O governo estadual publicou nesta sexta-feira (24) um decreto para regulamentar uma lei que institui a Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe. O benefício é um incentivo a professores da rede pública estadual dos Ensinos Fundamental e Médio, que estão prestes a se aposentar. A bolsa, de R$ 800 para 20h e de R$ 1,6 mil para carga horária de 40 horas, será concedida aos educadores que optarem por permanecer em atividades, mesmo já tendo os requisitos necessários para a aposentadoria voluntária. “A Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe será deferida por um período máximo de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período por uma única vez. Estamos tratando de professores com larga experiência, profissionais que dedicaram suas vidas à escola e que, portanto, podem optar em continuar contribuindo com a educação e com a formação dos nossos estudantes”, comentou o secretário da Educação, Walter Pinheiro. Para ter acesso ao benefício, o professor deve atender a requisitos como ter completado as exigências para a aposentadoria voluntária; estar lotado em uma unidade escolar e ter optado por permanecer em efetiva regência de classe. A Bolsa de Estímulo à Permanência será paga pela Secretaria da Educação do Estado, mensalmente e exclusivamente durante o ano letivo, e serão levadas em consideração áreas do conhecimento em que haja carência de docentes na rede estadual. O número de bolsas será divulgado anualmente, com indicação das disciplinas e unidades a que se destinam. Caso a quantidade oferecida seja inferior ao número de profissionais habilitados a recebê-las, a Secretaria da Educação selecionará os que receberão a vantagem, por meio de lista classificatória, levando em conta idade, cargo, tempo de experiência na disciplina e tempo de exercício na unidade escolar. Só após a divulgação e indicação da pasta, é que os professores poderão dar entrada na solicitação do benefício. Para isso, poderão se dirigir a postos do SAC em Salvador e Feira de Santana, ou no Núcleo Territorial de Educação (NTE) vinculado à sua escola. Na etapa seguinte, o setor de Recursos Humanos da Secretaria da Educação apreciará os pedidos, para a publicação dos contemplados por meio do Diário Oficial do Estado.

Exportadores de frango e suíno perdem R$ 40 milhões após 'Carne Fraca'

Sábado, 25 de Março de 2017 

Foto: Reprodução / Pixabay

Na primeira semana após as revelações da Operação Carne Fraca, indústrias exportadoras de carne suína e frango perderam US$ 40 milhões, estimou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, afirmou que tal fato é devido a "equívocos na divulgação da Operação". "Os equívocos na divulgação da Operação Carne Fraca [da Polícia Federal] causaram impactos globais. Já temos 25 mercados com algum tipo de bloqueio, parcial ou total. Estamos, juntamente com o governo brasileiro em um esforço para apresentar os devidos esclarecimentos aos vários mercados que são nossos importadores, buscando restabelecer a situação das exportações", afirmou Turra. A receita perdida corresponde a 22% da previsão total de embarques de uma semana. Os principais bloqueios foram realizados na Ásia, porque a China é a segunda maior importadora de carne de frango e terceira maior importadora de carne suína do Brasil. Hong Kong é a segunda maior importadora de carne suína e sexta de carne de frango.

Dilma orientou que não houvesse pagamento em caixa 2 para campanha, diz Cardozo

Sábado, 25 de Março de 2017

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil


O ex-ministro José Eduardo Cardozo, advogado de Dilma Rousseff durante o processo de impeachment, afirmou que a ex-presidente orientou que não houvesse pagamento em caixa 2 para a campanha presidencial de 2014. Segundo ele, a ordem era que não existissem despesas não contabilizadas. "Embora eu não tenha participado da campanha de 2014, a orientação que vinha dela era muito clara para que não se tivesse nenhum tipo de despesa não contabilizada, por razões óbvias", declarou Cardozo após participar de um seminário em Brasília. Nesta quinta-feira (23), o G1 divulgou um trecho do depoimento de Marcelo Odebrecht ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no qual o empresário acusa Dilma de ter "dimensão dos pagamentos feitos em caixa 2 para a campanha eleitoral de 2014. Nesta sexta, o ex-ministro classificou a denúncia como "contraditória". “A orientação era muito clara dela. Então isso pra mim colide frontalmente. É claro que vai haver uma investigação, mas no final tenho absoluta certeza que ela não será convincente”, defendeu.

sexta-feira, 24 de março de 2017

Investigado por tráfico de droga e homicídio é morto a tiros após prestar depoimento na Polícia Civil em Baraúna

Sexta, 24 de Março de 2017

Um crime de homicídio provocado por disparos de arma de fogo, foi registrado no início da tarde desta sexta feira 24 de março de 2017, na cidade de Baraúna, região Oeste do Rio Grande do Norte. 

De acordo com as primeiras informações, a vítima conhecida até o momento como Merson, foi assassinado a tiros em via pública na Rua Francisco Alves, conhecida como Rua dos Cabarés naquela cidade. 

Ainda de acordo com informações, Merson tinha acabado de deixar a Delegacia de Polícia Civil da cidade, onde teria ido prestar depoimento. 

Ele estava sendo investigado em crimes de tráfico de drogas e homicídio na região de Baraúna. A vítima estava indo pra casa em companhia de sua mãe quando foi surpreendida por homens que se aproximaram e efetuaram vários disparos. 

A Polícia Militar, realiza o trabalho de isolamento do corpo, aguardando a chegada da equipe do ITEP de Mossoró, que realizará exame pericoscópio no local de crime e depois a remoção do corpo para a sede do órgão.



Fonte: Fim da Linha


Idoso é golpeado com uma foice pelo próprio filho

Sexta, 24 de Março de 2015


Um idoso, de 74 anos, foi ferido com um golpe de foice pelo próprio filho na cidade de Mogeiro, no Agreste paraibano. O crime ocorreu na noite de quarta-feira (22) e a vítima foi encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. O suspeito está foragido.

De acordo com informações repassadas pelo Polícia Militar de Mogeiro, o filho chegou por volta das 19h e o idoso não deixou que ele entrasse em casa. Os dois iniciaram uma discussão e o suspeito acabou golpeando o o pai com uma foice.

Depois de cometer o crime, o filho da vítima fugiu. O idoso foi socorrido para o hospital de Itabaiana, de onde foi transferido para o Hospital de Trauma de Campina Grande. De acordo com informações da assessoria de comunicação da unidade hospitalar, o homem não apresentou ferimentos graves e já recebeu alta.

O caso está sendo investigado pela polícia e ainda não se sabe as causas da discussão entre pai e filho. Até às 9h30 desta quinta-feira (23) o filho da vítima ainda não tinha sido preso.


*G1 PB

Fonte:Nosso Paraná RN

Entenda projeto de lei da terceirização para todas as atividades

Sexta, 24 de março de 2017

Trabalho

Do portal G1

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22) por 231 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções (veja AQUI) o texto-base do projeto de lei que autoriza o trabalho terceirizado de forma irrestrita para qualquer tipo de atividade.


Agora, ele segue para sanção (aprovação) presidencial. Caberá ao presidente Michel Temer (PMDB) positivá-lo, ou seja, transformá-lo em lei.

Veja abaixo perguntas e respostas sobre a terceirização

O que é?

Na terceirização, uma empresa prestadora de serviços é contratada por outra empresa para realizar serviços determinados e específicos. A prestadora de serviços emprega e paga o trabalho realizado pelos funcionários. Não há vínculo empregatício entre a empresa contratante e os trabalhadores das empresas prestadoras de serviços.

Como é hoje?

Hoje, não há legislação específica sobre terceirização. No entanto, existe um conjunto de decisões da Justiça – chamado de súmula – que serve como referência. Nesse caso, essa súmula determina que a terceirização no Brasil só é permitida nas atividades-meio, também chamadas de atividades secundárias das empresas.

Auxiliares de limpeza e técnicos de informática, por exemplo, trabalham em empresas de diversos ramos. Por isso, suas ocupações podem ser consideradas como atividades-meio, ou seja, não são as vagas principais da empresa.

Como deverá ficar?

Se a lei for sancionada pelo presidente Michel Temer, haverá permissão para terceirização de qualquer atividade.

Uma escola, por exemplo, poderá contratar de uma empresa terceirizada tanto faxineiros e porteiros (atividades-meio) quanto professores, que são essenciais para dar aulas (atividades-fim).

Quem vai contratar os funcionários e pagar os salários?

O trabalhador será funcionário da empresa terceirizada que o contratou. Ela que fará a seleção e que pagará o salário. Por exemplo, uma fábrica de doces contrata uma empresa terceirizada que presta serviço de limpeza. Os auxiliares de limpeza, nesse caso, serão funcionários da empresa terceirizada, que os contratou, não da fábrica de doces.

Existe algum vínculo de emprego entre a empresa que contratou os serviços da terceirizada e os funcionários da terceirizada?

O projeto aprovado pela Câmara não prevê vínculo de emprego entre a empresa que contratou o serviço terceirizado e os trabalhadores que prestam serviço. Por exemplo, um garçom terceirizado não terá vínculo de emprego com o restaurante onde trabalha. Seu vínculo será com a empresa terceirizada que o contratou para prestar esse tipo de serviço.

Caso os trabalhadores terceirizados fiquem sem receber e procurem a Justiça, qual das empresas vai ter que pagar?

O texto aprovado prevê que a empresa que contratou o funcionário é responsável pelo pagamento. O processo corre na Justiça do Trabalho como qualquer outro. No entanto, se a terceirizada for condenada pela Justiça a pagar e não tiver mais dinheiro nem bens, a empresa que contratou seus serviços será acionada.

E as contribuições previdenciárias?

De acordo com texto aprovado, as contribuições ao INSS deverão seguir uma regra já determinada em lei. A empresa que contrata a terceirizada recolhe 11% do salário dos funcionários. Depois, ela desconta do valor a pagar à empresa de terceirização contratada.

Como ficam as condições de trabalho dos terceirizados?

É facultativo garantir aos terceirizados o mesmo atendimento médico e ambulatorial destinado aos empregados da contratante, assim como o acesso ao refeitório. Já as mesmas condições de segurança são obrigatórias.

Há alguma mudança para os trabalhadores temporários?

Nesta quarta-feira, também foi aprovada ammpliação do tempo em que o trabalhador temporário pode ficar na mesma empresa. De três meses, o prazo foi ampliado para seis meses. Além desse prazo inicial, poderá haver uma prorrogação por mais 90 dias.

Na prática, a extensão do prazo de contratação de trabalhador temporário para nove meses já estava valendo por meio de portaria do governo de 2014. No entanto, após a sanção desse projeto de lei aprovado na quarta-feira pela Câmara, o novo prazo vira lei.

Qual é a avaliação que fazem da aprovação da terceirização?

Críticos da proposta enxergam na possibilidade de terceirização da atividade-fim uma abertura generalizada que precarizará uma modalidade de trabalho já fragilizada.

Favoráveis ao texto, no entanto, afirmam que a regulamentação trará segurança jurídica e terá resultados na geração de emprego, razão pela qual o tema ganhou o interesse do Palácio do Planalto.

Fonte: Carlos Santos

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055