martins em pauta

sábado, 12 de maio de 2018

JOVEM É ENCONTRADA MORTA DENTRO DE CASA NO CONJUNTO NOVA MOSSORÓ

Sábado, 12 de Maio de 2018

A jovem Barbara Misiara Rocha de Souza, 20 anos de idade, natural de Santana do Matos/RN, foi encontrada sem vida dentro de sua casa, localizada na Rua Fiat no Conjunto Nova Mossoró,no início da madrugada deste sábado 12 de maio de 2018, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar,que isolou o local até a chegada da perícia,o dono da casa ao chegar de viagem no início da madrugada,encontrou sua esposa caída no interior da residência e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192.
Uma equipe da Unidade ALFA com Suporte Avançado foi ao local,onde constatou que a jovem estava em óbito e por identificar uma lesão em sua cabeça, solicitou a presença do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP),e da Delegacia de Plantão da Polícia Civil que realizaram procedimentos no local.
O corpo da jovem,foi periciado, removido e encaminhado ao setor de medicina legal para atestar a causa da morte.
O perito criminal Renildo Marcelino, informou que só o exame de necropsia pode identificar a causa da morte, mas que possivelmente Barbara tenha sofrido um infarto fulminante e a lesão na cabeça pode ter sido causada pela queda.
Ainda de acordo com a perícia, é possível que a jovem tenha morrido durante a tarde, tendo em vista que o corpo já apresentava rigidez. O delegado de plantão, Dr. Roberto Moura acompanhou os trabalhos da perícia e disse,que vai aguardar o resultado do exame cadavérico.
Nas redes sociais amigos lamentaram a partida precoce da jovem.


Fonte: Passando na Hora

99° Homicídio em Mossoró 2018: Cabeleireiro é executado dentro de casa no Abolição V

Sábado, 12 de Maio de 2018


A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, voltou a registrar homicídio depois de oito dias sem assassinatos. O crime com características de execução aconteceu na tarde deste sábado 12 de maio de 2018 na Avenida principal do Conjunto Abolição V.

A vítima, o cabeleireiro identificado como Wemeson Leocádio da Silva, 19 anos de idade, natural de Brasília/DF, foi morto com vários tiros dentro de sua casa.

Segundo informações repassadas pelo delegado de Plantão, Dr. Valtair Camilo de Paiva, que esteve com sua equipe no local, fazendo os primeiros levantamentos do crime, a vitima estava na calçada de casa quando dois indivíduos em moto Bros preta chegaram e começaram a atirar.

O jovem tentando escapar dos inimigos, correu para dentro de casa, mas foi perseguido e executado no interior da residência. 

Na fuga os criminosos se depararam com um popular, armado que atirou contra os mesmo. Os bandidos abandonaram a Bros que segunda a polícia tem queixa de roubo e fugiram em outra moto roubada de um comércio no local.


Ainda de acordo com o delegado Valtair, a família de Wemeson informou que ele vinha recebendo ameaças de morte e que por várias pediram que o mesmo fosse embora de Mossoró, para Brasília sua terra natal, mas ele insistia em ficar na cidade e acabou sendo assassinado. 


De acordo com o perito criminal Renildo Marcelino Wemeson Leocádio foi atingido com cerca de 06 tiros em várias partes do corpo. Após o trabalho de perícia no local do crime, o corpo da vítima foi recolhido e encaminhado ao setor de medicina legal do ITEP para ser necropsiado e depois liberado para sepultamento.

Com mais um homicídio registrado em MOssoró, a cidade passa a contabilizar 99 assassinatos neste ano de 2018. Mais um casa para a Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHM), investigar.




Bros com queixa de roubo usada no crime e abandonada pelos executores durante a reação de de um popular



Fonte: Fim da Linha

Homem morre em acidente na volta do velório do próprio pai no interior RN

Sábado, 12 de Maio de 2018

Homem dirigia van voltando do velório do pai no Sitio Poção em Martins-RN
acidente (Foto: Focoelho/cedida)

12 de MAIO 2018 - Um homem morreu em um acidente de trânsito quando voltava no velório do próprio pai na madrugada deste sábado (12). Ele dirigia uma van de Martins, no Oeste potiguar, para Macaíba, na Grande Natal. Outras dez pessoas seguiam no veículo, mas o motorista foi o único a morrer após a colisão.

O acidente aconteceu na BR-304, próximo à entrada da cidade de São Rafael, por volta das 3h da madrugada. A van bateu de frente com um caminhão que ia no sentido oposto. O condutor da van morreu na hora. A Polícia Rodoviária Federal acredita que o homem cochilou ao volante e acabou provocando a colisão

Das outras dez pessoas que iam no carro com ele, uma delas teve fratura na perna, e as outras nove apenas escoriações. As vítimas foram atendidas pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao Hospital Regional Nélson Inácio dos Santos, em Assu. O motorista do caminhão baú também não se feriu gravemente.







Fonte: Ideia e Fatos

Dois irmãos tem casa invadida e são assassinados a tiros na Comunidade de Miranda zona rural de Upanema RN

Sábado, 12 de Maio de 2018


A madrugada de hoje, sábado 12 de maio de 2018, foi violenta no município de Upanema distante 48 Km de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte com registro de um duplo homicídio.

O caso aconteceu por volta da 00h30min, na comunidade de Miranda, zona rural da cidade, onde dois irmãos foram assassinados a tiros.
Segundo informações do Sargento PM Alves, os dois irmãos identificados como, Edson Charles Sales, 22 anos de idade e Hércules Lopes, 19 anos de idade, tiveram sua casa invadida e foram mortos com vários tiros de calibres diferentes pelos criminosos.Uma das vítimas do duplo homicídio

Uma das vítimas ainda chegou a ser socorrida para o Hospital da cidade de Caraúbas, mas não resistiu e morreu a caminho da unidade hospitalar. A outra vítima teve morte no local.

A Polícia Militar fez o trabalho de isolamento do local do crime e acionou as equipes do ITEP e também da Delegacia de Plantão em Mossoró. 

A família dos dois rapazes não soube precisar, quantos atiradores invadiram a casa e participaram ação criminosa, nem conseguiram identificar em que tipo de veículo estava o grupo criminoso, que fugiu após o crime.

A Polícia ainda não tem informações sobre a motivação do duplo assassinato nem a identidade dos criminosos. O caso será investigado pela Delegacia de Policia Civil de Upanema.

Fonte: Fim da Linha

Vaca ajuda a desvendar homicídio motivado por sinal de wi-fi na Bahia

Sábado, 12 de Maio de 2018

Irmãos suspeitos de crime ainda roubaram moto da vítima. Animal "indicou" cova rasa.

O assassinato do gerente de uma fazenda em Aurelino Leal, no Sul da Bahia, foi descoberto com ajuda de uma vaca. Segundo o delegado Lane Andrade, titular da unidade policial do município, os policiais investigavam o desaparecimento do agrimensor Miguel Mário Oliveira Santos, 48 anos, que era gerente da Fazenda Probidade, quando chamou a atenção o fato de uma vaca estar roçando a pata em um monte de terra, próximo a um pé de caju.

"Achamos estranha a atitude do animal e começamos a escavar", contou o delegado, em entrevista ao Correio.

No local "indicado" pelo animal estava o corpo de Miguel Mário, que levou diversas facadas e teve a mão decepada e o pescoço cortado pelos seus assassinos.

O crime aconteceu em 21 de dezembro de 2017 e os assassinos tiveram mandado de prisão cumprido na última quarta-feira, 9.

Briga por wi-fi

Segundo Andrade, Reinan Oliveira da Silva, 20, Venício da Silva dos Santos,18, e um adolescente de 16 anos estavam usando drogas no dia do crime.

"Os maiores (de idade) disseram que o menor os incitou a brigar porque Miguel tinha desligado o sinal do wi-fi da fazenda e o tinham proibido de jogar futebol no campo da fazenda, já que ele não morava na propriedade", comentou o delegado. 

Reinan e Venício são filhos de um casal que trabalha na fazenda, enquanto o adolescente é amigo dos irmãos e mora na região.

Em um primeiro interrogatório na fase das investigações, os irmãos negaram ter conhecimento do crime. Mas, quando foram presos, confirmaram participação no homicídio.

Reinan teria entrado em luta corporal com Miguel e seu irmão Venício usou um facão para decepar a mão de Miguel e lhe cortar o pescoço. O menor teria desferido várias facadas no corpo do gerente da propriedade.

O corpo foi enterrado em uma cova rasa a 15 metros do imóvel. Após o crime, o trio limpou a residência, apagando os vestígios de sangue. 

Reinan e Venício vão responder por latrocínio, já que também roubaram a motocicleta do gerente. As facas e a motocicleta não foram encontradas pela polícia. Os dois não têm antecedentes criminais. Já o adolescente vai ser conduzido para ser ouvido, já que não existe medida protetiva expedida contra ele. 

A dupla está custodiada na carceragem policial de Aurelino Leal.

Madre de Deus: Polícia desmonta ‘central’ de câmeras do tráfico e prende dois homens

Sábado, 12 de Maio de 2018 

Foto: Divulgação / SSP-BA

Uma espécie de central de câmeras do tráfico em Madre de Deus, na Região Metropolitano de Salvador (RMS), foi descoberta por equipes da Coordenação de Operações Especiais (COE) e da 17ª Delegacia Territorial. A ação ocorreu nesta quinta-feira (11) durante a Operação Conhecer, Operar e Aproximar (COA) realizada contra a quadrilha liderada por Diego Vinícius Santana, o 'Uga Uga'. O acusado recentemente ameaçou policiais civis, após prisão da esposa. Dois homens também foram detidos, e um adolescente foi apreendido. Segundo a Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), as diligências se concentraram no bairro Caminho da Luz, na casa de Willian Vieira, gerente da quadrilha de Uga Uga. Com mandado de busca e apreensão, e apoio do Canil da COE com o cão Funk (cokspen), foram encontrados porções de cocaína e crack, balança, caderno de anotações, além de uma central de câmeras. Os equipamentos ficavam espalhados pelo bairro. No carro de Willian, modelo Ka, Funk achou também trouxas de maconha. Ainda no mesmo bairro, denúncias anônimas levaram as equipes até a casa de Daniel Jesus dos Santos, o 'Piscuila'. No imóvel, o cão encontrou mais porções de maconha. Em depoimento o criminoso confessou trabalhar para Uga Uga. Durante varreduras, na região, Hugo Santos de Queiroz foi preso e um adolescente apreendido também vendendo drogas. Os acusados e os materiais foram apresentados, na 17ª DT/Madre de Deus.

Casal morre em acidente de trânsito em Minas Gerais na véspera do casamento

Sábado, 12 de Maio de 2018 

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um casal morreu nesta quinta-feira (10) por conta de um acidente de trânsito em Minas Gerais na véspera do casamento. Segundo informações do G1, Luana Regina Alves, de 36 anos, e Rodrigo Nogueira, de 31, estavam em um veículo que bateu de frente com outro veículo em um trecho da MG-184, entre as cidades de Areado e Alterosa. A Polícia Militar informou que Luana morreu no local do acidente, enquanto Rodrigo chegou a ser encaminhado para um hospital, mas morreu durante o atendimento. O motorista do outro carro envolvido no acidente, Jorge Rocha, de 50 anos, também morreu após ser levado a um hospital. O casamento estava marcado para a manhã desta sexta.

Inverno chega ao fim e 15 cidades do RN estão secas

Sábado, 12 de Maio de 2018


O acumulado de chuvas nos primeiros meses do ano não foram suficientes para retirar todas as cidades do Rio Grande do Norte da situação de seca severa, destaca Aura Mazda, na Tribuna do Norte.

Faltando 20 dias para acabar o mês e a quadra chuvosa no semiárido – que vai de fevereiro a maio – 15 cidades de duas microrregiões permanecem em situação seca ou muito seca, de acordo com dados da Unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). Todas as cidades nesse cenário estão com abastecimento comprometido, 14 em rodízio e uma em colapso, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern).

As cidades onde menos choveu estão localizadas nas microrregiões Seridó Oriental e Serra de São Miguel e são elas: Currais Novos, Acari, Cruzeta, São José do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Santana do Seridó, São Miguel Encanto, Doutor Severiano, Coronel João Pessoa, Venha Ver, Luis Gomes, Major Sales, Riacho de Santana e Água Nova. De acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 131.459 pessoas residem nesses municípios.

VIA BLOG DO BG / O Natalense

Vigilância Sanitária do RN alerta sobre consumo de água não tratada

Sábado, 12 de Maio de 2018


A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa RN) faz um alerta à população sobre o risco do consumo de água não tratada, que pode ocasionar doenças como cólera, hepatites, diarreias e outras. A Suvisa é o órgão regulador que previne, elimina os riscos à saúde pública e esclarece o consumidor sobre os produtos aptos a circular no mercado.

De acordo com a Subcoordenadoria, no RN existem 25 marcas de água mineral e mais 14 marcas de água adicionada de sais e duas empresas de águas envasadas, sendo uma mineral e outra adicionada de sais produzidas fora do RN que estão habilitadas a comercializar seus produtos no território potiguar.

Somente as classes água mineral natural, água natural e água adicionada de sais são reconhecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e depois de captadas na fonte devem ser submetidas a um processo industrial finalizado pelo envase, rotulagem e vedação com tampa e lacre.

A legislação brasileira reconhece como ilegal o envase de água mineral, adicionada de sais ou água natural realizadas fora da indústria e sem quaisquer critérios de tratamento do produto e higienização das embalagens.

Segundo a Chefe do Setor de Alimentos da SUVISA/RN, Polyanna Dantas, “é importante esclarecer a população sobre as águas envasadas comercializadas no Estado, para preservar a saúde do consumidor.”

Fonte: O Natalense

Bolsonaro questiona relatório sobre ditadura: ‘Cadê os 104 mortos?’

Sábado, 12 de Maio de 2018

Foto: Agência Brasil

O deputado Jair Bolsonaro, pré-candidato à Presidência pelo PSL, desqualificou nesta sexta-feira o memorando da CIA que sugere que o ex-presidente general Ernesto Geisel soube e autorizou a execução de mais de uma centena de opositores políticos durante ditadura militar. Segundo ele, o ex-diretor William Egan Colby fez o relatório sem base comprovatória e questionou: “Cadê os 104 mortos?”.

— Quantas vezes você falou ali num canto que tem que matar mesmo, tem que bater, tem que dar canelada…Talvez esse cara tenha ouvido uma conversa como essa e fez o relatório e mandou. Agora, cadê os 104 mortos? — disse o parlamentar em entrevista à “Rádio Super”, de Minas Gerais.

Bolsonaro, que é capitão da reserva e defende o período da ditadura militar, disse ainda que a divulgação do documento tinha relação com sua pré-candidatura e comparou a acusação a mais uma polêmica sobre a disputa eleitoral:

— Voltaram a carga, né. Um capitão está para chegar lá, é o momento. Olha, foi um memorando de um agente, que a imprensa não divulgou. É um historiador que diz que viu, mas não mostrou. Tem que matar a cobra e mostrar o pau. Eu respondo de forma simples: quem nunca deu um tapa no bumbum de um filho e depois se arrependeu — disse, mais uma vez desqualificando o documento norte-americano.

GEISEL AUTORIZOU EXECUÇÕES, DIZ CIA

O memorando revela um encontro em 30 de março de 1974 entre Geisel com o general Milton Tavares de Souza e com o general Confúcio Danton de Paula Avelino, respectivamente os chefes de saída e chegada do Centro de Inteligência do Exército (CIE), à época. No encontro, também estava o general João Baptista Figueiredo, chefe do Serviço Nacional de Inteligência (SNI). Figueiredo, inclusive, sucedeu Geisel na Presidência em 1979.

Durante o encontro, segundo o documento, o general Milton Tavares de Souza, que estava deixando a chefia do CIE, informa a Geisel sobre a execução sumária de 104 pessoas feita pelo CIE durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, e pede autorização para continuar a “política” de extermínio no novo governo.

Bolsonaro disse ainda que as Forças Armadas evitaram que o Brasil tivesse uma guerrilha dentro do país como as Forças Armadas Revolucionáras da Colômbia (Farc) no Brasil.

— A questão da guerrilha do Araguaia. Ah, mataram 69. Esse pessoal foi para aquela região não foi à toa. Eles ocupavam lugares pobres para esse tipo de revolução. Se tivéssemos agido como a Colômbia, com humanismo ao tratar esse foco de guerrilha no coração do Amazonas, conhecido como guerrilha do Araguaia, nós teríamos no coração do Brasil uma Farc. E graças aos militares daquela época não temos uma Farc no coração do Brasil — argumentou.

Em nota divulgada na noite de quinta-feira, o Exército Brasileiro afirma que os documentos relativos à atuação do CIE e de outros órgãos no Brasil não existem mais, e que por isso não pode confirmar a veracidade dos fatos contidos no documento da CIA.

“O Centro de Comunicação Social do Exército informa que os documentos sigilosos, relativos ao período em questão e que eventualmente pudessem comprovar a veracidade dos fatos narrados, foram destruídos, de acordo com as normas existentes à época — Regulamento da Salvaguarda de Assuntos Sigilosos (RSAS)”, diz a nota.

O Globo / Blog do BG

Farmácia Popular: Ministério da Saúde quer distribuir mais remédios gratuitos

Sábado, 12 de Maio de 2018 

por Lígia Formenti | Estadão Conteúdo
Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde estuda uma nova mudança no programa Farmácia Popular, que envolve a distribuição de remédios sem custo ou de preço reduzido para o cidadão. Uma das propostas é estender a gratuidade para os 42 produtos que fazem parte do programa. Hoje, 26 deles já são distribuídos sem nenhum custo para o consumidor. As alterações, no entanto, são criticadas pelo setor farmacêutico. A estratégia de estender a gratuidade para todo o Farmácia Popular tem como objetivo permitir que os gastos do programa possam ser levados em consideração para o cálculo do mínimo que tem de ser gasto pela União para a área da Saúde. Hoje, como em 16 produtos há copagamento do consumidor, que arca com 10% do preço do produto, essa despesa não pode ser considerada como gasto em saúde. A extensão da gratuidade para outros 16 medicamentos seria ainda uma alternativa para o ministério tentar compensar o crescente gasto com o programa. O raciocínio é: se a despesa é inevitável, que ele possa, pelo menos, ser considerado como gasto em saúde. Ao mesmo tempo, a pasta quer reduzir os custos. Cálculos do setor produtivo indicam que o gasto com o Farmácia Popular cresceu 274% entre 2011 e o ano passado. De acordo com o ministério, dos R$ 2,8 bilhões do Farmácia Popular, apenas R$ 1,2 bilhão é empregado na compra de medicamentos. Aproximadamente R$ 800 milhões são usados para pagar impostos e os R$ 800 milhões restantes, para pagar o setor varejista. No programa, farmácias credenciadas podem vender remédios contidos em uma lista preparada pelo ministério com descontos de 90%. Alguns medicamentos para asma, hipertensão e diabetes são dados de forma gratuita. O valor da diferença ou o preço total, no caso dos remédios gratuitos, é pago pelo Ministério da Saúde. O problema é que, com essa transação, o governo acaba arcando indiretamente impostos que o setor varejista paga para Estados. Para tentar evitar esses impostos, a alternativa estudada é que a pasta se encarregue de fazer a compra para distribuição nas farmácias credenciadas. A ideia se assemelha a que foi cogitada pelo ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB), mas abandonada por esbarrar em problemas jurídicos. O Farmácia Popular é um dos programas federais de saúde com mais popularidade na classe média. Ministro da Saúde que assumiu há pouco mais de um mês, Gilberto Occhi, já começou a sondar o setor produtivo. O presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), Nelson Mussolini, avisou ser contrário. "A coparticipação existe em todos os países e evita desperdícios", defendeu. "Hoje, todos podem participar do programa. Basta ter uma receita, seja de médico particular ou da rede pública", observou Sérgio Mena Barreto, da Associação Brasileira da Rede de Farmácia e Drogaria (Abrafarma). "Já alertamos que a mudança é insustentável. Vai haver descredenciamento em massa assim que as farmácias esgotarem seus estoques e tiverem de fazer novas compras".

Ex-vereador do PT é denunciado por tentativa de homicídio em frente ao Instituto Lula

Sábado, 12 de Maio de 2018 

Foto: Agência Brasil/Elaine Patrícia Cruz

O ex-vereador do PT, Manoel Eduardo Marinho, de Diadema (SP), foi denunciado juntamente com seu filho Leandro Eduardo Marinho, pelo Ministério Público do estado nesta quarta-feira (9), por tentativa de homicídio contra Carlos Alberto Bettoni, praticada em frente ao Instituto Lula. De acordo com a Folha de S. Paulo, Bettoni, que é empresário, foi agredido após insultar o senador Lindbergh Farias. Ele foi empurrado, bateu a cabeça no para-choque de um caminhão e sofreu um traumatismo craniano. De acordo com a promotoria, os dois não prestaram socorro ao empresário "assumindo o risco de que a morte pudesse ocorrer". Eles são foram indiciados por tentativa de homicídio por motivo torpe e meio cruel. Bettoni foi operado e permaneceu internado por mais de 20 dias na UTI do hospital São Camilo, em São Paulo. No final de abril, foi para casa, com restrições de autonomia.

TSE nega pedido de representante para Lula em sabatinas com pré-candidatos

Sábado, 12 de Maio de 2018 

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, nesta sexta-feira (11), o pedido do PT para garantir a participação de um representante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sabatinas feitas pela Folha de S. Paulo, UOL e SBT com os seis pré-candidatos à Presidência. Segundo a Carta Capital, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) foi ventilado com mais outros quatro nomes do partido para representar o ex-presidente que está preso em Curitiba nas entrevistas. A decisão foi do ministro Og Fernandes, responsável pelo julgamento de representações sobre a campanha eleitoral de 2018, que negou a liminar por considerar que a questão não é urgente. O ministro vai levar o caso ao plenário do TSE, já que essa é uma situação sobre a qual a Corte eleitoral nunca se manifestou. No pedido, o PT reclama que Lula não foi convidado para participar das sabatinas e isso seria uma afronta ao artigo da Lei das Eleições que prevê tratamento isonômico a todos os candidatos. Og Fernandes, no entanto, rebateu alegando que não há dispositivo legal que garanta a participação de um representante de pré-candidato nos casos em que este não possa participar. O ministro ainda defende que o PT não estará impedido, caso o plenário do TSE decida pela procedência da representação, indicar alguém para ser entrevistado no lugar de Lula futuramente.

Ministro do TSE diz que voto impresso é inconstitucional



Foto: Reprodução / UOL

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga solicitou em debate na capital paulista nesta sexta-feira (11) que a Corte julgue inconstitucional a implementação do voto impresso nas eleições, de acordo com informações do Estadão. Segundo Gonzaga, o dispositivo que imprime e salva o voto na urna eletrônica, sem exibir o comprovante, pode ter falhas e invalidar o voto de sessões eleitorais no país. "Vamos gastar R$ 2 bilhões, isso me deixa doente, para bater palma para perdedor. Isso não entra na minha cabeça, não convém à democracia e, para mim, é inconstitucional", declarou. Para o ministro, o voto impresso é um problema ainda maior do que as "fake news". Ainda de acordo com o magistrado, um mesário poderia abrir o dispositivo para verificar o erro e violar o sigilo do voto do eleitor.

MP-SP afirma que Alckmin pediu que inquérito fosse tirado de promotor

Sábado, 12 de Maio de 2018 

por Fabio Leite e Luiz Vassallo | Estadão Conteúdo
Foto: Agência Brasil

O Ministério Público de São Paulo informou nesta quinta-feira (10), que partiu do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) o pedido para que o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, retirasse das mãos do promotor do Patrimônio Público o inquérito civil que investiga o tucano por suspeita de improbidade administrativa nos supostos pagamentos de R$ 10,3 milhões via caixa 2 delatados pela Odebrecht. Segundo o MPE, Alckmin apresentou uma petição a Smanio alegando que o caso se circunscreve à esfera eleitoral e que a atribuição para investigar eventual improbidade administrativa é do procurador-geral. Smanio acolheu e pedido e solicitou, na terça-feira passada, a "remessa imediata" do inquérito para "avaliar e decidir" quem tem a competência para investigar o ex-governador. Apesar do pedido para que o inquérito saísse da promotoria, Alckmin afirmou nesta quinta que não teme a investigação. "Para mim não tem problema, eu nem foro privilegiado tenho", disse o tucano, durante visita a uma feira do setor supermercadista na capital paulista. "Sou contra essa coisa de privilégio, já prestei contas e, se precisar, a gente presta de novo, nenhum problema", completou. A requisição do inquérito foi criticada pelo promotor Ricardo Manuel Castro, que era o responsável pela investigação e disse que "não abdica da sua atribuição". Ele classificou a decisão como "avocação indevida" da investigação e encaminhou nesta quinta uma representação ao Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília, para suspender a decisão de Smanio e reaver o inquérito de Alckmin. O pedido será analisado pelo conselheiro Marcelo Weitzel. Castro argumentou que, após renunciar ao governo, no dia 6 de abril, para disputar a Presidência da República, Alckmin perdeu não apenas o foro privilegiado na esfera criminal como também a prerrogativa de ser investigado pelo procurador-geral na área cível. Nesta quinta-feira, o procurador Áureo Lopes, do Ministério Público Federal, lançou uma campanha na internet pedindo para que Smanio devolva o inquérito ao promotor. Com mais de 100 assinaturas, o manifesto diz que a "interferência é vedada pela Constituição". A bancada do PT na Assembleia Legislativa também representou contra Smanio no Conselho Superior do MP paulista. Em nota, o procurador-geral afirmou que a contestação do promotor "carece de fundamentação porque não houve avocação" do inquérito e que compete a ele definir questionamentos sobre a atribuição de investigação no MP estadual. A assessoria de Alckmin informou que o caso "não se trata de improbidade administrativa e o subprocurador-geral da República, Luciano Maia, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já decidiram que o caso é de cunho exclusivamente eleitoral".

Gilmar Mendes ordena soltura de Paulo Preto, apontado como operador do PSDB

Sábado, 12 de Maio de 2018 

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, deu liberdade a Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, apontado pela Operação Lava Jato como operador de propinas para o PSDB. A informação é do jornal Folha de S. Paulo. Ex-diretor da Dersa, Paulo Preto foi preso pela Polícia Federal no começo de abril, por suspeita de coagir uma mulher acusada no processo que investiga desvio de recursos de R$ 7,7 milhões da empresa entre 2009 e 2011 (governos José Serra e Geraldo Alckmin). O montante era destinado ao realojamento de famílias desalojadas pela Dersa para a construção do Rodoanel, obra realizada na gestão do tucano José Serra (2007-2010). O Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo pediu a prisão preventiva de Souza e outros quatro suspeitos por formação de quadrilha, peculato e inserção de dados falsos em sistema público de informação. O ex-diretor da Dersa foi citado por sete delatores das empresas Odebrecht, Andrade Gutierrez e pelo operador Adir Assad, que o apontaram como operador de José Serra (PSDB-SP) em desvio de recursos da obra viária. Ele apareceu em depoimentos de outros três executivos da OAS e da Queiroz Galvão que negociam acordo com procuradores.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Em Caraúbas mulher vai visitar interno na Cadeia Pública com documento falso e acaba presa.

Sexta, 11 de Maio de 2018

Icem Caraubas

Cardydja Rachell de Oliveira Sousa, de 22 anos, natural de Mossoró foi presa no início da tarde desta sexta feira 11 de maio, ao tentar entrar com documento falsificado para visitar um detento na

Cadeia Pública "Manoel Alves Pessoa Neto" em Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte. 
Ela confessou que queria entrar na unidade prisional para visitar o interno Antônio Misael Barbalho. De acordo com a direção do presídio, a jovem já tem um cartão de visita da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio em Mossoró, onde fazia visita ao interno José Odorico da Silva Júnior. 

O diretor da Cadeia Pública, Sérgio Ildefonso Gomes, informou que quando ela tentou fazer uma carteira de visita como companheira de Antônio Misael, os agentes fizeram um levantamento e ao cruzarem os dados foi descoberto a farsa.
Foi constatado que ele também tem outro documento como companheira de José Odorico, sendo que os dois documentos contem endereço diferentes.

Além de ser comprovado duas uniões estáveis e dois comprovantes de residências falsos, Cardydja Rachell vai responder por falsificação de documentos públicos e crime de bigamia.

Os agentes penitenciários conduziram a acusada para a Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, onde foi ouvida pelo delegado titular, Dr. Cristiano Othon, que encaminhou a mulher para o Pavilhão Feminino da Penitenciária Mário Negócio, em Mossoró.


Fonte: Fim da Linha

Traficantes matam moradores de comunidade em Aquiraz que desobedeceram a ordem de abandonar suas casas

Sexta, 11 de Maio de 2018


Dois moradores da localidade de Machuca, na zona rural do Município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram mortos nos últimos três dias. Eles teriam resistido à ordem de traficantes de drogas, membros de uma facção criminosa, para abandonar suas casas. As ameaças dos bandidos começaram a ser concretizadas no fim de semana quando um morador foi seqüestrado de sua residência e executado, a tiros, numa estrada daquela comunidade. Menos de 24 horas depois, ocorreu um segundo assassinato.

Moradores foram surpreendidos com a chegada dos criminosos naquela localidade na semana passada e receberam o aviso de que teriam prazo para abandonar suas residências, caso contrário, seriam mortos. E fopi o que acabou acontecendo. Na noite da última segunda-feira (7), por volta de 2125, bandidos invadiram uma das casas e seqüestraram o morador, identificado apenas por Emerson. Ele foi levado para um matagal nas margens da Estrada do Jucurutu, e assassinado cruelmente, a tiros de pistola.

Na terça-feira (8), por volta de 19h40, outro assassinato ocorreu no mesmo local, onde o corpo de um homem foi encontrado com marcas de tiros, conforme atestou a Perícia Forense (Pefoce).

A comunidade está em pânico e as autoridades ainda não se pronunciaram acerca do caso. Segundo os moradores a Estrada do Jucurutu, na verdade, é a Avenida Geovana Jucurutu. No local está sendo construído um residencial de luxo. Mesmo assim, os bandidos estão expulsando os moradores para se estabeleceram no Município.


7º BPM vem realizando várias abordagens em toda sua área através da “Operação Alto Oeste Integrado”

Sexta, 11 de Maio de 2018


Visando combater a criminalidade, o 7º BPM sediado em Pau dos Ferros cumprindo diretrizes do Ten. Cel. Davi Cavalcanti vem realizando periodicamente várias abordagens, com fito da prevenção de delito contra a vida (CVLI) e contra o patrimônio (CVP); Coibir o porte ilegal de armas de fogo; Inibir o uso e tráfico de drogas; Capturar foragidos da Justiça; Recuperar veículo automotor furtado, roubado, adulterados e clonados.

Na manhã desta quinta-feira(10) no horário compreendido de 08h30 as 10h foi realizado mas uma ação da “Operação Alto Oeste Integrado” nas cidades de Rafael Fernandes, Água Nova e José da Penha, sob o comando do sargento Divanildo e coordenada pelo comandante do 7º BPM, Ten. Cel. Cavalcanti. 


Segundo o comandante do Batalhão as ações policiais estão sendo intensificadas em pontos estratégicos em área urbana e rural, com abordagens a pessoas e bares em atitude suspeita, vistoria veicular, consulta de veículos pela placa e coibindo atos infracionais praticados por adolescentes.




"VIGILANTIS SEMPER!" Nosso Paraná RN

AOS 17 ANOS, CADEIRANTE DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE, SONHA EM SER PM

Sexta, 11 de Maio de 2018


Com 17 anos de idade, e já cursando o 3º ano do ensino médio, Daniel Lima, como é conhecido nas redes sociais, mora na pacata cidade de Paraú, terra com pouco mais de 4 mil moradores. O jovem é cadeirante e carrega no seu peito, a força de vontade e desejo de integrar a polícia militar do estado do Rio Grande do Norte.

Sonhador, estudioso e inteligente, Daniel tem enfrentado barreiras do preconceito por ser cadeirantes, e mesmo perante ao preconceito, ele nunca desistiu de caminhar e retirar de seu caminho, as dificuldades que já enfrentou.

Conversando conosco, Daniel revelou que seu maior sonho é compor a equipe de policiais militar do estado, e principalmente, poder realizar ações efetivas da polícia no cotidiano, que é combater a criminalidade nas ruas.

Durante festa de réveillon em 2016/2017, na cidade de Paraú, Daniel teve a satisfação de conhecer o Cabo PM Jeferson, que é indegrante da Força Tática, núcleo preparado para ações extrema.

Além de cursar o 3º ano, Daniel também faz cursinho na cidade de Assú, onde prevalece a sua inteligência e o desejo de aprender ainda mais. Ele sonha em integrar a equipe de segurança pública, para combater os crimes.

Daniel, tem uma moto adaptada adequadamente para ele, onde ele consegue andar pelas ruas de Paraú, e principalmente, frequentar a Igreja evangélica e praça central, com os amigos.

O comandante do destacamento local, Sargento PM Silva, é amigo de Daniel, e sempre tem dado forças para o garoto continuar e persistir em seu sonho. No perfil de Daniel, o comandante do destacamento local, reconhece que o garoto é um guerreiro, por enfrentar as barreiras do preconceito, mediante a uma sociedade que julga pela aparência, sem conhecer o carácter e inteligência de terceiros.

O futuro policial, leva uma vida normal, mora numa casa com a mãe, pai e um irmão, e todos apoiam a força de vontade e desejo do garoto de seguir na cúpula da segurança. Daniel ainda não conhece o 10º Batalhão da Polícia Militar, com cede na cidade de Assú, nem também a delegacia de polícia civil de Assú.

Quando consegue vê uma ocorrência com a presença de dezenas de policiais, Daniel se inspira e já imagina estar no local, junto com os companheiros, atendendo os chamados.
Desejamos boa sorte ao garoto, e que nunca desista de seus sonhos mesmo perante as dificuldade e obstáculos que a vida coloca no caminho. A cada pedra destruída, é sinal que está preparado para seguir no caminho que escolheu.


Assú Notícia / Passando na Hora

Alertar sobre blitz nas redes sociais é crime

Sexta, 11 de Maio de 2018






















Com a popularidade das redes sociais, muitos motoristas usam suas contas para divulgar localidades e horários de blitz para outros condutores. O que nem todos sabem é que essa prática é considerada criminosa segundo o artigo 265 do código penal.
Entenda melhor no áudio:


VIA PORTAL BO / O Natalense

Semiaberto no RN tem média de 57 fugas por mês, destaca reportagem

Sexta, 11 de Maio de 2018


O sistema prisional do Rio Grande do Norte contabiliza 1.188 pessoas cumprindo pena em regime semiaberto, sendo que 1.020 utilizam tornozeleira eletrônica, reporta Yuno Silva, na Tribuna do Norte.

Em Natal, cerca de 800 apenados usam o equipamento monitorado a partir de coordenadas de GPS – tecnologia que permite que condenados não precisem se apresentar todas as noites em uma unidade carcerária.

Em uma conta simples, 168 presos com direito à progressão da pena, em todo o Estado, ainda dormem na cadeia, ou pelo menos deveriam.

O acumulado de foragidos do regime semiaberto em 2018 alcança 228 (19,19% do total), com média mensal de 57 fugas: 16 presos romperam, desligaram ou deixaram de carregar a bateria da tornozeleira eletrônica; enquanto os outros 41 apenados, que deveriam se dirigir todos os dias a uma unidade carcerária, simplesmente não se apresentam.

Veja a matéria completa está aqui.


Fonte: O Natalense

Rio Grande do Norte tem mais de R$ 2 milhões em fraudes no Seguro-Desemprego

Sexta, 11 de Maio de 2018


O Rio Grande do Norte teve 366 requerimentos bloqueados pelo Ministério do Trabalho desde a entrada em operação do sistema de Detecção e Prevenção à Fraude no Seguro-Desemprego (Antifraude), em dezembro de 2016. Até abril de 2018, o estado registrou mais de R$ 2 milhões em fraudes. “São recursos que estavam sendo desviados por quadrilhas em Pernambuco. Mas a fiscalização com o sistema Antifraude está impedindo a ação desses criminosos e preservando o direito dos trabalhadores”, afirmou o ministro do Trabalho, Helton Yomura.

O maior número de casos foi registrado em Natal, a capital do estado, onde 286 fraudes bloqueadas totalizaram um valor de R$ 1,7 milhão. Depois, destacaram-se os casos de Apodi, com 29 fraudes que chegaram a R$ 156,2 mil; Pau dos Ferros, que teve 24 requerimentos bloqueados, chegando a R$ 109 mil; e Açu, que em 13 fraudes bloqueadas atingiu R$ 57,4 mil. Todas as 366 fraudes do Rio Grande do Norte ocorreram na modalidade Emprego Formal.
Nacional

Em todo o Brasil, o sistema de Detecção e Prevenção à Fraude no Seguro-Desemprego (Antifraude) implantado pelo Ministério do Trabalho (MTb) em dezembro de 2016 já proporcionou uma economia de quase R$ 1 bilhão aos cofres públicos até abril de 2018. Com quase 62 mil requerimentos bloqueados nesse período, o Antifraude chega perto de R$ 313,7 milhões em fraudes bloqueadas em todo o Brasil. “Esses recursos seriam levados por quadrilhas organizadas que, ao longo do tempo, fraudaram e roubaram o dinheiro dos cofres públicos, mas agora elas estão sendo identificadas e interceptadas, com o uso da tecnologia de ponta”, afirma o ministro do Trabalho substituto, Helton Yomura.

Implantado no âmbito da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE), o sistema Antifraude é uma solução de análise, que utiliza tecnologia de ponta para colher dados, informações e conhecimentos, subsidiando o processo de detecção de indícios de fraudes, conluios e riscos associados à gestão de recursos do Seguro-Desemprego, em todas as suas modalidades – Emprego Formal, Doméstico, Pescador e Bolsa Qualificação.

O secretário-executivo do MTb, Leonardo Arantes, explica que esta solução também inclui funcionalidades e recursos tecnológicos para auxiliar e alavancar as atividades de controle quando há manipulação, análise e tratamento de grandes volumes de dados. “Assim, construímos no Ministério do Trabalho uma Arquitetura de Informação, tipo Big Data, para combate à fraude”, diz Arantes.

A economia total, no montante exato de R$ 965.589.391,00 até agora, inclui a soma de R$ 313.695.406,00 em fraudes já bloqueadas e R$ 651.893.985,00 em ilícitos previstos. No primeiro caso, a fraude já ocorreu, mas o MTb conseguiu impedir o pagamento de parcelas previstas; no segundo, são consideradas fraudes evitadas desde o início do projeto, além de uma projeção da Coordenação do Seguro-Desemprego de ilícitos que seriam cometidos nos próximos 12 meses, mas que foram impedidos com o uso da tecnologia. “A previsão é de chegar ao total de R$ 1 bilhão em economia para os cofres públicos em breve”, explica o ministro Helton Yomura.

Desde a criação do sistema, o Ministério do Trabalho, em conjunto com a Polícia Federal, já deflagrou cinco operações de combate a fraudes no Seguro-Desemprego, que resultaram em 31 prisões.

VIA G1/RN / O Natalense

PT vai ao TSE para ter representante de Lula em sabatina de presidenciáveis

Sexta, 11 de Maio de 2018

(Foto: André Coelho / Agência O Globo)

O PT ingressou com representação no Tribunal Superior Eleitoral, com pedido de liminar, para garantir a presença de um representante do partido na série de entrevistas com os pré-candidatos a presidente realizada pelo SBT, pelo portal UOL e pelo jornal “Folha de S.Paulo”. Assinada pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o documento argumenta que, como líder nas pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o direito de ter um representante seu, indicado pelo partido, participando das sabatinas.

Lula está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril e cumpre pena de 12 anos e um mês pelo caso do tríplex do Guarujá. Os advogados do ex-presidente tentam na Justiça reverter a prisão, uma vez que a pena foi confirmada em segunda instância mas ainda não transitou em julgado nas cortes superiores.

O PT afirma que a falta de convite à candidatura petista demonstra falta de isonomia e que, apesar das “condições adversas que hoje impedem a locomoção do seu candidato”, espera que as empresas cumpram o tratamento isonômico viabilizando a presença de um representante. No documento, o partido afirma ainda que o representante de Lula deve ser negociado com os organizadores da sabatina.

Em reportagem na qual informou ter recebido carta do PT pedindo a participação de um representante de Lula na sabatina, a “Folha de S.Paulo” afirmou que “entende que a candidatura é pessoal, e o nome apontado pelo partido como seu candidato não pode participar da sabatina porque está preso”.

O Globo 

Prazo de renovação do Fies é adiado para 25 de maio


Sexta, 11 de Maio de 2018

Resultado de imagem para imagens do Fiess
O prazo para renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre deste ano foi adiado mais uma vez e se encerra no dia 25 de maio. O prazo final para a renovação seria nesta quinta (10). A nova data foi definida em portaria publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Os contratos do Fies precisam ser aditados todo semestre. O pedido é feito inicialmente pelas instituições de ensino e depois as informações devem ser validadas pelos estudantes pela internet no Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil (SisFies). Neste semestre, cerca de 1,1 milhão de contratos devem ser renovados.

No caso das renovações que tenham alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro – Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal – para concluir a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Inicialmente, os estudantes tinham até o dia 30 de abril para fazer a renovação, o prazo foi prorrogado até hoje e agora estendido mais uma vez até o dia 25 de maio pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Os estudantes que ingressaram no programa a partir de 2018 aderiram ao Novo Fies que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Agência Brasil / Blog do BG

Cervejaria Petrópolis parcela dívida com o Rio: terminará de pagar em, acredite, 2 mil anos


Sexta, 11 de Maio de 2018


‘Oi, Jesus’

Está nas mãos do desembargador Maldonado de Carvalho, da 1ª Câmara Cível do Rio, um requerimento da Procuradoria-Geral do Estado do Rio pedindo reconsideração de uma medida de parcelamento de dívida da Cervejaria Petrópolis com o fisco fluminense, no valor de R$ 1.104.318.250,13.

Segundo a PGE, nesse ritmo atual, o débito será quitado… em 2.097 anos, sete meses e meio.

Ou seja…

“Será o ano 4.105 depois de Cristo”, diz um trecho da representação da PGE.

Ancelmo Gois – O Globo / Blog do BG

Jungmann diz que vereador, policial militar e ex-PM estão entre os investigados no caso Marielle

Sexta, 11 de Maio de 2018

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse nesta quinta-feira (10) que entre os investigados no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco estão o vereador Marcello Siciliano (PHS), um policial militar e o ex-policial militar Orlando Oliveira de Araújo, que está preso acusado de chefiar uma milícia. Segundo o ministro, a investigação está chegando ao fim.

De acordo com informações obtidas pelo jornal “O Globo”, uma testemunha contou à polícia que o vereador e o ex-PM queriam a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL). O vereador e o ex-policial militar negam participação no crime.

Durante entrevista concedida após a primeira reunião da Câmara Intersetorial de Prevenção Social e Segurança Pública, o ministro foi indagado se os três estavam entre os investigados.

“Eu disse lá atrás que tudo apontava para as milícias, não estou dizendo que são esses especificamente. O que eu posso dizer é que esses e outros são investigados e que a investigação do caso Marielle está chegando à sua etapa final, e eu acredito que em breve nós devemos ter resultados”, disse o ministro.

Sobre a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, Jungmann disse que a percepção de mudança “ainda não alcançou a maioria da população, mas as medidas saneadoras estão sendo tomadas e elas vão apresentar resultados”.

Ele falou que, de acordo com o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), o projeto que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) será votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na próxima semana.

G1

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055