martins em pauta

sábado, 19 de maio de 2018

Quadro clínico do delegado Maurílio Pinto é considerado muito grave

Sábado, 19 de Maio de 2018

Imagem do Google
Resultado de imagem para imagen de Maurilio pintoO quadro clínico do delegado aposentado Maurilio Pinto piorou muito nas últimas horas. O blog foi informado que as infeções que o acometem gravemente há cerca de um mês avançaram e que o seu estado é considerado muito grave.

Maurilio Pinto está internado em uma UTI da Casa de Saúde São Lucas lutando contra as infecções provocadas pela diabetes. Há cerca de um mês, ele precisou amputar um dedo, mas a infecção não regrediu com os antibióticos e foi necessária a amputação da perna esquerda. Pelas informações que o blog teve acesso, as complicações decorrentes da diabetes pioraram o quadro de saúde.

Amigos e familiares estão em campanha de doação de sangue há aproximadamente uma semana. A doação pode ser feita na Hemovida, situado na avenida Nilo Peçanha, 199, em Petrópolis. Antes da coleta é necessário informar quem é o beneficiado.

Com 49 anos de serviço prestado à Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Maurílio Pinto de Medeiros, encerrou aos 70 anos suas atividades, encerrando aposentadoria compulsória na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap). Também conhecido por ‘Xerife’, ele foi responsável pela prisão de centenas de criminosos de alta periculosidade e atuou com êxito na elucidação de vários casos de repercussão pública, a exemplo de resgates de sequestrados no Estado.

Fonte: Blog do BG

Venezuela fecha fronteira com o Brasil na véspera da eleição

Sábado, 19 de Maio de 2018 

por Igor Gadelha, colaborou Lu Aiko Otta | Estadão Conteúdo
O presidente Nicolás Maduro é candidato à reeleição | Foto: Reprodução / Twitter


A Venezuela fechou as fronteiras com o Brasil desde as 21 horas da sexta-feira (18) até as 6 horas da próxima segunda-feira (21), informou neste sábado o Ministério das Relações Exteriores. Segundo o Itamaraty, a informação sobre o fechamento foi repassada pela embaixada do Brasil em Caracas, capital do país vizinho. As fronteiras foram fechadas na véspera das eleições presidenciais na Venezuela, que estão previstas para este domingo (20). O pleito ocorrerá em meio à grave crise econômica e humanitária pela qual o país passa, o que tem provocado aumento do fluxo migratório de venezuelanos para países vizinhos, entre eles, o Brasil. O atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é candidato à reeleição. Ele lidera as pesquisas de intenção de voto. A maioria dos opositores dele não poderá participar do pleito, pois estão presos, exilados ou não conseguiram registrar suas candidaturas. O Brasil e outros 11 países que compõem o chamado "grupo de Lima" fizeram, na última segunda-feira (14), um apelo para que a Venezuela adie a eleição presidencial, por considerar que o processo é "ilegítimo" e "carece de credibilidade". Na avaliação do grupo, as eleições não devem ser realizadas porque "foram convocadas por uma autoridade ilegítima, sem a participação de todos os atores políticos venezuelanos, sem observação internacional independente e sem as garantias necessárias para um processo livre, justo, transparente e democrático".

Taxa para inscrição no Enem pode ser paga até a próxima quarta

Sábado, 19 de Maio de 2018

Foto: Agência Brasil

Após o término das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), às 23h59 desta sexta-feira (18), os estudantes têm até a próxima quarta-feira (23) para pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU). Os alunos de escolas públicas são isentos do pagamento. Para os demais, o valor da taxa é de R$ 82 e pode ser pago em agências bancárias e dos Correios, internet banking e lotéricas. No caso dos concluintes do 3º ano do ensino médio da rede pública, o sistema de inscrição dará a isenção automaticamente, mesmo que o candidato tenha se esquecido de solicitá-la antes. Segundo a Agência Brasil, até as 23h desta sexta, mais de 6 milhões de candidatos estavam inscritos para a prova do Enem. O Enem, além de avaliar o desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do ensino médio, é uma ferramenta que ajuda na seleção de candidatos a ingressar no ensino superior e a ter acesso a programas do governo federal como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. Os resultados serão divulgados em janeiro.

"Alto Oeste Integrado" segue com abordagens em Pau dos Ferros-RN

Sábado, 19 de Maio de 2018





Mas uma ação policial coordenada pelo comando do 7º BPM, realizada em Pau dos Ferros, transcorrendo dentro da normalidade.

Fonte: Nosso Paraná RN

Mais um preso de justiça volta pra cadeia por danificar a tornozeleira eletrônica em Mossoró-RN

Sábado, 19 de maio de 2018

Na manhã deste sábado, 19 de maio de 2018, O Grupo de Escolta Penal (GEP), capturou o preso de justiça, Leandro Magno da Silva, 33 anos de idade, auxiliar de mecânico, residente na Travessa General Péricles na Ilha de santa Luzia em Mossoró.

O apenado que recebeu o benefício da Justiça para o uso da tornozeleira eletrônica e ficar em prisão domiciliar violou, desde o dia 07 desse mês, as regras impostas para os internos que recebem esse banefícioi do uso da tornozeleira, ou seja danificou o equipamento.

O GEP recebeu informações do setor administrativo da Penitenciaria Mário Negócio de que a Central de Monitoramento Eletrônico - CEME havia comunicado sobre o rompimento da tornozeleira eletrônica do apenado.

Durante buscas realizadas pela equipe do Grupo de Escolta Penal o preso de justiça foi localizado e capturado. Após ser preso o mesmo foi conduzido para a unidade penal onde ficará a disposição da justiça.

Leandro Magno foi condenado pela justiça pelo crime de violência doméstica contra a mulher e depois de passar vários anos na cadeia, recebeu o benefício de ficar em regime semiaberto, mas como o regime foi extinto na Penitenciária Mário Negócio ele ganhou o direito de ficar preso em casa, sendo monitorado pela Tornozeleira eletrônica.

Como a Central de Monitoramento detectou a violação do equipamento, comunicou a administração da unidade prisional, que de imediato determinou sua captura.



Fonte: Fim da Linha

Detento engole cinco celulares e passa por cirurgia em Minas Gerais

Sábado, 19 de Maio de 2018

Presidiário disse que ingeriu os aparelhos, mais duas baterias e um carregador durante o saidão do Dia das Mães.


Um presidiário de 31 anos da cadeia de Formiga, município localizado no Centro-Oeste de Minas Gerais, precisou ser socorrido após engolir cinco celulares, dois carregadores e uma bateria. Ele começou a sentir fortes dores no estômago, náuseas e vômito dentro da unidade prisional da cidade, na tarde essa quinta-feira (17/5).

Procurou atendimento médico na cadeia e confessou ter ingerido os aparelhos durante o saidão do Dia das Mães, no domingo (13). O homem esperava conseguir vomitá-los, mas não conseguiu. Como o plano falhou, teve de ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Formiga, onde passou por um exame de raio-X.

Os exames confirmaram que os aparelhos estavam dentro da barriga dele. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para transferi-lo até Belo Horizonte. Isso porque o homem poderia sofrer uma obstrução, além de ser contaminado pela bateria. Ele precisou passar por uma cirurgia de urgência no Hospital João XXIII. O estado de saúde do presidiário não foi divulgado.

Com informações do site BHAZ

STF manda soltar 11 narcotraficantes condenados no Ceará

Sábado, 19 de Maio de 2018

A quadrilha, segundo a Polícia Federal, traficava drogas, contrabandeava armas, desviava insumos químicos e lavava dinheiro entre cinco países.

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar 11 traficantes internacionais de drogas condenados no Ceará. Um habeas corpus impetrado pelo advogado Bruno Lima Pontes em favor de Antônio Márcio Renes Araújo acabou beneficiando quase a metade de uma quadrilha de narcotraficantes. Ele foi preso durante a Operação Cardume, em 2015, e sentenciado, em 2017, pelo juiz Danilo Fontenele, da 11ª Vara da Justiça Federal, a 1.300 anos de prisão. 

Márcio Renes pegou uma das maiores penas: 197 anos, 10 meses e 18 dias de reclusão em regime fechado. Segundo investigação da Polícia Federal (PF) no Ceará e denúncia do Ministério Público, Renes cometeu crime de organização criminosa, tráfico internacional de drogas e 17 delitos de lavagem de dinheiro quando comprou, construiu, alugou imóveis, comercializou veículos e movimentou recursos financeiros em nome de laranjas.

O ministro Marco Aurélio Mello entendeu que os dois narcotraficantes, com atuação no Brasil, Bolívia, Paraguai, Itália e Portugal, deveriam aguardar em liberdade o resultado da apelação da sentença condenatória ao Tribunal Regional da 5ª Região (TRF-5), em Recife. O ministro do STF derrubou, em caráter liminar, a preventiva que mantinha os traficantes presos. 

Além de não ter pedido informação sobre o caso à 11ª Vara Federal, em Fortaleza, Marco Aurélio Mello discordou da decisão do TRF-5 e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que manteve a prisão preventiva de dois membros de uma quadrilha que movimentava, segundo a PF, 300 quilos de cocaína e R$ 6 milhões por mês. “A superveniência da sentença condenatória não afasta a natureza preventiva da prisão”, constatou. 

De acordo com Marco Aurélio, a concessão do habeas corpus se justifica porque os condenados se encontram recolhidos, “sem culpa formada, desde o dia 29 de setembro de 2015. Há 2 anos, 7 meses e 12 dias. Surge o excesso de prazo. Privar da liberdade, por tempo desproporcional, pessoa cuja responsabilidade penal não veio a ser declarada em definitivo, viola o princípio da não culpabilidade”, escreve o ministro na liminar.

O magistrado, ao mandar soltar os traficantes internacionais, concordou com os argumentos da defesa. Os advogados alegaram que apenas a condenação em 1ª instância não justificava a continuação da privação de liberdade enquanto a apelação não fosse julgada.

O grupo, segundo investigação da PF iniciada em 2013, era dividido em núcleos para viabilizar o tráfico de droga, o contrabando de armas, o desvio de insumos químicos e lavagem de dinheiro.

No texto da liminar, o magistrado do Supremo afirma que o “combate à delinquência não há de fazer-se a ferro e fogo, mas mediante política criminal normativa, em observância à ordem jurídica em vigor”.

O ministro do STF estendeu a soltura para mais dez condenados por se tratar de “situação idêntica”. Foram beneficiados também: Lindoberto Silva de Castro, Roberto Oliveira de Sousa, Edson Bruno Gonçalves Valentim Nogueira, Paulo Diego da Silva Araújo, Cícero de Brito, José Ivan Carmo de Brito, Leandro Monteiro Barros, George Gustavo da Silva, Marlene Alves da Silva e Adriano Rodrigues dos Santos.


Fonte: O Povo/DEMITRI TÚLIO

7º BPM dá continuidade as operações “Madrugada Segura” e “Alto oeste Integrado”

Sábado, 19 de Maio de 2018


Às operações “Madrugada Segura” e “Alto oeste Integrado” que vem sendo desenvolvida em Pau dos Ferros e cidades do alto oeste potiguar, parece que tem surtido efeito na região.

A Polícia Militar através do 7° Batalhão de Polícia de Pau dos Ferros está dando continuidade a essas ações em sua área de atuação. 

As ações de combate ao crime e prevenção seguem nas cidades pertencentes ao 7º BPM.

Segundo informou o Tenente Coronel Cavalcanti, as operações tem ocorrido com sucesso e sem alteração.






Fonte: Nosso Paraná RN

PADRE CHARLES LAMARTINE SOFRE ACIDENTE DE TRÂNSITO EM MOSSORÓ-RN

Sábado, 19 de Maio de 2018


No início da noite desta sexta-feira, 18 de maio de 2018,o diretor do Colégio Diocesano,o Padre Charles Lamartine, envolveu -se num acidente de trânsito, na BR 304, após o posto da Polícia Rodoviária Federal em Mossoró no Rio Grande do Norte.

De acordo com informações do Vigário-Geral da Diocese de Mossoró,Padre Flávio Augusto Forte Melo, Padre Charles está consciente e teve escoriações leves.

Fonte: Passando na Hora

Mulher é vítima de sequestro relâmpago na Zona Sul de Natal; adolescentes são apreendidos

Sábado, 19 de Maio de 2018


Dois adolescentes, um de 15 e outro de 16 anos, foram apreendidos após trocarem tiros com a polícia na noite desta quinta-feira (17) no bairro Guarapes, na Zona Oeste de Natal. De acordo com a PM, a dupla é suspeita de um sequestro relâmpago. Uma mulher ficou meia hora como refém ao ter o carro roubado.

À polícia, a vítima disse que estava na Avenida Amintas Barros, no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal, quando foi abordada pelos assaltantes. Armados, eles a obrigaram a passar para o banco de trás do veículo. A mulher contou ainda que os criminosos pararam em um posto de combustíveis para abastecer o veículo, mas os frentistas não perceberam a ação.

Ela contou que ficou 30 minutos em poder dos assaltantes, e só foi libertada no Guarapes, na Zona Oeste da capital. Um motorista que passava pelo local foi quem a socorreu.

A PM foi acionada e iniciou a perseguição. Após uma troca de tiros, os suspeitos foram detidos. Um deles foi baleado e levado para uma UPA antes de ser encaminhado à Delegacia de Plantão.


VIA G1/RN / O Natalense

Camaçari: Polícia procura acusado de matar menina de 11 anos após estupro

Sexta, 19 de Maio de 2018 

Foto: Reprodução / Camaçari Notícias

Uma menina de 11 anos foi morta após estupro nesta quinta-feira (17) em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Até o começo da tarde desta sexta-feira (18), um homem apontado como suspeito pelo crime, que é vizinho da vítima e desapareceu, ainda não foi localizado. O crime ocorreu na Rua da Manoela, Gleba A. Segundo a Polícia, via G1, a vítima estava sozinha em casa depois de voltar da escola e apresentava marcas de estrangulamento. Uma denúncia de moradores levou os policiais até o local. Há a hipótese de que a criança entrou em luta corporal com o criminoso para tentar se proteger. Até o momento, já foram ouvidos pela Polícia a mãe da garota, que trabalhava quando o crime ocorreu, e outros vizinhos. Exames feitos no corpo devem ajudar no esclarecimento do crime que é investigado pela 4ª Delegacia de Homicídios.

Justiça condena a Prefeitura de Antônio Martins-RN a pagar R$ 50 mil por morte de menino

Sábado, 19 de Maio de 2018


O juízo de Direito da Comarca de Martins-RN condenou a Prefeitura de Antônio Martins-RN a pagar indenização de R$ 50 mil pela morte de um menino que à época com 5 (cinco) anos, foi vítima de afogamento ocorrido no Complexo turístico administrado pelo município, em 27 de setembro de 2015.

Além da indenização por danos morais, a prefeitura terá que pagar pensão mensal no valor equivalente a 2/3 do salário mínimo até a data em que o menino completaria 25 anos e, a partir daí, 1/3 do salário mínimo até o dia em que completaria 75 anos e cinco meses.

Negligência

Durante o que foi constatado por testemunhas no Complexo Turístico onde ocorreu o lamentável fato não havia grades de proteção suficientes para separar as piscinas de adulto e infantil. Ademais, não havia vigilância na piscina. 

O sinistro ocorreu no ano de 2015. Relembre AQUI.

Fonte: Nosso Paraná RN

Mineiro defende aprovação do projeto que reajusta piso dos professores

Sábado, 19 de Maio de 2018


O projeto de lei que reajusta anualmente o piso salarial dos profissionais da educação, pautou o pronunciamento do deputado Fernando Mineiro (PT) durante a sessão plenária dessa quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa. O parlamentar registrou o esforço que vem fazendo, ao lado de uma comissão do sindicato de trabalhadores da categoria, para a breve apreciação da matéria.

“Desde o início do ano venho cobrando que o Governo do Estado envie o projeto de lei para a Assembleia Legislativa, o que só aconteceu na última sexta-feira e, diga-se de passagem, apenas por força de um acordo judicial. Essa atitude é uma clara tentativa do Executivo de protelar a implantação do plano salarial”, disse Mineiro.

O deputado informou que agora vem dialogando junto aos demais parlamentares na tentativa de dar celeridade à tramitação e apreciação do projeto de lei nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa. Segundo ele, a expectativa é que na próxima terça-feira o projeto seja votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, caso aprovado, siga para votação em plenário na quarta-feira.

Outro questão levantada por Mineiro é quanto à implantação do reajuste do piso já na folha salarial do mês de maio. No entendimento do Governo do Estado, a inclusão não pode ser feita pelo fato do projeto lei ainda não ter sido aprovado na Casa. O parlamentar, por sua vez, tem outra opinião.


“Óbvio que o pagamento não pode ser feito sem a aprovação da lei, mas a sua implantação na folha não tem problema, uma vez que o pagamento não será feito agora. Até lá, a matéria já terá sido aprovada, uma vez que é consenso. Não há contradição ou ilegalidade nisso”, defende ele.

Ao final do pronunciamento, o deputado destacou a oficina itinerante “Senado Mulheres nas Casas Legislativas”, realizado nesta quinta-feira, na sede do Poder Legislativa, e lembrou também que o dia de hoje marca o combate a homofobia. Na oportunidade, o deputado disse que apresentou requerimento na Assembleia sugerindo o encaminhamento de manuais de comunicação sobre a abordagem do tema para as assessorias de comunicação dos Poderes Públicos.

Mineiro parabenizou ainda o setor de Comunicação da Casa pelo lançamento da campanha publicitária contra o abuso infantil.


Fonte: O Natalense

Geoparque Seridó avança com definição de modelo de gestão

Sábado, 19 de Maio de 2018


O Geoparque Seridó avançou com uma importante questão para evolução das ações de desenvolvimento sustentável, de educação e turismo nos seis municípios que compõem o território: a definição do modelo de gestão. Durante três horas de reunião no Centro de Convenções, na tarde de ontem (17) entre Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN), representantes municipais e entidades privadas, o modelo de consórcio foi aceito como o mais viável para o projeto.

“O Geoparque já funciona e inúmeras ações já foram implementadas, com engajamento cada vez maior da comunidade. Desde o início desta gestão foi uma bandeira do turismo. No entanto, a definição do modelo de gestão é fundamental para outros avanços, que incluem a própria efetivação do Geoparque junto à Unesco, já que o projeto existe de fato, mas não de direito”, destacou o secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar.

O professor da UFRN Marcos Nascimento, à frente do projeto de implementação do Geoparque há quase dez anos, comemorou o resultado da reunião: “Só ouvi elogios de prefeitos à reunião de ontem. Ficou claro que municípios consorciados poderão trabalhar mais unidos a favor do território e, via câmera temática, envolver outras instituições e órgãos, como o poder público, universidades, iniciativa privada, terceiro setor e representantes de comunidades”.

A ideia é que o Geoparque Seridó funcione como uma câmera temática dentro do Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte (Copirn). Dessa forma, evitaria a burocracia e as despesas inerentes à criação de um novo consórcio. Outra vantagem apontada pelo professor Marcos Nascimento é que o Copirn já tem como consorciados, por coincidência, os seis municípios do Geoparque: Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas.

A batalha junto à Unesco é mais demorada, mas também tem avançado. Para se tornar membro do Programa Mundial de Geoparques será preciso entrega de uma carta de intenções. Depois demora pelo menos um ano para submissão do dossiê junto à Unesco. Daí, mais oito ou dez meses para avaliação e visita dos consultores da Unesco ao território e mais um ano para efetiva aprovação no Programa.

“É um processo demorado, mas não temos pressa para isso. Temos, sim, para levar a todos do Seridó um desenvolvimento territorial sustentável, com base na conservação, na educação e no turismo, em favor das comunidades locais. E isso nós temos feito, com apoio do Governo do Estado por meio da Setur, da Emprotur e da Procuradoria Geral do Estado”, concluiu Marcos Nascimento.


Fonte: O Natalense

País fechou os quatro primeiros meses do ano com um saldo de 336.855 empregos criados; abril tem o melhor resultado desde 2013

Sábado, 19 de Maio de 2018

Foto: Abr

O país fechou os quatro primeiros meses do ano com um saldo de 336.855 empregos criados. O mês de abril fechou com 115.898 postos de trabalho a mais do que em março. Esse é o melhor resultado para abril desde 2013, quando foram criadas 196.913 vagas.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apresentado nesta sexta-feira (18) pelo Ministério do Trabalho, ao longo de abril foram registradas 1.305.225 admissões e 1.189.237 desligamentos. O resultado foi comemorado pelo presidente Michel Temer, durante evento em São Paulo.

Na comparação dos últimos 12 meses (ente maio de 2017 e abril de 2018), o saldo na geração de emprego formal (com carteira assinada) também é positivo, com 283.118 postos de trabalho gerados no período, um aumento de 0,75%.

Setores

O resultado positivo de abril foi sentido em todos os oito setores econômicos analisados pelo Caged, que tiveram expansão de vagas. O melhor desempenho foi no setor de serviços, que abriu 64.237 empregos, 0,38% a mais do que em março, com destaque para comércio e administração de imóveis, valores mobiliários e serviços técnicos, além de transportes, comunicações e serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação.

A segunda melhor performance foi sentia na indústria de transformação, que abriu 24.108 vagas, puxada pela indústria química de produtos farmacêuticos, veterinários e perfumaria (8.763) e a indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico (7.820 postos). Em seguida, vieram a construção Civil (14.394), comércio (9.287), agropecuária (1.591), administração pública (980), indústria extrativa mineral (720) e serviços industriais de utilidade pública (581).

Regiões e estados

As cinco regiões do país apresentaram saldo na geração de empregos em abril. O Sudeste abriu um total de 78.074 vagas, seguindo pelo Centro-Oeste, com 15.769, Sul, com 13.298, região Nordeste, com 4.447 e Norte, com 4.310. Das 27 unidades da federação, 22 também tiveram aumento de emprego no último mês.

O salário médio de admissão dos trabalhadores também subiu. O valor ficou em R$ 1.532,73 em abril, um aumento de 1,22% em relação a março. Houve aumento real de R$ 18,47.

Reforma trabalhista

O Caged também informou que houve 12.256 demissões realizadas mediante acordo entre empregador e empregado em abril, uma nova modalidade de desligamento prevista pela reforma trabalhista, que entrou em vigor no fim do ano passado.

Na modalidade de trabalho intermitente, ocorreram 4.523 admissões e 922 desligamentos, gerando saldo de 3.601 empregos, envolvendo 1.166 estabelecimentos. Nessa modalidade de contrato, o empregado fica à disposição do empregador e recebe apenas quando é convocado a trabalhar.

Foram registradas 5.762 admissões em regime de tempo parcial e 3.208 desligamentos, gerando saldo de 2.554 empregos, envolvendo 3.533 estabelecimentos. No trabalho parcial, o empregado pode assinar dois tipos de contrato: 30 hora semanais, sem possibilidade hora extra, ou 26 horas semanais, admitindo-se no máximo 6 horas extras por semana.

Agência Brasil / Blog do BG

Presidente do BNDES diz que banco está ‘cheio de dinheiro’ para novos empréstimos

Sábado, 19 de Maio de 2018


FILE PHOTO: A man walks past the logo of Brazilian Development Bank (BNDES) at the entrance of its headquarters in Rio de Janeiro, Brazil, January 11, 2017. REUTERS/Nacho Doce/File photo – Nacho Doce / Agência O Globo

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dyogo Oliveira, disse nesta sexta-feira em um evento com empresários em São Paulo que o banco de fomento está “cheio de dinheiro, com “muita vontade de emprestar” e pediu que sejam enviados projetos para análise do banco.

— Estamos cheios de dinheiro e queremos que as empresas nos procurem — afirmou ele, para completar:

— Não se assuste se o BNDES te ligar para oferecer oportunidades.

Classificando a TLP, hoje em 6,7% ao ano, de “muito boa”, Oliveira disse que a taxa é “viável para a maioria dos projetos”. Ele lembrou que a TJLP, que antecedeu a TLP, taxa da qual participou da elaboração enquanto era ministro do Planejamento, ficou “por anos em 7%”. Apesar disso, ele afirmou que o banco trabalha para “reduzir os custos das operações” e citou a redução recente de 50% do spread nas operações do BNDES como uma das iniciativas neste sentido.

— Voltaremos a ter a era do juro baixo. E o juro menor vai movimentar uma massa de dinheiro para a economia — garantiu ele, enquanto participava de um painel de debate na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

— Os bancos brasileiros têm um resultado maior do que a média das instituições financeiras no mundo. Isso por causa do juro alto. Quando a Selic está a 6,5%, você ganha menos e é melhor fazer outra coisa — completou.

Oliveira sinalizou que o BNDES deve também ampliar o prazo dos financiamentos empresariais com o intuito de liberar o capital de giro das companhias.

— Poderemos anunciar isso em breve — declarou.

O presidente do BNDES estimou que a economia brasileira cresça em torno de 2,5% neste ano. A projeção é menor que a estimativa oficial do Planalto, de 3%.

O Globo

Governadores do NE formalizam posição contra a privatização da Eletrobras

Sábado, 19 de Maio de 2018

Foto: Hélia Scheppa/SEI

O governador Robinson Faria, os governadores de outro cinco estados do Nordeste e o de Minas Gerais discutiram, nesta sexta-feira (18), pautas importantes que afetam diretamente todos eles. Os gestores estaduais se reuniram no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano, na área central do Recife.

Ao final do encontro, todos assinaram uma carta na qual se posicionam contra a privatização do sistema Eletrobras e, em particular, da Chesf. No entendimento do grupo, isso pode afetar milhares de famílias nordestinas que têm, com a conclusão do canal de transposição do Rio São Francisco, um importante meio para o abastecimento de água e para a agropecuária.

“Se a água pertence ao povo, usada por agricultores e em atrações turísticas, como privatizá-la? Não podemos privatizar um setor tão estratégico como esse”, disse o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria.

O encontro ainda tratou de temas importantes, como estruturação do sistema de segurança Pública e obras de convivência com a seca – o que inclui a conclusão da obra de transposição.

Além do anfitrião, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e do governador Robinson Faria, estiveram presentes os governadores da Paraíba (Ricardo Coutinho – PSB), Ceará (Camilo Santana – PT), Piauí (Wellington Dias – PT), Bahia (Rui Costa – PT) e Minas Gerais (Fernando Pimentel – PT).

Fonte: Blog do BG

Todos os bispos chilenos pedem demissão após escândalo de pedofilia na Igreja Católica

Sábado, 19 de Maio de 2018

Foto: Ximena Navarro / Fotos Públicas

Diante do escândalo de pedofilia que atingiu a Igreja Católica do Chile, todos os bispos do país apresentaram um pedido de demissão coletiva, nesta sexta-feira (18). Mas para que o pleito seja atendido, o papa Francisco, que já os havia convocado para uma audiência no Vaticano, precisa aceitar essa demissão. "Nós colocamos nossa posição na mão do santo padre e cabe a ele decidir livremente sobre cada um de nós", diz um trecho do comunicado, segundo a Folha de S. Paulo. O documento é assinado pelos 34 bispos chilenos. De acordo com a publicação, uma investigação do próprio Vaticano apontou que a cúpula da igreja chilena é responsável por "graves erros" na forma como lidou com os casos de pedofilia cometidos no país. No documento, os bispos são acusados de queimar documentos, ignorar denúncias e negligenciar vítimas.

Último recurso de Azeredo na segunda instância será julgado na terça-feira

Sábado, 19 de Maio de 2018

Foto: Reprodução / Agência Senado

O último recurso que cabe no julgamento do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) será julgado na próxima terça-feira (22). De acordo com informações do jornal O Globo, o Ministério Público de Minas Gerais já se manifestou pela rejeição dos embargos declaratórios que foram apresentados pela defesa de Azeredo. Ele foi condenado em segunda instância a 20 anos e um mês de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Além de se manifestar contra os embargos, o procurador Antônio de Pádova Marchi Júnior, responsável pelo caso, reforçou a necessidade da prisão de Azeredo após os esgotamentos dos recursos. No último dia 24, a 5ª Câmara Criminal negou recurso apresentado pela defesa contra a condenação em primeira instância.

José Dirceu se entrega à Polícia Federal para cumprir pena de 30 anos e 9 meses

Sábado, 19 de Maio de 2018 

por Estadão Conteúdo
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil

O ex-ministro José Dirceu se entregou à Justiça, na tarde desta sexta-feira, 18. Por volta das 14h, o petista estava no Instituto Médico-Legal (IML), em Brasília, para exames de praxe. De lá, Dirceu deverá ser levado para o penitenciária da Papuda. O petista vai começar a cumprir a pena de 30 anos, nove meses e dez dias por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência à organização criminosa por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras, alvo da Operação Lava Jato. A denúncia acusou Dirceu de receber parte das propinas da empreiteira Engevix à Diretoria de Serviços da Petrobras entre 2005 e 2014. O ex-ministro teria levado R$ 10,2 milhões. Dirceu tinha até as 17h para se apresentar à Polícia Federal. A ordem foi dada pela juíza Gabriela Hardt, substituta do juiz Sérgio Moro, na 13ª Vara Federal, em Curitiba. No início da tarde da quinta-feira (17) o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou um recurso decisivo do petista e abriu caminho para Dirceu ser preso. Após a decisão da Corte de apelação da Lava Jato, a juíza mandou prender o ex-ministro. Gabriela Hardt ordenou também a transferência de José Dirceu para o Complexo Médico-Penal, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, onde estão outros presos da Lava Jato, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Zé Dirceu, fundador do PT, foi o ministro mais poderoso do primeiro governo Lula, mas acabou condenado no processo do mensalão - 7 anos e onze meses de reclusão por lavagem de dinheiro.

Avião cai logo após decolar em aeroporto de Havana, em Cuba

Sábado, 19 de Maio de 2018 

Foto: Reprodução / NewsAvia

Um avião caiu nesta sexta-feira (18) logo após decolar no Aeroporto Internacional José Martí, localizado em Havana, capital de Cuba. Um boeing 737 da companhia aérea Cubana de Aviación tinha como destino a cidade de Holguin, também em Cuba. O número de mortes ainda não foi divulgado. Segundo informações da CNN, 104 pessoas estavam no avião.

Com crise, número de jovens que nem estudam nem trabalham cresce 5,9% em 2017

Sábado, 19 de Maio de 2018

por Vinicius Neder | Estadão Conteúdo
Foto: Divulgação

Com o desemprego gerado pela recessão, aumentou o número de jovens que nem estudam nem trabalham, na comparação de 2017 com 2016. A parcela da população de 15 a 29 anos que não estava empregada nem estudava cresceu de 21,8% do total, em 2016, para 23,0%, no ano passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (18). De um ano para o outro, houve um aumento de 5,9% nesse contingente, o que equivale a mais 619 mil pessoas nessa condição, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). "Tem uma questão de momento econômico", disse Marina Águas, analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE. Só que o momento econômico ruim atinge homens e mulheres de forma diferente. Na análise segundo o sexo, 17,4% dos homens de 15 a 29 anos não estavam ocupados, nem estudando ou se qualificando, enquanto 28,7% das mulheres na mesma faixa etária estavam nessa condição. Assim como em outros recortes da Pnad divulgados ano passado, os dados anunciados nesta sexta-feira mostram que os afazeres domésticos e os cuidados com os filhos seguiam como um dos principais motivos para as mulheres não estudarem. Considerando a população de 15 a 29 anos que não estuda nem havia concluído o ensino superior, os cuidados domésticos foram o segundo motivo mais citado pelas mulheres, com 24,2%, para estar nessa condição. O motivo mais citado pelas mulheres foi o fato de estar trabalhando ou procurando emprego, com 28,9%. Entre os homens, o trabalho é o motivo mais citado, com 49,4%, enquanto a necessidade de se dedicar a afazeres domésticos ou cuidar de crianças e idosos aparece com apenas 0,7%. Os dados corroboram um recorte da Pnad divulgada no fim do ano passado que mostrou que as mulheres trabalham quase o dobro de horas que os homens cuidando da casa ou de pessoas da família. A média de horas dedicadas a essas tarefas no Brasil era de 16,7 horas por semana em 2016, mas as mulheres trabalhavam 20,9 horas semanais, contra apenas 11,1 horas para os homens.

Moro é apresentado como 'heroi nacional' e 'celebridade' durante evento em Nova York

Sábado, 19 de Maio de 2018

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

O juiz Sérgio Moro recebeu tratamento de "heroi nacional" e de "celebridade" durante um jantar realizado esta semana em Nova York, parte da sua agenda nos Estados Unidos. Segundo informações da Folha de S. Paulo, o evento aconteceu em um restaurante de Manhattan e uma colunista do Wall Street Journal chegou a sabatinar o juiz. Durante o jantar foi exibido um vídeo no qual aparecem imagens das manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, além de uma montagem em que Moro aparece com o corpo do Super-Homem. Em pronunciamento à plateia, ele comentou que o apoio da opinião pública foi fundamental para os seus julgamentos na Operação Lava Jato. “Isso nos deu a força necessária para seguir adiante. Sempre há um risco que políticos e empresários importantes vão tentar obstruir a justiça e nossas ferramentas são a transparência e o apoio da opinião pública”, comentou.

Ministério descredencia 5% dos estabelecimentos ligados ao Farmácia Popular

Sábado, 19 de Maio de 2018 

por Lígia Formenti | Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução / Carta Capital

Uma portaria do Ministério da Saúde publicada nesta sexta-feira (18), no Diário Oficial determina o descredenciamento de 1.729 farmácias do Aqui Tem Farmácia Popular. A medida, de acordo com a pasta, foi adotada diante da suspeita de irregularidades. Fraudes cometidas no programa provocam prejuízos estimados em R$ 500 milhões anuais. O descredenciamento representa um corte de 5% nos estabelecimentos que participam do programa, criado em 2006 e um dos mais populares na área da saúde. Na última estimativa divulgada pelo setor, existia no Brasil 34.543 farmácias distribuídas em 4.463 municípios estavam credenciadas no programa. A medida abrange farmácias de todas as regiões do País. Em nota, o Ministério da Saúde afirma que o desligamento do programa foi determinado no caso de farmácias que apresentavam alguma irregularidade ou indícios de fraude. A medida, contudo, pode ser revertida. Se não for comprovada falha, estabelecimentos poderão ser incluídos novamente no Farmácia Popular. O presidente executivo da Associação Brasileira da Rede de Farmácia e Drogaria (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto, afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que boa parte dos estabelecimentos agora descredenciados não quiseram continuar no programa. "Muitas farmácias estavam insatisfeitas com os baixos valores repassados pelos medicamentos", disse. Mena Barreto afirmou, no entanto, que isso não corresponde à totalidade das farmácias. "Em alguns casos, pode ter ocorrido outros problemas, como falta de apresentação de documentos ou outras falhas." O presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), Nelson Mussolini, afirmou que este é um dos maiores descredenciamentos já registrados no Aqui Tem Farmácia Popular. "Não me lembro de algo de proporções tão grandes", diz. Para ele, no entanto, é estranho o fato de 5% de todo o sistema estar envolvido com suspeita de irregularidades. "É um número muito alto. Não consigo entender como se levou tanto tempo para se identificar o problema", completou. Na estimativa do governo, a mudança na política de preços trará uma economia de R$ 800 milhões e não colocará o programa em risco.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

EMPARN divulga volume das chuvas entre os dias 17 e 18/05 em todo o Estado

Sexta, 18 de Maio de 2018

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Grossos 56,7
Apodi(Base Fisica Emparn) 56,0
Carnaubais(Emater) 51,7
Campo Grande(Particular 2) 51,6
Campo Grande(Particular) 50,9
Areia Branca(Emater) 49,2
Apodi(Prefeitura) 44,3
Francisco Dantas(Emater) 42,0
Caraubas(Particular) 40,0
Parana(Emater) 36,0
Gov. Dix-sept Rosado(Particular) 35,0
Tibau(Prefeitura) 34,3
Frutuoso Gomes(Emater) 34,0
Assu(Emater/st. Casa Forte) 33,5
Sao Miguel(Emater) 33,5
Barauna(Emater) 31,4


Felipe Guerra(Prefeitura) 31,0
Alto Do Rodrigues(Diba/baixo Assu) 28,7
Martins(Particular) 27,8
Vicosa(Prefeitura) 27,0
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 25,0
Alto Do Rodrigues(Emater) 24,9
Mossoro(Prefeitura) 24,5
Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 23,3
Major Sales(Prefeitura) 22,3
Jose Da Penha(Emater) 21,2
Janduis(Emater) 20,4
Lucrecia(Emater) 19,5
Olho D’agua Dos Borges(Particular) 19,2
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 18,0
Messias Targino(Prefeitura) 17,0
Itaja(Emater) 16,5
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 16,0
Agua Nova(Prefeitura) 15,0
Dr. Severiano(Emater) 14,0
Riacho De Santana(Emater) 13,0
Parau(Prefeitura) 11,0
Venha Ver(Emater) 10,0
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 8,2
Sao Rafael(Particular Ii) 8,1
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 2,4

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Jardim De Angicos(Emater) 53,0
Guamare(Lagoa Doce) 37,3
Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 32,3
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 19,4
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 18,0
Santana Do Matos(Emater) 14,0
Sao Jose Do Serido(Fz Caatinga Grande) 10,6
Caico(Emater) 10,4
Sao Vicente(Emater(ex-particular)) 6,8
Florania(Sitio Jucuri) 4,2
Parelhas(Emater) 2,7
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 1,2
Cerro Cora(Emater) 0,4

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Rui Barbosa(Emater) 26,5
Ielmo Marinho(Prefeitura) 23,8
Santa Maria(Sind.trab.rurais) 22,0
Barcelona(Particular) 15,1
Sao Paulo Do Potengi(Emater) 12,6
Tangara(Emater) 10,0
Joao Camara(Centro Saude) 8,3
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura) 6,7
Monte Alegre(Emater) 5,0
Monte Das Gameleiras(Emater) 5,0
Sitio Novo(Prefeitura) 3,0
Sao Pedro(Emater) 1,5

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Canguaretama(Emater/barra De Cunhau) 26,5
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 15,7
Goianinha(Emater) 13,1
Natal 11,8
Ceara Mirim 7,0
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 4,0
Montanhas(Prefeitura) 3,5
Maxaranguape(Particular) 1,5
Espirito Santo(Prefeitura) 1,2
Extremoz(Emater) 1,2
Ceara Mirim(Prefeitura) 0,5



*JP

Morte do Sgt Valdecio pode ter partido do crime organizado e a motivação pode ter sido o trabalho de evangelização desenvolvido por ele na Favela do Ouro Negro em Mossoró-RN.

Sexta, 18 de Maio de 2018


O Delegado da Divisão de Homicídios de Mossoró, Rafael Arraes acredita que a morte do Sgt Luiz Valdecio Faustino, crime ocorrido no dia 23 de março passado na Rua Francisco Romualdo, próximo ao muro do Aeroporto em Mossoró, esteja completamente esclarecido. Um dos suspeitos “Adolescente” foi detido na Favela do Ouro Negro, poucos dias após o crime e exames realizados por peritos da Força Nacional, comprovaram que a pistola apreendida com ele, foi à mesma utilizada para matar o militar.


De acordo com o delegado, durante o trabalho de investigação desenvolvido pela especializada, os agentes conseguiram imagens de câmeras de segurança que mostram o “Sgt Valdecio” saindo de motocicleta da região do Ouro Negro e sendo seguido por dois elementos numa motocicleta, até o local onde foi morto.

Na conversa que teve com a imprensa de Mossoró na manhã de hoje, 18, Rafael Arraes disse que as investigações apontam como motivação para o crime, o trabalho de Evangelização desenvolvido pelo Pastor, Valdecio na comunidade do Ouro Negro. Além da missão de Pr Evangelizador, Valdecio também era Sgt da reserva da policia militar e sua presença estava incomodando os criminosos que dominam a região.

Ainda segundo o delegado, poucos dias da morte do Sgt Valdecio, alguns suspeitos e criminosos foram presos na região e os comandantes do crime organizado mandaram a ordem pra proibir a presença de qualquer pessoa que não fosse morador do bairro. O crime só não teria acontecido no Ouro Negro, para não chamar a atenção da policia, segundo Arraes.




Fonte: O Câmera

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055