martins em pauta

sábado, 7 de julho de 2018

Brisanet lança bolão da Copa do Mundo 2018

Segunda-feira, 11 de junho de 2018


A Copa do Mundo 2018 está chegando e a Brisanet pode te fazer um campeão. Jogue o Bolão Brisanet e concorra a vários prêmios. 

O Bolão vale todas todas as pessoas independentemente de ser cliente ou não. Basta fazer o cadastro no site abaixo e dar seus palpites para concorrer os prêmios. Serão sorteados uma motocicleta, um iPhone X, um pS4 e muito mais.

Cadastre-se e tenha mais informações 

Criminosos arrombam delegacia e roubam arma na Zona Leste de Natal

Sábado,07 de Julho de 2018


Localizada no bairro Alecrim, na Zona Leste de Natal, a 3ª DP foi invadida na madrugada deste sábado (7) (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Criminosos invadiram na madrugada deste sábado (7) uma delegacia de Polícia Civil na Zona Leste de Natal. Uma arma, dois carregadores de pistola e alguns celulares foram levados, de acordo com os agentes que trabalham no local.


A delegacia invadida foi a 3ª DP, que fica no bairro Alecrim, localizada no andar em cima da antiga delegacia de defraudações, que atualmente funciona como um depósito. A Polícia Civil informou que os criminosos arrombaram várias salas, mas não encontraram dinheiro ou outras armas.

Esta é a segunda delegacia arrombada por criminosos em Natal em duas semanas. Na madrugada de segunda-feira (25), criminosos invadiram a 6ª DP, na Zona Norte da capital potiguar. Várias armas, drogas e documentos foram roubados na ocasião. Até o momento ninguém foi preso.

*G1 RN

Itep aponta acidente como causa da morte do adolescente encontrado ferido no bairro Aeroporto na noite de ontem em Mossoró-RN

Sábado, 07 de Julho de 2018

Pedro Alcântara Magalhães de Almeida, de apenas 16 anos de idade morreu na manhã de hoje, 07 de julho no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, para onde foi socorrido no final da noite de ontem, 06, ocorrência registrada na Rua Aderson Dutra, no bairro Aeroporto “Quixabeirinha”.

Segundo informações, a Central de Regulação do Samu deslocou uma unidade para atender uma vitima de queda de Skate, mas no local havia um adolescente apresentando um ferimento na cabeça. Segundo informações, familiares encontraram o menor caído em cima do Skate. O celular estava no local, mas a carteira foi encontrada a poucos metros do local.

O menor foi socorrido e morreu no Hospital na manhã de hoje. O corpo foi examinado no Instituto de Medicina Legal do Itep, e segundo informações da equipe de legistas, o menor foi vitima de atropelamento.

Fonte: O Câmera

2018 já é considerado o ano mais violento da historia de Mossoró

Sábado, 07 de Julho de 2018


O registro de crimes de homicídios no período que compreende 01 janeiro a 06 de julho, aponta o ano de 2018, como o mais violento de todos os tempos, na cidade de Mossoró, com 133 mortes violentas, a maioria delas provocadas por disparos de algum tipo de arma de fogo.

Em 2017 a mesma quantidade de morte, “133” foi registrada no dia 17 de Julho. Já em 2016 o mesmo numero foi registrado no dia 10 de julho.

Fonte: O Câmera

133° Homicídio em Mossoró 2018: Dois irmãos são baleados no Bairro Belo Horizonte. Um morreu no local e outro socorrido para o Hospital

Sábado, 07 de Julho de 2018

Sebastião Barbosa morreu no local

Mais um crime de homicídio provocado por disparos de arma de fogo, em Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte, o terceiro assassinato do dia.

Desta vez o crime foi registrado na noite de hoje, na Rua Pedro Gomes de Oliveira no Bairro Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, dois irmãos, identificados como Sebastião Barbosa da Silva Neto, 19 anos e Francisco Barbosa de Paiva de 33 anos, trafegavam em uma motoneta, quando foram perseguidos por dois homens que também estavam de moto.

A perseguição, de acordo com a polícia teria sido iniciada em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, onde os criminosos passaram a atirar contra os dois irmão, que foram atingidos pelos disparos e conseguiram chegar até a Rua Pedro Gomes de Oliveira, onde Sebastião Barbosa foi executado com mais de 10 tiros de pistola.

Francisco Barbosa foi atingido com cerca de quatro tiros e socorrido por populares para a UPA e depois transferido para o Hospital Tarcísio Maia e segundo informações em estado grave.

A Polícia não tem informações sobre a motivação do ataque, apenas informou que Francisco Barbosa respondeu bronca na justiça.



Francisco foi socorrido para a UPA e depois transferido para o Hospital Tarcísio Maia em estado grave



Fonte: Fim da Linha

132° Homicídio bem Mossoró 2018: Empresário dono da Banda Inala é morto durante tentativa de assalto no bairro Walfredo Gurgel

Sábado, 07 de Julho de 2018


Um crime de homicídio foi registrado no início da noite desta sexta feira 06 de julho de 2018 no Bairro Walfredo Gurgel (Cohab) em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo as primeiras informações, o dono da Banda Inala, o empresário Leandro Pereira de Holanda, 37 anops foi baleado durante uma tentativa de assalto e morreu ao dá entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto São Manoel pra onde foi socorrido por populares.

A Polícia recebeu informações de que vítima estava em seu stúdio de gravação no Walfredo Gurgel e teria saído para fumar um cigarro, fora do prédio, quando dois criminosos,a aparentemente menores chegaram e anunciaram o assalto.

Leandro teria esboçado reação correndo para dentro do stúdio, mas acabou sendo alvejado com cerca de quatro tiros nas costas, efetuados pelos assaltantes.

Amigos que estavam no local ainda socorreram o empresário para a UPA, mas ele não resistiu e morreu na unidade de saúde. O corpo de Leandro Pereira, será levado da UPA do Alto São Manoel para o setor de medicina legal do ITEP onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento.

Com mais um homicídio registrado em Mossoró, a cidade passa a contabilizar 132 assassinatos no ano de 2018. Por se tratar de um latrocínio (roubo seguido de morte), o crime deverá ser investigado pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró.


Fonte: Fim da Linha

Capturado bandido que teria ordenado a chacina que deixou 14 mortos no "Forró do Gago"

Sábado, 07 de Julho de 2018

Policiais militares do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Policia de Choque (BPChoque), capturaram nesta quinta-feira (5), em Fortaleza, um dos bandidos mais procurados do estado, apontado como chefe de uma facção criminosa que teria ordenado a maior chacina já ocorrida no Ceará, quando 14 pessoas – oito mulheres e seis homens – foram executados, a tiros, em uma casa de shows conhecida como “Forró do Gago”.

O homem preso foi identificado como Misael de Paula Moreira, o “Afeganistão”, um dos chefes da facção Guardiões do Estado (GDE). Na tarde desta quinta-feira (5), o bandido foi localizado nas proximidades do Ginásio Poliesportivo da Parangaba. Estava em um veículo modelo Jeta. Ao perceber a aproximação dos PMs, o bandido tentou fugir, mas não teve êxito. Com ele foi apreendida uma pistola de calibre 9 milímetros, munições de reserva além de aproximadamente R$ 1,5 mil em espécie. Seria dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

Misael de Paula Moreira foi encaminhado à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde deverá ser interrogado acerca do seu envolvimento na matança ocorrida na madrugada do dia 27 de janeiro último, no bairro Cajazeiras.

Naquele dia ocorria uma festa no “Forró do Gago” que estaria sendo promovida pela facção criminosa Comando Vermelho (CV). Seria uma “comemoração” pelo assassinato do dono de outra casa de forró (“Forró do Damásio”), morto pelo CV. Ao saberem disso, os bandidos da GDE prepararam a emboscada e se armaram com pistolas, espingardas, submetralhadoras e fuzis. Invadiram o forre e mataram oito mulheres e seis homens.

Nomes

Nas investigações realizadas pela DHPP, 13 pessoas foram responsabilizadas pela chacina. São elas: Djair de Souza Silva, o “De Deus”; Noé de Paula Moreira, o “Gripe Suína”; Auricélio Sousa Freitas, o “Celinho”; Zaqueu Oliveira da Silva, o “H20”; Misael de Paula Moreira, o “Afeganistão”; Renan Gabriel da Silva, o “Biel”; Frandisco Kelson Ferreira do Nascimento, o “Susto”; Joel Anastácio de Freitas, o “Gaspar”; Ruan Dantas da Silva, o “RD”; Fernando Alves de Santana, o “Robin Hood”; Ayalla Duarte Cavalcante, o “Zóio”; e uma adolescente de 17 anos, além de um jovem de 18 anos que na época do crime era menor.

Oito já estavam presos e um em liberdade concedida pela Justiça. Estavam foragidos Misael e Auricélio. Misael agora está preso.


(Fernando Ribeiro)

[VÍDEO] CRIME DE HOMICÍDIO NO BAIRRO BOA VISTA EM MOSSORÓ-RN

Sábado, 07 de Julho de 2018

No final da matéria vídeo onde Delegado de Plantão e Perito do ITEP falam sobre o caso.


O Centro de Integrado de Operações da Polícia Militar (CIOSP),registrou o crime de homicídio de n°131 no início da tarde desta sexta feira 06 de julho de 2018,em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A ação criminosa ocorreu por na Rua Raimundo Galdino no Bairro Boa Vista.
A vítima foi identificada com Wesley Everton da Costa Bezerra de 25 anos de idade conhecido como "Wesley Galego" que segundo a família estava em livramento condicional,foi morto com cerca de cinco tiros, na calçada de sua residência .
Segundo informações da PM a vítima estava lavando sua motocicleta, quando dois homens em uma moto, chegaram o garupa desceu e atirou várias vezes contra ele.
No dia 26 de julho de 2013,"Wesley Galego" foi preso com uma arma de fogo após efetuar disparos em confronto entre torcidas organizadas em Mossoró.(RELEMBRE) e veja vídeo com entrevista da época.
A Polícia Militar isolou o local até a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN),que removeu o corpo para a sede do órgão.

Fonte: Passando na Hora

Criança cai de prédio após mãe ter saído para fazer programas sexuais

Sábado, 07 de Julho de 2018


Uma criança de seis anos caiu de um prédio localizado na Rua Antônio Pereira Filho, no Bairro Pôr do Sol, em Cajazeiras, Sertão da Paraíba, e sobreviveu tendo apenas ferimentos leves. O menino foi levado por moradores até o Hospital Universitário Júlio Bandeira, onde passou por exames e recebeu alta.


Moradores informaram ao Conselho Tutelar que a mãe, que tem 22 anos, teria saído de casa às 13h para fazer programas sexuais e só tomou conhecimento do caso por volta das 21h quando seu filho estava no hospital.

O caso agora está sendo investigado pelos Conselheiros Tutelares e a mãe poderá perder a guarda do filho.

“Foi um milagre ele ter sobrevivido a uma queda de aproximadamente quatro metros de altura. Vamos tomar todas as providências sobre esse caso”, disse o conselheiro tutelar Aderson Rolim.


*Coisas de Cajazeiras / O Nosso Paraná RN

Com 1000 vagas, Governo publica novo edital de concurso da PM

Sábado, 07 de Julho de 2018


O Governo do Estado publicou, na edição desta sexta-feira (6), o edital do Concurso Público para provimento de 1.000 vagas do quadro de Praças da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. Estão sendo oferecidas 938 (novecentas e trinta e oito) vagas destinadas ao sexo masculino e 62 (sessenta e duas) ao sexo feminino.

O concurso, regido pelo Edital Nº 003/2018 – SEARH/PMRN, será realizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – IBADE. De acordo com o cronograma, as inscrições deverão ser realizadas pela Internet, no site www.ibade.org.br, do dia 16 de julho até o dia 13 de agosto. O valor da inscrição é de R$100,00 (cem reais).

O certame será composto de seis etapas. Na primeira etapa, dividida em duas fases, os candidatos farão prova objetiva e redação. As demais etapas são: exame de saúde; teste de aptidão física (TAF); avaliação psicológica; investigação social e avaliação de títulos. Os candidatos aprovados até a sexta Etapa, dentro do número exato de vagas do Edital de abertura do Certame, participarão ainda do Curso de Formação.

A primeira etapa, composta de prova objetiva e redação, está prevista para o dia 23 de setembro de 2018 e será realizada nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó/RN, conforme escolha do candidato no momento da inscrição. O cronograma previsto e o edital estão disponíveis no Diário Oficial do Estado e no site da organizadora do certame.

VIA PORTAL NO AR / O Natalense

Motorista de ônibus frusta assalto ao dar sinal de luz a policiais militares

Sábado, 07 de Julho de 2018 

Foto: Divulgação / SSP

Um motorista de ônibus evitou que o veículo fosse roubado ao dar sinal de luz a equipes da 19 Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Paripe). 

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), duas mulheres estavam assaltando o ônibus quando o coletivo foi interceptado pela Polícia Militar. As mulheres, identificadas como Francielle dos Santos de Jesus, 24 anos, e Taliane Silva da Paz, 19, foram presas. 

Um celular, porções de maconha, R$ 26 e uma faca tipo peixeira foram apreendidas com elas.

Tremores de 3 graus de magnitude são registrados no Rio Grande do Norte

Sábado, 07 de Julho de 2018

Foto: Laboratório de Sismologia da UFRN

A cidade de João Câmara, no Rio Grande do Norte, registrou dois tremores de terra na madrugada desta sexta-feira (6). De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, os abalos sísmicos ocorreram à 0h30 e 2h, com 3 graus de magnitude na Escala Ritcher. De acordo com informações do G1, a cidade é cortada pela Falha da Samambaia, maior falha geológica do Brasil, que tem cerca de 38km de comprimento e 4km de largura.

Lula usa candidatura para pedir à juíza ingresso de Haddad na defesa dele

Sábado, 07 de Julho de 2018

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou sua pré-candidatura à Presidência para justificar a formalização do pedido feito na quinta-feira (5) à juíza Carolina Lebbos para que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, passe a integrar sua equipe de defesa. 



Segundo o Uol, o objetivo da medida é fazer com que Haddad, coordenador do programa de governo de Lula, tenha acesso mais fácil à cela do ex-presidente, que está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Lebbos é responsável pela execução da pena do petista a mais de 12 anos de prisão. Ela ainda não se posicionou sobre o pedido de Lula. Haddad viajou a Curitiba na noite de quinta para se encontrar com Lula já na manhã desta sexta-feira (6). Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", o encontro entre os políticos deve servir para fechar a estratégia de registro da candidatura no Tribunal Superior Eleitoral e ajustar o plano de governo.

Colírio com nanopartículas pode curar miopia sem cirurgia

Sábado, 07 de Julho de 2018


(Foto: reprodução / Engadget)

Estudos mostram que o excesso de tempo na frente de telas de computadores e smartphones está aumentando os casos de miopia e outros problemas de visão no mundo. Porém, pesquisadores da Universidade de Bar-Ilan, em Tel-Aviv, desenvolveram um colírio com nanopartículas capaz de curar problemas oculares sem precisar de cirurgia ou óculos.

Segundo um comunicado do Instituto de Nanotecnologia e Materiais Avançados da universidade, a tecnologia, conhecida como Nano-Drops, modifica o índice de refração da córnea, permitindo corrigir casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Para fazer as correções, os pesquisadores usam um laser para carimbar o padrão óptico na córnea do paciente e depois usam o colírio para fixar as mudanças. Diferente da cirurgia a laser tradicional, a tecnologia usada não é invasiva e leva alguns segundos.

“No futuro, essa tecnologia pode permitir que os pacientes tenham sua visão corrigida no conforto da sua própria casa. Para conseguir isso, eles abririam um aplicativo em seu smartphone para medir sua visão, conectariam o dispositivo de fonte de laser para carimbar o padrão óptico na correção desejada e depois aplicariam as Nano-Drops para ativar o padrão e fornecer a correção desejada”, afirma o artigo.

Olhar Digital

Prefeitura de Parnamirim-RN suspende temporariamente concurso com 1.283 vagas

Sábado, 07 de Julho de 2018

A Prefeitura de Parnamirim resolveu suspender o concurso público que foi aberto com 1.283 vagas – a maioria na área da Saúde. De acordo com o procurador-geral do Município, Fábio Pinheiro, a suspensão é temporária e ocorre enquanto o município busca comprovar ao Ministério Público de Contas do Estado que as nomeações dos futuros aprovados no não vão causar descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A notícia foi destaque no portal G1-RN. Veja mais detalhes aqui


Fonte: Blog do BG

Políticos têm último dia para inaugurar obras antes das eleições

Sábado, 07 de Julho de 2018

Foto: Givaldo Barbosa – O Globo

Que político não gosta de ir à inauguração de uma obra ou promover suas ações com aparições na TV? A partir de sábado, porém, quem estiver de olho na eleição de 7 de outubro, mesmo sem ser candidato, vai ter que observar uma série de restrições. A lei eleitoral veda várias práticas nos três meses que antecedem o pleito justamente para evitar o uso da máquina pública e o desequilíbrio na disputa.

Os agentes públicos que ocupam cargos que estarão em disputa na eleição não podem promover atos, programas, obras ou serviços no período. Segundo o advogado constitucionalista e eleitoral Tony Chalita, o fato de anunciar a criação de um programa já é uma promoção pessoal vedada nos três meses anteriores à eleição. E, mesmo que o agente público não venha a disputar a reeleição, ao instituir um novo programa ele poderá beneficiar o candidato que apoia.

— Criar programas ou aumentar programas já existentes e se promover em cima disso, fazer publicidade disso como se ele fosse o responsável, isso é vedado — explica Chalita.

A publicidade institucional é permitida apenas em alguns casos. Estatais que competem no mercado com empresas privadas estão livres para fazer isso. A Justiça Eleitoral também pode permitir propaganda oficial em casos de “grave e urgente necessidade pública”, como em campanhas de saúde pública.

Da mesma forma, os agentes públicos que ocupam cargos em disputa na eleição só poderão fazer pronunciamentos em cadeia de rádio e de televisão em casos de “matéria urgente, relevante e característica das funções de governo”, e desde que haja autorização da Justiça Eleitoral.

A lei eleitoral também diz que “é proibido a qualquer candidato comparecer, nos três meses que precedem o pleito, a inaugurações de obras públicas”. Caso faça isso, está sujeito à cassação do registro ou do diploma eleitoral. E, mesmo nas inaugurações sem participação de candidatos, é vedada a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos.

Os agentes públicos, mesmo aqueles que não são candidatos, são proibidos de contratar ou demitir servidores públicos nos três meses que antecedem a eleição. Também não podem transferi-los de posição caso os próprios servidores não tenham pedido. Mas há algumas exceções. Estão livres das restrições os cargos de confiança, a nomeação de aprovados em concursos públicos autorizados antes do dia 7 de julho, e o preenchimento de postos necessários para o funcionamento de serviços essenciais.

Transferências não programadas previamente de recursos da União para os estados e municípios são vedadas nesse período, salvo em casos de situações de emergência ou calamidade pública. A mesma regra vale para repasses de verbas estaduais destinadas aos municípios. Outra proibição é aumentar os salários dos servidores acima da inflação.

Não pode:

– Inaugurar obras

– Contratar shows com recursos públicos para inauguração de obras

– Anunciar novos programas

– Fazer propaganda de ações de governo

– Demitir ou contratar servidores

– Transferir servidores de posto sem que haja pedido por parte deles

– Fazer pronunciamentos em cadeia de rádio e TV em geral

– Aumentar salário de servidores além da inflação

– Transferir recursos não previamente programados da União para estados e municípios

– Transferir recursos não previamente programados dos estados para os municípios

Pode:

– Estatais que competem no mercado podem fazer publicidade

– Propaganda oficial de necessidade pública, como uma campanha de saúde, desde que autorizada pela Justiça Eleitoral

– Pronunciamentos em cadeia de rádio e TV em casos consideradoa urgentes e relevantes, e dese que autorizados pa Justiça Eleitoral

– Mudanças nos indicados para cargos comissionados

– Nomeação de aprovados em concursos públicos autorizados antes do dia 7 de julho

– Preenchimento de postos necessários para o funcionamento de serviços essenciais

– Transferências não programadas previamente de recursos da União para os estados e municípios ou dos estados para os municípios são permitidas em situações de emergência ou calamidade pública

O Globo

Quatro em cada cinco pessoas interviriam para impedir ataque homofóbico, diz pesquisa

Sábado, 07 de Julho de 2018

Imagem: Getty Images
Um estudo realizado pelas empresas Harry’s UK e Ipsos MORI examinou as atitudes de pessoas heterossexuais em relação à comunidade LGBTQ no Reino Unido em 2018 e trouxe dados importantes sobre a conscientização da diversidade.

Segundo a pesquisa, 79% dos entrevistados heterossexuais fariam algo para intervir contra um ataque homofóbico verbal. Já 52% deles disseram que fariam isso caso achasse seguro, enquanto outros disseram que telefonariam para alguma autoridade, como a polícia, para oferecer apoio.

Outro dado levantado foi o de que 73% das pessoas LGBTQ acham que as empresas deveriam ter esquemas para ajudar a combater a homofobia entre os colegas de trabalho. 55% dos homens e 41% das mulheres heterossexuais concordaram com esse pensamento.

“Esperamos que essa conversa possa ser um trampolim para uma conversa mais profunda sobre inclusão. Estamos ansiosos para fazer parte dessa discussão e ajudar nesse progresso”, disse Matt Hiscock, gerente de uma das empresas.

Quando se trata de atitudes tomadas em público, como o beijo, 82% disseram que estavam confortáveis ​​com as lésbicas, 81% disseram que estavam confortáveis ​​com os gays, 76% disseram que se sentiam confortáveis ​​com os bissexuais e 62% se sentiam confortáveis ​​com os indivíduos trans.

77% dos entrevistados disseram conhecem alguém da comunidade LGBTQ, enquanto 30% têm pelo menos uma pessoa LGBTQ como um amigo próximo ou membro da família.

“A familiaridade gera aceitação e compreensão. A verdade é que as duas comunidades têm mais motivos que as conectam do que as dividem — e é recompensador para ambas quando elas unem suas prioridades”, disseram as empresas em comunicado.

Universa – UOL / Blog do BG

Receita libera segunda-feira consulta a 2º lote de restituição do IR

Sábado, 07 de Julho de 2018

A partir das 9h da próxima segunda-feira (9), estará disponível para consulta o segundo lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2018. Esse lote também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.

O crédito bancário para 3.360.917 contribuintes será realizado no dia 16 de julho, totalizando o valor de R$ 5 bilhões. Desse total, R$ 1,625 bilhão são destinados a contribuintes com preferência: 3.358 contribuintes idosos acima de 80 anos, 49.796 contribuintes entre 60 e 79 anos, 7.159 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 1.120.771 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet , ou ligar para o Receitafone, pelo número 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível verificar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativos para tablets e smartphones para consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Agência Brasil / Blog do BG

RN registra avanços na educação básica e na melhoria da aprendizagem; relatório feito pelo INEP com as metas do Plano Nacional

Sábado, 07 de Julho de 2018


Resultado de imagem para Imagens do INEP

Mais potiguares estão ingressando no ensino fundamental, médio, técnico e alcançando uma melhor aprendizagem. Essa é a realidade apresentada pelo Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no mês de junho. Os dados estão disponíveis no portal da instituição.

O relatório, que reúne dados relativos ao despenho dos estados brasileiros no cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo PNE, aponta avanços na Educação Básica. “A educação do RN começa a fazer uma curva muito positiva em quase todas as metas do Plano Nacional de Educação, sobretudo quando comparado aos estados do Nordeste. Essa conquista é coletiva”, declarou a secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, em sua rede social ao comentar os dados.

Referente a esse item, o RN apresenta a terceira melhor taxa de alfabetização entre os nove estados que compõem a região nordeste, alcançando o patamar de 86,5% da população alfabetizada. “Nossa taxa de analfabetismo funcional é a mais baixa do Nordeste, 23,1%. Existe um desafio muito grande nesta área, mas estamos alterando esse indicador”, frisou Santa Rosa.

Outro dado apresentado pelo relatório é referente a maior etapa da Educação Básica: o ensino fundamental. No RN, o percentual da população com faixa etária de 6 a 14 anos que frequenta ou já frequentou o ensino fundamental é de 98,3%. O dado é referente ao ano de 2017 e coloca o RN na terceira posição entre os estados do Nordeste com o melhor resultado. Outro número relativo a esta etapa de ensino é o quantitativo da população que chega aos 16 anos com pelo menos o ensino fundamental concluso: 68,7% da referida faixa etária, colocando o estado, entre os nordestinos, atrás apenas do Ceará, que surge no relatório com 76,2%.

Com mais alunos estudando, o RN também registrou melhoria no desempenho em leitura e escrita de crianças do 3º ano do ensino fundamental. O estado é a segunda unidade federativa do Nordeste com as melhores notas no quesito leitura e escrita. Em matemática, o RN faz parte dos três estados com melhores resultados, sendo Ceará em primeiro e Pernambuco em segundo.

Já os potiguares com 15 a 17 anos de idade que, no ano passado, estavam sendo atendidos pela Educação Básica ou já havia concluído essa etapa de ensino, chegou aos 90%. Isso coloca o RN em quarta posição nordestina neste item do relatório. Já os habitantes que, no mesmo período, frequentavam o ensino médio somam 62,2% da população.

Educação Profissional

Nos últimos 4 anos mais estudantes ingressaram na rede técnica de ensino no RN. De acordo com o relatório produzido pelo INEP, o número de vagas nas escolas de educação profissional técnica de nível médio quase dobrou, saindo de 19.612 vagas em 2013 para 38.822 no ano passado, uma variação positiva de 48,4%. Fortalecendo a rede técnica no RN, o Governo do RN tem investido na expansão dessa modalidade de ensino. Desde que a atual gestão assumiu, em 2015, sete centros estaduais de educação profissional foram colocados em funcionamento. Outros dois centros estão em construção e mais um teve sua ordem de serviço assinada. A rede estadual de ensino também conta com unidades de ensino que ofertam cursos técnicos, como nas escolas estaduais Floriano Cavalcanti (Natal), Monsenhor Honório (Pendências), Ronald Néo Junior (Almino Afonso), Juscelino Kubitschek (Assu), José Nogueira (Mossoró) entre outras. A rede de ensino técnica federal também contribui no aumento dessa estatística, representada pelos Institutos Federais do RN (IFRNs).

Educação Infantil

Junto com os estados do Piauí, Ceará e Maranhão, o RN forma o grupo de quatro estados brasileiros com o maior percentual de atendimento às crianças na pré-escolas. Segundo o relatório, 96,6% das crianças potiguares dessa faixa etária estão na escola.

Educação Especial

O RN é um dos quatro estados do Brasil, e único da região nordeste, que universalizou o acesso à educação aos estudantes de 4 a 17 anos com deficiência e altas habilidades. De acordo com o Inep, o RN dispõe de 100% do referido grupo estudando em sala de aula comum.

Magistério

O relatório também apresenta números relativos à docência. Quando observados os dados relativos ao percentual de professores com formação adequada a área que eles atuam, o RN ocupa o 1º lugar no Nordeste em duas etapas de ensino: na educação infantil, com 51,3% dos professores, e no ensino fundamental – anos iniciais, onde o estado desponta com 66,6%. Na segunda etapa do ensino fundamental, o estado dispõe de 43,4% dos professores atuando dentro da sua modalidade de ensino, e no ensino médio esse número salta para 64,3%. Em ambos os casos, o RN fica em segundo lugar no item dentre os nove estados do Nordeste.

O rendimento bruto médio mensal dos profissionais do magistério das redes públicas do RN, que totaliza R$ 3.688,13, representa 92% do valor médio recebido por outros profissionais locais com nível de formação superior, que é de R$ 4.010,72. Esse indicador coloca o estado como 2º melhor da região Nordeste, ficando atrás apenas do Maranhão.

Garoto abordado por segurança do Shopping da Bahia é matriculado em escola

Sábado, 07 de Julho de 2018 

Foto: Reprodução/ Facebook

O garoto abordado por um segurança do Shopping da Bahia e impedido de ganhar uma refeição de um cliente do estabelecimento, voltou a estudar. O caso aconteceu no dia 11 de junho e foi caracterizado como discriminação. O menino, de 12 anos, foi matriculado em uma escola municipal a partir da atuação da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA). De acordo com a mãe do adolescente, Maria Eliane Santos, o filho estava no estabelecimento comercial por não estar frequentando a escola, já que ela não tinha conseguido matriculá-lo em uma instituição de ensino próxima a sua residência, além de não possuir condições financeiras para arcar com o valor do transporte até uma escola mais distante. Antes do ocorrido no shopping, a criança estudava em uma escola no bairro de Fazenda Coutos. A família precisou se mudar para Pernambués. A mãe do jovem não conseguiu uma vaga na escola do novo bairro em que residem. Desde que o caso ganhou repercussão nacional com ampla divulgação na imprensa e nas redes sociais, a Defensoria Pública da Bahia vem prestando apoio e orientação jurídica a todas as partes envolvidas.

Fifa faz convite para tailandeses presos em caverna irem à final da Copa

Sábado, 07 de Julho de 2018 

por Folhapress
Foto: Reprodução/ Xinhua

Os 12 meninos e o treinador de futebol presos em uma caverna no norte da Tailândia receberam nesta sexta-feira (6) um convite da Fifa para assistir à final da Copa do Mundo em Moscou no próximo dia 15 — desde que as circunstâncias permitam que isso seja possível.

Em carta endereçada à FAT (Associação Tailandesa de Futebol, na sigla em tailandês) e assinada pelo presidente Gianni Infantino, a entidade afirma que ficaria encantada em convidá-los para a finalíssima se eles se reunirem com suas famílias nos próximos dias e a saúde deles permitir que viajem.

“Eu sinceramente espero que eles estejam aptos a se juntarem a nós na final, que será sem dúvida um momento maravilhoso de comunhão e celebração”, acrescenta o comunicado, compartilhado na página da associação tailandesa no Facebook.

Além do convite, o presidente da Fifa disse na carta que está acompanhando a operação de resgate e que ficou aliviado quando soube que o grupo foi encontrado.

"Em nome da comunidade internacional de futebol, gostaria de me juntar a vocês para expressar minhas mais profundas condolências e apoio às famílias dos jogadores e do treinador, bem como minha solidariedade com o povo da Tailândia neste momento de grande preocupação”, acrescenta o texto.

Os meninos, com idades entre 11 e 16 anos, e o técnico de 25 anos acabaram presos na caverna no dia 23 de junho após forte chuva inundar o local. Eles foram encontrados com vida por mergulhadores na segunda (2).

Contudo, como alertaram as autoridades, o perigo ainda existe. Equipes de apoio têm proporcionado cuidados médicos e drenado água do local para tentar a retirada do grupo. Há ainda a possibilidade de que a saída seja via mergulho, considerada a mais arriscada no momento.

Nesta sexta, inclusive, o ex-militar Samarn Kunan, 38, mergulhador da equipe de resgate, morreu ao ficar sem oxigênio enquanto instalava tanques do gás para uma possível retirada do grupo a nado, por volta da 1h local (15h de quinta-feira em Brasília).

Mergulhador morre em preparativos de resgate em caverna na Tailândia

Sábado, 07 de Julho de 2018

por Folhapress
Foto: Reprodução / Facebook

Morreu nesta sexta-feira (6) um mergulhador da equipe de resgate que tenta tirar um grupo de 12 meninos e um técnico de futebol de uma caverna inundada do norte da Tailândia, onde eles estão desde 23 de junho. Segundo as autoridades tailandesas, o ex-militar Samarn Kunan, 38, ficou sem oxigênio enquanto instalava tanques do gás para uma possível retirada do time a nado, por volta da 1h local (15h de quinta-feira em Brasília).

Kunan havia levado um cilindro e voltava para a base. “Perdeu a consciência no caminho de volta, seu companheiro de mergulho tentou ajudá-lo e levá-lo”, disse o chefe de comando da Marinha, Arpakorn Yookongkaew. Outros socorristas tentaram reanimá-lo, sem sucesso. O corpo foi retirado no início da manhã e enviado a Roi Et, cidade natal do mergulhador. Não se sabe, porém, o quanto a morte afetou os planos da equipe de resgate.

O chefe da Marinha disse que continuará a missão. Questionado por repórteres sobre como crianças poderão deixar a caverna mergulhando se um mergulhador profissional e adulto morreu, afirmou: “Temos que tentar de tudo”. Outra preocupação dos socorristas é com os níveis de oxigênio disponíveis no ar respirável dentro da caverna, que caíram depois que cresceu o número de pessoas que ingressaram ao local.

Os meninos, com idades entre 11 e 16 anos, e o treinador, de 25, estão na caverna há 13 dias. Eles foram achados na segunda (2) e, nos últimos dias, receberam nutrientes, água e tratamento médico para se recuperarem. Imagens exibidas na quarta (4) pela Marinha mostraram alguns dos meninos em bom estado de saúde. Dois deles e o técnico, porém, estão sofrendo de exaustão devido à desnutrição, segundo a rede de televisão americana CNN.

Isso dificulta a retirados por mergulho, como os demais, que já começaram o treinamento. Dada a proximidade de mais chuvas na região que poderiam elevar o nível da água na caverna, torna-se esta a única alternativa. A precipitação deve aumentar a partir desta sexta-feira (6) e continuar em níveis elevados até o fim de semana, o que prejudicará a retirada da água para reduzir o número de pontos por onde os meninos teriam que mergulhar.

A água está sendo bombeada do local, mas trata-se de um trabalho lento, que ficará comprometido caso as chuvas apertem. Eles terão que percorrer 4 km dentro da caverna, o que poderia levar mais de seis horas mergulhando. As outras alternativas incluem drenar água suficiente para que possam sair andando, perfurar a superfície ou levá-los para uma caverna maior e esperar o fim da temporada de chuvas, em novembro.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Umarizal tem seu 4º homicídio no ano de 2018: Júnior Bactéria foi executado quando bebia num bar no centro da cidade

Sexta, 06 de julho de 2018

Na noite desta quinta-feira, 5 de julho, foi registrado mais um homicídio na cidade de Umarizal, no alto oeste potiguar.

GILCEMAR LEITE COSTA JÚNIOR, 30 anos, conhecido por "Júnior Bactéria", natural e residente nesta cidade, foi executado por volta das 22:20 horas, quando ingeria bebidas alcoólicas em um bar na Avenida 27 de novembro, próximo aos colégios. 


Júnior estava na companhia de mais três pessoas quando, segundo informações preliminares, chegaram dois elementos em uma motocicleta e usando capacetes o executaram com pelo menos seis tiros de revolver calibre 38. 

Os policiais Militares estavam nas proximidades do crime, fizeram diligências mais não obtiveram exito, mas colheram informações no local, que os elementos fugiram na direção do bairro São José.

Fonte: Umarizal News





Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055