martins em pauta

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Bia Kicis visita a Papuda, traz informações chocantes e clama: "A CPMI tem que ser instalada"

 Sexta, 14 de Abril de 2023

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) estiveram no Complexo Penitenciário da Papuda, na segunda-feira (10), e trouxeram informações estarrecedoras sobre as centenas de pessoas que estão presas em Brasília, sem o devido processo legal.

Bia Kicis disse que muitos dos manifestantes alegam não ter estado nos atos que acabaram em depredações a três prédios públicos e pedem apenas o devido processo legal para que possam se defender.

"Muita gente, que está presa aqui, afirma não ter participado dos atos de vandalismo. Vamos trabalhar no sentido de sensibilizar os colegas no Congresso Nacional para esses casos, que precisam ser investigados. Não podem ficar tanto tempo presos sem que tenham a oportunidade de se defenderem. Queremos o devido processo legal. A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) tem que ser instalada para investigar isso", destacou.

Izalci Lucas concordou com a colega e lembrou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se comprometeu em fazer a leitura da Comissão, no dia 18 de abril, às 12 horas.

"Há o compromisso do presidente do Senado para fazer a leitura e abertura", recordou.

Ao todo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão de 1.406 pessoas no dia seguinte às depredações. Os acampados não tinham data para sair de Brasília, mas o ministro da Justiça, Flávio Dino, ofereceu ônibus para que eles deixassem a capital federal o mais rápido possível. Só que, ao invés dos veículos se direcionaram para fora da cidade, levaram os manifestantes para a sede da Polícia Federal, de onde eles não saíram mais.

Muitos já foram liberados, mas ainda há 294 pessoas - incluindo 31 presas mais tarde - que ainda estão na Papuda.

"São 92 dias. Estão bastante angustiados. Entregaram para a gente várias cartinhas, pedidos, ajuda de contato com a família para dar o recado. A gente ficou muito tocado, emocionado com a situação deles. Isso nos mobiliza ainda mais para que a gente trabalhe pela justiça. Queremos a instalação da CPMI dos atos do dia 8. Queremos que os atos sejam individualizados para que cada um responda pelo que fez ou não sei, para que as pessoas inocentes sejam colocadas em liberdade", ponderou a deputada.

Confira:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643