martins em pauta

domingo, 4 de maio de 2025

Nenhum dos ‘ministros comentaristas’ do STF deu qualquer declaração sobre o roubo bilionário do INSS

Domingo, 04 de maio de 2025



Foram roubados mais de 6 bilhões de reais de pessoas completamente indefesas.

Diante de um escândalo tão absurdo, salta aos olhos a timidez na decretação de  buscas e apreensões e prisões preventivas.

Caio Coppola questiona porque não estão todos os dirigentes sindicas, inclusive o irmão de Lula, sob investigação rigorosa.

E diz: “Me impressionou que nenhum dos ministros comentaristas do STF deu alguma declaração a esse respeito.”

Veja o vídeo:

https://x.com/i/status/1918000494561398799

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Suspeito do assassinato de brasileira em hotel no Japão é preso

Domingo, 04 de maio de 2025



Amanda era natural de Caldazinha (GO), Região Metropolitana de Goiânia, mas morava em São Paulo atualmente. Ela era mestre em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e trabalhava como pesquisadora

Um homem de 31 anos, natural do Sri Lanka, que morava no apartamento Amanda foi encontrada, está preso. Ele foi identificado como Abailiya Patavadighe Pathum Udayanga, e foi detido próximo ao aeroporto, sob a acusação de incêndio criminoso.

De acordo com a polícia japonesa, o incêndio começou às 9h, horário do Japão, no dia 1º de maio, e destruiu o cômodo do apartamento de dois andares. O corpo de Amanda foi encontrado sob os escombros no local.

Segundo a agência estatal japonesa NHK, durante depoimento, o suspeito alegou pânico e, por isso, não teria apagado as chamas no local. A polícia segue na investigação do caso, incluindo o relacionamento do suspeito com a brasileira, se ela foi dopada, se houve abuso sexual e as circunstâncias do incêndio.


Fonte: Jornal da Cidade Online

O efeito na vida de Moraes da chegada do Governo Trump ao Brasil

Domingo, 04 de maio de 2025


A exposição internacional da Corte está atraindo os holofotes do mundo para o caos jurídico brasileiro.

Isso evidentemente vai obrigar o STF a se justificar, como no caso Economist, e, consequentemente, vai pautar na marra a grande imprensa brasileira.

As sanções ao ministro Alexandre de Moraes fatalmente vão acontecer e independente de quais sejam também atrairão os olhos do mundo para o Brasil.

Em suma, tudo isso colabora para desmoralizar ainda mais o já combalido STF brasileiro.

Com a imagem extremamente desgastada, dentro da própria corte a pressão fatalmente vai aumentar sobre Moraes, conforme já aconteceu no caso da cabeleireira Débora Rodrigues.

Gradativamente, Moraes está se enfraquecendo e perdendo o apoio que já teve outrora.

Assim, Tagliaferro pode ser o golpe mais dolorido e até fatal.

Gonçalo Mendes Neto. Jornalista.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Trajetória de David Gamble é para assustar Moraes

Domingo, 04 de maio de 2025


Ele vem para avaliar a situação do ministro Alexandre de Moraes e de outras autoridades em seu entorno.

Gamble é oficial aposentado da reserva do Exército dos EUA. É uma personalidade de peso na diplomacia americana.

Como coordenador de sanções, ele lidera a estratégia global de sanções do Departamento de Estado, aconselhando o Secretário de Estado e coordenando esforços com aliados como União Europeia, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão e Coreia do Sul.

Sua trajetória inclui atuações em zonas de conflito, como o Afeganistão, onde recebeu a Medalha Estrela de Bronze por heroísmo ou serviço meritório.

Com uma carreira que mescla diplomacia, segurança nacional e setor privado, Gamble serviu como conselheiro econômico na Embaixada dos EUA nas Filipinas, onde também foi Chefe Adjunto de Missão Interino, e ocupou cargos estratégicos no Conselho de Segurança Nacional, como Diretor para Rússia e Ásia Central.

Ele também trabalhou em missões diplomáticas no Cazaquistão, Polônia e Rússia, além de atuar como consultor em empresas como MPRI e Booz Allen Hamilton.

Formado pelo College of William and Mary e pela Eisenhower School da National Defense University, Gamble fala russo e polonês fluentemente. Sua excelência foi reconhecida com o Prêmio de Serviço Excepcional do Conselho de Segurança Nacional e múltiplos Prêmios de Honra Superior do Departamento de Estado.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Justiça pode barrar posse de substituto de Carlos Lupi

 Domingo, 04 de maio de 2025

Uma ação popular proposta pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) tenta impedir a posse de Wolney Queiroz (PDT) como novo ministro da Previdência Social.

A argumentação utilizada é de  que Queiroz foi omisso diante das denúncias de fraudes em descontos indevidos de aposentados e pensionistas do INSS.

Queiroz, então secretário-executivo da pasta, estava presente em reuniões do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) nas quais conselheiros alertaram para os descontos ilegais.

A senadora afirma ainda na ação que, mesmo diante das evidências, Queiroz não adotou providências para proteger os segurados. Para ela, a nomeação representa “a continuidade da estrutura que foi condescendente com os descontos ilegais de mais de R$ 6 bilhões”.

A ação também acusa Lula de cometer um ato administrativo nulo ao indicar para o cargo alguém que, segundo a petição, foi diretamente omisso diante das irregularidades. Damares pede que o caso seja enviado à Câmara dos Deputados para apuração de possível crime de responsabilidade e solicita à Justiça a imposição de multa diária de R$ 1 milhão, caso Lula mantenha Queiroz no cargo.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Zelensky faz grave alerta e diz que não garante segurança de Lula e outros chefes de estado em Moscou

Domingo, 04 de maio de 2025

Ele disse que se recusa a “brincar” com as curtas tréguas que Vladimir Putin propõe, incluindo uma durante as celebrações dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial em Moscou.

Zelensky afirmou que “não pode garantir a segurança” do evento, para o qual são esperados cerca de 20 chefes de Estado – entre eles, Lula da Silva.

“Não sabemos o que a Rússia fará nesse momento. Ela pode tomar várias medidas, como incêndios, explosões, e depois nos acusar”, disse o presidente ucraniano.

O Kremlin salientou que o cessar-fogo proposto por Putin para os dias 8 a 10 de maio “testaria” a disposição de Kiev de fazer a paz.

Este ano, espera-se que líderes de cerca de 20 países estejam ao lado de Putin em 9 de maio, para comemorar o 80º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista. Além de Lula, estarão presentes o presidente chinês, Xi Jinping, e aliados tradicionais de Moscou, como Cazaquistão, Belarus, Cuba e Venezuela.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643